Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "05/2017"

30 Mai 2017 - 16:00h

Surtada, uma mulher invadiu a delegacia de Brumado na noite desta segunda-feira (29) e quebrou o computador no qual são registradas as ocorrências na recepção, bem como o vidro de uma janela. O prédio agrega, além da delegacia, o setor administrativo da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin). Na ação, a mulher acabou se ferindo e foi controlada por policiais. Após receber os cuidados médicos, ela ficou retida no isolamento da carceragem. 

O site Brumado Notícias apurou que a mulher passou o período da tarde na delegacia falando coisas desconexas, dizendo estar sentido dores, porém se negava a receber ajuda para ir ao hospital, que fica ao lado do complexo policial. Já durante a noite, com menos policiais no prédio e menor movimentação, a acusada teve um ataque e danificou os bens públicos. Na manhã desta terça-feira (30), o atendimento ao público para registro de ocorrências ficou prejudicado, com apenas um computador funcionando na recepção. A polícia já está tomando as medidas cabíveis.

30 Mai 2017 - 15:30h

O presidente da República, Michel Temer (PMDB), afirmou nesta terça-feira (30) que a trajetória de seu governo, segundo ele marcada por reformas e por medidas para tentar recuperar a economia, não será “interrompida” e que chegará ao final de 2018 com a “casa em ordem”. “Hoje, nós estamos no rumo certo. Nós pusemos o país nos trilhos. Quem apanhar a locomotiva em 2018 encontrará os trilhos no seu lugar. Por isso, agora é continuar a travessia. Nós chegaremos ao fim de 2018 com a casa em ordem”, disse. Temer participou da abertura do Brazil Investment Forum, em São Paulo, pela manhã e discursou por 24 minutos na abertura do evento. De acordo com o G1, ele descreveu diversas medidas de seu governo e procurou mostrar otimismo, sem mencionar a crise após a delação premiada dos donos da empresa JBS e da divulgação de áudios entre Temer e o empresário Joesley Batista. “Esta trajetória que traçamos logo no início do nosso governo em diálogo permanente com o Congresso Nacional não será interrompida. Nela nós seguiremos firmes em nome da agenda de reformas que não podemos e não devemos abandonar”, afirmou. O presidente afirmou ainda que não “há plano B”. “Em cada passo, o que nos guiou foi um sentimento de responsabilidade. Responsabilidade fiscal. Se de fato nós queremos um futuro melhor, eu digo sem medo de errar, não há plano B. Afinal, a responsabilidade rende frutos”, disse.

30 Mai 2017 - 15:00h

Acompanhada de outros membros, a coordenadora da ONG Embaixada da Justiça Pela Paz, Elaine Barreiras, compareceu à sessão da Câmara de Vereadores de Brumado na noite desta segunda-feira (29). Ao fazer uso da tribuna livre, ela solicitou apoio da casa legislativa para a campanha de doação de sangue para o banco do Hemoba no município. Há duas semanas, o grupo vem distribuindo panfletos pelas ruas da cidade no intuito de convencer o maior número possível de pessoas a serem doadores voluntários. A coordenadora disse que a ONG atua em mais de 20 países. Juntamente com a diretoria do Hemoba, a ONG promoverá o dia D de doações para sensibilizar a comunidade para a importância de manter o banco de sangue do Hemoba abastecido.

30 Mai 2017 - 14:30h

O senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG) enviou documento ao Supremo Tribunal Federal (STF) para rebater recurso apresentado pela Procuradoria Geral da República (PGR) para reforçar o pedido de prisão do parlamentar tucano. Na peça judicial, Aécio afirmou que a eventual prisão dele seria uma “aberração”. O tucano ressaltou ao STF que a Constituição proíbe que parlamentar seja preso, salvo em flagrante. Ele também ponderou que, na visão dele, não há indícios concretos, mas apenas as palavras de delatores. Aécio enviou contrarrazões ao agravo apresentado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, no qual o chefe do Ministério Público pede que a Suprema Corte decrete a prisão do senador do PSDB. Relator da Lava Jato no STF, o ministro Edson Fachin negou o pedido de prisão de Aécio Neves quando expediu os mandados judiciais da Operação Patmos. Entre outras medidas, o magistrado mandou afastar o senador mineiro das atividades parlamentares e prender a jornalista Andrea Neves, irmã e assessora de Aécio. De acordo com o G1, no momento em que Janot solicitou novamente ao Supremo a prisão do parlamentar tucano, Fachin pediu que Aécio se manifestasse. Com isso, Fachin poderá levar o recurso a julgamento no plenário do STF nos próximos dias.

30 Mai 2017 - 14:00h

A Justiça determinou a suspensão do ato administrativo que dispensou licenciamento da obra de represamento do Rio Catolé para construção de uma barragem. O rio fica localizado na Região do Sossego, no município de Barra do Choça, destinada ao abastecimento dos Municípios de Vitória da Conquista, Belo Campo e Tremedal. O pedido de suspensão foi feito pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) e pelo Ministério Público Federal (MPF). Além da suspensão, o juiz João Batista de Castro Júnior determinou que o Estado da Bahia e a Caixa Econômica Federal não realizem qualquer pagamento ou transferência até que a obra esteja devidamente licenciada. Segundo os autores da ação, a obra apresentaria impactos diretos e indiretos aos municípios de Itapetinga, Caatiba, Itambé, Barra do Choça, Planalto, Vitória da Conquista e Nova Canaã.

30 Mai 2017 - 13:30h

Dos 21 partidos autorizados a funcionar na Bahia através de comissão provisória, quando não há diretório constituído nem comando eleito por seus membros, cinco estão sem respaldo legal para funcionar no estado. De acordo com a Coluna Satélite do jornal Correio, entre os quais, PDT e PMB, cujos prazos de validade da direção venceram nos últimos dias 26 e 28, respectivamente, de acordo com levantamento feito junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os demais são os nanicos PPL, PSDC e PTdoB. Amanhã, a comissão estadual de outra sigla com tradição política, o PPS, perderá a vigência. Também funcionam em caráter provisório na Bahia legendas como PSB, PR, PRB, PV, PSC e Solidariedade (SD). 

30 Mai 2017 - 13:00h

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sesoc), em parceria com a Secretaria de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Semar), promoveu na última segunda-feira (29) uma reunião com os agricultores cadastrados no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e possuidores da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). No encontro, ficou definido o retorno do programa para a próxima segunda - feira, dia 05 de junho. No município de Brumado, atualmente, são cadastrados setenta e dois agricultores e os produtos adquiridos destes são encaminhados para instituições/programas devidamente cadastrados no Programa, beneficiando cerca de mil pessoas. Assim sendo, a compra com Doação Simultânea permite a aquisição de alimentos in natura, processados e industrializados, enriquecendo o cardápio dos beneficiários consumidores.

30 Mai 2017 - 12:30h

Um caminhão que transportava 55kg de cocaína pronta para consumo foi flagrado pela Polícia Civil na segunda-feira (29), na Avenida Presidente Kennedy, em Itabuna, região sul da Bahia. De acordo com a polícia, o veículo com placa de Rondônia levava a droga escondida em caixas de aço, em meio a uma carga de sucata. A apreensão ocorreu por volta das 10h30. Segundo informou o G1, no veículo estavam o motorista e um funcionário que foi acionado para realizar consertos no caminhão, que apresentou defeito. Segundo a polícia, não há indícios de que os dois tenham conhecimento do transporte da droga. No entanto, a partir das investigações, já há informação de que quem é a pessoa responsável pelo tráfico da droga.

30 Mai 2017 - 12:00h

A Renova energia alugou algumas propriedades rurais nas cidades de Caetité e Guanambi para instalação do Parque Eólico mediante contrato de aluguel. No entanto, segundo os proprietários das terras alugadas, nos últimos meses, a empresa não estaria cumprindo o acordo. Os prejuízos estão sendo enormes, principalmente tendo em vista que alguns proprietários contam apenas com essa renda para sobreviver. De acordo com a denúncia, uma cláusula contratual veda a exposição do contrato da empresa por parte dos proprietários. Em nota, a Renova Energia disse que não está medindo esforços para a regularização dos pagamentos dos proprietários. “Hoje, em um momento de reestruturação, a companhia concentra seus esforços no pagamento de credores, entre eles arrendantes de propriedades rurais e na finalização da obra do Alto Sertão III. A Renova Energia reafirma o seu compromisso com a região e esclarece que não está medindo esforços para a regularização dos pagamentos dos proprietários”.

30 Mai 2017 - 11:30h

Um estudo inédito do Centro de Pesquisa e Economia do Seguro (CPES), da Escola Nacional de Seguros, estima que, só no ano passado, o prejuízo com a violência no trânsito foi de R$ 146,8 bilhões, ou 2,3% do Produto Interno Bruto (PIB). Em 2016, foram 33.347 mortes e 28.032 de casos de invalidez permanente — ainda assim, uma queda de 32,35% em relação a 2015, quando foram registrados 42.501 mortes e 57.798 casos de invalidez permanente, um custo estimado de R$ 217,11 bilhões, ou 3,7% do PIB. Cláudio Contador, coordenador do levantamento e diretor do CPES, atribui a queda a dois fatores: a forte retração da economia (em 2016, o PIB caiu 3,6%, no segundo ano seguido de recessão), o que afetou as vendas de veículos. O outro motivo foi o aumento da fiscalização, principalmente com as operações da Lei Seca. “A grande maioria dos acidentados, 90%, concentra-se na faixa etária entre 18 e 64 anos. Pertencem a um grupo em plena capacidade produtiva. Estamos falando apenas do impacto econômico, excluindo toda a questão da dor das perdas de vidas e da superação quando um acidente muda, em segundos, toda a sua vida”, disse. As informações são do jornal O Globo.

30 Mai 2017 - 11:00h

Membros da associação protetora dos animais e da ONG Auau continuam na luta pela regularização e ampliação do novo canil, que foi construído na última gestão em Brumado. O local está fora dos padrões determinados no projeto. Em entrevista ao site Brumado Notícias, um representante da ONG Auau declarou que a prefeitura está sendo omissa diante do problema e que isso está colaborando para o aumento da população de cães errantes nas ruas da cidade. Mesmo com uma denúncia formalizada no Ministério Público Estadual (MPE), a prefeitura ainda não se prontificou a alterar a obra para atender as exigências do projeto. 

A ONG esclareceu que as dependências do canil estão bem menores, o que impossibilita a instalação de equipamento para o tratamento dos animais com problemas de saúde. Outra questão é a falta de um muro cercando o local. “Sem o muro nosso trabalho seria de secar o chão com a torneira aberta, ou seja, o mesmo cão retirado da rua durante a manhã retornaria para as ruas à tarde. Isso qualquer um enxerga, menos a prefeitura”, disse um representante da ONG. Nossa reportagem apurou que, atualmente, a ONG Auau tem mantido os cães socorridos em situações diversas por conta própria em uma propriedade alugada, sem qualquer apoio da prefeitura. Outro agravante diz respeito às doenças que podem ser transmitidas pelos animais errantes, como o calazar. Com o quadro reduzido de funcionários, a Vigilância Epidemiológica (Vigep) não conta com equipe de combate à patologia.

30 Mai 2017 - 10:30h

Especialmente para a edição de dez anos do Forró do Sítio Novo, a produção da festa lançou a caneca oficial do evento. Com designer moderno e estilo arrojado, a caneca será uma das lembranças mais emblemáticas da festa, que promete ser inesquecível. O evento acontecerá no dia 17 de junho, no Arraiá do Sítio Novo. Você que ainda não adquiriu o seu ingresso, corra logo e garanta o seu e prepare o coração porque será um momento único.

30 Mai 2017 - 10:00h

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) informou, nesta na segunda-feira (29), que denunciou dois desembargadores aposentados do Tribunal da Justiça da Bahia (TJ-BA) e três advogados suspeitos de exigirem vantagem indevida em um processo de espólio, que diz respeito ao conjunto de bens de uma pessoa já falecida, estimado em mais de R$ 500 milhões. O caso foi divulgado pelo MP em outubro de 2016. A denúncia foi oferecida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), na semana passada. De acordo com o G1, os ex-desembargadores Daisy Lago Ribeiro Coelho e Clésio Rômulo Carrilho Rosa são acusados de falsidade ideológica. De acordo com o Ministério Público, os ex-desembargadores utilizaram-se dos cargos que ocupavam para exigir 5% de propina, em benefício de cada um deles, para conceder uma decisão favorável na ação de inventário. O percentual, segundo o MP, seria repassado para os desembargadores por meio de falsos contratos de honorários com quatro advogados. De acordo com o Ministério Público, os documentos seriam confeccionados com o apoio dos escritórios de advocacia Cerqueira, Frank & Soares Advogados Associados e Carrilho Rosa Advocacia Empresarial e Consultoria, que ficam em Salvador. Em nota, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) informou que “não pode se pronunciar sobre a denúncia porque não teve conhecimento formal do seu conteúdo”. No entanto, o TJ afirmou que “confia em todos os seus membros e segue à risca o princípio de que todo cidadão é inocente até que se prove o contrário”.

30 Mai 2017 - 09:30h

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, afirmou na segunda-feira (29), em São Paulo, que não cabe ao TSE “resolver crise política” em referência ao julgamento que pode vir a cassar a chapa Dilma-Temer. O caso será retomado no tribunal na próxima terça-feira (6), mas existe a possibilidade de ser interrompido caso algum dos ministros peça vista (mais tempo para analisar o caso). Para Mendes, fazer isso em um julgamento “complexo” é “absolutamente normal”. “Há muita especulação na mídia se haverá pedido de vista. Se houver pedido de vista, é algo absolutamente normal, ninguém fará por combinação com esse ou aquele”, disse ele durante congresso jurídico da Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge). De acordo com o G1, em reação à especulação de que os ministros poderiam pedir vista para dar sobrevida ao presidente Michel Temer, alvo de inquérito no STF e de pedidos de impeachment no Congresso, Mendes disse que a corte eleitoral não é “joguete de ninguém”. “Não cabe ao TSE resolver crise política. O julgamento será jurídico e judicial”, afirmou.

30 Mai 2017 - 09:00h

O site Brumado Notícias apurou que estão avançadas as negociações ou permutas envolvendo a Prefeitura Municipal de Brumado e o Governo do Estado no que diz respeito a propriedades em solo brumadense. Trata-se da área do extinto Departamento de Rodagens da Bahia (Derba), localizado na Rua Dr. Antônio Mourão Guimarães. Como o espaço está localizado na vizinhança do Mercado Municipal e da Feira Livre da cidade, a prefeitura tem interesse em transformar a área em uma central de abastecimento (Ceasa) para atender a demanda de embarque e desembarque de mercadorias para o comércio local. Em contrapartida foi ofertada a construção da sede própria da base do núcleo regional de saúde, antiga 19ª Dires, em um terreno no mesmo quarteirão, onde já estão a 18ª Ciretran e o Fórum da Justiça do Trabalho. No mesmo quarteirão, a prefeitura também pretende construir a sede própria da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT). Nossa reportagem apurou que os interesses de ambos os lados foram atendidos, ficando a prefeitura responsável por erguer o prédio com a instalação de água e energia, ficando a parte de acabamento por conta do estado. As obras só devem ser iniciadas assim que estiveram concluídos os trâmites legais e burocráticos.

30 Mai 2017 - 08:30h

A Achei Tour preparou um pacote especial para os interessados em visitar a Aparecida e Canção Nova entre os dias 3 e 6 de outubro deste ano. O pacote inclui transporte em ônibus leito com ar-condicionado, 03 (três) diárias com café da manhã, almoço e jantar; quartos com ventilador de teto ou ar-condicionado, telefone e wi-fi, 02 (dois) dias em Aparecida com direito a city tour, 01 (um) dia de Canção Nova em Cachoeira Paulista, assistência viagem e uma camisa padronizada. O pacote completo de viagem custa apenas R$ 176,00 (entrada em maio) + quatro iguais. Não perca a chance de conhecer um dos pontos de turismo religioso mais visitado do país pelo melhor preço. A Achei Tour pensou em todos os detalhes para que você tenha a experiência mais completa e marcante. A Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil, em Brumado. O telefone é (77) 3441-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e feche a sua viagem. Acesse o site www.acheitour.com.br e confira os nossos pacotes de viagens.

30 Mai 2017 - 08:00h

Investigadores da polícia civil de Brumado realizaram buscas nas imediações da Rua Dr. Guilherme Dias com o intuito de capturar quatros elementos suspeitos de serem assaltantes de lojas de celulares. Os elementos, que estariam de bicicleta, não foram encontrados. Porém, em meio à operação, os policiais encontraram três estudantes que saíram da escola no horário de aula e estavam utilizando entorpecentes em uma casa abandonada na Travessa Recife, ao lado do Colégio Estadual de Brumado (CEB). Os estudantes foram conduzidos para a delegacia para prestarem esclarecimentos perante a autoridade policial. A maconha apreendida foi encaminhada ao Departamento de Polícia Técnica (DPT).

30 Mai 2017 - 07:30h

Quer perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox, Kit Semanal Light, Kit Low Carb e Kit de Lanches. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten e sem lactose. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Coronel Zeca Leite, 08-A. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

30 Mai 2017 - 07:00h

Na tarde do último sábado (27), uma retroescavadeira tombou matando o ajudante Ailton Bastos, de 35 anos, que ficou preso debaixo da cabine da máquina. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, além do ajudante e do condutor, mais quatro pessoas estavam de carona na retroescavadeira. No meio de um morro, na Fazenda Aliança, zona rural do município de Contendas do Sincorá, no sudoeste da Bahia, o operador da máquina teria errado uma marcha e o trator começou a descer o morro de ré. A retroescavadeira acabou batendo em um barranco e tombando de lado. A Polícia Civil está apurando as circunstâncias que envolveram o acidente e ouvindo as testemunhas. O equipamento estava alugado para extração mineral no local.

30 Mai 2017 - 00:00h

Com a aproximação do inverno, os registros de baixas temperaturas nas madrugadas têm sido mais frequentes na cidade de Brumado, o que tem agradado os munícipes, que conseguem, nesse período do ano, ter noites de sono mais tranquilas. Na madrugada desta segunda-feira (29), por exemplo, foi registrada temperatura mínima de 15°C na capital do minério, a mais baixa do ano até então. Porém, o mesmo friozinho que traz satisfação, também carrega consigo a chamada gripe sazonal, que acomete principalmente crianças, idosos e portadores de sinusite e rinite. Nos últimos dias tem aumentado a procura de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde e no Hospital Professor Magalhães Neto por conta dos constantes casos de gripe. “Nos últimos dias tem sido assim, o friozinho da madrugada, depois o tempo firma durante o dia, mas durante a noite a temperatura volta a cair, aí não tem saúde que resista”, comentou a dona de casa Geruza Alves ao site Brumado Notícias. 

Os médicos do município recomendam aos populares a ingestão de líquidos e evitar ambientes fechados e com muita aglomeração de pessoas, principalmente se estiver alguém gripado. “O tempo frio acaba sendo um inimigo da hidratação do corpo, pois costumamos beber menos água nesse período e daí vem as complicações na saúde, principalmente a gripe. Mesmo sem sede, mantenha a rotina de beber ao menos 2 litros de água por dia para manter o corpo bem hidratado”, disse um médico local. Na manhã de hoje foi registrada a temperatura de 25°C e o serviço de meteorologia aponta que nos próximos dias haverá presença do sol, acompanhado de muitas nuvens, e os termômetros variam entre a máxima de 27°C e a mínima de 18°C.