Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
05/2017
Eleições 2018: Rui Costa confirma candidatura à reeleição ao governo baiano Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O governador Rui Costa (PT) descartou a possibilidade de sair candidato à Presidência da República em 2018, como havia sinalizado o Partido dos Trabalhadores na Bahia. Em entrevista coletiva nesta quarta-feira (24), o petista disse que quer “abraçar e apertar” os prefeitos e lideranças da Bahia, e ser candidato à reeleição. “Eu sou candidato, se Deus me permitir, à reeleição ao governo do estado da Bahia. Quem muito abraça, pouco aperta”, resumiu. Questionado sobre um nome capaz de unificar os interesses, o governador evitou especular quem seria a pessoa ideal. Entre esta semana e a próxima, os governadores do país deverão se reunir para discutir um posicionamento. Segundo Rui, nesse encontro deverão estar gestores estaduais de diferentes partidos e correntes políticas.

STF deve fazer rito com regras para eleição indireta Foto: José Cruz/Agência Brasil

Enquanto PSDB e DEM, dois dos principais partidos de sustentação da base do governo já discutem reservadamente nomes para disputar uma eventual eleição indireta caso o presidente Michel Temer (PMDB) perca o cargo, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) afirmam, em caráter restrito, que caberá à Corte fazer uma espécie de rito para definir quem poderia e quem não poderia disputar uma possível sucessão do peemedebista. O impasse ocorre porque as normas que definem as eleições indiretas no Brasil datam de abril de 1964 e não foram incluídas na Constituição de 1988. Uma lei deveria regulamentar as regras para as eleições indiretas, mas o Congresso nunca concluiu a análise deste tema. O STF só age quando provocado e, por isso, parlamentares já têm na manga recursos para questionar as regras das eleições indiretas. “Com a judicialização da controvérsia política, vamos ter de construir um itinerário, um rito como referência para definir as condições de elegibilidade nas eleições indiretas”, disse a Veja um ministro do STF. Segundo ele, o Supremo deve se manifestar, entre maio e junho, sobre temas como quem pode ser candidato, se precisa estar desincompatibilizado de cargos públicos, se tem de ser filiado a partido político e se o aspirante a presidente-tampão tem de ser, necessariamente, parlamentar.

Brumadense Norberto diz que está pronto para fazer a sua estreia com a camisa do América-MG Foto: Divulgação/América-MG

O técnico Enderson Moreira ganhou reforço importante para o jogo em Criciúma, nesta sexta-feira, no interior catarinense. Na terça-feira (23), o lateral Norberto foi oficialmente apresentado à imprensa e já está à disposição do treinador. O atleta foi apresentado pelo Superintendente Geral do América, Paulo Assis. Na entrevista coletiva, Norberto disse que está pronto para estreia. Ele elogiou a atuação do versátil Christian no jogo contra o Goiás e não se vê como única opção para a lateral direita. “Já tem duas semanas que cheguei e, enquanto aguardava a burocracia da documentação, estava treinando forte. Também já vinha treinando no Vitória (ex-clube) e estou me sentindo muito bem. O grupo tem outros jogadores que atuam na posição, como o Christian, que foi muito bem no jogo contra o Goiás”, disse.

Colunista cogita que ex-ministro Geddel Vieira Lima pode virar delator Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O colunista Fernando Rodrigues informou que, mesmo afastado por tráfico de influência, o ex-ministro da Secretaria de Governo Geddel Vieira Lima (PMDB) continua forte e está emplacando o primeiro nome na Secretaria de Patrimônio da União. De acordo com o Bahia Notícias, Rodrigues afirmou que se trata apenas uma cogitação, mas não seria surpresa uma eventual delação premiada para melhorar a sua situação. Caso aconteça, seria o primeiro ex-ministro na condição de delator.

Onze quilos de maconha são apreendidos com traficantes em Jequié Foto: Divulgação/PM

Policiais militares do 19º Batalhão apreenderam 11 quilos de maconha com dois homens na localidade de Curral do Vadim, na cidade de Jequié, no sudoeste baiano. A PM chegou até a dupla por meio de uma denúncia realizada através do aplicativo WhatsApp. Segundo a polícia, a dupla presa estaria movimentando o tráfico de drogas na região. A guarnição realizou buscas e localizou os traficantes com 11 quilos de maconha, 9 pedras de crack pesando 434 gramas, duas balanças e uma munição calibre 38. Os dois homens e todo material foram apresentados na 9ª Delegacia da cidade.

Justiça obriga homem a desmentir namoro pelo Facebook

Lázaro Nascentes Dias, de 26 anos, inventou para seus amigos, em maio do ano passado, que se envolveu com Izabela Stelzer, de 22, com quem ele disse que teve relações sexuais. O rapaz forjou uma conversa entre os dois por WhatsApp que foi compartilhada em grupos e acabou chegando ao namorado de Izabela. A jovem registrou uma queixa contra Lázaro e conseguiu na Justiça, na última segunda-feira (22), que ele se retratasse das alegações sobre ela nas redes sociais. Uma audiência de conciliação entre Izabela e Lázaro no 2° Juizado Especial Criminal de Vitória, no Espírito Santo, determinou que ele deve publicar um texto em seus perfis do Facebook e Instagram contando que mentiu sobre o caso para que a queixa de Izabela fosse arquivada. De acordo com o jornal Extra, no texto, publicado nesta terça-feira, Lázaro se retrata: “desculpas a todos os envolvidos que se sentiram ofendidos pelos transtornos criados pela mentira (...) principalmente a ela, que foi diretamente atingida em sua honra, bem como, sua família e seu namorado”. 

BA-148: Brumadense que sofreu grave acidente de moto morre em Vitória da Conquista Foto: Reprodução/Facebook

Faleceu o brumadense Leandro dos Ângelos Silva, de 31 anos, que sofreu um grave acidente na noite do último sábado (20), na BA-148, nas proximidades da Lagoa Funda. Apesar de ter sido transferido para Vitória da Conquista, ele acabou não resistindo e faleceu por volta de 21h desta terça-feira (23). A notícia trouxe comoção aos moradores da comunidade, já que Leandro era muito querido e sua família era muito conhecida no local. O velório está acontecendo na residência da sua mãe e o sepultamento será no final da tarde. 

Filhos de presa por roubar ovos de Páscoa crescem sem a mãe Foto: Jorge William/Agência O Globo

Desligados do convívio diário com a mãe, que está em prisão preventiva por furtar ovos de Páscoa e um quilo de frango, quatro crianças crescem separadas também de seus irmãos. Na segunda-feira, o jornal Extra mostrou que Maria (nome fictício) cumpre pena de três anos, dois meses e três dias na ala materna da Penitenciária Feminina de Pirajuí, em São Paulo. Detida quando já estava grávida, a mulher vive com o bebê de menos de um mês em uma cela superlotada. A Defensoria Pública de São Paulo acionou o Superior Tribunal de Justiça (STJ) para pedir a liberdade da mulher e propiciar às quatro crianças o convívio com a mãe e o afastamento do ambiente prisional. A defensora Maíra Coraci Diniz, que assina o pedido, ressalta que a mulher tem direito de esperar o fim da ação penal em prisão domiciliar, por ser responsável por três crianças menores de 12 anos. O mais velho dos filhos tem 13 anos. Os outros têm 10 anos, 3 anos e um mês de idade.

Brumado: Congresso de Taxistas acontece nesta quarta-feira (24) Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O 1º Congresso de Taxistas de Brumado será realizado nesta quarta-feira (24), no auditório da Prefeitura Municipal, com início às 18h para o credenciamento dos participantes. O evento é promovido pela Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), através das Coordenações de Educação, Controle Viário e Estatísticas. O congresso visa reunir os taxistas do município para uma capacitação, que contará com palestra sobre legislação, taxímetro, vistorias, plotagem, concessão pública e condutas obrigatórias, entre outros assuntos pertinentes. O Coordenador de Educação no Trânsito, Jansen Ricardo, espera que os taxistas do município compareçam ao congresso, que é uma oportunidade de discutir e encontrar soluções para as dificuldades vivenciadas diariamente na execução da atividade. Já o Superintendente Interino de Trânsito e Transportes, André Cardoso, quer ouvir da categoria quais são as suas principais reivindicações. Ao final do evento, será entregue um certificado de capacitação aos motoristas participantes.

Cavalo 'desmaia' por não suportar peso de carroça e dono é detido em Luís Eduardo Magalhães Foto: Reprodução/TV Oeste

Um homem foi detido e indiciado por maus-tratos a animais em Luís Eduardo Magalhães, na região oeste da Bahia, após um cavalo de propriedade dele desmaiar no meio de uma rua da cidade por não suportar puxar uma carga de madeira em uma carroça. O dono do animal foi levado à delegacia após uma foto que mostra o animal caído no chão viralizar na internet, segundo informou ao G1, a Polícia Civil do município. De acordo com o delegado Leonardo Mendes, que investiga o caso, a cena foi registrada no domingo (21), em uma rua do centro da cidade. O dono do animal foi preso na segunda-feira (22) e só liberado por volta das 14h desta terça da delegacia, após assinatura de um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). O TCO é um registro de um fato tipificado como infração de menor potencial ofensivo. Com isso, o homem responderá ao processo em liberdade. Segundo a polícia, ele ainda tem um outro cavalo que também utiliza para puxar a carroça com cargas na cidade. Segundo o delegado, o homem ganha dinheiro transportando cargas de madeira, ferro e outros materiais. Os dois animais e a carroça foram apreendidos. O homem, que é morador do bairro Florais Lêa, foi detido em uma residência na localidade conhecida como Santa Cruz.

Marcell Moraes apresenta projeto para criação de Farmácia Veterinária Popular na Bahia Foto: Rebeca Vieira

Na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o deputado estadual Marcell Moraes (PV) apresentou o projeto de lei nº 21.942/2017, que pede a criação da Farmácia Veterinária Popular no estado. Para o parlamentar, a implantação do serviço será de grande relevância para população, principalmente para os protetores, devido ao grande número de animais que ajudam. “A Farmácia Veterinária Popular será de extrema importância para todos. Acredito que facilitando a compra de remédios incentivará que mais pessoas possam ajudar os animais de rua, pois essa é uma das maiores dificuldades que os protetores enfrentam nessa jornada, que é oferecer um tratamento adequado aos animais debilitados que resgatam. Além disso, a maior parte da população baiana tem um animal de estimação e sofre muito com os preços abusivos dos medicamentos”, explicou Marcell.

Luís Barroso, ministro do STF, espera 'salto para um futuro melhor' Foto: Divulgação/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, avaliou que a crise política, agravada pelas novas revelações da Operação Lava Jato, deverá dar ao Brasil uma chance real de mudar as práticas políticas. “Provavelmente, nenhum país do mundo teve coragem de fazer uma revisão tão profunda e extensa das suas práticas políticas, com chance real de que isso dê certo e produza efetivamente a elevação do seu patamar ético”, disse Barroso. De acordo com o G1, para o ministro, o aspecto positivo da crise política agravada nos últimos dias é a possibilidade de um avanço institucional. “A sociedade brasileira precisa ver esse movimento como um salto de qualidade para um futuro melhor. É preciso ter paciência e determinação”, concluiu.

Municípios do sudoeste baiano são beneficiados com ampliação do fornecimento de energia Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Segundo a Coelba, já estão concluídas as obras das subestações de Paramirim, Rio do Antônio e Boa Vista do Tapera para aumentar a oferta de energia nas localidades e nos municípios vizinhos. Os investimentos em novos equipamentos e em tecnologia de automação, nas três subestações, vão beneficiar diretamente 14 municípios da região sudoeste. A nova subestação Boa Vista do Tapera, na cidade de Encruzilhada, triplicou a capacidade de atendimento e vai beneficiar cerca de seis mil clientes, incluindo moradores de Ribeirão do Largo. As subestações Rio do Antônio e Paramirim passam a operar com capacidade dobrada.  A ampliação de Rio do Antônio beneficia também aos municípios de Caculé, Guajaru, Ibiassucê, Jacaraci, Lagoa Real e Malhada de Pedras, com 28.500 clientes atendidos. Paramirim recebeu o maior investimento: foram R$ 4,4 milhões para beneficiar mais de 30 mil ligações rurais e urbanas, abrangendo os municípios de Botuporã, Érico Cardoso, Rio do Pires e Tanque Novo.  As novas estruturas ainda vão proporcionar maior flexibilidade ao sistema e melhoria na qualidade do fornecimento de energia. Os consumidores dos municípios beneficiados também serão favorecidos com a redução do tempo de restabelecimento de energia nos casos de defeitos na rede elétrica.

Reforma trabalhista avança após briga em comissão do Senado Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, Tasso Jereissati (PSDB-CE), anunciou na terça-feira (23) ter considerado lido o parecer de Ricardo Ferraço (PSDB-ES) sobre a reforma trabalhista. No relatório, o tucano sugere a aprovação do projeto. A decisão de Jereissati foi tomada mesmo sem a efetiva leitura do texto. De acordo com o G1, após Ferraço apresentar o parecer, houve bate-boca entre parlamentares da base aliada do governo e da oposição. A confusão fez com que a sessão fosse suspensa por cerca de uma hora. Com a decisão do presidente da Comissão de Assuntos Econômicos, o relatório de Ricardo Ferraço poderá ser votado na próxima na terça (30). Antes de ir ao plenário do Senado, contudo, a proposta ainda terá de ser analisada pelas comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e de Assuntos Sociais (CAS) do Senado.

Jovem é capturado por vítima ao tentar roubar moto em Livramento de Nossa Senhora Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Durante uma tentativa de roubo de moto registrada na terça-feira (23), em Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano, o indivíduo Pedro William dos Santos foi capturado por populares e preso pela Polícia Militar. O crime ocorreu no centro da cidade. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, a vítima teria reagido ao assalto e entrado em luta corporal com o indivíduo, sendo auxiliado por populares que passavam pelo local. A PM encaminhou o suspeito para a delegacia e o mesmo encontra-se à disposição da justiça. O jovem já teria passagem pela polícia.

Aécio Neves diz ser 'vítima de armação' e que não 'fez dinheiro' com política Foto: Reprodução/Facebook

O senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG) divulgou um vídeo, por meio da assessoria de imprensa, no qual diz que é “vítima de uma armação” e que não ganhou dinheiro com a carreira política. Esta foi a primeira declaração de Aécio após a divulgação da delação premiada de executivos do Grupo JBS.  “Essa armação me tornou, hoje, alvo de acusações e de suspeitas e levou a medidas injustificáveis, como a prisão de meus familiares, que não cometeram nenhum ato ilícito”, afirmou. No vídeo, Aécio justifica parte da delação. “Há cerca de dois meses, eu pedi à minha irmã, Andrea, que procurasse o senhor Joesley e oferecesse a ele a compra de um apartamento onde minha mãe vive há mais de 30 anos, herança de seu ex-marido e que havia sido colocado à venda. Com parte desses recursos eu poderia pagar a minha defesa em inquéritos que, tenho certeza, serão arquivados. E fiz isso porque não tinha dinheiro. Não fiz dinheiro na vida pública”, disse. O tucano também afirmou no vídeo que cometeu três erros. Um deles, segundo Aécio, foi permitir que sua irmã se encontrasse com um “cidadão cujo caráter, agora, todo o Brasil conhece”. Outro erro foi ter dito palavrões em conversas particulares gravadas pelo delator, e o terceiro erro foi ter se deixado “enganar numa trama montada por um criminoso”.

Homem é encontrado morto em quintal de residência no município de Rio de Contas Foto: Reprodução/Facebook

Um homem identificado como Mateus Araújo foi encontrado morto no quintal de sua residência, localizada no Bairro Olaria, em Rio de Contas, na Chapada Diamantina. Segundo apurou o site Brumado Notícias, populares suspeitam que o mesmo tenha se enforcado. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionada e realizou os procedimentos de praxe no local e a Polícia Militar registrou a ocorrência. Logo após o levantamento cadavérico, o corpo foi removido e encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado para ser necropsiado.

Deputada Ivana Bastos apresenta projeto que proíbe a retenção de veículo por dívida do IPVA Foto: Camila Queiroz

Um projeto de lei que proíbe o recolhimento, retenção ou apreensão de veículo pela identificação de dívida do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) foi apresentado pela deputada estadual Ivana Bastos (PSD) na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). “O não pagamento do imposto, até as datas limites fixadas, sujeita o infrator exclusivamente às penalidades estabelecidas em lei, como multas, atualização monetária e acréscimos moratórios, bem como a lavratura do competente auto de infração, por servidor do Estado com Poder de Polícia, a ser realizada no local onde se verificou o débito”, afirmou a parlamentar. No texto, Bastos destacou ainda que o projeto é uma medida de combate a uma ilegalidade. “A situação descrita no corpo do projeto e que ora buscamos normatizar seria o que se configura como conduta arbitrária e ilegal, por meio da apreensão de veículos com o intuito coercitivo de cobrança do tributo. Se utilizarmos da comparação, seria a mesma situação se o Estado expulsasse os proprietários de uma residência por atraso no IPTU, ou ainda, de forma ainda mais esdrúxula, seria como o recolhimento do veículo pelo não pagamento de multa, que também é um tributo”, justificou a deputada. 

Adolescente leva 40 facadas de ex-companheiro e está em estado grave em Guanambi Foto: Reprodução/Farol da Cidade

Uma adolescente de 16 anos levou 40 facadas do ex-companheiro. O crime aconteceu na cidade de Guanambi, no sudoeste baiano. Letícia Ferreira da Costa Silva saiu de sua residência no Bairro Monte Azul para ir ao salão de beleza quando foi surpreendida por Leanderson Rodrigues Carvalho. De acordo com o Farol da Cidade, a vítima foi socorrida pelo Samu 192 com múltiplas lesões e encaminhada até a emergência do Hospital Regional de Guanambi. Ela permanece internada na unidade em estado grave. O suspeito está foragido. Leanderson já foi preso por violência domiciliar. 

Caetité realiza primeira reunião com os grupos de montaria para o 2 de Julho Foto: Thayná Lima

A festa do 2 de Julho é uma das mais tradicionais de Caetité e, todos os anos, uma das importantes etapas da preparação para o evento é a discussão de vários tópicos com os representantes do grupos de montaria que abrilhantam os festejos cívicos. No último dia 18, no auditório municipal, os representantes dos grupos se reuniram com a Secretária de Educação, Iamara Junqueira, e com representantes da Secretaria de Cultura, tendo por pauta a organização dos grupos nos desfiles, o campeonato de equinos e os ensaios. Além dos grupos de montaria, o representante da Adab, Roberto Leônidas, esteve no encontro para realçar a participação do governo estadual no que diz respeito à saúde dos animais. A programação ficou assim definida: no dia 4 de junho, primeiro ensaio, sob a responsabilidade do grupo América, auxiliado pelo Valeu Boi; no dia 11 de junho, grupo Bruto será o responsável, secundado pelo Cavalo de Fogo; no dia 18, o ensaio ficará ao cargo da Prefeitura Municipal, ocasião em que ocorrerá o Levante do Mastro; dia 25 de junho, último ensaio, será do grupo Rancho de Palha a direção, auxiliado pelo grupo da Palmeira. A temática paralela da data comemorativa da Independência da Bahia foi definida como sendo “Respeito à liberdade, apreço à tolerância”.  

Brumado: Videoconferência debate arbitramento de fiança com delegados e escrivães da polícia civil Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Delegados e escrivães lotados na 20ª Coordenadoria de Policia do Interior (Coorpin) estiveram reunidos na tarde desta terça-feira (23), em uma sala de videoconferências do CEEP, em Brumado, onde foi debatido o tema “Arbitramento de Fiança”. O evento foi promovido para todas as coordenadorias regionais e os participantes puderam conferir a atualização dos procedimentos a serem adotados de acordo com as especificações da corporação.   

Novo ato contra o presidente Michel Temer será realizado hoje (24) em Brumado

Com as denúncias de corrupção contra o presidente Michel Temer (PMDB), um grande movimento toma conta do país pedindo eleições diretas para presidente, seja através da cassação da chapa Dilma/Temer que está sub judice no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), seja por um Projeto de Emenda Constitucional (PEC) também aguardando julgamento no Congresso. Em Brumado o ato “Temer Jamais! Diretas Já!” está marcado para às 17h30, nesta quarta-feira (24), em Frente à Igreja Matriz e é um movimento sem vínculos partidários, organizado pela Frente Sindical, Movimento Renovação, Levante Popular da Juventude e Modera. “Neste momento é necessário unirmos todos por um objetivo comum e moral que é a retirada de um corrupto da cadeira de presidente e o retorno da democracia que sem o povo não existe: eleições diretas já para a escolha de um presidente legítimo”, disse um dos organizadores. Há um movimento interno para que Temer renuncie e se faça uma eleição indireta, o presidente sendo eleito pelos próprios políticos do Congresso que também não possuem moral em sua maioria, pois são investigados ou estão em listas como financiados por atos de corrupção. “A saída que poderá tirar o Brasil deste impasse é pela via democrática, através do voto popular”, afirmou o organizador do ato. 

Brumado: Comandante geral da policia militar visita instalações da 34ª CIPM Foto: Reprodução/Facebook

A caminho da cidade de Caetité, onde palestrou para oficiais e soldados da 94ª CIPM em atendimento ao projeto “O comandante vai até você", o Coronel Anselmo Brandão, comandante geral da Policia Militar da Bahia, fez uma rápida escala no município de Brumado. Na cidade, ele visitou o quartel da 34ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), sendo recepcionado pelo Major Jocevã Oliveira, demais oficiais e soldados da companhia brumadense. O coronel publicou as fotos do encontro em sua página pessoal no Facebook. Nas imagens, ele aparece cumprimentando parte da tropa, supervisionando as instalações e conversando com o comandante local. Ainda não se sabe o teor do encontro entre os comandantes, mas a expectativa é de que com a visita do comando geral alguns anseios da companhia possam ser atendidos para a melhoria da prestação dos serviços em prol da segurança pública da microrregião de Brumado, que responde por mais 11 municípios.  

Motorista do transporte escolar morre após colisão entre van e retroescavadeira em Brumado Foto: WhatsApp/Brumado Notícias

Um motorista do transporte escolar acabou falecendo na noite desta terça-feira (23) após colidir a van em que dirigia com uma retroescavadeira, na comunidade de Morrinhos, nas proximidades do Distrito de Cristalândia, em Brumado. Segundo apurou o site Brumado Notícias, o motorista identificado como Zacarias, estava sozinho na van. A pouca luminosidade no local pode ter influenciado para ocasionar a colisão. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), chegou a ser acionado, mas devido a gravidade a vítima morreu no local. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) está realizando a perícia. O corpo de Zacarias foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado para ser necropsiado.

Arquivo