Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
06/2019
OMS alerta sobre aumento de DST na era dos aplicativos de paquera Foto: Thinkstock/Veja

Clamídia, gonorreia, sífilis e tricomoníase. Essas são as doenças sexualmente transmissíveis mais comuns, afetando uma em cada 25 pessoas no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). A entidade destacou que surgem mais de um milhão de novos casos diariamente. Por ano, este número chega a 376 milhões. A faixa etária mais afetada por esse tipo de infecção está entre 15 e 49 anos. A OMS ainda alertou que um único indivíduo pode estar infectado por mais de uma DST ao mesmo tempo ou contrair várias ao longo do ano. De acordo com a OMS, o motivo para números tão altos é a negligência no uso da camisinha, que deveria ser utilizada em todas as relações sexuais, especialmente com parceiros encontrados através de aplicativos de namoro ou em bares e baladas. A falta do preservativo acontece porque o progresso da medicina na questão de tratamentos de infecções graves, como HIV, levam às pessoas a pensarem que, se não estão em risco de vida, não há necessidade de prevenção. No entanto, essas DSTs podem trazer inúmeras consequências para a saúdem como infertilidade, natimortos, gravidez ectópica e aumento do risco de HIV. Segundo a Veja, além disso, os microrganismos que provocam estas doenças estão cada vez mais resistentes aos tratamentos. No ano passado, por exemplo, foram registrados alguns casos de ‘super gonorreia’ no Reino Unido e na Austrália. “Com um aumento dos casos, podemos esperar que formas da gonorreia resistentes à medicação se tornem mais comuns em todo o mundo”, afirmou Tim Jinks, da Wellcome, uma organização de caridade no Reino Unido, à CNN. Por causa disso, especialistas ressaltam a importância de promover a educação sexual e o uso de preservativos, melhorar a vigilância de DSTs e desenvolver formas de diagnóstico e tratamento mais eficazes.

Município de Brumado esclarece decisão do TCM que multou prefeito em R$ 21 mil Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em nota enviada ao site Achei Sudoeste, o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) esclareceu diversos pontos acerca da decisão do Tribunal de Contas dos Municípios no tocante à denúncia acerca de irregularidades em processo licitatório. Na nota, o gestor disse que respeita o órgão, mas discorda de qualquer irregularidade na licitação apurada referente à reforma de escola municipal. Em primeiro lugar, Vasconcelos discorda de que a licitação estaria sendo fragmentada em várias modalidades, “eis que não há que se falar em fragmentação de licitação para um mesmo serviço, mas sim a existência de vários serviços”. "De fato, o TCM partiu do pressuposto de que o serviço seria “reformas de escolas” devendo ter um único processo contemplando todas as reformas. No entanto, as reformas muitas vezes ocorrem em períodos e localidades distintos a depender da análise corriqueira e realidade momentânea das unidades escolares, sendo, portanto, serviços diferentes", destacou.  Outro aspecto questionado refere-se a uma licitação em que se alega favorecimento de empresa ligada ao secretário municipal da época - o Sr. Renato Mendonça – tendo como responsável técnica a engenheira Viviane Alves e Silva, a qual era, à época, funcionária do município. “Igualmente descabida a arguição, tendo o TCM embarcado em presunção maldosa arquitetada por opositores políticos no sentido de que, pelo fato de ser funcionária, a engenheira não poderia ser responsável técnica de empresas prestadoras de serviços do município. Além disso, que empresas do Secretário Municipal não poderiam participar de licitações. O impedimento legal de a engenheira ser responsável de empresa que preste serviço para o município seria se ela participasse dos estudos e desencadeamento da fase interna da licitação, o que não ocorreu. Da mesma forma, não houve qualquer contratação de empesa do secretário municipal”, afirmou. O Município ainda frisou que as providências estão sendo tomadas para os devidos esclarecimentos perante o TCM.

Preço do seguro de caminhões vai disparar com fim de exame Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) entregou na Câmara dos Deputados na terça-feira, 4, um projeto de lei que, entre outras mudanças, propõe que motoristas de caminhões e ônibus (das categorias C, D e E) não sejam mais obrigados a fazer exame toxicológico ao renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A ideia pode ter sido facilitar a vida dos caminhoneiros e motoristas profissionais, mas vai cobrar um custo: caso a lei seja aprovada, os seguros de ônibus e caminhões vão ficar mais caros. O representante do sindicato dos profissionais de seguros do Distrito Federal, Carlos Cavalcante, explica que as seguradoras vão precificar o que chamou de aumento de risco potencial. “A indústria lida com um termo conhecido no meio que é exposição ao risco. Qualquer tipo de seguro avalia isso. Quanto maior o risco, obviamente, maior vai ser o prêmio pago por aquele bem”, diz Cavalcante.

Rio do Antônio: Polícia Civil prende homem que agrediu sua ex-companheira Foto: Divulgação/PC

Com o apoio de investigadores da Polícia Civil de Brumado, uma equipe da Polícia Civil de Rio do Antônio cumpriu mandado de prisão preventiva em desfavor de Genivaldo Custódio Alves dos Santos, de 55 anos, residente no Distrito de Ibitira, município de Rio do Antônio, a 66 km de Brumado, em razão do descumprimento das medidas protetivas de urgência decretadas pelo juiz criminal de Caculé. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, ele é acusado de agredir a sua companheira, Maria José Pereira de Carvalho, e, apesar de cientificado da determinação de se manter afastado da vítima e de seus familiares, Genivaldo voltou a atentar contra a sua integridade física e psíquica. Genivaldo encontra-se custodiado na carceragem da Delegacia de Polícia de Rio do Antônio, onde permanecerá à disposição da justiça.

Conheça os vasos e pedras decorativas da loja de decoração Brumas

Quer dar um toque de elegância e sofisticação ao seu ambiente? Conheça os vasos e pedras decorativas da Brumas, loja localizada na Avenida Centenário, 317, no Bairro Novo Brumado. Além dos vasos e pedras, a loja trabalha com revestimento de parede para áreas internas e externas, gesso 3D, PVC 3D e pedra natural. Para agendar um horário para conhecer as peças, basta ligar para o telefone (77) 99828-8085. Na Brumas, você vai encontrar a inspiração que faltava para decorar os mais diversos ambientes.

MP ajuíza ação contra ex-diretor do Hospital Regional de Guanambi por ato de improbidade administrativa Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Ministério Público Estadual (MPE), por meio da promotora de Justiça Tatyane Miranda Caires de Mansine Castro, ajuizou ação civil pública contra o ex-diretor-geral do Hospital Regional de Guanambi (HRG), Ariovaldo Vieira Boa Sorte, em razão da prática de improbidade administrativa. Durante a execução do contrato nº 022/2011, firmado entre o laboratório Biolac e a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Ariovaldo não realizou a devida fiscalização do contrato, o que contribuiu para a Biolac cometer uma série de irregularidades. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o MP acionou ainda a Biolac Laboratório de Análises Clínicas e Biológicas e seus sócios Vanilson Marques Flores e Carmem Conceição Fernandes Santos Bonfim. “Trata-se de uma empresa que não tinha a mínima capacidade operacional para gerir um contrato com a administração pública na área de saúde”, afirmou a promotora de Justiça. Na ação, o MP requer a concessão de indisponibilidade de bens dos acionados até o limite de cerca de nove milhões de reais e a condenação dos mesmos às sanções previstas na Lei 8.429/92.

Brumado: Ex-líder do prefeito esclarece renúncia na câmara e garante permanência na base aliada Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o vereador Reinaldo de Almeida Brito (PSB), o Rey de Domingão, esclareceu que pediu renúncia da liderança do governo Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) na Câmara de Vereadores de Brumado por motivos pessoais, que nada têm a ver com um racha com o grupo. “Estou do lado do prefeito e da administração, que é um serviço sério, transparente, mas é vida que segue”, disse. Rey espera que o prefeito escolha um novo representante à altura no legislativo. “O tempo que estive aqui foi muito bom para experiência, mas achei que tava na hora de deixar, porém continuando na administração”, reiterou. O parlamentar ainda fez questão de desmentir os boatos de que a nomeação do ex-vereador Castilho Viana (PSB) ao cargo de Secretário de Planejamento teria sido um dos motivos da sua renúncia. Segundo Domingão, há tempos, ele queria deixar a liderança do prefeito na Câmara.

Sérgio Moro e Deltan Dallagnol combinavam atuações na Lava Jato, diz site Foto: José Cruz/Agência Brasil

O procurador do Ministério Público Federal (MPF) Deltan Dallagnol e o ex-juiz federal Sérgio Moro indicam atuação conjunta durante as ações da Operação Lava Jato. É o que sugerem conversas que foram vazadas e divulgadas pelo site Intercept Brasil na noite deste domingo (9), em três reportagens. A troca de mensagens dá conta de uma coordenação entre eles e a colaboração do atual ministro da Justiça do governo de Jair Bolsonaro. De acordo com o Intercept, Moro chegou a sugerir ao procurador a troca de ordem das fases da Lava Jato e cobrou agilidade em novas operações. “Talvez fosse o caso de inverter a ordem da duas planejadas", escrevei Moro a Dallagnol. "Não é muito tempo sem operação?”, escreveu o ministro, diante da ausência de novas fases da Lava Jato em um período de um mês. A reportagem do Intercept também aponta mensagens privadas e de grupos da força-tarefa no aplicativo Telegram. Neles, os procuradores da força-tarefa em Curitiba, liderados por Deltan Dallagnol, discutiram formas de inviabilizar uma entrevista do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à colunista da Folha de S.Paulo Mônica Bergamo, autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski porque, em suas palavras, ela “pode eleger o Haddad” ou permitir a “volta do PT” ao poder. A reportagem também mostra falta de convicção de Deltan Dallagnol na conviccção a respeito da denúncia contra Lula sobre o caso do triplex do Guarujá. Em nota divulgada, a força-tarefa da Lava Jato disse ter sido alvo de ataque hacker, mas confirmou que o conteúdo divulgado é autêntico. “Há a tranquilidade de que os dados eventualmente obtidos refletem uma atividade desenvolvida com pleno respeito à legalidade e de forma técnica e imparcial, em mais de cinco anos de Operação”, afirma o MPF.

Gasolina tem redução, mas preço praticado em Brumado continua elevado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última semana, a Petrobras anunciou a segunda redução no valor do litro da gasolina nas refinarias, caindo mais de 11%. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, na última sexta-feira (07), os postos de combustíveis na cidade de Brumado reduziram o valor do litro da gasolina, porém muito aquém do valor repassado pela Petrobras. Dos 11%, pouco mais de 2% foi repassado aos consumidores brumadenses. O fato continua chamando a atenção, pois a possibilidade de existência de um cartel é cada vez maior, já que não existe no município diferença nos preços dos combustíveis entre um estabelecimento e outro. A população local continua cobrando uma atuação do Ministério Público Estadual (MPE) para investigar a possível prática do cartel e que os empresários do segmento possam ter uma livre concorrência, beneficiando assim os consumidores.

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com as datas de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265, e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160.

Ex-prefeitos de Piripá punidos por omissão na cobrança de multas

Na última quinta-feira (06), o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) determinou que os ex-prefeitos de Piripá, Anfrísio Barbosa Rocha e Sueli Bispo Gonçalves, restituam aos cofres municipais, com recursos pessoais, as quantias de R$ 1.974,70 e R$ 1.353,27, respectivamente. Segundo informou o tribunal ao site Achei Sudoeste, os débitos são relativos a omissão dos gestores na cobrança de multa aplicada pelo TCM, o que acarretou na sua prescrição. De acordo com o relator do processo, conselheiro Fernando Vita, os gestores não adotaram medidas administrativas ou judiciais de modo a promover a cobrança da multa imputada pelo TCM em razão de irregularidades constatadas no processo n° 11808-07, em desfavor de Jeová Barbosa Gonçalves, antes de vencido o prazo prescricional – o que caracteriza renúncia ilegal de receita, e por conseguinte, dano ao erário municipal. Cabe recurso da decisão.

Bahia tem previsão de 15% de crescimento da produção de algodão em 2019 Foto: Reprodução/TV TEM

Segundo maior produtor de algodão do Brasil, a Bahia tem previsão de 15% de crescimento da safra esse ano. Os dados são da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) em último levantamento divulgado. Na reta final do cultivo do algodão, a previsão é que a Bahia tenha uma produção de 1,5 milhões de toneladas (caroço e pluma) com uma produtividade de 300 arrobas /hectare. O crescimento em relação ao ano passado é baseado no incremento de 25,5% de área cultivada, principalmente na região oeste do estado, alcançando os 331.028 mil hectares. De acordo com a Abapa, a expectativa da entidade de mais uma boa safra consolida a retomada da produção da fibra no estado depois das perdas por conta da estiagem prolongada na safra 2015/2016. A Bahia tem participação de 25% da safra nacional do algodão. Segundo o G1, cerca de 40% do algodão baiano é exportado para países asiáticos, como Indonésia, Bangladesh e Vietnã, e 60% é comercializado para as indústrias têxtis no Brasil. De acordo com a Abapa, o produtor tem investido em tecnologia, máquinas, insumos, variedades e sempre busca aumentar a produtividade e reduzir o custo. Segundo a Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea), a exportação do algodão atingiu recorde com o embarque de 1,04 milhão de tonelada de pluma entre julho de 2018 e abril de 2019, o que pode levar o país a se tornar o segundo maior exportador de algodão do Mundo.

Unidos à beleza natural, café, vinho e culinária impulsionam turismo na Chapada Diamantina Foto: Kauê Souza/chei Sudoeste

Unidos às belezas que a natureza oferece, a produção de café e vinho e a culinária típica da Chapada Diamantina, no centro da Bahia, têm sido fortes estimulantes para o turismo na região. Formado por 24 municípios, o território é um dos mais procurados por aqueles que desejam um tempo longe das cidades grandes. Neste sábado (8), a TV Bahia exibiu a sétima reportagem do projeto “Avança”, que trata sobre o desenvolvimento econômico do estado, e mostra segmentos que são destaque, setores com alta produtividade, exemplos de negócios e utilização de tecnologia. A capital turística da Chapada Diamantina é a cidade de Lençóis. No município, fica o único aeroporto da região: Aeroporto Coronel Horácio de Matos. Atualmente, o terminal aéreo tem cinco voos que partem e chegam na cidade a cada semana. Mas é pela estrada que a maioria dos turistas chega. Por ano, o município recebe 120 mil visitantes, dez vezes a população local: 12 mil moradores. “É uma cidade muito agradável, com uma bela natureza”, diz um turista holandês. Além do sossego da natureza, os turistas buscam aventura nas trilhas, vales, rios e cachoeiras da região. Há também barzinhos, restaurantes e um clima gostoso que convida o turista a relaxar, nas noites badaladas da cidade. Lençóis oferece 4 mil leitos em casas de aluguel, campings, hotéis e pousadas bem charmosas.

Barra da Estiva: Bandido é baleado após troca de tiros com a polícia e morre no Hospital de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Vanilson de Araújo, mais conhecido como Branquinho, morreu na manhã deste sábado (08), no Hospital Professor Magalhaes Neto, em Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o indivíduo foi baleado na última sexta-feira (07), após trocar tiros com a Caesg e a polícia militar, na cidade de Barra da Estiva, a 123 km de Brumado. De acordo com a polícia, uma ronda estava sendo realizada no Bairro Alto México, quando Branquinho evadiu-se do local efetuando alguns disparos de arma de fogo contra a guarnição que de imediato respondeu a injusta agressão, alvejando o elemento. Ele imprimiu fuga e após realizar uma varredura na área para a localização do mesmo, não foi encontrado. No mesmo dia, a polícia foi informada que o bandido deu entrada no Hospital de Ituaçu, sendo transferido, em seguida, para o Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado. Ele foi operado, mas não resistiu e veio a óbito.

Moradores de Pindái temem construção de barragem de rejeitos Foto: Reprodução/TV Bahia

Moradores da zona rural da cidade de Pindaí, a 173 km de Brumado, estão preocupados com a construção de uma barragem de rejeitos de minério de ferro, que tem obras marcadas para 2020. Na última semana, a população chegou a fazer uma manifestação. De acordo com o G1, a reação começou quando a empresa Bahia Mineração, que atua na região e é responsável pelo empreendimento, apresentou o projeto à comunidade. Os moradores temem um vazamento semelhante aos que provocaram as tragédias nas cidades Brumadinho e Mariana, em Minas Gerais. Venicio Montalvão, que é do Movimento pela Soberania Popular na Mineração (AMA), conta que o impacto hídrico e ambiental seria muito grande, já que na região da construção da barragem têm muitas nascentes. “A área onde a Bahia Mineração recebeu a licença para construir a barragem de rejeitos é uma área que existe 26 nascentes, e são nascentes que as comunidades dependem para beber, para produção, e que outras famílias, inclusive da cidade, em período de seca, pegam água de carro-pipa aqui”, contou. A barragem de água potável é o único reservatório que abastece Guanambi. A água da barragem é a principal fonte hídrica utilizada na agricultura familiar da região. Só no distrito de Ceraima, cerca de 8 mil pessoas seriam atingidas, caso ocorresse o rompimento da barragem. A Bahia Mineração informou que a construção da barragem prevê normas rígidas de segurança, e que ela não será construída da mesma forma que as de Brumadinho e Mariana, e sim dentro dos padrões internacionais e conforme as normas de licenciamento do Instituto do Meio-Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). A empresa disse ainda que está aberta ao diálogo com a comunidade, inclusive com visitas guiadas à mina.

Brumado: Homem com mandado de prisão em aberto é preso durante ronda da polícia militar no Bairro Dr. Juracy Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Evan Ferreira Novais, mais conhecido como Sulin, foi preso na tarde da última sexta-feira (07), no Bairro Dr. Juracy, em Brumado. Segundo informou a polícia militar ao site Achei Sudoeste, uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) realizava uma ronda ostensiva pela localidade quando localizou Evan. Após averiguação, foi constatado que contra Novais havia um mandado de prisão em aberto. A polícia não informou o crime cometido. Ferreira foi encaminhado para a Delegacia Territorial de Brumado e está à disposição da justiça.

PM prende homem acusado de agredir mulher dentro de salão de beleza em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem de identidade não revelada pela polícia militar foi preso na tarde da última sexta-feira (07) após ser acusado de agredir uma mulher dentro de um salão de beleza em Brumado. Segundo informou a PM ao site Achei Sudoeste, o Centro Integrado de Comunicações (Cicom), foi acionado pela vítima. A prisão ocorreu no bairro Urbis II, caminho VI. Ainda segundo a polícia, a mulher é proprietária de um salão de beleza na referida localidade, onde vários objetos estavam quebrados. A vítima informou que não teria sido essa a primeira vez, que as agressões seriam constantes. O acusado foi encaminhado para a Delegacia de Brumado e está à disposição da justiça.

Brumado: Cézar de Lim é ouvido em processo de acusação de crime eleitoral Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O jovem Cézar Paulo de Morais Ribeiro, o Cézar de Lim, foi ouvido na última sexta-feira (07), no Fórum juíza Leonor da Silva Abreu, sobre um processo em que é acusado de crime eleitoral praticado nas eleições de 2016, quando concorreu ao cargo de vereador pelo município de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, na época, em rondas pela cidade, uma guarnição da polícia militar se deparou com um homem, reconhecido como cabo eleitoral do então candidato a vereador. Com ele, a polícia encontrou material de campanha, uma quantia de R$ 2.927,00 em espécie e uma caderneta com anotações de nomes e números de títulos de eleitores, com as respectivas zonas de votação. O delegado Fábio Lago lavrou o flagrante e o acusado pagou fiança de R$ 4.440,00, sendo liberado em seguida. Cézar de Lim chegou a acusar a polícia e justiça de arbitrárias, tendenciosas e despreparadas.

Justiça Federal na Bahia determina suspensão de corte de universidades federais Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Justiça mandou o Ministério da Educação suspender os cortes em universidades federais. A pasta tem 24 horas para cumprir a ordem judicial, sob pena de multa diária de R$ 100 mil. A decisão é da juíza Renata Almeida, da 7ª Vara Federal, na Bahia. A juíza cita “diversas ações populares e ações civis públicas” com a mesma solicitação. “Não se está aqui a defender a irresponsabilidade da gestão orçamentária, uma vez que é dever do administrador público dar cumprimento às metas fiscais estabelecidas em lei, mas apenas assegurando que os limites de empenho, especialmente em áreas sensíveis e fundamentais segundo a própria Constituição Federal, tenham por base critérios amparados em estudos que garantam a efetividade das normas constitucionais”, escreveu a magistrada. De acordo com a Revista Época, ela também criticou os ataques do ministro da Educação, Abraham Weintraub, às universidades federais, acusando-as de balbúrdia. “Não há necessidade de maiores digressões para concluir que as justificativas apresentadas não se afiguram legítimas para fins de bloqueio das verbas originariamente destinadas à UNB, UFF e UFBA, três das maiores e melhores Universidades do país, notoriamente bem conceituadas, não apenas no ensino de graduação, mas também na extensão e na produção de pesquisas científicas. As instituições de ensino em questão sempre foram reconhecidas pelo trabalho de excelência acadêmico e científico ali produzido, jamais pela promoção de “bagunça” em suas dependências”, seguiu a juíza.

ANS suspende a venda de 51 planos de saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou nesta sexta-feira (7) a suspensão da venda de 51 planos de saúde de 11 operadoras, a partir do dia 14 de junho, em função de reclamações recebidas de consumidores. Os planos atingidos pela suspensão atendem atualmente cerca de 600 mil beneficiários, que continuarão a ter assistência regular garantida, segundo a agência. De acordo como G1, a medida é temporária e um resultado do Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento, realizado a cada três meses pela ANS. Os planos suspensos só poderão voltar a ser comercializados quando forem comprovadas melhorias. As principais reclamações no 1º trimestre envolvem cobertura assistencial e autorizações, reembolso, prazo máximo de atendimento e rede de atendimento. Entre 1º de janeiro e 31 de março do ano passado, foram registradas 19.411 reclamações nos canais de atendimento da ANS. Dessas, 18.789 foram consideradas para análise pelo Programa de Monitoramento. Segundo a agência, 93,56% das queixas foram resolvidas pela mediação feita pela ANS. Paralelamente à suspensão anunciada nesta sexta, a agência liberou a comercialização de 27 planos de saúde de 10 operadoras que haviam sido suspensos em ciclos anteriores.

Brumado: A4 Veículos se destaca na venda e financiamento de automóveis na Bahia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Há pouco mais de três anos no mercado de venda e financiamento de automóveis novos e usados, a A4 Veículos vem se destacando em toda a Bahia. Em parceria com a Bradesco Financiamentos, a A4 continua batendo recordes e mantendo a sua patente de Diamante em todo o estado. Em dezembro de 2018, a A4 Veículos inaugurou as suas novas instalações com espaço bem mais amplo e moderno, prezando pelo conforto no atendimento aos clientes e pelo gosto arrojado.

Brumado: A4 Veículos se destaca na venda e financiamento de automóveis na Bahia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Com uma grande capacidade e habilidade administrativa, o jovem e dinâmico empresário Fabrício Abrantes, gerente da loja, destaca que o maior desafio é manter a categoria da empresa, sem inadimplência dos clientes. “A nossa marca frisa o melhor negócio para os nossos clientes e, mediante isso, temos os frutos de zero de inadimplência com a Bradesco Financiamentos”, contou ao site Achei Sudoeste. 

Brumado: A4 Veículos se destaca na venda e financiamento de automóveis na Bahia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Abrantes agradeceu a sua equipe de vendas, bem como os clientes pela confiança nos serviços da A4 Veículos. “Só alcançamos as nossas metas devido ao empenho de nossos parceiros e vendedores, que, no dia a dia, busca sempre o melhor atendimento. Agradecemos aos nossos clientes por sempre confiar na A4 veículos”, finalizou.

São João na Bahia: Devinho Novaes tem shows cancelados após ser acusado de agressão Foto: Elias Dantas/Ag. Haack

O cantor Devinho Novaes teve shows que realizaria no São João das cidades de Camaçari, na região metropolitana de Salvador, e Alagoinhas, cancelados após ser acusado de agressão pela ex-namorada, a modelo Aylle Santiago. De acordo com o G1, Aylle fez postagens no stories do Instagram, na madrugada de quarta-feira (5), relatando que, durante os nove meses que conviveu com o artista, foi vítima de agressão física e verbal por parte dele, que é natural de Sergipe. Ela expôs fotos e prints de conversas entre os dois, relatou que flagrou o sergipano diversas vezes com outras mulheres, dentre elas garotas de programa.

Van escolar com 18 alunos da rede municipal tomba na zona rural de Paramirim Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na tarde da última quinta-feira (06), uma van escolar que fazia a linha da comunidade de Lajedo de Auroca até o distrito de Caraíbas, na zona rural de Paramirim, a 129 km de Brumado, tombou a caminho da escola. O veículo transportava 18 alunos da rede pública municipal. Informações preliminares apontam que problemas nos freios teriam causado o acidente. O motorista perdeu o controle da direção em um trecho íngreme e tombou. O coordenador de transportes do município, Diego Oliveira, afirmou que nenhum aluno ficou ferido. Já o motorista da van quebrou a mão.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, ficou em 0,13% em maio, o que representa uma desaceleração ante a taxa de 0,57% de abril, segundo divulgou nesta sexta-feira (7) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi o menor resultado para um mês de maio desde 2006 (0,10%). Trata-se também do índice mensal mais baixo do ano até o momento, refletindo principalmente a descompressão dos preços do grupo de alimentação e bebidas que voltou a apresentar deflação. Nos 4 primeiros meses do ano, porém, a inflação acumulada é de 2,22%, a maior taxa para o período desde 2016, quando ficou em 4,05%. De acordo com o G1, em 12 meses, o índice acumulado recuou para 4,66%, abaixo dos 4,94% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores. Apesar da desaceleração, a taxa ainda permanece acima da meta central de inflação do governo para 2019, que é de 4,25%. O resultado veio abaixo do esperado pelo mercado. Mediana das projeções de consultorias e instituições financeiras consultadas pelo Valor Data era de uma taxa de 0,20% em maio. Para 12 meses, a expectativa era de alta de 4,73%.

Arquivo