Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "06/2018"

26 Jun 2018 - 12:55h

Depois de bons jogos, enfim, a seleção peruana pôde comemorar a primeira vitória na Copa do Mundo da Rússia, justamente na despedida da competição. Com gols de André Carrillo e Paolo Guerrero, a equipe comandada por Ricardo Gareca mostrou eficiência, ausente nos dois primeiros compromissos, e venceu nesta terça-feira a Austrália pelo placar de 2 a 0, em partida disputada na cidade de Sochi. De acordo com o Uol Esporte, foi a primeira vitória peruana em 40 anos na principal competição do futebol mundial. De volta ao torneio desde 1982, o Peru flertou com resultados positivos diante de dinamarqueses e franceses, outros rivais pelo grupo C, mas o resultado tão esperado veio somente diante dos australianos. O triunfo faz a equipe sair da Rússia com um gosto de que era possível uma campanha melhor, ainda mais com a presença de um grande número de torcedores durante as duas semanas de Copa do Mundo. O Peru termina a competição com três pontos, na terceira posição. A Austrália, que possuía chances de classificação antes do início da partida, fica com apenas um depois de três rodadas. França (sete) e Dinamarca (cinco) avançaram para a fase de oitavas de final.

26 Jun 2018 - 12:00h

O ministro da educação, Rossieli Soares da Silva, autoriza nesta quarta-feira (27) a implantação do curso de medicina no município de Brumado. O evento de solenidade será realizado no auditório da prefeitura de Brumado, às 10h. Rossieli será recepcionado pelo prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) e pelo presidente da Câmara, vereador Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT), além de secretários e autoridades locais. Após o ato, o próximo passo será a conclusão do processo de licitação para tornar pública a unidade de ensino superior que irá explorar o curso na capital do minério. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, ainda no final deste ano de 2018 ou no início de 2019, será realizado o primeiro vestibular de medicina na cidade.

26 Jun 2018 - 11:30h

Os benefícios da corrida para o coração e para o emagrecimento já foram inúmeras vezes comprovados em artigos científicos. A nova vertente agora é detalhar os efeitos sobre a saúde mental. Pesquisas recentes têm descoberto muitas conexões entre esse tipo de exercício físico e o cérebro. O Instituto Karolinska, na Suécia, por exemplo, mostrou que a corrida tem impacto na superação do estresse e da depressão. Já um estudo da Universidade de West Michigan, nos Estados Unidos, indica que ela favorece a capacidade de processamento de informações. Quando o organismo está estressado, os processos metabólicos no fígado convertem triptofano – aminoácido que ajuda a sintetizar serotonina (hormônio do prazer) – em quinurenina – enzima conhecida por causar os ‘tiques nervosos’. Algumas destas enzimas podem se acumular no cérebro e vêm sendo associadas à depressão, transtornos de ansiedade e esquizofrenia. Durante a prática de exercícios, a quinurenina se acumula nos músculos, sendo quebrada em moléculas que não podem entrar no cérebro. Portanto, exercitar os músculos “limpa a corrente sanguínea” dessa substância danosa que pode causar problemas à saúde mental.

26 Jun 2018 - 11:00h

Brumadense de nascimento, o maratonista Jair Teles, que atualmente reside na cidade de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, visitou a sua terra natal no intuito de conhecer o circuito da prova onde ocorrerá a I Meia Maratona do Terrão do Campo Seco. O atleta revelou em entrevista ao site Achei Sudoeste que, tão logo tomou conhecimento da prova e o objetivo (levantar fundos para o projeto social Correndo Com Atitude) pela qual a mesma está sendo organizada, resolveu regressar a Brumado a fim de conhecer mais de perto o projeto e acompanhar e até colaborar com a organização da meia maratona. Antes de sua visita a sua terra de origem, o maratonista venceu as duas últimas provas que disputou na mesma modalidade, de chão batido no interior do estado onde mora. Entusiasmado, o atleta exaltou o empenho e idealização do também maratonista Serginho Pinheiro, que vem se dedicando na formação de novos cidadãos de bem através do esporte e ao mesmo tempo descobrindo e motivando a nova safra do atletismo regional. A I Meia Maratona do Terrão tem data marcada para o dia 26 de agosto, com provas de 10 km e 21 km, por estrada de chão nas imediações da comunidade do Campo Seco.

26 Jun 2018 - 10:30h

A cirurgia geral e a especialidade médica que se ocupa com o estudo dos mecanismos fisiopatológicos, diagnósticos e tratamentos de enfermidades que são passiveis de cirurgias, ou seja, quando após detalhados exames se tem o diagnóstico que a solução para o problema do paciente é a prática cirúrgica. O especialista em cirurgia geral apresenta como uma de suas principais características o alto controle emocional e resistência física, já que compreende em sua rotina de trabalho procedimentos cirúrgicos das mais vastas enfermidades. Na Clínica Mais Vida, sempre oferecendo profissionais da mais alta qualificação e comprometimento com seu trabalho, os pacientes irão ter a sua disposição o Bruno Fernandes, atuando na especialidade de cirurgia geral, apresentando em seu currículo uma vasta experiência profissional, além de estudos constantes de atualização profissional, fator primordial em sua área de especialização. Agende sua consulta. Prevenir é o melhor remédio. Clínica Mais Vida, consultas e exames, tudo em um só lugar para sua maior comodidade. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496.

26 Jun 2018 - 10:00h

Na última segunda-feira (25), uma reunião foi realizada entre a Comissão Organizadora do São Pedro do Bairro Olhos D'água, em Brumado, e os comerciantes de barracas. Na oportunidade, a comissão definiu que não haverá exclusividade de marca de cerveja na festa, o que facilitará o trabalho dos ambulantes. Além disso, será proibida a venda de bebidas em garrafas. Foi definido também que o circuito será fechado a partir do meio dia e que só terá acesso para armação de barracas o comerciante que apresentar a credencial devidamente regularizada. Os fiscais, juntamente com a Polícia Militar, farão uma varredura no local para deixar a estrutura em ordem. Segundo a comissão, o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) começou a ser emitido ontem (25) - o requerimento poderá ser obtido na Escola Municipal Arminda Azevedo, situada na praça do evento, com data de vencimento até quinta-feira (28).

26 Jun 2018 - 09:30h

A Polícia Civil de Bom Jesus da Lapa está investigando desde sexta-feira (22) o desaparecimento de Eduardo Pereira dos Santos, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município. Ele foi visto pela última vez por volta das 18h30 de quinta-feira (21), saindo do sindicato e falando no telefone celular, de acordo com imagens de segurança colhidas nas proximidades do local. O boletim de ocorrência foi registrado pela família no dia seguinte e desde então estão sendo realizadas buscas para encontrar Eduardo. Além da polícia, familiares e amigos também estão percorrendo a zona rural na esperança de encontrá-lo. De acordo com o site do jornal A Tarde, o advogado do sindicato, Diorgan Amaral, disse que os últimos dias tem sido de tensão para todos, especialmente para os familiares do desaparecido. “Foi solicitado à justiça a autorização para quebra do sigilo telefônico, mas ainda não tivemos retorno”, afirmou o advogado.

26 Jun 2018 - 09:00h

A coordenação do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Monsenhor Fagundes de Brumado promoveu o Arraiá da Alegria, animando os servidores e o público assistido. Estes interagiram com a apresentação de uma quadrilha junina regada com muita atenção, carinho, dedicação e descontração. O arraiá contou com a colaboração geral dos familiares dos assistidos, que também embalaram o evento no ritmo dos festejos. O local recebeu ornamentação junina, com direito a barraca de iguarias típicas e muitas brincadeiras que envolveram os participantes, atingindo o objetivo de agregar os assistidos.

26 Jun 2018 - 08:30h

A Copa do Mundo da Rússia está em andamento e a seleção de produtos saudáveis da Praticook segue escalada. Tem produtos para todos os gostos e necessidades: diet, light, low carb, integral, sem glúten, sem lactose e detox. O maior showroom de produtos saudáveis da região está abastecido, só esperando a sua visita. A loja fica localizada na Praça Doutor Nelson Lula, 146, Centro, em Brumado. Os telefones são: (77) 3441-0687 ou (77) 99961-0687. Agora ficou mais fácil e saboroso emagrecer com saúde!

26 Jun 2018 - 08:00h

Através de uma dispensa de licitação emergencial, a prefeitura municipal de Brumado prorrogou por mais quatro meses os serviços com a empresa terceirizada que atende as Unidades de Terapias Intensivas (UTI´s) adulto e neonatal, no Hospital Professor Magalhães Neto. De acordo com publicação no Diário Oficial do Município, a administração justificou a prorrogação dos serviços sem realizar a licitação, que, segundo a prefeitura, já está em curso. “Uma vez que a referida empresa apresentou a menor das propostas financeiras avaliadas, aliada à necessária comprovação técnica exigida para desenvolvimento dos trabalhos pretendidos”, diz a publicação. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a Comissão de Licitação opinou pelo reconhecimento da situação de dispensa licitatória de emergência, com vistas a possibilitar a contratação temporária da empresa. “Registre-se, mais uma vez, que muito embora os processos administrativo e licitatório necessários à nova contratação, por meio de licitação, já tenham sido instaurados, tais procedimentos ainda não foram concluídos, motivo pelo qual se ratifica a necessidade da presente contratação emergencial e temporária”, referendou a Comissão de Licitação do Município de Brumado. O valor do contrato é de R$ 1.049.459,30. O secretário de saúde, Cláudio Soares Feres, já acolheu e homologou o parecer.

26 Jun 2018 - 07:30h

A Achei Tour preparou um pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão, com duração de quatro dias, de 23 a 26 de outubro de 2018. A viagem custa apenas R$ 980. O valor pode ser pago em até 10 vezes sem juros, para início em janeiro, ou parcelas ajustadas a partir do mês do contrato fechado. O pacote inclui: viagem em ônibus semi-leito, com ar-condicionado, TV e wi-fi; três diárias com café da manhã, almoço e jantar e meia diária com meia pensão; quartos com ventilados de teto e ar condicionado, TV e wi-fi; visita a Campos do Jordão; assistência viagem e camiseta padronizada. Não perca a chance de visitar um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027.

26 Jun 2018 - 07:00h

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu na segunda-feira (25) enviar ao plenário da Corte um recurso da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para que o novo pedido de liberdade do petista seja analisado pelo tribunal. Lula está preso em Curitiba desde 7 de abril. A decisão do ministro foi motivada por uma petição feita, mais cedo, pelos advogados de Lula. A defesa pediu a Fachin, relator da Lava Jato no Supremo, “imediata reconsideração” da decisão do próprio magistrado que, na última sexta, cancelou o julgamento do pedido de liberdade do ex-presidente na Segunda Turma da Corte, que estava marcado para esta terça (26). De acordo com o Veja, a anulação aconteceu após o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) negar um recurso de Lula ao STF contra os efeitos da condenação. Caso o ministro não reconsiderasse a decisão anterior, os advogados do ex-presidente pediam que o novo recurso apresentado pela defesa nesta segunda fosse submetido à Segunda Turma do STF. Fachin atendeu apenas a essa segunda solicitação, mas decidiu submeter o recurso de Lula à apreciação do plenário do Supremo, e não da Segunda Turma. “Diante do exposto, mantenho a decisão agravada e submeto o julgamento do presente agravo regimental à deliberação do plenário, sem prejuízo de propiciar prévia manifestação da Procuradoria-Geral da República, observando-se, para tanto, o prazo regimental”, decidiu Fachin. Com a decisão do ministro, o caso deverá ser julgado somente em agosto, após o recesso de julho na Corte. Nesta semana, o plenário fará as duas últimas sessões antes da pausa e as pautas de julgamento já foram definidas. Antes disso, a Procuradoria-Geral da República (PGR) deverá enviar parecer sobre a questão. Após a tramitação formal, caberá à presidente do STF, Cármen Lúcia, pautar o pedido e definir a data do julgamento.

26 Jun 2018 - 00:00h

A prefeitura municipal de Aracatu, a 36 km de Brumado, se envolveu em um grande imbróglio no ano de 2017 com relação ao valor do cachê da Banda Calcinha Preta, que se apresentaria no Arraiá do Gererê. Inicialmente, a prefeitura havia feito uma publicação no Diário Oficial para a apresentação da banda por R$ 28 mil. Em seguida, fez uma nova publicação no valor de R$ 40 mil. Após uma grande repercussão por conta dos valores dos shows do grupo musical, que variavam entre R$ 90 mil e R$ 140 mil, o empresário cancelou o show que seria realizado em 09 de julho de 2017. Na época, a cidade era administrada pelo ex-prefeito Sérgio Silveira Maia (PSD), que foi afastado do cargo depois de uma operação da Polícia Federal, em 19 de setembro de 2017. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, este ano, já sob o comando da prefeita Lêda de Souza Matias Silveira (PSB), a Banda Calcinha Preta foi contratada por R$ 60 mil para se apresentar no Arraiá do Gererê, no dia 06 de julho de 2018. O termo de Inexigibilidade de Licitação nº 002/2018 foi publicado no Diário Oficial em 24 de abril de 2018.

25 Jun 2018 - 22:20h

Com um orçamento de R$ 114.400,00, de acordo com a publicação do contrato de inexigibilidade no Diário Oficial do Município, a prefeitura de Brumado anunciou nesta segunda-feira (25) as atrações do tradicional São Pedro no Bairro Olhos D’água. A festa será realizada entre os dias 29 de junho e 01 de julho de 2018 com as seguintes atrações: sexta-feira (29) Iago Santana, (Cigano Cantador), Marlus Viana e Serginho Cardoso; sábado (30) Jorginho dos teclados, Fann Estourado e Seu Maxixe; domingo (1º) Ed Rossi, Banda 100 Parea e Celino e Banda. Vale ressaltar que R$ 80 mil foram destinados para a festa através da Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia (Bahiatursa).

25 Jun 2018 - 20:15h

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), reuniu o Conselho Político na tarde desta segunda-feira (25), no Palácio de Ondina, em Salvador, e anunciou o nome do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Ângelo Coronel, como candidato a senador na chapa majoritária ao lado de Jaques Wagner (PT). O anúncio já era esperado, porém apenas nesta segunda o governador divulgou, por meio de nota, que o presidente da AL-BA estaria ao seu lado na disputa eleitoral de 2018. Completam a chapa o próprio Rui Costa e João Leão como vice-governador.

25 Jun 2018 - 17:00h

Portugal só empatou por 1 a 1 com o Irã nesta segunda-feira (25), avançou para as oitavas no segundo lugar do grupo B e terá o Uruguai como adversário na próxima fase da Copa do Mundo. Quaresma abriu o placar, mas Cristiano Ronaldo perdeu pênalti e viu Ansarifard empatar nos minutos finais. De acordo com o Uol Esporte, a seleção espanhola ficou na primeira colocação da chave graças ao próprio empate por 2 a 2 com o Marrocos, e ao tropeço de Portugal contra o Irã. Os dois jogos ocorreram no mesmo horário. Deste modo, os espanhóis enfrentarão a Rússia, segunda colocada do grupo A.

25 Jun 2018 - 16:58h

Faltou futebol à seleção espanhola nesta segunda-feira (25), no empate por 2 a 2 com o Marrocos no Estádio de Kaliningrado. Mesmo assim, na última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo, a Espanha se classificou às oitavas na primeira posição da chave B, e agora encara a Rússia. Isco e Aspas fizeram os gols da classificação; Boutaib e En-Nasyri marcaram para a seleção africana. De acordo com o Uol Esporte, o segundo gol espanhol só saiu com o auxílio do VAR, já nos acréscimos do segundo tempo. Mesmo com o empate, a Espanha avança com cinco pontos, à frente de Portugal nos critérios de desempate. Nas oitavas de final os campeões de 2010 pegam a Rússia às 11 horas (de Brasília) deste domingo (1º). Os portugueses, que empataram o Irã, encaram o Uruguai às 15h do dia anterior.

25 Jun 2018 - 14:30h

A Descoberta das Américas, monólogo premiado e com diversas temporadas, será encenada em Brumado nesta terça-feira (26), às 19h, em apresentação única, pelo ator Júlio Adrião - um dos atores do elenco principal do filme Sertânia e que integrou o filme “Tropa de Elite 2”. A apresentação não havia sido planejada, mas o ator gostou tanto da receptividade da cidade que resolveu retribuir. A peça faz o público embarcar na viagem de Cristóvão Colombo rumo ao Novo Mundo, acompanhando o personagem Johan, um fugitivo da inquisição, que conta apenas com a sua esperteza para se livrar dos perigos das terras recém-descobertas. O espetáculo, desde 2005 nos palcos do Brasil e do exterior, é um texto de Dario Fo que rendeu a Júlio Adrião o Prêmio Shell de Melhor Ator em 2005. Um verdadeiro presente ao público brumadense.

25 Jun 2018 - 14:00h

O site Achei Sudoeste apurou que um empreiteiro que presta serviços terceirizados para a prefeitura de Brumado encontra-se internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no Hospital Professor Magalhães Neto, com quadro suspeito de H1N1. O empreiteiro reside na comunidade Lagoa Funda, à margem da BA-148, saída para Livramento de Nossa Senhora. Nossa reportagem tentou confirmar a informação com o secretário municipal de saúde e com a direção da unidade de saúde, porém não obteve êxito. No entanto, fontes seguras disseram a nossa reportagem que o homem já teve complicações anteriores, mas agora, devido às constantes mudanças climáticas, o quadro do paciente apresentou sintomas muito semelhantes à gripe H1N1. Segundo informações obtidas pela nossa reportagem, já foi coletado material para pesquisa laboratorial, mas os resultados só devem ser apresentados no prazo de 15 dias. A campanha de vacinação contra o vírus H1N1 foi encerrada na última sexta-feira (22), com quase 90% do primeiro público alvo vacinado em Brumado - a partir dessa semana, as dosagens da vacina serão disponibilizadas para o segundo grupo de risco, que envolve crianças até os 10 anos de idade e adultos entre 50 e 59 anos. Vale ressaltar que, devido às oscilações climáticas desde o início da campanha de vacinação, muito munícipes que fazem parte do primeiro grupo de risco não conseguiram se vacinar exatamente por causa da gripe que atingiu boa parte da população.

25 Jun 2018 - 13:00h

O Egito levou um gol aos 49 minutos do segundo tempo e se despediu da Copa do Mundo com uma derrota por 2 a 1 para a Arábia Saudita nesta segunda-feira (25), em Volgogrado. De acordo com o Uol Esporte, Mohamed Salah abriu o placar e o goleiro El-Hadary bateu o recorde de jogador mais velho em mundiais, mas a equipe levou a virada com gols de Al-Faraj e Al-Dawsari.