Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
05/2019
Após cirurgia de 20 horas, gêmeas ligadas pelo crânio são separadas em Brasília Foto: Divulgação

Após uma cirurgia de 20 horas, médicos do Hospital da Criança de Brasília separaram as gêmeas Lis e Mel, que nasceram ligadas pelo crânio em junho de 2018. Segundo o Estadão, o estado das crianças ainda é considerado muito delicado. A equipe médica ressaltou que a recuperação das pacientes tem superado as expectativas. Uma das gêmeas, Lis, já foi retirada do coma induzido. “Há ainda um longo período pela frente, mas o resultado obtido até o momento é muito bom. Estamos confiantes”, afirmou o anestesiologista da equipe, Luciano Alves Fares. O diagnóstico da condição das gêmeas ligadas pelo crânio (craniópagas) foi feio na 10ª semana de gestação, desde então uma equipe multidisciplinar liderada pelo neurocirurgião Benício Oton de Lima, acompanha o caso. A ideia de fazer a cirurgia de separação foi trabalhada desde a gestação. A estratégia cirúrgica, no entanto, foi definida no primeiro mês de vida dos bebês, a partir de exames que descartaram o risco de drenagem venosa compartilhada, ou seja, indicou que o sistema venoso de cada uma das gêmeas era independente, fato que permitia que a cirurgia fosse feita em apenas uma etapa.

Município de Brumado institui Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Água e Esgoto Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na edição do Diário Oficial do Município da última segunda-feira (29), a prefeitura publicou a Lei nº 1.859, que institui a Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Água e Esgoto do Município de Brumado (Agerb). A agência exercerá as atividades de regulação e fiscalização dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário delegados pelo Município, com a finalidade de atender ao interesse público. O Executivo fica autorizado a celebrar convênio com os demais entes federados, visando à delegação ou ao recebimento dos encargos relativos à regulação dos serviços públicos.

Novo tipo de demência é descoberto Foto: Getty Images

Entre os tipos de demência, o Alzheimer é o mais conhecido. Entretanto, pesquisadores descobriram uma nova forma de demência que poderia ser ainda mais comum: a doença de Late. De acordo com um estudo, publicado recentemente na revista Brain, a doença tem sintomas semelhantes aos do Alzheimer, como perda da capacidade de memória e pensamento, mas afeta o cérebro de maneira diferente e mais lenta. Segundo os novos achados, cerca de um terço das pessoas com mais de 85 anos apresentam o distúrbio. Isso significa que muitos pacientes podem ter recebido o diagnóstico Alzheimer quando na verdade tinham doença de Late. “[Isso] pode nos ajudar a entender por que alguns testes clínicos recentes para o tratamento do Alzheimer falharam. Os participantes poderiam ter doenças cerebrais levemente diferentes”, comentou James Pickett, da Alzheimer’s Society, no Reino Unido, ao The Telegraph. O erro no diagnóstico ainda indica que as formas de tratar a doença de Late diferem das utilizadas em pacientes com Alzheimer. Ou seja, novas pesquisas precisam ser realizadas para entender o problema e desenvolver um tratamento direcionado. Enquanto isso, cabe aos profissionais de saúde realizar o diagnóstico assertivo. Para ajudá-los, o Instituto Nacional de Envelhecimento dos Estados Unidos lançou  diretrizes que auxiliam na identificação do novo tipo de demência e na compreensão do seu progresso.

Brumado: Após superar o Suba-100, Beto Bike convoca pais e filhos para domingo de pedal na praça Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No último final de semana, aconteceu o Suba 100, uma das maiores provas de Mountain Bike do país. A prova, realizada na cidade de Santa Terezinha, em Feira de Santana, contou com a participação do atleta e empresário brumadense Beto Bike. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele disse que os dois dias de trilha foram bem difíceis, exigindo bastante do seu condicionamento físico. “Foi um desafio tremendo e eu vi que estou preparado para participar de qualquer desafio na minha vida”, contou. No total, 1580 atletas participaram da prova e enfrentaram o forte calor ao longo do percurso de 160 km. Além do preparo físico, o empresário chamou a atenção para a importância da força emocional e psicológica para concluir a prova. Para o atleta, o Suba 100 foi uma grande experiência para conhecer o que há de novo no mercado esportivo do ciclismo, além de uma oportunidade de fazer contatos. “Fui aprender para poder compartilhar. O Suba pra mim foi uma experiência de vida”, concluiu. Beto Bike ainda aproveitou a oportunidade e convocou as famílias brumadenses para, no próximo dia 5 de maio, participarem de uma corrida de bicicleta, cuja largada será dada na Praça Coronel Zeca Leite. As inscrições podem ser feitas na loja com custo de 2 kg de alimento.

Estudante é achado morto dentro do câmpus da USP Foto: Divulgação

Um aluno de geografia da Universidade de São Paulo (USP) morreu na última terça-feira 30 dentro do câmpus da Escola Politécnica da USP, no Butantã, Zona Oeste de São Paulo. A Polícia Civil investiga as causas da morte do estudante. Por volta das 15h30 da terça, segundo a polícia, bombeiros encontraram Felipe Varea Leme, de 21 anos, preso no elevador do prédio da administração. Ele estava inconsciente, caído no chão, com um armário sobre seu corpo. O jovem era aluno da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e trabalhava como monitor na sala de informática da Poli. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), funcionários da universidade já foram ouvidos e as equipes estão em diligências para colher provas que possam auxiliar nas investigações. O caso foi registrado como morte suspeita no 93 DP, do Jaguaré. Em nota, a USP afirmou que a Escola Politécnica (Poli) e a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), lamentam profundamente a morte de Felipe. “A direção da Poli ressalta que preza pela adoção das medidas de segurança necessárias para a rotina do trabalho dentro de suas dependências. A escola informa, ainda, que prestará todos os esclarecimentos necessários para a elucidação dos fatos junto às autoridades competentes”, diz a nota. “Neste momento de profunda dor, a Universidade se solidariza com familiares, amigos e toda a comunidade acadêmica. O Escritório de Saúde Mental da Universidade está prestando apoio à família”, completa o comunicado da USP.

Brumado: Apoio do casal Zé Clemente e Cristina à pré-candidatura de Geraldo Azevedo é oficializado Foto: Divulgação

O ex-prefeito Geraldo Azevedo (Sem Partido), pré-candidato à prefeitura de Brumado nas eleições 2020, ganhou o apoio do ex-deputado estadual e médico oftalmologista José Clemente Alves Gondim (PSDB) e de sua esposa, a ex-vice-prefeita Cristina Gondim (PSDB). O apoio foi oficializado durante uma reunião na casa do ex-prefeito. Para os analistas políticos, o apoio do casal tem uma representatividade bem sólida e irá dar ainda mais vigor ao processo pré-eleitoral do grupo. Geraldo agradeceu aos parceiros políticos. “Zé Clemente e Cristina têm uma história muito positiva na política brumadense, com uma extensa folha de serviços prestados. Então, contar com o apoio deles vem me estimular ainda mais para seguir em frente em nosso planejamento político”, destacou.

Duas pessoas morrem após batida entre moto e van na BR-415 no sudoeste da Bahia Foto: Blog Jorge Amorim

Duas pessoas morreram após batida entre a moto em que elas estavam e uma van, no sudoeste da Bahia. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o acidente ocorreu por volta das 19h, no Km-8 da BR-415, entre Barra do Choça e Vitória da Conquista. Conforme informou a PRE, o motociclista seguia em direção à Vitória da Conquista, quando bateu de frente com a van, no sentido contrário. O condutor da moto, Isaías Ribeiro dos Santos, 46 anos, e a passageira Maria José de Souza Brito, também de 46 anos, morreram no local. Segundo o G1, a PRE informou também que o motorista da van, um homem de 38 anos, foi levado ao Hospital de Barra do Choça com ferimentos leves. Não há detalhes do estado de saúde dele.

União reconhece situação de emergência devido à seca em Brumado e diversos municípios do sudoeste baiano Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No total, 147 municípios baianos tiveram decretos de emergência por estiagem reconhecidos pelo governo federal. A cidade de Brumado, além de diversos municípios da região sudoeste, como Caetité, Livramento de Nossa Senhora e Dom Basílio, aparece na lista divulgada pela União. Antes, os decretos foram determinados pelas prefeituras e depois pelo governo do estado. Os municípios aguardam pelo recebimento de recursos da União para enfrentar os prejuízos causados pela estiagem. A Portaria que reconhece a situação de emergência nas 147 cidades foi publicada na última segunda-feira (29), no Diário Oficial da União.

STF suspende norma que permite grávidas em trabalho insalubre Foto: Carlos Moura/STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, concedeu liminar na última terça-feira (30) para suspender dispositivo da reforma trabalhista que admite em algumas situações o trabalho de grávidas e lactantes em atividades insalubres. Moraes é o relator no STF de uma ação impetrada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos. A ação questiona artigo da lei 13.467/2017, da reforma trabalhista, que prevê o afastamento da empregada de atividades insalubres “quando apresentar atestado de saúde, emitido por médico de confiança da mulher, que recomende o afastamento” durante a gestação ou a lactação. Na ação, a confederação argumenta que o dispositivo fere normas constitucionais de proteção à maternidade, à gestante, ao nascituro, a dignidade da pessoa humana e os valores sociais do trabalho. Na decisão, o ministro escreveu que a proteção à maternidade e a integral proteção à criança são “direitos irrenunciáveis e não podem ser afastados pelo desconhecimento, impossibilidade ou a própria negligência da gestante ou lactante em juntar um atestado médico”. Com a medida cautelar concedida por Alexandre de Moraes, fica suspensa “a eficácia da expressão 'quando apresentar atestado de saúde, emitido por médico de confiança da mulher, que recomende o afastamento', contida nos incisos II e III do art. 394-A da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), inseridos pelo art. 1º da Lei 13.467/2017”. De acordo com o G1, agora, a decisão liminar do ministro passará por discussão do plenário da Corte. Os ministros podem manter ou derrubar a determinação de Moraes. Não há data marcada para o julgamento.

Apresentador Geraldo Luís vai gravar reportagem para o Domingo Show em Macaúbas Foto: Divulgação

O apresentador Geraldo Luís, do Programa Domingo Show, da Record TV, estará na próxima semana, na cidade de Macaúbas, a 199 km de Brumado, para gravar uma reportagem que será exibida em rede nacional. Segundo apurou o site Achei Sudeste, o apresentador desembarcará no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo, em Vitória da Conquista, de onde seguirá viagem de carro até Macaúbas. O tema da matéria que será gravada não foi revelado pela produção do programa. 

Brumado: Pedal Roça vai ao Campo Seco conhecer a criação de caprinos do seu Judecael Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Pedal na Roça desta semana esteve na propriedade do Seu Judecael Pinheiro, na comunidade do Campo Seco, na zona rural de Brumado, para conhecer a sua criação de cabras, que conta com 38 cabeças. No local, o produtor cria cabra Assani, que, segundo ele, foi a que melhor se adaptou ao clima da região. Os animais são criados em um cercado construído para oferecer a melhor estrutura aos mesmos. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Seu Judecael disse que a criação de cabras diminuiu no país depois da implantação de uma lei que não incentiva os pequenos produtores. Anteriormente, os produtos derivados das cabras eram fornecidos através da Associação de Moradores do Campo Seco. O produtor explicou que a venda foi interrompida por conta da diminuição do número de criatórios e também devido à dificuldade dos produtores de fazer o processamento dos produtos, a exemplo da linguiça defumada de carne de cabra. “O pequeno produtor sofre muito. Estamos na luta e labuta para continuar com o criatório de cabras. Faço isso com prazer”, disse.

Hospital Regional de Guanambi: Governo do Estado anuncia investimentos após queixas de prefeitos Foto: Ascom/Sesab

Após inúmeras queixas e reclamações dos prefeitos do Consórcio Alto do Sertão, encabeçadas pelo gestor da cidade de Caculé, José Roberto Neves (DEM), o Beto Maradona, o Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde (Sesab), anunciou novos investimentos para o Hospital Regional de Guanambi (HRG), a 141 km de Brumado. De acordo com a pasta, nos próximos 30 dias, o centro cirúrgico do HRG, passará de três para seis salas cirúrgicas e possibilitará dobrar o número de cirurgias. Além disso, em maio será licitada a construção de dez novos leitos de UTI Neonatal e o novo centro obstétrico. As melhorias foram anunciadas pelo secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, nesta quarta-feira (1), após realizar uma inspeção sem aviso prévio na unidade. Também foi anunciado o envio de novos equipamentos para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e emergência. “Uma das estratégias para manter o giro-leito elevado é tornar a unidade mais resolutiva, ampliando o quantitativo de procedimentos de alta complexidade, sobretudo, na área ortopédica e neurológica”, afirma o secretário. O titular da pasta estadual da Saúde pontua ainda que serão implantados contratos por produtividade ao invés de remunerações fixas. Na inspeção foi possível verificar as condições de atendimento da população nas unidades de saúde do Estado, bem como fiscalizar o cumprimento das escalas dos profissionais e aferir o bom funcionamento dos equipamentos de imagem.

Bolsonaro assina MP para reduzir burocracia em empresas Foto: Reprodução/TV Brasil

O presidente Jair Bolsonaro assinou nesta terça-feira, 30, uma medida provisória que altera legislações sobre pequenos negócios e startups – empresas em estado inicial. Essas empresas não precisarão de alvará de funcionamento para testar novos produtos e serviços, desde que os itens não afetem a saúde ou a segurança pública e sanitária. De acordo com a Veja, as regras entram em vigor após a MP ser publicada no Diário Oficial da União. Por se tratar de uma MP, o Congresso Nacional tem até 120 dias para aprovar o texto. Caso contrário as mudanças da chamada MP da liberdade econômica perdem valor. Até a publicação desta nota, O Ministério da Economia não tinha detalhado os pontos da medida. Durante a cerimônia de assinatura do texto, Bolsonaro afirmou que a medida é um marco para a garantia de livre mercado. O secretário de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Paulo Uebel, disse que a MP cumpre uma promessa de campanha de Bolsonaro, que é tirar o Estado do “cangote” das pessoas. “O objetivo é deixar que as pessoas possam trabalhar, empreender, gerar emprego e renda”, afirmou. De acordo com o secretário, a medida é uma declaração com dez direitos do pequeno empreendedor. Uebel afirmou que atividades de baixo risco não precisam passar “pela mão do Estado” com a assinatura da MP.

Dois policiais militares envolvidos na morte de delegado são presos em Itabuna Foto: Sindpop

Dois policiais militares envolvidos na morte de um delegado da Polícia Civil, em Itabuna, no sul da Bahia, foram presos nesta terça-feira (30), após uma ordem judicial, segundo informou a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA). De acordo com a SSP, os PMs que não tiveram a identidade revelada, prestaram esclarecimentos sobre a ocorrência, na sede da 6ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Itabuna), nesta terça. Os policiais são lotados no 15° Batalhão da Polícia Militar, que fica na mesma cidade onde o caso ocorreu. Segundo a SSP, os mandados para prisões temporárias de 30 dias têm como objetivo garantir que não exista a possibilidade de interferência nas investigações.

994 cidades podem ter surto de dengue, zika e chicungunha no país Foto: Antonio Scorza/Agência O Globo

O Ministério da Saúde divulgou, nesta terça-feira (30), um levantamento que indica que quase mil cidades podem ter surto de dengue, zika e chicungunha no país. O primeiro Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2019 indica que 994 municípios apresentaram alto índice de infestação, com risco de surto para as doenças. Os dados foram coletados entre janeiro a março deste ano. A pasta alerta que o sistema de vigilância de estados e municípios e toda a população devem reforçar os cuidados para combater o mosquito. De acordo com o jornal O Globo, ao todo, 5.214 municípios realizaram algum tipo de monitoramento do Aedes aegypti, transmissor dessas doenças. Além das cidades em situação de risco, o levantamento identificou 2.160 municípios em alerta, com o índice de infestação predial (IIP) entre 1% a 3,9% e 1.804 municípios com índices satisfatórios, inferiores a 1%.

Bacharel em Letras defende escolas de tempo integral durante sessão legislativa em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A implantação do modelo de tempo integral na totalidade das escolas municipais de Brumado tem sido muito criticada por boa parte da população. Na sessão legislativa da última semana, o Bacharel em Letras André Nascimento usou a tribuna livre da Câmara de Vereadores para defender o modelo. Na oportunidade, ele destacou o arrojo do prefeito Eduardo Vasconcelos, que iniciou o processo de implantação em sua primeira gestão, e, agora, cerca de uma década depois, universalizou o ensino integral em todas as unidades da rede pública municipal. Nascimento também ressaltou que a mudança irá proporcionar um futuro muito mais promissor para os alunos. Em sua fala, o bacharel falou da importância das diversas oficinas e de todas as atividades paralelas que são desenvolvidas nas escolas diante do modelo.

Desemprego vai a 12,7% e atinge 13,4 milhões Foto: Juliana Franco/Semtre

A taxa de desemprego no Brasil subiu para 12,7% no trimestre encerrado em março, atingindo 13,4 milhões de pessoas, segundo dados divulgados nesta terça-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o G1, trata-se da maior taxa de desemprego desde o trimestre terminado em maio de 2018, quando a taxa também ficou em 12,7%, reforçando a leitura de perda de dinamismo e recuperação mais lenta da economia neste começo de ano. A taxa ficou 1,1 ponto percentual acima da registrada no 4º trimestre, quando o desemprego estava em 11,6% da força de trabalho. Frente a um ano antes, porém, o índice está 0,4 ponto percentual menor. No 1º trimestre do ano passado, a taxa estava em 13,1%. O resultado apurado para os três primeiros meses de 2019 ficou ligeiramente abaixo do esperado pelo mercado. Média das previsões de 25 consultorias e instituições financeiras consultados pelo Valor Data apontava para uma taxa de 12,8% no primeiro trimestre deste ano.

Brumado e diversos municípios do sudoeste baiano oferecem 940 vagas gratuitas em capacitações

A Semana do MEI acontece em todo o país de 20 a 24 de maio com capacitações e cursos gratuitos para microempreendedores individuais. Na região sudoeste, serão realizados 27 eventos presenciais, com um total de 940 vagas, inclusive na cidade de Brumado e em diversos municípios da região sudoeste da Bahia. As inscrições podem ser feitas pelo site www.semanadomei.com.br. As capacitações serão realizadas pelo Youtube e Whatsapp e os inscritos receberão o link para acessar os eventos online. Serão disponibilizadas também aulas no canal do SebraeTalks no Youtube, para onde os inscritos serão direcionados com exclusividade. Os temas abordados são voltados para a área de finanças, com apresentação de cases de sucesso. Os vídeos têm entre 30 e 50 minutos e ficarão disponíveis durante dois dias.

Nefrologia: Clínica Mais Vida firma nova parceria com especialista Paulo Roberto Aguiar Novaes

A Clínica Mais Vida, sempre buscando oferecer uma gama maior de especialistas, atendendo a necessidade da população local e da região, firmou parceria com o médico Dr. Paulo Roberto Aguiar Novaes, especialidade que trata das doenças renais. Infelizmente as doenças dos rins, em muitos casos, apresentam poucos ou nenhum sintoma nas suas fases iniciais, o que dificulta o diagnóstico e o início precoce do tratamento, fatores fundamentais para a cura ou a ampliação da qualidade de vida do paciente. Desta forma, mais uma vez, é essencial ressaltar a necessidade de prevenção. Paulo Roberto Aguiar salienta que quando o trabalho do nefrologista é realizado logo no início do desenvolvimento das doenças renais, isso é revertido em resultados primordiais para a saúde e o bem estar do paciente como controle da pressão arterial, diminuição de doenças associadas à falência renal e da perda de função renal ao longo dos anos – dependendo do caso, é possível controlar a doença e eliminar a necessidade de hemodiálise. E o primordial, maior chance de cura, caso a causa da insuficiência renal tenha tratamento. Fala também da necessidade de realização de atividades físicas e dos fatores de riscos como fumar, obesidade, além da vital importância de manter o corpo hidratado, pois não beber água causa um grande prejuízo ao corpo, gerando problemas que só serão sentidos tardiamente. Portanto, pelo menos uma vez ao ano faça uma consulta com o nefrologista para saber da saúde dos seus rins. Previna-se. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868.

TCM exclui ressarcimento imputado ao prefeito de Vitória da Conquista Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na sessão da última terça-feira (30), o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) concedeu provimento ao pedido de reconsideração formulado pelo prefeito de Vitória da Conquista, Hérzem Gusmão Pereira (MDB), e excluiu a determinação de ressarcimento aos cofres municipais da quantia de R$ 44.767,80, que foi determinado quando do julgamento das contas. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o conselheiro Francisco Netto, relator do parecer, manteve a aprovação com ressalvas das contas de 2017. Também foi mantida a multa imputada no valor de R$5 mil. No pedido de reconsideração, o prefeito apresentou comprovantes de ordens bancárias, cópias dos processos de pagamento notificados e declarações dos credores, sanando a ressalvas a respeito da ausência de comprovação de pagamentos.

Brumadense morre no Hospital Geral de Vitória da Conquista após trocar tiros com a Rondesp Foto: Divulgação

Mais um brumadense morreu na madrugada desta quarta-feira (01), no Hospital Geral de Vitória da Conquista, após troca de tiros com a Rondas Especiais (Rondesp). O site Achei Sudoeste já havia confirmado a morte de Jhon Mabson dos Anjos Vieira. Já Breno Ribeiro da Silva, o Índio, estava hospitalizado, mas devido a gravidade da lesão veio a óbito unidade de saúde. De acordo com a polícia, ambos tinha mandados de prisão em aberto pelo crime de homicídio na cidade de Brumado. Durante a ação ainda foram apreendidos: dois revólveres da marca tauras .38; além de munições e aparelhos celulares.

Prefeito de Brumado diz que quem pede reajuste ignora a realidade do país Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), declarou que o Sindicato dos Servidores Públicos do Município (Sindsemb) está fora da realidade ao cobrar um reajuste para a categoria diante do período de crise que o país atravessa. “Essa pessoa está vivendo na França, na Polônia ou na Rússia? Tem certeza que está morando aqui ou está chegando de viagem? Não lê jornal?”, questionou. Para o gestor, o Brasil vive um período de recessão econômica e um momento de contenção de gastos, totalmente em desacordo com a concessão de um reajuste. “Aqui na Bahia como ainda prevalece a ideia ultrapassada de ignorar os fatos, não saber fazer contas, fica batendo tambor o tempo todo. Não é o caso do povo de Brumado, onde tem boas escolas. Quem falar em reajuste em um país em recessão, deve estar chegando de viagem e ignora a realidade do país”, ironizou.

Mega-Sena: preso o suspeito de matar ganhador de R$ 39 milhões Foto: Reprodução/SVM

A polícia prendeu nesta segunda-feira (29) um homem suspeito de assassinar o empresário Miguel Ferreira de Oliveira, ganhador de um prêmio de R$ 39 milhões na Mega-Sena, que foi morto a tiros na cidade de Campos Sales, interior do Ceará. O suspeito estava foragido desde fevereiro de 2018 e foi capturado ao retornar para o município, onde estava escondido na casa da mãe. O empresário, conhecido como “milionário da Mega-Sena”, estava em um bar na cidade de Campos Sales, quando um homem se aproximou dele e disparou vários tiros. O crime ocorreu na madrugada do dia 4 de fevereiro de 2018. A vítima foi atingida por três tiros, conforme a Polícia Civil. Miguel Ferreira de Oliveira era ganhador de um prêmio de R$ 39 milhões na Mega-Sena, em um sorteio realizado no ano de 2011.Segundo o delegado Bruno Fonseca, o suspeito identificado como Antônio Pedro dos Santos, conhecido como “Pedão”, de 29 anos, é apontado como o executor do crime. Ao perceber a presença dos policiais na residência onde estava escondido, ele tentou fugir, mas foi capturado. “Em março de 2018 foi representada por mim essa prisão temporária, e deferida. E até então não tínhamos conseguido cumprir esse mandado porque ele estava em Bacabal (Maranhão). Nós entramos em contato com a polícia civil do Maranhão, mas não tivemos o retorno. E agora começamos a receber informações de que ele tinha retornado”, comentou Fonseca ao G1.

Projeto do Piso Salarial dos Agentes de Saúde e de Endemias é retirado de pauta na Câmara de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Projeto de Lei nº 12/2019, que formalizaria o Piso Salarial dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias, iria à primeira votação na sessão da última sexta-feira (26). No entanto, depois de uma reunião entre os vereadores de situação e o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos, o projeto foi retirado de pauta. No primeiro expediente, o presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT), explicou que a proposta será melhor analisada, já que existem alguns pontos que devem ser observados com maior amplitude. “A reunião que tivemos com o prefeito foi muito positiva nesse sentido e, agora, o projeto deverá voltar à votação com as devidas modificações, o que, certamente, irá beneficiar os agentes de saúde e de endemias”, explicou.

Marido é preso por jogar panela com feijão quente em mulher e bebê de 10 meses Foto: Divulgação

Um marido foi preso na noite dessa segunda-feira (29) por ter jogado uma panela com feijão quente na mulher e no filho dele, de 10 meses, em Primavera do Leste, a 239 km de Cuiabá. Segundo o boletim de ocorrência da Polícia Militar, o suspeito, Antônio Luis Rodrigues da Silva, de 28 anos, agrediu a mulher, de 22 anos, com golpes no rosto e mordidas durante uma discussão. De acordo com a PM, o crime ocorreu na casa da família no Barro Tuiuiú. A vítima disse que o marido chegou agressivo em casa e começou uma discussão. Ele quebrou a porta de vidro da residência com um chute e passou a agredir a mulher. Durante a agressão, o marido ameaçava dizendo que, caso ela chamasse a polícia, ele voltaria e a mataria. Em seguida, Antônio jogou uma panela com feijão em água quente na direção da mulher. A mulher e o filho, de 10 meses, foram atingidos e sofreram queimaduras. A polícia foi chamada por vizinhos e conseguiu prender o marido, que ainda tentou fugir. A mulher tinha ferimentos nos braços, no olho, marcas de mordidas e queimaduras provocadas pela panela nas duas pernas e no abdômen. O bebê tinha queimaduras nas costas e no rosto. A criança e a mãe foram levadas à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Primavera do Leste. O marido foi preso por lesão corporal e levado à Delegacia de Roubos e Furtos (Derf). A Polícia Civil informou que o suspeito foi ouvido e será apresentado à Justiça nesta terça-feira (30). Em interrogatório, ele negou as agressões graves e disse que apenas 'deu um empurrão e ficou nervoso, jogando a panela na vítima'.

Arquivo