Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "05/2017"

02 Mai 2017 - 10:00h

Um jovem identificado como William Gomes da Silva, de 24 anos, natural de Caetité, foi pego debaixo de um ônibus da Novo Horizonte, no último sábado (29), na agência da cidade de Boquira, no sudoeste baiano. Segundo informações da polícia, o jovem estava trabalhando em uma fazenda no Distrito Federal e retornava para a cidade natal, quando foi roubado na rodoviária de Brasília. Ao invés de relatar o fato para algum funcionário do terminal rodoviário ou procurar uma delegacia para registrar um Boletim de Ocorrência (BO), o jovem se desesperou e acabou entrando embaixo do ônibus, próximo ao motor do veículo. Quando o ônibus parou na agência de Boquira, o jovem foi descoberto. De acordo com o Boquira em Ação, a polícia foi acionada e o rapaz foi levado para delegacia para averiguações. William estava muito debilitado, pois viajou cerca de 800 km sem se alimentar. Um pastor se comoveu com a história do jovem e está ajudando o mesmo com abrigo e alimentos.

02 Mai 2017 - 09:30h

José Claudio Pol, ex-prefeito de Luiziana, no centro-oeste do Paraná, se tornou réu por homicídio e peculato em uma ação criminal que apura o desvio do único cilindro de oxigênio móvel da unidade de saúde do município, para ser usado em um barril de chope, durante uma festa particular, na passagem de ano de 2012 para 2013. De acordo com a denúncia do Ministério Público do Paraná (MP-PR), uma análise técnica atestou que a falta do equipamento contribuiu para a morte de uma paciente. De acordo com o G1, à época, fotos publicadas por familiares do ex-prefeito em uma rede social mostraram o cilindro sendo utilizado para bombear chope. Pol vai responder pelos crimes de peculato, que é o desvio de patrimônio público para uso particular, e homicídio qualificado, por motivo fútil, e com dolo eventual, quando se assume o risco de produzir o resultado morte. Além do ex-prefeito, outras duas pessoas – que retiraram o cilindro da unidade de saúde e levaram o equipamento até a casa do então prefeito – também foram denunciadas pelos mesmos crimes. A denúncia foi recebida pela juíza substituta Mayra dos Santos Zavattaro, da 1ª Vara Criminal de Campo Mourão, também na região centro-oeste, em 24 de abril. A magistrada deu prazo de dez dias para que os réus apresentem resposta escrita à acusação.

02 Mai 2017 - 09:00h

Na última quinta-feira (27), na Central dos Conselhos, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Brumado (Comdib), sob a coordenação da então presidente, Maria Nicéia de Oliveira Almeida Silva - representante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sesoc), promoveu a eleição e posse do presidente e vice-presidente do órgão para atuação no biênio 2017/2019. Considerando a alternância, após breve reunião em separado, por aclamação, obteve-se o seguinte resultado: Presidente: Isaque Ribas Pires, representando a Associação das Pessoas com Deficiência do Município de Brumado e Região (APDEMB), e vice-presidente: Milena dos Santos Lima - representante da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). O presidente eleito, Isaque Ribas, agradeceu a confiança e pediu a colaboração de todos os membros no intuito de dar continuidade ao trabalho prestado pela gestão anterior, a fim de contribuir para a implementação das políticas públicas relacionadas à pessoa idosa do município. Concluindo a reunião, a ex-presidente fez a entrega dos certificados de participação da gestão 2015-2017.

02 Mai 2017 - 08:30h

É um procedimento não cirúrgico que visa modelar o nariz através da injeção de ácido hialurônico em locais específicos. O objetivo é melhorar a estética da pirâmide nasal e consequentemente trazer equilíbrio e harmonia pra toda a face. É indicado para pessoas que desejam realizar correções estéticas nasais como: levantar a ponta do nariz, camuflar depressões ou a curvatura convexa do dorso nasal. A Bioplastia Nasal é realizada em consultório, com bloqueio anestésico local e seus resultados costumam durar em média 09 a 18 meses. Tempo em que a substância é absorvida pelo próprio organismo. Para saber se seu caso permite realizar este procedimento, é necessário fazer uma avaliação. Permita-se sentir a diferença!

02 Mai 2017 - 08:00h

A Associação de Conselheiros Tutelares e Ex-conselheiros do Estado da Bahia (ACTEBA) e o Fórum Nacional de Conselhos Tutelares da Bahia promoveram nos dias 26 e 27 deste mês de abril o Seminário “Fortalecendo a articulação da Rede de Conselhos Tutelares para a articulação e o monitoramento do Sistema de Garantia de Direitos”, que foi retransmitido através de videoconferência para 31 cidades da Bahia, dentre as quais o município de Brumado. Com o objetivo de aprimorar os conhecimentos para melhor desenvolver ações em prol da infância e da adolescência no município, estiveram presentes no seminário os funcionários lotados no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Irmã Dulce, no Cras Esther Trindade Serra, no Cras Yolanda Pires, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Chico Xavier, no Serviço de Acolhimento em família Acolhedora (Serafa), na Casa do Bolsa Família, no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf),  no Conselho Tutelar de Brumado e no Conselho Tutelar de Tanhaçu, bem como convidados.

02 Mai 2017 - 07:30h

Na Clínica Luiza Feres você encontra o melhor tratamento para melasma. Magical Process é um tratamento seguro e eficaz que controla e melhora o quadro do melasma. O tratamento dura 30 dias e conta com nutracêuticos, quatro ciclos de atendimentos em cabine e linha Home Care. São cuidados de dentro pra fora, sem efeito rebote. Além do tratamento, a clínica oferece pacotes para redução de medidas, estrias, celulite, flacidez e emagrecimento. Agende agora mesmo a sua avaliação. A Clínica Luiza Feres fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 - (77) 99962-3010 - (77) 99997-3200. Luiza Soares Feres é especialista em Método 5S de Emagrecimento, Terapia Ortomolecular, Dermato Funcional, Peelings e Criolipólise.

02 Mai 2017 - 07:00h

A Secretaria Municipal de Agricultura alerta os agricultores que ainda não sacaram o benefício do Garantia Safra 2015-2016 que os mesmos têm somente até o dia 18 de maio de 2017 para realizar o saque. No total, 21 produtores rurais beneficiários do programa ainda não realizaram o saque do dinheiro, que está na conta desde dezembro do ano passado aguardando a retirada. Clique aqui e confira a relação dos agricultores que não sacaram o benefício. Vale salientar que, caso o dinheiro não seja sacado dentro do prazo, o beneficiário perderá o auxílio. O Garantia Safra foi criado em 2002 e está vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Esse benefício social garante ao agricultor familiar o recebimento de um auxílio pecuniário, por tempo determinado, caso perca sua safra em razão do fenômeno da estiagem ou do excesso de chuvas.

02 Mai 2017 - 00:00h

O vice-prefeito de Brumado, Édio Pereira da Silva (PCdoB), o Continha, garantiu durante entrevista ao site Brumado Notícias que as Unidades de Terapia Intensiva (UTI) adulto e neonatal, anexa ao Hospital Professor Magalhães Neto, serão inauguradas neste mês de maio. O vice-prefeito, que é comunista e contrário às reformas trabalhistas, previdenciárias e sindicais, propostas pelo governo Michel Temer (PMDB), acabou fazendo a afirmativa para provar que ele mantém afinidade de gestão com o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), que é radicalmente favorável aos projetos do governo federal. “Não tenho dúvida que faremos uma grande administração, inclusive, inaugurando a UTI neste mês, que é um compromisso que firmamos com a população”, afirmou o vice-prefeito brumadense.

01 Mai 2017 - 22:25h

Hermínio Neto da Silva Santos, 32 anos, moradora da comunidade de Cana Brava, em Jussiape, na Chapada Diamantina, percorreu 15 km em busca do prefeito Éder Jakes Souza Aguiar (PMDB), o Dr. Éder, nesta segunda-feira (1º). De acordo com a Polícia Militar, Santos tentou se encontrar com o gestor municipal armado com uma faca, sendo preso, em seguida, pela guarnição da 46ª CIPM que realizava ronda na Praça Rodrigo Alves Teixeira, no centro de Jussiape. Segundo apurou o site Brumado Notícias, o motivo da ameaça ao chefe poder executivo ainda é desconhecido. O homem estava visivelmente transtornado. Após ser detido ele foi conduzido para a casa de Saúde Ana Medrado Luz, onde passou por atendimento médico. 

01 Mai 2017 - 21:55h

O juiz Genivaldo Alves Guimarães, da 90ª Zona Eleitoral, multou o prefeito de Brumado Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), a senadora Lídice da Mata (PSB) e o deputado estadual Marcos Aguiar Viana (PSB), em R$ 25 mil cada, por propaganda eleitoral antecipada durante as eleições 2016. De acordo com a sentença publicada no Diário Oficial da Justiça Eleitoral, em 29 de junho de 2016, antes mesmo do período destinado à escolha de candidatos em convenções, o Promotor de Justiça Eleitoral, pessoalmente, tomou conhecimento da veiculação de propaganda intra partidária e eleitoral antecipadas por meio de carros de som que estavam circulando na cidade. À época o então pré-candidato a prefeito da capital minério realizou um evento público na cidade. “Pelo exposto, julgo procedente o pedido e condeno Eduardo Lima Vasconcelos, Marcos Aguiar Viana e Lídice da Mata e Souza. Considerando os meios utilizados para a propaganda, o grande número de eleitores influenciados, o fato de todos os condenados serem antigos políticos, familiarizados com as normas eleitorais e bem assessorados, e, ainda, as possibilidades financeiras dos representados - o primeiro Prefeito de Brumado, o segundo Deputado Estadual e a terceira Senadora, com fundamento no art. 1º, par. 4º, da Res. TSE nº 23.457/15, fixo o valor da multa em R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais), por cada condenado, pois valor inferior acabaria incentivando novas transgressões à legislação eleitoral, valendo lembrar que alguns candidatos não se importam com pagamento de multa, ainda que no patamar máximo, quando o proveito trazido pela propaganda antecipada é muito superior”, sentenciou o magistrado. Guimarães concedeu o prazo de dez dias para intimar os condenados e o recolhimento do valor da multa.

01 Mai 2017 - 14:39h

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 ou (77) 99951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.

01 Mai 2017 - 14:38h

Com a estiagem que dura desde setembro de 2015 no sul da Bahia, quatro indústrias de chocolate da região precisaram importar cacau da África neste ano. Desembarcaram no porto de Ilhéus, em 2017, 150 mil toneladas do fruto oriundas do país de Gana, no continente africano. Parte das sacas que chegam segue em caminhões para as fábricas e outra parte fica armazenada no porto. “Tivemos achatamento da produção, em torno de 50%, e a indústria precisou fazer a importação”, explica ao G1 o presidente do sindicato rural da região, Milton Andrade. Tanto as amêndoas que ficam estocadas no porto, quanto as que seguem para outros armazéns, são inspecionadas no terminal, onde são coletadas amostras para análises. “É feita inspeção, fiscalização e classificação vegetal. É aplicado inseticida para não haver praga de grãos armazenados e é um cacau de primeira qualidade”, garante o auditor fiscal Silvio Menezes. Um dos principais cuidados em relação à importação é impedir a entrada de pragas de outros países, como por exemplo, a monilíase, a striga e phytophthora. Segundo os produtores, a safra de maio e junho deste ano também está comprometida com a falta de chuva. Mcom a estiagem, a região sul da Bahia ainda é maior produtora de cacau no Brasil, com 60% da produção nacional. No ano passado, chegou a produzir 120 mil toneladas do produto.

01 Mai 2017 - 14:37h

O primeiro voo previsto para esta segunda-feira (1º), no aeroporto de Vitória da Conquista, região sudoeste da Bahia, que decolaria às 5h45, foi cancelado por conta do mau tempo. De acordo com o G1, o destino da aeronave seria o Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte (MG). Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura mínima nesta segunda-feira, em Vitória da Conquista, é 17ºC e a máxima pode chegar a 32ºC.

01 Mai 2017 - 14:36h

Um homem de 51 anos de idade morreu após o caminhão em que ele estava capotar e cair em uma ribanceira na BR-430, próximo ao município de Riacho de Santana, no sudoeste baiano. O acidente ocorreu por volta das por volta das 20h de sexta-feira (28). De acordo com informações da Polícia Militar, o condutor tentou desviar de uma carreta que vinha no mesmo sentido, perdeu o controle da direção, saiu da pista, capotou e caiu em uma ribanceira. O veículo transportava uma carga de oxigênio. Após capotar, a cabine onde as vítimas estavam ficou completamente destruída. O motorista do veículo teve ferimentos leves e foi encaminhado pelo Samu 192 para Hospital Municipal e Maternidade Amália Coutinho. De acordo com o Sudoeste Bahia, o passageiro identificado como Carlito de Oliveira Santos, chegou a ser socorrido mas não resistiu aos ferimentos e morreu no local. A perícia esteve no local e o laudo deve esclarecer o que houve.

01 Mai 2017 - 14:30h

Com 87 anos de idade, Valdira Gama, figura bastante conhecida na cidade de Brumado, faleceu nesta segunda-feira (1º), no Hospital Regional Professor Magalhães Neto. A idosa que morava na Travessa Recife, nas proximidades do Colégio Estadual de Brumado (CEB), estava internada há alguns dias na unidade de saúde. As causas da morte de Valdira sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Gama foi uma das primeiras costureiras do município; ela chegou a dar aula de costura para muitas mulheres na década de 1970, por isso sempre foi considerada uma figura folclórica do município.