Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "06/2017"

28 Jun 2017 - 12:00h

Uma equipe formada por representantes da prefeitura municipal, da superintendência de trânsito, polícia militar, associação de moradores do Bairro Olhos D’Água e uma comissão de ambulantes esteve, no final da tarde desta terça-feira (27), na Praça Donatila Meira Lobo, palco dos festejos do São Pedro, para realizar um mapeamento para organização do evento. No encontro, foi debatido um novo formato na arrumação da praça visando melhorias no acesso das viaturas da polícia, bem como do Samu 192, caso seja preciso. Também foram direcionados novos locais para instalação dos banheiros químicos e das barracas da prefeitura, juntamente com as barracas individuais dos ambulantes nas áreas de alimentação e bebidas. O local também foi avaliado para montar um ponto de atendimento direto do conselho tutelar e do juizado de menores, além de vários pontos de apoio da PM. 

A SMTT também opinou no que se refere ao melhor escoamento do fluxo nos acessos ao bairro, com a proposta de melhorias de estacionamento, grande problema nas edições passadas do evento. No decorrer da semana, a polícia militar divulgará uma nota referente a algumas restrições no período da festa, como o uso de espetinho servido nas barracas - os ambulantes deverão servir os petiscos em pratos descartáveis, assim como copos e garrafas de vidro serão recolhidos caso encontrados em meio à multidão, visando à segurança maior dos presentes. A prefeitura e a associação de moradores iniciarão a ornamentação da praça nesta quarta-feira (28).

28 Jun 2017 - 11:30h

Já foram iniciadas as comemorações do 2 de Julho em Caetité. A oitava edição do Campeonato de Equinos começou no Parque de Comercialização de Animais Vereador César Ladeia já foi realizada. Reunindo criadores de animais, a equipe da Secretaria de Cultura ofereceu belos troféus aos vencedores nas categorias Marcha Picada, Poeirão e no resgate da tradicional Corrida de Argolinha. Também foram realizados exames gratuitos dos animais para a anemia infecciosa equina (AIE), uma parceria entre a Adab e a Prefeitura Municipal. Uma grande multidão acompanhou as programações e, após o término da última prova, teve lugar o penúltimo ensaio do desfile eqüestre. O prefeito Aldo Gondim (PSB) procedeu à condução da “Bandeira do 2 de Julho”, cujo mastro foi erguido na Praça da Catedral. Gondim destacou a importância da comemoração no fortalecimento da tradição, cultura e valorização dos fatos históricos da Bahia e agradeceu a participação dos grupos de montaria.

28 Jun 2017 - 11:00h

O Ministério Público de Guanambi, no sudoeste baiano, já está funcionando em sua nova sede. Localizada na Avenida Messias Pereira Donato, s/n, Aeroporto Velho, o novo espaço do MP proporciona melhor estrutura de trabalho para promotores e servidores, além de mais espaço e comodidade para o atendimento à população da região. Na unidade, os promotores Aureo Teixeira de Castro, Daniele Chagas Rodrigues Bruno, Jailson Trindade Neves, Leandro Mansine Meira Cardoso de Castro e Tatyane Miranda Caires de Mansine Castro realizam o atendimento à população de Guanambi, Bonito, Candiba e Pindaí. A procuradora-geral de justiça, promotora Ediene Lousado, fez a inauguração da nova sede nesta quarta-feira (28). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, diversos promotores de justiça e autoridades políticas participaram do ato solene.

28 Jun 2017 - 10:30h

Quer perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox, Kit Semanal Light, Kit Low Carb e Kit de Lanches. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten e sem lactose. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Coronel Zeca Leite, 08-A. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

28 Jun 2017 - 10:00h

Um motorista que não teve a identidade revelada perdeu o controle da direção e capotou o veículo em uma curva na BA-148, entre as cidades de Rio de Contas e Jussiape, região da Chapada Diamantina. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, o automóvel, com placa do município de Jussiape, ficou danificado à margem da rodovia. A vítima não teve ferimentos, mas foi socorrida e encaminhada para uma unidade de saúde.

28 Jun 2017 - 09:30h

A Achei Tour preparou um pacote especial para os interessados em visitar a Aparecida e Canção Nova entre os dias 3 e 6 de outubro deste ano. O pacote inclui transporte em ônibus leito com ar-condicionado, 03 (três) diárias com café da manhã, almoço e jantar; quartos com ventilador de teto ou ar-condicionado, telefone e wi-fi, 02 (dois) dias em Aparecida com direito a city tour, 01 (um) dia de Canção Nova em Cachoeira Paulista, assistência viagem e uma camisa padronizada. O pacote completo de viagem custa apenas R$ 880,00, sendo à vista, no boleto ou parcelado em 07x sem juros no cartão de crédito. Não perca a chance de conhecer um dos pontos de turismo religioso mais visitado do país pelo melhor preço. A Achei Tour pensou em todos os detalhes para que você tenha a experiência mais completa e marcante. A Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil, em Brumado. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e feche a sua viagem. Acesse o site www.acheitour.com.br e confira os nossos pacotes de viagens.

28 Jun 2017 - 09:00h

A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) concluiu nesta terça-feira (27) a vistoria dos 80 veículos que fazem parte da frota do transporte escolar de Brumado. Ônibus e vans que fazem a linha para a região do distrito de Ubiraçaba foram os últimos a serem avaliados pelo vistoriador e coordenador de educação de trânsito, Jansen Ricardo. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o coordenador declarou que a principal irregularidade encontrada foi a falta do cinto de segurança para os passageiros e a manutenção dos extintores de incêndio. Outro agravante é a recusa dos próprios estudantes de utilizarem o cinto de segurança. “Houve casos em que observamos os cintos nas poltronas, mas os alunos se recusavam a utilizar. Pretendemos trabalhar com uma campanha massificada de educação para o próximo semestre”, disse o agente de trânsito. Ele adiantou ainda que ocorrerá uma nova licitação do transporte escolar para o segundo semestre. O Ministério Público Estadual também exigiu a realização de uma vistoria mais rigorosa, a qual solicitará dos proprietários que os veículos sejam identificados através de pintura para evitar que o mesmo seja utilizado em outras atividades.

28 Jun 2017 - 08:30h

No final da tarde da última terça-feira (27), um acidente registrado na BA-148, entre as cidades de Guajeru e Malhada de Pedras, tirou a vida do jovem Daniel Magalhães Santos, de 17 anos. Segundo informações da Polícia Militar, o jovem conduzia a moto quando se chocou lateralmente com uma locomotiva no cruzamento ferroviário próximo à Fazenda Cachoeirinha, a cerda de 3 km de Malhada de Perdas. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, devido a gravidade dos ferimentos, a vítima morreu na hora. O passageiro da moto, identificado como Weber de Jesus Andrade, de 19 anos, teve apenas ferimentos leves, sendo socorrido pelo Samu 192 para o Centro de Saúde de Malhada de Pedras. Já o condutor da locomotiva, Bruno Santos de Andrade, de 31 anos, não teve ferimentos. Equipes da Polícia Militar estiveram no local registrando a ocorrência. A vítima fatal era natural da cidade de Guajeru.

28 Jun 2017 - 07:55h

A Polícia Federal decidiu suspender hoje à noite, por tempo indeterminado, a emissão de novos passaportes. Segundo a PF, a verba destinada ao serviço chegou ao teto orçamentário. Não há mais como destinar mais dinheiro para a fabricação de documentos, a não ser com a edição de uma Medida Provisória ou a aprovação de um projeto de lei pelo Congresso. Segundo o jornal o Globo, todas as pessoas que já requisitaram o documento vão recebê-lo. Os novos pedidos, no entanto, não têm previsão de entrega.

28 Jun 2017 - 06:19h

Ao reassumir a presidência da mesa diretora da Câmara de Vereadores de Brumado, o vereador Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT) promoveu uma coletiva de imprensa e apresentou várias carências estruturais na casa legislativa, herdadas das gestões passadas. Para o presidente do legislativo, não foi dada a devida manutenção para conservação do prédio.  Quem entra na plenária e no parlamento logo se depara com buracos no forro do teto, que foi fora danificado por goteiras ao longo dos 13 anos de existência do prédio. A proposta era iniciar os trabalhos de reforma o mais breve possível, porém, em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente declarou que se trata de um projeto amplo e que necessita de um levantamento de custo mais minucioso. Assim, as obras só deverão ser iniciadas no recesso legislativo do final do ano. Antes disso, a câmara passa a receber uma nova linha de transmissão de energia. O transformador atual foi instalado em 2004, no período da inauguração do prédio, e não comporta mais a demanda atual dos trabalhos, que foram ampliados com o aumento do número de vereadores e assessores parlamentares.

27 Jun 2017 - 15:25h

A Empresa Baiana de Alimentos (Ebal) espalhou outdoors no município de Brumado anunciando o leilão da área que agrega a loja da Cesta do Povo. O leilão online e presencial está previsto para o dia 11 de julho deste ano e o valor inicial é R$ 4.144.000,00. A Ebal oferece no anúncio a área de 9.190.38 m², o que inclui, além o prédio, todo o estacionamento público ao redor. No mês de maio, a empresa denunciou que o município invadiu a sua propriedade para construir o estacionamento e cobrou indenização por uso indevido do solo. O caso ainda tramita na justiça, uma vez que o município se recusa a pagar a indenização alegando que a obra foi executada com recursos do governo estadual no valor de R$ 510 mil, com o aval da própria Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder). 

Por telefone ao site Achei Sudoeste, André Cardoso, secretário municipal de planejamento, que também responde pela secretaria de infraestrutura, declarou que a administração já entrou com uma ação para adiar a data do leilão até que sejam resolvidos os impasses envolvendo a área, que atualmente é de domínio público do município. Há um bom tempo, a Ebal não abastece loja da Cesta do Povo em Brumado. Nossa reportagem registrou na manhã desta terça-feira (27) que restam cinco funcionários na unidade, que dispõe de apenas 43 pacotes de papel higiênico nas prateleiras. Além de Brumado, os leilões também estão previstos para imóveis das cidades de Salvador, Capim Grosso, Queimadas, Jacobina, Feira de Santana, Mari e Itaquara.

27 Jun 2017 - 14:50h

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (27), na região centro-sul da Bahia, a Operação Inredux, com o objetivo de desarticular um esquema ilícito de fraudes à Previdência Social descoberto em Itiruçu, no centro sul da Bahia. Segundo a PF, são cumpridos um mandado de prisão e seis mandados de condução coercitiva e busca e apreensão em Itiruçu; dois mandados de condução coercitiva em Jaguaquara e um de condução coercitiva em Laje do Tabocal. A PF não divulgou os nomes dos alvos nem detalhou em quais locais das cidades os mandados são cumpridos. Segundo a Polícia Federal, as investigações da operação começaram em 2014, a partir de denúncias de que uma pessoa, que não teve o nome divulgado, atuaria de maneira irregular na intermediação de requerimentos de benefícios junto à agência da Previdência Social em Itiruçu. Após o cumprimento de mandado de busca no escritório de uma pessoa investigada e a obtenção de informações com a agência da Previdência, foram identificados vários requerimentos de benefícios previdenciários de natureza rural, instruídos com documentos falsos, a exemplo de certidões de nascimento e contratos de empréstimo. A polícia também verificou a falsificação de declarações de atividade rural, que eram obtidas junto a sindicatos de pequenos produtores rurais de Itiruc?u, Lajedo do Tabocal e Lafaiete Coutinho. De acordo com o G1, a PF suspeita que os responsáveis pelos sindicatos tinham participação no esquema criminoso.

27 Jun 2017 - 14:20h

Um falso pastor foi preso suspeito de aplicar golpes em fieis na cidade de Brumado. O homem só foi detido depois que o Bispo de uma Igreja Evangélica localizada na Avenida Centenário descobriu os golpes e acionou a polícia. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o farsante já havia aplicado diversos golpes em outras cidades, inclusive se passando por médico e advogado. Em uma cidade da região, ele chegou a ser acolhido como pastor por quase dois meses. No local, ele alugou um veículo e desapareceu, só sendo descoberto através das redes sociais. Isso porque a Igreja Evangélica em Brumado realizou a transmissão de uma vigília via Facebook e o falso pastor estava presente. Várias pessoas começaram a avisar ao Bispo da igreja que o indivíduo era um farsante e o mesmo acionou a polícia.

27 Jun 2017 - 13:45h

O São Pedro 2017 no Bairro Olhos D’água este ano será realizado pela prefeitura de Brumado com o apoio da associação de moradores. O evento será realizado na Praça Donatila Meira Lôbo e acontecerá nos dias 30 de junho a 02 de julho.  Segundo apurou o site Achei Sudoeste, foi divulgado no Diário Oficial do Município, nesta terça-feira (27) o processo administrativo que contratou a empresa para a realização do evento. O valor das atrações de R$ 52 mil será pago através de um convênio entre a Prefeitura Municipal e a Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia (Bahiatursa). As atrações são: Dedim Gouveia, Celino e Banda, Jorginho dos Teclados, Robertinha, Chris Pimenta, Banda Magnatas, Forró Aceso, Serginho Cardoso e Roberto Dantilly.

27 Jun 2017 - 13:35h

O áudio das sessões da Câmara Municipal de Brumado está disponibilizado no site oficial www.cmbrumado.ba.gov.br. O objetivo é fazer com que a população tenha conhecimento das discussões que acontecem nas sessões. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações cuja finalidade é promover maior interação com as pessoas na busca do desenvolvimento da cidade. Clique aqui e ouça o áudio.

27 Jun 2017 - 12:55h

Há quatro sessões consecutivas, o vereador Eduardo Cunha Vasconcelos (PSDB), o Dudu Vasconcelos (PSDB), filho do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos(PSB), tem justificado sua ausência na Câmara de Vereadores com um atestado médico, pois o mesmo encontra-se internado em tratamento de saúde no estado de Mina Gerais. A ausência do parlamentar abriu um precedente e o presidente do partido, Sérgio Mauro de Oliveira, acionou a cúpula estadual da sigla para ser informado quanto ao procedimento a ser tomado diante da questão. Por telefone ao site Achei Sudoeste, o ex-assessor de comunicação da prefeitura declarou que a lei orgânica do município e o regimento interno do legislativo são omissos ao tratar da questão do número de faltas parlamentares, especialmente levando em consideração o tempo de retorno do vereador. Mauro disse ainda que, desde sua eleição, Dudu Vasconcelos virou as costas ao diretório municipal do partido não dando nenhuma justificativa e nem consultando a cúpula quanto às atividades a serem desenvolvidas em prol da comunidade. Como o partido lançou chapa independente nas últimas eleições municipais, Sério Mauro espera que o suplente Girson Ledo Silva assuma a cadeira de Dudu Vasconcelos. “O partido tem um compromisso com os eleitores e a comunidade em geral, que depositaram votos de confiança nele. Então, nada mais justo da nossa parte em cobrar essas atuações e a questão envolvendo o nosso representante perante a sociedade brumadense”, pontuou o presidente do partido tucano.

27 Jun 2017 - 12:00h

O município de Guanambi contará com a mais nova sede do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA). Estruturado para melhor atender à população e apoiar as atividades dos promotores de Justiça e servidores, o espaço será inaugurado na próxima quarta-feira (28), às 9h, pela procuradora-geral de Justiça Ediene Lousado. A solenidade contará com a presença de promotores de Justiça, autoridades locais e representantes da sociedade civil. O imóvel fica localizado na Avenida Messias Pereira Donato, s/n, Aeroporto Velho.

27 Jun 2017 - 11:30h

O Cemitério Particular do Campinhos, no município de Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia, foi interditado no último dia 21 de junho, quase dois anos após determinação da Justiça. A liminar de interdição do cemitério, motivada pela falta de licença ambiental, é de 24 de agosto 2015, mas só foi cumprida agora. Em nota, a prefeitura da cidade, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, informou que nenhuma providência foi tomada pela gestão passada no sentido de atender à decisão judicial, mesmo com o estabelecimento de multa diária pelo não cumprimento da medida. O G1 não conseguiu contato com o ex-prefeito da cidade nesta segunda para saber porque a decisão não foi atendida. Ainda conforme a atual administração, o valor da multa acumulada no período tornou-se “exorbitante”. A prefeitura, no entanto, não divulgou o valor da multa, mas disse que no dia 13 de junho, o Ministério Público, em audiência com o executivo municipal e representantes dos moradores do Campinhos, deixou acordado que o município não pagaria a multa, mas cumpriria de imediato a ordem de interdição do cemitério. A prefeitura disse que, para que o cemitério volte a funcionar, será necessário que se tenha uma entidade jurídica responsável pela administração do local. Para isso, a comunidade terá o prazo de 180 dias para regularização da Associação dos Moradores do Campinhos. Outra exigência é a emissão de alvará sanitário e ambiental, que deve ser feita em até 180 dias junto ao Município. A Prefeitura destacou, também na nota, que já sinalizou que ajudará na legalização da Associação, bem como nos trâmites legais envolvendo a questão ambiental.

27 Jun 2017 - 11:00h

Menos conhecida na Bahia que outros expoentes do novo sertanejo, a dupla Thaeme & Thiago lidera até agora o ranking dos mais altos cachês pagos pela Bahiatursa aos artistas contratados para o São João. Pelo show de quinta passada em Macaúbas, no sudoeste baiano, o órgão destinou R$ 170 mil para os cantores. Em segundo lugar, com R$ 150 mil, vêm Luan Santana e Aviões do Forró, que se apresentaram em Salvador dias 22 e 25, respectivamente. De acordo com a coluna Satélite do jornal Correio, ícone da música nordestina, o cantor e compositor Geraldo Azevedo é o terceiro.  Por cada um dos dois shows - na capital e em São Sebastião do Passé -, vai receber R$ 140 mil. Logo abaixo, com R$ 130 mil, estão Pablo e Dorgival Dantas.  Flávio José (R$ 120 mil). No total, já foram divulgados os valores de 74 contratos da Bahiatursa. Na faixa de cachês de R$ 50 a R$ 90 mil, há 15 artistas e bandas. Do maior para o menor: Estakazero, Santana, Papazoni, Seu Maxixe, Adelmario Coelho, Forró do Muído, Renato Fechine, Targino Gondim, Alavontê, Zelito Miranda, Cangaia de Jegue, Filomena Bagaceira, Forrozão, Edu Casanova e Norberto Curvelo.