Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
06/2017
fechar

Motorista é executado na zona rural de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O motorista Sidney Vasconcelos Meira, de 47 anos, o popular Camarão, foi encontrado morto na madrugada desta terça-feira (20), nas proximidades do Povoado do Lamarão, zona rural do município de Brumado. O site Achei Sudoeste buscou informações junto à Polícia Civil, mas os investigadores disseram apenas que o caso está sob investigação avançada. Nossa reportagem apurou ainda que a esposa da vítima, que o acompanhava no momento do crime, já teria prestado depoimento na delegacia apontando o autor do homicídio. Com as informações, a polícia tenta agora localizar o acusado.

Assaltante baleado na zona rural trabalha como guarda municipal na prefeitura de Barra da Estiva Foto: Reprodução/WhatsApp

No último sábado (17), na Fazenda Prata, zona rural de Barra da Estiva, no sudoeste baiano, um policial à paisana reagiu a uma tentativa de assalto e feriu um dos assaltantes. Segundo o Sertão Hoje, Roberto Marcena Trindade, de 37 anos, foi alvejado pelo policial e encaminhado para uma unidade de saúde, de onde foi transferido para o Hospital de Base em Vitória da Conquista. O bandido baleado trabalha como  guarda municipal da prefeitura de Barra da Estiva. Um morador da cidade destacou que os índices de criminalidade na cidade cresceram muito em 2017 e questionou como um bandido conhecido em toda região pode ter sido contratado para trabalhar na prefeitura. Na residência do bandido foram encontradas diversas armas e munições, além de produtos roubados. Todo material apreendido foi apresentado na Delegacia de Brumado e encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT).

STF decide nesta terça sobre prisão preventiva de Aécio Neves Foto: Reprodução

O Supremo Tribunal Federal (STF) deverá julgar nesta terça-feira (20), a partir das 14h, um novo pedido de prisão apresentado pela Procuradoria Geral da República (PGR) contra o senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG) . O pedido será analisado pela Primeira Turma da Corte, formada pelos ministros Marco Aurélio Mello (relator do caso), Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber e Luiz Fux. Caso seja acolhido pela Corte, a Constituição prevê que o Senado se reúna para decidir se mantém ou não a prisão. De acordo com o G1, a carta constitucional determina que um senador só pode ser preso em flagrante se tiver cometido um crime inafiançável. De acordo com a PGR, o caso de Aécio se encaixa nessas previsões constitucionais. Mesmo assim, o tucano só pode ser levado à cadeia se ao menos 41 dos 81 senadores avalizar a eventual ordem de prisão da Suprema Corte. Se a Primeira Turma decidir prender o parlamentar, o processo deverá chegar ao Senado em 24 horas.

Comandante da 34ª CIPM tranquiliza comunidade brumadense quanto à segurança no período do São João Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Major Adriano Souza Dias, comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), tranquilizou a comunidade brumadense e demais municípios de abrangência da companhia quanto à segurança no período das celebrações do São João, no próximo final de semana. Como não haverá festa na cidade, boa parte da população deve viajar para outros municípios da região para curtir os festejos, o que gera maior preocupação quanto à segurança nas residências. A polícia faz a guarda individual de cada patrimônio e o Major destacou que, no contexto geral, a 34ª CIPM não deixará o município desguarnecido. “Vamos manter o efetivo regular, com incremento de alguns policiais em regime de compensação de carga horária e horas extras. Estamos com o planejamento formatado com antecedência para que os soldados possam se programar para atender as escalas de serviços”, esclareceu o comandante. Como já é comum a evasão neste período do ano, muitos populares combinam com parentes e amigos a vigilância de suas casas, bem como o uso de cães no intuito de intimidar qualquer infrator de invadir seus patrimônios, o que é válido do ponto de vista do Major. “A polícia militar manterá seu patrulhamento ostensivo, empenhado em combater qualquer indício de infração, seja às propriedades particulares que incluem as residências, seja nos logradouros públicos, pois a missão da polícia militar é prezar pela segurança pública em geral”, pontuou o Major Adriano Souza Dias.

Coelba alerta população para cuidados antes e durante os festejos juninos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na Bahia, os festejos juninos se espalham pelo interior e pela capital. Cuidados simples são fundamentais para garantir a segurança e a animação das celebrações. Enfeites de ruas e praças devem ser produzidos com materiais não condutores de eletricidade e não podem ser afixados próximos da fiação elétrica. As tradicionais barracas que vendem fogos de artifício devem ser previamente vistoriadas e autorizadas pela administração municipal. Por se tratar da comercialização de produtos explosivos, os cuidados com as instalações elétricas devem ser redobrados para evitar curtos-circuitos ou sobrecargas. No caso de arraiás, palcos e barracas de comidas típicas, a ligação provisória deve ser solicitada com antecedência à Coelba. A montagem das barracas, camarotes, arquibancadas, palanques deve contar com o devido aterramento elétrico. Importante que o serviço seja executado apenas por profissionais qualificados. Se for necessário aumentar a carga de energia da residência é importante contatar antes à Coelba para que seja verificado se o dimensionado da rede está adequado para receber a carga extra. A recomendação é sempre manter distância da rede elétrica e não soltar fogos de artifício na direção de postes e cabos de energia. Da mesma forma, as fogueiras não devem ser acesas perto de postes ou embaixo de fios elétricos, uma vez que o calor das chamas pode superaquecer a rede, provocando rompimento da fiação. Outro alerta é quanto aos balões. A Coelba lembra que soltar balões é crime e uma brincadeira de altíssimo risco.

Servidores públicos rejeitam proposta de 2% de reajuste e podem deflagrar greve geral em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O início da rodada de negociações pelo reajuste salarial dos servidores públicos de Brumado foi considerado negativo pelo presidente do sindicato que representa a categoria. “O salário dos servidores públicos municipais já estão defasados em mais de 20%, sem aumento real nos últimos dois anos. Este ano, a inflação já está em quase 7%, porém a administração local foi à mesa de negociação com a proposta indecorosa de apenas 2% de reajuste salarial”, disse Edilson Costa, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Brumado (Sindsemb), em entrevista ao site Achei Sudoeste. O sindicalista afirmou que, com tal proposta, boa parte dos servidores que ganham apenas o salário base não teria reajuste em seus vencimentos. A proposta do governo municipal foi apresentada e rejeitada unanimemente em assembleia. O representante sindical adiantou que será agendada uma nova mesa de negociação após os festejos juninos. Ele alertou que, caso a administração não oferte uma porcentagem no mínimo dentro da inflação anual, poderá ser deflagrada uma greve geral dos servidores públicos no município, o que provocaria uma paralisação dos serviços administrativos na prefeitura.

Vitória da Conquista: Sem vagas, prefeitura retira mais de 400 corpos de cemitério e gera revolta Foto: Mário Bittencourt/Uol

O anúncio da exumação de mais de 400 restos mortais de um cemitério em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, deixou a comunidade local revoltada. A lista com os nomes dos mortos a serem removidos foi divulgada no mês passado pela prefeitura. De acordo com o Uol, as exumações devem começar no dia 19 de julho; os restos mortais serão transferidos para um ossário, construído pelo valor de mais de R$ 167 mil. O motivo para a ação é a superlotação, já que quase não há mais lugar para cavar túmulos. Em sua maioria, o cemitério abriga corpos de pessoas de baixa renda e, segundo a prefeitura, está com apenas 91 covas adultas disponíveis, as quais atendem a demanda de um período de 60 dias. A remoção está prevista no Código de Posturas do Município, entre as leis que regem a administração dos cemitérios públicos. Coveiros disseram que, devido ao número de enterros, de 3 a 4 por dia, o ossário com capacidade para 480 restos mortais não será suficiente para conter a superlotação. Eles estimam que o problema deve voltar a ocorrer em cinco meses. Um abaixo-assinado contrário às exumações circula no Bairro Kadija, onde está localizado o cemitério municipal.

Casas abandonadas causam transtornos e insegurança em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

São muitas as casas abandonadas no município de Brumado, as quais vêm causando transtornos e insegurança à comunidade. Até mesmo a polícia aponta o quanto que os locais acabam favorecendo o crescimento da criminalidade, pois, segundo foi constatado por policiais civis e militares, muitas dessas residências abandonadas são ocupadas por marginais que a transformam em uma espécie de QG do crime nos bairros periféricos. Nos locais, criminosos escondem drogas, armas, motocicletas e outros produtos de roubo. As casas abandonadas também geram problemas para a saúde pública, uma vez que, sem manutenção dos proprietários, acabam acumulando muito lixo, o que atrai animais e insetos peçonhentos, além de acumular água nos reservatórios que servem de berçário para o mosquito aedes-aegypti. Outra reclamação dos populares é com relação a ameaças de desabamento de tais construções que podem afetar os imóveis ao redor. 

Casas abandonadas causam transtornos e insegurança em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No Bairro São Felix, a reclamação maior está na Rua Padre José Dias, próximo à Igreja de Santa Luzia, onde uma casa em ruínas ameaça desabar a qualquer momento. Mesmo já tendo sido notificada pela defesa civil municipal, nenhuma providência foi tomada para resguardar a segurança pública no local, que fica ao lado de um supermercado de grande movimentação na localidade. Moradores e comerciantes da Rua Coronel Paulino Chaves, no encontro com a Travessa Muniz Sodré, ao fundo da Igreja Matriz, no centro da cidade, também cobram providências quando a uma residência em ruínas. Segundo denúncia da vizinhança, a noite, a casa é utilizada por usuários de entorpecentes que também praticam orgias no local. “Já fizemos várias reclamações na prefeitura, mas nenhuma providência é tomada e ficamos à mercê do medo, pois quando dá oito horas da noite somos obrigados a nos trancar em casa para não vermos a movimentação desses elementos na casa. Seremos ameaçados caso fiquem sabendo que algum de nós prestou queixa à polícia”, disse um morador da região ao site Achei Sudoeste. Nossa reportagem tentou buscar informações junto à defesa civil municipal, mas fomos informados de que no momento a pasta está sem um coordenador.

Apagão interrompe sessão da Câmara de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um apagão atingiu todo o município de Brumado na noite desta segunda-feira (19). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o blecaute afetou a sessão da Câmara de Vereadores, que foi interrompida. O presidente da Casa, vereador Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT), optou por encerrar as atividades no parlamento, antes do horário regimental. O apagão durou aproximadamente 12 minutos.  Até o momento, a Coelba não se pronunciou sobre a causa do blecaute na capital do minério.

Confira a pauta da sessão da Câmara de Vereadores de Brumado de hoje (19) Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na sessão da Câmara de Vereadores de Brumado desta segunda-feira (19) serão apresentados, em primeira e única discussão e votação, o Projeto de Decreto legislativo nº 002/2017, que dispõe sobre a concessão de Título de Cidadão Brumadense ao advogado Tadeu Ventura Azevedo e o Projeto de Lei nº 018/2017, que autoriza o Executivo a realizar credenciamento para contratação de serviços na área de saúde, no município. Também será apresentada a Moção de Pesar pelo falecimento de Juvenal Malheiro Dias. Em seguida, serão apresentadas uma série de indicações solicitando melhorias estruturais para o município, como a restauração nos pontos de ônibus na Fazenda Campo de Dentro, Lagoa dos Algodões e adjacências; a implantação do esgotamento sanitário e pavimentação na Rua Turquesa, no Bairro Cidade das Esmeraldas, e a cobertura e reforma da quadra e das instalações do Centro de Atendimento Psicossocial (Caps).

Policial à paisana impede assalto e troca tiros com assaltante em Barra da Estiva Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No último sábado (17), um assaltou terminou em tiroteio na Fazenda Prata, zona rural de Barra da Estiva, no sudoeste baiano. Dois meliantes armados com uma espingarda calibre 12 abordaram tio e sobrinho próximo à porta da residência das vítimas. Eles exigiram o veículo em que ambos estavam e todos os objetos de valor. Assustado, o sobrinho, que é menor de idade, saiu correndo gritando que estava sendo assaltado. Um policial à paisana se aproximou e um dos elementos efetuou dois disparos. O policial reagiu e um dos suspeitos conseguiu fugir. O outro, foi alvejado e imobilizado. O oficial pediu reforço e uma viatura da Polícia Militar encaminhou o suspeito para unidade hospitalar. Na residência do suspeito foram encontrados uma coronha de espingarda calibre 32, 01 chumbeira, rifle de fabricação caseira calibre 22, 03 lanternas, 01 carregador de pilhas, 02 espoletas, 02 tubos de pólvora, 02 tubos de esfera para cartuchos, 32 munições diversas para espingardas, 01 notebook, 01 tablet, 01 máquina fotográfica, 01 radiocomunicador, 05 celulares, carteira com diversos documentos pessoais. Todo material apreendido foi apresentado na Delegacia em Brumado e encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) em Brumado.

Caturama: Homem é preso durante partida de futebol depois de disparar um tiro Foto: Cidade de Caturama

Em Caturama, policiais militares prenderam um indivíduo de prenome Reinaldo acusado de disparar um tiro durante a final de um campeonato de futebol realizado no distrito de Feira Nova. Segundo informações de testemunhas, o acusado teria efetuado o disparo e guardado a referida arma em uma bolsa após perceber a aproximação da polícia. Os militares revistaram a bolsa do homem e encontraram um revólver calibre 38, contendo cinco cartuchos intactos e um deflagrado. O acusado foi conduzido até a Delegacia de Caturama, onde foi apresentado e autuado em flagrante. Ele deve responder por porte ilegal de arma de fogo.

Só Legal e Beto Bonelly Produções agradecem pelo grande sucesso do Forró do Sítio Novo 2017

A festa comemorativa de 10 anos do Forró do Sítio Novo superou as expectativas da organização do evento. Um grande público e apresentações musicais incríveis marcaram esta edição. A produção caprichou nos mínimos detalhes, com uma decoração temática moderna, uma praça de alimentação com todas as iguarias do São João e sonorização fantástica. Diante do sucesso do evento, a Só Legal e Beto Bonelly Produções fazem questão de agradecer ao grande público que compareceu à festa, assim como também a todos os apoiadores, colaboradores, patrocinadores e veículos de imprensa que contribuíram para esse grande espetáculo. Um agradecimento especial às bandas Canários do Reino, Forró Aceso, Edgar Mão Branca e Dorgival Dantas que fizeram apresentações memoráveis, embalando e fazendo a galera arrastar o pé. Nesse clima de positividade, ficam aqui os agradecimentos da Só Legal e Beto Bonelly Produções e até 2018.

Laje frustra tentativa de arrombamento na sede do Setaf em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O coordenador da unidade do Serviço Territorial de Apoio a Agricultura Familiar (Setaf), do município de Brumado, José Luiz Alves Ataíde, compareceu à delegacia na última sexta-feira (16) para registrar uma queixa de tentativa de arrombamento no prédio que abriga o órgão. No depoimento, o coordenador declarou que os elementos destelharam parte do teto, porém se depararam com uma laje e acabaram desistindo de concluir o crime. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o local, embora não armazene dinheiro, possui aparelhos eletrônicos que poderiam ser utilizados como moeda de troca no mercado negro das drogas. Uma perícia foi realizada no prédio onde foram encontradas pegadas dos arrombadores nas paredes.

Deputado Marcell Moraes luta pelo fim da violência animal na Bahia Foto: Rebeca Vieira

No país, são cada vez mais comuns casos de maus-tratos a animais domésticos. Para o deputado estadual Marcell Moraes (PV), conhecido pela luta a favor da causa animal, atitudes como estas, que levam sofrimento e riscos a vida do animal, devem acabar. “No Brasil, maltratar animais de qualquer espécie é considerado crime ambiental, com pena, inclusive, de detenção. Mas, ainda assim, tem gente que insiste em praticar atos de violência contra animais indefesos. Pedimos sempre que, se o tutor não tiver mais condições de cuidar de um animal, que faça o que é mais certo e seguro para o animal: a adoção responsável. Prefiro acreditar que o número de pessoas que amam e cuidam dos animais seja maior do que aqueles que os maltratam”, disse o parlamentar. Moraes é autor de vários projetos que levam benefícios aos animais, bem como para seus tutores, como o projeto de lei nº 21.303/2015, que autoriza o transporte de animais em coletivos em toda a Bahia.

Praticook: O maior showroom saudável em Brumado

Quer perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox, Kit Semanal Light, Kit Low Carb e Kit de Lanches. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten e sem lactose. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Coronel Zeca Leite, 08-A. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

Candidato a prefeito derrotado em Tanhaçu ganha cargo na Secretaria de Administração Penitenciária Foto: Ascom/Serin

O ex-vereador da cidade de Tanhaçu, Sidney Pires Santana (PT), ganhou um cargo de assessor técnico na Central de Apoio e Acompanhamento às Penas e Medidas Alternativas da Bahia (Ceapa), da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap). Ele perdeu a corrida pela prefeitura da cidade em outubro passado obtendo 47,3% dos votos. A nomeação para a função, que tem salário base de R$ 2.326,19, ocorreu cerca de dois meses depois de um encontro com o articulador político do governo Rui Costa (PT), o secretário Josias Gomes (PT), titular da Secretaria de Relações Institucionais (Serin).  No encontro, o líder político do PT conhecido como Ney Santana apresentou o pleito para construção de uma adutora para levar a água da Barragem de Cristalândia até a sede de Tanhaçu. Outra reivindicação foi o apoio do Estado para a realização de serviços de limpeza de aguadas existentes em várias localidades da zona rural e que atendem a centenas de famílias do município.

Achei Tour oferece pacote de viagem de quatro dias para Aparecida e Canção Nova

A Achei Tour preparou um pacote especial para os interessados em visitar a Aparecida e Canção Nova entre os dias 3 e 6 de outubro deste ano. O pacote inclui transporte em ônibus leito com ar-condicionado, 03 (três) diárias com café da manhã, almoço e jantar; quartos com ventilador de teto ou ar-condicionado, telefone e wi-fi, 02 (dois) dias em Aparecida com direito a city tour, 01 (um) dia de Canção Nova em Cachoeira Paulista, assistência viagem e uma camisa padronizada. O pacote completo de viagem custa apenas R$ 880,00, sendo à vista, no boleto ou parcelado em 07x sem juros no cartão de crédito. Não perca a chance de conhecer um dos pontos de turismo religioso mais visitado do país pelo melhor preço. A Achei Tour pensou em todos os detalhes para que você tenha a experiência mais completa e marcante. A Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil, em Brumado. O telefone é (77) 3441-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e feche a sua viagem. Acesse o site www.acheitour.com.br e confira os nossos pacotes de viagens.www.acheitour.com.br e confira os nossos pacotes de viagens.

Contendas do Sincorá: Jovem atinge amigo com disparo acidental de espingarda durante caçada Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem, identificado como Ronaldo Gomes Sousa, está em estado grave depois de ter sido atingido, acidentalmente, por um tiro de espingarda. O incidente aconteceu durante uma caçada na cidade de Contendas do Sincorá, no sudoeste baiano. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, o amigo da vítima, Douglas Sousa Gomes, 19 anos, passava por baixo de uma cerca quando a arma disparou e atingiu o abdômen de Ronaldo. A vítima foi transferida para a cidade de Vitória da Conquista. O caso está sendo apurado pela polícia.

TSE lança campanha nas redes sociais para acabar com mitos eleitorais Foto: Congresso em Foco

Com o objetivo de esclarecer questões sobre o processo de votação, opções de voto e o resultado de uma eleição, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou no domingo (18) em suas redes sociais a campanha Mitos Eleitorais. O primeiro tema a ser abordado na fanpage, no Facebook e no perfil do tribunal no Twitter será “Votar nulo anula uma eleição?”. A ideia da campanha, que será veiculada este mês e em julho, é desmistificar alguns temas e esclarecer o eleitor brasileiro. Para isso, foram criados nove vídeos de curta duração, animados, com infográficos para as redes sociais. Os demais temas da campanha são “Voto em branco vai para quem está ganhando?”, “Voto em branco é igual a voto nulo?”, “É eleito sempre o candidato que possui mais votos?”, “Quem não votou na última eleição não pode votar na próxima?”, “Depois da eleição é possível saber em quem o eleitor votou?”, “Quem é convocado para ser mesário, será convocado sempre?”, “Ninguém pode ser preso no dia da eleição?” e “O eleitor pode votar usando a camiseta do seu partido?”. De acordo com a Agência Brasil, no Twitter do tribunal, o eleitor também pode participar de um jogo para testar seus conhecimentos.

Polícia detém ladrão de motocicleta em Rio do Antônio Foto: Divulgação/PM

No distrito de Ibitira, em Rio do Antonio, no sudoeste baiano, a polícia conduziu à Delegacia de Brumado um indivíduo identificado como Rafael dos Santos Meira, 20 anos, acusado de ter tentando roubar uma motocicleta que era conduzida por Marleide Ferreira Alves Oliveira. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, no momento do assalto, a vítima teria gritado e o acusado fugiu ao perceber a aproximação de populares. Ele foi localizado momentos depois pela polícia de posse de um revólver calibre 32, com 6 cartuchos intactos. O acusado cumpria prisão domiciliar e é residente em Brumado.

Nefrologista Rita de Cássia realiza atendimento na Clínica Mais Vida em Brumado

A nefrologista Rita de Cássia Santos de Menezes há 30 anos tratando de doenças renais e patologias do aparelho urinário nas regiões de Salvador, Vitória Conquista e Brumado. Atuando em Brumado, Rita tem prestado relevantes serviços aos pacientes que necessitam de Hemodiálise, fazendo acompanhamento preventivo de pacientes em grupo de risco, com quadro de hipertensão diabetes mellitus, infecção urinária, cálculos renais e outras patologias no aparelho urinário. “Nosso objetivo é fazer um tratamento preventivo no intuito de evitar que o paciente chegue a hemodiálise”, disse a nefrologista, apontando pacientes diabéticos e hipertensos como potencialmente predispostos a doença renal crônica. A Médica faz o alerta para que a população beba muito líquido, bem como mantenha o acompanhamento anual de avaliação médica, principalmente para quem já tem histórico familiar. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 9951-4755 / (77) 9180-9496.

Itapetinga: Motorista atropela criança cadeirante, perde controle do veículo e morre no local Foto: Sizinio Neto/Itapetinga na Mídia

No último domingo (18), um trágico acidente foi registrado na Avenida Júlio José Rodrigues, em Itapetinga, no sudoeste da Bahia. O motorista, identificado como Watila Soares, trafegava na avenida em direção à rodoviária, quando atropelou Victor Ramos da Silva, uma criança de 5 anos que é cadeirante. Ele perdeu o controle da direção, saiu da pista e capotou em uma ribanceira. De acordo com o Itapetinga na Mídia, o veículo ainda atingiu a parede de uma residência. O motorista foi arremessado para fora do veículo e morreu no local. A criança foi socorrida pelo Samu e encaminhada ao Hospital Cristo Redentor, sendo transferida para o Hospital de Base de Vitória da Conquista. O Departamento de Polícia Técnica foi acionado para realizar perícia no local e a remoção do corpo da vítima fatal. A polícia está apurando as causas do acidente.

Caetité: Moradores solicitam fiscalização aos possíveis impactos causados na comunidade João Barroca Foto: Thayná Lima

A Prefeitura de Caetité, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, esteve na Comunidade de João Barroca, com o objetivo atender a solicitação dos moradores. Os mesmos solicitaram uma fiscalização no que diz respeito aos possíveis impactos causados por empreendimentos nas localidades próximas das nascentes da região. “É de suma importância que a comunidade ajude o órgão ambiental acompanhando e fiscalizando as atividades e as empresas em suas comunidades. O processo de Licenciamento Ambiental é apenas o começo de várias etapas que incluem, também, a participação da população”, destacou a secretária de Meio Ambiente, Italva Cunha.

Sem festas na cidade, barraqueiros preveem queda nas vendas de fogos de artifício em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Acostumados a ganharem uma renda extra com as vendas de fogos durante o período dos festejos juninos, os barraqueiros estão pessimistas para as vendas deste ano em Brumado. Prova disso é que ainda são poucas as tradicionais barracas que costumam ser montadas nos fundos do Mercado Municipal de Artes, no centro da cidade. Os barraqueiros até inovaram o atendimento usando a tecnologia a favor da tradição e, em algumas barracas, os consumidores podem utilizar cartão de crédito na compra dos produtos. Outras usam placa eletrônica para anunciar as promoções. Mesmo com as novidades no mercado pirotécnico, a procura pelos itens que fazem parte dos festejos está baixa e, para os ambulantes, o fator preponderante é a não realização de festas no município. 

Sem festas na cidade, barraqueiros preveem queda nas vendas de fogos de artifício em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

“Nos anos anteriores já estávamos com toda a área tomada de barracas e com muitas pessoas circulando e comprando os produtos. Este ano, sentimos a baixa sem as festas do aniversário da cidade. Infelizmente, não temos uma visão muito otimista das vendas, talvez tenhamos até uma queda em comparação ao ano passado”, comentou um barraqueiro ao site Achei Sudoeste. Outra reclamação dos ambulantes é a falta de organização e fiscalização dos pontos de vendas espalhados no município, a exemplo do uso de calçadas na região da loja da Cesta do Povo e parte do canteiro central na Avenida Centenário. A maior reclamação, porém, é a concorrência desleal e irregular de alguns supermercados e padarias que expõem os produtos, explosivos e inflamáveis, ao lado de produtos alimentícios, sem serem autuados pela vigilância sanitária ou por outro órgão competente. As denúncias apontam ainda para crianças e adolescentes estarem trabalhando em bancas de fogos espalhadas em diversas partes da cidade.

Arquivo