Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
05/2017
Comerciantes depositam lixo na rua ao lado de contêiner em Caetité Foto: Caetité Notícias

Apesar da Secretaria de Serviços Públicos ter instalado um novo contêiner para coleta de lixos, alguns comerciantes da Praça Jairo Pontes, o Parques das Árvores, em Caetité, no sudoeste baiano, preferem jogar o lixo ao lado do equipamento. A prática é comum e demonstra uma total falta de educação e colaboração com a cidade. No local, são depositados caixas, cervejas, garrafas pet e plásticos que se espalham pela rua até a chegada do caminhão de coleta. De acordo com o Caetité Notícias, os comerciantes que estão depositando o lixo em local irregular ainda não foram identificados.

Vettel supera Raikkonen e vence com dobradinha da Ferrari em Mônaco Foto: Mark Thompson/Getty Images

O alemão Sebastian Vettel, que havia largado na segunda posição, atrás do companheiro de equipe Kimi Raikkonen, se isolou ainda mais na liderança do mundial de pilotos da Fórmula 1 ao superar o finlandês e vencer o Grande Prêmio de Mônaco com direito a dobradinha da Ferrari neste domingo. Após fazer a pole position no sábado, Raikkonen liderou a corrida até entrar no pit stop e voltar na terceira posição. Vettel aproveitou a chance de assumir a ponta, ampliou a vantagem com bons tempos e, ao parar para colocar pneus supermacios, retornou à frente do finlandês, onde permaneceu até o fim. Atrás dos pilotos da escuderia italiana, completou o pódio o australiano Daniel Ricciardo, da Red Bull, que largou em quinto e se manteve entre os três primeiros durante a maior parte da prova em Monte Carlo. De acordo com a Veja, o brasileiro Felipe Massa, da Williams, terminou a sexta corrida da temporada na nona posição, após largar em 14º no grid. Com o resultado, o único representante do país na categoria também ocupa o nono lugar no campeonato, com 20 pontos conquistados.

Paramirim: Filho é suspeito de planejar furto de R$ 40 mil do próprio pai Foto: Reprodução

Um menor de 17 anos é suspeito de furtar mais de R$ 40 mil do próprio pai em Paramirim, no sudoeste da Bahia. Segundo informações divulgadas pela polícia, o suspeito, juntamente com mais três amigos, foi detido chegando na cidade de Tanque Novo, na noite de sábado (27), horas após o roubo que aconteceu na residência do pai, identificado como Jonas Gomes Alcântara. Ainda segundo a polícia, após perceber que o dinheiro havia sumido, Jonas foi informado por vizinhos que o seu filho havia sido nas imediações da casa em um automóvel de cor verde. Diante da informação, ele acionou a polícia militar. Todos os envolvidos foram apreendidos e apresentados na Delegacia de Tanque Novo para o registro e apuração dos fatos.

Novo ministro da Justiça questiona abertura de inquérito contra Michel Temer Foto: Beto Barata/PR

O novo ministro da Justiça, Torquato Jardim,  questionou a abertura de inquérito contra o presidente Michel Temer. Em entrevista publicada nesta segunda-feira (29) no jornal O Estado de S. Paulo, Torquato levanta dúvidas sobre a legalidade da gravação feita pelo empresário Joesley Batista, dono da JBS, como prova para investigar o presidente. “Primeiro, precisa ficar esclarecido se o empresário, quando vai falar com o presidente, se ele já estava comprometido com delação ou não. Se ele foi por conta própria, essa gravação é clandestina e ilegal. Se ele já estava em processo de delação, surge um outro problema constitucional muito sério, já que uma ação controlada contra um presidente da República tem que ter a autorização prévia de um ministro do Supremo Tribunal Federal, e isso não houve, sabidamente não houve. Então, ela é nula também. E mais, há abuso de autoridade, há crime funcional de quem autorizou a gravação”, diz ele. Torquato estava à frente do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União – pasta agora comandada por Osmar Serraglio. Na entrevista, Torquato afirma acreditar que Temer conseguirá terminar seu mandato na Presidência. “Se o Congresso Nacional votar a reforma da Previdência, a reforma trabalhista, e outros projetos da pauta econômica o presidente terá mostrado que não perdeu a sua capacidade de governo parlamentarista, manteve a parceria com o Congresso, uma conhecida marca do seu governo”.

Meteorito pesando cerca de 1 kg é encontrado na cidade de Palmas de Monte Alto Foto: Vilson Nunes

Mais uma queda de meteorito foi registrada na cidade de Palmas de Monte Alto, no sudoeste baiano. Segundo o ambientalista Reginaldo Azevedo, na última quinta-feira (25), por volta de 11h, um corpo celeste pesando cerca de 1 kg atingiu uma estrada de chão, próximo a um sítio na zona rural. O material foi recolhido e enviado para análise. Moradores disseram que ouviram um barulho semelhante a uma explosão no momento em que o meteorito atingiu o solo, nas proximidades de uma casa. De acordo com o radialista Vilson Nunes, do programa Giro de Notícias, esse é o segundo meteorito que cai na cidade. O primeiro, com cerca de 25 cm e pesando 10,5 kg, está exposto na Prefeitura Municipal. Na lista dos meteoritos brasileiros encontrados, o de Palmas de Monte Alto ocupa a posição de número 27.

Caetité sedia capacitação do Programa Bolsa Família Foto: Thayná Lima

Os municípios de Guanambi, Urandi, Palmas de Monte Alto, Rio do Antônio, Candiba, Jacaraci, Lagoa Real, Ibiassucê e o próprio município sede participaram de uma capacitação em Caetité, no sudoeste baiano. O objetivo do encontro foi aperfeiçoar o processo de entrevista e coleta de dados das famílias de baixa renda, assim como fortalecer a identificação de Grupos Populacionais Tradicionais e Específicos. O gestor do Programa em Caetité, Paulo César Moreira, destacou que com essa capacitação os municípios terão um melhor relacionamento com os governos estadual e federal. A capacitação possibilitou um maior conhecimento sobre o processo de entrevista com o beneficiário do Bolsa Família, o entendimento de que os grupos populacionais tem prioridade no cadastro e a troca de informações/experiência com outros gestores e técnicos presentes na capacitação.

Juiz de Brumado ministra palestra em encontro sobre Proteção Social de Alta Complexidade Foto: Divulgação/Sesoc

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sesoc), por intermédio da equipe do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora (Serafa), promoveu um encontro sobre a Proteção Social de Alta Complexidade com foco nas ações desenvolvidas pelo serviço em Brumado. O objetivo do encontro é fortalecer a política de atendimento à criança e ao adolescente. Na oportunidade, o juiz Genivaldo Alves Guimarães ministrou uma palestra com o tema: “O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora e as Atribuições do Poder Judiciário”. O evento contou com a participação de diversos componentes da rede de atendimento. Na ocasião, foram sanadas as dúvidas sobre o referido serviço, o qual visa intermediar o acolhimento em família acolhedora da criança e/ou adolescente afastados do convívio familiar por medida de proteção.   A equipe do Serafa também é responsável por selecionar, capacitar, cadastrar e acompanhar as famílias acolhedoras, bem como realizar o acompanhamento da criança e/ou adolescente acolhidos e sua família de origem, desenvolvendo ações de fortalecimento de vínculos e outras necessárias a fim de viabilizar aos acolhidos a sua reintegração familiar. O serviço segue as diretrizes estabelecidas no Estatuto da Criança e do Adolescente, na lei municipal que versa sobre o Serafa e demais legislações pertinentes.

Deputada Ivana Bastos viabiliza que a comarca de Riacho de Santana permaneça aberta Foto: Camila Queiroz

Após a luta da deputada estadual Ivana Bastos (PSD) e do prefeito de Riacho de Santana, Alan Vieira (PSD), a comarca do município permanecerá aberta. A conquista só foi possível também devido ao empenho do vice-prefeito, Daniel Castro, do presidente da Câmara, Edilson Pereira, e do vereador Itamar Fernandes. A negociação aconteceu na tarde de ontem (24), no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), com as juízas Rosana Chaves e Marielza Brandão e o juiz Paulo Alberto Chenaud. Para viabilizar a permanência do serviço, a prefeitura dará todo suporte necessário e fará a digitalização do acervo processual. Durante a reunião, o prefeito destacou também que a comarca atende o município de Matina. Para a parlamentar, o diálogo com o TJ foi uma oportunidade de mostrar a realidade do município e expor a importância da comarca para a população. Também estavam presentes o prefeito de Tanque Novo, Vanderlei Cardoso, e o de Igaporã, Suly Fagundes. Para estes municípios, a decisão do TJ de fechamento das comarcas ainda não foi definida. 

Câmara de Brumado abre licitação para contratar empresa de manutenção de computadores Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na edição de sexta-feira (26) do Diário Oficial do Legislativo foi publicado o Pregão Presencial nº 029/2017, cujo objeto é a prestação de serviços de manutenção preventiva e corretiva dos computadores da Câmara Municipal de Brumado. O edital encontra-se disponível, em sua integralidade e sem custo na casa legislativa, situada na Praça Abias Azevedo, 145, Bairro Monsenhor Fagundes, de 8h às 14h. A reunião para abertura do envelope será realizada no dia 7 de junho, às 9h, no endereço acima especificado. 

Clínica Luiza Feres trabalha com o que há de mais moderno em tratamento estético e emagrecimento

A Clínica Luiza Feres oferece o que há de mais moderno em tratamento estético e emagrecimento, com o objetivo de atender às necessidades e particularidades em tudo o que se refere à beleza. A clínica trabalha com inovação e alta capacitação, sempre aliando conhecimento e tecnologia para obter os melhores resultados. As avaliações são gratuitas e os protocolos são individualizados, respeitando os objetivos de cada paciente. A Clínica Luiza Feres fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 - (77) 99962-3010 - (77) 99997-3200. Luiza Soares Feres é especialista em Método 5S de Emagrecimento, Terapia Ortomolecular, Dermato Funcional, Peelings e Criolipólise.

Prédio da 20ª Coopin em Brumado ganha novo gerador de energia Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um dos grandes problemas enfrentados pela administração da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) no município de Brumado é a constante queda de energia no prédio, a qual afeta todo o sistema interligado do setor, atrasando as atividades dos servidores, delegados e investigadores. Não foram poucas as vezes que vítimas de assaltos ou agressões compareceram à delegacia para prestar queixa e não foram atendidas devido à falta de energia no órgão. Para solucionar o problema, a secretária estadual de segurança pública autorizou a troca do antigo gerador de energia que sustentava o complexo por um equipamento novo, com maior voltagem, para atender a carga no local. A unidade agrega ainda a delegacia, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) e o Instituto Médico Legal (IML). Com o novo gerador já instalado não foram registradas novas queda de energia no prédio.

Dirigente da LBF ganha ânimo com o brumadense de futebol após reunião com secretária de esportes Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O vice-presidente da Liga Brumadense de Futebol (LBF), Paulo Lobo, se reuniu esta semana com a secretária municipal de esportes, Acácia Gondim, e o diretor municipal de esportes, Jobson Cruz, a fim de debater o atual momento de dificuldades financeiras que atravessa o Campeonato Brumadense de Futebol. Lobo falou aos representantes da prefeitura sobre as dificuldades vivenciadas pela LBF e pelos clubes para promoverem a competição até então sem a colaboração do poder público. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o dirigente da LBF considerou que a audiência com a secretária foi proveitosa e animadora para o futuro do campeonato. Ele resumiu que a secretária mostrou-se sensível à situação, mas destacou que a administração vem passando por um período conturbado para captar recursos diante do cenário de polêmicas e indecisões da política nacional, que acaba afetando a destinação de recursos aos municípios. Mesmo com o cenário desfavorável, a secretária se comprometeu a buscar mecanismos como contrapartida da prefeitura para colaborar com a continuidade do campeonato. Dentre as ajudas espera-se ainda uma resposta da Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) quanto ao recurso prometido pelo vice-prefeito Édio Pereira, com apoio de emenda parlamentar.

Policiais civis recapturam fugitivo na zona rural de Brumado Foto: Divulgação/PC

O indivíduo Marcleber Amorim Silva, de 37 anos, foi preso por investigadores da Polícia Civil em uma casa abandonada próxima ao povoado de Salobro, zona rural de Brumado. Marcleber havia fugido da carceragem da Delegacia de Rio do Antônio. Ele é condenado por receptação e tem diversas passagens pela prática de furtos e roubos. Na casa do foragido, os policiais encontraram quatro espingardas. O indivíduo foi conduzido e apresentado na delegacia de Brumado, onde foi autuado em flagrante pela prática do crime de posse irregular de arma de fogo.

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 ou (77) 99951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.

Viatura capota e cinco policiais militares ficam feridos em Amélia Rodrigues Foto: Fábio Santos/Site Voz da Bahia

Cinco policiais militares ficaram feridos após uma viatura capotar em um trecho da BR-324, no município de Amélia Rodrigues, região metropolitana de Feira de Santana. O acidente ocorreu no final da tarde de sábado (27). Os policiais feridos trabalham na 20ª Companhia Independente da Polícia Militar de Santo Amaro. Em nota divulgada à imprensa neste domingo, a Polícia Militar informou que os fatores que motivaram o acidente serão apurados em um Inquérito Técnico instaurado pela corporação. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), chovia no momento do acidente e a pista estava molhada. Os feridos foram encaminhados ao Hospital Geral Cleriston Andrade, em Feira de Santana. De acordo com o G1, a PM informou que todos as vítimas do acidente estão bem. Conforme a corporação, quatro sofreram leves escoriações e foram liberados ainda na noite de sábado (27). Uma policial que teve uma lesão mais grave ficou sob observação e teve alta médica somente na manhã deste domingo.

Corpo é retirado de ferragens 12h após acidente com 4 carretas em Muquém do São Francisco Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Uma pessoa morreu e quatro ficaram feridas em um acidente envolvendo quatro carretas em um trecho da BR-242, próximo ao povoado de Javi, no município baiano de Muquém do São Francisco, no oeste da Bahia. O caso aconteceu num local conhecido como Serra da Piragiba, segundo informações divulgadas neste domingo (28) pelo Corpo de Bombeiros.O motorista de uma das carretas, que estava carregada com soja, perdeu o controle se chocou contra os demais veículos, no sábado (27). O condutor, que não teve identidade divulgada, ficou preso às ferragens e não resistiu aos ferimentos. Após 12h de ocorrência, já neste domingo, bombeiros militares do 17° Grupamento conseguiram retirar o corpo do motorista das ferragens. A carreta rompeu uma barra de proteção e tombou numa área de declive, o que, segundo o órgão, dificultou o resgate. De acordo com o G1, para evitar novos acidentes, os militares do corpo de bombeiros retiraram parte da soja que ficou na pista. Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) esteve no local e controlou o trânsito, que ficou interditado nos dois sentidos. Não há informações sobre o estado de saúde das demais vítimas e nem para onde foram socorridas. 

Roberto Carlos faz show emocionante na cidade de Vitória da Conquista Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A noite do último sábado (27) foi de fortes emoções para o fãs do cantor Roberto Carlos, na cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. Em um espetáculo de 1h40 minutos, o rei da música brasileira, cantou seus maiores sucessos em mega estrutura montada no Estádio Lomanto Júnior. Essa foi a segunda apresentação do músico na terceira maior cidade do estado. O site Brumado Notícias marcou presença no evento.

Roberto Carlos faz show emocionante na cidade de Vitória da Conquista Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Muito simpático e empolgado com o público presente, Roberto Carlos não escondia a sua emoção em voltar a cantar em Vitória da Conquista após mais de 40 anos. Muitos brumadenses marcaram presença no espetáculo. Nas redes sociais, o cantor publicou um vídeo do público cantando junto com ele. “Emoções em Vitória da Conquista”, disse na publicação. 

Conta de luz não terá taxa extra em junho Foto: Getty Images

As contas de luz de junho terão bandeira tarifária verde, o que significa que o consumidor não terá custo extra no boleto do mês. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o aumento das chuvas fez com que os níveis dos reservatórios das hidrelétricas fossem normalizados. A bandeira estava vermelha desde abril, o que representou um acréscimo de R$ 3 a mais para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. A Aneel havia previsto qu ea bandeira vermelha continuaria até novembro deste ano, quando finda o período seco no Brasil.

Homem se joga do 3º andar de fórum, após saber que seria preso em Itabuna Foto: Reprodução/TV Bahia

Um homem suspeito de agredir a mulher se jogou do terceiro andar do Fórum Rui Barbosa, na cidade de Itabuna, no sul da Bahia, durante uma audiência de instrução, após saber que ia ficar preso. O caso ocorreu na sexta-feira (26). De acordo com o G1, Mário Lima Vasquez, de 55 anos, ficou sabendo da prisão preventiva decretada durante a audiência e, depois, se jogou do prédio. A polícia informou que está apurando se ele teve um surto e tentou o suicídio ou se teria se jogado para fugir da prisão. Após a queda, o homem foi socorrido e encaminhado para o Hospital de Base de Itabuna com escoriações. Ele foi medicado na unidade de saúde e, depois, levado para o conjunto penal. A polícia não deu detalhes sobre a agressão que ele teria cometido contra a companheira. Também não informou quando o crime ocorreu e nem qual foi a motivação.

Senado prevê R$ 450 mil em UTI aérea a políticos Foto: Jonas Pereira/Agência Senado

O Senado vai abrir no próximo dia 1º de junho um pregão eletrônico para contratar, pelo período de um ano, uma empresa de serviços de UTI aérea. A empresa contratada deverá transportar, em casos de necessidade, senadores e seus dependentes, ex-senadores e até os cônjuges de ex-senadores. O serviço só será prestado dentro do território nacional. O valor global do edital é de R$ 450 mil, a serem pagos por quilômetro voado. O documento prevê que a empresa disponibilize dois aviões, um modelo Jato, ao custo de R$ 24 por quilômetro voado e outro Turbo Hélice, cujo quilômetro voado custará R$ 21. O edital prevê a contratação de 10 mil quilômetros de cada aeronave. Além disso, a empresa também deverá disponibilizar transporte terrestre, em ambulância de suporte avançado, no trajeto hospital de origem-aeroporto-hospital de destino. Segundo o edital, o contrato de um ano poderá ser prorrogado por até cinco anos, se houver interesse das partes.

Homem é preso após ser flagrado em vídeo agredido a mãe idosa no Maranhão Foto: Reprodução/Youtube

Um vídeo que circula pelas redes sociais mostra um homem agredindo a própria mãe, uma idosa de 84 anos, em São Luiz do Maranhão. Roberto Elisio Coutinho, que aparece nas imagens batendo na senhora, foi detido na manhã desta quinta-feira. Nas imagens, ele agride a idosa com tapas e com um objeto não identificado parecido com uma vareta. A delegada titular da Delegacia do Idoso do Maranhão, Igliana de Freitas, informou que o homem, que mora na Rua Santaninha, no Centro de São Luiz, estava se escondendo, após as imagens serem divulgadas na internet. Ela contou ainda que o vídeo foi gravado pela companheira do agressor.

Presidente do BNDES pede demissão Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Maria Silvia Bastos, pediu demissão nesta sexta-feira (26) ao presidente Michel Temer (PMDB). Ela formalizou o pedido em reunião no início da tarde com o presidente, no Palácio do Planalto. Interinamente, responderá pela presidência o diretor Ricardo Ramos. Ela afirmou que a demissão foi motivada por razões pessoais. Segundo informou a GloboNews, Maria Silvia sofria pressão de empresários pela liberação de créditos. Maria Silvia Bastos permaneceu no cargo por pouco mais de um ano. Ela foi anunciada para a presidência do banco pelo Palácio do Planalto em 16 de maio de 2016, na semana seguinte à posse de Temer como presidente em exercício.

PF apreende na casa de Aécio comprovante com inscrição 'cx 2' Foto: Divulgação/PSDB-MG

Documentos com a inscrição “cx 2” foram apreendidos pela Polícia Federal no apartamento do senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG). Conforme relatório dos investigadores enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), eles encontraram uma série de papéis e objetos “entre eles, “diversos documentos acondicionados em saco plástico transparente, dentre eles um papel azul com senhas, diversos comprovantes de depósitos e anotações manuscritas, dentre elas a inscrição ‘cx 2’”. A operação foi realizada no dia 18 de maio, no apartamento que o parlamentar possui na Avenida Vieira Souto, no Rio de Janeiro. De acordo com o jornal O Globo, foram apreendidos também um bloqueador de sinal telefônico, um telefone celular e um pen drive. No gabinete de Aécio no Senado, em Brasília, a polícia encontrou “uma pasta transparente contendo cópias da agenda de 2016 onde verifica-se agendamento com Joesley Batista”. Também foram retiradas do local “folhas impressas contendo planilhas com indicações para cargos federais, com remuneração e direcionamento em qual partido político pertence ou foi indicado”. 

Luto: Morre a enfermeira brumadense Keila Lima Foto: Reprodução/Facebook

A enfermeira brumadense Keila Franciole Lima, morreu na madrugada deste sábado (27) no Hospital Cristo Redentor, na cidade de Itapetinga, no sudoeste baiano. Segundo apurou o site Brumado Notícias, Keila passou por uma cirurgia para a retirada de um cisto no ovário na última terça-feira (23) no Hospital Magalhães Neto, em Brumado. Em seguida, ela recebeu alta. Já na quinta-feira (25), Lima retornou a unidade de saúde queixando de fortes dores abdominais e falta de ar. Após realizar uma série de exames foi constatado tromboembolia pulmonar (trombose). Na sexta (26), como não houve uma melhora em seu quadro clínico, a paciente foi transferida para a Unidade de Terapia Intensa (UTI) em Itapetinga.  Keila trabalhava na Prefeitura de Malhada de Pedras, mas já prestou relevantes serviços no Centro de Saúde de Brumado. Ela deixa marido e um filho.

Arquivo