Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
06/2019
Brumado: Édio Pereira é reeleito para presidência do Sindicato dos Mineradores Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última sexta-feira (14), foi realizada a eleição para eleger a diretoria executiva, o conselho fiscal, e delegado federativo e os respectivos suplentes do Sindicato dos Mineradores (Sindmine). Concorreu apenas uma chapa, encabeçada pelo atual presidente Édio Pereira. Participaram do pleito 713 associados de um total de 1008 que estavam aptos a votar, sendo que a chapa eleita obteve 661 votos sim; 47 votos não, 04 votos nulos e 01 voto em branco. Para o presidente reeleito, o resultado da votação, cujo índice de aprovação superou os 93%, demonstra a seriedade, transparência e a confiança do trabalho desenvolvido pela atual diretoria da entidade. Segundo o presidente, com este resultado, aumenta ainda mais a responsabilidade e o compromisso de continuar trabalhando diuturnamente em defesa dos trabalhadores na busca de melhores dias para a grandiosa categoria de mineradores de Brumado e região.

Petrobras faz em Sergipe maior descoberta desde o pré-sal

A Petrobras fez a maior descoberta desde o pré-sal, em 2006. De seis campos no estado do Sergipe, espera extrair 20 milhões de m³ por dia de gás natural, o equivalente a um terço da produção total brasileira. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo. Segundo a reportagem, a descoberta deve gerar R$ 7 bilhões de receita anual à Petrobrás e sócias, calcula a consultoria Gas Energy. Na avaliação do governo, a conquista pode ajudar a concretizar o “choque de energia barata” prometido pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, - plano para baratear em até 50% o custo do gás natural e "reindustrializar" o País. O governo espera que, em curto prazo, deva sair de Sergipe o gás mais barato do Brasil. Primeiro, pelo próprio aumento da produção, que ajuda na redução dos custos. Segundo, pela entrada em operação de rivais da petroleira, como a americana ExxonMobil, que tem projetos de exploração na região. Por fim, pela presença de empresas importadoras de gás, que também vão concorrer pela infraestrutura de escoamento. Dessa maneira, a tendência é de redução na tarifa de transporte e, com isso, também do preço final do produto.

Prefeitura de Brumado realiza série de ações para abastecimento na região de Ubiraçaba Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, a Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos vem implementando uma série de ações importantes com vistas a ampliar o abastecimento no meio rural. Neste mês de junho, as comunidades beneficiadas estão localizadas na região do Distrito de Ubiraçaba, um dos locais com o maior déficit hídrico do município. Na comunidade de Lagoa Torta está sendo construído um reservatório de 6 metros de altura, suficiente para que a água chegue por gravidade até as residências mais distantes. Também está sendo instalada a rede de tubulação com a mesma finalidade. Já em Papagaio, o poço artesiano está sendo otimizado, bem como estão sendo construídos uma caixa d’água e todo o sistema de tubulação. Por fim, no Povoado de Boi Morto será instalado um poço artesiano para alimentar a caixa existente.

Conheça os vasos e pedras decorativas da loja de decoração Brumas

Quer dar um toque de elegância e sofisticação ao seu ambiente? Conheça os vasos e pedras decorativas da Brumas, loja localizada na Avenida Centenário, 317, no Bairro Novo Brumado. Além dos vasos e pedras, a loja trabalha com revestimento de parede para áreas internas e externas, gesso 3D, PVC 3D e pedra natural. Para agendar um horário para conhecer as peças, basta ligar para o telefone (077) 99828-8085. Na Brumas, você vai encontrar a inspiração que faltava para decorar os mais diversos ambientes.

Câmara de Vereadores de Brumado antecipa primeira parcela do 13º salário Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Pelo terceiro ano consecutivo, a Câmara de Vereadores de Brumado está antecipando o pagamento da primeira parcela do 13º salário. Por meio do presidente, vereador Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT) a medida publicada no Diário Oficial. A parcela já está disponível na conta dos servidores e legisladores. Os recursos sobressalentes do legislativo também vêm sendo devolvidos à administração municipal para serem aplicados em obras e outras ações importantes.

Brumado: Prefeitura Municipal vai antecipar a primeira parcela do 13º salário Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Apesar da crise vivenciada em diversos municípios, a prefeitura de Brumado segue na direção oposta e decidiu antecipar a primeira parcela do 13º salário. A medida visa beneficiar os servidores municipais e injetar um bom volume financeiro na economia local nesse período de festas. De acordo com o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), o pagamento será efetuado no próximo dia 20.

Brumado: Festas fazem falta, assim como atitude positiva empresarial para driblarmos a crise, aponta empresário Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um dos maiores empreendedores da cidade, o empresário Alguiberto Santos, o Beto Bike acredita que, neste mês de junho, a economia deu um salto grande em razão dos festejos de aniversário do município. “Do dia 1º até hoje deu um boom. O comércio alavancou, tanto que outros gestores e empresas de fora estão enxergando Brumado com visão nova. Ficamos impressionados com a movimentação nessa primeira quinzena de junho”, destacou. Bike ainda ressaltou que os bons resultados nas vendas foram registrados não só no seu segmento, o esportivo, como em todo comércio. “A movimentação da Beto Bike, não só a nível municipal, mas regional, cresceu muito”, completou. Para ele, a realização de festas na cidade é muito positiva, refletindo em todos os aspectos da economia local. Além do foco no entretenimento, o empresário acredita que uma atitude empresarial positiva também é fundamental para driblar a crise. “Brumado tem muito a crescer, mas precisamos mudar a nossa cabeça”, finalizou.

Brumadense é preso acusado de matar jovem após ser cobrado de uma bicicleta roubada em Bom Jesus da Lapa Foto: Divulgação/PC

O brumadense Josean Damasceno Cardoso, de 21 anos, é acusado de ter matado com golpe de faca, Fabrício Sousa da Silva, de 22 anos, no último sábado (15), na cidade de Bom Jesus da Lapa, na região oeste da Bahia. Segundo o Lapa Oeste, o crime ocorreu no bairro João Paulo II. De acordo com testemunhas, ele teria matado Fabrício ao ser cobrado sobre o paradeiro de uma bicicleta roubada da vítima. 

Brumadense é preso acusado de matar jovem após ser cobrado de uma bicicleta roubada em Bom Jesus da Lapa Foto: Divulgação/PC

As equipes policiais chegaram rapidamente ao local do crime e, após colher informações de populares, iniciaram diligências em busca do assassino. Josean foi localizado em pouco tempo e não ofereceu resistência aos agentes policiais. Após a prisão, o jovem foi conduzido à sede da 24ª Coorpin para execução dos procedimentos legais. Ele ficou detido à disposição da justiça.

'Meu ciclo na prefeitura venceu', diz André Cardoso ao deixar a Superintendência de Trânsito de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O engenheiro civil André Cardoso pediu demissão do cargo de superintendente de trânsito da prefeitura municipal de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Cardoso teve um encontro com o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) na última sexta-feira (14), na qual informou a sua decisão em deixar o cargo. “Foi tudo tranquilo, não tive desavença, briga com ninguém, acredito que meu ciclo na prefeitura venceu”, disse. O ex-servidor púbico tocará projetos pessoais com uma empresa privada. “Estou buscando novos ares. Vida que segue. Obrigado a todos pelo apoio”, postou Cardoso em uma rede social. André já atuou como secretário de infraestrutura e trabalhava no executivo há mais de 12 anos.

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com as datas de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265, e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160.

Uso de simulador veicular será facultativo nas autoescolas

O processo de formação de condutores brasileiros terá novas regras. O uso de simulador de direção veicular no processo de formação de condutores passará a ser facultativo e cursos nas autoescolas obrigatórios para alunos da categoria B serão reduzidos de 25 para 20 horas de aulas práticas. Além disso, a exigência de aulas noturnas cairá de 5h para 1 hora/aula. De acordo com o Tribuna da Bahia, as decisões foram anunciadas na primeira reunião de 2019 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), realizada na última quinta-feira (13), em Brasília (DF). De acordo com o ministro da Infraestrutura e presidente do colegiado, Tarcísio Gomes de Freitas, a decisão desburocratiza parte das etapas do processo de formação do condutor. “Essa reunião trouxe para a pauta temas que vinham sendo objeto de discussão desde o início do ano. As decisões foram fruto de muita reflexão e estão sendo tomadas com toda responsabilidade”, afirmou. “Estamos muito alinhados às diretrizes que o presidente Bolsonaro tem nos mostrado, de desburocratizar os processos, retirar entraves e facilitar a vida do cidadão”, concluiu.

Casos suspeitos de dengue na Bahia crescem 460% nos cinco primeiros meses de 2019

O número de casos prováveis de dengue na Bahia registrou um crescimento de 460,6% nos primeiros cinco meses deste ano na comparação com o mesmo período de 2018, conforme dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Ao Bahia Notícias, a pasta informou que entre 30 de dezembro de 2018 e 1º de junho de 2019 foram notificados 33.487 casos prováveis da doença transmitida pelo Aedes aegypti no estado. Enquanto no mesmo período de 2018, este número foi de 5.973 casos prováveis. A Sesab informou ainda que o agravo do número de casos foi registrado por 327 cidades baianas. Os próprios municípios encaminharam à Sesab notificações informando o aumento no número. Em relação aos casos de morte em decorrência da dengue na Bahia neste ano, o número chegou a 14, sendo sete em Feira de Santana, um em Candeias, um em Rafael Jambeiro, dois em Salvador, um em Saubara, um em Jacobina e um em Paripiranga. Todos esses casos foram confirmados por critério laboratorial, segundo a Sesab, que ainda informou que existem 11 outros óbitos registrados/ notificados sob investigação. As notificações não especificam se o caso de dengue evoluiu para o tipo hemorrágica, mais grave. Em cenário nacional o número também cresceu. O total de mortes decorrentes da dengue em todo o Brasil neste ano é quase três vezes maior do no mesmo período de 2018, conforme o boletim mais recente do Ministério da Saúde, do dia 5 de junho. O documento informa que as mortes por dengue confirmadas até 27 de maio eram 295. No mesmo momento do ano passado, o país havia registrado 99 mortes pela doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

Ultrassom revela bebê fazendo coração com as mãos Foto: Divulgação

A ultrassonografia mais fofa que você verá hoje foi feita em uma maternidade de Rio Branco, no Acre. Nela, uma bebê, que vai se chamar Maria Valentina, aparece fazendo um coração com as mãos. A mãe, Ludmila Pereira, fez o exame para acompanhar a gravidez na última quinta-feira (13). Ela está no 7º mês de gestação. Ela e o pai da bebê, Francisco Manueres, se surpreenderam com a imagem.  “Essa é um ultrassom em 3D, que um médico me presenteou. Ele que tirou a foto pelo celular, percebeu e tirou. Como tinha ganhado, ele não imprimiu, ficou só laudo. Foi muito rápido porque ela estava se mexendo muito”, disse a mãe ao G1. Segundo Ludmila, o médico explicou que o gesto foi um reflexo da filha à forte luz do aparelho e que causou sensibilidade no bebê, fazendo que ela levantasse as mãos para cobrir o rosto.

Vitória da Conquista: Pai e filho são presos suspeitos de participação no tráfico de drogas Foto: Divulgação/PC

Um homem de 55 anos e o filho dele, de 28 anos, foram presos na cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, suspeitos de participação no tráfico de drogas na região. A prisão ocorreu na sexta-feira (14), depois que a polícia encontrou drogas e dinheiro com a dupla. Conforme a Polícia Civil, o homem mais novo foi preso com drogas dentro do veículo onde estava ao chegar em um condomínio do bairro Candeias. A polícia não informou a quantidade de drogas que estava com ele. De acordo com o G1, ainda durante a prisão, a polícia fez buscas pelo apartamento do homem, quando encontrou mais drogas, dinheiro e balança de precisão, além do pai dele no local. Após o caso, pai e filhos foram encaminhados para o Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) da cidade, onde foram autuados em flagrante por tráfico e associação para o tráfico

Campanha do MEC é acusada de racismo nas redes sociais Foto: Reprodução

Uma campanha do Ministério da Educação está sendo acusada de racista e virou alvo de piadas na internet. De acordo com a Revista Época, em uma imagem para divulgar as inscrições do ProUni, uma estudante negra passa a ter a mão branca ao se formar, segurando um diploma. “Mulher preta com diploma vira branca?”, perguntou uma internauta. Já um outro internauta foi mais crítico. “Vou avisar meus pais que, quando eu me formar, vou virar branco”. “MEC racista”, afirmou mais um.

Vereadores de cidade mineira reduzem os próprios salários em 80% Foto: Elmira Fonseca

Vereadores da cidade mineira de Arcos tomaram uma iniciativa inusitada no Brasil. Decidiram cortar na própria carne para aliviar os cofres do município de 40 mil habitantes, localizado no oeste do estado. Eles aprovaram nesta semana um projeto de lei que reduz em 80% os seus salários entre 2020 e 2024. Com isso, os vencimentos de cada parlamentar cairão dos atuais R$ 6.149 para R$ 1.229. De acordo com o Congresso em Foco, o prefeito e os secretários municipais também terão corte de 50% e 20%, respectivamente, conforme outra proposta recém-aprovada. No caso do prefeito, o salário baixará dos atuais R$ 24 mil para R$ 12 mil. Os secretários passarão a receber R$ 6.300, ante os R$ 7.900 que ganham hoje. Já o vice-prefeito terá sua remuneração reduzida dos atuais R$ 6.400 para R$ 5.100. A Câmara estima que os cortes gerarão uma economia de R$ 4 milhões aos cofres do município. Para virarem lei, a redução salarial dos políticos de Arcos depende agora da sanção do prefeito Denilson Teixeira (MDB).

Brumado: Audiência Pública do Plano de Saneamento é realizada no Distrito de Itaquaraí Foto: Divulgação

Dentro do planejamento visando estabelecer novas diretrizes para o setor de infraestrutura de Brumado, a administração municipal criou uma agenda positiva, tendo como um dos destaques o Plano Municipal de Saneamento (PMS) - Abastecimento de água e Esgotamento Sanitário - que vem promover novos parâmetros e regular um dos grandes déficits históricos, já que o município é um dos únicos da Bahia que ainda não possui o Sistema de Esgotamento Sanitário. Dando sequência ao cronograma estabelecido, foi realizada nesta quinta-feira (13), na Escola Clemente Gomes, no Distrito de Itaquaraí, mais uma etapa das audiências que serão realizadas em todos os distritos municipais. A comunidade comparece em peso e a discussão foi muito produtiva, onde os questionamentos foram esclarecidos pelos membros da administração municipal.

Polícia localiza residência com plantação de maconha em Caculé Foto: Divulgação/PM

A Polícia Militar de Caculé, a 100 km de Brumado, localizou na tarde da última sexta-feira (14), uma residência com plantação de maconha. Segundo informou a PM ao site Achei Sudoeste, após uma denúncia anônima, quatro pés maconha foram localizados e o proprietário do imóvel identificado como Aldenicio Oliveira Brito, 44 anos, foi conduzido a Delegacia de Caculé. Ainda segundo a polícia, algumas sementes e uma quantidade da erva preparada para o consumo foram apreendidas.

Brasil vence Bolívia na estreia da Copa América Foto: Marcos Ribolli/GloboEsporte.com

Jogando de branco, o Brasil estreou com vitória na Copa América ao bater a Bolívia por 3 a 0, na noite desta sexta-feira (14), no Morumbi. Coutinho duas vezes, um deles de pênalti após o árbitro consultar o VAR, e Everton, com um golaço, fizeram para o time de Tite. A utilização do uniforme é uma homenagem aos 100 anos do título da Seleção no Sul-Americano de 1919, considerada a primeira edição da competição. A última vez que o time Canarinho utilizou uma vestimenta desta cor foi em 2004 contra a França, em amistoso comemorativo do centenário da Fifa.

Eleições 2020: Empresário Fabrício Abrantes aparece forte para disputar prefeitura de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O empresário Fabrício Abrantes está sendo cobiçado por diversos partidos políticos para disputar a prefeitura de Brumado nas eleições 2020. As informações são do Blog Políticos do Sul da Bahia. De acordo com a publicação, O jovem empresário goza de popularidade e credibilidade na cidade e já mostrou força política na eleição de 2014. Ainda de acordo com a publicação, o resultado de uma pesquisa animou os empresários que definiram que vão apoiar o nome de Fabrício Abrantes como candidato ao executivo brumadense. A expectativa que no segundo semestre seja registrada uma pesquisa e o jovem empresário defina seu partido político.

Um treinador de futebol foi preso pela Polícia Civil, na cidade de Eunápolis, no sul da Bahia, na quinta-feira (13), por guardar material pornográfico de adolescentes. Conforme a polícia, o homem era investigado há um ano por aliciamento de menores e abusos sexuais contra alunos e jogadores de futebol. De acordo com o G1, o treinador foi identificado como Marisjotenes Pereira Damião, de 54 anos. Ele é conhecido também como Jota Pereira. A prisão foi feita por equipes da Delegacia de Eunápolis, que cumpriram um mandado de busca e apreensão na casa do suspeito. No imóvel, foi apreendido o celular do criminoso, onde os policiais encontraram imagens dele abusando de um adolescente de 16 anos. De acordo com o delegado Bernardo Marques Pacheco, titular da Delegacia de Eunápolis, Jota Pereira aproveitava-se da condição de professor e técnico de futebol para praticar os crimes. “Ele tinha uma boa reputação na cidade e atraía os jovens em troca de presentes, promessas de titularidades em clubes locais e indicações para times maiores”, disse, em nota, o delegado. A polícia busca identificar outras vítimas do suspeito. O treinador segue preso, à disposição da Justiça e vai responder por crime de armazenamento de material pornográfico envolvendo crianças e adolescentes.

Presidente Jânio Quadros: Rui entrega obras de infraestrutura hídrica Foto: Manu Dias/GOVBA

O governador Rui Costa (PT) esteve no município de Presidente Jânio Quadros, no sudoeste da Bahia, nesta sexta-feira (14), quando realizou a entrega de sistemas simplificados de abastecimento de água. As obras de infraestrutura hídrica envolveram investimentos de R$ 3 milhões. As obras inauguradas beneficiam as localidades de Lagoa de Dentro Dois, Fazenda Jardim, Vereda da Onça, Pedra Redonda e Fazenda Melancia, onde vivem cerca de 90 famílias. Rui também fez a entrega simbólica da ampliação e de melhorias da Estação de Tratamento de Água (ETA) no Sistema de Abastecimento Integrado de Água de Maetinga e Presidente Jânio Quadros, serviço que alcança mais de 13 mil habitantes. Outra entrega realizada foi a pavimentação em paralelepípedo na Avenida Nações Unidas, na sede do município. Executada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), a obra recebeu R$ 340 mil em recursos. Durante o evento, o governador assinou ainda a ordem de serviço para início da construção do Centro de Comercialização de Animais. Serão investidos mais de R$ 220 mil na construção, com previsão de conclusão em 120 dias. Ainda no município, Rui visitou a Escola Estadual Eraldo Tinoco e participou da inauguração do Instituto Educacional Agenor Alves de Oliveira. Por fim, autorizou convênio do edital Socioambientais Quilombolas, no âmbito do Bahia Produtiva. A ação beneficiará 20 famílias que vivem em comunidade quilombola e conta com investimento de R$ 180 mil.

Governo anuncia retomada de exportação de carne bovina à China Foto: Thinkstock/Veja

O governo brasileiro anunciou nesta quinta-feira, 13, a retirada de uma suspensão temporária para empresas do país exportarem carne bovina à China. A suspensão foi imposta pelo próprio governo brasileiro no último dia 3, devido a um caso atípico da doença da vaca louca no Mato Grosso. “Voltaremos a emitir os certificados sanitários normalmente e continuar com nossas exportações para o país asiático”, disse a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, em mensagem no Twitter. De acordo com a Veja, a Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo) esperava a liberação das exportações para o final deste mês. E a entidade avaliou ainda, anteriormente, que os negócios para a China voltariam com força, após embarques represados. As compras chinesas de carnes estão fortes no momento em que o país asiático enfrenta as consequências da contaminação de suas criações de porcos pela peste suína africana. A China e Hong Kong respondem por cerca de 40% das exportações do produto do Brasil, maior exportador global. A ministra lembrou que a decisão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, no começo do mês, havia sido necessária para cumprir um protocolo bilateral acertado entre os países em 2015, que prevê suspensão temporária das importações de carne quando detectado caso atípico de vaca louca, doença formalmente conhecida como Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB).

Caculé: Mulher acusa ex-companheiro de divulgar vídeo íntimo nas redes sociais após fim do relacionamento Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Caculé, a 100 km de Brumado, uma mulher de 45 anos acusa o ex-companheiro de ter divulgado nas redes sociais um vídeo íntimo do casal após o fim do relacionamento. Em Boletim de Ocorrência registrado na Delegacia de Polícia de Caculé, a denunciante disse que, depois de terminar o relacionamento, começou a ser ameaçada, inclusive de morte. De acordo com o Informe Cidade, as imagens foram feitas através do celular do acusado e sem o consentimento da vítima. “Quando eu percebi que ele estava gravando eu tentei tomar o celular dele para apagar as imagens e disse que não queria que ele fizesse aquilo. Na ocasião, a gente até discutiu e ele afirmou pra mim que havia apagado e eu acreditei. Só depois que terminamos foi que ele começou a me ameaçar com a divulgação e me mandou o vídeo pra eu ter certeza que ele não havia apagado”, relatou. A polícia está investigando o caso.

Arquivo