Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
05/2017
Menor é apreendido em Livramento cinco dias após arrombar loja em Brumado Foto: Reprodução/L12

Foi apreendido mais uma vez polícia militar na última sexta-feira (05), em Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano, um menor reincidente na prática de arrombamentos em lojas comerciais da cidade. De acordo com o L12, o acusado, morador do Benito Gama, completou recentemente 16 anos de idade e já acumula diversas passagens pela polícia, em sua maioria por furto. Desta vez as vítimas do ato infracional foram um supermercado e uma loja de materiais esportivos, que ficam localizadas na Rua Ursino Meira Tanajura, no centro comercial de Livramento. Graças à atuação da Polícia Militar local o menor foi surpreendido e apreendido em flagrante. Outro fato que chama a atenção é que o menor havia sido apreendido, também em flagrante, há poucos menos de 5 dias, pela mesma modalidade de delito, por uma guarnição da polícia militar de Brumado.

Acidente com ônibus escolar mata 32 crianças e 3 adultos Foto: Reuters/Emmanuel Herman

Trinta e duas crianças em idade escolar, dois professores e um motorista de microônibus morreram na Tanzânia quando o veículo deles mergulhou em um barranco na estrada na região turística de Arusha neste sábado (06), informou um alto funcionário da polícia. “O acidente aconteceu quando o ônibus estava descendo em uma colina íngreme em condições chuvosas”, disse o comandante da polícia regional de Arusha, Charles Mkumbo, à Reuters por telefone.

Acidente com ônibus escolar mata 32 crianças e 3 adultos Foto: Reuters/Emmanuel Herman

“Nós ainda estamos investigando o incidente para determinar se ele foi causado por um defeito mecânico ou erro humano por parte do motorista”. Os alunos mortos no acidente, que ocorreu no distrito de Karatu, eram da escola primária Lucky Vincent, a caminho para visitar outra escola, disse Mkumbo. O presidente John Magufuli descreveu o acidente como uma "tragédia nacional" em um comunicado.

Dois homens morrem dentro de cisterna enquanto trabalhavam na região sudoeste Foto: Itiruçu Online

Dois homens morreram dentro de uma cistena de 17 metros no distrito de Upabuçu, em Itiruçu, no sudoeste baiano. De acordo com a Polícia Militar, as vítimas trabalhavam com a abertura de poços. As mortes teriam ocorrido no início da tarde de sexta-feira (5), mas os corpos só foram retirados pelo Corpo de Bombeiros de Jequié na madrugada do sábado (6). Ainda segundo a PM, os dois homens, identificados como Antônio Carlos Santos Moniz, de 47 anos, e Flávio Silva Damasceno, de 40 anos, teriam morrido intoxicados pela emissão de gases de uma bomba usada para o serviço de escavação de poços. De acordo com o G1, o local onde eles morreram é de difícil acesso e a ocorrência de chuvas na sexta-feira impediu o resgate. Os corpos foram levados para o Departamento de Polícia Técnica de Jequié. Não há informações sobre o enterro das vítimas.

Deputado Marcell Moraes quer expansão de Castramóvel na Bahia Foto: Divulgação

O deputado estadual Marcell Moraes (PV) apresentou o projeto de nº 20.954/2015 que visa expandir o Castramóvel para toda a Bahia. Graças ao parlamentar, em dois anos de funcionamento, o castramóvel já beneficiou mais de 16 mil animais em Salvador e agora,  Marcell quer expandir o serviço levando esse benefício para todos os animais e tutores da Bahia. “A ideia é levar para todo o estado um trabalho que vem sendo feito na capital de forma gratuita, para que todos tenham acesso. Em clínicas veterinárias particulares, a castração pode ultrapassar mil reais”, afirmou Marcell. A cirurgia previne doenças como câncer e a procriação indiscriminada, fazendo com que diminua a quantidade a quantidade de animais soltos nas ruas e situações de maus-tratos, além de riscos de transmissão de zoonoses. Há 18 anos na causa animal, o deputado e protetor de animais Marcell Moraes, vem lutando diariamente por mais direitos em prol da causa protecionista. Em seu instagram (@deputadomarcellmoraes), é possível acompanhar todo o trabalho que ele vem realizando. “O instagram é uma forma de comunicação que eu tenho diretamente com as pessoas que precisam de ajuda para seus animais,  é por isso que é muito importante a divulgação desse meio”, explica Marcell.

'Lula tinha conhecimento e comandava esquema de corrupção', disse Renato Duque Foto: Reprodução/Youtube

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi acusado de ter “pleno conhecimento” sobre os acordos de propinas que ocorreram durante seu governo e que “detinha o comando de tudo”. A afirmação foi realizada na sexta (5) pelo ex-diretor da Petrobras, Renato Duque. Duque acusou Lula de ter recomendado que destruísse qualquer evidência da propina recebida por petistas fora do Brasil no Petrolão. O ex-diretor ainda relatou três encontros com o ex-presidente, entre 2014 e 2015, enquanto os dois já haviam deixado os cargos do governo. Duque fez um acordo de delação e contou as informações para o juiz federal relator da Lava Jato na primeira instância, Sérgio Moro. De acordo com informações do G1, a força-tarefa aponta que Duque teria sido indicado pelo PT para a diretoria de Serviços, área responsável por grande parte da propina de contratos da Petrobras para o partido.

Ministério da Integração Nacional reconhece situação de emergência em Livramento Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O Ministério da Integração Nacional reconheceu, na sexta-feira (5), situação de emergência em oito cidades baianas. Na região sudoeste, o município de Livramento de Nossa Senhora, teve a sua emergência reconhecida, decorrente do longo período de seca e estiagem.  Com o reconhecimento, a prefeitura local poderá ter acesso a apoio de emergência no socorro e assistência à população.

Palmas de Monte Alto: Homem é morto pelo primo a golpes de podão Foto: Vilson Nunes/Sudoeste Bahia

Um homem identificado como Rogério Leão Leite, 31 anos de idade, foi morto a golpes de podão – ferramenta utilizada no corte de cana – na quinta-feira (04), no Povoado de Paracatu, zona rural de Palmas de Monte Alto, no sudoeste baiano. O crime aconteceu por volta das 20h30. Segundo a polícia, a vítima foi atingida na cabeça, pescoço, braço e barriga. Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) esteve no local, mas Rogério já estava sem vida. De acordo com o Sudoeste Bahia, o acusado de cometer o crime é primo da vítima e eles tinham uma briga antiga. Ele foi identificado como, Adenilson da Silva Leite, conhecido por ‘Landin’. Policiais do 17º Batalhão de Policia Militar (BPM) realizaram buscas pela região, mas não encontraram o suspeito até a publicação desta reportagem. O caso será investigado pela Polícia Civil. O corpo foi removido pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) e encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi.

Rio de Contas: Motociclista morre após colidir violentamente com ônibus da Novo Horizonte Foto: L12

Um motociclista morreu depois de um acidente envolvendo um ônibus da viação Novo Horizonte e uma moto na altura do trevo que dá acesso ao Distrito de Marcolino Moura, em Rio de Contas, na Chapada Diamantina. De acordo com o L12, o acidente ocorreu na tarde desta sexta-feira (05), onde a vítima, identificada por João Chaves Pierote, de 50 anos, morador da comunidade de Casa de Telha trafegava em uma motocicleta, de cor vermelha, quando por razões ainda desconhecidas acabou colidindo frontalmente com o ônibus de placa OZH-4290. Com o impacto o motociclista não resistiu e veio a óbito no local do acidente. A polícia militar de Rio de Contas foi acionada, afim de controlar o trafego no local e isolar a área até a chaga dos peritos e da Polícia Rodoviária Estadual (PRE).

Jacaraci: Polícia Federal vai investigar uso indevido de ambulância do Samu em Vitória da Conquista Foto: Youtube/Brumado Notícias

Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), sob responsabilidade do município de Jacaraci, sudoeste da Bahia, foi flagrada transportando mudança em Vitória da Conquista. Em fotos e vídeos que circulam na internet é possível visualizar objetos e até peças de madeira na parte traseira do veículo. Não é possível identificar o local, nem a data em que o flagrante foi feito. A prefeitura do município ainda não se manifestou sobre o caso. De acordo com o Sudoeste Digital, o Ministério da Saúde, a quem compete fiscalizar o uso do veículo, cedido pelo governo federal, deve acionar a Polícia Federal para apurar o caso.

Expectativa de muitos gols neste final de semana no Campeonato Brumadense de Futebol Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A péssima campanha do Santos este ano pelo Campeonato Brumadense de Futebol despertou o interesse dos demais clubes, que enxergam o alvinegro como saco de pancadas e objeto de desejo de consumo da competição. Todos querem jogar contra o Santos com dois pensamentos: aumentar o saldo de gols e melhorar o posicionamento na tabela de classificação. O Santos tem a pior defesa e o pior ataque do campeonato: sofreu 15 gols nas duas partidas que disputou até aqui e ainda não marcou nenhum. O confronto do time será contra o Vitória no sábado (6). O outro jogo deste final de semana será no domingo (7), entre São José e Espanhol, o duelo de titãs do Bairro Dr. Juracy.

Brumado: Domingo (07) tem trilha Shopping Bike e Kabana Natural em alusão ao Maio Amarelo Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A 5ª edição da Trilha do Açai/Kabana Natural será realizada no próximo domingo (07) em homenagem ao movimento Maio Amarelo. A trilha está sendo promovida em parceria com a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT). A saída está marcada para às 7h na Rua Dr. Antônio Mourão Guimarães, percorrendo parte do cento comercial. O percurso será de terra com trilha nos planaltos do Apertado do Morro. Ao todo, os participantes percorrerão 12 km e a parada será na Praça Hélio Cotrim, onde os ciclistas participarão de um café da manhã de confraternização. As inscrições custam R$ 20 e podem ser feitas na loja Shopping Bike e no Kabana Natural.

Brumado: Homem é resgatado desacordado após cair de moto na BR-030 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um homem de 32 anos de idade foi resgatado pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e pelo Samu 192 após um acidente de moto na BR-030, próximo ao aeroporto Sócrates Mariani Bittencourt. O site Brumado Notícias apurou junto à PRE que o motocicleta havia saído de Brumado com destino a Guanambi. A vítima sofreu um corte profundo na cabeça, com suspeita de traumatismo. Ele foi resgatado desacordado e pela gravidade da lesão poderá ser transferido para a cidade de Vitória da Conquista. Ainda não há informações do que possa ter ocasionado o acidente.

Produção de veículos cresce 11,4% em abril Foto: Maurício Lima

A produção de carros, comerciais leves (picapes e furgões), caminhões e ônibus no Brasil cresceu 11,4% em abril, na comparação com o mesmo mês do ano passado, afirmou nesta sexta-feira (6) a associação das montadoras (Anfavea). No total, 191.069 veículos saíram das fábricas instaladas no país em abril, contra 171.517 no mesmo mês de 2016. Na comparação com março, quando 235.433 unidades foram produzidas, houve queda de 18,8%. De acordo com o Auto Esporte, no acumulado do ano, 801.600 veículos foram produzidos, o que representa um aumento de 20,9%. Em 2016, a indústria fabricou 663.223 veículos de janeiro a abril. Apesar da alta na produção, as vendas não seguiram a mesma tendência. Em abril, houve queda 3,7% nos emplacamentos, com 156.894 unidades, contra 162.939 no mesmo mês de 2016, seguindo a tendência apontada pela associação das concessionárias (Fenabrave). Assim como a Fenabrave, a Anfavea atribuiu o resultado de vendas de abril aos poucos dias úteis, 18 ao todo. E destacou que a média diária de emplacamentos, no entanto, cresceu. Foi 7% maior que a de 1 ano atrás e 6% superior à de março.

Sesab realiza Rastreamento do Câncer de Mama em Guanambi, Candiba, Caculé e Ibiassucê Foto:Sesab

A população feminina de 50 a 69 anos dos municípios de Guanambi, Candiba, Caculé e Ibiassucê começou a ser atendida nesta sexta-feira (5) pelo programa itinerante Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama. Com o compromisso de ampliar e descentralizar o acesso a serviços de saúde em toda a Bahia, o programa vai atender a uma parte das mulheres que ainda não teve a oportunidade de realizar uma mamografia. O atendimento é feito em unidades móveis totalmente equipadas. O Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento. Para ser atendida, a mulher deve comparecer aos locais em suas respectivas cidades, a partir das 7h, levando um documento de identidade, o Cartão do SUS e um comprovante de endereço. Os exames serão realizados diariamente até as 18h. Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia na região de residência das pacientes.

Forró do Sítio Novo acontece no dia 17 de junho em Brumado

A expectativa para a realização do Forró do Sítio Novo 2017 começa a aumentar em razão da proximidade do evento, que acontece no dia 17 de junho, em Brumado. Nesta edição, um dos maiores eventos juninos da região está completando 10 anos. Para comemorar, a Só Legal e Beto Bonelly Produções estão produzindo uma festa única, com grandes atrações, uma logística moderna e um ambiente de alta positividade. O Sítio Novo oferece uma estrutura impecável, além de serviço all inclusive, tudo para você se divertir e ter momentos extraordinários ao lado de quem tanto ama. Convoque a galera e prepare as suas emoções, porque o Forró do Sítio Novo 2017 será espetacular. A festa terá a ilustre presença dos dois grandes forrozeiros do momento, Edgar Mão Branca e Dorgival Dantas, e as bandas Canários do Reino e Forró Acesso. 

Irritados, clientes classificam como péssimo o atendimento do Banco do Brasil em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Após passarem o último feriado prolongado sem dinheiro para saque nos caixas eletrônicos, os clientes da agência do Banco do Brasil de Brumado estão bastante irritados com a falta de manutenção nos terminais. A agência operou todo o feriado com apenas um caixa para atender a grande demanda local. São muitas as reclamações diante da precariedade do atendimento após as mudanças internas que vêm afetando as agências de todo o país. A situação já provoca a migração de muitos clientes brumadenses para outros bancos na cidade.

Nutricionista da Clínica Mais Vida fala  sobre Dieta Low Carb

A dieta Low carb (baixo carboidrato) é uma estratégia de alimentação utilizada desde o século 19 principalmente no tratamento da obesidade. Consiste em apenas diminuir e qualificar o teor de carboidratos da dieta.  Este tipo de alimentação é baseada em vegetais (principalmente verduras e legumes), oleaginosas, azeite de oliva, frutas (com algumas restrições em cada caso) e gordura natural dos alimentos (carne de animais e ovos). A presença de alguns grãos, massas em geral são reduzidos nesta alimentação.  A recomendação atual nutricional é que a alimentação deva fornecer de 45 até 65% vindo dos carboidratos. Nas dietas Low Carb esse percentual vai de 10 a 35% em média, dependendo da individualidade do paciente, e é determinado pelo nutricionista baseando na rotina e necessidades individuais. A dieta Low Carb não traz riscos à saúde nem a curto nem em longo prazo e pode ser feita por qualquer pessoa sob acompanhamento nutricional individualizado, principalmente quem tem como objetivo: emagrecimento, tratamento de Diabetes, esteatose hepática, hipercolesterolemia, resistência à insulina, tratamento da SOP (síndrome de ovários policísticos), endometriose, síndrome metabólica e outras. Ressalto que mesmo com a alimentação low carb, é necessário também a pratica regular de exercícios físicos para o sucesso do tratamento, independente do seu objetivo. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496.

Piscicultores de Ituaçu e Barra da Estiva recebem mais de 100 mil alevinos Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Nesta sexta-feira (5), piscicultores das cidades de Ituaçu e Barra da Estiva serão beneficiados com a distribuição de 150 mil alevinos (filhotes de peixes) de tambacu e tilápia. A ação faz parte do programa de peixamento da Bahia Pesca e beneficiará cerca de 150 famílias pré-selecionadas. O diretor-presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Júnior, explicou que o objetivo é aumentar a oferta do pescado na região e dar uma nova opção de renda para as famílias. Durante a entrega dos alevinos, técnicos orientarão os piscicultores sobre as melhores técnicas para aumentar a produtividade de seus projetos de piscicultura. Além de doar os alevinos, a Bahia Pesca também será responsável por prestar toda a assistência técnica necessária para o sucesso da ação.

Abaixo-assinado online pede impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal

Na quarta-feira (3), um abaixo-assinado online foi criado a favor do impeachment dos ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF). O documento está próximo de atingir a meta de 300 mil assinaturas. No início da tarde de quinta-feira (4), 294 mil assinaturas já tinham sido registradas. O abaixo-assinado, hospedado no site change.org, será entregue ao Senado, onde devem ser apresentados pedidos de impeachment de ministros do STF. Os três ministros decidiram devolver ao ex-ministro José Dirceu a liberdade que ele perdeu no dia 3 de agosto na Lava Jato. O ministro Edson Fachin, do STF, determinou que a Procuradoria-Geral da República se manifeste sobre uma ação de autoria de um grupo de juristas que defende o impeachment específico de Gilmar.

Rio do Antônio: Moradores de Ibitira promovem mutirão de limpeza das ruas do distrito Foto: WhatsApp/Brumado Notícias

No Distrito de Ibitira, em Rio do Antônio, no sudoeste da Bahia, moradores se juntaram e realizaram por conta própria a limpeza de várias ruas da localidade. Eles alegam que a prefeitura local não tem feito a manutenção das vias com a limpeza e recolhimento de lixo e entulho. Inconformados com a sujeira, os moradores resolveram agir e promoveram um mutirão para limpeza das ruas. Eles têm receio de que a quantidade de sujeira atraía doenças. Apesar de terem feito essa ação emergencial, os moradores reivindicam que a prefeitura de Rio do Antônio providencie a limpeza regular de todas as ruas do distrito.

Governo entrega centro de diagnóstico por imagem em Vitória da Conquista Foto: Pedro Moraes/GOVBA

O Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) já conta com um centro de diagnóstico por imagem em pleno funcionamento. Na tarde de quinta-feira (4), o governador Rui Costa (PT) inaugurou as instalações. O centro recebeu R$ 13 milhões em investimentos. Na ocasião, Rui destacou a modernidade dos equipamentos e outras melhorias que o hospital está recebendo. “É a maior unidade de diagnóstico por imagem [em funcionamento] da Bahia, com os equipamentos mais modernos e sofisticados que existem no mercado. É um investimento grande, que visa qualificar o atendimento, aumentar o número de procedimentos e salvar vidas. Além disso, eu volto até julho para inaugurar a nova emergência do hospital. E a antiga emergência, após a inauguração da nova, transformaremos imediatamente em 20 novos leitos de UTI”, afirmou. A unidade é gerida pela concessionária Rede Brasileira de Diagnóstico (RBD), por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) firmada com o Governo da Bahia.  De acordo com o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, com a PPP de imagem, os pacientes do interior não vão precisar sair de seus municípios para realizar exames com qualidade, uma vez que os serviços estão sendo implantados em regiões estratégicas, como em Vitória da Conquista, Guanambi, Jequié e Ilhéus.

Brumado: Estádio Gilberto Cardoso recebe alvará após dois anos da inauguração Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Quase dois anos se passaram desde que o Estádio Municipal Gilberto Cardoso foi inaugurado. O local funcionava clandestinamente, uma vez que ainda não possuía alvará, desobedecendo leis municipais no que se refere à promoção de eventos com aglomerações. Mesmo sem o alvará, a Liga Brumadense de Futebol (LBF) deu o pontapé inicial ao campeonato brumadense de futebol, contando na abertura com a presença da Polícia Militar. Ao longo das partidas, porém, a 34ª CIPM, obedecendo à lei orgânica do município, não pode mais enviar guarnições para prestar a segurança dos jogos devido à irregularidade. Na última semana, a prefeitura liberou o alvará do estádio e a polícia voltou a atuar no campeonato. Outra demanda esperada pela LBF com a liberação do alvará é a presença de ao menos um médico e uma ambulância para prestar atendimento aos atletas ou aos torcedores, caso seja necessário. Desde o início do campeonato, a LBF conta com o apoio de uma funerária, que fornece ambulância e profissionais para atender qualquer eventualidade.

Achei Tour: A sua agência de viagens e turismo

Na Achei Tour você encontra as melhores opções para viagens, incluindo passagens aéreas (nacionais e internacionais), reservas de hospedagens (nacionais e internacionais), locações e fretamentos (veículos e aeronaves), cruzeiros marítimos, UTI aérea e muito mais. Além da garantia de viajar através de uma agência de viagens, na Achei Tour você recebe todo tipo de orientação, sobre emissão de passaporte, vistos e seguros de viagens. A Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil, em Brumado. O telefone é (77) 3441-6027 / (77) 99991-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos. Acesse o nosso site e confira os nossos pacotes de viagens: www.acheitour.com.br.

Engenheiro André Cardoso pode retornar ao comando da Secretaria de Infraestrutura em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Atualmente ocupando o cargo de Superintendente de Trânsito no município de Brumado, o engenheiro André Luís Dias Cardoso, pode retornar a qualquer momento para o comando da Secretaria de Infraestrutura do Município. Segundo apurou o site Brumado Notícias, a articulação já teria sido iniciada junto ao prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) para buscar otimizar a pasta. A infraestrutura tem sido um dos setores mais questionados pela população, inclusive semanalmente os vereadores têm apresentado diversas indicações que visam melhorias na área. Atualmente, a pasta é comandada por Renato Mendonça. Ainda segundo apurou a nossa reportagem, outras pastas podem ter seus comandos substituídos.

Praticook: O maior showroom saudável de Brumado

Quer perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox, Kit Semanal Light, Kit Low Carb e Kit de Lanches. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten e sem lactose. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Coronel Zeca Leite, 08-A. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

Arquivo