Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
07/2013
fechar

PDT realizou convenção em Brumado O evento teve a finalidade de definir o diretório municipal do partido - composto por 21 titulares e 7 suplentes - e eleger a diretoria executiva para um mandato de dois anos. (Foto: Divulgação).

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) promoveu na última sexta-feira (19) a convenção municipal da sigla em Brumado. O evento teve a finalidade de definir o diretório municipal do partido - composto por 21 titulares e 7 suplentes - e eleger a diretoria executiva para um mandato de dois anos. Para a presidência foi reeleita Maria de Fátima Martins; no cargo de vice ficou Jussara Bonfim, sendo Fabiano Lima o 2º vice; e ainda Nilzete Rosa Cardoso como secretária e Perinalva Silva, tesoureira. Na ocasião foram escolhidos também os integrantes do Conselho Fiscal e da Comissão de Ética Partidária. A convenção, realizada na Câmara de Vereadores, teve a participação do deputado estadual João Bonfim, do vereador José Carlos Reis, líder do PDT e do governo na Câmara, do ex-prefeito Agamenon Lima Santana, do chefe do gabinete municipal, Miguel Lima Dias, representando o prefeito Aguiberto Lima Dias, e de filiados da sigla e vereadores brumadenses, entre outras autoridades.

Parabéns ao casal Arthur e Lindaura pelos 70 anos de união Na companhia de familiares e amigos, seu Arthur e dona Lindaura Pereira comemoraram neste domingo (21) 70 anos de união. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Na companhia de familiares e amigos, seu Arthur e dona Lindaura Pereira comemoraram neste domingo (21) 70 anos de união. Durante a manhã, o casal assistiu uma missa celebrada pelo Padre Sandro na Igreja Nossa Senhora de Fátima, no Bairro São Félix. Em seguida, participaram de um almoço com toda família. Com 90 anos, seu Arthur disse estar feliz depois de tanto tempo ao lado da esposa e deu a receita para a vida longa no casamento. “Antigamente, a gente se casava para viver por toda a vida, mas hoje muitos se casam por farra, diversão, não levam a sério o belo arranjo de Deus de unir o homem e a mulher. Mas eu tenho muito orgulho e agradeço a Deus por ter me trazido a essa idade junto com minha esposa e pela família que produzimos. Tenho orgulho da família que construímos e, se tivesse condições de repetir, faria tudo de novo”, garantiu o patriarca. Dona Lindaura, de 88 anos, também falou sobre o momento. “O amor nos uniu e nos manteve juntos, por isso estamos celebrando com alegria essa data”, resumiu.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

Brumado: Loja Maçônica Aliança Sertaneja Baiana empossa nova diretoria Os Maçons realizaram a solenidade para posse da nova diretoria administrativa, que atuará durante o biênio 2013-2015. (Foto: Divulgação).

Na noite da última terça-feira (09), a Loja Maçônica Aliança Sertaneja Baiana realizou solenidade para posse da nova diretoria administrativa, que atuará durante o biênio 2013-2015. Durante os discursos de posse, foram destacados importantes trabalhos promovidos pela Loja Maçônica na comunidade, entre os quais a ampliação da parceria da Maçonaria brumadense em prol de serviços comunitários em comum e a valorização da cidadania. Estiveram presentes na cerimônia diversos maçons, obreiros da Loja Maçônica Manoel Carvalho, da Loja Maçônica Deus, União e Trabalho Livramentense, o Delegado do 31º Distrito, jurisdição da Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia (GLEB), Nildomar Lima Meira; do Clube da Fraternidade; representantes das Ordens Para-Maçônicas da Aliança Sertaneja, além de familiares e autoridades militares e políticas. A diretoria ficou assim composta: Venerável Mestre (Presidente) - Luciano Natividade Ataíde; 1º Vigilante (1º Vice-Presidente) - Rodrigo Lima Dias Soares; 2º Vigilante (2º Vice-Presidente) - Manoel Gonçalves Neto; Orador - Walter Castro Bonfim; Orador Adjunto - Miguel Lima Dias; Secretário - Mateus Lima; Secretário Adjunto - Gláuber Daniken Ataíde Novais; Tesoureiro - Ramom Lima Dias; Tesoureiro Adjunto - José Meira de Almeida; Chanceler - José Eunápio dos Santos e Chanceler Adjunto - Fábio Luís Coêlho de Oliveira. O Corpo de Oficiais e os membros das Comissões tomarão posse na reunião seguinte.

Jovens católicos de Brumado embarcam para a jornada da juventude 18 jovens católicos brumadenses embarcaram no início da tarde deste domingo (21) rumo ao Rio de Janeiro. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Ansiosos para estar frente a frente com o Papa Francisco, 18 jovens católicos brumadenses embarcaram no início da tarde deste domingo (21) rumo ao Rio de Janeiro, onde participarão da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Antes de chegarem ao destino final, os jovens irão parar na cidade de Caetité, a fim de participaram das festividades da padroeira local e das comemorações do centenário da Diocese. À noite, juntamente com outros jovens de Caetité e Guanambi, o grupo seguirá viagem. No último sábado (20), os jovens brumadenses participaram de uma novena celebrada na Igreja São Cristóvão, onde receberam as bênçãos e recomendações para a viagem. Emocionado com a oportunidade, Caio César descreveu a sensação de ir ao encontro do líder católico. “Estamos animados, pois será um encontro internacional que irá mudar o rosto da Igreja em nosso Brasil. Será nosso encontro não apenas com o Papa, mas também com Cristo, pois estamos indo em busca de mais experiência para o amadurecimento de nossa fé cristã”, disse.

Jovens católicos de Brumado embarcam para a jornada da juventude Os jovens estão emocionados com a oportunidade de participar do evento e conhecer o Papa Francisco. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).
Brumado: A área verde retorna as praças públicas Após novo visual, os populares estão aprovando o novo visual das praças da capital do minério. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Os brumadenses estão animados com as reformas que estão sendo realizadas nas praças públicas da cidade, onde o verde volta a predominar. “Após oito anos em que só se construíam calçadões cinzentos, enfim temos o retorno de áreas verdes em nossas praças. Praça sem o verde e o colorido das plantas não é praça, é apenas um ponto vazio. Tomara que todas as praças de nossa cidade recebam a mesma atenção. Isso é qualidade de vida para nós”, comentou o aposentando Cláudio de Jesus. As principais mudanças podem ser vistas nas praças Coronel Zeca Leite (Prefeitura), Capitão Francisco de Souza Meira (Matriz) e Armindo Azevedo, onde foram plantadas gramas, palmeiras e árvores de espécies variadas. Outras praças, como a Hélio Cotrim, também começaram a ser reformadas. “Dessa forma, até quem nos visitar terá prazer de passear em nossas praças. Sabemos que precisamos melhorar na saúde e educação, mas também éramos carentes de belas praças como pontos de lazer, onde nossas crianças possam brincar e se alegrar. Não é só o verde na praça, mas é o prazer e o sentir-se bem no lugar onde vivemos”, disse a dona de casa Lícia Nunes.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

Contendas do Sincorá: Carro com três brumadenses capota na BA-026 Apesar da gravidade do acidente, ninguém se feriu e os ocupantes do automóvel passam bem.

Um veículo Fiesta capotou na tarde deste domingo (21), na BA-026, em Contendas do Sincorá, no sudoeste baiano. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o motorista do veículo, identificado como Rafael, perdeu o controle da direção após cair em um buraco na pista e, em seguida, capotou. Além do motorista, duas brumadenses, Raquel Azevedo e Andréa Azevedo, além de uma amiga da cidade de Feira de Santana, estavam no veículo. Apesar da gravidade do acidente, ninguém se feriu e os ocupantes do automóvel passam bem. O carro ficou capotado na rodovia e, enquanto o mesmo não era guinchado, os motoristas tiveram de redobrar a atenção a fim de que novos acidentes fossem evitados.

Por Irlando Oliveira*

Pela sapiência divina, o período da infância no ser humano é o mais largo dos animais – quer racionais ou irracionais –, fazendo com que seus progenitores se dediquem aos ministérios da paternidade e da maternidade por um bom período de tempo. No que se refere à educação dos nossos filhos, sabemos que não existe uma receita pronta; não se constitui tarefa fácil; contudo, quando os pais não se doam nesse sentido, os frutos a serem colhidos poderão ser assaz amargos.

 

Os rudimentos do processo educacional dos nossos filhos sucedem-se no seio do lar, sendo complementado pela escola – que tem uma função social de alta relevância –, apresentando seus reflexos na sociedade. No lar ou na família, devem os pais intensificar as suas ações, objetivando a excelência da educação doméstica; devem buscar impor limites à prole, desde os pequenos atos. Se proíbem algo aos seus filhos, têm a obrigação de fiscalizar aquilo que foi vetado, sob pena de cair no descrédito e não mais ter aceitas tais proibições. Não nos esqueçamos de que nossos filhos precisam de nós! Precisam de um guia para a vida, e este guia, na família, são e devem ser os pais. De igual modo, na escola deve ser o professor. Pais e professores, na educação dos pequeninos, devem ser exemplo, já que estes vêem naqueles seus modelos, verdadeiros paradigmas a serem seguidos! Acreditem!

 

Todos nós nos apresentamos no mundo com um cabedal psicológico que nos é próprio, eivado de vícios e de virtudes; de coisas ruins e de coisas boas, no que tange à nossa atitude comportamental. Cabe aos pais, no processo educacional da prole, buscar identificar aquilo de bom e aquilo de ruim que vêem nos seus filhos. Aquilo de bom, deverá ser enaltecido; aquilo de ruim, deverá ser coibido, ser orientado. E não vamos nos iludir que aquela nossa criancinha é um poço somente de virtudes; ela também tem as suas mazelas morais, e estas precisam ser buriladas, trabalhadas pelos pais, no lar, na família. Um exemplo prático que podemos citar é quando nossos filhos trazem algum coleguinha para brincar com eles; percebemos, às vezes, o vício egoísmo em nossos filhos, no momento em que os mesmos não desejam dividir seus brinquedos com seu amiguinho, e isso deve ser combatido pelos pais, como forma de se transformar, com o passar do tempo, o referido vício na virtude altruísmo. Esse é e deve ser o papel arrostado pelos pais que intentam dar um certo direcionamento de princípios de dignidade, honradez e probidade à prole. Não cabem mais aqui aquelas máximas de mães e pais excessivamente protetores, os quais nunca vêem defeitos nos seus filhos, tais como: “meu filho é um amor... meu menino é um anjo... meu filho não tem defeito”. Tem sim! Nossos filhos têm defeitos, sim! E não adianta querer escondê-los. A carapuça terminará caindo em nossas próprias cabeças! É preferível nós, pais, identificarmos tais defeitos, do que aqueloutros que não integram o convívio familiar!

 

Devem, também, os pais acompanhar seus filhos; investigar o local onde estão frequentando, bem como quais as suas companhias. Isto é fundamental no processo educacional! Vemos, através da mídia, vários casos de narcotraficantes que buscam aliciar os menores de idade para o tráfico de entorpecentes, por exemplo. E isto não é à toa! Os criminosos sabem, perfeitamente, que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) tem todo um elenco de mecanismos protetivos para os menores de idade. Desta forma, se os pequeninos forem pegos em prática de ato infracional, as penalidades serão bem mais brandas, bem mais suaves.

 

Lembremo-nos de que os adultos, quando infringem as leis, praticam crimes, ao passo que os menores de idade, à luz do estatuto mencionado, praticam atos infracionais, ainda que em situações análogas. E o legislador assim estabeleceu entendendo que os menores de idade ainda não têm a sua personalidade e o seu caráter devidamente forjados. Eles ainda estão em processo de formatação psicológica, de maturação. Há adultos que ainda não dispõem de maturidade para a vida, dirá tais menores! Daí a discussão atual no nosso país derredor da mudança da maioridade penal, diante de atos levados a efeito por menores, com requintes de crueldade.

 

No ambiente escolar, o qual já falamos dispor de uma função social importantíssima – já que permitirá aos nossos filhos vivenciarem uma ambiência completamente diferenciada daqueloutra experienciada no lar, no seio da família, pois eles estarão ao lado de pessoas outras que não de pai, mãe, irmão ou irmã –, a questão da imposição de limites deve ser mantida. Afinal, guardadas as proporções, os limites vistos pela prole em casa, serão também constatados na escola, por ocasião das suas regras, as quais estão insculpidas no regimento do estabelecimento de ensino. Se em casa a sanção era um castigo, como, por exemplo, não deixar brincar de bola depois dos estudos, na escola a pena pelo ato equivocado será uma suspensão temporária. Ou seja, o processo educacional continua, levando nossos filhos a entenderem que tudo na vida são regras; que a vida, toda ela, é permeada por disciplina – pequena palavra, mas com um peso substancial! É o que falta hoje em dia!

 

Em nossas palestras, nas escolas, sempre quando podemos e dispomos de tempo, exibimos um texto intitulado “Recomendações disciplinares”, datado do início do século XX (1922), oportunidade em que discutimos o quão significativo e exigido era a questão da disciplina naquela época – muito mais que hodiernamente. Será que fomos perdendo esses valores? Será que existe uma crise de valores ou estes estão em crise, na linguagem do Professor Ives de La Taille. Fomos perdendo tais valores; já não dispomos mais nas grades curriculares, dos cursos nas escolas, da matéria Educação Moral e Cívica (EMC), como outrora. Sem qualquer saudosismo! Já não mais entoamos o Hino Nacional Brasileiro! Cafona, não! Há quem diga! Isso é importante para cultuarmos o amor à pátria. São valores que estamos perdendo, e, certamente, concorrem para o aumento da indisciplina nas escolas, da violência, da anarquia, da anomia, vistas na atualidade!

 

Um certo autor, em um livro lido há um tempo atrás, nos falava do período de transição da ditadura militar para o tão-almejado Estado Democrático de Direito. Fez-nos reflexionar acerca da não-assimilação, correta, desse período de transição. Parece que confundimos democracia com anarquia, com anomia! E, segundo tal autor, isto contribuiu para a explosão da violência no Brasil. Os índices de criminalidade aumentaram assustadoramente! E isto decorre, indubitavelmente, da impunidade que grassa em nosso país, cujos responsáveis não vem ao caso discutirmos na presente abordagem. É só para refletirmos!

 

Quando falamos em castigo, no parágrafo acima, nunca é demais nos lembrarmos da Lei da Palmada! A Suécia foi o primeiro país a banir castigos físicos do seio do lar. Hoje, já somam mais de 28 (vinte e oito) nações que proibiram os castigos físicos na família! No Brasil, a citada lei está em plena discussão e, quiçá, poderá ser aprovada. O grande empeço é que, sendo aprovada, alguns acreditam que o país intervirá sobremaneira nas questões familiares. Sabemos, por outro lado, que existem pais e “pais”! Que há pais e reprodutores! Os primeiros assumem a sua prole, em todos os sentidos; os segundos, apenas o são biologicamente. Para estes últimos, os seus, são, literalmente, filhos órfãos de pais vivos! O que é lamentável, e se constitui elemento fomentador da violência, aliado aos aspectos sócio-econômico-culturais, estes geradores das desigualdades que medram principalmente nos países em desenvolvimento. Para melhor entendermos esta assertiva – de que há pais e “pais” –, assistindo a uma vídeo-conferência, em uma escola de Macaúbas/BA, pudemos ouvir um depoimento de uma Promotora de Justiça que dizia ter constatado uma situação em que uma mãe havia queimado a vagina da sua própria filha porque esta urinava frequentemente na cama; e um pai que havia queimado a mão do seu filho porque este havia pego um pedaço de bolo sobre o fogão, sem a sua permissão. Ora, a discussão sobre a Lei da Palmada decorre de tais situações, pois podem perfeitamente os pais apenarem seus filhos sem necessariamente a aplicação dos castigos físicos! Estes podem e devem ser substituídos por outros meios de sanção, como, por exemplo, proibir o filho de assistir a um programa televisivo (muito cuidado com os canais abertos, já que possuem uma programação de baixa qualidade, com raríssimas exceções!); proibir o filho de ir à casa da tia, ao final de semana, algo que ele tanto gostaria, dentre outros.

 

Os nossos filhos não nos são propriedades! Eles nos são ofertados pelo Criador para que nós, na condição de pais, os orientemos para a vida, sejamos seus provedores, até que eles se emancipem! Não existe felicidade maior para os pais do que vê-los emancipados, independentes! Como diz Gibran Khalil Gibran, o eminente escritor libanês, no seu valioso livro “O Profeta”: “...vossos filhos não são vossos filhos, são filhos da ânsia da vida por si mesma; eles vêm através de vós, mas não de vós; vós podeis outorgar-lhes o vosso amor, mas não os vossos pensamentos, pois ele têm os seus próprios pensamentos...”

 

Finalizando, se temos na família toda uma orientação e uma observância na educação dos filhos; se temos na escola uma complementação desse processo, certamente teremos uma convivência mais harmoniosa e pacífica na sociedade. Se em casa os atos equivocados dos filhos são devidamente corrigidos, através das penalidades sugeridas – que não castigos físicos; se na escola os comportamentos inadequados também o são, através das penalidades em consonância com o regimento escolar, os nossos pequeninos estarão aptos a interagir no tecido social de forma a não infringir as leis, já que estas nada mais são do que normas de conduta social.

 

* Irlando Lino Magalhães Oliveira é Oficial da Polícia Militar da Bahia, no posto de Major do QOPM, atual comandante da 4ª CIPM/Macaúbas, Aspirante a Oficial da Turma de 1986, tendo ingressado nas fileiras da Corporação no ano de 1984. Possui especialização em Gestão da Segurança Pública, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Direitos Humanos, pela Faculdade Dois de Julho; e Programa de Desenvolvimento Gerencial Integrado (PDGI), na área de Gestão de Segurança Pública, pela UNEB e Fundação de Administração e Pesquisa Econômico-Social (FAPES).

CONTINUE LENDO
Tanhaçu: Polícia localiza moto roubada na Barra da Macela A motocicleta foi encontrada no meio do matagal, às margens da BA-026. (Foto: Divulgação).

Uma motocicleta Honda 150, sem placa de identificação, foi encontrada por policiais da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) e por policiais de Tanhaçu no meio do matagal, às margens da BA-026. A polícia chegou ao veículo após denúncias anônimas. Segundo constatou-se, a moto foi roubada no último dia 15 de julho, na Barra da Macela, zona rural de Tanhaçu. A polícia civil continua as investigações para chegar aos autores do delito.

Lagoa Real: Obras mudam a infraestrutura da cidade A prefeitura da cidade está recuperando todas as estradas vicinais que dão acesso ao município. (Foto: Divulgação).

A prefeitura de Lagoa Real, no sudoeste baiano, vem realizando diversas obras que visam à melhor qualidade de vida da população. Em pouco mais de sete meses de administração, o prefeito Francisco José Cardoso de Freitas (PSD), o Zezinho, já transformou o modelo administrativo e realizou obras na sede e zona rural do município. De acordo com a prefeitura, mesmo com as dificuldades financeiras que o município atravessa, uma agenda positiva foi formatada pela administração, a qual propõe a otimização dos serviços e a execução de projetos para melhorar a infraestrutura local. Desta vez, as comunidades de Riachão e Espírito Santo estão sendo beneficiadas com a construção de quadras poliesportivas, ampliação do cemitério e a recuperação das estradas vicinais. Ainda de acordo com a prefeitura, todas as estradas que dão acesso ao município serão recuperadas. “A nossa meta sempre será a melhor qualidade de vida da nossa população, por isso, vamos buscar cada vez mais recursos e parcerias para realizar obras importantes em nossa cidade”, destacou o prefeito Zezinho.

Lagoa Real: Obras mudam a infraestrutura da cidade Comunidades da zona rural estão sendo beneficiadas com a construção de quadras poliesportivas. (Foto: Divulgação).

Durante uma festa ocorrida na Fazenda Morrinhos, zona rural de Condeúba, no sudoeste baiano, na madrugada deste domingo (21), Miguel Ferreira Porto matou o próprio irmão, Manoel Ferreira Porto, com uma garrafa de vidro. Segundo o DDez, a briga teria começado por um motivo banal. O desentendimento entre os irmãos é antigo e Manoel havia agredido Miguel com socos em outra ocasião. A polícia de Condeúba prendeu Miguel hoje pela manhã em sua residência. O acusado não sabia que tinha matado o irmão e, por isso, os policiais acreditam que o mesmo estaria alcoolizado ou drogado durante a discussão. Miguel passará por corpo de delito e ficará à disposição da justiça para julgamento. Manoel trabalhava na Prefeitura Municipal como ajudante de serviços gerais.

Macaúbas: Acusado de matar criança de oito anos vai a júri popular Uilton de Jesus Santana, recebeu R$ 1 mil do pai da criança para executar o crime. (Foto: Divulgação/PC).

Acusado de matar uma criança de 8 anos, o jovem Uilton de Jesus Santos irá a júri popular na próxima terça-feira (23), às 09h. O crime aconteceu no dia 17 de novembro de 2011, em Curralinho, distante cerca de 35 km da cidade de Macaúbas, no sudoeste baiano. De acordo com as investigações policiais, Uilton recebeu a quantia de R$ 1 mil do próprio pai da criança para executar o crime. O agricultor Zenilton Silva Costa, pai da criança, queria fugir do pagamento da pensão alimentícia, que custava R$ 40. O menino foi encontrado morto com um cadarço em volta do pescoço e um saco plástico amarrado na cabeça. O Júri Popular será presidido pelo juiz de direito Martinho Ferraz. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o julgamento é aberto ao público e qualquer cidadão poderá assisti-lo.

Macaúbas: Acusado de matar criança de oito anos vai a júri popular O pai da criança, o agricultor Zenilton Silva Costa queria fugir do pagamento da pensão alimentícia, que custava R$ 40. (Foto: Divulgação/PC).
21/Jul/2013 - 11h11

Mandela vive: viva Madiba!

Luiz Frederico Rêgo (Fredinho) *


No último 24 de junho, ao acompanhar as notícias sobre o estado de saúde do primeiro negro Presidente sul-africano, me lembrei da canção “Mandela Day”, composta em 1988 pela banda escocesa Simple Minds, que se apresentava em turnês no fim da década de 80 promovendo o trabalho da Anistia Internacional e combatendo o regime do apartheid na África do Sul. Nelson Mandela ainda estava preso quando a música havia sido composta, pois sua pena só foi revogada em 1990, como consequência da abertura política que levou ao fim do regime racista.

 

Nesta quinta-feira, Mandela completa 95 anos, internado num hospital de Pretória, onde se encontra desde 22 de junho. Em 2010, a ONU instituiu na data de seu aniversário, 18 de julho, o Dia Internacional em homenagem ao herói da luta anti-apartheid. Assim, o “Mandela Day” retoma uma idéia nascida na África do Sul e que remonta a uma das músicas que é símbolo do ativismo político do final da década de 80. Também nesta data, as Nações Unidas convocam cada cidadão do mundo a dedicar simbolicamente 67 minutos de seu tempo a serviço da coletividade, porque foram esses os anos que o líder sul-africano dedicou à causa pública e à luta pelos Direitos Humanos.


Nascido em 1918, filho de um chefe tribal da casa real do Trankskei, Nelson Rolihlahla Mandela formou-se em Letras e Direito em 1942. Junto a Oliver Tambo, inaugurou o primeiro escritório advocatício negro do país, descobrindo, mas lides jurídicas, que a Justiça pendia para os brancos e as leis eram parcialmente aplicadas, sob o prisma do sistema racista oficializado a partir de 1948. Por combater a política racista do apartheid, foi condenado, em 1962, a cinco anos de prisão. Em 1964, no cárcere, é condenado à prisão perpétua.


Após passar 28 anos numa prisão – fora enviado para a Ilha de Robben, onde ocupou a cela com o número 466/64, com as dimensões de 2,5 por 2,1 metros – e de se tornar um dos presos políticos mais famosos do mundo, Nelson Mandela elegeu-se, em 1994, o primeiro presidente negro da África do Sul. Sobre lhe faltar experiência política e de comando, ironizou: “no meu país, primeiro vamos para a prisão e depois nos tornamos Presidente”. Fora do cárcere, adotou uma postura conciliatória em seus discursos, em substituição aos discursos inflamados dos primórdios da luta. Com isto, demonstrou postura de estadista, antes mesmo de chefiar a Nação.


No cinema, a vida do admirado líder foi retratada em diversos filmes, sendo interpretado por um elenco de astros: Danny Glover, Sidney Poitier, Dennis Haysbert, Terence Howard e Morgan Freeman – este último no filme “Invictus”, dirigido por Clint Eastwood e que concorreu ao Oscar de melhor ator e ator coadjuvante. O próximo a interpretar Mandela nas telas é o britânico Idris Elba, no filme “Longo caminho para a Liberdade”, com estréia prevista para 2014.


É triste que Mandela passe esse aniversário de 95 anos em estado de enfermidade. Seu exemplo de grande estatura moral, contudo, extrapola os aposentos do hospital em Pretória, assim como não ficou contido no cubículo de 5m² na prisão da Ilha de Robben. Conciso, o diplomata líbio Ali Abdessalam Treki, ex-Presidente da Assembleia Geral da ONU, asseverou ser Mandela “um dos maiores líderes morais e políticos de nosso tempo”. Também feliz em definir Mandela, em postagem que li no Facebook, feita por Maris Stella Schiavo Novaes: “Um dos mais lindos referenciais humanos do Século XX”.


Por ora, celebramos este dia 18 de julho com Mandela entre nós. Fico a pensar, numa época em que imperam as incertezas e a intolerância tem sido uma crescente, e já não tendo entre nós gigantes morais como Gandhi e Luther King: o que será do mundo quando não tivermos neste plano físico o referencial representado por Nelson Mandela? Certamente, é o último herói do nosso tempo, engajado na mais justa luta depois do combate ao fascismo, e nos fará uma falta tremenda, sobretudo diante do ceticismo de que a Humanidade possa produzir, nas próximas décadas, um outro Mandela. Resta-nos apresentar nossos sinceros respeitos e eterna gratidão a um exemplo raro de ser humano, que tem honrado sua existência com dignidade, altruísmo, coragem e tolerância. Que permaneça vivo, hoje e sempre, seu exemplo de luta. Viva Madiba! 
 

Luiz Frederico Rêgo (Fredinho), é Bacharel em Direito pela UESB e Serventuário da Justiça. É também Secretário-Geral do Partido dos Trabalhadores (PT) de Brumado.

CONTINUE LENDO
Recuperação de estrada beneficia moradores do oeste baiano Executada pelo Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), a obra foi entregue neste sábado (20). (Foto: Manu Dias/GOVBA).

O trecho de 36,2 quilômetros da BA-161, no entroncamento da BR-349 a Sítio do Mato, será pavimentado e restaurado. Cerca de 32 mil habitantes dos municípios de Serra do Ramalho, Bom Jesus da Lapa, Sítio do Mato e São Félix do Coribe, no oeste baiano, serão beneficiados com a recuperação da estrada. Executada pelo Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), a obra foi entregue neste sábado (20). Além da pecuária e da agricultura, os investimentos do governo baiano também irão beneficiar as indústrias locais. Trafegam pela rodovia uma média de 440 veículos por dia. Cerca de R$ 12 milhões serão gastos com a obra. Além da entrega do trecho recuperado, foi autorizado o edital de licitação para restauração de outros dois trechos da BA-161, um total de 38,4 quilômetros, que dão acesso a Sítio do Mato e a Gameleira da Lapa. 

“O secretário estadual de segurança pública está na inércia”, diz Castilho Viana O vereador enaltece o trabalho da polícia, mas cobra do governador da Bahia mais estrutura e homens para a polícia da cidade. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Ainda apelando para melhorias na segurança pública em Brumado, o vereador Castilho Viana (PSB), em entrevista ao site Brumado Notícias, comentou sobre as últimas ocorrências de assalto ao comércio local e convocou a população a buscar soluções para acabar com isso. “A população não aguenta mais tantos relatos de violência em nossa cidade, mas tem que se unir para dar um basta em tudo isso que está acontecendo por aqui”, disse Castilho na tarde desta sexta-feira (19). O parlamentar cobrou ainda ações do governo do estado e da secretaria estadual de segurança pública. “As polícias Civil e Militar estão trabalhando da maneira como pode e com a quantidade de policiais reduzida, mas não se cansam de combater a criminalidade. No entanto, isso não está sendo o suficiente”, reclamou. Para Castilho, é um absurdo uma Companhia como a de Brumado ter apenas 130 policiais para fazer o rateio e cobrir todo um circuito de 11 municípios. “O governador deve parar o que está fazendo e olhar para Brumado. Ao que parece o secretário estadual de segurança pública não enxerga Brumado no mapa de violência”, cobrou. Ao final da entrevista, o parlamentar brumadense disse que o secretário de segurança pública precisa se mover e sair da inércia. “Se existe uma frase hoje que eu posso dizer sobre segurança é que Brumado está na inércia em relação ao governo do estado. O secretário de segurança tem que sair da inércia em relação à segurança em nosso município”, asseverou.

PSDB realiza reunião em Brumado O evento será realizado às 20 horas.

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) vai realizar no próximo dia 31 de julho uma reunião para os seus filiados e simpatizantes. Na pauta do encontro está a apresentação dos novos filiados à legenda e o posicionamento partidário em relação às ocorrências de manifestações nacionais. O evento será realizado às 20 horas.

Recepção do Papa Francisco custará R$ 850 mil aos cofres públicos O evento marca o início da agenda oficial do pontífice, que vem ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

A cerimônia de recepção do Papa Francisco marcada para esta segunda-feira, no Palácio Guanabara, vai custar R$ 850 mil dos cofres públicos. A informação foi confirmada em nota pela assessoria do governo do estado do Rio neste sábado. O evento marca o início da agenda oficial do pontífice, que vem ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Dentre os 650 convidados para a recepção, estão a presidente Dilma Rousseff (PT), o vice-presidente Michel Temer (PMDB), além do próprio governador Sérgio Cabral (PMDB) e governadores estaduais. Dividindo o custo total pela lista de presentes, o evento custaria por pessoa cerca de R$ 1.300. De acordo com a nota, haverá um “serviço simples de buffet”, que incluiria água, café e biscoitos. A empresa contratada por licitação para a cerimônia seria a Cenários e Cenas Consultoria, Assessoria e Planejamento Ltda., que acumula mais de R$ 20 milhões em contratos com o governo do estado somente em 2013. A montagem de um palanque no Jardim de Inverno do Palácio, de onde o papa falará aos presentes, saiu por R$ 1.800. A estrutura tem um metro de altura e 16 metros quadrados. Já a parte do buffet teria custado R$ 8 mil dos cofres públicos, e não R$ 150 mil informado anteriormente. Contudo, a assessoria não quis detalhar as despesas com os outros cerca de R$ 840 mil do total divulgado. Em resposta ao GLOBO, a Arquidiocese do Rio afirmou que não iria se pronunciar, alegando que apenas o governo estadual poderia comentar o caso. As Informações são do Jornal O Globo.

Brumado: Lei impõe obrigações aos estabelecimentos bancários O projeto de lei de autoria dos vereadores Weliton Lopes (PR) e Édio Pereira (PCdoB) foi sancionado pelo prefeito municipal. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Elaborado pelos vereadores Weliton Lopes (PR) e Édio Pereira (PCdoB), o projeto de lei que determina aos estabelecimentos bancários situados na cidade de Brumado obrigações quanto ao atendimento foi sancionado pelo prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL). O projeto havia sido formulado em razão do número expressivo de reclamações dos usuários dos serviços na cidade. Além de obrigar as agências a efetuar o atendimento em tempo razoável, ou seja, até 15 minutos em dias normais e até 30 minutos em véspera ou após feriado prolongado, o documento prevê a manutenção nos bancos de um número mínimo de caixas e atendentes para atendimento aos clientes; disposição de acomodações que permitam que os clientes permaneçam sentados, enquanto aguardam atendimento; e disponibilização gratuita, em todas as agências, de ao menos um bebedouro e um sanitário, dentro das normas sanitárias e de acessibilidade. Caso os estabelecimentos bancários descumpram as exigências, podem ser penalizados com uma advertência, multa e até mesmo suspensão e cassação do alvará de funcionamento do banco. Os próprios usuários dos serviços bancários poderão encaminhar denúncia, legalmente constituída e devidamente acompanhada dos meios de prova legalmente admitidos, preferencialmente, ao Procon, ou na falta deste, a Defensoria Pública Estadual, Ministério Público Estadual e Assistência Judiciária Municipal. Após o recebimento da denúncia, os fatos serão apurados e, se comprovados, serão aplicadas as penalidades previstas. O projeto tem um prazo para entrar em vigor.

Brumado: Em recesso, Câmara passa por reforma Uma empresa foi contratada para revestir os banheiros dos gabinetes, colocar piso na garagem, fazer a pintura geral e outros serviços. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Enquanto vereadores, secretários e assessores estão em recesso, a Câmara Municipal de Brumado passa por reforma. Uma empresa foi contratada para revestir os banheiros dos gabinetes, colocar piso na garagem, fazer a pintura geral e outros serviços. A expectativa é que, ao final do recesso, dia 08 de agosto, a Casa Legislativa já esteja reformada e os gabinetes parlamentares prontos para uso.

Brumado: Polícia recaptura mais um foragido da Justiça Teodoro Pereira Sampaio, 22 anos, foi recapturado na última quarta-feira (17). (Foto: Divulgação).

O traficante Teodoro Pereira Sampaio, 22 anos, foi recapturado na última quarta-feira (17) por equipes da 20ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) e da 34ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) em sua residência, no Bairro Urbis IV, em Brumado. Preso por tráfico de drogas, Teodoro cumpria pena no Conjunto Penal de Teixeira de Freitas, quando foi beneficiado com uma saída temporária e não retornou. Após investigação policial, o traficante foi recapturado e encontra-se custodiado em Brumado. O delegado coordenador Leonardo Rabelo garantiu a recondução do preso, nos próximos dias, ao presídio de origem, onde deverá concluir o restante da pena. Durante as diligências para prender o foragido, os policiais encontraram uma motocicleta abandonada em um imóvel em construção, no Bairro Urbis III. O veículo havia sido roubado no dia 13 de julho. A moto foi levada para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) e passará por exames periciais.

Torneio de Vôlei de areia em Brumado O Torneio será realizado nos próximos dias 02 a 06 de agosto.

Nos próximos dias 02 a 06 de agosto, será realizado o I Torneio de Vôlei de Areia Masculino em Brumado. Os jogos acontecerão na AABB, durante os turnos matutino e noturno. As inscrições custam R$ 50 e podem ser feitas até o dia 27 de julho, na própria AABB. A dupla vencedora será premiada com R$ 600, o segundo com R$ 400 e o terceiro com 200 reais.

Assaltante detido tentando passar drogas para presos em Brumado Jonilson Pascoal Barbosa dos Santos, de 23 anos, confessou ter participado de assaltos em casas comerciais da cidade. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Ao chegarem à delegacia de Brumado na tarde desta sexta-feira (19), um delegado e um investigador da Polícia Civil flagraram o momento em que dois homens arremessaram uma 'trouxa' - contendo drogas e celulares - para dentro da cadeia. Eles chegaram em uma motocicleta, o carona desceu para jogar a trouxa e o piloto ficou na moto. O homem que pilotava a moto, ao avistar a viatura policial, fugiu, deixando o outro para trás. O carona foi detido por policiais militares e civis. Durante o interrogatório, Jonilson Pascoal Barbosa dos Santos, de 23 anos, confessou ter participado de alguns assaltos em casas comerciais da cidade. Um dos crimes praticados foi no mercadinho da Avenida João Paulo I, quando ele mirou um revólver na cabeça de uma criança de seis anos de idade. A polícia acredita que Pascoal seja autor de vários assaltos a farmácias e por isso convoca os comerciantes a comparecerem à delegacia para fazer o reconhecimento do acusado.

Livramento: Carro desgovernado arrasta cinco motocicletas e dois veículos Duas pessoas – um homem e uma mulher – foram atingidas pela caminhonete e encaminhadas pelo Samu 192 para o Hospital de Livramento. (Foto: Patrick Cassiano/Brumado Notícias).

Uma caminhonete D-20 desgovernada atingiu cinco motocicletas e dois veículos no município de Livramento de Nossa Senhora, sudoeste baiano, na tarde desta sexta-feira (19). O carro estava na Avenida Leônidas Cardoso, próximo a secretaria de saúde da cidade. Segundo disseram moradores da cidade ao site Brumado Notícias, o motorista sofre de epilepsia. E de acordo com as testemunhas do acidente, duas pessoas – um homem e uma mulher – foram atingidas pela caminhonete e encaminhadas pelo Samu 192 para o Hospital de Livramento de Nossa Senhora. Policiais militares da 46ª Companhia Independente de Polícia Miliar (CIPM) fizeram o levantamento do caso e o motorista, que teve sua identidade preservada, foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos.


Fotos: Patrick Cassiano/Brumado Notícias

Lagoa Real: Zezinho quer mais apoio do governo baiano Prefeito esteve em audiência com Jaques Wagner na última quinta-feira (18). (Foto: Divulgação).

Na última quinta-feira (18), a deputada estadual Ivana Bastos (PSD), acompanhada do prefeito de Lagoa Real, Francisco José Cardoso de Freitas (PSD), o Zezinho, solicitou ao governador Jaques Wagner (PT) intervenções na região. Durante a audiência, a deputada e o prefeito pediram ainda outros investimentos, como: a implantação de módulo frigorífico, a complementação da obra de urbanização e iluminação cênica da Praça da Lagoa Real. “Acredito que as intervenções proporcionarão mais qualidade de vida da comunidade, assim como modernizará o município”, declarou Ivana Bastos.

Marcha em defesa dos animais será realizada em Brumado O grupo que realizará a marcha dia 25 de agosto compareceu à Câmara para solicitar a elaboração de projetos em prol da defesa animal na cidade. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A marcha de defesa animal será realizada em Brumado no próximo dia 25 de agosto, e para isso uma equipe de coordenadores já está se mobilizando. As campanhas de divulgação do evento estão se intensificando, e o grupo compareceu à Câmara de Vereadores para solicitar do Legislativo a elaboração de projetos em prol da defesa animal no município. De acordo com Kátia Rodrigues, membro da comissão coordenadora do movimento em Brumado, tem acontecido na cidade muitos relatos de atrocidades praticadas contra animais na cidade. “Por conta disso, nós estamos nos manifestando em apoio ao projeto de petição do movimento de proteção nacional dos animais. Nosso proposito é garantir o direito dos animais e lutar pela punição aos malfeitores de animais, o que inclui os que agridem e abandonam”, explicou a coordenadora.

Arquivo