Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
07/2013
Polícia apreende mais de 9 kg de drogas em Brumado Duas pessoas foram encaminhadas para a delegacia da cidade com o material apreendido. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Uma guarnição do Pelotão Tático Operacional (Peto) da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) apreendeu 9kg de maconha prensada e mais 296g de crack na tarde desta segunda-feira (01). As drogas estavam em posse de dois jovens que trafegavam de moto pela Rua Armindo da Silva Leite, no Bairro Dr. Juracy. A apreensão aconteceu por coincidência, pois a polícia estava no local realizando abordagens em busca dos celulares que haviam sido roubados de uma loja. Ao avistarem o carona de um mototaxista transportando uma mochila suspeita, os policiais pediram para estacionar e averiguaram o objeto, encontrando então as drogas. Os jovens disseram que a droga tinha vindo de Salvador, com destino à cidade de Caetité. O mototaxista, que declarou ter 16 anos, e o jovem com a mochila foram encaminhados à delegacia com todo o material apreendido.

Festa de São Pedro lotou Bairro Olhos D’Água em Brumado A estrutura ajudou aos artistas a abrilhantarem o evento, que foi animado ainda por apresentações de quadrilha e a tradição do pau de sebo. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O fim de semana foi de muita alegria na Praça Donatila Meira Lobo, no Bairro Olhos D’Água em Brumado, onde foi celebrada a festa de São Pedro. A estrutura de primeira qualidade ajudou aos artistas a abrilhantarem o evento, que foi animado ainda por apresentações de quadrilha e a tradição do pau de sebo. Comidas e bebidas típicas da época também fizeram parte da festa das mais de 20 mil pessoas que passaram pela Praça nos três dias do São Pedro dos Olhos d’Água. Iniciado na última sexta-feira (28), os forrozeiros curtiram o encerramento do evento, no domingo (30), assistindo ao jogo final da Copa das Confederações em um telão e comemorando a vitória do Brasil. Para o promoter Beto Bonelly, a festa que parecia simples se tornou um marco para o município. “Alguns não acreditavam no sucesso da festa por não ter grandes atrações da música, mas Brumado é um celeiro de artistas e quem foi para a praça pôde comprovar que santo de casa faz milagre sim e a prata da casa é boa e brilha muito. Parabéns aos nossos artistas e a todos que compareceram e brincaram conosco nesse São Pedro que foi nota mil”, comentou o produtor em entrevista ao site Brumado Notícias.

2ª Copa Capoeira Fight em Brumado O evento será na AABB no próximo dia 07 de julho e iniciará às 8h30.

A capoeira, em que a ginga é o disfarce da luta, está tendo atualmente um grande destaque no mundo das lutas, já introduzida no MMA por muitos lutadores brasileiros. E Brumado também está vivenciando esse momento importante para a capoeira. No próximo dia 07 de julho acontecerá a 2ª Copa Capoeira Fight Brumado. Nesta disputa, diferente de apresentações convencionais de capoeira, serão realizados combates em que a capoeira será mostrada como a Arte Marcial Brasileira. As lutas principais serão entre os atletas do Grupo Topázio e da Associação Capoeira Ginga Brasil, os quais estarão usando proteção individual (capacete, caneleiras e protetor bucal). A Copa também contará com a modalidade infantil, em que as crianças disputarão o melhor jogo de capoeira. O evento será na AABB e iniciará às 8h30.

Caetité: Vereador entra com recurso pedindo anulação da condenação Álvaro Montenegro (PR) disse que já entrou com um recurso no Superior Tribunal de Justiça e na Justiça Federal de Salvador pedindo a anulação da condenação. (Foto: Caetité Notícias).

O vereador Álvaro Montenegro (PR), também presidente da Câmara de Caetité, foi condenado pela Justiça Federal à prisão em regime aberto por ter roubado energia da Prefeitura Municipal para alimentar a sua rádio pirata, Star FM. Na manhã dessa segunda-feira (01), Nem de Dácio, como é mais conhecido o vereador republicano, confirmou a sua situação e disse já ter entrado com recurso no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e na 17ª Vara de Justiça de Salvador pedindo a anulação da condenação. De acordo com o parlamentar, tal processo teria prescrito em 2007, pois foi iniciado em 1999. “Embora o processo tenha prescrevido, a Justiça acabou julgando e a condenação foi dada em 29 de outubro de 2012. Estranhamente, só foi divulgada agora na mídia regional”, afirmou Montenegro ao site Caetité Notícias, declarando estar aguardando tranquilamente o julgamento do recurso. A Justiça também determinou que o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) cancelasse o título eleitoral do presidente da Câmara Municipal de Caetité, mas o político acredita que irá continuar no cargo. “Meu título está suspenso até o julgamento do recurso. Se mantido o parecer da Justiça meu título será então cancelado, mas meu mandato como vereador e presidente da Câmara fica como está”, garantiu. De acordo com Nem de Dácio, esse é um direito dado pela Constituição Federal e que o cancelamento só irá restringir próximas candidaturas, dando de 5 a 8 anos de inelegibilidade. “Mesmo assim está descartada a possibilidade de cassação do meu mandato atual. Continuo atendendo em meu gabinete da mesma forma”, reiterou. Sobre ter outros processos em seu nome, como o caso de compra de votos, Álvaro Montenegro afirmou que quem está na vida pública está sujeito a este tipo de coisa. “Meus advogados também trabalham em outros processos contra mim. E eu confio em Deus e na justiça dos homens, portanto estou tranquilo e consciente dos meus atos perante a sociedade”, respondeu.

Lira Ceciliana Brumadense tocará no 2 de julho em Salvador A filarmônica se apresentará durante o desfile na Rua 2 de Julho, a partir das 8h30. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A cinquentenária Sociedade Musical Lira Ceciliana Brumadense embarcou na madrugada desta segunda-feira (01) para a capital baiana, onde se apresentará durante os festejos de 2 de Julho, dia da independência da Bahia. A Lira Ceciliana recebeu o convite da Coordenação de Música da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), e, com o apoio da prefeitura de Brumado, atendeu ao chamado para fazer parte desta importante celebração baiana. Na oportunidade, a Lira vai estrear cinco novos instrumentos musicais, concedidos esse ano pela Fundação Nacional de Artes (FUNARTE). A filarmônica se apresentará durante o desfile na Rua 2 de Julho, a partir das 8h30.

01/Jul/2013 - 13h00

O Gigante Acordou!

O Gigante Acordou! Há algum tempo os jogadores da seleção se mostravam acomodados, deixando os fissurados em futebol descrentes sobre a atuação na Copa do Mundo 2014. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

“O Gigante Acordou!” Esse tem sido um dos principais gritos que ecoam nos manifestos populares por todo o Brasil, e a expressão chegou aos ouvidos dos jogadores da seleção brasileira de futebol. Há algum tempo os jogadores do time canarinho se mostravam acomodados, deixando os fissurados em futebol descrentes sobre a atuação brasileira na Copa do Mundo de 2014. Mas em meio às importantes manifestações no país, veio também a Copa das Confederações da Fifa e a seleção brasileira resolveu se manifestar para a torcida, jogando o futebol que já lhe consagrou cinco vezes como campeã mundial. E o brasileiro voltou a se alegrar ontem com o bom jogo feito pelo time nacional, que fez a poderosa Espanha se curvar diante dos verdadeiros donos da bola. Além dos três gols do Brasil, os espanhóis ainda puderam ver e ouvir um povo soberano que canta o hino nacional cheios de orgulho. Os filhos brasileiros jogadores de futebol mostraram que neste solo não se foge à luta. E que nesse momento em que ‘o Gigante acordou’ em todos os aspectos, os manifestos em prol de melhorias no país continuem pacíficos e que o Brasil campeão possa dar mais alegria ao seu povo. O Brumado Notícias deseja hoje um feliz Brasil a todos os brasileiros que, com grito nas ruas ou os estádios, estão cobrando e lutando por um Brasil melhor. Parabéns, Brasil!

Brumado: Bandidos arrombam loja e levam 300 celulares A polícia já fez o levantamento da ocorrência, mas ainda não tem pistas dos autores do delito. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em ousada ação, bandidos arrombaram uma loja de celulares localizada na Rua Dr. Guilherme Dias, em Brumado, e levaram 300 celulares. O proprietário da loja estima que o prejuízo tenha sido de R$ 40 mil. Para entrar no estabelecimento, os arrombadores destelharam o local e quebraram o forro de gesso. Além dos aparelhos celulares, os ladrões também subtraíram celulares de clientes que estavam em manutenção. A polícia já fez o levantamento da ocorrência, mas ainda não tem pistas dos autores do delito.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

Caetité: Presidente da Câmara tem título eleitoral cancelado e é condenado à prisão Álvaro Montenegro Cerqueira de Oliveira (PR) foi condenador por ter colocado no ar, de forma irregular, uma rádio pirata. (Foto: Divulgação).

A Justiça Federal condenou o vereador Álvaro Montenegro Cerqueira de Oliveira (PR) a 2 anos e 4 meses de prisão e determinou o cancelamento do seu título eleitoral pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). A condenação foi porque o vereador, mais conhecido como Nem de Dácio, colocou no ar, de forma irregular, uma rádio pirata – Star FM. O regime da prisão será aberto e a pena pode ser cumprida com a realização de serviços comunitários e pagamento de multa. Entretanto, a situação de Oliveira pode ficar mais complicada, pois outro processo está correndo na Justiça. Nesse segundo caso, o parlamentar está sendo processado por furto de energia do imóvel da Prefeitura de Caetité, a qual servia para alimentar a emissora de rádio. O nome do vereador, que é presidente da Câmara, ainda está envolvido em mais uma grave denúncia: compra de votos. Mas o terceiro processo ainda não foi julgado. Por causa da condenação, Álvaro Oliveira deve ser afastado da função pública. Caso o vice-presidente da Câmara de Vereadores de Caetité, vereador Arual Rachid Fernandes Santos (PSB), não declare extinto o cargo de Nem de Dácio, a Lei Orgânica do Município estará sendo descumprida, resultando em declaração de inelegibilidade do vereador condenado. O Juiz da Vara Crime de Caetité, Ronaldo Alves Neves Filho, já recebeu uma carta precatória da 17ª Vara da Justiça Federal da Bahia determinando que ele escolha a forma e o local onde o vereador irá cumprir a pena. Álvaro, que é irmão da primeira dama do município, Cléia Montenegro Alencar, perdeu os direitos políticos e nos próximos 8 anos não poderá se candidatar a nenhum cargo político. A reportagem do site Brumado Notícias tentou contatar Nem de Dácio, mas não obteve sucesso, pois o telefone celular do parlamentar estava desligado.

Arquivo