Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
05/2017
Seminário de Tecnologias de Convivência com o Semiárido acontece em Brumado no dia 17

No próximo dia 17, será realizado o Seminário de Tecnologias de Convivência com o Semiárido, com a presença de Paulo Suassuna, em Brumado. O evento acontece entre 9h e 17h, do auditório do Semac. Na oportunidade, serão ministradas as palestras: “A tecnologia do cultivo intensivo de palma aplicada nas pequenas propriedades rurais do semiárido brasileiro” e “Prática: Fundamentos da Tecnologia do Cultivo Intensivo de Palma”. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no Sebrae. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (77) 3441-3699.

Com obras avançadas, Cortez começa a dispensar operários do Parque Eólico de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O site Brumado Notícias apurou que as obras de terraplanagem realizadas pela empresa Cortez Engenharia no canteiro de obras do Parque Eólico do distrito de Cristalândia, em Brumado, estão mais de 95% concluídas. O adiantamento das obras tem levado a empresa a dispensar uma boa quantidade de operários que atuavam na linha de produção. Em contrapartida, o empreendimento entrou em uma nova fase de obras que inclui a implantação das linhas de transmissão. Com a obra a todo vapor, outra remessa de operários, com qualificação para essa modalidade de serviços, está sendo recrutada, o que tem mantido a rotina de atividades em toda a extensão do empreendimento na Serra da Araras.

Renovação Carismática Católica de Brumado convida para o Cenáculo com Maria

A Renovação Carismática Católica de Brumado convida toda comunidade para o Cenáculo com Maria, que será realizado nos dias 13 e 14 de maio, na Igreja Santa Tereza. O encontro terá início às 14h de sábado (13). À noite, o encontro se encerrará com o Grupo de Oração. No domingo (14), o Cenáculo terá início às 8h com a realização de uma missa na Igreja Matriz e, em seguida, o encontro será continuado na Santa Tereza. Uma equipe de pregadores da Diocese conduzirá o Cenáculo. Haverá praça de alimentação no local.  

Projeto de vestimenta parlamentar é apresentado na Câmara de Vereadores de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O projeto de lei 005/2017, de autoria da mesa diretora da Câmara de Vereadores, trata dos trajes a serem usados pelos parlamentares durante as sessões legislativas. A proposta foi apresentada na sessão da noite de terça-feira (2). Como os vereadores já têm o costume de usar paletós e gravatas, a vereadora Edilza Maria Teixeira do Espírito Santo (PDT), a Lia Teixeira, sugeriu, através do projeto, que as vereadoras também deveriam utilizar trajes sociais durante as sessões. Na oportunidade, os parlamentares substituíram o termo para trajes formais, o que abre precedente para uso de vestidos e outras peças sociais que transmitam o respeito às sessões na casa legislativa. Embora o projeto em apresentação tenha sido direcionado às vestes dos vereadores e das vereadoras, o mesmo poderá ser estendido aos assessores parlamentares, caso aja concordância entre os edis.

Clínica Luíza Feres dispõe do melhor tratamento para melasma

Na Clínica Luiza Feres você encontra o melhor tratamento para melasma. Magical Process é um tratamento seguro e eficaz que controla e melhora o quadro do melasma. O tratamento dura 30 dias e conta com nutracêuticos, quatro ciclos de atendimentos em cabine e linha Home Care. São cuidados de dentro pra fora, sem efeito rebote. Além do tratamento, a clínica oferece pacotes para redução de medidas, estrias, celulite, flacidez e emagrecimento. Agende agora mesmo a sua avaliação. A Clínica Luiza Feres fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 - (77) 99962-3010 - (77) 99997-3200. Luiza Soares Feres é especialista em Método 5S de Emagrecimento, Terapia Ortomolecular, Dermato Funcional, Peelings e Criolipólise.

Ministério Público solicita anulação de contratações de parentes do prefeito de Macaúbas Foto: Reprodução

O Ministério Público (MP) de Macaúbas, após denúncias feitas pelo vereador Marcelo Nogueira e pelo Psol-Macaúbas, instaurou um Inquérito Civil e requisitou da prefeitura que informe, em um prazo de dez dias, a lista de eventuais servidores públicos que sejam parentes do prefeito Amélio Costa Júnior (PT), o Amelinho, vice-prefeito Waldomiro Sobrinho Moia (PT), o Vá de Lindolfo, vereadores e secretários, conforme a Portaria 15/2017. Além disso, o órgão recomendou ao prefeito que anule, no prazo de vinte dias, as contratações temporárias de pessoas ligadas ao prefeito, vice-prefeito, vereadores, secretários e servidores municipais, bem como as nomeações de servidores ocupantes de cargos comissionados ou função de confiança, parentes até o terceiro grau. A recomendação deixa expresso, ainda, que o prefeito deve abster-se de realizar novos contratos ou nomeações que incidam nas mencionadas restrições.

Oral Face: Preenchimento Labial

É um procedimento não cirúrgico, feito com a aplicação de ácido hialurônico. Substância segura que, além de devolver o volume perdido, atrai moléculas de água e induz a formação de colágeno, deixando os lábios com uma aparência renovada! Suas indicações são: lábios finos ou desproporcionais e lábios que perderam o contorno e volume por conta do processo de envelhecimento. O preenchimento labial, assim como em qualquer procedimento estético, deve ser analisado e indicado de forma individualizada, de acordo com as características e necessidades de cada um. A intenção é devolver ou proporcionar volume de forma natural!  Permita-se sentir a diferença!

Oral Face: Preenchimento Labial
'UTI de Brumado só depende da adesão dos demais prefeitos', diz Eduardo Vasconcelos Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Por telefone ao site Brumado Notícias, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) declarou que a inauguração das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) adulto e neonatal só está dependendo da adesão dos demais prefeitos ao Consórcio Regional de Saúde. O gestor enalteceu os esforços empreendidos pelo secretário municipal de saúde e chefe de gabinete, Cláudio Feres, bem como pelo vice-prefeito Édio Pereira (PCdoB), que conseguiram convencer 17 Câmaras de Vereadores da microrregião a aprovarem o projeto de adesão. Apesar disso, ainda há resistência dos prefeitos em assinarem o termo de adesão, o que vem emperrando os trâmites de implantação do consórcio. O prefeito lamentou o fato de o consórcio não ter sido formado na gestão anterior, o que fez a microrregião perder a oportunidade de receber a policlínica regional, levando em consideração que o governo estadual teria informado que ficou sem recursos para atender uma nova demanda do empreendimento. No que tange à UTI, o governador Rui Costa (PT) estaria disposto a concretizar o consórcio até com menos de 10 municípios conveniados. “Vamos buscar o convencimento dos nossos vizinhos para não perdermos essa oportunidade e termos a nossa UTI na região”, asseverou o prefeito de Brumado.

Única região sem atividades da Fiol, Brumado vê distante o sonho de instalação do porto seco Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O Lote IV da Ferrovia e Integração Oeste Leste (Fiol) na região de Brumado é o único trecho onde não há atividades em toda a extensão do empreendimento. O site Brumado Notícias buscou respostas junto à comissão de acompanhamento das obras da Fiol na Assembleia Legislativa e a assessoria de comunicação da deputada estadual Ivana Bastos (PSD), que preside a comissão, informou que não houve acordo entre as empresas que gerenciavam o lote brumadense. No gráfico apresentado, todos os lotes estão em atividades, gerando empregos para mais de 1730 operários e funcionários administrativos. Já o lote de Brumado não conta com nenhum operário e nem equipamentos pra continuar o empreendimento. 

Única região sem atividades da Fiol, Brumado vê distante o sonho de instalação do porto seco Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A nossa reportagem apurou que, nos últimos meses, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) tem realizado visitas ao canteiro administrativo da Valec, mas sem êxito na tentativa de retomada das atividades, uma vez que não consegue convencer os representantes da Andrade Gutierres, Barbosa Melo e Serveng, empresas que tocavam a obra na região. Sem o entendimento e na carência de maior representatividade política, mesmo com as obras avançadas, o município, que sonhava receber uma base de transbordo da Fiol, pode ficar de fora dos avanços pretendidos com a instalação do porto seco. À nossa reportagem, o gestor lamentou a iminente perda. “Sequelas das más ações do Partido dos Trabalhadores (PT) que quebraram o país”.

Brumado: Câmara faz entrega de crachás para vereadores, assessores e servidores Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Dentro da proposta de modernização e organização administrativa da casa legislativa, a mesa diretora realizou a entrega simbólica dos crachás de identificação dos vereadores, assessores e servidores durante a sessão de terça-feira (02). Com a implantação da catraca na recepção da ala dos gabinetes, todos deverão utilizar os crachás para ter acesso às dependências do prédio. Os visitantes também receberão o crachá com a especificação. 

Brumado: Câmara faz entrega de crachás para vereadores, assessores e servidores Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O presidente da câmara brumadense, Leonardo Vasconcelos (PDT), justificou que a implantação do crachá segue um padrão adotado nos principais parlamentos do país e visa à segurança e organização nos ambientes. Como parte do pacote de remodelação da câmara, ainda está em pauta a reforma do parlamento e da plenária, com a instalação de painel eletrônico. Membros da imprensa também estão sendo cadastrados para receberem os crachás de identificação.

Ministra Cármen Lúcia: ‘A Lava Jato não está ameaçada’ Foto: Andressa Anholete/AFP

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, garantiu que a Lava Jato não corre riscos, mesmo com as recentes revogações de prisões preventivas de condenados em primeira instância pelo juiz Sergio Moro, responsável pela operação em primeira instância. “A Lava Jato não está ameaçada, não estará. Eu espero que aquilo que cantei como hino nacional a vida inteira, nós do Supremo saibamos garantir aos senhores cidadãos brasileiros, de quem somos servidores: verás que um filho teu não foge à luta”, afirmou a ministra em entrevista ao programa “Conversa com Bial”, da Rede Globo, na madrugada desta quarta-feira (03). A descontraída conversa com o apresentador Pedro Bial foi gravada na segunda-feira – antes, portanto, da decisão do STF que deu liberdade ao ex-ministro José Dirceu, na terça. Na semana passada, o Supremo mandou soltar outros três presos: o pecuarista José Carlos Bumlai, o ex-tesoureiro do PP João Cláudio Genu e o empresário Eike Batista. De acordo com a Veja, a ministra também foi questionada pelo apresentador sobre a possibilidade de o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ser candidato à Presidência em 2018, mas preferiu não avaliar a situação jurídica do petista. A presidente do Supremo afirmou que dependerá da condição de Lula em outras instâncias. “Não há como, abstratamente, dizer isto”, explicou. A ministra ainda afirmou que a legislação eleitoral a ser aplicada em 2018 pode mudar até 16 de setembro.

Brumado: Na falta de dinheiro e celular, bandidos esfaqueiam vítima e roubam bermuda Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um homem foi esfaqueado durante um assalto registrado na madrugada de segunda-feira (1º), em Brumado, próximo ao Clube do Sindicato dos Mineradores. A vítima relatou ao site Brumado Notícias que foi ao local buscar o filho que participava de um evento festivo, quando dois elementos se aproximaram. Segundo ele, um dos homens era alto, negro e usava um pano na cabeça escondendo o rosto; já o comparsa era baixo e aparentava ser menor de idade. A vítima disse que os infratores anunciaram o assalto e exigiram celular e dinheiro, porém, como ele não portava nenhum dos itens, os bandidos o ameaçaram. “Corri, mas eles me alcançaram e o maior, com uma faca em punho, me desferiu um golpe. Eu defendi com a mão pra não me acertar o tórax e tive o dedo cortado”, contou a vítima, acrescentando que, insatisfeitos, os marginais roubaram a sua bermuda. Após o ocorrido, o homem correu para o Hospital Professor Magalhães Neto, onde recebeu três pontos no dedo para estancar o sangue. Traumatizada, a vítima declarou que teme ir até a delegacia prestar queixa.

Aeroporto de Vitória da Conquista tem voo cancelado pelo 3º dia Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Pelo terceiro dia consecutivo, o Aeroporto de Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia, voltou a ter operação afetada por conta do mau tempo nesta quarta-feira (3). Um voo da Azul, com destino a Belo Horizonte, precisou ser cancelado. De acordo com o G1, a temperatura mínima prevista para esta quarta-feira é de 15 ºC e a máxima de 23ºC, com ventos fortes, além de chuvas na manhã e à noite. Para o final da semana, a mínima deve ficar em 17 ºC, a máxima não passa de 26ºC.

Situação precária da BR-430 preocupa motoristas pelo risco de acidentes em Caetité Foto: Vilson Nunes/Sudoeste Bahia

As péssimas condições de trafegabilidade na BR-430, entre as cidades de Caetité e Bom Jesus da Lapa, preocupam motoristas e moradores da região que precisam utilizar a rodovia diariamente. A rodovia federal não possui acostamento em boa parte de sua extensão e, especialmente após as últimas chuvas, as condições da pista pioraram bastante. A abertura de grandes buracos coloca em risco os usuários da rodovia, pois o tráfego em alguns pontos é extremamente perigoso. De acordo com Sudoeste Bahia, a BR-430 é muito importante para a região, visto que é via de escoamento de parte dos grãos do oeste baiano, sendo ainda um dos principais eixos de ligação entre a região e grandes centros. Desde o ano passado, o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) vem realizando uma reforma no trecho que liga Caetité a Bom Jesus da Lapa, no entanto, apesar do custo de mais de R$ 18 milhões, os serviços continuam sendo alvo de constantes reclamações.

Jequié: Jovem é presa ao tentar transportar 30 kg de maconha em mala Foto: PRF

Uma jovem de 23 anos foi presa ao tentar transportar 30 kg de maconha dentro de uma mala que foi colocada no bagageiro de um ônibos, no sudoeste da Bahia. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o caso aconteceu por volta das 20h da terça-feira (2), durante uma fiscalização de rotina ao veículo. Segundo a PRF, o ônibus fazia a linha Piracicaba (SP) - Maceió (AL) e foi abordado na altura do KM 677, trecho do município de Jequié. Os policiais encontraram 24 tabletes de maconha envolvida em camadas de plástico e fita adesiva, técnica que segundo a polícia é usada para abafar o cheiro característico da droga. De acordo com o G1, a suspeita disse que é de Aracaju e tinha viajado para São Paulo para pegar a droga e levar para a capital sergipana. A polícia informou que a jovem disse que receberia dinheiro para transportar a maconha. O valor não foi especificado. A suspeita foi presa e flagrante por tráfico de drogas e levada para a Delegacia de Jequié, onde segue à disposição da Justiça. 

Brumadenses esperam inverno mais rigoroso este ano Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O inverno só terá início no dia 21 de junho, mas os brumadenses estão tendo uma prévia do que vem por aí, pois o mês de maio começou com um friozinho atípico, acompanhado de garoa e céu nublado. Durantes estes três primeiros dias do mês foram registradas temperaturas de 21°C, o que para muitos munícipes anuncia que o inverno deste ano será mais rigoroso. “Se maio começa com baixa temperatura, com esse friozinho bom da madrugada, então podemos esperar um inverno mais rigoroso em nossa cidade”, comentou o aposentado José Lobo ao site Brumado Notícias, acostumado com as variações do tempo no município. Os serviços de meteorologia apontam que, ao longo da semana, Brumado terá muita névoa ao amanhecer, com o sol aparecendo entre nuvens e poucas nuvens nas noites. As temperaturas variam entre a mínima de 19°C e máxima de 27°C.  

Bando explode banco em Pernambuco e foge em lanchas Foto: Reprodução/TV Globo

Bandidos realizaram um assalto, na madrugada desta quarta-feira (3), no Banco do Brasil e no Bradesco de Tamandaré, no Litoral Sul de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, os ladrões usaram explosivos para abrir caixas eletrônicos das agências, no Centro da cidade. Depois da ação criminosa, o bando foi até o Rio Aricandá, no mesmo município, e fugiu em lanchas. Segundo o G1, a ação criminosa começou às 3h20. Cerca de 20 homens fortemente armados, segundo o 10º batalhão da PM, chegaram em dois carros. Eles colocaram explosivos no Banco do Brasil e depois no Bradesco. As duas agências ficam no mesmo quarteirão. Moradores relataram que os ladrões atiraram várias vezes. Foram, pelo menos, 40 minutos de barulho de tiros e explosões. Para escapar, os bandidos colocaram grampos de metal na Rodovia PE-73. Assim, dificultaram a aproximação dos policiais. A quantia levada pelos assaltantes ainda não foi informada. 

Rio do Antônio: População reclama por conta da falta de iluminação no Distrito de Ibitira Foto: WhatsApp/Brumado Notícias

Em Rio do Antônio, no sudoeste da Bahia, a população do distrito de Ibitira não está satisfeita com a administração do prefeito José Souza Alves, o Deca, visto que cerca de 60% das lâmpadas da localidade estão queimadas. A praça do distrito, que é o principal ponto de encontro da população, está às escuras e nenhuma manutenção foi feita até o momento. A escuridão tem provocado insegurança entre estudantes, transeuntes e comerciantes. Os moradores reclamam que o prefeito não tem acompanhado os problemas do distrito, mesmo àqueles que poderiam ser facilmente resolvidos.

Brasil tem mais de 244 mil patentes e 422 mil marcas na 'fila'

O Brasil fechou 2016 com um estoque de mais de quase 244 mil patentes e 422 mil marcas aguardando análise de registro. A lentidão do desses processos afeta a competitividade e a capacidade de inovação da indústria nacional, segundo especialistas. Para analisar uma marca, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) demora cerca de 30 meses. Para patente, o prazo médio é de 10,8 anos, deixando o país na 30ª posição do ranking mundial de patentes. Os Estados Unidos, primeiro colocado, leva em média 2 anos e meio para analisar um pedido. Segundo o presidente do INPI, o ideal seria reduzir os prazos para 4 anos, no caso das patentes, e 18 meses para marcas. “É o que permitiria que o Brasil pudesse assinar e participar do protocolo de Madri que é um esquema, um mecanismo jurídico, que permite a apresentação de um pedido de marcas em vários países”, afirmou Pimentel.

Brumado: Câmara adere ao Movimento Maio Amarelo Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Câmara de Vereadores de Brumado assinou o termo de adesão ao movimento Maio Amarelo, que está sendo promovido pela Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) em adesão à iniciativa de preservação da vida e da segurança no trânsito. Na sessão que aconteceu na noite da última terça-feira (02), o agente e coordenador da Coordenação de Educação no Trânsito, Jansen Ricardo, fez uso da tribuna livre para anunciar a campanha na cidade e falar sobre a programação de atividades a serem desenvolvidas durante o mês. Ao lado do vereador Wanderley Amorim, o presidente do legislativo, Leonardo Quinteiro Vasconcelos, fez a entrega simbólica da assinatura do termo de adesão ao movimento ao agente de trânsito. Todos os parlamentares irão utilizar o laço amarelo que simboliza o movimento nas sessões durante o mês de maio. Ao final, foi registrada a foto com os vereadores presentes firmando a parceria entre a casa legislativa e o departamento municipal de trânsito.

70% dos eleitores defendem o fim do foro privilegiado, diz Datafolha Foto: EBC

Uma pesquisa do instituto Datafolha, divulgada nesta quarta-feira (3) pelo jornal “Folha de S.Paulo” mostrou que 70% dos eleitores defendem o fim do foro privilegiado para autoridades. 24% são a favor da manutenção do foro, e outros 6% disseram que não sabem qual é a melhor saída sobre a questão. De acordo com a lei atual, deputados, senadores e ministros, por exemplo, têm prerrogativa de só serem investigados e processados pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Para governadores, o foro é o Superior Tribunal de Justiça (STJ). Segundo o Datafolha, quanto maior o grau de escolaridade, mais as pessoas são contrárias ao foro privilegiado. A rejeição a esse dispositivo é de 82% entre quem tem nível superior, de 74% dos que terminaram o ensino médio e de 57% dos que estudaram até o ensino fundamental. Os homens contrários ao foro são 75%; as mulheres, 66%. Por regiões, onde há mais eleitores que querem o fim dessa regra é no Sul, 75%. Em seguida vem Sudeste, 74%. O índice é de 64% no Centro-Oeste e no Nordeste e de 61% no Norte. O menor índice entre simpatizantes de partidos foi entre aqueles que disseram ter afinidade com o PMDB, 62%. Entre os simpatizantes do PSOL está a maior rejeição ao foro, 79%.

MEC apura fraude em abertura de curso de Medicina na cidade de Guanambi Foto: Divulgação

O Ministério da Educação (MEC) determinou a abertura de sindicância para apurar suspeita de fraude na seleção de uma instituição privada para oferecer curso de Medicina na cidade de Guanambi, no sudoeste baiano por meio do Programa Mais Médicos, durante o governo de Dilma Rousseff (PT). A decisão foi tomada pelo ministro Mendonça Filho, após o jornal Estadão questionar a pasta sobre possível troca de pareceres na concorrência. A substituição teria alterado a classificação das participantes, beneficiando uma entidade do ex-ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia. A classificação final, que envolveu a análise das condições apresentadas pelas instituições em três etapas, foi divulgada pelo MEC em 10 de julho de 2015. Na data, foi anunciada como primeira colocada para montar o curso a Sociedade Padrão de Educação Superior. A entidade tem como um dos sócios a Samos Participações, de Walfrido. O resultado oficialmente anunciado mostrou que o Centro de Educação Superior de Guanambi - entidade controlada por empresários baianos, mantenedora da Faculdade de Guanambi - havia sido desclassificado. Porém, o Estado obteve outro parecer que coloca a mesma instituição em primeiro lugar. O Estado questionou o Ministério da Educação sobre o caso e enviou os dois pareceres divergentes. Em nota, a pasta alegou que Mendonça Filho tomou conhecimento do assunto “apenas com a informação” apresentada pela reportagem, “uma vez que se trata de processo iniciado e concluído no governo Dilma”. (Leia mais no Estadão).

Fox Trend acaba de chegar na Taisan Auto em Brumado

Está querendo comprar um carro? Então, passe agora mesmo na Taisan Auto e confira os modelos disponíveis na concessionária. No local, acabou de chegar um Fox Trend, 2012/2013. Esse e mais diversos outros modelos só na Taisan Auto, onde tem as melhores opções e as melhores condições de pagamento. A concessionária fica localizada na Avenida Centenário, 853, Novo Brumado. Ligue (77) 3441-5551.

Câmara de Brumado homenageia Valdira Gama de Sousa Foto: Eliana Costa/CMB

Na sessão legislativa da última terça-feira (2), a Câmara de Vereadores de Brumado prestou uma homenagem a Valdira Gama de Sousa solicitando um minuto de silêncio em razão de seu falecimento. Valdira faleceu na segunda-feira (1º), aos 87 anos, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). A sua passagem deixou um sentimento de pesar em toda comunidade brumadense, visto que ela era uma pessoa muito querida na cidade.

Reforma no trabalho rural prevê pagamento com casa e comida Foto: Cris Toala Olivares/Reuters

Na esteira da aprovação da reforma trabalhista pela Câmara, os deputados deverão trabalhar agora para aprovar mudanças na legislação do trabalho rural no país. Um projeto de lei do deputado Nilson Leitão (PSDB-MT) prevê alterar as leis que regulam essas relações, mas assim como a proposta geral, também é recheado de polêmicas. Um dos itens da nova reforma prevê que o empregado rural poderá trabalhar em troca de casa e comida, por exemplo, ao permitir que o patrão pague seus funcionários com uma “remuneração de qualquer espécie”. De acordo com a Veja, no artigo 3º, o projeto prevê que “empregado rural é toda pessoa física que, em propriedade rural ou prédio rústico, presta serviços de natureza não eventual a empregador rural ou agroindustrial, sob a dependência e subordinação deste e mediante salário ou remuneração de qualquer espécie”. O pagamento poderá ocorrer também via concessão de terras para plantio ou parte do lucro da produção. O deputado, da bancada ruralista, justifica as alterações afirmando que as leis que regulamentam o trabalho no campo atualmente desprezam “usos e costumes e a cultura do campo”.

Arquivo