Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
05/2019
'Não estamos preocupados com o Forró do Sítio Novo. O Brasil está de luto', diz produtor após morte de Gabriel Diniz Foto: Reprodução/Instagram

Um dos realizadores do Forró do Sítio Novo, em Brumado, o empresário Alberto Elizeu de Jesus, o Beto Bonelly, postou um vídeo em suas redes sociais, lamentando a morte do cantor Gabriel Diniz. O músico morreu após queda do avião na região de Sergipe. “Nesse momento não estamos preocupados com o Forró do Sítio Novo. O Brasil está de luto. Força para os familiares, amigos e fãs. Descanse em paz, Gabriel Diniz”, postou. No vídeo, com um semblante muito abatido, Beto disse que a produção do Forró do Sítio Novo, se pronunciaria posteriormente.

Caculé: Empresa paulista cria campanha para angariar fundos para ONG Jardim das Borboletas

A Algoducci, luxuosa confecção de mantas em tricot italiano e enxovais para casa e bebê, presidida pela empresária Regina Villanueva, sediada na cidade de São Paulo, com o apoio de um grupo de influenciadores digitais, criou a campanha “Salve uma borboleta”, para arrecadar fundos em benefício à ONG baiana Jardim das Borboletas. Esta auxilia no tratamento de crianças com Epidermólise Bolhosa, doença genética rara, grave, não contagiosa e incurável. A enfermidade causa bolhas e feridas em traumas sofridos na pele e nas membranas mucosas.  Estima-se que 1600 pessoas vivem com a doença no Brasil. O tratamento é custoso, difícil, inacessível para muitos e, quando não ocorre da maneira adequada, pode ser fatal para o paciente. A ONG Jardim das Borboletas sobrevive de recursos 100% oriundos de doações, que são direcionadas à aquisição de pomadas, géis e hidratantes para estimular a cicatrização, curativos especiais de silicone que não grudam na pele e suplementos alimentares para combater a anemia. “O tratamento de cada uma das crianças assistidas pela ONG Jardim das Borboletas fica entre 10 e 60 mil reais por mês. Acho que como empresa posso e devo ajudar essas crianças”, ressaltou Regina Villanueva, diretora da marca e idealizadora da campanha. De 1º a 15 de junho, o público terá acesso a todas as informações sobre a campanha “Salve uma borboleta”, por meio do Instagram da Algoducci, da ONG e de um grupo de influenciadores. As doações serão feitas diretamente nas contas bancarias da entidade.

Empresário confirma morte do cantor Gabriel Diniz; Ele iria se apresentar no Forró do Sítio Novo em Brumado Foto: Divulgação

O cantor Gabriel Diniz morreu após queda do avião na região de Sergipe. A informação foi confirmada pelo empresário do músico a Bahia FM. A informação foi divulgada no Bahia Notícias. Ele estava voando em direção a Alagoas após passagem por Feira de Santana, na Bahia. A queda aconteceu na região Estância, em Sergipe. As quatro pessoas que estavam a bordo da aeronave morreram. Nascido em 18 de outubro de 1990, ele é natural de Campo Grande, cresceu em João Pessoa. Reuniu-se com amigos da escola e criou uma "Banda de Garagem”. Depois, virou vocalista das bandas “Forró na Farra” e “Cavaleiros do Forró”. Em sua carreira solo, Gabriel lançou seis álbuns, são eles: “GD at the Park (Ao Vivo)” (2016), “GD live (Ao Vivo)”(2016), “GD Verão” (2016), “GD” (2017), “Gabriel Diniz Na Ilha (Ao Vivo)” (2018), “À Vontade” (2019). Seu maior sucesso foi a música “Jenifer”, single que ficou em 1° lugar entre as mais tocadas nas rádios e paradas de streamings de música do Brasil se tornando o hit do verão de 2019. O cantor se apresentaria, em Brumado, no dia 15 de junho, no Forró do Sítio Novo.

Vitória da Conquista: PRF prende homem transportando maconha e haxixe na BR-116 Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na noite do último sábado (25), cerca de 30 kg de substância com características semelhantes à maconha e mais 350 g de produto análogo a haxixe. O material estava escondido na bagagem de um passageiro em um ônibus interestadual que fazia o itinerário Campinas (SP) a Salvador (BA). O flagrante ocorreu durante uma fiscalização de combate à criminalidade no KM 836 da BR-116, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Durante a abordagem, foram encontradas duas malas, ambas na cor vermelha, com os pacotes de entorpecentes. O passageiro dono do material, um homem de 21 anos, informou que adquiriu a maconha e o haxixe em São Paulo por R$ 11.500. Este disse ainda que pretendia comercializar os entorpecentes em Salvador. O mesmo foi encaminhado pelo crime de tráfico de drogas à Delegacia da Polícia Judiciária e apresentado à autoridade policial.

Brumado: Prefeito determina corte de contribuição sindical diretamente em folha Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Através de ofício emitido ao Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Brumado (Sindsemb), a prefeitura de Brumado comunicou a suspensão do desconto em folha da contribuição sindical dos trabalhadores do serviço público municipal, os quais são sindicalizados na entidade. Segundo a Administração, o corte se baseou na medida provisória 873/2019, que prevê que a cobrança da contribuição sindical só pode ser feita pelo trabalhador que manifestar expressamente a sua intenção de contribuir para o sindicato. Ou seja, não será mais descontada em folha e cada contribuinte terá que se manifestar individualmente. Para o presidente do sindicato, Jerry Adriano, a medida é um processo de perseguição contra a entidade. O Sindsemb já entrou com uma ação na justiça a fim de reverter a decisão.

Avião com o cantor Gabriel Diniz cai em Sergipe Foto: Divulgação

De acordo com informações do Programa Balanço Geral, da Record TV, um avião com o cantor Gabriel Diniz, caiu na tarde desta segunda-feira (27), em Sergipe. Segundo o programa, a polícia militar sergipana faz buscas para localizar os passageiros que estavam a bordo da aeronave. O apresentador Reinaldo Gottino afirmou que a assessoria de imprensa do cantor confirmou o acidente, mas não passou maiores detalhes do ocorrido. Ainda de acordo com Gottino, o músico fez um show em Feira de Santana, no interior da Bahia e estava com destino a Alagoas para encontrar com sua namorada e comemorar o aniversário dela. Gabriel ficou conhecido no Brasil após o sucesso da música "Jenifer". Só no Youtube, o vídeo conta com mais de 230 milhões de visualizações. O cantor Daniel Diniz tem show marcado na cidade de Brumado, no dia 15 de junho, no Forró do Sítio Novo.

Lagoa Real: Caminhão invade casa e deixa pelo menos dois mortos no Pancadão Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

Por volta de 8h30 desta segunda-feira (27), um caminhão baú que seguia de Caetité para Brumado perdeu o controle da direção e invadiu uma residência no trevo de Pancadão, no município de Lagoa Real, na região sudoeste da Bahia. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, pelo menos duas pessoas morreram no acidente. O motorista do caminhão, uma moradora do local e um idoso estão entre as vítimas. A mulher chegou a ser socorrida e levada ao Hospital São Sebastião, em Ibiassucê, mas não resistiu aos ferimentos. Um senhor de Caculé que estava no local ficou ferido, mas seu quadro é estável. Ainda não há informações sobre outras vítimas.

Idoso é preso com armas de fogo na zona rural da cidade de Ituaçu Foto: Divulgação/PM

Na última sexta-feira (24), um homem informou que seu vizinho de 81 anos havia feito um disparo de armo de fogo contra sua pessoa  Prontamente, a guarnição deslocou-se ate a fazenda Quebra Canela, próximo ao Povoado da laje, na zona rural de Ituaçu, a 113 km de Brumado, onde o idoso foi encontrado com um revólver calibre 32, municiado, 06 munições intactas, 01 espingarda chumbeira e 01 punhal. Este foi conduzido até a delegacia de Ituaçu, onde foi lavrada a ocorrência.

Idoso é preso com armas de fogo na zona rural da cidade de Ituaçu Foto: Divulgação/PM
Brumadinho: Vale é acusada de omitir informações ao negociar indenizações Foto: Reprodução/TV Globo

A Vale está sendo acusada de omitir informações sobre parte dos terrenos atingidos pela lama em Brumadinho que têm potencial de mineração. Segundo a Agência Nacional de Mineração (ANM), há potencial minerário em locais devastados pela tragédia e isso não foi informado aos donos dos terrenos e nem à Defensoria Pública, que homologou acordos de indenização entre a mineradora e os moradores. De acordo com o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), essa informação dá direito aos moradores de reivindicar mais dinheiro do que está sendo oferecido pela empresa. A polêmica está debaixo de toneladas de lama e a área coberta de rejeitos de minério da barragem que se rompeu em Brumadinho pode ser lucrativa para a Vale. De acordo com o G1, são 905 hectares que ficam perto do Córrego do Feijão. Uma área equivalente a 900 campos de futebol. O terreno que está sem vida, era fonte de renda para agricultores da região antes da tragédia. No local existiam sítios, plantações, criações de animais que serviam de sustento para muita gente. O que ninguém sabia é que debaixo desse solo existe uma jazida mineral e a Vale está de olho nela há pelo menos 13 anos. O documento da ANM mostra que a mineradora começou o processo de pesquisa no terreno em 2006. A área foi vasculhada pela empresa durante quatro anos, com autorização da agência. Segundo a Vale, foram feitos três furos de sonda na parte noroeste da área, e o relatório final, apresentado à ANM, foi positivo.

Homem é preso com drogas no Bairro Urbis II em Brumado Foto: Divulgação/PM

Na noite do último sábado (25), ao fazer rondas no Bairro Urbis 2, em Brumado, uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) deparou-se com um conduzido que, ao avistar os policiais, atirou ao chão um objeto. Durante a busca pessoal, a guarnição encontrou 05 papelotes de substâncias aparentando ser cocaína e 01 papelote aparentando ser maconha, além de cerca de R$ 62,00 reais em espécie. Por essa razão, o indivíduo e o material foram levados e apresentados na sede da delegacia de Brumado, onde o fato foi registrado.

Lavrador que teve pedra de 1,3 Kg e 18 cm retirada da bexiga tem alta em Jacobina Foto: Reprodução/TV Bahia

O lavrador Manoel Ferreira da Silva, de 51 anos, que teve uma pedra de 1,3 Kg e 18 cm retirada da bexiga, na cidade de Jacobina, no norte da Bahia, recebeu alta no último sábado (25). A informação foi confirmada ao G1 pelo médico João Cleber Coutiunho, que realizou a cirurgia. Manoel estava internado desde a segunda-feira (20), no Hospital Antônio Teixeira Sobrinho, onde passou pelo procedimento. Com a liberação da unidade médica, o lavrador volta para casa, na zona rural do município de Miguel Calmon, na mesma região do estado.

Caetité: Ex-gestor e atual prefeito são denunciados pelo MPF por associação criminosa Fotos: Lay Amorim/Achei Sudoeste e Cláudio Amaral

O prefeito de Caetité, Aldo Ricardo Cardoso Gondim (PSB), foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) por fraude em licitação e associação criminosa. Além dele, o ex-prefeito da cidade, José Barreira de Alencar Filho (PSB), também está arrolado na ação. A partir de investigações desenvolvidas em conjunto pelo Ministério Público, Polícia Federal e Controladoria-Geral da União (CGU), foi apurado que, entre 2009 e 2016, durante os oito anos de mandato de José Alencar Filho como prefeito, 28 licitações foram fraudadas. Todos os processos licitatórios têm como vencedoras empresas de fachada. O valor dos contratos firmados ilegalmente é de R$ 14,3 milhões. A ação do MPF, contudo, se resume à responsabilização dos acionados pela fraude de cinco licitações realizadas nos anos de 2011 e 2012 envolvendo recursos do Fundo de Manutenção Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Os demais casos estão sob a atuação do MP do Estado da Bahia, por não envolverem recursos federais. As licitações fraudulentas foram conduzidas em conluio com servidores da prefeitura que na época atuaram como membros das comissões de licitação. O atual prefeito solicitou, enquanto secretário municipal, a realização de diversas licitações, principalmente convites, estipulando unilateral e arbitrariamente um preço inicial sem pesquisa.

Conheça os vasos e pedras decorativas da loja de decoração Brumas

Quer dar um toque de elegância e sofisticação ao seu ambiente? Conheça os vasos e pedras decorativas da Brumas, loja localizada na Avenida Centenário, 317, no Bairro Novo Brumado. Além dos vasos e pedras, a loja trabalha com revestimento de parede para áreas internas e externas, gesso 3D, PVC 3D e pedra natural. Para agendar um horário para conhecer as peças, basta ligar para o telefone (77) 99828-8085. Na Brumas, você vai encontrar a inspiração que faltava para decorar os mais diversos ambientes.

Brumado: Câmara Municipal aprova reajuste salarial dos agentes de saúde e endemias retroativos a janeiro Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Câmara de Vereadores de Brumado aprovou, em primeira votação, o projeto de lei nº 015/2019, referente ao reajuste salarial dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combates a endemias. O projeto foi atualizado pelo prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), que, na sua primeira versão, apresentava o reajuste a partir do mês de maio, o que ia de encontro à lei federal que obriga os municípios a retroagirem ao mês de janeiro. O projeto foi questionado pelo parlamento e o prefeito chegou a argumentar que o município não teria obrigação de retroagir a janeiro, uma vez que o governo federal não havia repassado a verba para tal. Porém, após consulta jurídica, o chefe do executivo foi informado da inconstitucionalidade caso não cumprisse a lei federal. O projeto ainda tramita na casa legislativa e retorna para segunda e conclusiva votação na sessão da próxima semana.

Macaúbas: Geraldo Luís e Domingo Show contaram a história de Isabel Maria, a idosa apaixonada por cavalgada Foto: Reprodução/Record TV

Geraldo Luís contou a história de dona Isabel Maria no programa Domingo Show do último domingo (26), na Record TV. Com 79 anos, a senhora é famosa por usar roupas diferentes na cidade de Macaúbas, a 199 km de Brumado. Além do jeito de se vestir, dona Isabel mantém uma inusitada amizade com seu cavalo de estimação. Tanto ela quanto o animal, que recebeu o divertido nome de Fusquinha, passaram por uma transformação no visual. De acordo com o Blog Observatório da Televisão, ela encanta a todos com sua simplicidade e alegria de viver: “Eu estou pensando em viver até uns 120… Eu monto no cavalo e fico em pé no boi!”, diz a rainha das cavalgadas. E as surpresas, para esta divertida mulher, feirante e mãe de nove filhos – apenas três deles estão vivos -, não pararam por aí. Após mais de dez anos distante, ela teve a oportunidade de reencontrar a irmã que vive em São Paulo, além de rever a sua filha de criação. A homenageada também conheceu o seu maior ídolo, o músico Ito Moreno.

Achei Sudoeste lança classificados para anúncio de venda de imóveis

O site Achei Sudoeste acaba de lançar um classificado online para venda de imóveis. O anúncio será feito em formato de notícia com fotos e informações do imóvel, além de contato direto com o proprietário. O Achei Sudoeste Imóveis é a melhor opção de classificados online. Anuncie conosco e tenha a certeza de estar no lugar certo para a venda de lotes comerciais, residenciais, além de casas e sítios. Entre em contato com o nosso departamento de jornalismo e faça o seu anúncio: (77) 99968-1705.

Homem é encontrado morto na garagem de casa em Caculé Foto: Aloísio Costa

Um homem de 54 anos foi encontrado morto na garagem de sua residência, na última sexta-feira (24). O imóvel fica localizado na Rua Marechal Deodoro, no centro da cidade de Caculé, a 100 km de Brumado. De acordo com o Informe Cidade, Valderi Carolino de Souza, conhecido como Paraíba, era proprietário de um mercado localizado ao lado da Casa Lotérica. Era casado e tinha um casal de filhos. A polícia trabalha com a hipótese de que ele teria cometido suicídio. O caso está sendo investigado.

Câmara de Brumado aprova doação de terreno para construção da policlínica regional de saúde Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O projeto de lei nº 019/2019, de autoria do poder executivo brumadense, que dispõe sobre a doação de terreno ao Estado para construção da Policlínica Regional de Saúde, chegou até a Câmara de Vereadores em caráter de urgência, urgentíssima para votação. O projeto foi aprovado por unanimidade pelos vereadores presentes à sessão legislativa, que aconteceu na última sexta-feira (24). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o terreno disponibilizado pelo Município fica localizado no mesmo quarteirão onde já se encontra a Escola Élcio José Trigueiro, uma unidade básica de saúde da família e as obras de construção de uma creche. O lugar formará um complexo de saúde e educação no Bairro São José. Após várias indicações de outros locais com negativas da supervisão técnica do estado, finalmente, ao que tudo indica, houve um acerto entre os governos no intuito de se concretizar a tão esperada obra para o benefício do polo regional de saúde de Brumado.

Brumado: Administração é arbitrária e não negocia com sindicato o reajuste, diz servidor público Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O servidor público Tony Pereira acompanhou o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Brumado (Sindsemb), Jerry Adriano, durante as negociações da campanha salarial 2018/2019 com a prefeitura municipal. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele disse que o Município não atravessa uma crise financeira, tal como justificou a fim de não conceder o reajuste da categoria, visto que realiza gastos desnecessários com obras públicas. Nesse sentido, Pereira citou que o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) mandou quebrar todo canteiro central que havia sido construído na Rua Israel Dias, no Bairro Santa Tereza, para construir novamente sem nenhuma necessidade. “Em 2017, o prefeito enviou o projeto de número 47 à Câmara de Vereadores para que houvesse a adição de férias e décimo terceiro, tanto para os vereadores quanto para o cargo de prefeito. Esse projeto de lei vai custar, até o final de 2020, R$ 744 mil aos cofres públicos, ou seja, em uma canetada, o prefeito vai gastar mais de R$ 1 milhão só em pagamento de 13º e férias, tanto para ele quanto para os vereadores. Isso quer dizer que a crise só existe para os funcionários públicos. São dois pesos e duas medidas”, criticou. Para o servidor, o gestor está tratando a situação com deboche e de forma arbitrária, já que, segundo ele, em nenhum momento, a Administração negociou ou sequer discutiu as pautas apresentadas pelo sindicato.

Homem encontra cobra dentro de motor de carro no Bairro das Flores em Brumado Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

O proprietário encontrou uma cobra dentro do motor de seu veículo, no Bairro das Flores, em Brumado, na manhã deste domingo (26). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, populares ajudaram a retirar o animal do local. A Polícia Militar que realizava rondas ostensivas pelo bairro ajudou no resgate da cobra.

Homem encontra cobra dentro de motor de carro no Bairro das Flores em Brumado Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

Rapidamente inúmeros curiosos se aglomeraram na via pública. O proprietário do veículo não soube informar como o animal entrou dentro do motor. A cobra foi devolvida para a natureza.

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com as datas de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265, e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160.

Menino com doença degenerativa desenha e inspira projeto social

Com canetinhas nas mãos, André Caldas, de 10 anos, fez seu mundo de ilustrações ir muito além dos cômodos de sua casa. Diagnosticado com Distrofia Muscular de Duchenne (DMD), ele inspirou o projeto ‘Caiu do Céu’ e vem ajudando a colorir a vida de outros meninos portadores da mesma doença. Natural de Santos, no litoral de São Paulo, André, aos dois anos, recebeu o diagnóstico da DMD, uma doença sem cura e degenerativa, que enfraquece os músculos e afeta, principalmente, os meninos. Buscando um tratamento mais avançado, após alguns anos do diagnóstico, a família foi morar na França. Para custear os gastos no país, a forma encontrada foi vender canecas estampadas com desenhos feitos pelo próprio André. “Ele iniciou o ensino fundamental lá, não era alfabetizado ainda. Aprendeu a língua em seis meses, mas fomos percebendo suas dificuldades de aprendizagem”, diz a mãe do menino, Andréa Caldas, de 49 anos. Andréa conta que o filho ficava triste com a situação e que, então, começou a buscar saídas nas capacidades dele, momento em que percebeu que ele se expressava muito em seus desenhos, mostrando resultados positivos de desenvolvimento. “Guardava todos como um tesouro. Até que um dia, abriu uma escola Montessori (método de ensino) perto de nossa cidade, porém era particular e muita cara. Mas era uma esperança para recuperar o amor pelo aprender. Foi quando tive a ideia de imprimir seus desenhos em canecas e criar o projeto Caiu do Céu”, relata. O projeto, segunda ela, tinha como objetivo proporcionar algo que André precisava por meio de suas próprias capacidades, mostrando seu valor e elevando sua autoestima e confiança. O nome veio de uma brincadeira que fazia com o cunhado pelo Skype, em que ele aparecia na tela de cabeça para baixo e brincava com o menino afirmando que tinha caído do céu, simbolizando esperança e alegria.

Bahia lidera em abril geração postos de trabalho no Nordeste

De acordo com as informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), sistematizadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia – SEI, a Bahia gerou 10.093 postos de trabalho com carteira assinada em abril de 2019. O resultado decorre da diferença entre 55.305 admissões e 45.212 desligamentos. Trata-se do maior saldo do mês de abril desde 2014. O resultado superou, também, o saldo do mês de março, quando 2.569 postos de trabalho foram criados. O saldo de abril deste ano é superior ao registrado em abril de 2018, quando foram criados 1.976 postos de trabalho. Setorialmente, em abril, todos os segmentos contabilizaram saldos positivos: Agropecuária (+2.461 postos), Indústria de Transformação (+2.438 postos), Serviços (+2.328 postos), Construção Civil (+1.575 postos), Comércio (+772 postos), Serviços Industriais de Utilidade Pública (+212 postos), Administração Pública (+194 postos) e Extrativa Mineral (+113 postos). Em relação ao saldo de postos de trabalho, a Bahia (+10.093 postos) ocupou a primeira posição dentre os estados nordestinos e a quarta dentre os estados brasileiros em abril de 2019. No Nordeste, apenas e Alagoas (-4.692 postos) e o Rio Grande do Norte (-501 postos) não geraram postos com carteira assinada. Todos os outros estados da região apresentaram desempenho positivo. A Bahia (+10.093 postos) foi seguida pelo Maranhão (+6.681 postos), Ceará (+2.153 postos), Paraíba (+778 postos), Sergipe (+649 postos), Pernambuco (+425 postos) e Piauí (+7 postos).

Justiça Eleitoral cancela título de 2,5 milhões de eleitores com irregularidades Foto: Reprodução

A Justiça Eleitoral divulgou a relação das 2.486.495 pessoas que tiveram o título de eleitor cancelado por ausência nas últimas três eleições. Os cancelamentos são referentes às ausências nos dois turnos das majoritárias de 2018 e no pleito de 2016. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informa os eleitores irregulares em seu portal, na área “Serviços ao Eleitor - Situação eleitoral - consulta por nome ou título”. Também é possível conferir a validade do documento em qualquer cartório eleitoral. Quem teve o título cancelado deve pagar uma multa para então regularizar a situação. O eleitor deve ir ao seu cartório eleitoral com documento de identificação com foto, comprovante de residência e o título, se ainda o possuir. Sem o título de eleitor, o cidadão pode ser impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e contrair empréstimos em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo. A irregularidade também pode gerar dificuldades de inscrição em concurso público, matrícula em estabelecimento público de ensino, além de impedir a obtenção de certidão de quitação eleitoral.

Arquivo