Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
05/2019
Conheça os vasos e pedras decorativas da loja de decoração Brumas

Quer dar um toque de elegância e sofisticação ao seu ambiente? Conheça os vasos e pedras decorativas da Brumas, loja localizada na Avenida Centenário, 317, no Bairro Novo Brumado. Além dos vasos e pedras, a loja trabalha com revestimento de parede para áreas internas e externas, gesso 3D, PVC 3D e pedra natural. Para agendar um horário para conhecer as peças, basta ligar para o telefone (77) 99828-8085. Na Brumas, você vai encontrar a inspiração que faltava para decorar os mais diversos ambientes.

Trio é preso na zona rural de Guanambi acusado de traficar drogas Foto: Divulgação/Cipe Sudoeste

Na última quarta-feira (29), após denúncia, a Cipe Sudoeste/Caesg deslocou-se até a Fazenda Morro do Carro, na zona rural de Guanambi, a 141 km de Brumado, onde o indivíduo vulgo Lalinha e seu primo vulgo Tequinha, além de sua namorada, estariam traficando drogas, bem como furtando e receptando objetos. Lalinha é suspeito de atirar contra a ex-companheira e, provavelmente, estaria armado. No local, as guarnições encontraram o trio em uma residência, onde também foram localizados os entorpecentes, três celulares e R$ 20 em espécie. Os três receberam voz de prisão, sendo conduzidos e apresentados na delegacia territorial de Guanambi, onde foi lavrado o flagrante.

Incêndio atinge 17 carros em complexo policial de Vitória da Conquista Foto: Corpo de Bombeiros

Dezessete carros e três motocicletas, que estavam no pátio do Complexo Policial de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, ficaram destruídos após um incêndio atingir o local. Não houve feridos. As chamas foram debeladas por equipes do 7° Grupamento de Bombeiros Militar (7°GBM). Conforme os bombeiros, o chamado da ocorrência foi feito por volta das 21h30. Três viaturas dos bombeiros foram usadas para conter o fogo. De acordo com o G1, as causas do incêndio são investigadas.

Brumado: Prefeito e secretário de saúde entregam chave simbólica para Bebê Prefeito 2019 Foto: Divulgação

Em cerimônia realizada na terça-feira (28), o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), juntamente com o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, entregou, simbolicamente, as chaves da cidade ao Bebê Prefeito 2019, Jhon Levi. A cerimônia contou ainda com a participação do primeiro bebê prefeito, que recebeu as chaves do município em 2015, quando o projeto teve início. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário destacou que a proposta do evento é mostrar a importância da primeira infância, da realização do pré-natal, dos benefícios do parto normal, entre outros. De acordo com o secretário, no Hospital Municipal, a taxa de realização de cesáreas já chegou a 80%. Hoje, as taxas estão equiparadas, mas, segundo Feres, a realidade ainda precisa ser revertida, tendo em vista os inúmeros benefícios do parto normal. A ação faz parte de uma série de atividades que estão sendo realizadas como parte da programação da Semana do Bebê na cidade.

Mulher é esfaqueada 42 vezes e trancada dentro de casa pelo enteado Foto: Vanessa Farias/Divulgação

Uma mulher de 47 anos foi esfaqueada 42 vezes e trancada dentro de um cômodo, nesta quarta-feira (29), em uma residência na Vila do Rei do Peixe, localizada na BR-364 em Itapuã do Oeste (RO). De acordo com a Polícia Militar (PM), o suspeito do crime é o enteado da vítima. Ele foi localizado e preso. A vítima resistiu aos ferimentos e segue em observação médica. Segundo consta em boletim de ocorrência, a equipe da PM recebeu uma denúncia anônima, informando que na zona rural de Itapuã do Oeste havia mulher precisando de socorros, pois estaria trancada dentro de casa. De acordo com o G1, ao chegarem no endereço, os agentes encontraram o imóvel com as luzes apagadas e as portas fechadas. Na ocasião eles chamaram pelos moradores e então a mulher respondeu pedindo para que a PM que arrombasse a porta, pois ela não conseguia se levantar do chão. Adentrando na residência, os policiais encontraram a vítima ensanguentada no chão, com mais de 40 lesões pelo corpo. Ao questionarem quem seria o autor do crime, a mulher contou que foi o seu enteado. Após o resgate da vítima, a guarnição da PM pediu ajuda da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e os agentes então foram em busca do suspeito, identificado como Clauton Tavarares. Em patrulhamento na região da BR-364, Clauton foi visto próximo a uma lanchonete, tentando se esconder entre algumas carretas estacionadas no local. Foi dada a voz de prisão e, durante revista, foi encontrado com ele a quantia de R$ 972, celular, maconha e um molho de chave. Em seguida, a vítima foi socorrida pela equipe de pronto-socorro de Itapuã e e a equipe médica constatou 42 perfurações no corpo da vítima, provavelmente feitos por uma faca. A vítima segue em observação médica. O motivo do crime ainda não foi divulgado e o caso registrado como tentativa de homicídio.

Brumado: 34ª CIPM aumenta produtividade nos primeiros cem dias de 2019

De acordo com dados do Sistema de Produtividade Policial, houve um crescimento considerável na produtividade da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Brumado, nos primeiros 100 dias deste ano. Em relação ao mesmo período do ano passado, a quantidade de escoltas subiu de 19 para 35, o equivalente a 84,21% de aumento; já o número de pessoas presas em flagrante aumentou de 51 para 62 (21,56%). Os dados revelaram ainda que a lavratura de Termos Circunstanciados de Ocorrência saltou de 24 para 32 (33,33%) e as apreensões de armas de fogo aumentaram de 5 para 19 (280%). O número de apreensões de armas brancas também cresceu, de 5 para 8 (60%), e a quantidade de veículos de quatro rodas removidos aumentou de 4 para 11 (175%) em relação a 2018. Houve ainda aumento da quantidade de veículos de duas rodas removidos, foram 25 em 2018 contra 44 em 2019, acrescentando 76% de produtividade. Nesses primeiros cem dias, o combate ao tráfico de entorpecentes foi intensificado, resultando em 18 ocorrências por  apreensão de maconha contra 6 do ano passado (200% de aumento). As apreensões de cocaína subiram de 3 para 12 (300%), as de crack aumentaram de 1 para 4 (300%), além de ter sido aprendida outro tipo de nova droga sintética em 2019.

STF: Grávidas e lactantes não podem exercer atividade insalubre Foto: Carlos Moura/STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (29), por 10 votos a 1, que grávidas e lactantes não podem exercer atividades consideradas insalubres. A ação julgada nesta quarta-feira foi apresentada em abril de 2018 pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos. A entidade questionou um trecho da nova lei trabalhista que permitiu o trabalho de gestantes e lactantes em atividades insalubres, exceto em caso de atestado médico. A nova lei foi proposta pelo governo Michel Temer (MDB) e aprovada pelo Congresso Nacional. O trecho questionado pela confederação estava suspenso por determinação do ministro Alexandre de Moraes, e agora o plenário do STF analisou o caso de maneira definitiva. Durante a sessão, Moraes votou novamente a favor de derrubar o trecho. De acordo com o G1, o entendimento do relator só não foi acompanhado pelo ministro Marco Aurélio Mello.

Brumado: Secretário de saúde rebate críticas ao atendimento no hospital alegando falta de médicos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Rebatendo as denúncias de descaso no atendimento do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, o secretário de saúde de Brumado, Cláudio Feres, justificou que a área está passando pelo problema da falta de profissionais médicos. “O atendimento no hospital não está precário de forma alguma. Temos lá profissionais de excelência. O que está acontecendo é que nós perdemos profissionais da atenção básica. Não foi um problema causado por nós,  mas pelo Ministério da Saúde”, esclareceu ao site Achei Sudoeste. Feres destacou que, no ano passado, o Governo Federal encerrou o contrato do programa Mais Médicos com o Governo Cubano alegando que as vagas seriam preenchidas por profissionais brasileiros, o que não foi feito até o momento. O déficit, segundo ele, está sendo jogado na conta dos secretários de saúde de todo país. Na Bahia, a desassistência é ainda maior. “Só em Brumado temos seis vagas em aberto de profissionais médicos. Dessas seis vagas, cinco são do programa Mais Médicos. Tínhamos aqui sete profissionais cubanos que poderiam estar trabalhando hoje. Resumindo, o que está acontecendo no hospital é fruto dessa desassistência na atenção básica, criada pelo Ministério da Saúde”, reiterou. Além disso, o secretário afirmou que a prioridade de atendimento no hospital são os casos de urgência e emergência; os casos ambulatoriais, conforme ressaltou, devem ser atendidos nas unidades básicas, visto que são de menor gravidade. Até o dia 24 de junho, o Governo Federal deve começar a alocar os profissionais selecionados através do Mais Médicos. “A partir de junho, temos a esperança de que o município comece a receber esses profissionais para suprir essa demanda e tudo volte à normalidade”, finalizou.

Conheça os perigos da MMS, substância que promete curar autismo Foto: Reprodução/Veja

Grave em qualquer área de conhecimento, as fake news podem se tornar letais quando o alvo é a saúde. Por redes sociais, sites de busca e aplicativos de mensagens, espalham-se milhares de receitas infalíveis, alimentos superpoderosos, estudos inexistentes e tratamentos milagrosos. O mais perverso: doenças graves, que demandam tratamento específico e contínuo, são justamente as mais usadas para fisgar leitores desavisados. A mais recente notícia falsa é também uma das mais perigosas. Trata-se de uma suposta terapia natural que promete curar 95% das doenças existentes no mundo. Conhecida como MMS, sigla em inglês para solução mineral milagrosa, a substância popularizou-se entre familiares de pessoas com autismo. Mas seus defensores afirmam que seus efeitos vão muito além. Com efeito antibiótico, antiviral, antifúngico, antiparasitário, entre outros, ela seria eficaz contra malária, infecções, aids, câncer e Alzheimer. O nome e a infinidade de usos já são suficientes para levantar suspeita sobre o produto. Mas, além da ausência de efeitos terapêuticos, a MMS, é um líquido composto de dióxido de cloro, um alvejante usado no branqueamento de tecidos e no tratamento de água. Diz Renata Fonseca, gerente de fiscalização da Anvisa: “É uma substância química com atividade corrosiva que pode causar males para a saúde. É um produto que também traz riscos pela inalação”. Clique aqui e veja a reportagem completa na Revista Veja.

Movimento estudantil mobiliza em Brumado paralisação nacional contra corte na educação Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Vamberg Barros, que representa a União dos Estudantes na região de Brumado, disse que, na manhã desta quinta-feira (30), será realizada uma paralisação nacional contra os cortes feitos pelo Governo Federal na educação. O movimento também acontece na cidade de Brumado. “Aqueles estudantes da rede pública ou que querem ingressar no ensino superior em instituições públicas estarão mobilizados contra os cortes na educação promovidos pelo Governo Federal. Os mesmos afetam não só o ensino superior, como também a educação básica, criando diversas barreiras”, destacou. Barros afirmou que muitas universidades públicas federais podem ter as portas fechadas por conta dos cortes. Em Brumado, as concentrações para o movimento ocorrerão em frente aos colégios estaduais, com início previsto às 9h30. Em seguida, os manifestantes percorrerão algumas ruas em direção à Praça Armindo Azevedo, onde o movimento estudantil defenderá a educação pública gratuita de qualidade em benefício da população.

Vereadores denunciam suspeita de superfaturamento de contrato contábil na prefeitura de Guajeru Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o vereador da cidade de Guajeru, Irmo Gomes (PP), o popular Loza, que faz parte da bancada de oposição, denunciou que a prefeitura municipal estaria superfaturando contratos contábeis. “Tudo leva a crer que há um superfaturamento nesse processo contábil”, disse, acrescentando que as suspeitas surgiram pela primeira vez em 2013. Comparando com municípios da microrregião, o parlamentar informou que Guajeru paga uma das contabilidades mais caras. Irmo explicou que, mesmo tendo uma população bem menor que Brumado (67.048 habitantes), Guajeru (7.239 habitantes) paga mais que o município vizinho em si tratando de gastos com serviços contábeis.

Vereadores denunciam suspeita de superfaturamento de contrato contábil na prefeitura de Guajeru

O levantamento foi feito pela oposição com base em números apontados pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). De acordo com os dados, Brumado gastou, neste ano de 2019, R$ 41.400,00 com serviços contábeis, enquanto Guajeru gastou R$ 58 mil. Segundo Loza, diversos municípios da microrregião que têm o mesmo porte que Guajeru pagam mais barato pelos serviços. “Se o município não tem recursos suficientes, tal como o prefeito alega, por que paga a contabilidade bem mais cara do que outros municípios vizinhos? Tem vários contadores mais baratos, mas o gestor mantém a mesma contabilidade desde 2013, pagando bem mais caro. Tem algo de errado nisso”, declarou Loza.

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quarta-feira, 29, no Amapá, a segunda fase da Operação Ex Tunc, para desarticular um grupo que fraudava a concessão de auxílios-reclusão no estado. Estima-se que o esquema tenha causado um dano de 38 milhões de reais aos cofres públicos. O auxílio-reclusão é um benefício concedido aos dependentes de quem está preso e é segurado do INSS. Agentes cumprem 150 mandados judiciais em Macapá, Santana e Ferreira Gomes. São 30 ordens de prisão e 120 de busca e apreensão. De acordo com a Veja, a 4ª Vara da Justiça Federal no Amapá determinou ainda o sequestro e indisponibilidade de valores e bens móveis e imóveis. As atividades são um desdobramento da operação deflagrada em junho de 2016, para apurar fraudes em documentos para a obtenção de auxílio-reclusão e pensão por morte junto ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). A investigação indicou que nos processos de concessão dos benefícios havia datas alteradas, falsa situação prisional, inexistência de vínculo entre instituidor e o dependente e ausência de contribuição ao INSS. O esquema contava com a participação de servidores públicos, advogados, presos e ex-presidiários, segundo a PF. Levantamentos preliminares da Coordenação Geral de Inteligência Previdenciária (Coinp) indicam que, apenas em relação a uma amostragem dos benefícios investigados, que foram pagos de forma retroativa, houve um prejuízo de mais de 12,5 milhões de reais. A Polícia Federal estima que o dano aos cofres públicos ultrapassa 38 milhões de reais. Os investigados podem responder pelos crimes de estelionato contra o INSS, falsificação e organização criminosa. Se condenados, poderão cumprir pena de até 21 anos de reclusão. A ação é decorrente do trabalho da PF em conjunto com o Ministério Público Federal, a Coordenação Geral de Inteligência Previdenciária (Coinp) e o Batalhão de Operações Especiais no Estado (Bope/AP).

Brumado intensifica ações no combate ao trabalho infantil Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a técnica do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Marta Cristina Porto, falou sobre as ações estratégicas desenvolvidas pelo órgão no combate ao trabalho infantil. Segundo Porto, o programa tem feito rodas itinerantes de conversas nas escolas municipais a fim de falar sobre a problemática. Através de vídeos lúdicos, diversos esclarecimentos são passados aos alunos. As rodas de conversas nas escolas têm sido bastante produtivas e gerado muito entusiasmo nos estudantes. “O trabalho infantil é toda atividade laboral, remunerada e não remunerada”, disse, acrescentando que, muitas vezes, a própria família incube a criança de determinadas responsabilidades, as quais se configuram como trabalho. A técnica afirmou, nesse sentido, que a obrigação da criança é brincar e estudar, vivendo a infância em sua plenitude.

Vitória da Conquista: Casal é preso na BR-116 com mais de 500 tabletes de maconha em carro Foto: Divulgação/PRF

Um homem de 38 anos e uma mulher de 26 anos foram presos na BR-116, altura de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, depois que 514 tabletes de maconha foram encontrados no carro ondem estavam, na terça-feira (28). Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Por volta das 20h, uma equipe realizava fiscalização de rotina no Km-932 da rodovia, quando foi dada ordem de parada ao veículo, com placas do estado de Pernambuco. O motorista, entretanto, desobedeceu a ordem e tentou fugir da abordagem por cerca de 15 quilômetros, até ser interceptado por uma equipe da PRF no Km-917. Durante vistoria no automóvel, foram encontrados os tabletes de maconha, que estavam escondidos dentro das portas, na estrutura dos bancos, no porta-malas e painel do veículo. Ainda segundo a PRF, foram apreendidos também quatro pacotes de haxixe, que estavam escondidos na mochila da mulher. Segundo o G1, a polícia informou ainda que, durante a abordagem, o homem disse que ganharia cerca de R$10 mil para transportar a droga. Ele ainda afirmou que saiu do Paraguai e tinha como destino a cidade de Recife, em Pernambuco. Já a mulher confessou que receberia R$ 1.500. Após a abordagem, o casal foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Judiciária local.

Polícia Civil recupera telefones celulares roubados em Brumado Foto: Divulgação/PC

Gleisson Marles de Jesus Silva, 27 anos, e Maria Carolina Oliveira da Silva, 25 anos, foram conduzidos pela Polícia Civil até a delegacia de Brumado, suspeitos de participarem do roubo de quatro telefones celulares no último final de semana. Os suspeitos, que confessaram a autoria do crime, foram identificados por meio de câmeras de segurança que flagraram a ação criminosa e ajudaram a equipe de investigação a identificar a placa da motocicleta usada no crime. Os telefones celulares roubados, avaliados em até R$ 1.700,00, foram recuperados nas residências dos suspeitos e restituídos aos seus proprietários.

CPI do BNDES planeja apurar fraude na compra de frigorífico pela empresa JBS Foto: Divulgação

Relator da CPI do BNDES, o deputado Altineu Côrtes (PL-RJ) protocolou nesta terça, 28, o pedido de convocação de Jeremiah O’Callaghan, ex-diretor de Relações com Investidores da JBS. De acordo com a Veja, quer apurar detalhes da compra do frigorífico Bertin pelo grupo dos irmãos Joesley e Wesley Batista. Em depoimento, Marcio Celso Lopes, ex-sócio dos Batista, disse que a transação foi superavaliada – os compradores pagariam 750 milhões de reais, assumiram dívidas de 4 bilhões de reais e ainda dariam 10% das ações da nova empresa para os antigos proprietários da Bertin. Mas, na época, os irmãos disseram que o frigorífico valia 12 bilhões de reais. A diferença teria gerado prejuízos para os acionistas minoritários da JBS, entre eles, o próprio BNDES.

Brumado: Oficinas socioeducativas do Creas têm reintegrado jovens em liberdade assistida Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a coordenadora do Creas Chico Xavier, em Brumado, Janine Caldeira, falou sobre as oficinas oferecidas pelo órgão para reintegração de jovens em liberdade assistida. As ações são desenvolvidas em parceria com o Juizado Especial de Menores. Segundo Caldeira, desde 2010, o Creas recebe adolescentes que estão cumprindo medidas socioeducativas em meio aberto - até o ano passado, 334 adolescentes foram atendidos através da prestação de serviços à comunidade. Neste ano, 5 menores estão sendo atendidos no Creas. Em nove anos de atendimentos, levando em conta a realidade de Brumado, a coordenadora explicou que os números são considerados muito altos. “Os adolescentes estão cometendo muitos atos infracionais por achar que não tem punição. Existem muitos casos de reincidência, mas a maioria são novos”, informou. O acompanhamento durante a liberdade assistida feito por uma equipe de múltiplos profissionais do Creas tem surtido resultados positivos, conforme declarou Caldeira. Este inclui a realização de reuniões e oficinas com vistas à obtenção do primeiro emprego. “A gente não pode capacitar, mas podemos treinar”, contou.

Prefeitura dá início ao trabalho de ornamentação junina da cidade de Caculé Foto: Aloísio Costa/Informe Cidade

A tradicional decoração junina da cidade de Caculé, a 100 km de Brumado, começou a ser montada. A ornamentação de algumas ruas e da Praça Deoclides Cardoso, palco do “Arraiá de Caculé”, são uma atração à parte durante os festejos. Segundo o Informe Cidade, na segunda-feira (27), a equipe responsável iniciou os trabalhos com a montagem do portal que dá boas vindas às festas e marca o ponto de entrada para o “Arraiá de Caculé”. Neste ano em que Caculé comemora o seu centenário, a decoração fará referência à história da cidade, além de uma homenagem a Dona Rosa Prates, personagem importante no surgimento do povoado. Os festejos de São João acontecem nos dias 22, 23 e 24 de junho e contará com atrações como Calcinha Preta, Marcos e Belutti, Dons do Bar e Edgar Mão Branca.

Caixa lança feirão para negociar dívidas com descontos de até 90% Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Clientes da Caixa Econômica Federal que têm dívidas com o banco podem, a partir desta terça-feira, 28, renegociar as pendências pela internet. O banco lançou o site www.negociardividas.caixa.gov.br , no qual é possível fazer a negociação. Segundo a Caixa, os descontos vão de 40% a 90% para a quitação. O mutirão, anunciado na última semana pelo presidente do banco, Pedro Guimarães, mira clientes pessoa física e jurídica que têm contas atrasadas há mais de 360 dias com a instituição. Segundo a Caixa, a ação chamada “Você no Azul” deve atingir cerca de 3 milhões de clientes que estão nessa situação. Do total, 2,6 milhões são pessoas físicas. De acordo com a Caixa, 92% deste total pode quitar as dívidas à vista por valores de até 2.000 reais. Das 320.000 pessoas jurídicas que são foco do programa, 65% tem possibilidade de quitar as pendências por menos de 5.000 reais. De acordo com a Veja, a ação está vigente por noventa dias. Além do site, é possível solicitar atendimento pelo telefone 0800 726 8068, opção 8, e pelas agências. Pela internet, o cliente informa o CPF, recebe um código de autenticação de acesso pelo celular e aí vê quais as opções dadas pelo banco para pagar a pendência financeira.

46ª CIPM doa cestas básicas para famílias carentes de Livramento de Nossa Senhora Foto: Divulgação/PM

Na última segunda-feira (27), policiais da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) doaram cestas básicas às famílias da região mais carente da cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. Os alimentos foram arrecadados através de doações dos estudantes do curso preparatório para o concurso da PM-BA - Aprova PM. O projeto, de autoria da 46ª CIPM, prepara os jovens da cidade para prestarem o referido concurso. Ao todo, 40 famílias foram beneficiadas com a ação.

Saúde do Coração: Eletrocardiograma na Clínica Mais Vida em Brumado

A saúde do coração deve ser vista como prioritária. Você se lembra qual foi a última vez que foi ao cardiologista?  Não?  Bom reavaliar sua resposta. É sempre bom tirar um tempinho para realizar os exames de rotina e se certificar que está tudo bem. Pois, infelizmente, a maioria das pessoas têm a mania de marcar um médico somente quando estão doentes. Então, necessário mudar este mal hábito urgente. O ECG é um exame simples, barato e não invasivo. Permite uma ideia da condição cardíaca e pode identificar situações de risco e morte súbita. Achamos que todas as pessoas deveriam ter um ECG em algum momento da vida, que somente fosse repetido segundo necessidade clínica. O ECG é capaz de analisar o ritmo cardíaco, a presença ou não de arritmia, a frequência cardíaca, a condução atrioventricular, presença de bloqueio e sobrecarga cardíaca, análise de áreas eletricamente inativas, que infartaram, auxilia no diagnóstico de infarto, pericardite, embolia pulmonar, cardiopatias congênitas, alterações genéticas cardíacas, diagnostica anormalidades no coração do atleta. Portanto, mude seus hábitos. Ligue agora para a Clínica Mais Vida e agende sua consulta com o cardiologista.  Seu coração agradece! Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545/ (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868.

Vereadores se declaram contrários à construção de mina de rejeitos em Guanambi Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Por unanimidade, os vereadores de Guanambi, a 141 km de Brumado, se declararam, na sessão legislativa da última segunda-feira (27), contrários à construção de uma barragem de rejeitos no município. Na oportunidade, os parlamentares receberam representantes da Bahia Mineração (Bamin), que apresentaram o projeto da mina Pedra de Ferro. Os parlamentares criticaram a proposta e apontaram problemas, como falta de investimento, mudança de modelo de construção [de a montante para a jusante] após a tragédia de Brumadinho, em Minas Gerais, falta de debate com a população. Um plebiscito também foi sugerido para saber se a população aprova ou não a construção da mina de rejeitos.

Bahia Farm começa com expectativa de atingir R$ 2 bilhões em negócios Foto: Divulgação

A 15ª edição da Bahia Farm Show, na cidade de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, começou na última terça-feira (28), e segue até sábado (1º). Nesta terça, o ingresso é gratuito até às 13h. Depois desse horário e nos demais dias da feira, a entrada custa R$ 15. A expectativa dos organizadores é que um público de 70 mil pessoas circule no espaço durante os cinco dias do evento. A feira é parada obrigatória para agricultores, pesquisadores, estudantes e das mais de 200 empresas expositoras que buscam no evento novidades tecnológicas na área do agronegócio. Serão divulgadas mais de 900 marcas de produtos e serviços em segmentos, como o de sementes, insumos, softwares para o setor rural e até mesmo soluções do setor da construção civil, equipamentos elétricos, irrigação, geração de energia, entre outros. Com 95% dos espaços comercializados, os organizadores esperam alcançar R$ 2 bilhões em volume de negócios. Em 2018 a feira atingiu a marca histórica de R$ 1,891 bilhão. Em média, foram gerados 3.500 empregos diretos no período do evento, além dos indiretos, um reflexo real no aquecimento da economia da região. De acordo com o G1, a principal novidade da edição de 15 anos é a ampliação da sua infraestrutura com um novo galpão do pavilhão coberto e capacidade para 62 novos expositores. Isto corresponde a um aumento direto de 30% do número de empresas e marcas dentro da feira.

Brumado: Prefeitura define os preços para exploração do comércio nas festas de aniversário e São Pedro Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na edição do Diário Oficial desta segunda-feira (27), a prefeitura de Brumado publicou o Decreto nº 5,140, que define os preços públicos para exploração de comércio temporário e uso de bens de domínio público nas áreas de influência dos festejos do aniversário da cidade e do São Pedro. De acordo com o decreto, os preços ficaram assim definidos: barraca ou trailer (R$ 500); barraca de capeta (R$ 300); barracão (R$ 800); tabuleiro de acarajé (R$ 250); espetinho com venda de cerveja (R$ 200); isopor (R$ 100); caixa térmica (R$ 200); barraca de pastel ou batata frita (R$ 200); carro de lanche (R$ 150); cachorro-quente (R$ 100); carro de pipoca (R$ 50); caldo de cana ou água de coco (R$ 100); barraca de bijuterias, brinquedos e congêneres (R$180); e brinquedo infantil (R$ 200). Os festejos de aniversário da cidade acontecem entre os dias 8 e 10 de junho, na Praça Coronel Zeca Leite, e o São Pedro, entre os dias 28 e 30 de junho, na Praça Donatila Meira Lobo, no Bairro Olhos D'água.

Plantação com 50 mil pés de maconha é localizada e destruída pela polícia no norte da Bahia Foto: Divulgação/PC

Uma plantação com cerca de 50 mil pés de maconha foi localizada e destruída pela polícia na zona rural de Juazeiro, no norte da Bahia, na segunda-feira (27). A plantação, que estava sendo cultivada na localidade de Riacho da Massaroca, zona rural do município, poderia produzir duas toneladas e meia da droga, segundo a polícia. Ninguém foi preso. Segundo o G1, no local, foram encontrados, ainda, quatro tanques e um açude que serviam para irrigar a plantação, equipamentos utilizados no cultivo, bombas de pulverização e mudas da erva, segundo a Polícia Civil. De acordo com o órgão, a droga foi encontrada durante uma operação da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) de Juazeiro. Um acampamento montado nas imediações, com barracas e alimentos que seriam consumidos pelos traficantes, também foi destruído pelos policiais. A polícia informou que a investigação prossegue para identificar e prender os responsáveis pela maconha. A ação que resultou na descoberta e erradicação da plantação contou com o apoio de equipes da 17ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) e Deam, ambas sediadas em Juazeiro.

Arquivo