Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "06/2017"

01 Jun 2017 - 09:00h

Mesmo com as mudanças de comando promovidas pelo estado, a Coordenação Geral da Polícia Militar resolveu preservar o capitão Valmari Santos Nogueira Junior como subcomandante da 34ª CIPM/Brumado. O oficial chegou ao município como tenente em 2003 e fixou residência, tendo recebido em 2016 a principal honraria cedida pela Câmara Municipal de Vereadores: o titulo de Cidadão Brumadense. Por sua bravura e inteligência tática-operacional, Valmari alcançou a patente de capitão e logo foi designado ao posto de subcomandante. “Fico feliz de poder continuar atuando por aqui, Brumado hoje é minha casa e eu gosto de trabalhar na promoção da segurança em nossa cidade”, disse o subcomandante ao site Brumado Notícias.

01 Jun 2017 - 08:30h

O Projeto Universidade para Todos, que oferece curso pré-vestibular para estudantes de escolas públicas, estará com inscrições abertas entre 1º e 08 de junho de 2017. O curso é presencial, com carga horária de 20 horas semanais e aulas de Português, Redação, Matemática, Física, Química, Biologia, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), História e Geografia. O objetivo é preparar os alunos para os processos seletivos de ingresso ao ensino superior. Além das aulas regulares, serão realizados projetos complementares, como seminários, oficinas, simulados e orientação vocacional. O projeto oferece também material didático, fardamento e isenção da taxa de inscrição em processo seletivo das universidades estaduais aos alunos que apresentarem frequência igual ou superior a 75% das aulas ministradas.  Em Brumado, serão ofertadas 100 vagas no turno noturno.

01 Jun 2017 - 08:00h

Investigadores da Polícia Civil lotados na 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), em Brumado, detiveram nesta quarta-feira (31) Islan Costa Soares, de 23 anos, natural da cidade de Caetité, que estava no Bairro São Jorge, em Brumado. Ele saiu do Presídio Nilton Gonçalves, em Vitória da Conquista, através do indulto de Páscoa e não retornou para continuar o cumprimento da pena. A polícia classifica o detento como de alta periculosidade. O mesmo foi preso em 2014 com mais cinco elementos por associação ao tráfico de drogas em Caetité. Já em 2015, a prisão ocorreu por prática de roubos em Brumado. Segundo relatório da polícia, a prisão de Islan frustrou seus planos de praticar uma série de assaltos em residências de classe média alta no município. Islan está à disposição da justiça e deverá ser transferido ao presídio conquistense nos próximos dias.

01 Jun 2017 - 07:30h

Está querendo comprar um carro? Então, passe agora mesmo na Taisan Auto e confira os modelos disponíveis na concessionária. No local, acabou de chegar um Crossfox, 2012/2013. Esse e mais diversos outros modelos só na Taisan Auto, onde tem as melhores opções e as melhores condições de pagamento. A concessionária fica localizada na Avenida Centenário, 853, Novo Brumado. Ligue (77) 3441-5551.

01 Jun 2017 - 07:00h

O prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), e vários vereadores estiveram presentes na solenidade de posse do novo comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), o Major Adriano Souza Dias. Na ocasião, o chefe do executivo municipal deu as boas vindas ao novo comandante, desejando sucesso em sua missão no município. O site Brumado Notícias tentou entrevistar o prefeito, mas o mesmo alegou indisposição por conta de uma gripe. 

A vereadora e primeira secretária Ilka Abreu (PR) também parabenizou o novo comandante. Já o Coronel Lira, que comanda as ações da polícia militar no sudoeste baiano, destacou a importância das parcerias entre os poderes legislativo e executivo no que se refere à promoção e apoio à segurança pública na cidade.

01 Jun 2017 - 00:00h

Um aluno do Centro Municipal de Educação Agamenon Santana (CMEAS) teve sua motocicleta furtada na porta da unidade de ensino, enquanto assista aula na note da última terça-feira (30). Para surpresa do estudante e do corpo docente, outro aluno da mesma unidade aparece nas imagens do circuito interno de segurança furtando o veículo. O local onde o crime foi praticado está localizado ao lado da delegacia. Investigadores já estão de posse das imagens e tentam chegar ao autor do delito para recuperar a moto. A direção da unidade tomará as medidas cabíveis quanto ao aluno infrator. O site Brumado Notícias esteve no CMEAS, na tarde desta quarta-feira (31), e registrou outras ações semelhantes que aconteceram recentemente na escola. Na última semana, um estudante precisou ser socorrido pelo Samu 192 por conta de um coma alcoólico. Nossa reportagem apurou que o menor entrou na escola com uma garrafa de bebida escondida e se embriagou na sala de aula. 

Mesmo sendo uma das escolas mais requisitadas dentro da rede municipal de ensino, o CMEAS tem um histórico controverso, sendo diversas vezes citada em situações polêmicas, inclusive casos policiais. Em julho de 2013, um estudante sofreu uma tentativa de homicídio quando chegava na escola. Em agosto de 2014, um menor de 15 anos foi morto a tiros na porta da unidade. Em abril de 2015, um aluno de 12 anos foi perfurado com um estilete dentro da unidade após reagir a um caso de bullying. Como a diretora não estava presente, os servidores não foram autorizados a falar sobre o assunto. Porém, um membro da diretoria disse que as situações são pontuais e isoladas e não retratam a verdadeira imagem dos alunos e a atenção rigorosa dispensada pelos educadores e demais servidores da unidade.