Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
07/2013
Luciano Ribeiro articula com a oposição no sudoeste baiano O ex-prefeito de Caculé realizou uma reunião em Cordeiros, com a participação de lideranças da região. (Foto: Divulgação).

Na última terça-feira (23), o ex-prefeito de Caculé, Luciano Ribeiro (DEM), esteve na cidade de Cordeiros, sudoeste baiano. A visita faz parte da missão do democrata em articular a oposição regional e fortalecer a sua sigla para as disputas eleitorais de 2014. Em Cordeiros, Ribeiro foi recepcionado na Câmara Municipal por lideranças locais e de outras cidades, como Piripá, Guajeru e Condeúba. Também presenciaram o momento centenas de militantes e simpatizantes do DEM. Em contato com o site Brumado Notícias, o ex-prefeito afirmou que os municípios da região estão unidos para buscar o fortalecimento e em prol das carências que seguem esquecidas pelo governo estadual. “A nossa região tem inúmeras carências, que em muitas das vezes precisam de seus representantes mais próximos do povo para, de uma forma até incansável, cobrar as demandas do governo”, disse. Luciano ainda destacou o crescimento da oposição e assegurou que novas reuniões serão agendadas com os democratas de outros municípios da região nos próximos meses.

Seleção de Brumado em formação para disputar o Intermunicipal 2013 De acordo com o presidente da Liga Brumadense de Futebol, está sendo formada uma equipe mais competitiva, com elenco renovado para o campeonato. (Foto: Edmilson Leite).

Diligentes das 66 seleções de futebol do interior, e desportistas de toda Bahia estarão reunidos em um congresso no próximo sábado (27), em Salvador. Na ocasião as seleções irão receber as últimas instruções para a disputa do 39º Campeonato Intermunicipal de Futebol e a Federação Baiana de Futebol vai apresentar os  grupos regionalizados da 1ª fase e a tabela de jogos do campeonato. Na data, a entidade vai realizar ainda uma festa, a qual antecede o início da competição. E mais uma vez a seleção brumadense estará presente na disputa. Por telefone, o presidente a Liga Brumadense de Futebol, Emanoel Araújo Lima (Manelão), declarou que está sendo formada uma equipe mais competitiva, com elenco renovado para o campeonato. “60% dos atletas convocados são de outros municípios e serão comandados pelo técnico Paulo Lobo”, contou Manelão. Ele disse ainda que, por conta da reforma no Estádio dos Prazeres, Brumado terá seu mando de campo na cidade de Ituaçu. O presidente da Liga afirmou estar otimista com essa nova formação do time. “Nós não seremos apenas coadjuvantes, estamos formando uma equipe forte, bem competitiva, e após a reforma do nosso Estádio estaremos nos inscrevendo nas disputas da 2ª Divisão do Campeonato Baiano de 2014. Esse intermunicipal servirá de parâmetro para nós, acreditamos que esse ano Brumado estará figurando entre os finalistas do Intermunicipal”, garantiu.

Livramento de Nossa Senhora: Polícia Civil prende receptador em flagrante Jeffson Rodrigo Nascimento de Santana, 22 anos, está à disposição da Justiça. (Foto: Divulgação/PC).

Jeffson Rodrigo Nascimento de Santana, 22 anos, foi preso em flagrante nesta quinta-feira (25) por uma equipe da Polícia Civil - 20ª Coorpin. O delegado Márcio Andrei Tito Moreno de Oliveira autuou Santana pelo delito de receptação. O homem de 22 anos estava com um computador completo e uma impressora fiscal, os quais tinham sido roubados de um posto de combustíveis. O roubo aconteceu dia 10 de julho, em Livramento de Nossa Senhora.

Lilian Nascimento, ex-prefeita de Lajedo do Taboal, foi condenada em julho pela Justiça Federal em Jequié a devolver 60 mil reais aos cofres públicos. Segundo a Justiça, a gestora não prestou contas da verba repassada em 2009 pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A ação por improbidade administrativa foi proposta em 2011 pelo Ministério Público Federal (MPF) em Jequié, pois os comprovantes apresentados não foram suficientes para atestar a regularidade da aplicação das verbas. Além da quantia a ser devolvida, Nascimento deve pagar ainda uma multa de metade do valor a ser ressarcido. No âmbito político, ela terá os direitos políticos suspensos por cinco anos e está proibida de realizar contratos com o poder público e de receber dele qualquer benefício e incentivos fiscais ou creditícios pelo mesmo tempo. A decisão ainda cabe recurso.

Brumado: CMDRS consegue sede provisória O presidente da entidade, Gilberto Lima Dias, está satisfeito com a parceria celebrada com o governo municipal. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Era um anseio antigo do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Brumado (CMDRS) ter um ponto de apoio como sede provisória para elaboração de reuniões, programas e assim atender aos agricultores da região assistidos pelo conselho. O problema foi resolvido recentemente pela Prefeitura Municipal, a qual cedeu um espaço anexado ao Semac, próximo à agência dos Correios, Centro comercial. As reuniões do CMDRS - realizadas nas primeiras quartas-feiras de cada mês - deixarão de ser na sede do sindicato rural, passando agora para o auditório do Semac. O presidente do Conselho, ex-vereador Gilberto Lima Dias (Giba), comemorou a aquisição do local e apontou as próximas ações da entidade. “O prefeito Aguiberto 'escancarou as portas' para as ações do Conselho junto ao homem do campo. E como o governo do estado está nos incentivando a regularizar a situação jurídica do Conselho, nós já encaminhamos um ofício à Câmara. Sendo aprovado pelos vereadores, o governo municipal irá sancionar e o Conselho terá a responsabilidade de lidar com os recursos enviados pelo estado”, declarou Giba. O presidente completou dizendo que dessa forma o CMDRS terá realmente força de ação para o desenvolvimento sustentável.

Caculé: O progresso continua em ritmo acelerado Obras por toda a cidade continuam mudando a qualidade de vida da população. (Foto: Divulgação).

O município de Caculé, no sudoeste baiano, está em crescimento, isso por que desde o início do ano a Prefeitura Municipal vem realizando diversas obras. Um dos investimentos feitos é a sinalização de trânsito, com a instalação de redutores de velocidade e semáforos. O objetivo da administração com essas melhorias é garantir segurança no trânsito. Já no setor de infraestrutura, foi iniciada em junho a construção da Praça Dona Rosa Prates, no Bairro Caculezinho. O local contará com área coberta e dois quiosques, os quais servirão para o comércio dos produtos artesanais feitos pelos usuários do Caps I, Cras e Grupos da terceira idade. As quadras de Esportes da Escola Municipal Antônio Muniz e da Escola Municipal São João, na comunidade Capivara, também receberão cobertura. Outro lugar que foi revitalizado é a Lagoa Manoel Caculé, que além de ter uma pista de cooper, passarela e praça, conta agora com banquinhos de madeira em toda a sua extensão. E caculeenses já podem desfrutar de uma importante obra concluída, que é o sistema de abastecimento de água tratada implantado na Comunidade da Lagoa da Pedra, região da Várzea Grande, atendendo 33 famílias de pequenos agricultores. Além dessas melhorias, o governo municipal está fazendo outras, como: construção da Sede da Ecosol (recursos do MDA/Governo Federal e do Governo de Caculé) e pavimentação asfáltica de algumas ruas nos bairros Alto do Cruzeiro, Lagoa de Cima, Senhor do Bonfim e no Povoado de Várzea Grande. A prefeitura ainda deve executar a construção do Quiosque do Baralho na Praça do Mercado. 

Caculé: O progresso continua em ritmo acelerado A prefeitura de Caculé trabalhando em prol da população. (Foto: Divulgação).
Brumado: Polícia Civil convoca vítimas para reconhecer assaltantes Jhonne de Jesus Góes de 23 anos, é suspeito de praticar vários assaltos no Comércio de Brumado. (Foto: Divulgação/PC).

Na última quarta-feira (24), equipes das polícias Civil e Militar de Brumado, coordenadas pelo delegado Arilano Botelho, detiveram Jhonne de Jesus Góes de 23 anos, sob a acusação de ser suspeito em vários assaltos no comércio local. Com isso, o delegado está convocando as vítimas de assalto em Brumado para comparecerem à delegacia e fazer o reconhecimento do possível assaltante. O delegado regional da Polícia Civil, Leonardo Rabelo, também está solicitando o comparecimento também das vítimas que podem ter sido assaltadas por Jonilson Pascoal Barbosa dos Santos, de 23 anos. O objetivo de Rabelo é resolver outros roubos praticados por Pascoal. O segundo criminoso tem uma característica marcante: um dente incisivo central é de tamanho exagerado, como pode ser visto na foto. As vítimas não precisam ter receio, pois as identidades de cada uma são mantidas em sigilo durante o reconhecimento.

Brumado: Polícia Civil convoca vítimas para reconhecer assaltantes Jonilson Pascoal Barbosa dos Santos, 23 anos, também é acusado de praticar assaltos na cidade. (Foto: Divulgação/PC).
Paróquia Bom Jesus realiza novenário O evento vai começar no dia 28 de julho e será encerrado dia 06 de agosto.

Celebrando o Ano da Fé, a Paróquia Bom Jesus está convidando a comunidade brumadense para participar do novenário e festa em honra e louvor ao Bom Jesus. O evento vai começar no dia 28 de julho e será encerrado dia 06 de agosto. Nesse ano, o novenário tem como tema 'No Ano da Fé celebramos o nosso padroeiro, o Bom Jesus' e lema 'Creio Senhor, mas aumentai a minha fé'. Em cada dia, diferentes padres - vindos de várias cidades baianas e até mesmo de Belo Horizonte - celebrarão temas relacionados aos credos da Igreja Católica. No sábado (03) e na segunda-feira (05), além da celebração, os católicos poderão participar dos tradicionais leilões. No encerramento, dia 06, terá uma alvorada com queima de fogos às 6 horas da manhã, adoração ao Santíssimo Sacramento e café da manhã para os participantes. Às 17 horas iniciará uma procissão pelas ruas da cidade, culminando com uma missa solene às 18h, celebrada por Dom Ricardo Guerrino Brusati.

Caetité recebe máquina da Codevasf O equipamento tem capacidade para carregar três toneladas e potência de 120 hp, e vai beneficiar cerca de 47,5 mil habitantes. (Foto: Luiz Filho).

O município de Caetité, no sudoeste baiano, recebeu na última quarta-feira (24) uma máquina pá carregadeira hidráulica de rodas da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). O equipamento tem capacidade para carregar três toneladas e potência de 120 hp, e vai beneficiar  cerca de 47,5 mil habitantes. Para a doação, a Codevasf investiu, por meio da sua 2ª Superintendência Regional - situada em Bom Jesus da Lapa, aproximadamente R$ 170 mil. Ao receber a máquina, o prefeito de Caetité, José Barreira de Alencar Filho (PSB), comentou que a mesma será muito importante para a região, pois quase a metade da população (45%) mora na zona rural. “Precisamos dar mais qualidade de vida para essa população, e isso passa também pela necessidade de ter água”, completou. De acordo com Barreira, o equipamento vai ajudar a limpar e abrir muitos tanques para armazenar água de chuva. Acrescentando às palavras do gestor, o secretário de infraestrutura do município, Nilo Azevedo, disse que a máquina é de grande importância para as ações da sua pasta. “Para nós, de Caetité, uma pá carregadeira é muito importante porque a demanda é muito grande na parte de infraestrutura. Temos duas pás mecânicas, mas estão sucateadas. Já estávamos ansiosos para receber esse equipamento”, declarou.

Programa Leite Bahia chega a Brumado Produtores de leite, representantes de associações de comunidades participaram da implantação do programa. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Dezenas de produtores de leite, representantes de associações de comunidades rurais e de vários seguimentos voltados para produção de leite em Brumado participaram, na manhã desta quarta-feira (24), da implantação do Programa Leite Bahia no município. Promovido pela Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri), o evento aconteceu no auditório da Semac. Na palestra explicativa sobre o programa, representantes da secretaria esclareceram que o Leite Bahia visa estabelecer o projeto Balde Cheio, já existente no sudeste do país. “O programa objetiva revitalizar a produção de leite no estado, tendo em vista que a Bahia está passando por uma grande defasagem na produção de leite, chegando em 50% do seu consumo”, falou o coordenador do programa, Ramiro Passos. Ele contou ainda que, por conta da seca prolongada, o consumo de leite na Bahia que era de mais 1,6 bilhões, caiu para 800 milhões.  “Em Brumado, com a parceria dos produtores, associações, a cooperativa e a prefeitura esperamos ultrapassar a meta estipulada para o município”, declarou Ramiro de forma otimista. 

Programa Leite Bahia chega a Brumado Segundo o coordenador do Leite Bahia, Ramiro Lopes, o programa objetiva revitalizar a produção de leite no estado. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Para Jordano Sales, técnico de implantação do projeto Balde Cheio, a Seagri está sendo importante para o desenvolvimento de uma maior atividade leiteira no estado. E o secretário municipal de Agricultura, Frederico Neves, disse que está buscando, juntamente com a Seagri e através desse programa implantado, ações para melhorar as atividades dos produtores leiteiros. “Queremos dinamizar as cadeias produtivas do leite no município e dar maior sustentabilidade aos seus empreendimentos”, completou Neves. Em adição, o prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL) declarou que a prefeitura está buscando parcerias com as secretarias estaduais, a fim de dar maior suporte aos pequenos produtores na região. “Faz parte do nosso plano de governo e já firmamos parceria com a EBDA para dar assistência aos nossos pequenos e micro produtores. Isso irá melhorar muito a produção do leite em nosso município, atendendo assim alguns programas que não estão sendo assistidos por conta do leite”, afirmou Dias. 

Galo Doido: Atlético Mineiro é campeão da Taça Libertadores Leonardo Silva sai para comemorar o gol que levou a final da Libertadores para a prorrogação. (Foto: EFE/Fernando Bizerra Jr.).

O Atlético-MG conseguiu a façanha transportar o encanto do Horto para o Mineirão. A magia como local da grande campanha na Libertadores se fez presente na decisão desta quarta-feira (24), quando o time de Cuca reverteu a vantagem dos paraguaios do Olímpia. Diante de mais de 60 mil brasileiros, a equipe de Ronaldinho e Bernard venceu no sufoco por 2 a 0 para ser campeão da América pela primeira vez na história. A taça veio nos pênaltis, graças a mais uma atuação decisiva de “São Victor”. Desta forma, a geração de Ronaldinho, Bernard, Tardelli, Jô e Victor se junta de vez à galeria de ídolos históricos do Atlético-MG, como Dadá Maravilha, Reinaldo, Éder e Toninho Cerezo. Com o título mais importante da história do clube, essa turma agora sonha em desafiar o poderoso Bayern de Munique no Mundial da Fifa no fim do ano. De quebra, o título histórico serve para tirar das costas de Cuca uma injusta pecha de azarado. O técnico gaúcho termina a Libertadores com boa parte dos méritos pela formação de um time ofensivo e equilibrado, que conquistou a simpatia de muitos brasileiros – e a torcida contra dos rivais cruzeirenses. As informações são do Uol.

Brumadense vence na Arena Nordeste de Motocross 'Galego de Brumado' venceu a competição na cidade de Tanquinho, próxima a Feira de Santana. (Foto: Divulgação).

Na prova eletrizante da 3ª etapa da Arena Nordeste de Motocross o lugar mais alto do pódio ficou para o brumadense Guilherme dos Santos, conhecido como Galego de Brumado. A disputa foi realizada na cidade de Tanquinho, próxima a Feira de Santana. Para conseguir vencer a disputa, Galego precisou ultrapassar adversários de diversos estados do nordeste brasileiro. Entre os pilotos estava também Niltinho Junior, outro brumadense que fez bonito na prova, chegando em quarto lugar. Os motociclistas se preparam agora para a próxima etapa da competição, que ainda será marcada pela comissão organizadora.

Brumado: Conselho Tutelar promove palestra sobre abuso sexual Os conselheiros tutelares esclareceram diversas dúvidas acerca do tema debatido. (Foto: Divulgação).

Buscando ajudar no combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes e resguardar os direitos infanto-juvenis, o Conselho Tutelar de Brumado (CTB) promoveu nesta terça-feira (23) uma palestra sobre o tema para os funcionários da empresa Intercement. Durante a palestra, o CTB esclareceu que o termo “abuso sexual” corresponde ao ato sexual obtido por meio de violência, coação irresistível, chantagem, ou como resultado de alguma condição debilitante ou que prejudique razoavelmente a consciência e o discernimento, tal como o estado de sono, de excessiva sonolência ou torpeza, ou o uso bebidas alcoólicas e/ou de outras drogas, anestesia, hipnose, etc. No caso de sexo com crianças ou com adolescentes abaixo da idade de consentimento (a qual varia conforme a legislação de cada país), o abuso sexual é legalmente presumido, independentemente se houve ou não violência real. O evento faz parte do Programa Na mão certa, que tem como objetivo mobilizar governos, empresas e organizações do terceiro setor em torno do enfrentamento mais eficaz da exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras. Essa foi a primeira apresentação de um ciclo de palestras que será promovido pelo Conselho Tutelar na empresa.

Polícia detém mais um assaltante em Brumado Jhonson de Jesus Góes, 23 anos, é acusado de participar em diversos assaltos a estabelecimentos comerciais. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em uma operação conjunta entre as polícias civil e militar, realizada na manhã desta quarta-feira (24), foi detido Jhonson de Jesus Góes, 23 anos. Conhecido como Jones, ele é acusado de participar em diversos assaltos a estabelecimentos comerciais em Brumado. Segundo policiais, o homem confessou sua participação nos crimes. Após esse período de assaltos na cidade, a polícia já começou a prender criminosos que aterrorizavam o comércio local. Contando com Jones, quatro assaltantes foram detidos pela polícia nos últimos 15 dias.

Confira a agenda do Projeto Curtisom desta semana O Projeto Curtisom é uma iniciativa da Disbel, distribuidora de bebidas.

O Projeto Curtisom acontece toda semana em Brumado e região. Nesta quarta semana de julho, o projeto segue a todo vapor. No dia 25 de julho, quinta-feira, o encontro está marcado no Bar do Marcão, em Brumado. Já no dia 26, sexta-feira, o projeto segue viagem para Ituaçu, onde a folia irá acontecer no Restaurante Sabor e Art. Começando o fim de semana, no sábado, dia 27 de julho, a música rola solta no Trailler do Pocano, em Malhada de Pedras. Por último, no dia 28 de julho, domingo, o encontro será no Bar do Canário, em Ibipitanga. Não perca essa agenda musical e divirta-se muito! O Projeto Curtisom é uma iniciativa da Disbel, distribuidora de bebidas.

Justiça bloqueia bens do ex-prefeito de Condeúba por desvio de R$ 1,5 milhão Junto com o ex-gestor, a empresa de serviços de saúde Vitória Medical, os seus sócios, também foram condenados por improbidade administrativa. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

No dia 17 de julho, a Justiça Federal de Vitória da Conquista bloqueou os bens do ex-prefeito de Condeúba, no sudoeste baiano, Odílio Ribeiro da Silveira. A decisão foi dada a partir de uma ação civil pública promovida pelo Ministério Público Federal (MPF). Junto com ele, a empresa de serviços de saúde Vitória Medical, os seus sócios, o médico André de Sousa Pires e o empresário Geraldo Lopes da Silva Júnior, e o contador Carlos Adarlon Amorim de Andrade também foram condenados por improbidade administrativa. Segundo a Justiça, o grupo agiu de forma irregular em licitações e na execução de contratos administrativos na área da saúde, nos quais a empresa citada era diretamente beneficiada, durante 2010 e 2011. Tal atitude causou enriquecimento ilícito dos envolvidos e lesou o erário municipal em cerca de R$ 1,5 milhão. De acordo com o MPF, quem fazia a ponte entre a prefeitura e a empresa era Andrade, responsável pela contabilidade dos dois lugares. A Vitória Medical e seus sócios foram processados também em dezembro de 2012 por desvio de verbas federai e improbidade administrativa praticados em Encruzilhada, causando um rombo de 8 milhões nos cofres. A empresa continua sendo investigada, pois existem contratos celebrados entra a mesma e outros municípios baianos.

Brumado: Polícia Militar apreende menores do tráfico Três menores foram flagrados portando 15 pedrinhas de crack, dinheiro e celulares na Praça João Romão. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Uma guarnição do Pelotão Especial da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), ao realizar uma ronda na manhã desta quarta-feira (24), apreendeu três adolescentes na Praça João Romão, no Bairro Dr. Juracy em Brumado. Os jovens foram flagrados portando 15 pedrinhas de crack, dinheiro e celulares. Sob a acusação de tráfico na via pública, os adolescentes foram encaminhados à delegacia brumadense.

Lagoa Real: Associação de Capivara terá reabertura do Posto de Saúde O Posto estava fechado há quase 20 anos. (Foto: Divulgação).

De acordo com a Associação Nossa Senhora da Conceição da Comunidade de Capivara, a Prefeitura Municipal de Lagoa Real irá reabrir o posto de saúde da comunidade, o qual estava fechado há quase 20 anos. Em visita ao local, o prefeito Francisco José Cardoso de Freitas (PSD), Zezinho, se comprometeu em ajudar a associação e oferecer serviços de saúde aos associados e comunidades vizinhas. A unidade terá atendimento da equipe de saúde da família do PSF da comunidade de Lagoa Grande. Para a associação, a reabertura do posto vai dar facilidade e qualidade de vida às famílias da região.

Brumado: Homem fica uma hora deitado no chão a espera de atendimento no Hospital Magalhães Neto Um lavrador estava sentindo fortes dores na região do abdômen e somente foi atendido após a chegada da imprensa. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A lavradora Rosilene viveu momentos de angústia na manhã desta quarta-feira (24) ao acompanhar seu marido de 51 anos ao Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado. Moradores da Fazenda Lagoa das Flores, próximo a Umburanas, distrito brumadense, eles foram ao local porque o homem estava reclamando de dores na região do abdômen. A esposa narrou ao site Brumado Notícias que seu marido começou a sentir dores ontem, terça-feira, tendo diarreia, mas como não tinham transporte momento, esperaram até o amanhecer para irem ao hospital. A aflição aumentou quando já estavam no Hospital e a dor piorou. Mesmo já tendo passado pela triagem, o homem de 51 anos ainda aguardava atendimento. Com a demora e passando muito mal, o marido de Rosilene deitou no chão do hospital público, pois não suportava mais ficar sentado na cadeira.  “Ele ficou deitado no chão por quase uma hora e só foi atendido porque a imprensa chegou e fotografou tudo”, desabafou a mulher. Reclamações por conta da demora no atendimento  no Hospital têm sido frequentes, a exemplo do que aconteceu na noite da última segunda-feira (22), quando os pacientes ficaram irritados porque ficaram na sala de espera por longas horas.

“Segurança é um dever do Estado”, lembra o prefeito Aguiberto Lima Dias Gestor não comentou o episódio, mas apontou falhas do governo do estado em promover a segurança no interior da Bahia. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Para falar sobre os tiros disparados contra um aluno de uma escola pública do município, o site Brumado Notícias entrevistou o prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL) na manhã desta quarta-feira (24). Dias não respondeu exatamente à pergunta, mas generalizou a situação dizendo que o ocorrido é uma falha do governo do estado em promover a segurança no interior da Bahia. “Como diz a nossa constituição, a segurança é um direito de todos e um dever do Estado. Mas o município está pronto para ajudar naquilo que for possível e permissível dentro do seu âmbito municipal”, garantiu o prefeito, dizendo ainda que essa violência não é vista só em Brumado, mas em vários municípios baianos.

PT divulga nota de pesar pelo falecimento de seu presidente em Brumado No texto enviado à imprensa, o partido conta um pouco da história de 'Miau', como o presidente era mais conhecido. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Demonstrando profundo pesar, o Diretório Municipal do PT em Brumado divulgou nesta quarta-feira (24) uma nota sobre a morte do seu presidente, Washington Fernando Franco, ocorrida ontem, dia 23. No texto enviado à imprensa, o partido conta um pouco da história de 'Miau', como o presidente era mais conhecido. Washington foi fundador do PT no município e integrou a Direção Partidária em mais de um mandato, sendo presidente do Diretório desde 2008. Na trajetória política, Franco foi candidato ao cargo de vereador três vezes e sempre se colocou à disposição para as disputas eleitorais. O petista foi ainda assessor parlamentar dos deputados Waldenor Pereira e Zé Raimundo. De acordo com a nota, Washington era um grande defensor do partido em que militava, e, enquanto dirigente, fez com que o PT se tornasse mais conhecido e presente no cenário político brumadense. No contexto profissional, o natural de Contendas do Sincorá trabalhou por mais de 30 anos na Magnesita Refratários S/A, atuando no Controle de Qualidade do Laboratório de Química da empresa. Técnico em Química, Franco se aposentou nesse setor. “Mas destacamos a sua trajetória de luta e militância no PT, partido pelo qual nutria uma forte paixão. Que sua dedicação, paixão, cuidado e amor pelo Partido dos Trabalhadores seja um exemplo a ser seguido pelos nossos filiados, novos militantes e futuros dirigentes”, encerrou a nota.

Rádio Portal FM 104 com novo site Para ter uma página agradável e moderna, a Portal criou um layout interativo, com acesso aos programas veiculados na rádio, em tempo real. (Foto: Reprodução).

Sempre visando oferecer o que há de melhor para seus ouvintes e leitores, a rádio Portal FM está com site novo. Para ter uma página agradável e moderna, a Portal criou um layout interativo, com acesso aos programas veiculados na rádio, em tempo real. O conteúdo de notícias do site também está melhor, com informações de diferentes editorias, como esporte, entretenimento, saúde, polícia e serviços sociais. Na interação com o leitor o site tem ainda os endereços das redes sociais da Portal FM, com a possibilidade de curtir as notícias no Facebook. “Nosso objetivo é ampliar os elos de contato dos ouvintes com a marca Portal”, explicou o diretor da emissora, Alan Rich. Ele contou ainda que a estimativa é de novos públicos terem acesso aos produtos editoriais da 104,3, sejam no rádio convencional, na web ou nas mídias socais. Confira o novo site da Portal FM, acesse www.portalfm104.com.br. Informação, descontração e músicas boas são as principais marcas da rádio que te faz feliz.

Brumado: Sindicato dos Comerciários inaugura salão de beleza O estabelecimento atenderá gratuitamente às trabalhadoras do comércio de Brumado e região. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

No intuito de homenagear as comerciárias, o Sindicato dos Comerciários inaugurou na última sexta-feira (19) um salão de beleza. O estabelecimento atenderá gratuitamente às trabalhadoras do comércio de Brumado e região. Para ser atendida, basta ligar previamente e agendar um horário. Para saber maiores informações sobre este novo serviço procure o Sindicato ou ligue (77) 3441-3270. Faça já a sua carteirinha de sócio do Sindicato! É grátis e com ela você tem direito a vários benefícios.

Homens armados disparam contra estudante em frente à escola pública de Brumado Como era dia de provas no CMEAS, houve muita correria por causa dos atiradores, deixando estudantes e professores apavorados. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Mesmo com a informação sob 'panos quentes', a reportagem do site Brumado Notícias conseguiu descobrir que na noite da última segunda-feira (22) dois homens em uma motocicleta perseguiram e atiraram contra um estudante do Centro Municipal de Educação Agamenon Santana (CMEAS), maior escola pública de Brumado. Segundo testemunhas, o aluno também estava pilotando uma motocicleta quando começou a perseguição. Os atiradores apertaram três vezes o gatilho da arma de fogo, mas, ainda de acordo com testemunhas, a mesma falhou, dando tempo para o estudante chegar à escola. Mesmo dentro do colégio, o aluno ainda foi alvo de mais dois tiros. Os criminosos erraram a mira e quase acertaram o guarda municipal e outros alunos na escola. Como era dia de provas no Agamenon Santana, houve muita correria por causa dos atiradores, deixando estudantes e professores apavorados. Após os disparos, os criminosos fugiram. Ninguém se feriu no tiroteio, ficaram apenas as marcas dos tiros nas paredes do prédio escolar. 

Homens armados disparam contra estudante em frente à escola pública de Brumado Os atiradores apertaram três vezes o gatilho da arma de fogo, mas a mesma falhou, dando tempo para o estudante chegar à escola. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Preocupados com a segurança no local, pais de alunos solicitaram uma audiência de emergência com a secretária municipal de educação, Acácia Gondim. Na reunião, ocorrida no dia posterior, terça-feira (23), a secretária ouviu os clamores tanto do corpo docente da escola quanto dos pais, que entregaram uma pauta de sugestões para melhorias na segurança do colégio. Entre os pedidos estavam seguranças armados e rondas mais frequentes da polícia. Gondim se comprometeu em realizar encontros com o Juiz Genivaldo Alves Guimarães, os comandantes das polícias Civil e Militar e também com o prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL) para discutirem meios de garantir mais segurança nas escolas municipais. E para surpresa dos outros pais, a mãe do aluno perseguido preferiu não registrar queixa na delegacia.

Brumado: Após quase uma década, 20ª Coorpin tem bandeiras hasteadas Na última segunda-feira (22), o tempo de espera acabou, pois as bandeiras foram hasteadas pelo administrador do prédio, Jair Santos. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Por quase 10 anos, a sede da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) em Brumado não recebia em seus mastros as bandeiras que são os símbolos nacional, estadual e municipal da polícia. Na última segunda-feira (22), o tempo de espera acabou, pois as bandeiras foram hasteadas pelo administrador do prédio, Jair Santos. Por telefone, o delegado coordenador Leonardo Rabelo disse ao site Brumado Notícias que há anos ele e o administrador estão lutando para melhorar a estrutura da sede da Coordenadoria, inclusive no que se refere à aparência do local. O primeiro passo para esse resgate foi a obtenção das três bandeiras. Estas foram obtidas junto à delegacia geral da Polícia Civil em Salvador. Segundo o delegado, ainda está sendo adquirida uma placa de identificação do prédio e a implantação de um gramado no canteiro onde estão os mastros das bandeiras. Outra novidade na sede é a transformação de um antigo abrigo para delegados e investigadores em mais um anexo da Polícia Técnica, onde funcionará um novo laboratório, com maior grau de especialização.

Brumado: Após quase uma década, 20ª Coorpin tem bandeiras hasteadas Outra novidade na sede é a transformação de um antigo abrigo para delegados e investigadores em mais um anexo da Polícia Técnica. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).
Arquivo