Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
06/2018
Suíça vira no fim, e Sérvia x Brasil se torna final por uma vaga Foto: Divulgação/Fifa

O Brasil é o líder do Grupo E da Copa do Mundo da Rússia. Nesta sexta-feira (22), a Suíça arrancou uma virada por 2 a 1 sobre a Sérvia e deixou a equipe de Tite na primeira colocação da chave. Mitrovic abriu o placar, mas Xhaka e Shaqiri definiram o jogo. O resultado deixa os suíços com os mesmos quatro pontos da seleção brasileira, mas os comandados de Tite levam vantagem pelo saldo de gols (2 contra 1). Aí entra a importância do placar de 2 a 0 obtido contra a Costa Rica. A Sérvia tem três pontos, e os costarriquenhos ainda não pontuaram. De acordo com o Uol Esporte, o Brasil ainda enfrenta a Sérvia nesta quarta-feira (27), às 15h. A equipe de Tite depende apenas de si mesma para terminar a primeira fase da Copa do Mundo no primeiro lugar do grupo E. No mesmo horário, a Suíça enfrenta a já eliminada Costa Rica.

Pré-candidato ao governo da Bahia, Zé Ronaldo visita Caculé nos festejos juninos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O pré-candidato ao Governo da Bahia e ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (DEM) estará neste sábado (23), na cidade de Caculé, a 100 km de Brumado. A informação foi confirmada ao site Achei Sudoeste pelo prefeito da cidade, José Roberto Neves (DEM), o Beto Maradona. De acordo com o gestor, além de Ronaldo, os pré-candidatos a deputado estadual e federal, Luciano Ribeiro (DEM) e Paulo Azi (DEM), respectivamente, também farão parte da comitiva. Ainda segundo Maradona, o ex-prefeito de Feira de Santana chegará ao aeroporto do município às 16h.

Brumado: Vereadora Ilka Abreu dá apoio e marca presença na I Feira de Saúde da UBS Liziane Santos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Enfermeira de formação, a vereadora Ilka Abreu (PR) levou o seu apoio e marcou presença na I Feira de Saúde da Unidade Básica de Saúde (UBS) Liziane dos Santos Alves, em Brumado. A vereadora fez questão de visitar todas as alas onde foram ofertados diversos atendimentos ao público, inclusive a sala de consultas do médico Marlúcio Abreu, seu esposo. “É uma iniciativa com uma proposta muito boa para a nossa comunidade, pois acaba agilizando alguns exames e facilitando ao usuário tais atendimentos. Estão todos de parabéns”, afirmou a parlamentar.

São Pedro do Olhos D'água: Donos de barracas são convocados a participar de reunião em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Os donos de barracas que vão trabalhar durante o São Pedro do Olhos D’água, em Brumado, estão sendo convocados pela comissão da festa para participarem de uma reunião que acontecerá na sala de treinamentos da prefeitura, na próxima segunda-feira (25), às 8h. Na oportunidade, serão discutidos os detalhes acerca da organização e localização das barracas. A comissão estará com a planta da praça para que cada um dos proprietários já saia da reunião com o ponto determinado. Segundo a  comissão, a não participação do ambulante na reunião implicará no impedimento de instalar a barraca na festa.

Dupla brumadense participará do Rally Mercosul 2018

Os brumadenses Alessandro Silva e Glauber Bacelar já estão prontos para enfrentar o desafio do Rally Mercosul 2018. A dupla é a única a representar o Nordeste na competição. No dia 5 de julho, eles viajam para a cidade de Campinas, em São Paulo, onde acontecerá a largada da prova. Promovido pela TSO Brasil, o evento acontece entre os dias 06 e 14 de julho, com percurso de 8 mil km de extensão. O piloto Alessandro Silva destacou que essa é a segunda oportunidade de levar o nome de Brumado ao pódio. No ano passado, a dupla ficou em 5º na categoria Turismo Light. Otimista, o navegador Glauber Bacelar acredita que tem chances de levantar o troféu de campeão. Ele ressaltou que, apesar de participar da competição pela segunda vez, cada ano é uma experiência diferente, com novos desafios. Após a largada em Campinas, o rally passará por Castro, no Paraná, seguindo por diversas cidades. O encerramento será em Colônia Del Sacramento, no Uruguai.

Musa faz dois gols, Nigéria vence Islândia e ajuda a Argentina Foto: Divulgação/Fifa

A Nigéria contou com dois belos gols do atacante Ahmed Musa e um pênalti perdido por Gylfi Sigurdsson para vencer a Islândia por 2 a 0 nesta sexta-feira (22), em Volgograd, pela segunda rodada do grupo D da Copa do Mundo. O resultado deu à seleção africana seus primeiros pontos, mas também facilitou a missão da Argentina na luta pela classificação. Agora com três pontos, os nigerianos vão enfrentar os argentinos na última rodada, na próxima terça (26), às 15h (de Brasília), em São Petersburgo. O time de Messi e companhia soma apenas um ponto até aqui, e para ir às oitavas de final precisa vencer a Nigéria e torcer para que a Islândia (também com um ponto) não vença a já classificada Croácia (seis pontos) em Rostov. Se os islandeses também ganharem, a vaga será decidida no saldo de gols, critério em que os europeus levam vantagem no momento: -2 a -3. De acordo com o Uol Esporte, o jogo foi de baixo nível técnico, com a Islândia forçando a bola aérea a todo momento e a Nigéria com poucas ideias para construir jogadas. Os belos lances individuais de Musa foram o ponto alto, enquanto o melhor jogador islandês, Sigurdsson, chutou por cima uma penalidade que foi marcada com o auxílio do árbitro de vídeo.

Canadá é primeiro país a legalizar uso da maconha em todo território nacional Foto: Reprodução

O Senado do Canadá aprovou nesta terça-feira (19) a legalização do uso recreativo de maconha em todo o território do país. Foram 52 votos favoráveis e 29 contrários. Com isso, segundo a Agência Brasil, o Canadá se tornou o primeiro país do mundo a legalizar a maconha nacionalmente. A legalização da maconha no país já havia sido aprovada no começo do mês, mas com a tramitação na Câmara e no Senado, foram feitas emendas e modificações, por ambas as casas. O projeto agora seguirá para sanção da governadora-geral do país, Julie Payette, representante da Coroa Britânica no Canadá. Segundo a imprensa local, o processo de legalização deve durar cerca de quatro meses.

Famílias brumadenses preferem festejar o São João em casa à beira da fogueira Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, é grande a procura pelas tradicionais fogueiras para a celebração do São João. Mesmo com grandes shows programados para os festejos em algumas cidades vizinhas, em Brumado, muitas famílias preferem celebrar o santo forrozeiro em casa, à beira da fogueira. A preferência agrada os vendedores de fogueiras, que veem um aquecimento nas vendas desde o início da semana. O comerciante Marcos Eduardo tem recebido vários pedidos antecipados de fogueiras, que este ano está sendo comercializada pelo mesmo valor da temporada passada, a R$ 40. São vários pontos de vendas na cidade, os quais estão bem movimentados nesta véspera de São João.

Caixa passa a usar signo do zodíaco em cadastro de clientes Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Caixa Econômica Federal passou a incluir a informação sobre o signo do zodíaco no cadastro de identificação dos clientes. De acordo com a instituição, o dado do horóscopo é obtido automaticamente pelo sistema do banco, a partir da data de nascimento do cliente. “A informação é somente para uso interno e utilizada para auxiliar na identificação do cliente em caso de eventuais fraudes”, diz a Caixa por meio de nota. A exigência do horóscopo se junta a outras informações que são exigidas para identificar o cliente, como data de nascimento, nome, RG e CPF. O uso do signo para identificação foi confirmado pelo banco após o jornal O Globo publicar reportagem mostrando um cliente fluminense que descobriu que seu signo (sagitário) constava do formulário que recebeu da atendente de uma agência para receber o dinheiro do fundo PIS. Ele postou a foto com a informação nas redes sociais e o caso acabou viralizando.

DPT passa por reformulação para otimização dos serviços em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Sob nova coordenação há cerca de 90 dias, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado passa por uma reformulação interna visando à otimização dos serviços prestados aos 21 municípios cobertos pelo setor na microrregião. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o novo coordenador, José de Moura Ferreira, esclareceu que o DPT vem buscando se ajustar para atender a demanda regional, mesmo diante da carência de mais peritos. O coordenador disse que, diferente da capital onde há grupos periciais para cada tipo de ocorrência a ser investigada, os peritos do interior são classificados como “clínicos gerais”, pois atuam em todos os setores das investigações, aumentando o grau de exigências dos profissionais. Apesar do atual cenário, o coordenador considera que, nos últimos anos, houve melhorias no DPT. Ele pediu a compreensão e colaboração da comunidade regional diante de situações em que há ocorrências simultâneas em cidades diferentes, o que muitas vezes limita os peritos de chegarem aos locais em tempo mais ágil para atender as vítimas. Moura acredita que com a implantação do Centro Integrado de Comunicações (Cicom) os serviços serão agilizados, uma vez que a comunicação será quase em tempo real entre o DPT e as polícias da região. Para tanto, todas as viaturas e o ramal do DPT já estão interligados com o Cicom. Outra boa notícia é que, nas próximas semanas, será designado mais um perito para atuar no departamento regional de Brumado, dando mais celeridade aos serviços prestados no DPT.

Brasil se salva com gols nos acréscimos e vence a primeira na Copa do Mundo 2018 Foto: Divulgação/Fifa

A ansiedade tomou conta, a pressão fez Neymar demonstrar descontrole, o VAR cancelou um pênalti e a retranca de Costa Rica foi desafiadora. Mas, no fim, o Brasil de Tite enfim conseguiu sorrir e vencer na Rússia. Gols nos acréscimos, de Coutinho e Neymar, levaram à vitória por 2 a 0, nesta sexta-feira, em São Petersburgo, nesta sexta-feira (22). Um alívio para os brasileiros. Foi, também, um prêmio à insistência depois de muitas chances desperdiçadas. O momento mais tenso envolveu Neymar, que tentou um corte no zagueiro dentro da área, sentiu uma mão no peito e caiu. O árbitro Bjorn Kuipers chegou a assinalar pênalti, mas consultou o árbitro de vídeo na sequência e voltou atrás. Irritado desde o início da partida, o camisa 10 do Brasil ainda levaria cartão amarelo na sequência por reclamação, no que parecia ser uma jornada para esquecer do Brasil.  De acordo com o Uol Esporte, a seleção teve um primeiro tempo difícil, mas deslanchou no segundo com mexidas fundamentais de Tite. Douglas Costa, pela direita, e Firmino, como companheiro de Gabriel Jesus na área, participaram de forma decisiva dos dois gols e outros lances de perigo. O resultado dá um respiro a Tite e companhia, que chegam aos quatro pontos e veem a classificação para as oitavas de final mais perto. Já a Costa Rica conhece sua segunda derrota e está eliminada da Copa do Mundo. O último compromisso do Brasil na fase de grupos será na quarta-feira (27), contra a Sérvia, em Spartk. Já a Costa Rica encara a Suíça. Ambas as partidas acontecerão às 15h.

Reforma trabalhista só vale para contrato novo, diz TST Foto:Reinaldo Canato/Veja

O plenário do Tribunal Superior do Trabalho (TST) aprovou o parecer produzido por uma comissão de ministros que prevê que as normas processuais previstas na reforma trabalhista não atingem “situações pretéritas iniciadas ou consolidas sob a égide da lei revogada”. Ou seja, para o plenário do tribunal, os procedimentos previstos pela reforma valem apenas para os novos contratos firmados após 11 de novembro de 2017. Sobre o chamado “direito material” – que é a aplicação das regras no mercado de trabalho – a proposta aprovada prevê que deverá ser construída jurisprudência a partir de casos concretos. A proposta aprovada cita que a maioria das alterações processuais prevista na reforma não se aplica aos processos iniciados antes de 11 de novembro do ano passado, quando a mudança entrou em vigor. De acordo com a instrução normativa que deverá ser editada, a parte perdedora só vai arcar com a responsabilidade pelo pagamento dos honorários e custas processuais se o processo tiver sido ajuizado depois da nova lei. Se a ação é anterior à reforma, fica valendo o entendimento anterior de que beneficiários da justiça gratuita não arcam com as custas do processo, mesmo em caso de derrota.

Tudo pronto na Praça Deoclides Cardoso para iniciar o Arraiá de Caculé 2018 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Já está tudo pronto para o início do São João 2018 na Praça Deoclides Cardoso, em Caculé, a 100 km de Brumado. O tradicional Arraiá de Caculé, considerado um dos melhores São João da Bahia , começa nesta sexta-feira (22) e vai até o domingo (24). Se preparem para dançar e curtir muito ao som de grandes bandas, como: Felipe Araújo, Cangaia de Jegue, Maike José, Chiclete com Banana, Trio Virgulino, Fann Estourado, Cheiro de Milho e muito mais. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito José Roberto Neves (DEM), o Beto Maradona, disse que a cidade está ansiosa para o início do evento. “Caculé já está em festa desde o início do mês, quando toda a população fica em clima de São João. As tradicionais quadrilhas juninas deram um tom ainda mais especial para o Arraiá de Caculé. Convidamos a todos para curtir um dos maiores eventos juninos da Bahia”, afirmou.

Brumado: I Feira de Saúde da UBS Liziane dos Santos supera expectativas da coordenação Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última quinta-feira (21), foi realizada a I Feira de Saúde da Unidade Básica de Saúde da Família - UBS Liziane dos Santos Alves, promovida pela Secretaria de Saúde de Brumado (Sesau), com a colaboração da Eclin, Lacen e alguns apoiadores do comércio local. A mobilização disponibilizou diversos atendimentos e exames preventivos, como mamografia, exame do colo do útero, higiene bucal, contra hepatite, HIV, coleta para descoberta de tipagem sanguínea, aferição de pressão arterial, glicemia e massa corporal. Além disso, foram promovidas palestras sobre cuidados com a dengue, zika e chikungunya, consultas médicas e muito mais. O evento contou ainda com a animação de forrozeiros, da mascote denguita, bem como foi servido cafezinho com petiscos juninos aos usuários da unidade. Cerca de 50 profissionais de todas as áreas de serviços da UBS estiveram envolvidos na I Feira de Saúde da unidade, os quais se vestiram com a camisa amarelinha da seleção brasileira de futebol. Do ponto de vista da enfermeira Adriana Áurea, o evento superou as expectativas da coordenação. “O envolvimento da comunidade com a nossa proposta está acima do esperado, o que nos enche de satisfação em saber que eles confiam em nossos atendimentos e nos trabalhos por nós desenvolvidos”, pontuou.

Venha conferir a seleção de produtos saudáveis na Praticook em Brumado

A Copa do Mundo da Rússia está em andamento e a seleção de produtos saudáveis da Praticook segue escalada. Tem produtos para todos os gostos e necessidades: diet, light, low carb, integral, sem glúten, sem lactose e detox. O maior showroom de produtos saudáveis da região está abastecido, só esperando a sua visita. A loja fica localizada na Praça Doutor Nelson Lula, 146, Centro, em Brumado. Os telefones são: (77) 3441-0687 ou (77) 99961-0687. Agora ficou mais fácil e saboroso emagrecer com saúde!

Brumado: Leitoa e amendoim na promoção fazem aumentar as vendas da cesta de São João Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Vários alimentos que formam a tradicional culinária junina se encontram na feira livre do Mercado Municipal de Brumado, mas este ano açougueiros e feirantes resolveram atrair o público consumidor com ofertas especiais. Os principais alimentos são o amendoim e o pernil da leitoa para o delicioso assado ao pé da fogueira. O amendoim está sendo comercializado a R$ 2,00 o litro, mas, com a livre concorrência, há quitandas oferecendo o saboroso petisco por apenas R$ 1,50 o litro. Já a leitoa começou a semana com o preço promocional de R$ 8,90 o kg. Na quinta-feira (21) que antecipou o dia de feira na cidade, alguns açougueiros chegaram a baixar o preço para R$ 7,90. Com o mercado bem movimentado às vésperas do jogo do Brasil na Copa do Mundo da Rússia, os consumidores não titubearam e foram às compras garantir as suas cestas, tanto para comemorar uma esperada vitória da seleção canarinho, quanto para os festejos de São João no final de semana.

Achei Tour dispõe de pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão

A Achei Tour preparou um pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão, com duração de quatro dias, de 23 a 26 de outubro de 2018. A viagem custa apenas R$ 980. O valor pode ser pago em até 10 vezes sem juros, para início em janeiro, ou parcelas ajustadas a partir do mês do contrato fechado. O pacote inclui: viagem em ônibus semi-leito, com ar-condicionado, TV e wi-fi; três diárias com café da manhã, almoço e jantar e meia diária com meia pensão; quartos com ventilados de teto e ar condicionado, TV e wi-fi; visita a Campos do Jordão; assistência viagem e camiseta padronizada. Não perca a chance de visitar um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027.

Criança de 10 anos é vítima de suposto estupro em Ibicoara Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma criança de apenas 10 anos de idade encontra-se hospitalizada na cidade de Ibicoara, a 170 km de Brumado, na Chapada Diamantina, vítima de um suposto estupro. O crime teria ocorrido na manhã desta quinta-feira (21), no distrito rural de Cascavel. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o suspeito teria praticado o ato com tamanha brutalidade que tirou temporariamente os movimentos das pernas da criança, que foi socorrida pelo motorista de uma van. A barbárie causou comoção e revolta na cidade, que clama por justiça. As polícias civil e militar intensificaram as buscas na região a fim de capturarem o suposto estuprador. 

Copa do Mundo 2018: Croácia ganha de 3 a 0 e complica a Argentina Foto: Divulgação/Fifa

A partir de agora, a Argentina não depende só de si mesma para passar de fase. Depois da vitória da Croácia por 3 a 0 nesta quinta-feira (21), com falha do goleiro Caballero e gols de Rebic, Modric, e Rakitic, é este o dramático cenário da seleção albiceleste no Grupo D da Copa do Mundo da Rússia. De acordo com o Uol Esporte, a equipe está no terceiro lugar da chave, atrás da própria Croácia e da Islândia, que ainda entrará em campo nesta rodada e pode ampliar a vantagem se pontuar diante da Nigéria. A partida acontece nesta sexta, às 12h, mas vale ressaltar que a Argentina ainda não pode ser eliminada, independentemente de qual for o resultado. Os croatas foram a seis pontos e selaram a classificação antecipada. Na terça (26), dois confrontos realizados simultaneamente às 15h fecham o Grupo D do Mundial: Nigéria x Argentina, em Krestovsky, e Islândia x Croácia, em Rostov. Na quarta e derradeira rodada da primeira fase, o time de Jorge Sampaoli precisa vencer os nigerianos e torcer por um tropeço da Islândia. Caso contrário, voltará a viver um drama que não conhece desde 2002, quando não avançou para as oitavas.

Feira antecipada por causa do jogo do Brasil na Copa movimenta o comércio em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O tradicional dia de feira que acontece às sextas-feiras no Mercado Municipal em Brumado esta semana foi antecipado para a quinta-feira (21) por conta do jogo do Brasil na Copa do Mundo de Futebol que acontece na Rússia. A decisão partiu de um consentimento mútuo entre comerciantes lojistas, feirantes, Câmara de Dirigentes Lojistas e coordenação do Mercado Municipal. Os resultados foram considerados os mais positivos possíveis, pois o movimento no comércio foi considerado acima do esperado. “Jogo do Brasil às vésperas do São João ajuda muito a atrair o consumidor. Consideramos que a antecipação do dia de feira teve um efeito satisfatório, diria até acima do esperado diante da grande movimentação aqui no mercado, que é um termômetro do comércio em geral”, comentou ao site Achei Sudoeste o coordenador do Mercado Municipal, Manoel Gonçalves. Além da busca pelos produtos e iguarias para os festejos do São João, boa parte dos consumidores também foi às compras em busca de produtos temáticos da seleção brasileira de futebol, o que mostra uma atmosfera de otimismo dos torcedores com a seleção para o jogo desta sexta-feira (22) contra a Costa Rica.

Petrobras reduz preço da gasolina na refinaria; é a 10ª vez no mês Foto: Reinaldo Canato/Veja

A Petrobras anunciou na manhã desta quinta-feira, 21, diminuição no preço da gasolina nas refinarias. Só em junho foram realizadas dez reduções no custo do litro do combustível. No período, ocorreram duas altas nos valores. De acordo com a Veja, dessa vez, o preço da gasolina teve queda de 1,11%, saindo de R$ 1,8841 para R$ 1,8634. No maior valor para junho, no dia 2, o litro chegou a custar 2,0113 reais nas refinarias. Os novos custos não incluem impostos e valem a partir desta sexta-feira. A oscilação segue a política de preços adotada pela companhia desde julho do ano passado, que acompanha a cotação do petróleo no mercado internacional. Com isso, o combustível no Brasil pode ter reajustes ou reduções diárias.

Polícia Civil e Cejusc promovem ciclo de valorização e desenvolvimento profissional em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na terça-feira (19), por iniciativa da 20ª Coordenadoria Regional de Polícia Civil (Coorpin), em Brumado, foi realizado pelo Centro Judiciário de Resolução de Conflitos (Cejusc) o Círculo de Construção de Paz (CCP) com servidores da coordenadoria. Participaram do evento delegados, escrivães, investigadores e agentes administrativos de Brumado e municípios circunvizinhos. A prática foi conduzida por dois advogados, mediadores e facilitadores do CCP. O círculo é amplamente difundido em vários países, constituindo-se em uma metodologia transformativa eficiente, que potencializa a compreensão mútua entre os participantes. Ao site Achei Sudoeste, o facilitador do círculo, Dr. Luís Antônio, comentou o trabalho. “Achamos importante dentro da proposta do Cejusc está parceria com a segurança pública, tanto na oferta dos nossos métodos, quanto no recebimento de casos de conflitos encaminhados pela Delegacia de Polícia Civil. A maior beneficiada será a própria população”, destacou. O Delegado de Polícia articulador da iniciativa, Dr. Rafael Araújo, declarou que “diante do quadro crescente de desafios no campo da segurança pública brasileira, práticas desta natureza apontam para uma visão de segurança pública que busca proporcionar aos servidores um espaço de desenvolvimento pessoal, garantindo a possibilidade de oferecer um atendimento qualificado à sociedade civil, voltado para a garantia da paz social e respeito aos Direitos Humanos”. Já o Delegado Coordenador da 20ª Coorpin, Dr. Leonardo Rabelo, louvou a iniciativa. “Foi uma vivência muito rica, que proporcionou aos servidores um espaço para desenvolvimento pessoal e profissional, temática a que estamos atentos em nossa gestão. Certamente está parceria com o Cejusc dará muitos frutos e nos auxiliará no oferecimento de um serviço de excelência aos cidadãos de nossa querida região”, finalizou.

Madeireira Real funcionará apenas no período da tarde na sexta-feira (22) em Brumado

Nesta sexta-feira (22), em virtude da realização do jogo do Brasil na Copa do Mundo de Futebol da Rússia, a Madeireira Real informa que a loja funcionará somente no período da tarde, de 12h às 18h, excepcionalmente. 

Brumado, Caetité e Guanambi estão entre os municípios em situação de risco de dengue, zika e chikungunya Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

De acordo com relatório do Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes Aegypti (LIRAa) de 2018, os municípios de Brumado, Caetité e Guanambi estão entre os 320 em situação de alerta ou risco de surto de dengue, zika e chikungunya no Estado da Bahia. Segundo o Ministério da Saúde, desse total, 142 estão em risco de surto das doenças. Outros 178 aparecem em alerta e 95 estão em situação satisfatória. Em nota, o Secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Osnei Okumoto, destacou que o resultado do levantamento indica que é necessário dar mais atenção às ações de combate ao mosquito, mesmo no período mais frio do ano.

Arquivo