Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "05/2019"

31 Mai 2019 - 19:05h

O jovem Valdesio Ataíde Gomes Filho, 27 anos, mais conhecido como Zinho, faleceu na noite desta sexta-feira (31), na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o engenheiro mecânico deu entrada na unidade de saúde na última terça-feira (28), com suspeita de um câncer de pulmão. Muito conhecido na cidade, Zinho deixa muita saudade para familiares e amigos.

31 Mai 2019 - 14:30h

Na quinta-feira (30), uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto), realizando rondas de rotina pela Rua Princesa Leopoldina, conhecida como rua das pedrinhas, avistou vários indivíduos em local já conhecido pela prática de tráfico de entorpecentes. Com a aproximação da patrulha, eles fugiram pulando muros das casas vizinhas, deixando para trás farto material comumente usado para embalagem de entorpecentes, além de dez porções de erva semelhante à maconha. O material foi apreendido e encaminhado para a delegacia de polícia.

31 Mai 2019 - 14:00h

Na noite de quinta-feira (30), a guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional foi acionada através do Centro Integrado de Comunicações (Cicom) para averiguar uma ocorrência de ameaças em um bar localizado na Rua Marcionílio José de Souza, no Bairro Baraúnas, em Brumado, onde um homem estaria armado. No local, a guarnição encontrou um indivíduo com duas armas brancas, uma faca tipo peixeira e um espeto de assar carne. Ele se apresentava bastante agressivo e proferiu ameaças contra o proprietário do estabelecimento e clientes. O indivíduo foi levado à delegacia para adoção das medidas legais.

31 Mai 2019 - 13:05h

Durante protesto em defesa da educação realizado na cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado, alunos e professores fizeram fortes críticas ao prefeito Jairo Magalhães (PSB). Professores da rede municipal criticaram a situação de abandono das escolas, a falta de uma biblioteca digna, e por estarem há dois anos sem, ao menos, a reposição salarial da inflação e o reajuste do Piso Nacional do Magistério. Na oportunidade, os manifestantes ainda falaram sobre as denúncias da educação feitas pelo Ministério Público Federal (MPF). Na manifestação, estudantes e professores chegaram a chamar o prefeito Jairo Magalhães de Bolsonaro de Guanambi devido às inúmeras denúncias de corrupção e o descaso com a educação.

31 Mai 2019 - 13:00h

Nesta sexta-feira (31), acontece na Sala do Empreendedor em Brumado, até às 18h, um mutirão. A sala fica localizada na Rua Dr. Mário Meira, 75, ao lado da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT). Segundo o agente de desenvolvimento Jansen Ricardo, será o último dia para o microempreendedor individual fazer a declaração obrigatória do mês de maio. "É importante que o microempreendedor aproveite essa oportunidade, caso contrário serão penalizados com vários impedimentos. O processo é muito rápido", declarou.

31 Mai 2019 - 12:00h

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Major Mário Cabral, falou sobre o aumento considerável de produtividade na entidade, nos cem primeiros dias deste ano. Os números se devem, segundo ele, as diversas ações desenvolvidas pela polícia na cidade e na região. Entre estas ações, o Major citou a implementação das rondas nos bairros, centrais e periféricos, com a realização de abordagens constantes. O comandante também citou o aumento do número de apreensão de armas e drogas e conduções à delegacia, bem como a redução significativa do número de furtos, roubo de celulares e arrombamentos. “Isso se deve ao trabalho desempenhado pelos policiais da unidade. Eles abraçaram o serviço de forma que temos resultados satisfatórios em nossa unidade”, ressaltou, elogiando o empenho dos soldados. No seu comando, Major Cabral afirmou que a meta é de que os bairros periféricos sejam uma extensão do centro da cidade, ou seja, proporcionem a mesma sensação de tranquilidade aos moradores. O acréscimo de policiais na unidade também colaborou para o incremento das ações da PM e, consequentemente, para o aumento da produtividade e paz social na região, conforme frisou o comandante.

31 Mai 2019 - 11:30h

O homem que foi condenado por júri popular, em 23 de maio, a 7 anos de prisão em regime semiaberto por matar o bailarino Augusto José da Purificação Conceição, conhecido como Augusto Omolú, já havia morrido um ano antes da realização do julgamento. A informação foi divulgada ao G1 pela Defensoria Pública da Bahia (DPE), que defendia o réu, e pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), que só ficaram sabendo do óbito depois de proferida a sentença dele. O júri popular de Cleverson Santos Teixeira, que confessou ter matado Augusto Omolú, foi realizado em Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador. O réu morreu no dia 16 de abril de 2018, no Hospital Prado Valadares, em Jequié, no sudoeste baiano, após ter sido agredido com arma branca. Consta na certidão de óbito que a causa da morte foi a “instabilidade hemodinâmica secundaria, abdome agudo hemorrágico e inflamatório, instrumento perfuro contundentes”. Não há informações sobre quem cometeu o crime e nem a motivação. A Defensoria Pública disse que não tem acesso ao sistema no qual consta o óbito do réu e que, por conta disso, não ficou sabendo da morte dele. Afirma que, antes do julgamento, tentou entrar em contato com Cleverson e com a família dele. No entanto, ninguém compareceu à Defensoria.

31 Mai 2019 - 11:00h

Estão em andamento nesta semana, no Campus XX da Uneb, em Brumado, diversas palestras preparatórias para o início do pré-vestibular da Universidade Para Todos (UPT). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a analista e gestora do polo, Patrícia Adriana, explicou que o cursinho visa oferecer aos discentes egressos ou que estejam cursando o último ano do ensino médio, exclusivamente em escolas públicas, maior igualdade para alcançar o ensino superior. No cursinho, segundo informou, são oferecidas várias disciplinas preparatórias para o vestibular e para o Enem. As aulas regulares acontecem de segunda a sexta-feira e, eventualmente, aos sábados, durante julho a dezembro deste ano. Para o polo de Brumado, a gestora disse que são 100 vaga (2 turmas com 50 alunos), além de três extensões que o município gerencia em Livramento de Nossa Senhora (50 alunos), Caculé (50 alunos) e Dom Basílio (50 alunos). “É uma oportunidade para os alunos das escolas públicas se prepararem em igualdade de condições com os alunos da rede particular. Temos excelentes professores”, frisou. A partir do dia 3 de julho, as aulas terão início efetivamente.

31 Mai 2019 - 10:30h

A família da estudante que foi abusada na UTI de um hospital ficou chocada ao saber, durante o velório dela, do crime. A delegada Paula Meotti foi quem comunicou os pais, pois foi preciso retirar o corpo da cerimônia para fazer novos exames. Um técnico em enfermagem foi preso suspeito do estupro. “Ficamos sabendo da morte dela só quando ela estava sendo velada e foi necessário fazer um novo laudo. Os pais não desconfiavam do abuso, eu que tive que conter para eles, que ficaram muito abalados”, disse a delegada ao G1. O abuso aconteceu na madrugada do dia 17 de maio, horas depois de ela ser internada devido a crises convulsivas. No mesmo dia, a estudante denunciou o caso para uma enfermeira e o homem foi afastado do cargo. Porém, devido ao agravamento do estado de saúde, ela morreu no dia 26. “A gente não tinha contado para os pais ainda porque imaginávamos que ela pudesse se recuperar e que pudéssemos ouvi-la depois. E os pais não tinham muito a contribuir com as investigações, por isso não tinham sido comunicados ainda”, explicou. A polícia acredita que o abuso não tenha relação direta com a morte da jovem, que foi internada devido a uma crise convulsiva. “Mas não sabemos até que ponto, esse abalo emocional pode ter influenciado ou piorado o estado de saúde dela”, completou a delegada.

31 Mai 2019 - 10:00h

A exemplo do que já acontece em Vitória da Conquista, o Conselho Municipal de Segurança de Brumado (Conseg) poderá arrecadar fundos para auxiliar na questão da segurança pública. A informação foi confirmada ao site Achei Sudoeste pelo juiz da Vara Crime da Comarca de Brumado, Genivaldo Alves Guimarães. Segundo o magistrado, os recursos obtidos pela justiça por meio de processos judiciais e outras custas seriam repassados ao Conseg para que o órgão possa cumprir a sua função. “Uma das metas é direcionar valores obtidos por meio de suspeição condicional do processo, transação penal, alienação de bens, leilão ao conselho de segurança para que ele possa, em sendo o caso, adquirir o que for útil à sociedade”, destacou. O juiz afirmou que um planejamento já está sendo feito para o direcionamento dessa verba. Além disso, conforme frisou, a própria comunidade e empresários podem contribuir com as ações do Conseg através de doações voluntárias.

31 Mai 2019 - 09:30h

Mais uma vez a Clínica Mais Vida, sempre com o objetivo primordial de ofertar o melhor e mais especializado serviço na área médica, amplia seu quadro de especialistas com a recente parceria firmada com o otorrinolaringologista Anderson Abreu. A otorrinolaringologia cuida de algumas das funções e sentidos do corpo humano mais importantes para uma vida saudável: o olfato, a fala, a respiração, a audição e o equilíbrio. Anderson Abreu destaca que na atualidade as doenças relacionadas a estas áreas tem crescido muito em razão do envelhecimento das pessoas, da poluição sonora e estilo de vida. Dando ênfase ao uso de fones de ouvido em volumes excessivos. Anderson atuará na área de: tratamento clínico e cirúrgico de doenças do ouvido, nariz e garganta; tratamento de tonturas; tratamentos de ronco e apnéia; surdez e zumbido; distúrbios da voz; videolaringoscopia; nasofibroscopia; videonasofaringolaringoscopia. “A parceria com a Clínica Mais Vida possibilitará aos moradores de Brumado e região a possibilidade de buscarem uma avaliação precoce de qualquer sintoma relacionado a estas áreas que são essenciais para a manutenção da saúde”, frisa o especialista. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868.

31 Mai 2019 - 09:00h

Após denúncia de possível violência doméstica, feita pelo delegado plantonista, o Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) realizou busca pelo autor na Rua E, no Bairro Irmã Dulce, em Brumado, onde o mesmo foi detido e conduzido. A vítima, companheira do indivíduo, informou que foi agredida com golpes de capacete e vários socos. O indivíduo, que já tem passagem pela polícia, foi encaminhado para a Delegacia Territorial para que as medidas cabíveis sejam adotadas.

31 Mai 2019 - 08:30h

Um ônibus do transporte escolar de Ilhéus, no sul da Bahia, pegou fogo na madrugada desta quinta-feira (30), no distrito de Banco Central. As chamas foram altas e acabaram atingindo a rede elétrica do local. Ninguém ficou ferido. Ainda não há informações do que pode ter causado o incêndio. Uma perícia será feita para descobrir o que provocou o incêndio. De acordo com o G1, a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros foram acionados e estiveram no local. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação de Ilhéus, a empresa de ônibus que atende ao município fará a substituição do veículo. A secretaria disse ainda que, como existem dois ônibus que fazem o transporte, nenhum aluno ficará prejudicado.

31 Mai 2019 - 08:00h

Uma equipe da Polícia Civil da Delegacia de Paramirim, a 129 km de Brumado, prendeu no Bairro Mãe Isabel o indivíduo Pedro Paulo Xavier dos Santos, de 32 anos, em cumprimento a mandado de prisão preventiva. Em março deste ano, ele tentou matar a companheira com múltiplos golpes de faca, resultando em várias lesões por todo o corpo da vítima. As agressões só cessaram com a chegada da mãe da vítima e de outras pessoas que conseguiram tomar-lhe a faca. Pedro, porém, conseguiu fugir, sendo agora capturado. O acusado permanecerá custodiado na carceragem até ulterior deliberação.

31 Mai 2019 - 07:30h

A Prefeitura Municipal de Brumado divulgou a programação dos festejos em comemoração ao aniversário de 142 anos de emancipação política e administrativa da cidade. Serão 3 dias de festa. No dia 8 de junho, a comemoração terá início com shows de Ronni Barbosa, Fann Estourado e Serginho Cardoso. No dia 09, a festa fica por conta de Robertinha, Sérgio e Rodrigo e Chris Pimenta. Já no dia 10, as atrações são Magnatas, Thales Aires e Lauana Prado. Toda comunidade está convidada a participar da festa e prestigiar a grade de programação montada.

31 Mai 2019 - 07:00h

O Primeiro Encontro Conseg Comunidade será realizado neste final de semana, em Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente do Conselho Municipal de Segurança (Conseg), Glauber Bacelar, disse que, durante a reunião mensal do órgão, que ocorreu na noite da última quarta-feira (28), na sede do Rotary Club, toda a programação do evento foi definida. Segundo Bacelar, as expectativas são altas para o encontro, tendo em vista a resposta positiva da comunidade nas visitas promovidas pelo conselho ao longo do ano. “Estamos confiantes. Acredito que na sexta-feira a casa estará cheia porque a comunidade tem essa vontade de se pronunciar, informar e capacitar, além de entender melhor sobre segurança pública, que é o que vamos propor”, destacou. O seminário terá solenidade de abertura nesta sexta-feira (31), a partir de 18h, no auditório da prefeitura e, no sábado (1º), os ciclos de debates acontecem nas dependências do Ifba. Na oportunidade, representantes dos órgãos de segurança do município falarão sobre o seu papel e o papel da comunidade nesse sentido. Com base nas informações colhidas no evento, o presidente do Conseg informou que o conselho irá produzir um plano de trabalho para as suas atividades. Toda a população está convidada a participar do encontro.

31 Mai 2019 - 00:00h

No último final de semana, uma criança de 8 anos foi internada no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado, por conta de uma doença conhecida como Miosite, causada em decorrência de uma bactéria que se aloja nos músculos e está relacionada ao vírus da dengue. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o pai da criança, que preferiu não se identificar, disse que o filho perdeu rapidamente a força na musculatura e não conseguia ficar de pé. Os sintomas evoluíram muito rápido e a criança foi levada ao hospital. “Foi uma situação muito ruim. Queria que toda população brumadense se cuidasse mais, passasse repelente, não deixasse água parada. Quem diria que uma simples bactéria fosse deixar meu filho sem conseguir ficar de pé?”, relatou, fazendo referência às arboviroses comuns na cidade. O pai parabenizou o Hospital Municipal que, segundo ele, diagnosticou o caso rapidamente, dando início ao tratamento. O caso foi o primeiro a ser registrado em Brumado. Com o tratamento correto, a criança já recebeu alta e passa bem.

30 Mai 2019 - 20:55h

O cantor Wesley Safadão irá substituir o seu amigo, Gabriel Diniz, no Forró du Vale, em Guanambi, a 141 km de Brumado. Gabriel morreu em um trágico acidente aéreo na última segunda-feira (27). A informação foi confirmada por um produtor ao site Achei Sudoeste na noite desta quinta-feira (30). A produção da festa guanambiense está reunida nesse momento com a imprensa local para anunciar o cantor Wesley Safadão. Ainda segundo apurou a nossa reportagem, a festa será realizada no domingo, 16 de junho, às 15h. Uma homenagem póstuma será realizada para Diniz, com a presença do seu grande amigo, Wesley Safadão.

30 Mai 2019 - 17:00h

Em comunicado datado do dia 25 de maio último, a prefeitura municipal de Brumado informou que o Garantia Safra 2017-2018 não havia sido liberado porque o Governo do Estado não tinha repassado a verba para tanto. Em nota, o coordenador do Setaf/Brumado, José Luiz Ataíde, esclareceu, no entanto, que a informação está equivocada, tendo em vista que o atraso se deve a mudanças na estrutura do Governo Federal, as quais limitaram o número de técnicos para analisarem as inscrições do Garantia Safra. Isso porque, conforme explicou, o programa tem o seu suporte financeiro garantido pelo Fundo Quatripartite, ou seja, é mantido pelo Produtor, Prefeituras, Governo Estadual e Governo Federal. “Portanto, não temos que colocar a culpa no Governo do Estado, no Governo Municipal e nem nos agricultores que pagaram os seus boletos em tempo hábil”, declarou Ataíde. Dos 20 municípios do nosso território, somente Brumado e Caculé ainda aguardam o pagamento do Garantia Safra, o que deve acontecer ainda neste mês, conforme espera o coordenador.

30 Mai 2019 - 16:30h

Após o acidente que tirou a vida do cantor Gabriel Diniz, que se apresentaria no Forró do Sítio Novo, em Brumado, a Só Legal e Beto Bonelly produções viabilizaram uma nova atração para compor a grade do evento. A banda Trio da Huanna se apresentará na festa, no próximo dia 15. As demais atrações são: Dorgival Dantas, Calcinha Preta, Edigar Mão Branca e Mayke José. Em razão da alteração na grade, a produção do evento irá disponibilizar mais uma hora de festa, que será realizada de 18h às 01h.