Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
05/2020
fechar

RHI Magnesita: Usar máscara é questão de responsabilidade

Usar máscara ao sair de casa pode fazer toda a diferença na luta contra o coronavírus, pois, além de proteger você, ela protege também quem está ao seu redor. Para que seu uso seja eficaz, fique atento a alguns detalhes: a máscara deve cobrir totalmente boca, nariz e queixo e não pode ficar folgada no rosto. Para retirá-la, não toque no tecido da frente, e sim segure apenas nos elásticos ou cordinhas de amarrar. Após o uso, é preciso descartá-la apropriadamente ou, então, lavá-la para poder usar novamente, caso ela não seja descartável. E atenção: o uso da máscara é individual. Lembre-se: para que a máscara caseira funcione, ela deve ser feita de algodão e ter duas camadas de um tecido não muito fino. Faça sua parte! RHI Magnesita #JuntosSomosMaisFortes

Prefeitura de Paramirim distribui mais de 20 mil máscaras e mantém controle do coronavírus com apoio popular Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

De acordo com o último Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde de Paramirim, a cidade possui cinco casos confirmados da Covid-19, do quais quatro já estão curados e 1 veio a óbito. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito Gilberto Brito (PSB) frisou que o Município vem fazendo o controle diário da doença apostando, sobretudo, na conscientização popular para evitar a propagação do vírus. A administração, segundo informou, já distribuiu, gratuitamente, até o momento, mais de 20 mil máscaras protetivas. Os itens foram confeccionados por costureiras contratadas pela atual gestão. “A máscara é, sem dúvida nenhuma, um grande fator para prevenção da alastração do vírus. Estamos tranquilos dentro do que concerne ao surgimento de novos casos”, afirmou. Também reduziu, substancialmente, a vinda de pessoas de fora para Paramirim. Em sua avaliação, as ações de enfrentamento à doença, proposta pela sua gestão, têm surtido efeito no controle da pandemia no município. “Por ora, vivemos um ambiente de tranquilidade”.

Conect Sol é a solução para economia nas suas contas de energia

A empresa de engenharia e consultoria Conect Sol trabalha com projetos, estrutural e elétrico, para instalação de energia solar. A mudança garante uma grande economia no valor das contas de energia. Entre agora mesmo em contato com os representantes da empresa para saber mais sobre os benefícios da energia solar e encomendar um orçamento. Os telefones são: (77) 99907-9149 (suporte técnico) ou (71) 99402-1024 (comercial).

Brumado: Proibição de transporte intermunicipal não se aplica ao deslocamento rural no município Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em nova publicação no Diário Oficial, o Governo do Estadual proibiu novamente o transporte intermunicipal na cidade de Brumado (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o coordenador da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Jansen Ricardo, esclareceu que o transporte de passageiros dentro do município está autorizado desde que seguido o protocolo estabelecido pela SMTT em conformidade com as determinações do Ministério da Saúde. “Existem algumas pessoas nas comunidades que não têm como se deslocar até a sede do município e precisam dessa locomoção. Estamos credenciando os motoristas e os veículos de transporte de passageiros. Tem que ter alvará, seguir um protocolo de higienização diária do veículo, tem que disponibilizar álcool 70 na entrada e na saída do passageiro de dentro do veículo, o número de passageiros não pode ultrapassar 50% da capacidade do carro, o veículo tem que ter ventilação externa. E, o mais, importante: todos têm que usar máscara protetiva”, afirmou. O coordenador frisou que a autorização visa facilitar o acesso do cidadão da zona rural, bem como garantir o seu direito de ir e vir.

Laboratório Exame realiza teste de sorologia para Covid-19 através de agendamento em Brumado

Com unidade em Brumado, o Laboratório Exame está realizando teste de sorologia para Covid-19. Vale salientar que a coleta é feita apenas por meio de agendamento através dos telefones (77) 3441-9286 e (77) 99991-5757. O exame detecta a presença de Anticorpos IgM e IgG em pessoas que foram expostas ao vírus SARS-CoV-2. A pesquisa deve ser realizada após o décimo dia de sintomas, quando o teste passa a ter uma sensibilidade maior. O exame é realizado pela metodologia de Quimioluminescência (CLIA), que são testes imunológicos capazes de detectar os níveis dos anticorpos IgM e IgG em amostras de sangue venoso do paciente e apresenta maior sensibilidade quando comparado a um teste rápido.

Criminosos invadem banco e tentam explodir terminal de autoatendimento em Jacaraci Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na última terça-feira-feira (26), assaltantes tentaram explodir o caixa eletrônico de uma agência bancária no município de Jacaraci, a 172 km de Brumado. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, os ladrões invadiram o banco e instalaram explosivos em um terminal de autoatendimento do Bradesco. Porém, o equipamento falhou e não explodiu. Com a tentativa frustrada, os ladrões fugiram deixando uma Hilux no município de Caculé, com dinamites e demais materiais.

Criminosos invadem banco e tentam explodir terminal de autoatendimento em Jacaraci Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) foi deslocado de Salvador até na quarta-feira (27), através de um helicóptero do Grupamento Aéreo (Graer), para capturar os criminosos e desarmar as dinamites. Durante todo dia, guarnições da Policia Militar de Caculé e Cipe Sudoeste fizeram buscas na cidade e zona rural. Durante a ação, três bandidos morreram em confronto com a polícia.

Lente de contato dental: conheça o segredo de um sorriso perfeito no Neo Odonto em Brumado

Ter um sorriso perfeito já é uma realidade para a maioria das pessoas. Os tratamentos se tornam mais acessíveis, e as técnicas cada vez mais impressionantes e menos invasivas. Um grande resultado de todos estes avanços dentro da Odontologia é a Lente de Contato Dental. Com esta técnica individualizada, o paciente consegue mudar completamente o sorriso sem precisar passar necessariamente pelo processo de colocar um aparelho ortodôntico, através de pequenos ajustes no dente, alinhando-o com o do lado por exemplo, e o melhor, conservando ou devolvendo o formato natural do dente. A Clínica Neo Odonto é referência na região quando se fala em Lentes de contato dental. Agende já sua avaliação: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049. A clínica fica localizada na Rua Coronel Paulino Chaves, 499 - (Rua do Jurema).

Controle de infecção hospitalar registra aumento nos atendimentos da dengue no hospital de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nas últimas semanas, aumentou bastante o número de pessoas que deram entrada no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado, com sintomas característicos das arboviroses. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a enfermeira Fernanda Brito, que faz parte da comissão de controle de infecção hospitalar no hospital, explicou que não há uma incidência maior de determinada idade no que se refere a esses pacientes. “Tem acometido crianças, adultos e idosos na mesma proporção”, afirmou. A enfermeira ressaltou que um surto de arboviroses pode sobrecarregar o sistema de saúde, o que é preocupante em um momento de pandemia mundial. Ela alertou que a população deve aproveitar o momento de isolamento social para cuidar da casa, fiscalizando todo e qualquer recipiente que possa servir de local para proliferação do mosquito aedes aegypti. “A vigilância doméstica é muito importante. É uma cadeia e todos precisam estar alinhados. Estaremos cuidando de nós mesmos e da nossa família”, finalizou.

Rio do Antônio confirma 4º caso da Covid-19 em paciente que esteve em Brumado e Conquista

A prefeitura de Rio do Antônio, através da secretaria municipal de saúde, confirmou na noite da última quarta-feira (27), o quarto caso positivo da Covid-19, o novo coronavírus. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, trata-se de um paciente que estava internado em Brumado para tratamento de saúde, quando teve complicações, vindo a ser transferido para Vitória da Conquista, onde passou a apresentar possíveis sintomas de Covid-19. Nesta ocasião, a Secretaria Municipal, de imediato, realizou toda investigação epidemiológica, a fim de identificar possíveis contactantes e evitar que haja disseminação da doença, assim como iniciou o monitoramento destes, obedecendo assim o que é preconizado pelos órgãos competentes da Saúde. Informamos que todos os contactantes foram testados, através de testo rápido, em tempo hábil para utilização deste e todos tiveram resultados negativos para o vírus. Até o momento, Rio do Antônio registou 90 pessoas que chegaram de viagem em monitoramento; 05 casos monitorados com isolamento; nenhum caso suspeito notificado com isolamento ou aguardando resultado de exame; nove descartados; três confirmados com teste rápido e um confirmado com exame realizado pelo Laboratório Central (Lacen); um paciente curado e nenhum óbito.

Sesau e PM vão endurecer fiscalização de cumprimentos aos decretos municipais em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última quarta-feira (27), a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) realizou uma reunião com as equipes da Vigilância Sanitária de Brumado a fim de compor uma força-tarefa para endurecer a fiscalização no comércio. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, explicou que, devido a inúmeras denúncias de descumprimento às exigências contidas nos decretos municipais de flexibilizações, a secretaria decidiu ampliar a fiscalização. Segundo ele, alguns estabelecimentos não estão respeitando a quantidade mínima de pessoas por metro quadrado, não estão disponibilizando álcool gel e estariam aceitando clientes sem o uso obrigatório das máscaras protetivas. “Buscamos o apoio de toda a sociedade, dos comerciantes e empresários para fazer valer os decretos e que a gente possa continuar com o nosso comércio aberto, com segurança para toda população. O coronavírus está aí e ainda há um risco muito grande para o município. Pode acontecer de o município retroagir nos decretos. Espero que não”, afirmou. A reunião também aconteceu após audiências com a Defensoria Pública Estadual e o Ministério Público, que solicitaram da prefeitura maior rigor nas fiscalizações. O secretário adiantou que a pasta está criando um fluxo de trabalho para que as equipes possam atuar de domingo a domingo. “A nossa intenção é fazer valer o decreto porque, quem faz o seu trabalho corretamente, não pode pagar por quem está desrespeitando. O nosso objetivo é manter uma economia forte e uma saúde de qualidade”, reiterou. Além dos agentes públicos, as fiscalizações também irão contar com o apoio da polícia militar.

Brumado confirma mais 4 pacientes com coronavírus e chega a 17 casos

De acordo com a secretaria de saúde (Sesau), a partir desta quarta-feira (27) passará a adotar um novo formato para divulgação do Boletim Epidemiológico referente à Covid-19, o novo coronavírus, em Brumado. Agora, os casos confirmados irão englobar àqueles diagnosticados por meio de três vias diferentes: através da biologia molecular RT-PCR para detecção do vírus SARS-CoV2; dos testes rápidos (pesquisa de anticorpo IgM e IgG) e também por critérios clínicos epidemiológicos. Este último trata-se dos casos suspeitos com histórico de contato próximo ou domiciliar, nos últimos 7 (sete) dias antes do aparecimento dos sintomas, com caso confirmado laboratorialmente e para o qual não foi possível realizar a investigação laboratorial específica. A mudança no formato visa adequar o boletim ao padrão de divulgação da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) e, assim, evitar possíveis incompatibilidades. Com a nova divulgação, mais quatro casos foram registrados na cidade. Agora são 17 confirmados, sendo que 13 já estão curados. Quatro estão ativos para a doença. 193 pessoas testaram negativo para o vírus e 52 aguardando resultado. O número de casos suspeitos notificados pulou para 965. Nenhum paciente está internado no Centro de Atendimento ao Covid-19 e nem no Hospital Professor Magalhães Neto. Até o momento, não foi registrado óbito. A secretaria pede a participação popular para continuar contendo o avanço do vírus, adotando medidas de higiene e mantendo o isolamento domiciliar. De acordo com a secretaria de saúde (Sesau), caso necessite sair de casa, use máscara.

Vazamento de gás e explosão tiram a vida de uma criança de 9 anos na zona rural de Brumado Populares ouviram o estrondo e viram as chamas na sede do município. (Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste).

Na tarde desta quarta-feira (27), a explosão de um botijão de gás em uma residência na zona rural de Brumado acabou tirando a vida de uma criança de 9 anos. A tragédia aconteceu na comunidade de Lapinha, no Arrecifinho. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, um vazamento de gás teria provocado a explosão. O barulho foi tão alto que muitas pessoas chegaram a ouvir o estrondo na sede do município. A suspeita é de que ela tenha acendido alguma vela ou lâmpada, o que foi o gatilho para a explosão. Vizinhos chegaram a acionar a polícia, mas a criança já foi encontrada sem vida. A polícia militar está no local. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realiza a perícia e encaminhará o corpo da criança para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado. Mais informações a qualquer momento.

Pesquisa Datafolha publicada pelo site do jornal “Folha de S.Paulo” aponta que 61% dos brasileiros que assistiram ao vídeo da reunião ministerial de 22 de abril acreditam que o presidente Jair Bolsonaro tentou interferir na Polícia Federal. O instituto ouviu 2.069 adultos por telefone celular na segunda (25) e nesta terça (26). A margem de erro é de dois pontos percentuais. Tiveram acesso ao vídeo ou a seu conteúdo 55% dos brasileiros, segundo a pesquisa.

Itambé: Duas pessoas morrem e três ficam feridas após batida na BA-263 Foto: Reprodução/TV Bahia

Duas pessoas morreram e outras três ficaram feridas após um acidente entre um carro e um caminhão, na terça-feira (26), na BA-263, na região da cidade de Itambé, no sudoeste da Bahia. Conforme a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o motorista do carro teria atropelado um animal, que estava na pista, e em seguida, batido em um caminhão, que trafegava em sentido contrário. De acordo com o G1, a PRE informou que as pessoas feridas foram socorridas para um hospital da região. Não há informações sobre o estado de saúde deles.

Feira de Santana: Cão farejador encontra mais de 100 quilos de maconha em ônibus de turismo Foto: Divulgação/PRF

Um cão farejador localizou 103 quilos de maconha em um ônibus de turismo, na tarde de terça-feira (26), no Km 429 da BR 116, em trecho de Feira de Santana, no interior da Bahia. O passageiro responsável pelo material foi preso. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), os agentes realizavam fiscalização na rodovia, quando abordaram um ônibus, que saiu de São Paulo (SP) e tinha como destino a cidade cearense de Iguatu. Durante a fiscalização, o cão K9 Friedel sinalizou que dentro de três malas havia droga. Os policiais revistaram as bagagens e encontraram vários tijolos de maconha. Foi realizada a checagem das bagagens e identificado o responsável pela maconha. Com ele foi encontrado mais uma sacola contendo tabletes do entorpecente. Aos policiais, o homem de 21 anos, que é mecânico, disse que foi interceptado por um rapaz em São Paulo, que o ofereceu R$ 1.500 para levar uma encomenda para o Ceará. Ele aceitou fazer o transporte e recebeu um aparelho celular com chip ativado, para contato no local de entrega. Ainda segundo a PRF, foi dada voz de prisão ao passageiro, e ele foi encaminhado com a droga à Delegacia de Polícia Civil. O homem responderá pelo crime de tráfico de drogas.

Aumento do número de animais abandonados preocupa população de Rio de Contas Foto: Nova Rio de Contas FM

O grande número de animais abandonados é um problema persistente na cidade de Rio de Contas, a 78 km de Brumado. Sem políticas públicas voltadas para proteção destes animais, eles dependem de ações organizadas por interessados pela causa e da boa vontade de alguns moradores, que oferecem água e alimentos. De acordo com a Nova Rio de Contas FM, a tendência é que a situação piore, pois, quando há interesse em adoção, na maior parte das vezes é por fêmeas, as quais, sem castração, contribuem para que o número de animais abandonados aumente ainda mais. A Constituição Federal, em seu artigo 225, deixa claro que é dever do Poder Público e da coletividade defender e preservar o meio ambiente, incluindo a proteção da fauna e da flora.

Aliados de Jair Bolsonaro são alvos de ação da Polícia Federal contra fake news Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Polícia Federal realizou buscas e apreensões nesta quinta-feira (27) no âmbito do inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF) que apura produção de informações falsas e ameaças à Corte - conhecido como “inquérito das fake news”. Entre os alvos estão o ex-deputado federal Roberto Jefferson; o empresário Luciano Hang, dono da Havan; os blogueiros Allan dos Santos e Winston Lima. Eles são aliados do presidente Jair Bolsonaro. As medidas foram autorizadas pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do caso desde que ele foi aberto, em março de 2019. As buscas com relação a Jefferson foram realizadas em dois endereços dele: um na cidade de Comendador Levy Gasparian e outro em Petrópolis (ambas no Rio de Janeiro). Hang teve buscas em dois endereços em Brusque e um em Balneário Camboriú, em Santa Catarina. Além desses dois estados, mandados foram cumpridos em São Paulo, no Mato Grosso, no Paraná e no Distrito Federal. Ao todo, a operação tem 29 mandados de busca e apreensão.

Médicos do sudoeste baiano criticam centralização de regulação de pacientes pela Sesab Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Através de carta aberta, médicos plantonistas da região sudoeste da Bahia falaram sobre a situação grave em que os serviços de saúde da região se encontram após a centralização da regulação de leitos em Salvador. O assunto já havia sido tema de matéria veiculada no site Achei Sudoeste (veja aqui). Na carta, os médicos afirmam que, desde que a regulação regional de leitos, com sede em Vitória da Conquista, encerrou as suas atividades, no início do mês de maio, os hospitais regionais estão enfrentando dificuldades para transferir os pacientes dos hospitais de baixa complexidade para os de maior porte. “Antes da mudança, o sistema de regulação possuía uma sede regional em Vitória da Conquista e era operado por médicos reguladores locais, que conheciam a realidade da região sudoeste, as limitações dos serviços de saúde e o fluxo era organizado de acordo com a capacidade das unidades hospitalares. Dessa forma, a análise dos casos clínicos era realizada em tempo hábil, possibilitando a priorização na transferência dos pacientes mais graves para os hospitais de referência da região ou do estado. Os médicos reguladores também participavam de discussão clínica com os respectivos plantonistas das cidades menores, auxiliando na condução do tratamento, o que infelizmente se perdeu após a mudança”, criticaram. Após a centralização em Salvador, as regulações de casos mais graves enfrentam a morosidade para autorização da transferência, falta de transparência nos relatórios de vaga zero, dificuldade para contato direto com a central via telefone, transferências desordenadas para cidades muito distantes, falta de comunicação com os médicos reguladores e o desconhecimento da rede hospitalar regional por parte dos reguladores. “A consequência da centralização da regulação de leitos de um Estado tão grande como a Bahia é a desorganização e retrocesso na forma de transferir os pacientes e isso fatalmente resulta em agravamento dos casos, piora dos prognósticos, atraso nos tratamentos e, em último caso, no óbito de pacientes tratáveis. O objetivo dessa carta é tornar público esse problema que nós, médicos plantonistas, estamos enfrentando, além de cobrar do Governo Estadual uma solução urgente desse imbróglio”.

Polícia Militar intensificará abordagens na cidade de Brumado para conter o avanço da criminalidade Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Devido ao aumento da criminalidade na cidade de Brumado, a Polícia Militar irá reforçar as abordagens nos bairros onde há maior incidência de ocorrências criminosas e comercialização de drogas na tentativa de controlar a violência (veja aqui). A informação foi confirmada ao site Achei Sudoeste pelo Major Mário Cabral, comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). “Se deixar correr, a situação só tende a se agravar mais ainda. A partir de agora, a PM vai, efetivamente, apertar as fiscalizações”, frisou. Segundo o Major, a orientação é que os policiais intensifiquem as abordagens, diuturnamente, nos bairros. “Tanto pessoas de bem como as envolvidas na criminalidade serão abordadas. Nossa intenção é restabelecer a paz. Nossa missão é tentar conter o avanço da criminalidade”.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (26) um projeto de lei que repassa R$ 3 bilhões da União para ações emergenciais destinadas ao setor cultural durante a pandemia da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Entre as principais medidas da chamada Lei Aldir Blanc está o pagamento de uma renda emergencial de R$ 600 aos profissionais informais da área. O texto segue agora para o Senado. De acordo com o projeto, o recebimento da renda emergencial será limitado a dois membros da mesma família. A mulher que for mãe solteira e chefe de família terá direito a duas cotas da renda emergencial.  Vale ressaltar que o setor emprega mais de 5 milhões de pessoas. De acordo com o texto, se a Lei foi aprovada no Senado e pelo presidente Bolsonaro, o dinheiro deverá ser usado por estados, Distrito Federal e municípios para implementar políticas para o setor.

Vitória da Conquista registra mais de 3 mil casos suspeitos de dengue Foto: André Santos

A cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, registrou 3.342 casos suspeitos de dengue nos primeiros cinco meses do ano, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura do município, no dia 22 de maio. De acordo com o boletim, até o momento, foram confirmados 319 casos de dengue em Vitória da Conquista. Duas pessoas morreram por dengue hemorrágica. Ainda segundo a prefeitura, foram registrados 481 casos suspeitos de zika e 301 notificações de chikungunya. Três casos de cada doença foram confirmados.

Dois caminhoneiros ficam feridos após batida entre carretas na BR-242 em Barreiras Foto: Repórter Paiva/Blog Braga

Dois caminhoneiros ficaram feridos em um acidente envolvendo duas carretas na BR-242, no trecho do KM 806, na cidade de Barreiras, oeste da Bahia, nesta terça-feira (26). O acidente provocou um engarrafamento de 3 quilômetros. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a batida aconteceu em uma curva, enquanto chovia. Uma das carretas deslizou na pista e bateu no segundo veículo, que seguia no sentido contrário. Um dos caminhoneiros ficou preso pelo cinto de segurança e os bombeiros estiveram no local para fazer o resgate. Ele foi levado para o Hospital do Oeste, que também fica em Barreiras. Não há detalhes sobre estado de saúde. O segundo motorista teve ferimentos leves e não precisou ser hospitalizado. Segundo o Corpo de Bombeiros, parte da carga de óleo vegetal que estava em um dos veículos caiu na pista e deixou a área escorregadia. O material foi removido após utilização de pó de serragem para conter as manchas.

Vitória da Conquista: Empresário é flagrado na BR-116 com veículo de luxo roubado Foto: Divulgação/PRF

Policiais rodoviários federais recuperaram na noite da última segunda-feira (25), na BR-116 em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, um veículo Honda/HR-V roubado na cidade de Salvador e que circulava clonado. De acordo com a PRF, o carro foi abordado em fiscalização de combate a criminalidade no km-830 da rodovia. Durante a vistoria, os policiais perceberam indícios de adulterações nos elementos identificadores do veículo. Depois de uma análise mais detalhada, foi constatado que a HR-V tem ocorrência de roubo, registrada em abril/2020 na cidade de Salvador, mas estava circulando clonada, com placas de outro veículo de mesmas características, registrado em Campo Belo (MG). Aos policiais, o motorista de 47 anos informou que ‘pegou’ o automóvel emprestado para fazer uma viagem ao estado de Mato Grosso do Sul. Ele foi preso em flagrante delito e foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil onde vai responder pelo crime de receptação, previsto no art. 180 do Código Penal Brasileiro.

Coronavírus: Balanço do governo indica alta do desemprego Foto: Reinaldo Canato/Veja

A equipe econômica do governo já nota os efeitos da pandemia do coronavírus no mercado de trabalho formal. Há aumento do desemprego já a partir de abril. Com a desaceleração da economia, as contratações com carteira assinada diminuíram, o que traz queda no ritmo de recolocações e aumenta a desocupação dos brasileiros. Segundo fontes do Ministério da Economia, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) deve voltar a ser divulgado, depois de quase cinco meses, até o fim desta semana. As informações não são animadoras. O ritmo de demissões aumentou e as admissões arrefeceram. Na lógica de um mercado de trabalho dinâmico, no qual desligamentos e contratações acontecem aos milhares diariamente, é exatamente este movimento que anuncia um ciclo de alta do desemprego.

De acordo com a Veja, a volta da publicação do Caged também acenda uma luz que foi apagada desde o fim do ano passado. Tradicionalmente divulgado todos os meses, o indicador havia sumido das publicações do governo desde dezembro. E, no fim do ano passado, o último dado disponível do Caged, o Brasil tinha um estoque de 39 milhões empregos com carteira assinada. Este volume, o maior da série histórica, foi resultado de uma estabilidade da curva de demissões durante todo 2019 e da aceleração da de admissões. Enquanto que a média de desligamentos permaneceu próxima de cerca de 1,3 milhão de pessoas por mês, a de contratações oscilou mais, mas chegou a alcançar 1,5 milhão de novos empregos com carteira por mês. Isso mudou em 2020 após o início da crise, causada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

A queda nas contratações em 2020, resulta em fechamento de postos de trabalho e, consequentemente, no aumento da fila do desemprego. A tendência é que a prevista depressão econômica — estimada em um tombo de 5,9% do PIB de acordo com o Boletim Focus desta segunda-feira, 25 — deteriore ainda mais o mercado de trabalho formal. A preocupação maior está no fato de que é uma característica do emprego no Brasil ser um dos últimos fatores a serem afetados por crises econômicas. A explicação está na burocracia e custo para demitir — muito mais alto do que em outros países. O problema é que a dificuldade para demitir se transforma na postergação da decisão de contratar quando a economia retoma, deixando mais lento o processo de geração de empregos.

Mesmo sem os dados oficiais do desemprego — que não são divulgados desde janeiro pela área econômica — o Ministério tem medido as demissões pelos pedidos de seguro-desemprego. Segundo o último balanço de pedidos de seguro-desemprego, houve um aumento de 9,6% nas solicitações entre janeiro e a primeira quinzena de maio, entre o mesmo período do ano passado. Isso significa cerca de 250 mil pedidos a mais de seguro-desemprego. Na avaliação da equipe econômica, apesar de o salto no número de pedidos não ser tão grande — como acontece em outros países, como os Estados Unidos — será o volume de admissões que definirá o ritmo de aumento do desemprego. Será exatamente isto o que o Caged mostrará nos próximos dias.

Na avaliação da equipe econômica, a trajetória só não será pior porque as medidas engendradas para combater a perda de postos formais têm se mostrado eficazes. O programa de redução de jornada ou suspensão de contratos, chamado de Bem, já foi pactuado para 8,1 milhões de trabalhadores até esta segunda-feira, 25. Esses funcionários da iniciativa privada, além de manterem os postos de trabalho durante a vigência das medidas — que variam de dois a três meses —, conquistam estabilidade e impedem que a curva mostra uma ascensão rápida do desemprego.

CONTINUE LENDO
Barragem Luiz Vieira passará por reforma em Rio de Contas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em breve, o Departamento Nacional de Obras Contra Secas (DNOCS) deve iniciar as obras de reforma da Barragem Luiz Vieira em Rio de Contas, a 68 km de Brumado. Na manhã do último sábado (23), autoridades do município se reuniram com representantes do órgão e da empreiteira responsável a fim de tratar sobre o início das obras. Em julho do ano passado, a Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos, da Assembleia Legislativa da Bahia, esteve em Rio de Contas para fazer uma avaliação da barragem. O motivo da fiscalização foi por conta do relatório emitido, à época, pela Agência Nacional das Águas (ANA), que apontava a Barragem Luiz Vieira como um dos dez açudes baianos, construídos pelo DNOCS, que apresentava potencial risco de rompimento. A reforma era uma reivindicação antiga dos moradores das cidades de Rio de Contas, Livramento de Nossa Senhora e Dom Basílio, que temiam por um rompimento. 

Arquivo