Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "05/2017"

29 Mai 2017 - 18:00h

Durante reunião realizada na última sexta-feira (26), na 1ª Promotoria de Justiça de Livramento de Nossa Senhora, foi formalizado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), através do qual o prefeito José Ricardo Assunção Ribeiro (Rede), o Ricardinho, se comprometeu a exonerar, no prazo de cinco dias, 10 pessoas em virtude do grau de parentesco que ensejaria uma denúncia de nepotismo. Entre os servidores estão: a Primeira Dama Leila Ismara Lima Correia Ribeiro, que ocupa a Secretaria de Governo; o Secretário Municipal de Agricultura, Lafaiete Nunes Dourado, pai do vereador Uilton Nunes Dourado; o Diretor do Departamento de Tributos; o Chefe do Setor de Patrimônio e Vigilância; a Coordenadora de Programas Educacionais; a Coordenadora de Escolas do Campo; o Oficial de Gabinete; a Coordenadora de Unidade de Saúde da Família; Diretora e Vice-Diretora de Escola.

29 Mai 2017 - 17:30h

Donos de veículos com placas de final 5 podem quitar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com 5% de desconto, em cota única, até terça-feira (30). Para efetuar o pagamento, o contribuinte deve dirigir-se a uma agência ou caixa eletrônico do Banco do Brasil, do Bradesco ou do Bancoob, com o número do Renavam em mãos. De acordo com o G1, o pagamento é integrado: é necessário quitar ainda a taxa de licenciamento e eventuais multas relacionadas ao Renavan informado. De acordo com a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-BA), existe ainda a opção do pagamento do IPVA em três parcelas, com o vencimento da primeira também no dia 30 de maio. Caso o contribuinte prefira pagar em cota única sem desconto, a data limite é 31 de julho.

29 Mai 2017 - 17:00h

Na manhã desta segunda-feira (29), faleceu aos 67 anos, vítima de um infarto, o médico Áureo Mendes da Silva (67), ex-prefeito da cidade de Licínio de Almeida, no sudoeste baiano. Segundo familiares, o médico chegou a ser socorrido, mas já chegou no hospital sem vida. O corpo foi encaminhado para Guanambi, onde será embalsamado. Em seguida, retornará para Mortugaba, onde foi velado até às 16h. O sepultamento será em Licínio de Almeida, na manhã de terça-feira (30). Áureo Mendes foi prefeito entre os anos de 1997 e 2000. Amigos, ex-colegas de trabalho, eleitores e lideranças políticas da região usaram as redes sociais para expressar a tristeza pelo falecimento do médico.

29 Mai 2017 - 16:30h

Exames de mamografia serão realizados gratuitamente nas cidades de Jacaraci e Igaporã, no sudoeste da Bahia, além de Ponto Novo, no norte do estado. A ação que tem o objetivo de rastrear o câncer de mama, é voltada para mulheres com idades entre 50 e 69 anos. As interessadas devem levar documento de identidade, o Cartão do SUS e um comprovante de endereço. Os exames serão realizados diariamente até as 18h. A ação que faz parte do programa itinerante Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama, começa nesta segunda-feira (29) e segue até 3 e 6 junho. Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia na região de residência das pacientes.

29 Mai 2017 - 16:00h

Na madrugada desta segunda-feira (29), um policial militar sofreu um acidente na BA-142, entre os municípios de Ituaçu e Tanhaçu, no sudoeste baiano. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o PM Santana retornava para a sua residência em Tanhaçu após ter trabalhado na cavalgada de Ibicoara, onde é lotado. Faltando apenas 2 km para chegar na cidade, ele perdeu o controle da direção e o veículo capotou. O mesmo foi socorrido e encaminhado ao hospital de Tanhaçu. O policial teve uma costela fraturada e será transferido para Vitória da Conquista. 

29 Mai 2017 - 15:30h

Os casos de maus-tratos a animais têm se tornado cada vez mais comuns no país. São pessoas que os abandonam em suas casas e até mesmo nas ruas, além de todo tipo de violência praticada contra os animais. Para o deputado estadual Marcell Moraes (PV), conhecido pela luta a favor da causa animal, esses casos devem acabar. "No Brasil, maltratar animais de qualquer espécie é considerado crime ambiental, com pena, inclusive, de detenção. Mas, ainda assim, tem gente que insiste nesse tipo de violência contra animais indefesos. Pedimos sempre que, se o tutor não tiver mais condições de cuidar de um animal, por favor, o coloque para adoção. Prefiro acreditar que o número de pessoas que amam e cuidam dos animais seja maior do que aqueles que os maltratam", disse. Moraes é o autor de vários projetos em benefício dos animais, como o projeto nº 20.994/2015, apresentado na Assembleia Legislativa da Bahia, para a implantação de uma Delegacia de Proteção Animal na Bahia.  

29 Mai 2017 - 15:00h

Após quatro jogos, a equipe do Santos finalmente marcou seu primeiro gol atuando no Campeonato Brumadense de Futebol 2017. O gol de honra saiu na tarde do último domingo (28), no confronto com o Vila Presidente Vargas. Apesar de ter marcado na partida, o gol não foi suficiente para evitar a derrota por 5x1. O confronto marcou o início da quarta e penúltima rodada da competição e o Vila depende apenas de si para conseguir chegar ao quadrangular final. Com o resultado, o Santos, que mantém a pior campanha da atual edição do campeonato, não tem mais chances de passar para fase final. Na partida preliminar, juvenil sub-20, a derrota foi ainda maior, por 7x 1 para o Vila. Nos jogos do último sábado (27), o Califórnia ainda invicto bateu o Boleiros por 2x0 e assegurou matematicamente sua vaga ao quadrangular final do campeonato. Já no juvenil foi o Boleiros quem venceu pelo placar de 1x0.

29 Mai 2017 - 14:30h

A Polícia Civil informou nesta segunda-feira (29) que a adolescente de 16 anos confessou ter mandado matar o pai, Elpídio Quirino dos Santos Filho, de 41 anos, conhecido como DJ Quirino. Ela disse em depoimento que pediu para o namorado, de 15 anos, cometer o crime, porque era “agredida, oprimida e ameaçada”. Para que o menor organizasse o homicídio, a garota diz que roubou R$ 5 mil da vítima e deu a ele. Os dois adolescentes foram apreendidos no dia 16 de maio, em Caldas Novas. Eles estavam morando sozinhos em um apartamento. Eles estão em um centro de internação em Goiânia e confessaram o assassinato. O jovem Franklin Vieira, de 25 anos, também foi preso, suspeito de envolvimento no crime. Ele nega. De acordo com o G1, o DJ foi morto a tiros em novembro de 2016, quando chegava de carro na casa da mãe, na Vila Boa Sorte, em Goiânia. Na época, a Polícia Civil informou que ele estava acompanhado da filha, quando foram abordados por um criminoso. A vítima foi atingida por três tiros e morreu no local. A filha escapou ilesa. Segundo a polícia Franklin dirigiu o carro usado no assassinato. Com ele, estava o namorado da adolescente e outro menor, que ainda não foi apreendido. “O casal estava planejando o assassinato há algum tempo, mas adiantou o homicídio porque, naquele dia, a adolescente disse que levou um tapa no rosto do pai quando saia da escola”, disse o delegado Marco Aurélio Euzebio.

29 Mai 2017 - 14:00h

O vice-prefeito de Brumado, Édio da Silva Pereira (PcdoB), e os vereadores José da Silva Santos (PTC), Gláudson Dias (PDT), Luiz Carlos (PSD), Reinaldo Brito (PSB), Edilsa Maria Teixeira (PDT), Wanderley Amorim (PDT), Leonardo Vasconcelos (PDT) e José Carlos de Jonas (PT) apresentaram diversas demandas ao secretário de Agricultura da Bahia, o deputado licenciado Vitor Bonfim (PDT). Em reunião realizada no final de semana na capital do minério, os brumadenses buscaram novos investimentos junto ao Governo da Bahia. As principais reivindicações dizem respeito a melhorias na zona rural, bem como a liberação de recursos para obras na zona urbana. Durante o encontro, Vitor Bonfim se comprometeu em agendar diversas audiências junto às secretarias do Estado para agilizar a liberação das solicitações. Após a reunião, Bonfim visitou diversas comunidades da zona rural na companhia dos vereadores.

29 Mai 2017 - 13:30h

Está querendo comprar um carro? Então, passe agora mesmo na Taisan Auto e confira os modelos disponíveis na concessionária. No local, acabou de chegar um Gol City, 2015/2016. Esse e mais diversos outros modelos só na Taisan Auto, onde tem as melhores opções e as melhores condições de pagamento. A concessionária fica localizada na Avenida Centenário, 853, Novo Brumado. Ligue (77) 3441-5551.

29 Mai 2017 - 13:00h

Apesar da Secretaria de Serviços Públicos ter instalado um novo contêiner para coleta de lixos, alguns comerciantes da Praça Jairo Pontes, o Parques das Árvores, em Caetité, no sudoeste baiano, preferem jogar o lixo ao lado do equipamento. A prática é comum e demonstra uma total falta de educação e colaboração com a cidade. No local, são depositados caixas, cervejas, garrafas pet e plásticos que se espalham pela rua até a chegada do caminhão de coleta. De acordo com o Caetité Notícias, os comerciantes que estão depositando o lixo em local irregular ainda não foram identificados.

29 Mai 2017 - 12:30h

O alemão Sebastian Vettel, que havia largado na segunda posição, atrás do companheiro de equipe Kimi Raikkonen, se isolou ainda mais na liderança do mundial de pilotos da Fórmula 1 ao superar o finlandês e vencer o Grande Prêmio de Mônaco com direito a dobradinha da Ferrari neste domingo. Após fazer a pole position no sábado, Raikkonen liderou a corrida até entrar no pit stop e voltar na terceira posição. Vettel aproveitou a chance de assumir a ponta, ampliou a vantagem com bons tempos e, ao parar para colocar pneus supermacios, retornou à frente do finlandês, onde permaneceu até o fim. Atrás dos pilotos da escuderia italiana, completou o pódio o australiano Daniel Ricciardo, da Red Bull, que largou em quinto e se manteve entre os três primeiros durante a maior parte da prova em Monte Carlo. De acordo com a Veja, o brasileiro Felipe Massa, da Williams, terminou a sexta corrida da temporada na nona posição, após largar em 14º no grid. Com o resultado, o único representante do país na categoria também ocupa o nono lugar no campeonato, com 20 pontos conquistados.

29 Mai 2017 - 12:00h

Um menor de 17 anos é suspeito de furtar mais de R$ 40 mil do próprio pai em Paramirim, no sudoeste da Bahia. Segundo informações divulgadas pela polícia, o suspeito, juntamente com mais três amigos, foi detido chegando na cidade de Tanque Novo, na noite de sábado (27), horas após o roubo que aconteceu na residência do pai, identificado como Jonas Gomes Alcântara. Ainda segundo a polícia, após perceber que o dinheiro havia sumido, Jonas foi informado por vizinhos que o seu filho havia sido nas imediações da casa em um automóvel de cor verde. Diante da informação, ele acionou a polícia militar. Todos os envolvidos foram apreendidos e apresentados na Delegacia de Tanque Novo para o registro e apuração dos fatos.

29 Mai 2017 - 11:30h

O novo ministro da Justiça, Torquato Jardim,  questionou a abertura de inquérito contra o presidente Michel Temer. Em entrevista publicada nesta segunda-feira (29) no jornal O Estado de S. Paulo, Torquato levanta dúvidas sobre a legalidade da gravação feita pelo empresário Joesley Batista, dono da JBS, como prova para investigar o presidente. “Primeiro, precisa ficar esclarecido se o empresário, quando vai falar com o presidente, se ele já estava comprometido com delação ou não. Se ele foi por conta própria, essa gravação é clandestina e ilegal. Se ele já estava em processo de delação, surge um outro problema constitucional muito sério, já que uma ação controlada contra um presidente da República tem que ter a autorização prévia de um ministro do Supremo Tribunal Federal, e isso não houve, sabidamente não houve. Então, ela é nula também. E mais, há abuso de autoridade, há crime funcional de quem autorizou a gravação”, diz ele. Torquato estava à frente do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União – pasta agora comandada por Osmar Serraglio. Na entrevista, Torquato afirma acreditar que Temer conseguirá terminar seu mandato na Presidência. “Se o Congresso Nacional votar a reforma da Previdência, a reforma trabalhista, e outros projetos da pauta econômica o presidente terá mostrado que não perdeu a sua capacidade de governo parlamentarista, manteve a parceria com o Congresso, uma conhecida marca do seu governo”.

29 Mai 2017 - 11:00h

Mais uma queda de meteorito foi registrada na cidade de Palmas de Monte Alto, no sudoeste baiano. Segundo o ambientalista Reginaldo Azevedo, na última quinta-feira (25), por volta de 11h, um corpo celeste pesando cerca de 1 kg atingiu uma estrada de chão, próximo a um sítio na zona rural. O material foi recolhido e enviado para análise. Moradores disseram que ouviram um barulho semelhante a uma explosão no momento em que o meteorito atingiu o solo, nas proximidades de uma casa. De acordo com o radialista Vilson Nunes, do programa Giro de Notícias, esse é o segundo meteorito que cai na cidade. O primeiro, com cerca de 25 cm e pesando 10,5 kg, está exposto na Prefeitura Municipal. Na lista dos meteoritos brasileiros encontrados, o de Palmas de Monte Alto ocupa a posição de número 27.

29 Mai 2017 - 10:30h

Os municípios de Guanambi, Urandi, Palmas de Monte Alto, Rio do Antônio, Candiba, Jacaraci, Lagoa Real, Ibiassucê e o próprio município sede participaram de uma capacitação em Caetité, no sudoeste baiano. O objetivo do encontro foi aperfeiçoar o processo de entrevista e coleta de dados das famílias de baixa renda, assim como fortalecer a identificação de Grupos Populacionais Tradicionais e Específicos. O gestor do Programa em Caetité, Paulo César Moreira, destacou que com essa capacitação os municípios terão um melhor relacionamento com os governos estadual e federal. A capacitação possibilitou um maior conhecimento sobre o processo de entrevista com o beneficiário do Bolsa Família, o entendimento de que os grupos populacionais tem prioridade no cadastro e a troca de informações/experiência com outros gestores e técnicos presentes na capacitação.

29 Mai 2017 - 10:00h

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sesoc), por intermédio da equipe do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora (Serafa), promoveu um encontro sobre a Proteção Social de Alta Complexidade com foco nas ações desenvolvidas pelo serviço em Brumado. O objetivo do encontro é fortalecer a política de atendimento à criança e ao adolescente. Na oportunidade, o juiz Genivaldo Alves Guimarães ministrou uma palestra com o tema: “O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora e as Atribuições do Poder Judiciário”. O evento contou com a participação de diversos componentes da rede de atendimento. Na ocasião, foram sanadas as dúvidas sobre o referido serviço, o qual visa intermediar o acolhimento em família acolhedora da criança e/ou adolescente afastados do convívio familiar por medida de proteção.   A equipe do Serafa também é responsável por selecionar, capacitar, cadastrar e acompanhar as famílias acolhedoras, bem como realizar o acompanhamento da criança e/ou adolescente acolhidos e sua família de origem, desenvolvendo ações de fortalecimento de vínculos e outras necessárias a fim de viabilizar aos acolhidos a sua reintegração familiar. O serviço segue as diretrizes estabelecidas no Estatuto da Criança e do Adolescente, na lei municipal que versa sobre o Serafa e demais legislações pertinentes.

29 Mai 2017 - 09:30h

Após a luta da deputada estadual Ivana Bastos (PSD) e do prefeito de Riacho de Santana, Alan Vieira (PSD), a comarca do município permanecerá aberta. A conquista só foi possível também devido ao empenho do vice-prefeito, Daniel Castro, do presidente da Câmara, Edilson Pereira, e do vereador Itamar Fernandes. A negociação aconteceu na tarde de ontem (24), no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), com as juízas Rosana Chaves e Marielza Brandão e o juiz Paulo Alberto Chenaud. Para viabilizar a permanência do serviço, a prefeitura dará todo suporte necessário e fará a digitalização do acervo processual. Durante a reunião, o prefeito destacou também que a comarca atende o município de Matina. Para a parlamentar, o diálogo com o TJ foi uma oportunidade de mostrar a realidade do município e expor a importância da comarca para a população. Também estavam presentes o prefeito de Tanque Novo, Vanderlei Cardoso, e o de Igaporã, Suly Fagundes. Para estes municípios, a decisão do TJ de fechamento das comarcas ainda não foi definida. 

29 Mai 2017 - 09:00h

Na edição de sexta-feira (26) do Diário Oficial do Legislativo foi publicado o Pregão Presencial nº 029/2017, cujo objeto é a prestação de serviços de manutenção preventiva e corretiva dos computadores da Câmara Municipal de Brumado. O edital encontra-se disponível, em sua integralidade e sem custo na casa legislativa, situada na Praça Abias Azevedo, 145, Bairro Monsenhor Fagundes, de 8h às 14h. A reunião para abertura do envelope será realizada no dia 7 de junho, às 9h, no endereço acima especificado. 

29 Mai 2017 - 08:30h

A Clínica Luiza Feres oferece o que há de mais moderno em tratamento estético e emagrecimento, com o objetivo de atender às necessidades e particularidades em tudo o que se refere à beleza. A clínica trabalha com inovação e alta capacitação, sempre aliando conhecimento e tecnologia para obter os melhores resultados. As avaliações são gratuitas e os protocolos são individualizados, respeitando os objetivos de cada paciente. A Clínica Luiza Feres fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 - (77) 99962-3010 - (77) 99997-3200. Luiza Soares Feres é especialista em Método 5S de Emagrecimento, Terapia Ortomolecular, Dermato Funcional, Peelings e Criolipólise.