Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "06/2019"

02 Jun 2019 - 18:00h

O cantor Agnaldo Timóteo, que está internado na UTI do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador está evoluindo com quadro clínico estável, conforme aponta um boletim divulgado pela unidade médica no final da manhã deste domingo (2). De acodo com o G1, o artista está no Roberto Santos desde o dia 21 de maio, quando foi transferido do Hospital do Oeste, em Barreiras, em uma UTI aérea. Ele teve um acidente vascular cerebral (AVC). Conforme o boletim médico deste domingo, o cantor passa por fisioterapia para acelerar a recuperação clínica. Apesar da melhora, Agnaldo não tolerou a progressão da dieta via oral, onde foi liberada a ingestão de líquidos como água de coco e chás, conforme informado no boletim do sábado. O caso já foi reavaliado e os médicos estão utilizando medicamentos que estimulam o esvaziamento do estômago, pois o cantor está com gastroparesia, um distúrbio que afeta o sistema digestivo e gera um atraso no esvaziamento do estômago. No sábado, a unidade médica informou que Agnaldo já respira normalmente, após ter saído do coma induzido e da retirada da ventilação mecânica. Ele também já consegue sentar sem apoio. No entanto, não há previsão de alta.

02 Jun 2019 - 17:56h

Um homem foi preso em flagrante ao filmar momentos íntimos de moradores de um condomínio na localidade da Alameda Bela Vista, no bairro do Cabula, em Salvador, no final da noite de sábado (1º). Segundo a Polícia Militar, as imagens eram feitas com o uso de um drone. Ainda de acordo com a Polícia Militar, o suspeito também tinha gravações de adolescentes. Ele, que não teve o nome divulgado, foi detido depois que moradores acionaram a PM. Segundo o G1, os policiais levaram o suspeito e os equipamentos para a Central de Flagrantes, que fica na região do Iguatemi, onde a ocorrência foi registrada. Conforme a Central, ele foi autuado pelo crime de importunação sexual e liberado em seguida.

02 Jun 2019 - 17:55h

Em cinco meses de governo, o presidente Jair Bolsonaro editou três decretos para flexibilizar a posse e o porte de armas no Brasil, uma de suas principais promessas de campanha. Uma pesquisa do Ibope mostra, porém, que o Palácio do Planalto não goza do apoio da maioria da população nesta seara: 61% dos entrevistos são contra afrouxar as regras de posse e 73%, as de porte de armas, conforme antecipou o colunista do jornal O Globo Lauro Jardim. A rejeição é maior em áreas da periferia do país e entre mulheres. De acordo com o levantamento, apenas 37% dos entrevistados se disseram favoráveis à flexibilização da posse de arma de fogo. O afrouxamento das regras só é apoiado, em maioria, no estrato dos que ganham mais de cinco salários-mínimos (53%). Na região Sul, a mais aderente à medida, há empate técnico (48% a favor e 51%, contra). Enquanto isso, sete em cada dez pessoas ouvidas nas periferias brasileiras discordaram da flexibilização.

02 Jun 2019 - 17:45h

O cantor Gabriel Diniz, 28 anos, morreu na última segunda-feira (27), após a queda de um avião de pequeno porte no estado de Sergipe. O artista seria uma das atrações do Forró do Sítio Novo, evento que é realizado na cidade de Brumado. O músico já tinha gravado um vídeo convidando o público para a festa. “Alô galera de Brumado, na Bahia, dia 15 de junho estaremos aí fazendo um grande show, eu e toda minha galera. Nesse show diferente, que você já conhece, então Brumado, espere que eu tô chegando, dia 15 de junho, eu tô aí fazendo um grande show”, disse o cantor na gravação. A data da gravação do vídeo não foi divulgada. A produção do Forró do Sítio Novo confirmou ao site Achei Sudoeste, neste domingo (02), que fará uma homenagem a Gabriel Diniz, mas os detalhes não serão divulgados.

02 Jun 2019 - 17:05h

O engenheiro André Luís Cardoso foi eleito neste domingo (02) como o novo presidente do Clube Social Cultural e Recreativo de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o pleito terminou por volta das 16h e o resultado foi divulgado às 17h. Cardoso desbancou o candidato, Sinval Figueiredo Júnior, apoiado pelo atual presidente da entidade, o empresário Landoaldo Pereira. André obteve 320 votos, contra 284 do candidato de situação. 

Já para o conselho deliberativo, a chapa apoiada pelo presidente eleito também foi vitoriosa. A nova formação terá como presidente o advogado Kléber Lima Dias, que conquistou 322 votos, contra 284 de Marcondes Abreu Filho, candidato adversário.

02 Jun 2019 - 10:00h

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com as datas de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265, e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160.

02 Jun 2019 - 06:55h

Depois de defender a indicação de um evangélico para o Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente Jair Bolsonaro não garantiu, neste sábado, que vai indicar o ministro da Justiça, Sergio Moro, para a próxima vaga que abrir na Corte, como havia dito anteriormente. Questionado se a fala de sexta-feira implicaria que o nome de Moro estava descartado, Bolsonaro afirmou que apenas defende alguém com o “perfil” do ministro. “Sempre falei, durante a pré-campanha minha e campanha, que queria alguém no Supremo do perfil do Moro. Nada além disso”, disse Bolsonaro, após um almoço na casa de um colega militar. De acordo com o jornal o Globo, no mês passado, em uma entrevista à rádio Bandeirantes, Bolsonaro disse que tem um "compromisso" de indicar o ministro para a primeira vaga que abrir no STF. Dias depois, em uma transmissão nas suas redes sociais, o presidente negou a existência de um acordo com Moro, mas afirmou que, se tivesse que indicar alguém hoje para a Corte, indicaria ele.

02 Jun 2019 - 06:50h

Um idoso de 65 anos foi preso em flagrante em uma oficina clandestina que funcionava como fábrica de armas de fogo, na cidade de Tucano, no interior da Bahia. Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), ele foi detido após uma denúncia anônima. O caso aconteceu na noite de sexta-feira (31). Com o suspeito, identificado como Antônio Mascarenhas, a polícia apreendeu um fuzil calibre 7.62, duas espingardas, uma pistola, munições de diversos calibres, uma roupa camuflada e máscaras. Segundo o G1, o idoso foi levado para a Delegacia Territorial de Euclides da Cunha, onde a ocorrência foi registrada. De acordo com a SSP, as armas apreendidas teriam sido encomendados por uma quadrilha envolvida com roubos a bancos no interior do estado. Ainda conforme a SSP, um homem também havia sido preso na quinta-feira (30), em outra oficina de armas na mesma cidade. Com ele foram apreendidos revólver, espingarda, chumbo, pólvoras e maquinas para fabricação de armamento.

02 Jun 2019 - 06:45h

Dois adolescentes morreram e dois jovens ficaram feridos após um ataque a uma casa no bairro Jardim Sudoeste, na cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. O caso aconteceu no final da noite de sexta-feira (31). Uma das vítimas contou à Polícia Militar que estava na garagem do imóvel com os três amigos, quando um homem armado invadiu a residência e disparou contra o grupo. Até a tarde deste sábado (1º), esse homem ainda não havia sido identificado e preso. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado para socorrer as vítimas. Duas delas, identificadas como Johnathan Silva de Sousa, 14 anos, e Filipe Pires dos Santos, 15, morreram ainda no local. Eles foram baleados no rosto e no pescoço, respectivamente. Os corpos foram removidos por uma equipe do Instituto Médico Legal (IML), depois que a perícia no local foi feita. As outras duas vítimas, uma jovem de 17 anos e um rapaz de 18 foram feridos nas costas e no braço. Eles foram atendidos e levados para o Hospital São Vicente. O estado de saúde dos dois jovens não foi divulgado. O caso deve ser investigado pela Polícia Civil de Vitória da Conquista.

02 Jun 2019 - 06:40h

Após uma campanha muito ácida, chegou a vez dos associados irem às urnas para escolher o novo presidente do Clube Social de Brumado. A eleição será realizada neste domingo (02), das 09h às 16h, na sede da entidade. Atualmente, o clube possui 1350 associados, que se estiverem em dia com suas mensalidades, estão aptos a votar. Duas chapas estão concorrendo ao pleito. A chapa 1, é encabeçada pelo engenheiro civil, André Cardoso, já a chapa 2, pelo ex-presidente da entidade, Sinval Figueiredo Júnior. A expectativa dos sócios é grande para o resultado final devido à grande rivalidade entre os postulantes durante o período de campanha.

02 Jun 2019 - 06:15h

O Centro Integrado de Comunicações (Cicom) acionou o Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) após receber uma denúncia de que uma mulher e um idoso com necessidades especiais estavam sendo ameaçados. Segundo informou a Polícia Militar ao site Achei Sudoeste, um homem foi preso, no Bairro Urbis II, Caminho 18, durante a ação da guarnição do Peto. Ainda segundo a polícia, com a confirmação da denúncia, o indivíduo foi encaminhado para a Delegacia Territorial de Brumado e está à disposição da justiça.

01 Jun 2019 - 14:35h

Um jovem de 23 anos acusado de homicídio, em Brumado, foi preso na manhã deste sábado (01), na Rua Davi Bonfim, nas proximidades da delegacia. Segundo informou a PM ao site Achei Sudoeste, o indivíduo foi capturado por uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto). Ele estaria envolvido na morte de Lucas Dantas do Prado, que foi executado no último dia 23 de dezembro de 2018, na Rua Miguel Mirante.  A polícia não divulgou o nome do jovem. O elemento foi conduzido a delegacia de Brumado e está à disposição de justiça.

01 Jun 2019 - 14:25h

Após ser acionada pelo Centro Integrado de Comunicações (Cicom), uma guarnição de Polícia Militar de Brumado, recuperou dois ventiladores furtados de um estabelecimento comercial no Mercado Municipal. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, os guardas municipais que realizam a segurança no local, avistaram o indivíduo, que já tem passagens policiais, saindo de um restaurante em desabalada carreira sob sua posse um ventilador. A guarnição fez buscas pela região onde o meliante mora e também em locais de fuga, sendo o autor encontrado em sua casa, onde confessou a autoria do furto e indicou o local em que estava escondido os ventiladores, ambos furtados em restaurantes do Mercado Municipal, depois de terem suas portas arrombadas. As vítimas compareceram no local e o indivíduo foi encaminhado para Delegacia de Polícia para que as medidas cabíveis fossem adotadas.

01 Jun 2019 - 10:25h

Quando começou a fazer exercícios físicos, 4 anos atrás, a costureira baiana Sandra Santos Almeida, de 42 anos, nem imaginava que ia se tornar uma atleta premiada. Na época, a intenção era apenas melhorar o condicionamento físico, mas os anos passaram, os treinos se intensificaram e, no último fim de semana, Sandra se tornou campeã estadual de fisiculturismo, na categoria Body Fitness. De acordo com o G1, o título foi disputado em Salvador e garantiu a classificação da atleta para o Campeonato Brasileiro de Fisiculturismo. A competição será realizada na cidade de Ribeirão Preto (SP), em agosto. Até lá, Sandra terá três meses de preparação. A fisiculturista não esconde o nervosismo antes de participar da competição nacional, mas garante que a vitória não é tudo. Sandra destaca a experiência e a oportunidade de estar na prova pela primeira vez. Casada, mãe de três filhos, e avó de uma menina, a costureira começou a competir há apenas 2 anos, contudo, já coleciona troféus e medalhas. Entre as atividades de casa e o trabalho, a baiana se aperfeiçoa para as disputas com o preparador físico e também atleta Washington Santos, em uma academia no bairro onde mora, na cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado.

O foco é constante. No período de competições, o treino é intensificado e a carga de peso aumenta. A baiana chega a malhar 2h30 por dia. Em casa, Sandra trabalha em um cantinho da cozinha, preparado especialmente para a costura. Ela presta serviço para uma empresa, mas também atende outras demandas. A máquina de costura não para de funcionar por horas. É preciso muita energia para dar conta de atender aos pedidos, mas trabalho não é problema para a atleta. Sandra assumiu responsabilidades cedo. O primeiro filho chegou quando ela estava com 12 anos. Aos 13, a baiana perdeu a mãe. Filha do meio de cinco irmãos, ela passou a cuidar dos mais novos e também do bebê dela. Antes de ser costureira, Sandra chegou a atuar como ajudante de pedreiro, auxiliando o marido, com quem está há mais de 30 anos. É ao ofício antigo que a atleta atribui a resistência para pegar pesado durante os treinos e condicionar o corpo para as competições. Realizada com o título, ela fala sobre a importância de persistir.

01 Jun 2019 - 07:40h

Um acidente de moto ocorrido na última sexta-feira (31) na BA-263, estrada vicinal que liga Jacaraci ao Distrito de Irundiara, causou a morte de uma criança de 12 anos, identificada como Yran Neto Silva. O condutor da motocicleta segue internado no hospital de Jacaraci. De acordo com o Portal Licínio, a moto teria se chocado com o caminhão caçamba que trafegava pela via. O condutor da motocicleta foi identificado pelo prenome de Nivaldo, e seria padrasto de Yran. Agentes de Polícia Militar estiveram no local e apuram as causas do acidente.

01 Jun 2019 - 07:10h

A guarda municipal Daiane Guedes, de 36 anos, havia acabado de sair de uma apresentação teatral sobre educação no trânsito, em São José, na Grande Florianópolis, quando flagrou um roubo. Ainda vestida como Princesa Esmeralda, ela deu voz de prisão ao ladrão. O caso inusitado ocorreu na tarde desta sexta-feira (31). “Fiquei surpresa com a situação, claro. Foi muito atípico”, contou a guarda, que também é atriz. A peça de teatro foi encenada no Centro de Atenção aos Idosos (Cati), na Avenida Beira-Mar, como parte de um seminário de educação no trânsito como programação do Maio Amarelo, de prevenção a acidentes de trânsito. Daiane conta que deixou o espaço e pegou a viatura descaracterizada com intenção de ira uma base da Guarda Municipal, a cerca de cinco minutos dali, para buscar o uniforme de trabalho que tinha deixado lá.

Mas, poucos metros após sair do Cati, ela viu um conhecido andando a pé, na calçada, e uma pessoa com atitude estranha perto dele. “Esse colega estava assustando, e perguntei se estava tudo bem e ele disse que estava sendo assalto", contou Daiane. la desceu do carro, encostou o homem na parede e deu voz de prisão, chamando em seguida reforço via radiocomunicador. "Ele ficou surpreso, achou que eu não conseguiria fazer nada. Mas quando me ouviu fazendo a comunicação via rádio, ele foi soltando a mochila [da vítima]”, disse. Na sequência, uma viatura da Guarda Municipal chegou e levou o ladrão e a vítima até uma delegacia. A imagem de Daiane vestida de princesa e prendendo o assaltante já está nas redes sociais. A guarda, que está no cargo há 15 anos, diz que não esperava a repercussão. “Estou até assustada, imagina!”, falou.

01 Jun 2019 - 07:05h

As medidas restritivas ao cigarro no Brasil evitaram a morte de 15 mil crianças entre 2000 e 2016. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (31), data escolhida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como “Dia Mundial sem Tabaco”. Este é o primeiro estudo que analisou o impacto na medida na saúde infantil brasileira – e também em um país em desenvolvimento. O artigo é assinado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), e por cientistas do Imperial College of London e do Centro Médico Erasmus da Holanda. Os autores reforçam a necessidade de a medida ser adotada por outros países – apenas 20% da população mundial está protegida por medidas públicas de controle ao fumo. Ainda no útero, a exposição do bebê às substâncias do cigarro pode causar problemas de desenvolvimento, um parto prematuro ou um nascimento com peso abaixo da média. De acordo com o G1, os bebês também são afetados após o parto, com um maior risco de infecções respiratórias, asma e morte súbita. Para chegar aos resultados do estudo, os pesquisadores analisaram dados de todos os nascidos vivos, óbitos infantis e mortes neonatais no Brasil entre 2000 e 2016.

01 Jun 2019 - 07:00h

A Petrobras anunciou na noite da última sexta-feira (31), mais uma redução no preço médio dos combustíveis nas suas refinarias. O preço da gasolina caiu 7,16%, e é vendida a R$ 1,8144. Essa foi a segunda redução anunciada pela empresa em uma semana. No último sábado (25), uma redução de 4,4% foi realizada pela estatal. Em Brumado, o preço médio do litro da gasolina é de R$ 5,089. Até o momento, não existe nenhuma sinalização na redução do valor do litro do combustível. Os postos da cidade não reduzem o valor da gasolina na mesma velocidade quando a Petrobras anuncia qualquer reajuste superior. A possibilidade de existência de um cartel na cidade é cada vez maior, já que não existe no município diferença nos preços dos combustíveis, entre um estabelecimento e outro. A população local cobra uma atuação do Ministério Público Estadual (MPE) para investigar a possível prática do cartel e que os empresários do segmento possam ter uma livre concorrência beneficiando assim os consumidores.

01 Jun 2019 - 06:50h

A Petrobras informou na noite desta sexta-feira (31) que vai reduzir o preço médio dos combustíveis nas suas refinarias a partir de sábado (1). O valor médio do litro do diesel vai ficar 6% menor e passará a ser vendido a R$ 2,1664. O preço da gasolina vai cair 7,16%, para R$ 1,8144. A última alteração no preço médio da gasolina foi feita na semana passada, quando a Petrobras reduziu o valor do combustível em 4,4%. A Petrobras decide sobre os preços dos combustíveis com base em fatores como a cotação internacional do petróleo e o câmbio, mas uma sistemática em vigor desde setembro prevê o uso de operações de hedge para permitir um espaçamento maior entre os reajustes.

01 Jun 2019 - 06:40h

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou na última sexta-feira (31) que a bandeira tarifária para junho de 2019 será a verde, sem cobrança extra nas contas de luz. Em maio, foi acionada a bandeira amarela, com acréscimo de R$ 1 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. A Aneel disse que, embora junho seja um mês típico da estação seca nas principais bacias hidrográficas do país, “a previsão hidrológica para o mês superou as expectativas, indicando tendência de vazões acima da média histórica para o período” e que, por isso, o cenário foi favorável para a retirada da cobrança extra nas contas de luz. O cálculo para acionamento das bandeiras tarifárias leva em conta, principalmente, dois fatores: o risco hidrológico e o preço da energia. Segundo a agência, o cenário favorável reduziu o preço da energia para o seu patamar mínimo, o que “diminui os custos relacionados ao risco hidrológico e à geração de energia de fontes termelétricas”, possibilitando a manutenção dos níveis dos principais reservatórios próximos à referência atual.