Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
06/2014
Brumado: Juiz diz que não tolerará atos de vandalismo e violência em manifestações contra presídio Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na tarde da última quarta-feira (25), o juiz da Vara Crime da Comarca de Brumado, Genivaldo Alves Guimarães, compareceu à delegacia local para realizar uma visita aos custodiados. Na ocasião, o magistrado conversou com o site Brumado Notícias. Sobre a possível realização de manifestações contrárias referentes às obras do presídio no município, o juiz considera que os populares têm direito de se manifestar desde que não firam as leis e o direito de ir e vir dos cidadãos, como aconteceu na última segunda-feira (23), quando um grupo bloqueou a BR-030. Com a doação do terreno já aprovada pelo legislativo local, o juiz disse que o estado está autorizado a iniciar as obras da unidade prisional e que, se necessário, prisões podem ser feitas caso alguém aja com vandalismo ou violência em restrição às obras. “As manifestações são legítimas e legais, mas a partir do momento que alguém criar embaraços ao direito de ir ou vir, ou mesmo se alguém se atrever a tentar impedir a construção da obra, derrubando o que está sendo erguido, essa pessoa será conduzida à delegacia de polícia e, se for necessário, ficará presa. Ainda temos vagas na carceragem, não temos o presídio, mas sempre conseguiremos algumas vagas aqui”, afirmou o juiz. O magistrado apontou ainda que os manifestantes não têm argumentos concretos que impeçam a implantação do presídio na cidade. “Estas manifestações são baseadas em suposições e receios, não há nada de concreto capaz de embasá-las. Elas podem ocorrer, mas se houver obstrução de rodovias ou atos de vandalismo as autoridades irão agir com rigor”, reiterou o juiz.

Suárez é punido por mordida em jogo e está fora da Copa Foto: Getty Images

De acordo com decisão divulgada hoje (26) pela Fifa, o atacante uruguaio Luis Suárez foi suspenso por nove jogos da Copa do Mundo de Futebol e, portanto, está fora do Mundial. Ele também não poderá frequentar estádios ou participar de qualquer atividade relacionada com o futebol por quatro meses. A suspensão já é válida para o jogo entre Uruguai e Colômbia pelas oitavas de final, que ocorrerá no próximo sábado (28). A decisão foi tomada após a mordida que o jogador deu no zagueiro italiano, Chiellini, em partida valendo vaga para as oitavas de final na última terça-feira (24). Para a entidade, Suárez violou o artigo 48, parágrafo 1, inciso d, do Código Disciplinar da Fifa (FDC), que trata de agressão; e também o artigo 57, que fala sobre ato de comportamento antidesportivo para com outro jogador. A Comissão Disciplinar ainda levou em consideração comportamentos semelhante do jogador em outros jogos. Ainda como punição, Suárez terá de pagar multa no valor de 100 mil francos suíços.

CR7 marca, Portugal vence Gana, mas não consegue classificação Foto: AFP Photo/Carl de Souza

Portugal venceu Gana nesta quinta-feira, em Brasília, Cristiano Ronaldo desencantou, mas não fez o suficiente para classificar a sua seleção às oitavas de final da Copa do Mundo. O placar de 2 a 1 serviu apenas para que os europeus evitassem o vexame de entrarem para a história como donos da pior campanha portuguesa da história da competição. Os africanos, por sua vez, ficaram na lanterna da chave. O time europeu até que fez um bom primeiro tempo, chegou a pressionar, todas as vezes com Cristiano Ronaldo, mas parou nas mãos de Dauda. Depois, caiu muito no rendimento físico e cedeu o empate. Nos 10 minutos finais, Portugal voltou a reagir, mas de maneira tardia. Os dois morrem abraçados e deixam Alemanha e Estados Unidos se classificarem como representantes do grupo G. As informações são do Uol Esporte.

Bairros de Brumado e Malhada de Pedras têm abastecimento de água afetado Foto: Divulgação

Os bairros São Jorge, São Félix, Esmeralda, Malhada Branca, Jardim de Alá, Urbis II, Urbis III, Loteamento Malhada Branca e Loteamento Bom Jesus, em Brumado, além do município de Malha de Pedras, estão com o abastecimento de água afetado nesta quinta-feira (26). Segundo a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), o problema foi ocasionado por conta de um quebramento na Adutora de Malhada de Pedras provocado por uma empresa que realiza serviço​s​ na região. A empresa informou que serviços de manutenção já estão sendo realizados e o problema deve ser corrigido ainda hoje, durante à noite. Até que a solução seja encontrada, a Embasa pede que a população economize água.

Alemanha faz 1 a 0 sobre os EUA e fica em 1º no grupo G Foto: Laurence Griffiths/Getty Images

Muito se falou na possibilidade de 'marmelada' na partida entre Alemanha e Estados Unidos. Os técnicos Joachim Low e Jurgen Klinsmann são amigos, o empate classificava as duas equipes. Mas, com a bola rolando, a realidade foi outra. Em um jogo pegado e de boas chances de lado a lado, os alemães venceram por 1 a 0, nesta quinta-feira, na Arena Pernambuco, e garantiram a liderança do grupo G. Apesar da derrota, o resultado não foi ruim para os Estados Unidos. Com a vitória de Portugal sobre Gana por 2 a 1 no outro jogo da chave, foi suficiente para classificar os americanos, que devem pegar a Bélgica nas oitavas de final. A Alemanha encara na próxima fase o segundo colocado do grupo H. Argélia e Rússia aparecem como prováveis adversários. As informações são do Uol Esporte.

Brumado: Sessão extraordinária será realizada no Legislativo hoje (26) Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Às 18h30 de hoje (26), uma sessão extraordinária será realizada na Câmara de Vereadores de Brumado. A decisão atende ao disposto no Regimento Interno da Casa em razão do feriado dos festejos de São João. O presidente da Câmara, Alessandro Lôbo (PSL), explicou que quando a sessão normal não pode ser realizada, por motivo de feriados ou outro impedimento, uma sessão extra é marcada em seguida para que as proposições possam ser apresentadas e discutidas com os vereadores. “Trabalhamos em prol da comunidade e desta forma devemos cumprir com nossa obrigação de nos reunirmos para a realização da sessão”, disse ele.

Brumado: Começam as obras de construção do muro da APAE Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Pouco mais de 700 m² de muro serão construídos na unidade da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), em Brumado. As obras foram iniciadas na manhã desta quinta-feira (26) com máquinas cedidas pela prefeitura. No local, um antigo muro que facilitava a invasão de arrombadores e vândalos, os quais diversas vezes atacaram a unidade, está sendo derrubado. As despesas com mão de obra e compra de material ficaram por conta do Rotary Clube e do comércio local, que fizeram uma extensa campanha para adquirir os recursos. Com o muro, a direção da unidade espera inibir os arrombamentos e roubos registrados no local.

Brumado: Ourivesaria volta a ser alvo de assaltantes Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Com armas de fogo, dois meliantes promoveram um novo assalto em uma ourivesaria localizada na Travessa Moniz Sodré, localizada nos fundos da Igreja Matriz, em Brumado. A polícia informou ao site Brumado Notícias que os elementos apontaram a arma ao ourives anunciando o assalto e exigindo que ele abrisse a vitrine. Porém, os bandidos não esperaram e quebraram os vidros utilizando o cabo das armas. Eles levaram várias joias que estavam em exposição no local. Em janeiro de 2013, a loja foi assaltada em situação semelhante a ocorrida desta vez. De posse das imagens de um circuito de segurança da via, a polícia tenta identificar os autores do crime.

Brumado: Taxista é acusado de abusar sexualmente da enteada Foto> Lay Amorim/Brumado Notícias

A polícia civil de Brumado investiga uma denúncia de abuso sexual contra um taxista, que estaria abusando da enteada no Bairro Malhada Branca. Segundo a queixa formalizada pela mãe da menor, seu companheiro aproveitava-se de sua ausência para aliciar a sua filha. A mãe declarou à polícia que seu sobrinho teria lhe avisado dos abusos e, ao conversar com a filha, a mesma confirmou que o padrasto tentou se aproveitar dela algumas vezes fazendo carícias. Segundo ela, por duas ocasiões, entre os dias 18 e 19 deste mês, o taxista teria entrado em seu quarto tentando manter relação sexual com ela. O assunto estava em sigilo. As autoridades policiais ainda não se pronunciaram para não atrapalhar as investigações, que também são apuradas pelo Conselho Tutelar. O acusado já foi ouvido pelo delegado que acompanha o caso, mas continua em liberdade já que a polícia busca mais esclarecimento sobre os fatos.

Brumado: A Ótica do Futuro está batendo um bolão

Em Brumado, a Ótica do Futuro entrou em campo e está batendo um bolão. São óculos de todos os modelos e marcas com preços campeões. Passe na loja, que fica localizada na Rua Coronel Paulino Chaves, 180, e faça um orçamento. Você vai se surpreender com a qualidade, variedade e com as promoções. Faça sua seleção de óculos na Ótica do Futuro e sai por aí com estilo. Para informações sobre quantidade em estoque, ligue (77) 3441-6724.

Brumado: São Pedro do Bairro Olhos D'água começa nesta sexta (27)

 São Pedro do Bairro Olhos D’água já tem dia e horário marcado. Entre os dias 27 e 29 de junho, a praça principal será o palco da folia. No primeiro dia de festa, o cantor Dedin Gouveia, Celino e Banda e Roberto Dantilly farão a alegria da galera. No dia 28, o arrasta pé fica por conta da Banda Magnatas, de Serginho Cardoso e da Banda Fogo de Palha. Para encerrar a festança com chave de ouro, no domingo, dia 29, se apresentarão no local a Banda Rasta Chinela, e os cantores Ed Rossi e Lázaro Jacarine. Você está convidado a prestigiar essa grande festa.

Brumado: CRAS Irmã Dulce integra comunidade durante festejos juninos Foto: Divulgação

Em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, o CRAS Irmã Dulce comemorou a passagem do dia de São João. Os Grupos de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV, e os socioeducativos participaram de forma ativa da comemoração. Mais de 500 pessoas prestigiaram o evento, durante o qual teve apresentação de quadrilha junina e distribuição de guloseimas. O público se deliciou com muita pipoca, pé de moleque, canjica, amendoim doce, pernil assado, frango e farofa. Além disso, foram sorteados 10 balaios juninos. O Trio Gabiraba animou a festa, contagiando a todos no ritmo e no clima alegre das festividades juninas. O CRAS Irmã Dulce congregou toda a comunidade em um momento de confraternização.

2ª CIPR divulga estatística da Operação São João 2014

A 2ª Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPR) deflagrou a Operação São João 2014 entre os dias 19 e 24 de junho. Durante a mesma, 611 veículos foram abordados, porém apenas nove foram retidos. Segundo dados da CIPR, 75 autos de infrações foram registrados e 733 pessoas foram abordadas. No total, ocorreram 13 acidentes nesse período, com registro de duas vítimas fatais. Além disso, três armas foram apreendidas, houve uma apreensão de droga e seis pessoas foram conduzidas ao Departamento de Polícia. A 2ª CIPR considera que a operação transcorreu tranquilamente.

Copa do Mundo: Mais de dois milhões de pessoas compareceram aos estádios Foto: Kauê Souza/Brumado Notícias

Mais de dois milhões de pessoas já passaram pelos estádios da Copa do Mundo de 2014, de acordo com informações da Fifa divulgadas ontem (25). A taxa de ocupação das arenas foi de 98,3% neste que é considerado o segundo melhor dos últimos cinco mundiais. A média de público é de 50.972. O primeiro lugar é ocupado pela Alemanha, em 2006, com uma presença de 52.491 pessoas nos estádios. 4 mil tíquetes ainda estão à venda e, nos próximos dias, novos ingressos devem ser colocados à disposição devido à devolução por parte de torcedores de seleções eliminadas na primeira fase.

Brumado: Bandidos aproveitam greve e arrombam a EBDA Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O escritório regional da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), em Brumado, voltou a ser arrombado durante o feriado de São João. Ao chegar ao local na manhã desta quarta-feira (25), o gerente interino encontrou o forro de pvc de um dos cômodos violado e algumas luzes acesas. Na inspeção, o funcionário também percebeu que haviam desaparecido quatro pneus novos do carro. Em abril de 2013, o escritório foi invadido por meliantes que atuaram de modo parecido levando pneus e outros objetos do local. O gerente acredita que os bandidos aproveitaram a greve dos servidores do órgão, que já dura mais de 90 dias, para praticar o delito. A polícia esteve no local fazendo perícia no intuito de elucidar o crime.

Suíça faz 3 a 0 sobre Honduras e enfrentará Argentina nas oitavas Foto: AFP Photo/Luís Costa

Há exatamente quatro anos, no dia 25 de junho de 2010, a Suíça entrava em campo contra Honduras precisando de uma vitória simples para avançar às oitavas de final da Copa do Mundo. Mas empatou sem gols e foi eliminada na África do Sul. Na tarde desta quarta-feira, a história poderia se repetir em um cenário diferente, mas o final foi o oposto. A vitória por 3 a 0 sobre os caribenhos garantiu a Suíça no mata-mata, graças ao empate do Equador com a França. Por um momento, a classificação esteve em risco porque, mesmo ganhando, a Suíça poderia ficar de fora caso o Equador vencesse a França. Mas Xherdan Shaqiri afastou os riscos. O astro do Bayern de Munique resolveu a partida e superou a dificuldade histórica que a seleção tem de fazer gols: marcou três e garantiu a classificação. Em segundo lugar do grupo, os europeus enfrentarão a Argentina, na próxima terça-feira, no Itaquerão. As informações são do Uol Esporte.

Brumado: Com estilete, bandido arranha braço de mulher durante assalto Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Uma transeunte foi abordada por um meliante na manhã desta quarta-feira (25), na Rua Dr. Antônio Rizério Leite, no Bairro Norberto Marinho, em Brumado. O bandido anunciou o assalto e, em seguida, roubou a carteira contento dinheiro e documentos da vítima. A mulher contou ao site Brumado Notícias que o elemento pediu que ela passasse o celular, mas, quando disse que estava sem o aparelho, o meliante não acreditou e a arranhou com uma ferramenta que parecia ser um estilete. A mulher prestou queixa na delegacia e passou por exame de corpo de delito. A polícia busca pistas do suspeito.

França empata, mas sai líder do grupo e avança às oitavas Foto: AFP Photo/Rodrigo Buendia

Dizem que Irã e Nigéria (0 a 0) foi um jogo chato. Assim como Japão contra Grécia, que também não teve gols. Mas ambos em nada deveram para França e Equador, que fizeram partida modorrenta no Maracanã nesta quarta-feira: outro 0 a 0. Com um fator que piora a situação: o Equador jogava por uma vaga nas oitavas, e nem assim conseguiu produzir algo de útil. Acabou eliminado. A França avança na liderança do Grupo e e encara a Nigéria nas oitavas de final. Foi o pior jogo da França na Copa, após duas ótimas vitórias sobre Honduras (3 a 0) e Suíça (5 a 2). Com vários titulares poupados (Débuchy, Varane, Evra, Cabaye, Valbuena e Giroud), o time não mostrou a mesma força ofensiva anterior. O suficiente para garantir a viagem a Brasília, onde enfrentará a Nigéria na próxima segunda-feira. Ao Equador, resta a viagem, curta, de volta para casa. As informações são do Uol Esporte.

Brumado: Pedreiro recupera moto roubada Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um pedreiro teve sua motocicleta roubada durante um assalto no último sábado (21) enquanto trafegava pelo Bairro Apertado do Morro. Além da moto, os bandidos também levaram todo o salário do mês que o operário havia acabado de receber. No mesmo dia, ao percorrer a região, o pedreiro encontrou o veículo abandonado à margem do Rio do Antônio. Na manhã desta quarta-feira (25), ele apresentou a moto na delegacia. Os bandidos ainda estão sendo procurados pela polícia.

Brumado: Morre Gertrudes Joaquina Pires, a Dona Tude Foto: Divulgação

Morreu ontem (24) aos 82 anos Gertrudes Joaquina Pires, conhecida como Dona Tude, viúva de Manoel Antônio Pires. Uma das primeiras moradoras da Rua Coronel Paulino Chaves, Dona Tude faleceu no Hospital das Clínicas, na cidade de São Paulo. O corpo será velado em sua residência a partir da meia-noite, quando está prevista a sua chegada. Familiares e amigos estão consternados com a perda, pois a matriarca era muito querida por todos.

Irã deixa vaga escapar e é derrotado pela Bósnia Foto: Reuters/Ivan Alvarado

Apesar de precisar vencer para se classificar, o Irã não conseguiu superar a melhor técnica da já eliminada Bósnia e foi derrotado por 3 a 1 na Arena Fonte Nova, para também dar adeus ao Mundial do Brasil nesta quarta-feira. O time asiático ficou com a lanterna da chave, com o consolo de ao menos ter marcado um gol na primeira fase, enquanto os europeus se despedem com uma vitória. Pela primeira vez desde 1998, todos envolvidos em uma Copa marcaram ao menos uma vez. O placar, ao menos, honrou a fama de estádio dos gols nesta Copa do Mundo. Agora, já são 21 gols feitos em Salvador em quatro partidas, com uma média superior a cinco por jogo. Com o resultado, os classificados para as oitavas de final pelo grupo F são a Argentina, como líder, e a Nigéria, como 2º colocado. As informações são do Uol Esporte.

Messi faz dois e salva Argentina em vitória no sufoco sobre a Nigéria Foto: Paul Gilham/Getty Images

Lionel Messi parece disposto a mostrar que esta é sua Copa do Mundo. Sorte da Argentina, que mais uma vez sofreu diante de um adversário tecnicamente inferior e foi salva graças ao brilho de seu principal jogador. Com dois gols do craque, venceu a Nigéria por 3 a 2, nesta quarta-feira, no Beira-Rio, e fechou a primeira fase com 100% de aproveitamento. Os argentinos garantiram a liderança do grupo F após três vitórias, mas o futebol nada empolgante e a 'Messidependência' levantam dúvidas se serão capazes de ir longe no Mundial. Os sul-americanos enfrentam nas oitavas de final o segundo da chave E. Suíça e Equador são os rivais mais prováveis. Apesar da derrota, a Nigéria também avança e deve pegar a França na próxima fase. As informações são do Uol Esporte.

Brumado: Arrombamento na farmácia popular Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em Brumado, indivíduos invadiram a farmácia popular durante o feriado de São João. Os elementos levaram um purificador de água, um termômetro, materiais de informática e outros itens. Segundo informações obtidas pelo Brumado Notícias, para entrar no prédio, que foi a primeira prefeitura da cidade, os meliantes arrombaram uma parte do teto dos fundos. A farmácia, mantida pelo governo federal, ficou fechada durante a manhã desta quarta-feira (25) para que a polícia técnica pudesse realizar a perícia.

Ituaçu: Morre o advogado Japy Gondim Ávila

O advogado Japy Gondim Ávila faleceu ontem (24) à noite, no município de Ituaçu, no sudoeste baiano. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Brumado-BA (21ª), lamenta o falecimento de um dos decanos da advocacia da região. Segundo o órgão, ele exerceu suas atividades com dignidade e dedicação, observando os deveres e prerrogativas profissionais, destacando e honrando a classe. O velório ocorreu na Câmara de Vereadores de Ituaçu. O sepultamento foi às 11h. A 21ª. Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil se solidariza com os familiares e amigos.

Brumado: Suprema Refrigerações lança promoção da semana

Toda semana, a Suprema Sistemas Frigoríficos prepara promoções para lá de especiais. Nesta semana, está sendo vendido na loja um aparelho ar-condicionado Split Mide Luna 7500 BTU´S FR 220 V por R$ 692,55 à vista ou R$ 72,90 à prazo. O pagamento pode ser dividido em dez vezes e o frete é grátis. A promoção é válida apenas enquanto durar o estoque. Por isso, corre no site www.supremaice.com.br e garanta já o seu. O menor preço, o melhor custo benefício e a melhor qualidade, tudo na Suprema Refrigerações. A loja fica localizada na Praça Armindo Azevedo, 466, em Brumado. Para informações sobre o produto e quantidade em estoque, ligue (77) 3441-1786.

Arquivo