Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
07/2014

Dois homens morreram e um ficou ferido em acidente ocorrido na manhã desta quarta-feira (2), na BA-270, na região sudoeste da Bahia. A colisão envolveu uma moto e um carro de passeio entre as cidades de Itapetinga e Macarani. Segundo a polícia de Macarani, os corpos das duas vítimas foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Vitória da Conquista. De acordo com o G1, um rapaz que saiu ferido foi levado para o hospital da cidade de Macarani. A polícia investiga as causas do acidente.

Bom Jesus da Lapa: Idoso sobrevive após grade de proteção atravessar carro Foto: Esau Oliveira Farias/Blog Cotidiano Policial

Um idoso de 70 anos, identificado como José Daltro da Boa Sorte, sobreviveu a um acidente na BR-349, na Bahia, após uma grade de proteção metálica atravessar o carro que ele conduzia, próximo a Bom Jesus da Lapa, na região oeste do estado. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o condutor dirigia o veículo no final da tarde de terça-feira (1°), quando teria cochilado ao volante. De acordo com o G1, o carro saiu da pista e bateu contra uma proteção metálica, conhecida como guard-rail, instalada perto de uma ponte sobre o Rio São Francisco. A proteção entrou pelo para-brisa e atravessou o automóvel inteiro. O idoso teve apenas ferimentos leves.

Banda larga fixa chega a 35,3% dos domicílios do país

O serviço de banda larga fixa está presente em 35,3% domicílios do país, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). De abril a maio, foram acrescentadas 182,7 mil novas conexões, e o serviço passou a ser utilizado por 23,1 milhões de assinantes em todo o Brasil. A maior penetração do serviço está no Distrito Federal, com 64,1% dos domicílios que contam com a banda larga fixa. O estado onde o serviço chega a menos pessoas é o Maranhão, com 8,5% de presença nos domicílios. O grupo Telmex (Claro, Embratel e Net) lidera o mercado com 6,9 milhões de assinantes. Em seguida, aparecem a Oi, com 6,5 milhões, a Telefônica/Vivo, com 4,3 milhões e a GVT, com 2,7 milhões de usuários. A Anatel divulgou também hoje (27) o balanço de TV por assinatura no país. Segundo a agência, o Brasil fechou maio com 18,7 milhões de assinantes de TV paga, chegando a 28,7% dos domicílios do Brasil.

Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicada hoje (2) no Diário Oficial da União, suspende a distribuição, o comércio e o uso, em todo o território nacional, do lote 3K865 (validade: 11/2015) do medicamento dipirona sódica 500 MG fabricado pela empresa Prati, Donaduzzi & Cia Ltda. De acordo com o texto, laudo emitido pelo Instituto Adolfo Lutz considerou o lote insatisfatório no ensaio de aspecto, por ter sido constatada mancha irregular de cor cinza na superfície do comprimido. A Anvisa determinou ainda que a empresa Prati, Donaduzzi & Cia Ltda. promova o recolhimento do estoque existente no mercado relativo ao lote. A resolução entra em vigor hoje. As informações são da Agência Brasil.

Sisu: selecionados têm até hoje para fazer matrícula

Hoje (2) é o último dia de matrícula para os selecionados na segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A lista dos estudantes está disponível no site do Sisu. O prazo para participar da lista de espera vai até o dia 7. Para evitar contratempos, o candidato selecionado deverá verificar, na instituição de ensino em que foi aprovado, o local, horário e os procedimentos necessários. Caso não cumpra o prazo, perde a vaga. Aqueles que não foram selecionados em nenhuma das chamadas poderão acessar o boletim pessoal no site do sistema e clicar no botão que confirma o interesse em participar da lista de espera. Também podem integrar a lista os candidatos que foram selecionados na segunda opção de curso, mesmo os que já fizeram a matrícula. Os candidatos em lista de espera serão convocados pelas instituições a partir do dia 14. A lista é apenas para a primeira opção feita na hora da inscrição. Nesta edição, foram ofertadas 51.412 vagas em 1.447 cursos de 67 instituições de educação superior federais e estaduais. Segundo o Ministério da Educação (MEC), 1.214.259 candidatos se inscreveram. O Sisu é o sistema informatizado do MEC no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A seleção é feita duas vezes por ano.

Joaquim Barbosa diz que deixa Supremo com a alma leve Foto: Abril

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, disse hoje (1º) que deixa a Corte de forma tranquila e com a “alma leve”. Barbosa participou nesta terça-feira de sua última sessão como ministro do tribunal. Em maio,  ele anunciou que se aposentaria antecipadamente neste mês, após 11 anos como ministro da Corte. O decreto que vai oficializar a aposentadoria deve ser publicado até o fim deste mês. Com a saída de Barbosa, a presidência do tribunal será exercida pelo atual vice-presidente, Ricardo Lewandowski. Barbosa descartou pretensões de seguir a carreira política após a aposentadoria. "A política não tem na minha vida essa importância toda, a não ser como objeto de estudos e reflexões. Mas uma política em um senso bem elevado do termo, uma política examinada sob a ótica das relações entre os Estados, entre as nações. Eu não tenho esse apreço todo pela política, por essa política do dia a dia. Isso não tem grande interesse para mim”, afirmou. Para ele, foi um “privilégio imenso” o período que passou no Supremo. “Foi um período em que, não em razão da minha atuação individual, mas coletivamente, o Supremo Tribunal Federal teve um papel extraordinário no aperfeiçoamento da nossa democracia. Isso é que é o fundamental para mim”, destacou. As informações são da Agência Brasil.

Brumado: Mais de 50% das ligações para o Samu durante festas juninas foram trotes Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A central de regulação do Samu 192, que agrega Brumado e mais 20 municípios da microrregião, apresentou um relatório apontando as ligações recebidas no setor no período de 20 a 29 de junho. Segundo o documento, os socorristas tiveram pouco trabalho durante o período porque não houve registro de acidentes ou queimaduras provocados por fogos de artifício, comuns nessa época do ano. O que mais chamou a atenção dos reguladores foi o mau uso do 192, pois das 536 chamadas recebidas pelas equipe na região, 274 foram trotes, o equivalente a mais de 50% das ligações registradas pelo órgão. Segundo apurou o site Brumado Notícias, o valor representa mais do que o número de chamadas reais para atendimentos, que somaram 211 no total. Os números preocupam os coordenadores do órgão, que apelam mais uma vez para o bom senso das pessoas. “O 192 é uma chamada de emergência, isso significa que somo acionados quando alguém está com sua vida em risco precisando de socorro. Se ficarmos perdendo tempo em atender a esses trotes, alguém poderá perder a vida porque ficamos impedidos de socorrer por conta da brincadeira de mau gosto”, argumentaram os coordenadores da regulação.

Bélgica elimina os EUA e é última classificada Foto: AFP Photo/Francisco Leong

Se ela é de ouro, fantástica, ótima, ou se qualquer outro adjetivo pode ser usado para descrever a atual geração que forma a seleção da Bélgica, isso vai ao gosto de cada torcedor. Para os belgas, o que importa é que, mesmo sem mostrar um futebol exuberante como muitos esperavam, eles estão ente os oito melhores da Copa. Nesta terça-feira, a Bélgica derrotou os Estados Unidos por 2 a 1, em Salvador, e avançou às quartas de final do Mundial, em sua melhor atuação no torneio - mesmo que o triunfo tenha saído só na prorrogação, após 0 a 0 no tempo normal. O duelo na próxima etapa será com a Argentina. Pelo futebol apresentado por ambas as seleções até agora, o diferencial é "apenas" Messi. Se a geração belga for capaz de pará-lo, pode tornar concreto o sonho de todos que não param de elogiá-la. O palco para isso será Brasília, no próximo sábado. Por enquanto, fica a história de mais uma prorrogação emocionante naquela que, a cada jogo, pinta como forte candidata a melhor Copa de todos os tempos. As informações são do Uol Esporte.

Eleições 2014: PT brumadense lança Zé Ribeiro para concorrer à AL-BA Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Mudanças significativas estão começando a acontecer no cenário da política brumadense, pois o casal Edmundo e Marizete Pereira abriram mão de disputar as eleições de outubro e juntamente com o PT local lançaram o nome do vereador José Ribeiro Neves, que foi apresentado como pré-candidato durante convenção estadual do partido realizada no último final de semana. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o vereador declarou que o grupo fez um discurso de renovação apontando o seu nome como maior referência nesse novo cenário. Ribeiro disse que não tinha ambição de disputar o pleito, mas aceitou respondendo a um chamado do grupo. “Não era uma ambição minha, mas é uma vontade do grupo e como soldado eu estou pronto para combate e acho que esse será um bom combate. Representar o nosso município e região será muito bom. Será uma candidatura do município de Brumado e das demais cidades da região”, destacou. O parlamentar afirmou que o PT já tem uma estratégia montada para captar votos nas cidades circunvizinhas. Segundo ele, algumas lideranças já assinalaram positivamente quanto a apoiar o seu nome. Para o pré-candidato, o maior incentivo parte dos seus padrinhos políticos, o casal Pereira. “Ouvir de Marizete e Edmundo e dos demais do grupo que eu estou pronto para representar o município me deixou muito honrado”, concluiu Ribeiro.

Com arrancada de Messi, Di María marca e tira Suíça na prorrogação Foto: Getty Images

O sofrimento parece perseguir a Argentina nesta Copa do Mundo. Desta vez foi diante do 'ferrolho' da Suíça, que jogou dentro de sua área praticamente toda a partida e segurou como pôde o empate sem gols no tempo normal. Ter Messi, porém, é meio caminho andado para a vitória. Já no fim da prorrogação, o craque deu sua arrancada característica e deixou Dí María livre para marcar, garantindo o triunfo no sufoco por 1 a 0, nesta terça-feira, no Itaquerão. Classificação na base da raça e da insistência diante de um adversário que voltou a adotar o 'ferrolho' para tentar sobreviver. Mas que volta a levantar suspeitas do quão longe esta equipe pode chegar diante da 'Messidependência'. Na quartas de final, a Argentina enfrentará o vencedor de Bélgica e Estados Unidos. O sonho de um título na casa de seu maior rival segue vivo para a 'geração Messi'. As informações são do Uol.

Minas Calçados e Confecções faz mais um ganhador em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Minas Calçados e Confecções mostra mais uma vez que é pé quente em campanhas da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). A loja, que já foi a intermediária de várias premiações, como casas mobiliadas, TVs e muito mais, agora ajudou a consumidora Valdineide a ganhar uma moto 0 KM. Ela comprou na Minas Calçados, preencheu os cupons promocionais, acreditou e ganhou! A loja parabeniza a ganhadora e convida toda a comunidade a continuar comprando na Minas Calçados. No local, você encontra vestuário adulto e infantil, além de calçados de todos os tamanhos e tendências. Passe na loja, que fica localizada na Rua Coronel Tibério Meira, em Brumado. O telefone é (77) 3441-3319.

Brumado: Milhares de pacientes retornam para revisão no Saúde em Movimento Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Após período de repouso, os 2500 pacientes que passaram por cirurgia de catarata através do programa Saúde em Movimento, em Brumado, retornaram na manhã desta terça-feira (01) ao Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro para revisão pós-operatória. No local ainda se encontram duas carretas do programa. Além disso, parte da estrutura está montada. A equipe que esteve no município entre o final de maio e a primeira semana de junho retornou à cidade para avaliar e fazer a entrega de colírios e óculos aos pacientes.   

Brumado: 34ª CIPM derruba guarita e devolve calçada ao município Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na manhã desta terça-feira (01), a guarita onde por décadas funcionou a central de rádio patrulha (RP) da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Brumado, foi derrubada. O local está passando por várias obras estruturais e já recebeu uma nova e mais ampla central de RP, um grande muro na frente da unidade e uma rampa de acesso ao setor administrativo. Com a derrubada da antiga guarita, a Companhia regulariza sua base devolvendo a calçada ao município.  

Brumado: Vereadores recebem placa de identificação durante sessão Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A sessão na Câmara de Vereadores de Brumado realizada na noite da última segunda-feira (30) transcorreu tranquilamente. Os parlamentares apenas comentaram e votaram o material do grande expediente. Na ausência do presidente Alessandro Lôbo (PSL), a sessão foi presidida pelo vice-presidente, Édio Pereira (PCdoB). Em entrevista ao site Brumado Notícias, o vereador fez um resumo das atividades da noite. “Tivemos dez indicações referentes ao esgotamento sanitário, abastecimento de água, melhorias em estradas vicinais e reformas nos cemitérios do município. Todas foram debatidas e aprovadas pelo parlamento. A Câmara tem cumprido com sua obrigações e atribuições constitucionais fazendo com que os interesses dos munícipes sejam realmente atendidos. O objetivo é a melhoria contínua da qualidade de vida do nosso povo”. 

Brumado: Vereadores recebem placa de identificação durante sessão Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O maior destaque da sessão foi o kit entregue pela mesa diretora a cada parlamentar. O mesmo contém porta cartão e uma placa de identificação dos edis com nome e foto do vereador e o brasão legislativo. Édio disse que se trata de uma “ação de uma gestão democrática, transparente e dinâmica do presidente Alessandro Lôbo, que vem propiciando aos vereadores condições para o exercício do mandato”.

De férias, brumadense ganha moto em sorteio da CDL Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No início da noite da última segunda-feira (30), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado (CDL) realizou o último sorteio da campanha Comércio Campeão, que agregou o dia das mães, dia dos namorados e São João. Durante o período, consumidores de toda a região depositaram milhares de cupons nas urnas espalhadas pelas lojas credenciadas à instituição. Os mesmos concorreram a 10 TVs de LED e três motocicletas. Sérgio Arthur Santos Oliveira, Agnaldo S. Aguiar, Edilene Gomes A. Chaves, e Uimai Lins Coelho ganharam uma TV de LED cada no último sorteio de segunda-feira. Porém, a sorte grande foi para a brumadense Valdineide de Lima Leite, que há 17 anos mora no estado do Pará e está de férias no município. Ela aproveitou para comprar dois cintos na Minas Calçados e Confecções, quando preencheu o cupom que garantiu a motocicleta 0 km. 

De férias, brumadense ganha moto em sorteio da CDL Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na manhã desta terça-feira (01), a ganhadora recebeu a chave da moto. Valdineide disse ao site Brumado Notícias que como mora fora da cidade vai vender o veículo. “Estou muito feliz, já pensava em voltar para Brumado, depois dessa então fiquei ainda mais animada”, comentou. Para o presidente da CDL, Manoel Messias, a campanha, que foi impulsionada pela copa e pelos festejos juninos, aqueceu a economia local. “Estamos finalizando essa campanha positiva com satisfação. Conseguimos levar uma alegria a mais aos comerciantes e consumidores em nosso comércio, pois tivemos um fortalecimento e aquecimento nas vendas nesse período que agregou os festejos juninos no embalo da copa do mundo de futebol. Está de parabéns o comércio campeão de Brumado, assim como todos os nossos clientes e colaboradores”, destacou Messias.

Brumado: Prefeito assina ordem de serviço que prevê recuperação asfáltica de onze logradouros Foto: Divulgação/PMB

O prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) assinou nesta segunda-feira (30) uma ordem de serviço que prevê a recuperação da pavimentação asfáltica de diversos logradouros públicos do perímetro urbano da cidade de Brumado. Segundo o documento, onze logradouros públicos terão a sua pavimentação recuperada. São eles: Rua Albino Viana, Praça Donatila Meira, Av. Horácio José dos Santos, Rua João de Souza, Rua Marinha Lobo, Rua Afonso Pires de Souza, Rua Urbano Rizério Amorim, Rua Joaquim Caetano da silva, Rua Fidelcino Abrantes de oliveira e Rua Mangiere. A obra, que está orçada em R$ 750.478, 80, deve ser concluída em sessenta dias. A prefeitura ainda contribuirá com uma contrapartida no valor de R$ 250 mil. A obra será executada pela Metro Engenharia e Consultoria.

Copa do Mundo: Brumadense é o mais fanático torcedor argentino Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O site Brumado Notícias esteve nesta segunda-feira (30) na Vila Presidente Vargas, na casa do brumadense Marivaldo Gomes, o popular Cachimbo, que se recusa a torcer pelo Brasil e é fã de carteirinha da seleção argentina. Para comprovar a sua paixão pelos hermanos, Cachimbo personalizou a sua casa com as cores do maior adversário da seleção brasileira. Ele desenhou a bandeira do país vizinho no muro da frente da residência, pintando até mesmo a antena parabólica de azul e branco. Cachimbo também coleciona várias camisas da Argentina e do Boca Juniors, clube de futebol do país, e possui vários objetos personalizados da seleção rival. 

Copa do Mundo: Brumadense é o mais fanático torcedor argentino Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O brumadense faz questão de passar suas férias no país vizinho, onde já visitou vários pontos turísticos, entre os quais o La Bombonera e a casa de Maradona e Lionel Messi. Cachimbo disse à nossa reportagem que no último sábado, enquanto a maioria dos brasileiros torcia pelo Brasil no jogo contra o Chile, ele estava tranquilo. Apesar disso, ele disse que não quer o Brasil fora da final do mundial. “Eu não aceito o Brasil perder para ninguém agora. O Brasil só vai poder perder no dia 13 de julho, na final, quando a Argentina vai vencer por 2x1, com gols de Messi. Essa é minha única torcida”, afirmou o fanático torcedor.

Ivana Bastos: “João Bonfim é um homem sem palavra que vai sujar o TCE” Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Durante sessão legislativa, a deputada Ivana Bastos (PSD) manifestou a sua indignação com a postura do deputado João Bonfim (PDT). O parlamentar disse, em discurso pronunciado um dia antes da eleição dos conselheiros dos tribunais de contas, que nenhum dos seus três filhos seria candidato a deputado estadual. Apesar disso, o vereador Vítor Bonfim (PDT) anunciou que concorrerá à Assembleia. Ao que tudo indica, a não candidatura de um de seus filhos seria uma condição para que Bonfim tivesse o amplo apoio dos colegas à indicação ao TCE. Isso porque, ao deixar a vida política, seus votos seriam destinados a outro candidato. “Parece que aqui não tem homem para manter a palavra”, disse Ivana. Em seguida, ela referiu-se diretamente ao deputado. “Ele disse que nenhum filho se candidataria, citou os dois que são advogado e vereador e ainda falou do terceiro, que poucos aqui conhecem por não transitar no ambiente político”, afirmou a deputada. Bastos concluiu mandando um recado aos baianos. “É preciso que a Bahia saiba que vai para o TCE um homem sem palavra, que vai sujar o tribunal”. As informações são do Por Escrito.

Mais de 70% dos adolescentes baianos não votam em 2014

De acordo com um cruzamento de informações entre o Censo de 2010 do IBGE e as estatísticas do eleitorado do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cerca de 71% dos adolescentes baianos com 16 e 17 anos não irão às urnas nas eleições de outubro. Segundo a estimativa, 540 mil jovens do estado teriam idade para optar se votariam ou não, mas apenas 162 mil títulos para a faixa etária foram emitidos. Os números contradizem as mobilizações de junho de 2013, que atraíram milhares de adolescentes. Mesmo com o baixo número, a adesão de jovens que não são obrigados a votar na Bahia foi maior do que a média nacional, em que apenas 20% fizeram o registro para as votações de 2014.

Boquira: População se manifesta contra desativação da comarca local Foto: Boquira Notícias

Em protesto contra o processo administrativo que prevê a desativação de diversas comarcas no interior do estado, a população da cidade de Boquira, no sudoeste baiano, bloqueou a BA-156. De acordo com o Boquira Notícias, a manifestação teve início em frente à Câmara de Vereadores na manhã de ontem (30) e, em seguida, percorreu as principais ruas do município. Após o manifesto, os populares seguiram até a BA-156, onde fizeram um bloqueio a fim de chamar a atenção das autoridades. Apesar de pacífico, a polícia esteve no local acompanhando o ato. A vereadora Jucinalva Ramos (PMDB) encaminhou ofício ao Legislativo solicitando apoio dos parlamentares e da sociedade para a causa. No documento, ela ressaltou que a cidade de Boquira encontra-se na lista de comarcas que correm o risco de desativação.

Boquira: População se manifesta contra desativação da comarca local Foto: Boquira Notícias
TJ-BA: Mauricio Kertzman toma posse como desembargador Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

 A posse do advogado Mauricio Kertzman e da procuradora de Justiça Regina Helena Ramos Reis completou hoje (30) o quadro de 49 desembargadores do Tribunal de Justiça da Bahia, em solenidade realizada na sala da Presidência. Na ocasião, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Eserval Rocha, destacou a importância de ampliar a “força de trabalho, com todas as vagas instaladas”. Para o presidente, “o desafio é melhorar cada vez mais o serviço ao cidadão”. Os dois novos desembargadores confirmaram o compromisso com a sociedade baiana. Kertzman conquistou a maior votação entre seus colegas da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Bahia. Ele disputou com outros 19 candidatos e contou mais de 2 mil votos entre 3,5 mil eleitores. O desembargador renunciará ao cargo de juiz do Tribunal Regional Eleitoral. Já a desembargadora Regina Helena Ramos Reis é indicada pelo Ministério Público. A nova desembargadora já atuou em Mundo Novo, na Chapada Diamantina, Ipiaú, no Sudoeste e Ilhéus e Coaraci, no Sul do Estado. Exercia o cargo de procuradora de Justiça desde 1995. Os novos desembargadores foram nomeados pelo governador Jaques Wagner em 4 de junho.

Aldenes Meira defende fortalecimento da representação regional Foto: Divulgação

Candidato a deputado estadual pelo PCdoB, o presidente da Câmara de Vereadores de Itabuna, Aldenes Meira, defende o fortalecimento da representação regional. “Tanto para a Assembleia Legislativa como para a Câmara dos Deputados, é importante que o sul da Bahia forme bancadas envolvidas com os interesses da região”, declarou o candidato. O envolvimento com as mobilizações pela ampliação e consolidação das políticas públicas no campo e nas cidades é o foco de sua atuação. Aldenes é conhecido pela luta em defesa da reforma agrária e integração do Movimento de Luta pela Terra (MLT). Além disso, ele presidiu a Federação dos Trabalhadores da Agricultura da Bahia (Fetag-BA). Quanto ao sul do estado, Aldenes acredita nas novas possibilidades que surgem a partir dos investimentos em infraestrutura, como o Porto Sul e a Fiol, e em educação, como é exemplo a recente implantação da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). “Nossa luta é para que esses equipamentos se implantem associados à melhoria da qualidade de vida da população sul baiana e ao surgimento de novas oportunidades para todos”, concluiu o candidato.

Arquivo