Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "05/2019"

30 Mai 2019 - 16:00h

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que o abastecimento em Brumado e Malhada de Pedras encontra-se momentaneamente afetado nesta quinta (30) durante a realização de serviços emergenciais para correção de um problema operacional em um equipamento na barragem de Cristalândia. A manutenção emergencial para correção do problema está em andamento com previsão de conclusão no final da tarde de hoje quando o abastecimento será retomado gradativamente. Os moradores que possuem reservatório com capacidade de armazenamento suficiente para o atendimento das necessidades diárias não sentirão os efeitos da interrupção, mas é recomendável que a população utilize criteriosamente a água armazenada.

30 Mai 2019 - 15:55h

Na manhã desta quinta-feira (30), estudantes de escolas públicas do município de Brumado saíram às ruas para se manifestar contra os cortes na educação promovidos pelo Governo Federal. Apesar da paralisação nacional e do apelo feito previamente, poucos estudantes comparecem ao manifesto. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Vamberg Barros, representante da União dos Estudantes da região de Brumado, explicou que, diferente da paralisação do dia 15 de maio, quando houve uma mobilização maior e organizada com três meses de antecedência, desta vez, o movimento foi marcado “no calor do momento devido aos cortes arbitrários do Governo Federal”. Por isso, segundo ele, a manifestação contou com uma adesão menor dos estudantes. Com faixas e cartazes, os manifestantes chamaram a atenção da comunidade para a situação, que, segundo Barros, era o maior objetivo do manifesto. “Vale ressaltar que os cortes não são só na educação superior, a principal porcentagem de cortes é na educação básica. Isso vai afetar principalmente as crianças, além dos adolescentes e jovens que pretendem ingressar nas faculdades”, frisou. O representante adiantou que, no dia 14 de junho, será realizada uma greve geral dos trabalhadores e trabalhadoras da educação contra o projeto que visa privatizar a educação no país.

30 Mai 2019 - 12:00h

O município de Rio de Contas, a 78 km de Brumado, na Chapada Diamantina, busca tornar a Festa do Corpus Christi da cidade como Patrimônio Imaterial do Brasil. Para conseguir o título, a Secretaria Municipal de Turismo, Desporto e Lazer entregará o pedido formal e um dossiê sobre os festejos ao diretor do Departamento do Patrimônio Imaterial do Iphan - Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional, Hermano Fabrício Guanais e Queiroz. Neste ano, a Festa vai acontecer nos dias 19 e 20 junho. Com o título reconhecido, Rio de Contas entrará para o seleto grupo de cidades brasileiras que conseguiram a honraria, fato que deve influenciar de forma positiva o turismo religioso do município.

30 Mai 2019 - 11:30h

Um estudante de 17 anos foi esfaqueado dentro de uma escola, nesta quarta-feira (29), na cidade de Itambé, no sudoeste da Bahia. De acordo com a Polícia Civil, outro adolescente com a mesma idade, que também estuda na unidade de ensino, é suspeito do crime. Conforme a polícia, o menino, que não teve o nome divulgado, foi ouvido na delegacia da cidade, com a presença do pai e do Conselho Tutelar e, em seguida, foi liberado. O caso está sob investigação. O motivo da agressão não foi divulgado. Segundo o G1, a vítima foi socorrida, levada para um hospital da cidade e depois transferida para o Hospital de Base de Vitória da Conquista. Segundo a família, o menino teve ferimentos leves. Contudo, a unidade de saúde divulgou que o estudante passou por uma cirurgia. Ele já teve alta.

30 Mai 2019 - 11:00h

Mesmo com a realização do Maio Amarelo, campanha de prevenção para um trânsito mais seguro, os índices de acidentes registrados no período, na microrregião, foram significativos. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde de Brumado, Cláudio Feres, disse que os acidentes de trânsito acabam aumentando os custos para a saúde não só em Brumado, mas em todo país, em decorrência do número alto de acidentados que ocupam os leitos nos hospitais. “É um problema sério para a saúde pública a questão dos acidentes automobilísticos, principalmente envolvendo motos. Entre 30% e 40% das UTIs de todo país são ocupadas por pacientes vítimas de acidentes automobilísticos. É um problema difícil que acaba sobrando para a saúde”, destacou. Segundo Feres, esses pacientes graves requerem uma atenção especial que mobiliza diversos membros da equipe médica e superlotam as unidades de saúde, especialmente os leitos de UTI. O secretário citou, nesse sentido, que, muitas vezes, pacientes que necessitam de cirurgia ortopédica com posterior internação em UTI precisam aguardar o surgimento da vaga, a qual está ocupada por esses pacientes vítimas de acidentes de trânsito. “Isso atrapalha muito o fluxo do atendimento eletivo”, explicou.

30 Mai 2019 - 10:30h

Quer dar um toque de elegância e sofisticação ao seu ambiente? Conheça os vasos e pedras decorativas da Brumas, loja localizada na Avenida Centenário, 317, no Bairro Novo Brumado. Além dos vasos e pedras, a loja trabalha com revestimento de parede para áreas internas e externas, gesso 3D, PVC 3D e pedra natural. Para agendar um horário para conhecer as peças, basta ligar para o telefone (77) 99828-8085. Na Brumas, você vai encontrar a inspiração que faltava para decorar os mais diversos ambientes.

30 Mai 2019 - 10:00h

Na última quarta-feira (29), após denúncia, a Cipe Sudoeste/Caesg deslocou-se até a Fazenda Morro do Carro, na zona rural de Guanambi, a 141 km de Brumado, onde o indivíduo vulgo Lalinha e seu primo vulgo Tequinha, além de sua namorada, estariam traficando drogas, bem como furtando e receptando objetos. Lalinha é suspeito de atirar contra a ex-companheira e, provavelmente, estaria armado. No local, as guarnições encontraram o trio em uma residência, onde também foram localizados os entorpecentes, três celulares e R$ 20 em espécie. Os três receberam voz de prisão, sendo conduzidos e apresentados na delegacia territorial de Guanambi, onde foi lavrado o flagrante.

30 Mai 2019 - 09:30h

Dezessete carros e três motocicletas, que estavam no pátio do Complexo Policial de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, ficaram destruídos após um incêndio atingir o local. Não houve feridos. As chamas foram debeladas por equipes do 7° Grupamento de Bombeiros Militar (7°GBM). Conforme os bombeiros, o chamado da ocorrência foi feito por volta das 21h30. Três viaturas dos bombeiros foram usadas para conter o fogo. De acordo com o G1, as causas do incêndio são investigadas.

30 Mai 2019 - 09:00h

Em cerimônia realizada na terça-feira (28), o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), juntamente com o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, entregou, simbolicamente, as chaves da cidade ao Bebê Prefeito 2019, Jhon Levi. A cerimônia contou ainda com a participação do primeiro bebê prefeito, que recebeu as chaves do município em 2015, quando o projeto teve início. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário destacou que a proposta do evento é mostrar a importância da primeira infância, da realização do pré-natal, dos benefícios do parto normal, entre outros. De acordo com o secretário, no Hospital Municipal, a taxa de realização de cesáreas já chegou a 80%. Hoje, as taxas estão equiparadas, mas, segundo Feres, a realidade ainda precisa ser revertida, tendo em vista os inúmeros benefícios do parto normal. A ação faz parte de uma série de atividades que estão sendo realizadas como parte da programação da Semana do Bebê na cidade.

30 Mai 2019 - 08:30h

Uma mulher de 47 anos foi esfaqueada 42 vezes e trancada dentro de um cômodo, nesta quarta-feira (29), em uma residência na Vila do Rei do Peixe, localizada na BR-364 em Itapuã do Oeste (RO). De acordo com a Polícia Militar (PM), o suspeito do crime é o enteado da vítima. Ele foi localizado e preso. A vítima resistiu aos ferimentos e segue em observação médica. Segundo consta em boletim de ocorrência, a equipe da PM recebeu uma denúncia anônima, informando que na zona rural de Itapuã do Oeste havia mulher precisando de socorros, pois estaria trancada dentro de casa. De acordo com o G1, ao chegarem no endereço, os agentes encontraram o imóvel com as luzes apagadas e as portas fechadas. Na ocasião eles chamaram pelos moradores e então a mulher respondeu pedindo para que a PM que arrombasse a porta, pois ela não conseguia se levantar do chão. Adentrando na residência, os policiais encontraram a vítima ensanguentada no chão, com mais de 40 lesões pelo corpo. Ao questionarem quem seria o autor do crime, a mulher contou que foi o seu enteado. Após o resgate da vítima, a guarnição da PM pediu ajuda da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e os agentes então foram em busca do suspeito, identificado como Clauton Tavarares. Em patrulhamento na região da BR-364, Clauton foi visto próximo a uma lanchonete, tentando se esconder entre algumas carretas estacionadas no local. Foi dada a voz de prisão e, durante revista, foi encontrado com ele a quantia de R$ 972, celular, maconha e um molho de chave. Em seguida, a vítima foi socorrida pela equipe de pronto-socorro de Itapuã e e a equipe médica constatou 42 perfurações no corpo da vítima, provavelmente feitos por uma faca. A vítima segue em observação médica. O motivo do crime ainda não foi divulgado e o caso registrado como tentativa de homicídio.

30 Mai 2019 - 08:00h

De acordo com dados do Sistema de Produtividade Policial, houve um crescimento considerável na produtividade da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Brumado, nos primeiros 100 dias deste ano. Em relação ao mesmo período do ano passado, a quantidade de escoltas subiu de 19 para 35, o equivalente a 84,21% de aumento; já o número de pessoas presas em flagrante aumentou de 51 para 62 (21,56%). Os dados revelaram ainda que a lavratura de Termos Circunstanciados de Ocorrência saltou de 24 para 32 (33,33%) e as apreensões de armas de fogo aumentaram de 5 para 19 (280%). O número de apreensões de armas brancas também cresceu, de 5 para 8 (60%), e a quantidade de veículos de quatro rodas removidos aumentou de 4 para 11 (175%) em relação a 2018. Houve ainda aumento da quantidade de veículos de duas rodas removidos, foram 25 em 2018 contra 44 em 2019, acrescentando 76% de produtividade. Nesses primeiros cem dias, o combate ao tráfico de entorpecentes foi intensificado, resultando em 18 ocorrências por  apreensão de maconha contra 6 do ano passado (200% de aumento). As apreensões de cocaína subiram de 3 para 12 (300%), as de crack aumentaram de 1 para 4 (300%), além de ter sido aprendida outro tipo de nova droga sintética em 2019.

30 Mai 2019 - 07:30h

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (29), por 10 votos a 1, que grávidas e lactantes não podem exercer atividades consideradas insalubres. A ação julgada nesta quarta-feira foi apresentada em abril de 2018 pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos. A entidade questionou um trecho da nova lei trabalhista que permitiu o trabalho de gestantes e lactantes em atividades insalubres, exceto em caso de atestado médico. A nova lei foi proposta pelo governo Michel Temer (MDB) e aprovada pelo Congresso Nacional. O trecho questionado pela confederação estava suspenso por determinação do ministro Alexandre de Moraes, e agora o plenário do STF analisou o caso de maneira definitiva. Durante a sessão, Moraes votou novamente a favor de derrubar o trecho. De acordo com o G1, o entendimento do relator só não foi acompanhado pelo ministro Marco Aurélio Mello.

30 Mai 2019 - 07:00h

Rebatendo as denúncias de descaso no atendimento do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, o secretário de saúde de Brumado, Cláudio Feres, justificou que a área está passando pelo problema da falta de profissionais médicos. “O atendimento no hospital não está precário de forma alguma. Temos lá profissionais de excelência. O que está acontecendo é que nós perdemos profissionais da atenção básica. Não foi um problema causado por nós,  mas pelo Ministério da Saúde”, esclareceu ao site Achei Sudoeste. Feres destacou que, no ano passado, o Governo Federal encerrou o contrato do programa Mais Médicos com o Governo Cubano alegando que as vagas seriam preenchidas por profissionais brasileiros, o que não foi feito até o momento. O déficit, segundo ele, está sendo jogado na conta dos secretários de saúde de todo país. Na Bahia, a desassistência é ainda maior. “Só em Brumado temos seis vagas em aberto de profissionais médicos. Dessas seis vagas, cinco são do programa Mais Médicos. Tínhamos aqui sete profissionais cubanos que poderiam estar trabalhando hoje. Resumindo, o que está acontecendo no hospital é fruto dessa desassistência na atenção básica, criada pelo Ministério da Saúde”, reiterou. Além disso, o secretário afirmou que a prioridade de atendimento no hospital são os casos de urgência e emergência; os casos ambulatoriais, conforme ressaltou, devem ser atendidos nas unidades básicas, visto que são de menor gravidade. Até o dia 24 de junho, o Governo Federal deve começar a alocar os profissionais selecionados através do Mais Médicos. “A partir de junho, temos a esperança de que o município comece a receber esses profissionais para suprir essa demanda e tudo volte à normalidade”, finalizou.

30 Mai 2019 - 04:30h

Grave em qualquer área de conhecimento, as fake news podem se tornar letais quando o alvo é a saúde. Por redes sociais, sites de busca e aplicativos de mensagens, espalham-se milhares de receitas infalíveis, alimentos superpoderosos, estudos inexistentes e tratamentos milagrosos. O mais perverso: doenças graves, que demandam tratamento específico e contínuo, são justamente as mais usadas para fisgar leitores desavisados. A mais recente notícia falsa é também uma das mais perigosas. Trata-se de uma suposta terapia natural que promete curar 95% das doenças existentes no mundo. Conhecida como MMS, sigla em inglês para solução mineral milagrosa, a substância popularizou-se entre familiares de pessoas com autismo. Mas seus defensores afirmam que seus efeitos vão muito além. Com efeito antibiótico, antiviral, antifúngico, antiparasitário, entre outros, ela seria eficaz contra malária, infecções, aids, câncer e Alzheimer. O nome e a infinidade de usos já são suficientes para levantar suspeita sobre o produto. Mas, além da ausência de efeitos terapêuticos, a MMS, é um líquido composto de dióxido de cloro, um alvejante usado no branqueamento de tecidos e no tratamento de água. Diz Renata Fonseca, gerente de fiscalização da Anvisa: “É uma substância química com atividade corrosiva que pode causar males para a saúde. É um produto que também traz riscos pela inalação”. Clique aqui e veja a reportagem completa na Revista Veja.

30 Mai 2019 - 04:00h

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Vamberg Barros, que representa a União dos Estudantes na região de Brumado, disse que, na manhã desta quinta-feira (30), será realizada uma paralisação nacional contra os cortes feitos pelo Governo Federal na educação. O movimento também acontece na cidade de Brumado. “Aqueles estudantes da rede pública ou que querem ingressar no ensino superior em instituições públicas estarão mobilizados contra os cortes na educação promovidos pelo Governo Federal. Os mesmos afetam não só o ensino superior, como também a educação básica, criando diversas barreiras”, destacou. Barros afirmou que muitas universidades públicas federais podem ter as portas fechadas por conta dos cortes. Em Brumado, as concentrações para o movimento ocorrerão em frente aos colégios estaduais, com início previsto às 9h30. Em seguida, os manifestantes percorrerão algumas ruas em direção à Praça Armindo Azevedo, onde o movimento estudantil defenderá a educação pública gratuita de qualidade em benefício da população.

30 Mai 2019 - 00:00h

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o vereador da cidade de Guajeru, Irmo Gomes (PP), o popular Loza, que faz parte da bancada de oposição, denunciou que a prefeitura municipal estaria superfaturando contratos contábeis. “Tudo leva a crer que há um superfaturamento nesse processo contábil”, disse, acrescentando que as suspeitas surgiram pela primeira vez em 2013. Comparando com municípios da microrregião, o parlamentar informou que Guajeru paga uma das contabilidades mais caras. Irmo explicou que, mesmo tendo uma população bem menor que Brumado (67.048 habitantes), Guajeru (7.239 habitantes) paga mais que o município vizinho em si tratando de gastos com serviços contábeis.

O levantamento foi feito pela oposição com base em números apontados pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). De acordo com os dados, Brumado gastou, neste ano de 2019, R$ 41.400,00 com serviços contábeis, enquanto Guajeru gastou R$ 58 mil. Segundo Loza, diversos municípios da microrregião que têm o mesmo porte que Guajeru pagam mais barato pelos serviços. “Se o município não tem recursos suficientes, tal como o prefeito alega, por que paga a contabilidade bem mais cara do que outros municípios vizinhos? Tem vários contadores mais baratos, mas o gestor mantém a mesma contabilidade desde 2013, pagando bem mais caro. Tem algo de errado nisso”, declarou Loza.

29 Mai 2019 - 16:30h

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quarta-feira, 29, no Amapá, a segunda fase da Operação Ex Tunc, para desarticular um grupo que fraudava a concessão de auxílios-reclusão no estado. Estima-se que o esquema tenha causado um dano de 38 milhões de reais aos cofres públicos. O auxílio-reclusão é um benefício concedido aos dependentes de quem está preso e é segurado do INSS. Agentes cumprem 150 mandados judiciais em Macapá, Santana e Ferreira Gomes. São 30 ordens de prisão e 120 de busca e apreensão. De acordo com a Veja, a 4ª Vara da Justiça Federal no Amapá determinou ainda o sequestro e indisponibilidade de valores e bens móveis e imóveis. As atividades são um desdobramento da operação deflagrada em junho de 2016, para apurar fraudes em documentos para a obtenção de auxílio-reclusão e pensão por morte junto ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). A investigação indicou que nos processos de concessão dos benefícios havia datas alteradas, falsa situação prisional, inexistência de vínculo entre instituidor e o dependente e ausência de contribuição ao INSS. O esquema contava com a participação de servidores públicos, advogados, presos e ex-presidiários, segundo a PF. Levantamentos preliminares da Coordenação Geral de Inteligência Previdenciária (Coinp) indicam que, apenas em relação a uma amostragem dos benefícios investigados, que foram pagos de forma retroativa, houve um prejuízo de mais de 12,5 milhões de reais. A Polícia Federal estima que o dano aos cofres públicos ultrapassa 38 milhões de reais. Os investigados podem responder pelos crimes de estelionato contra o INSS, falsificação e organização criminosa. Se condenados, poderão cumprir pena de até 21 anos de reclusão. A ação é decorrente do trabalho da PF em conjunto com o Ministério Público Federal, a Coordenação Geral de Inteligência Previdenciária (Coinp) e o Batalhão de Operações Especiais no Estado (Bope/AP).

29 Mai 2019 - 16:00h

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a técnica do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Marta Cristina Porto, falou sobre as ações estratégicas desenvolvidas pelo órgão no combate ao trabalho infantil. Segundo Porto, o programa tem feito rodas itinerantes de conversas nas escolas municipais a fim de falar sobre a problemática. Através de vídeos lúdicos, diversos esclarecimentos são passados aos alunos. As rodas de conversas nas escolas têm sido bastante produtivas e gerado muito entusiasmo nos estudantes. “O trabalho infantil é toda atividade laboral, remunerada e não remunerada”, disse, acrescentando que, muitas vezes, a própria família incube a criança de determinadas responsabilidades, as quais se configuram como trabalho. A técnica afirmou, nesse sentido, que a obrigação da criança é brincar e estudar, vivendo a infância em sua plenitude.

29 Mai 2019 - 15:30h

Um homem de 38 anos e uma mulher de 26 anos foram presos na BR-116, altura de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, depois que 514 tabletes de maconha foram encontrados no carro ondem estavam, na terça-feira (28). Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Por volta das 20h, uma equipe realizava fiscalização de rotina no Km-932 da rodovia, quando foi dada ordem de parada ao veículo, com placas do estado de Pernambuco. O motorista, entretanto, desobedeceu a ordem e tentou fugir da abordagem por cerca de 15 quilômetros, até ser interceptado por uma equipe da PRF no Km-917. Durante vistoria no automóvel, foram encontrados os tabletes de maconha, que estavam escondidos dentro das portas, na estrutura dos bancos, no porta-malas e painel do veículo. Ainda segundo a PRF, foram apreendidos também quatro pacotes de haxixe, que estavam escondidos na mochila da mulher. Segundo o G1, a polícia informou ainda que, durante a abordagem, o homem disse que ganharia cerca de R$10 mil para transportar a droga. Ele ainda afirmou que saiu do Paraguai e tinha como destino a cidade de Recife, em Pernambuco. Já a mulher confessou que receberia R$ 1.500. Após a abordagem, o casal foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Judiciária local.

29 Mai 2019 - 15:00h

Gleisson Marles de Jesus Silva, 27 anos, e Maria Carolina Oliveira da Silva, 25 anos, foram conduzidos pela Polícia Civil até a delegacia de Brumado, suspeitos de participarem do roubo de quatro telefones celulares no último final de semana. Os suspeitos, que confessaram a autoria do crime, foram identificados por meio de câmeras de segurança que flagraram a ação criminosa e ajudaram a equipe de investigação a identificar a placa da motocicleta usada no crime. Os telefones celulares roubados, avaliados em até R$ 1.700,00, foram recuperados nas residências dos suspeitos e restituídos aos seus proprietários.