Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
05/2017
SMTT e CDL realizam conferencia sobre o trânsito e comércio no município de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) se reuniu com a diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado para definir detalhes sobre a realização de uma conferência na cidade, cujo tema é “O Trânsito no Comércio de Brumado”. O evento será promovido no dia 26 de maio, no auditório da CDL, localizado na Praça Armindo Azevedo, como parte da programação do movimento Maio Amarelo. Na reunião foi discutida a pauta de reivindicações dos comerciantes brumadenses no que se refere ao trânsito municipal. Assuntos como, por exemplo, estacionamento para carga e descarga, acessibilidade, zoneamento urbano, mobilidade urbana, entre outros, farão parte dos temas que serão abordados durante a conferência. Em breve, será divulgada a programação completa do evento no site. A iniciativa será aberta ao público.

SMTT realiza palestra junto aos atiradores do Tiro de Guerra de Brumado Foto: Divulgação/SMTT

Na última quarta-feira (3), representando a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), a Coordenação de Educação no Trânsito esteve na sede do Tiro de Guerra 06/24 ministrando uma palestra de conscientização junto aos atiradores. Na oportunidade, o coordenador Jansen Ricardo falou sobre os objetivos e programação do movimento Maio Amarelo, cuja proposta é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Além de falar sobre o movimento, o coordenador também fez um breve retrospecto sobre a atuação da SMTT no município para conhecimento dos atiradores. O Subtenente Paulo Souza, Chefe de Instrução do TG, realizou a abertura e encerramento da palestra.

SAC do município de Brumado passa a atender em novo horário de funcionamento Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Doze unidades da Rede SAC terão os horários de funcionamento alterados a partir desta terça-feira (2). O novo expediente terá carga horária de seis horas diárias. Em Brumado, o horário de atendimento passa a ser das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira. A mudança visa otimizar o atendimento, concentrando esforços e recursos nos horários em que há maior procura pela população. Além da cidade de Brumado, os postos de Alagoinhas, Barreiras, Eunápolis, Guanambi, Irecê, Paulo Afonso, Porto Seguro, Senhor do Bonfim, Valença, Feira de Santana I e Vitória da Conquista I também passarão a atender conforme o nome horário. A modificação é vista como positiva pelo superintendente da SAC, Carlos Henrique Martins. “Nós observamos que cerca de 90% dos serviços são procurados pela manhã. O que queremos fazer é prestar o serviço da forma mais eficiente e eficaz possível e a mudança vai possibilitar isso”, disse.

Vídeo mostra ambulância do Samu de Jacaraci transportando mudança em Vitória da Conquista Foto: Reprodução/Youtube/Brumado Notícias

Um vídeo que tem circulado nas redes sociais mostra uma ambulância do Samu 192, do município de Jacaraci, no sudoeste baiano, transportando uma mudança na cidade de Vitória da Conquista. O flagrante foi feito na quinta-feira (4) por um cidadão que ficou indignado com as imagens e resolveu denunciar. A cidade é administrada pelo odontólogo Antônio Carlos Freire de Abreu (PSD). De acordo com o Portal Licínio, a logomarca que aparece na ambulância é da gestão do ex-prefeito Deusdedit Carvalho Rocha​ (PCdoB), o Detinho. 

Vídeo mostra ambulância do Samu de Jacaraci transportando mudança em Vitória da Conquista

Além de configurar um problema gravíssimo de desvio de finalidade, a logomarca é um claro plágio da logomarca da antiga gestão do prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), assim como se pode ver nas imagens comparativas. A ambulância deveria estar sendo utilizada para socorrer vítima em situação de emergência. A atual administração de Jacaraci ainda não se pronunciou sobre o caso.

Diversas oficinas do Serviço de Convivência são oferecidas em Caetité Foto: Thayná Lima

As oficinas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) estão a todo vapor no município de Caetité, no sudoeste baiano. Crianças, jovens e idosos são contemplados com oficinas de balé, dança contemporânea, teatro, coral, percussão, violão e flauta, grafite, desenho realista de retrato a lápis, artes marciais, capoeira e informática. O SCFV é ofertado no Cras para as famílias que são referenciadas no órgão. Os usuários podem chegar ao CRAS por demanda espontânea, busca ativa, encaminhamento da rede socioassistencial ou encaminhamento das demais políticas públicas e de órgãos do Sistema de Garantia de Direitos.

Ex-prefeito de Livramento é absolvido pelo STJ das acusações de irregularidades em licitações Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O ex-prefeito da cidade de Livramento de Nossa Senhora, Carlos Roberto Souto Batista (PSD), o Carlão, foi absolvido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) das acusações de fracionamento de licitações. A decisão foi publicada no Diário Oficial do órgão. O processo havia sido julgado pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), que condenou o ex-gestor. Porém, nas instância superior, ficou provado a “ausência de comprovação de dolo específico na sua conduta e do efetivo prejuízo ao erário”. Não cabe mais recurso da decisão e o ex-prefeito está liberado para concorrer a pleitos eleitorais.

Brumado: Projeto de lei visa regulamentar uso do nome parlamentar nas sessões do legislativo Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A mesa diretora da Câmara de Vereadores de Brumado apresentou esta semana o projeto de lei nº 006/2017, que objetiva regulamentar o uso do nome parlamentar durante as sessões legislativas. Se aprovado, os parlamentares poderão utilizar nomes de apresentação política. No retorno do ano legislativo, a mesa diretora chegou a usar provisoriamente as identificações, mas, respeitando o regimento interno, as mesmas foram retiradas até que o projeto de regulamentação seja aprovado. O presidente da mesa diretora, Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT), justificou que o projeto põe a câmara municipal no padrão dos parlamentos dos grandes centros do país, aproximando o vereador da população através da sua identidade informal.

População brumadense assina abaixo assinado contra fechamento da Farmácia Popular Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O Ministério da Saúde determinou o fechamento de 393 unidades da Farmácia Popular em todo país. Por conta do anúncio, uma extensa campanha está sendo promovida por funcionários das farmácias com a assinatura de um abaixo assinado. O objetivo é apresentar o documento no Ministério da Saúde na esperança de que o apelo dos usuários sensibilize o governo federal. A farmácia popular disponibiliza medicamentos com até 90% de descontos para pacientes, em sua maioria, hipertensos e diabéticos. Desde que a campanha foi lançada no município, os usuários da unidade têm comparecido para prestar apoio ao movimento e assinar o abaixo assinado contra o fechamento da unidade. Dados da gerência apontam que cerca de 5 mil pessoas buscam medicamentos na unidade brumadense, que em suas atividades normais oferece 125 medicamentos diferenciados. Nos últimos meses, porém, com a proposta do governo federal de fechar as unidades populares e terceirizar os serviços, a unidade vem se mantendo com apenas 28 itens nas prateleiras. As assinaturas serão coletadas até o próximo sábado (06) e a meta é conseguir o mínimo de 1000 nomes para representar o município.

51% acham que corrupção não vai diminuir após Lava Jato, diz Datafolha

Pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta quinta-feira (4) no jornal “Folha de S. Paulo” mostrou que, para 51% da população, a corrupção no país não vai diminuir com a Operação Lava Jato. Para 44%, a corrupção vai continuar igual e, para 7%, vai aumentar. Outros 45% acham que a corrupção vai diminuir após a Lava Jato. A operação, do Ministério Público Federal, já tem 3 anos e, nesta quinta, chegou à 40ª fase. Ainda de acordo com a pesquisa, a percepção de que a corrupção vai continuar no mesmo patamar é maior entre os jovens. Chega a 50% na faixa etária entre 16 e 24 anos e vai diminuindo nas faixas seguintes. Entre as pessoas com mais de 60 anos, 36% acham que a corrupção vai continuar igual após a Lava Jato. A pesquisa do Datafolha ouviu 2781 pessoas na semana passada, em 172 municípios do país. A margem de erro é de dois pontos para cima ou para baixo.

Gestores da região de Brumado se reúnem para discussão da implantação do Consórcio de Saúde Foto: Divulgação/Sesab

O Secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, se reuniu com prefeitos e secretários de saúde da região de Brumado para discutir detalhes da implantação do Consórcio Público de Saúde. O encontro, que aconteceu na sede da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), teve como objetivo tirar dúvidas dos gestores quanto ao sistema de operacionalização, formas de pactuação, contratações, dentre outros. Na oportunidade, o secretário explicou que a iniciativa visa contribuir com os municípios na oferta dos serviços de saúde. O estado vai arcar com o valor integral da construção da policlínica e com 40% da sua manutenção mensal. "Os demais custos serão reateados entre os municípios consorciados. A proposta inicial, segundo Vilas-Boas, é que os atendimentos de média complexidade sejam oferecidos na estrutura do Hospital Regional de Brumado até que sejam levantados recursos para a construção da policlínica.

Greve dos Correios entra no 8º dia sem acordo nas negociações Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A greve dos Correios entrou em seu 8º dia nesta quinta-feira (4) com o impasse nas negociações entre a estatal e os representantes sindicais dos trabalhadores. Está prevista para esta quinta-feira uma reunião entre a direção da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect) e o presidente dos Correios, Guilherme Campos. Na quarta, reunião entre os Correios e as representações sindicais no Tribunal Superior do Trabalho (TST) terminou sem acordo. Os Correios informaram que a paralisação, ainda que parcial, acarreta um potencial de perda de aproximadamente R$ 6,5 milhões por dia aos cofres da estatal. Segundo a estatal, integrantes da Fentect bloquearam na quarta-feira o acesso ao edifício-sede da empresa em Brasília, tentando impedir a entrada de funcionários. Proposta de negociação apresentada pelos Correios no dia 1º foi levada para assembleias dos sindicatos dos trabalhadores filiados à Fentect, que orientou pela rejeição da proposta e continuidade da greve. De acordo com o G1, a adesão à paralisação envolve carteiros, atendentes, administrativos, técnicos e trabalhadores de nível superior.

Polícia prende indivíduos que arrombaram estabelecimentos comerciais em Brumado Foto: Divulgação/PM

Na madrugada desta quinta-feira (4), dois estabelecimentos comerciais, um bar e uma loja de cosméticos, foram arrombados no Bairro Santa Tereza, em Brumado. Uma guarnição da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foi acionada através da central de operações e deu início às diligências. Os indivíduos foram localizados e presos e os produtos roubados dos estabelecimentos também foram recuperados. Os indivíduos e objetos apreendidos foram apresentados na delegacia de polícia.

Achei Tour: A sua agência de viagens e turismo

Na Achei Tour você encontra as melhores opções para viagens, incluindo passagens aéreas (nacionais e internacionais), reservas de hospedagens (nacionais e internacionais), locações e fretamentos (veículos e aeronaves), cruzeiros marítimos, UTI aérea e muito mais. Além da garantia de viajar através de uma agência de viagens, na Achei Tour você recebe todo tipo de orientação, sobre emissão de passaporte, vistos e seguros de viagens. A Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil, em Brumado. O telefone é (77) 3441-6027 / (77) 99991-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos. Acesse o nosso site e confira os nossos pacotes de viagens: www.acheitour.com.br.

Brumado: Justiça do Trabalho abre processo de seleção para estagiário de nível médio Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A juíza titular da Vara do Trabalho de Brumado, Carla Mascarenhas de Oliveira, comunica sobre a abertura do Processo de Seleção de Estagiários de Nível Médio (cursando 1º ou 2º ano de formação geral, não profissionalizante). Os candidatos concorrerão inicialmente a 01 (uma) vaga de estágio não obrigatório, na Justiça do Trabalho de Brumado, sendo formado cadastro de reserva para preenchimento de outra(s) em caso de surgimento. A inscrição será feita presencialmente entre os dias 15 e 17 de maio, na Secretaria da Vara do Trabalho de Brumado, localizada na Rua João Teófilo Pereira, s/n, no Bairro Santa Tereza. Qualquer esclarecimento pode ser obtido através do telefone (77) 3441-3140.

Praticook: O maior showroom saudável de Brumado

Quer perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox, Kit Semanal Light, Kit Low Carb e Kit de Lanches. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten e sem lactose. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Coronel Zeca Leite, 08-A. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

Brumado: IPTU 2017 pode ser pago com 10% de desconto até o dia 30 de maio

A Prefeitura Municipal de Brumado, através da Secretaria da Fazenda (Sefaz), informa que a guia de recolhimento do Imposto Sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) 2017 começou a ser distribuída pelos Correios. O IPTU 2017 pode ser pago em cota única, com desconto de 10%, até o dia 30 de maio de 2017. Pelos Correios só está sendo distribuído o boleto para pagamento em cota única, porém, o contribuinte também pode optar pelo pagamento parcelado em até quatro vezes, com vencimento da primeira parcela no dia 30 de maio de 2017. Para isso, os interessados devem se dirigir ao Departamento de Tributos do Município ou acessar o Portal do Contribuinte através do link www.brumado.ba.gov.br/iptu para emitir a guia de recolhimento com essa opção. O boleto deve ser pago no Banco Bradesco ou em seus correspondentes. O IPTU é pago por pessoas físicas e jurídicas que possuam imóveis em seu nome. A arrecadação do imposto tem o objetivo de obter recursos financeiros para investimentos no município.

Dia das Mães é na Squaresom e Polly Móveis em Brumado

A Squaresom e Polly Móveis já estão em clima de Dia das Mães. São diversos produtos com preços promocionais. Tem cama box casal por R$ 249, fogão quatro bocas por R$ 299,90, liquidificador por R$ 65, celular por R$ 159 e muito mais. Passe agora mesmo na loja e confira. Além de produtos com o melhor preço, você ainda pode dividir as suas compras em 10 vezes sem juros. A Squaresom fica localizada na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, 151. O telefone é (77) 3441-3422. Já a Polly Móveis fica situada na Av. Dr. Antônio Mourão Guimarães, 590. O telefone é (77) 3441-2093. Neste Dias das Mães garante o presente da sua mãe na Squaresom e Polly Móveis.

Polícia apreende carga de quase 5 mil bonés falsificados que iria para Caetité Foto: Divulgação/PRF

Uma carga de 4.920 bonés falsificados de marcas famosas foi apreendida em um carro pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), durante fiscalização no km-424 da BR-116, no trecho da cidade de Feira de Santana. A apreensão ocorreu na segunda-feira (1º), mas só foi divulgada pela PRF nesta quinta-feira (4). Um homem de 47 anos, que conduzia o veículo, foi autuado pela polícia por meio de um termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). O condutor informou que trazia a mercadoria de Serra Negra, no Rio Grande do Norte, e seguiria até o município de Caetité. De acordo com o G1, a mercadoria foi apresentada na Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz) e, por se tratar de pirataria, crime contra o direito autoral, será incinerada nesta quinta-feira.

Clínica Mais Vida: Baleia Azul

“A depressão é um distúrbio que pode ser consequência de um desequilíbrio químico no cérebro da pessoa”, afirma Hugo Oliveira. Ele diz que ninguém deve ter medo de pedir ajuda ou se referir ao doente como alguém que “quer chamar atenção ou que não sabe lidar com os problemas da vida”. “As vezes um pedido de atenção é um grito por socorro”, ressalta. É um problema silencioso que a maioria das pessoas não gosta de falar. O Hoje em Dia mostrou que o número de tentativas de suicídio entre pessoas de 15 a 19 anos cresceu 1.391% de 2010 a 2016 em Minas Gerais. No primeiro ano, 94 jovens tentaram se matar, enquanto no último foram 1.402. “O mundo precisa enxergar que o suicídio é a consequência de um problema de saúde pública. Hoje, 11,5 milhões de brasileiros são diagnosticados com a doença, o que representa 5,8% da população do país, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS). Além disso, o Brasil é a nação que apresenta o maior índice de depressão da América Latina. A depressão é um distúrbio afetivo que acompanha a humanidade ao longo de sua história. No sentido patológico, entre os sintomas, há presença de tristeza, pessimismo, baixa autoestima, que aparecem com frequência e podem combinar-se entre si. É imprescindível o acompanhamento médico tanto para o diagnóstico quanto para o tratamento adequado. Vale ressaltar que o estresse pode precipitar a depressão em pessoas com predisposição, que provavelmente é genética. A prevalência (número de casos numa população) da depressão é estimada em 19%, o que significa que aproximadamente uma em cada cinco pessoas no mundo apresenta o problema em algum momento da vida. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496.

Deputado João Gualberto diz que parlamentares estão no lixo em discurso na Câmara Foto: Divulgação/PSDB

O deputado federal baiano João Gualberto (PSDB) fez um discurso na Câmara dos Deputados, na tarde de quarta-feira (3). O tucano afirmou que a entidade em que o brasileiro mais confia atualmente é a Operação Lava Jato. Ele ressaltou que os comentários mais recentes apontam para a movimentação de alguns setores do Judiciário querendo prejudicar a Lava Jato. Em seu discurso, o tucano disse que não viu nenhuma manifestação de repúdio ao gesto dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). O parlamentar também relacionou o papel dos legisladores diante das reformas discutidas no Congresso Nacional. “Muitos estão preocupados em não votar tal reforma, porque acham que vão perder voto, mesmo que ela seja importante para o Brasil. Mas eu quero só fazer um parêntese: realmente está muito difícil para a população aceitar determinadas reformas, porque elas serão feitas por estes deputados e senadores, em que a população não confia mais. Não temos credibilidade. Os deputados estão no lixo! A verdade é essa”, desabafou, afirmando que não é mais possível continuar desse jeito. “Está na hora de mudar esta Casa. Não é possível! Eu sei que aqui há pessoas honestas, há pessoas sérias. São poucos, mas há. Temos que mudar a cara deste Brasil”.

Passageiro de caminhão é atingido por pedra e morre no veículo Foto: Tiago Bottino/Itapetinga Agora

Um homem de 48 anos que estava no carona de um caminhão morreu após ser atingido por uma pedra na BA-263, no perímetro urbano de Itapetinga. Segundo informações da Polícia Civil, a pedra foi arremessada pelo pneu de outro caminhão que estava à frente. O acidente ocorreu na manhã desta quarta-feira (3). Ainda segundo polícia, os dois veículos estavam saindo de Itapetinga no momento do acidente. De acordo com o G1, a vítima, que morreu na hora, viajava como ajudante do caminhoneiro. O motorista que estava ao lado da vítima foi ouvido e liberado. A carreta que teria arremessado a pedra contra o caminhão seguiu viagem e não percebeu o ocorrido. O corpo da vítima foi levado para o Departamento de Polícia Técnica da cidade de Itapetinga.

Prefeitura de Planalto abre processo seletivo

Por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, a prefeitura da cidade de Planalto abriu na quarta-feira (3) inscrições para Processo Seletivo Simplificado visando à contratação temporária de pessoal da área de Educação Física para atuação no Programa Segundo Tempo. Os profissionais irão atuar no período de 21 a 22 meses. O programa tem como público-alvo crianças e adolescentes regularmente matriculados na rede municipal de ensino e expostos a riscos sociais. As contratações são para as funções de coordenador geral pedagógico, professor agente e monitor de atividades esportivas. As inscrições serão realizadas na sede da secretaria, até esta sexta-feira (5), de 8h às 12h e de 14h às 17h. O custo da inscrição é de R$ 25. O edital do processo seletivo foi publicado no Diário Oficial do Município.

Vereadora Ilka Abreu participa de ação beneficente em prol da Caase em Brumado Foto: Divulgação/CMB

No último sábado (29), a vereadora Ilka Abreu (PR) esteve presente ao evento beneficente em prol da Casa de Apoio Amigos da Saúde (Caase), realizado no Ginásio de Esporte Antônio Alves Ribeiro, em Brumado. No local, foi realizado um jogo entre as equipes do Juventude de Brumado e Palmas de Monte Alto. Este último sagrou-se vencedor na disputa nos pênaltis. Abreu entregou o troféu de vice-campeão ao Juventude e parabenizou o campeão da partida pela grande apresentação e, em especial, pela atitude de solidariedade.

Jussiape: Homem acusado de ameaçar prefeito sofre de esquizofrenia Foto: Reprodução

O homem de 32 anos acusado de ameaçar o prefeito da cidade de Jussiape com uma faca sofre de esquizofrenia e é considerado incapaz. A informação foi divulgada por Eni da Silva Santos, irmã do acusado. Segundo ela, Hermílio foi diagnosticado com o transtorno mental na adolescência e é interditado judicialmente por conta de sua condição de saúde mental. Ela afirmou que seu irmão é tratado por psiquiatras e faz acompanhamento no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) em Livramento de Nossa Senhora. O homem faz uso de medicamentos controlados diariamente. Eni fez questão de dizer que o episódio não tem nenhuma relação com outros fatos ocorridos em Jussiape e pede que as pessoas compreendam que se trata de uma pessoa em condição especial. O acusado foi liberado pela polícia depois que a família apresentou todos os laudos médicos e se comprometeu a manter o tratamento em dia.

Arquivo