Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
06/2018
França vence e elimina o Peru da Copa do Mundo 2018 Foto: Divulgação/Fifa

A França garantiu sua classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo nesta quinta-feira (21) com uma vitória por 1 a 0 sobre o Peru, em Ecaterimburgo, em resultado que também eliminou a seleção sul-americana no grupo C. Mbappé fez o gol do jogo, em jogada que começou com um erro de Paolo Guerrero ao tentar sair jogando no campo de defesa. De acordo com o Uol, o capitão peruano, aliás, também perdeu a principal chance criada no ataque, batendo em cima de Lloris ao ficar com a bola dentro da área. Escalado como titular pelo técnico Ricardo Gareca após quase ficar de fora da Copa por doping, o camisa 9 teve dia infeliz e viu sua seleção, assim como na estreia diante da Dinamarca, jogar bem e ser mais presente no campo de ataque, mas falhar na hora de concluir. A vitória levou a França para seis pontos, na liderança da chave. Os franceses voltam a campo na próxima terça-feira (26), às 11h (de Brasília), em Moscou, para enfrentar a Dinamarca, que soma quatro pontos. Um empate classifica as duas seleções. Já o Peru, com duas derrotas, joga pela honra contra a Austrália, que tem um ponto, nos mesmos dia e horário, em Sochi.

Videolaringoscopia pode ser realizada na Clínica Mais Vida em Brumado

A videolaringoscopia e um exame endoscópico que avalia as estruturas anatômicas da garganta (faringe e da laringe). Desse modo, é valiosa no diagnóstico de lesões fonotraumáticas nas pregas vocais (“cordas vocais”) como nódulos (”calos”), pólipos, cistos, granulomas e até tumores de laringe. Entre outros diagnósticos ainda temos paralisia de pregas vocais, doença do refluxo gastroesofágico, laringite, papilomatose laríngea, laringotraqueomática, etc. Realizado no consultório do médico otorrinolaringologista é um exame indolor, feito com ou sem anestesia local, no qual o paciente entra e sai como uma consulta de rotina, não havendo restrições as suas atividades. E de grande importância para profissionais que têm alta necessidade de usar a voz, como professores, oradores, palestrantes, telefonistas e cantores, que devem realizar esse exame periodicamente para preservar seu principal instrumento de trabalho: a voz.   Rafael Hora, otorrinolaringologista, que irá realizar a videolaringoscopia na Clínica Mais Vida, chama a atenção para pacientes que apresentam rouquidão persistente há mais de 15 dias, principalmente os que fazem parte do grupo de fumantes, devem realizar o exame prontamente.  Portanto, previna-se.  Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496.

Brumado: Prefeito surpreende ao autorizar a implantação de gramado em rotatória Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Criticado por boa parte da comunidade por não construir áreas verdes em suas obras de urbanização, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) surpreendeu com a autorização para implantar gramado na nova rótula de entroncamento na Rua Israel Dias. “A marca registrada do prefeito é o cinza do concreto, aí ele vem e permite a instalação de gramado em uma rótula. É realmente pra me deixar de queixo caído, calou a minha boca, pois ontem mesmo eu o critiquei por não fazer obras com mais vida e alegria em nossa cidade. Deve ser a passagem do tempo que está amolecendo o coração dele”, brincou o eletricista Cláudio de Jesus ao site Achei Sudoeste. A região mencionada está recebendo bastante atenção do gestor com a construção de um canal pluvial que canaliza o riacho que passa pelo trecho, bem como o redimensionamento e surgimento de novas vias, dando maior mobilidade urbana na localidade. A mesma poderá ser um dos principais afluentes de apoio do novo anel rodoviário que se encontra em projeto em parceria com o governo estadual. Além da rotatória, a região também está recebendo várias vias marginais ao canal pluvial, o que já muda todo o cenário geográfico e urbanístico da cidade.

Atletas brumadenses sobem ao pódio na Calangos Eco Trial 2018 em Vitória da Conquista Foto: Divulgação

No último domingo (17), aconteceu em Vitoria da Conquista a Calangos Eco Trial 2018, corrida realizada em um ambiente cheio de pedras, terra, buracos, mato e lama. No evento, a cidade de Brumado foi representada por quatro atletas, que subiram ao pódio. Taiane Lima, a Tatá, ficou em 1ª lugar nos 12 km Geral Feminino, o grande maratonista Serginho do Campo ficou em 3º nos 12km Geral Masculino, acompanhado por Everton Avatar, que foi o 4º colocado dos 12 km Geral Masculino e José Carlos, 2º colocado por categoria 30/39 anos.

34ª CIPM promove Parada Militar e palestras ao efetivo da unidade em Brumado Foto: Divulgação/PM

Em Brumado, a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) promoveu, durante a manhã de terça-feira (19), uma Parada Militar aos policiais da unidade. O evento, realizado no auditório da Seccional da Ordem dos Advogados da Bahia (OAB), contou com a presença de militares que atuam nos doze municípios abrangidos. Na oportunidade, foram ofertadas duas palestras e tratados outros temas imprescindíveis ao serviço policial militar. A primeira palestra, ministrada pela Major Leila Gonçalves, Coordenadora do Centro integrado de Comunicação (Cicom), abordou os procedimentos administrativos e operacionais específicos do centro. Já a segunda palestra, conduzida pelo Perito Médico-legal do Departamento de Polícia Técnica (DPT), Marcondes da Silva Abreu, mencionou as rotinas do órgão e os exames de lesões corporais da Medicina Legal. O Major Souza Dias, comandante da unidade, fez as suas considerações acerca de temas de segurança pública, incluindo o planejamento do policiamento das próximas festas populares. Ao final, ele parabenizou e agradeceu aos palestrantes, ressaltando a importância dos ensinamentos técnicos ofertados.

Austrália busca empate com a Dinamarca na Copa do Mundo 2018 Foto: Divulgação/Fifa

O árbitro de vídeo (VAR) novamente assumiu um papel de protagonista na Copa do Mundo da Rússia. Foi por intermédio da tecnologia que a Austrália se beneficiou de um pênalti e evitou a segunda derrota na competição. Com a cobrança bem convertida de Jedinak, os ‘Socceroos’ buscaram o empate por 1 a 1 com a Dinamarca, em duelo disputado nesta quinta-feira, em Samara. De acordo com o Uol Esporte, o resultado desta quinta levou o time australiano a somar o seu primeiro ponto na competição, número que mantém a equipe comandada pelo holandês Bert Van Marwijk na briga por um lugar nas oitavas de final. A Dinamarca segue mais confortável, já que venceu o Peru na estreia e soma quatro pontos depois de duas rodadas disputadas pelo grupo C.

Vó Bia garante o melhor sabor para os festejos juninos em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Biscoitos doces e salgados, amendoins cozidos, crocantes e apimentados, licor em diversos sabores, avoador e muito mais para animar o paladar nos festejos juninos são encontrados no ponto da Vó Bia, localizado na Rua Marcolino Moura, ao lado do Banco do Brasil, em Brumado. São muitas iguarias que fazem parte da tradicional culinária nordestina nos festejos dos santos forrozeiros. Compareça e comprove as delícias produzidas pela Vó Bia.

DPT de Brumado recebe viatura do Senasp e frota deve ser renovada no segundo semestre Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Recentemente, a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ) presenteou o Departamento de Polícia Técnica de Brumado (DTP) com uma nova viatura. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o perito José de Moura, coordenador do DPT brumadense, declarou que o veículo chegou para reforçar a frota local. O coordenador esclareceu que a doação faz parte do projeto do Governo Federal de unificar todas as secretarias estaduais de segurança à secretaria nacional de segurança pública. O perito ainda adiantou que o governo estadual renovará a frota de veículos do setor a partir do próximo semestre, trocando os atuais veículos alocados por novos, que serão próprios do departamento.

Próximo final de semana tem o tradicional São João do Bairro Dr. Juracy em Brumado

Associação e moradores estão passando a semana empenhados em ornamentar a Praça João Romão para os festejos do tradicional São João do Bairro Dr. Juracy, em Brumado, que acontece no próximo final de semana. A comissão organizadora convida a comunidade brumadense a prestigiar os festejos, que fazem alusão à Copa do Mundo de Futebol da Rússia. Na praça, estão sendo instaladas as barracas com comidas e bebidas típicas e o arrasta pé está garantido com a animação dos artistas da terra. Jorginho, Paulinho Nogueira e Lyryo Barbosa serão as atrações do sábado (23) e, no domingo (24), haverá apresentações de quadrilhas e show com Jessik e Patrick. A festa é uma realização da Associação de Moradores do Bairro Dr. Juracy, com o apoio de Jobson Cruz.

Câmara Municipal estabelece ponto facultativo e antecipa sessão ordinária em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na edição da última quarta-feira (20), foi publicada no Diário Oficial do Legislativo a Portaria nº 29/2018, que estabelece ponto facultativo no âmbito da Câmara Municipal de Brumado, na próxima sexta-feira (22), no período matutino. A determinação se deve à realização do jogo do Brasil na Copa do Mundo. Ficam ressalvados os serviços essenciais ao funcionamento da Casa Legislativa. Na mesma edição, também foi publicada a Portaria nº 30, que dispõe sobre a redefinição de sessão ordinária. Segundo a portaria, a sessão que seria realizada no dia 29 de junho foi antecipada para o dia 26, próxima terça-feira, às 8h, em razão dos festejos de São Pedro.

Venha conferir a seleção de produtos saudáveis na Praticook em Brumado

A Copa do Mundo da Rússia está em andamento e a seleção de produtos saudáveis da Praticook segue escalada. Tem produtos para todos os gostos e necessidades: diet, light, low carb, integral, sem glúten, sem lactose e detox. O maior showroom de produtos saudáveis da região está abastecido, só esperando a sua visita. A loja fica localizada na Praça Doutor Nelson Lula, 146, Centro, em Brumado. Os telefones são: (77) 3441-0687 ou (77) 99961-0687. Agora ficou mais fácil e saboroso emagrecer com saúde!

Caculé: Homem é preso por assédio a passageira brumadense durante viagem de ônibus Foto: Aloísio Costa

Depois de receberem a denúncia de uma passageira que seguia de ônibus da cidade de Brumado para Licínio de Almeida, agentes da Polícia Militar da 94ª CIPM em Caculé prenderam em flagrante Andreazzo Miranda Santos, de 45 anos, suspeito de assédio e prática de ato obsceno em desfavor da denunciante. Segundo a vítima, o suspeito teria se masturbado durante a viagem enquanto assistia vídeos pornô e visualizava fotos de mulheres nuas em seu celular. Na denúncia, a mulher disse que o homem fazia gestos obscenos para ela, que estava acompanhada da filha de dois anos. “O rapaz começou a ver fotos de mulheres peladas no celular. Ele dava zoom pra visualizar melhor as partes íntimas e olhava para trás. Que situação constrangedora pra uma mulher. Eu não tenho adjetivos pra explicar o que senti. Mulher sofre, viu!!!! Assédio é abominável!”, escreveu a denunciante em uma rede social. Diversas testemunhas presenciaram a cena e, inclusive, gravaram um vídeo provando a prática do ato. A guarnição interceptou o ônibus e conduziu o suspeito para a Delegacia de Polícia em Caculé, onde está preso à disposição da justiça.

Achei Tour dispõe de pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão

A Achei Tour preparou um pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão, com duração de quatro dias, de 23 a 26 de outubro de 2018. A viagem custa apenas R$ 980. O valor pode ser pago em até 10 vezes sem juros, para início em janeiro, ou parcelas ajustadas a partir do mês do contrato fechado. O pacote inclui: viagem em ônibus semi-leito, com ar-condicionado, TV e wi-fi; três diárias com café da manhã, almoço e jantar e meia diária com meia pensão; quartos com ventilados de teto e ar condicionado, TV e wi-fi; visita a Campos do Jordão; assistência viagem e camiseta padronizada. Não perca a chance de visitar um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027.

Garoa fria dá as boas vindas ao inverno em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Desde a madrugada de quarta-feira (20), tem caído uma garoa fria no município de Brumado, dando as boas vindas ao inverno que vai iniciar por volta de 07h desta quinta-feira (21). Desde o início do mês de junho, tem sido registrada a presença de nuvens no céu brumadense, marcando o tom da estação mais fria do ano. Os munícipes já sentem a presença do inverno com a queda na temperatura nas madrugadas desde o mês de maio. A garoa que antecipou a chegada do inverno na cidade ajudou a melhorar a umidade relativa do ar, que estava abaixo dos 50% devido aos ventos ocasionais. A situação colabora para o índice elevado de pacientes contaminados com a gripe viral do período, principalmente crianças. Desde a madrugada até as primeiras horas deste dia que inicia a estação fria, os termômetros registram temperatura de 17 graus em Brumado.

Espanha consegue furar bloqueio do Irã e se aproxima de classificação Foto: Divulgação/Fifa

A Espanha teve de lidar com um bloqueio do Irã no campo de defesa, mas contou com a estrela e o oportunismo de Diego Costa para vencer por 1 a 0 nesta quarta-feira (20), na Arena Kazan, em confronto válido pela segunda rodada do Grupo B da Copa do Mundo. De acordo com o Uol Esporte, com as vitórias de placar igual obtidas nesta quarta, Portugal e Espanha estão totalmente empatados na liderança da chave, com quatro pontos e o mesmo número de gols feitos e sofridos. Para avançar, a Fúria precisa apenas empatar com a já eliminada equipe do Marrocos. O Irã ainda tem os três pontos conquistados na estreia contra os marroquinos, mas seu milagre para ir às oitavas depende de vencer os portugueses na próxima segunda (25), às 15h, e torcer por uma derrota dos espanhóis. Cenário difícil.

Ministro da Educação visitará Brumado para autorizar implantação do curso de medicina Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Está agendada para a próxima quarta-feira (27) a visita do Ministro da Educação Rossieli Soares da Silva em Brumado, objetivando autorizar a implantação do curso de medicina no município. A visita acontecerá no período matutino e o ministro será recepcionado pelo prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), pelo presidente da Câmara de Brumado, Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT), e comitiva no auditório de treinamento, no prédio administrativo da prefeitura. O site Achei Sudoeste apurou que o ministro também deverá acompanhar o prefeito e o presidente da câmara até o local destinado a receber as obras de instalações da escola de medicina, vizinho ao campus do Ifba, na Fazenda Santa Inês. Até o presente momento, cinco redes particulares já se prontificaram a concorrer pela operação do curso em Brumado.

Clínica Mais Vida: Qual a diferença entre nutricionista e nutrólogo?

Na busca constante por prevenção de doenças e melhoria de saúde, muitas vezes algumas pessoas apresentam sempre a dúvida de qual seria o profissional ideal, um nutricionista ou nutrólogo? Segundo a ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia), o médico especialista em nutrologia também denominada de Nutrologia Funcional ou Nutrologia Médica; é o profissional que pesquisa, estuda e avalia os malefícios e benefícios causados pela ingestão exagerada ou insuficiente de nutrientes, visando as necessidades orgânicas, associando com o surgimento de doenças  relacionadas aos nutrientes.  O nutrólogo é o profissional capacitado durante o acompanhamento do estado nutricional do paciente; diagnosticar, prevenir e tratar doenças (alergias alimentares, disfunções hormonais, etc.) através de medicamentos quando houver necessidade, contribuindo para melhoria na qualidade de vida e longevidade com saúde. O nutricionista é o profissional que atua com atenção dietética, único profissional habilitado a elaborar planos alimentares e prescrições dietéticas individualizadas ou para um grupo populacional. O nutricionista não é capacitado a diagnosticar e tratar doenças através de medicamentos que não seja fitoterápicos. Mas sim tratar doenças através da alimentação, nutrientes, e caso haja necessidade e a depender do conhecimento teórico e prático prescrição de fitoterápicos e suplementos. Ambos profissionais podem solicitar exames bioquímicos conforme consulta e acompanhamento de forma individualizada. Diante disto, entendemos que nutricionistas e nutrólogos são profissionais de saúde que precisam fazer parte de uma equipe multidisciplinar, que visa cuidar do paciente em toda a sua complexidade, com o foco sempre em saúde.  Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496.

Homem é preso em flagrante com drogas na cidade de Barra da Estiva Foto: Divulgação/Cipe Sudoeste

Em patrulhamento de rotina na cidade de Barra da Estiva, a 134 km de Brumado, uma guarnição da Cipe Sudoeste flagrou um indivíduo com drogas. Com o mesmo, foram encontradas 04 trouxinhas de maconha, um saco plástico com uma pequena quantidade de maconha, um tablete com a mesma substância, 15 petecas de cocaína e a quantia de R$ 57. Na residência do homem, os policiais ainda localizaram mais 02 tabletes de maconha, uma faca tipo peixeira, dois pratos utilizados para cortar droga, 04 cartuchos de calibre 357, dois cartuchos calibre 38, uma pequena quantidade de sementes de maconha, uma máquina lixadeira e a quantia de R$ 693,55. Preso em flagrante, o indivíduo foi apresentado, juntamente com todo material apreendido, na Delegacia de Polícia Civil de Livramento de Nossa Senhora.

Uruguai vence a Arábia Saudita e vai às oitavas da Copa 2018 Foto: Divulgação/Fifa

O Uruguai assegurou a classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo nesta quarta-feira (20), com uma vitória por 1 a 0 sobre a Arábia Saudita, pela segunda rodada do grupo A, em Rostov. Luis Suárez fez o gol do jogo, contando com a colaboração do goleiro Al-Owais, e desencantou no Mundial após uma partida de estreia bastante apagada. De acordo com o Uol Esporte, agora, o Uruguai tem seis pontos, mas perde da Rússia no saldo de gols – os dois países já estão classificados e vão decidir o primeiro lugar da chave na próxima segunda-feira (25), às 11h (de Brasília), em Samara. Nos mesmos dia e horário, os já eliminados Egito e Arábia Saudita tentarão somar seus primeiros pontos em Volgograd. O Uruguai não fez um grande jogo, preferindo controlar o ritmo em vez de atacar os sauditas após abrir o placar na bola parada, mas foi o suficiente para o bom resultado. Já a Arábia não se expôs tanto quanto na estreia contra a Rússia, mas voltou a mostrar muitas dificuldades técnicas.

OMS: Vício em jogos pode indicar transtorno de saúde mental Foto: Veja

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou, através da última revisão do manual de classificação de doenças, que a compulsão por jogos virtuais já pode ser qualificada como uma condição de saúde mental. Segundo a entidade, a nova classificação pode ajudar os governos, familiares e profissionais de saúde a se manterem vigilantes e mais preparados para identificar os sinais do problema. A agência aceitou a proposta de classificar o vício em jogo como transtorno de saúde mental com base em evidências científicas, assim como na crescente necessidade e demanda por tratamentos em muitos países. Na Inglaterra, por exemplo, já existe uma clínica de reabilitação para tratar crianças e jovens com vício em internet e videogames, mas ainda é uma das primeiras do gênero no mundo.

Bicho-preguiça é resgatado por bombeiros após se pendurar em fiação em Vitória da Conquista Foto: Divulgação/TV Subaé

Um bicho-preguiça foi resgatado por bombeiros após se pendurar em uma fiação da rede telefônica na cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Um vídeo gravado antes do resgate mostra o animal se locomovendo nos fios da rede, em cima de um muro. Durante o resgate, os bombeiros usaram uma rede e uma gaiola para evitar que o animal fugisse. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, após ser removido da fiação, o bicho-preguiça foi encaminhado para o centro de triagem da Reserva Ambiental do Poço Escuro, em Conquista. De acordo com o G1, o local tem uma área de 17 hectares de mata atlântica preservada e abriga animais silvestres.

Com bandeira vermelha, conta de luz deve ficar mais cara

O consumidor deve preparar o bolso porque a conta de luz vai ficar mais cara nos próximos meses, reflexo das previsões de menos chuvas na região dos reservatórios das hidrelétricas, principal fonte de geração de energia do país. Com isso, entra em vigor a chamada bandeira vermelha – mecanismo criado para sinalizar ao cliente eventuais reduções na oferta de energia. A bandeira tarifária vermelha nível 2, que já foi acionada em junho, acrescenta 5 reais às contas de luz a cada 100 kilowatts-hora consumidos. “Significa dizer que haverá um adicional de 1,5% no valor da tarifa”, calcula Guilherme Medeiros, responsável pela regulação e tarifas da Thymos Energia. De acordo com ele, o acréscimo deve ser pago pelos consumidores até novembro, quando começam as chuvas e as cobranças tendem a voltar para a bandeira verde. “Nós esperamos que a bandeira vermelha 2 continue até o fim do ano”, diz relatório do banco UBS. De acordo com a Veja, o sistema de bandeiras – verde, amarela, vermelha 1 e vermelha 2 – é usado para indicar o patamar tarifário da conta de luz. Exceto pela verde, na qual não há cobrança extra, a tarifa fica mais cara na vigência das demais. A medida é uma forma de compensar o acionamento das usinas termoelétricas, cuja operação é mais cara, em momentos em que os reservatórios estão em níveis baixos.

Brumado: Casas abandonadas atraem ratos e animais peçonhentos na Rua Osvaldo Cruz Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Pelo menos duas casas abandonadas e terrenos baldios estão sendo apontados como chamariz de ratos e animais peçonhentos que estão causando transtornos aos moradores da Rua Osvaldo Cruz, no centro de Brumado. Os moradores enviaram nota à redação do site Achei Sudoeste cobrando uma intervenção do poder público para que os proprietários que deixaram os imóveis abandonados sejam notificados. Nossa reportagem compareceu à localidade e pode comprovar as reclamações dos moradores. No momento em que era feito o registro das imagens, nossa equipe viu grandes ratos se esconderem no mato que cresceu em uma das casas abandonadas na via. Os moradores se queixam ainda que tem sido comum a presença de ratos grandes em suas propriedades, principalmente à noite. Em algumas casas, os moradores estão sendo obrigados a esconder os alimentos em vários recipientes para não serem furtados ou contaminados pelos invasores. “Nosso medo é desses bichos contaminarem nossos alimentos, o que poderia gerar um mal maior para nós. Por isso cobramos ao poder público para que venha intervir e cobrar dos referidos proprietários que tomem as devidas providências em resguardar seus imóveis, pois os mesmos estão nos causando sérios transtornos no dia a dia”, diz a nota.

Portugal vence Marrocos com gol de CR7 Foto: Divulgação/Fifa

Cristiano Ronaldo apareceu, e Portugal (no sufoco) venceu a primeira na Copa do Mundo da Rússia. Nesta quarta-feira, o craque português precisou de apenas 4min para balançar as redes adversárias e anotar o seu quarto gol na competição, o único do importante triunfo por 1 a 0 da seleção lusa sobre Marrocos, em partida disputada no Estádio Luzhniki, em Moscou, e válida pela segunda rodada do grupo B. Em uma partida na qual sofreu defensivamente e dependeu de duas defesas de Rui Patrício para sair com o resultado positivo, Portugal agora fica em confortável situação na chave. Depois de empatar contra a Espanha na estreia, o atual campeão europeu chegou aos quatro pontos e assumiu a liderança; Espanha (um ponto) e Irã (três) fecham a segunda rodada nesta quarta, a partir das 15h (de Brasília), em Kazan. De acordo com o Uol Esporte, os portugueses podem até depender de apenas um empate diante dos iranianos para avançarem de fase – basta a Espanha confirmar o favoritismo e superar os asiáticos mais tarde. Desta forma, o resultado desta quarta encaminha a classificação dos lusos para o mata-mata. O decisivo duelo entre a equipe de Cristiano Ronaldo, principal astro do Mundial até o momento (em desempenho e popularidade), e o Irã está agendado para a próxima segunda-feira, às 15h, em Saransk. Espanhóis e marroquinos jogam na mesma data e horário, na cidade de Kalingrado.

STJ decide não equiparar guarda de animal à de filho, mas autoriza homem a visitar cão Foto: Reprodução/Cachorro Gato

A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu na terça-feira (19), por três votos a dois, autorizar que, após a separação do casal, um homem visite a cachorra adquirida durante união estável. A turma decidiu, no entanto, não equiparar visitação de animais com guarda de filhos. Mas considerou que, como há uma relação de afeto entre o homem e a cachorra, ele tem direito de visitar o animal. De acordo com o G1, conforme a decisão dos ministros, caberá ao juiz de primeira instância regular a forma de visitação. Atualmente, não há previsão legal sobre com quem os bichos devem ficar. A decisão não tem aplicação obrigatória nas demais instâncias da Justiça, mas servirá de base para outros juízes, uma vez que a Corte é responsável por uniformizar o entendimento das instâncias inferiores. Ao votar sobre o caso, o relator, ministro Luís Felipe Salomão, afirmou que não havia no processo discussão sobre ressarcimento de despesas ou indenização pela compra do animal. Ele afirmou que o Código Civil classifica os animais na categoria de coisas. No entanto, ele destacou que a questão é delicada porque os bichos de estimação afloram “sentimentos bastante íntimos em seus donos”. Na avaliação do ministro, não se pode tratar o animal como pessoa nem equiparar a situação com guarda de menores. Mas ele reconheceu que há uma relação especial com os animais. Segundo Salomão, no processo, ficou demonstrado que há uma relação de afeto entre o homem e o animal.

Arquivo