Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "07/2016"

31 Jul 2016 - 11:00h

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 ou (77) 99951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.

31 Jul 2016 - 10:30h

O julgamento do processo de impeachment da presidente afastada, Dilma Rousseff (PT), será iniciado no próximo dia 29 de agosto e deverá ser concluído na primeira semana de setembro. De acordo com a Veja, o calendário foi confirmado por meio de nota divulgada neste sábado pela assessoria de imprensa do Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com o documento, o cronograma é fruto de um entendimento entre a área técnica do STF e do Senado, onde o processo atualmente tramita. “Conforme entendimentos entre os técnicos do Supremo e do Senado, a expectativa dos prazos é a seguinte: dia 9 de agosto: Sessão Plenária de Pronúncia, sob a coordenação do presidente do Supremo; até 48 horas após, acusação apresenta libelo e rol de testemunhas; sucessivamente, até 48 horas depois, defesa protocola contrariedade e rol de testemunhas; em seguida, decurso do prazo de 10 dias previsto no parágrafo único do art. 60 da Lei 1079/50; primeira data possível para início da fase de julgamento, respeitados os prazos acima elencados: 26 de agosto (sexta-feira); data acordada: 29 de agosto (segunda-feira). A expectativa dos técnicos é que o julgamento se prolongue por uma semana”, diz trecho do documento.

31 Jul 2016 - 10:00h

Uma forte chuva de aproximadamente quarenta minutos pegou os brumadenses de surpresa na manhã deste domingo (31). Os munícipes estavam ansiosos pela chuva em função das altas temperaturas registradas nos últimos dias. De acordo com a estação meteorológica Clima Tempo, a chuvas deve seguir a noite, com temperatura mínima de 18° e máxima 23°.

31 Jul 2016 - 09:30h

A Taisan Auto agora está como site novo. Acesse novo www.taisanauto.com.br e veja todas as novidades do cenário automobilístico. O site pode ser acessado mais rápido e fácil através de celulares, smartphones e tablets. A concessionária fica localizada na Avenida Centenário, 853, Novo Brumado. Ligue (77) 3441-5551.

31 Jul 2016 - 09:00h

Um menino de sete anos que tem deficiência de proteína C foi internado nesta sexta-feira (29) na emergência de um hospital particular em Salvador, após o medicamento importado que utiliza contra a rara doença hematológica, que custa R$ 600 mil e é fornecido pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) por ordem judicial, se esgotar. A informação foi dada ao G1 pelo pai da criança, o estilista baiano Elcimar Badu. O pai afirma que o estoque do medicamento “Ceprotin”, usado semanalmente pelo filho, acabou na segunda-feira (25) e não foi reposto pelo governo do estado no hospital onde o menino costuma tomar as doses. Sem o remédio, conforme o pai, começaram a surgir hematomas no corpo do filho e o menino sente dores. Elcimar diz que já teve o filho com o mesmo problema que morreu em consequência da doença. “Faz 16 anos que isso aconteceu. Ele era recém-nascido, tinha 12 dias de vida. Teve hematomas no corpo todo e morreu”, destaca. Para garantir o tratamento do segundo filho, Elcimar Badu afirma que entrou na Justiça para obrigar o estado da Bahia a pagar o medicamento da criança de sete anos. O pai disse que conseguiu a ordem judicial após ação da Defensoria Pública. O remédio é importado do Canadá.

30 Jul 2016 - 10:00h

O juiz Ricardo Leite, da 10ª Vara da Justiça Federal de Brasília, aceitou denúncia apresentada pelo Ministério Público e transformou em réus o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-senador Delcídio do Amaral (sem partido-MS), o ex-chefe de gabinete de Delcídio Diogo Ferreira, o banqueiro André Esteves, o advogado Édson Ribeiro, o pecuarista José Carlos Bumlai e o filho dele, Maurício Bumlai. Eles são acusados de tentar obstruir a Justiça comprando o silêncio do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, um dos delatores do esquema de corrupção que atuava na estatal do petróleo. É a primeira vez que Lula vira réu na Lava Jato. Por meio de nota, os advogados do ex-presidente da República afirmaram que o petista já esclareceu, em depoimento à Procuradoria Geral da República (PGR), que ele “jamais interferiu ou tentou interferir em depoimentos relativos à Lava Jato”. Ainda de acordo com os defensores de Lula, “a acusação se baseia exclusivamente em delação premiada de réu confesso e sem credibilidade, que fez acordo com o Ministério Público Federal para ser transferido para prisão domiciliar”.

30 Jul 2016 - 09:00h

Com o veto do Supremo Tribunal Federal (STF) à doação empresarial para campanhas eleitorais, partidos ouvidos pelo G1 informaram que devem priorizar o uso de redes sociais para incentivar doações de militantes na disputa municipal deste ano. Nesta semana, a reportagem procurou os cinco partidos com maior número de parlamentares no Congresso Nacional – PMDB, PT, PSDB, PP e PR – para saber quais  estratégias adotarão para arrecadar recursos na eleição de outubro. Além das campanhas na internet, as direções das legendas decidiram delegar aos diretórios estaduais a definição sobre outras estratégias para garantir recursos para os candidatos. Além da proibição da doação empresarial às campanhas pelo STF, outros temas relacionados às disputas eleitorais foram modificados no ano passado, quando a presidente Dilma Rousseff, atualmente afastada em razão do processo de impeachment, sancionou a Lei da Reforma Política. O período da campanha, por exemplo, caiu de 90 para 45 dias – com isso, a propaganda eleitoral terá início no dia 16 de agosto deste ano.

30 Jul 2016 - 08:30h

O pré-candidato a prefeito de Livramento de Nossa Senhora, Ricardo Assunção Ribeiro (Rede), o Ricardinho, apareceu na frente do ex-prefeito Emerson Jose Osorio Pimentel Leal (PSL), pré-candidato às eleições de 2016. A pesquisa estimulada divulgada pelo Instituto Folha Regional, neste sábado (30), ainda tem uma simulação de confronto direto e índice de rejeição. Na estimulada, o pré-candidato Ricardinho obteve 38,21% das intenções de votos. Já Emerson Leal alcançou 31,94%. Já o empresário Erasmo da Manga conseguiu somar 3,1% na preferência dos entrevistados. Os indecisos somaram 22,21%, e aqueles que responderam Ninguém/Nulo/Branco foram 4,54%. O instituto simulou confronto direto entre os dois principais pré-candidatos no município de Livramento de Nossa Senhora. Ficam frente à frente os pré-candidatos: Ricardinho e Emerson. Neste confronto Ricardinho venceria com 42,84%, contra 33,97% de Emerson Leal. Os indecisos neste cenário somam 17,64%, e os eleitores que responderam Ninguém/Nulo/Branco são 5,55%. O Folha Regional mediu ainda a rejeição dos três pré-candidatos: “Em qual destes pré-candidatos você não votaria de jeito nenhum?”. Quem obteve o maior índice de rejeição foi o ex-prefeito Emerson Leal, 25,46%. A segunda maior rejeição registrada foi do empresário Erasmo da manga, com 18,82%. E Ricardinho somou percentual de 8,35%, na rejeição. Não rejeita nenhum foram 45,49%, e os que responderam Ninguém/Nulo/Branco são 1,88%. A pesquisa está registrada no tribunal regional eleitoral da Bahia (TRE-BA) com o número BA-07848/2016, foram entrevistados 468 eleitores a margem de erro é de 4,5%.

29 Jul 2016 - 17:02h

Os pré-candidatos a prefeito e vice-prefeito, Eduardo Vasconcelos (PSB) e Édio Pereira (PCdoB), respectivamente, receberam na tarde desta sexta-feira (29) o apoio do Partido Democrático Trabalhista (PDT), do deputado estadual Vitor Bonfim, e do Partido da República (PR), de Marlúcio Abreu e Ilka Abreu. Agora, Vasconcelos conta com o apoio de sete partidos para a disputa eleitoral em 2016. 

Segundo apurou o site Brumado Notícias, o clima de tensão no grupo terminou após o anúncio do PDT e do PR, pois os partidos ainda não tinham declarado oficialmente o apoio. O atual prefeito da cidade, Aguiberto Lima Dias (PDT), que já havia declarado apoio a Eduardo, ainda referendou o vereador Édio Pereira para a vice.

29 Jul 2016 - 17:00h

Dois anos já se passaram desde a inauguração da Praça Heráclito Cardoso, no Bairro do Tanque, em Brumado, e a população ainda não teve o prazer de desfrutar do visual da fonte luminosa em funcionamento. Durante esta semana, o site Brumado Notícias registrou uma equipe técnica fazendo uma nova manutenção na bomba que impulsiona o jato de água da fonte. O equipamento só foi visto funcionando no dia de sua inauguração, na semana de comemorações do aniversário da cidade, em junho de 2014. 

Na época, depois que o equipamento foi inaugurado, foram constatadas algumas irregularidades que colocariam em risco a segurança e integridade física de quem visitasse a praça. Na ocasião, a prefeitura declarou que foram investidos em torno de R$ 116 mil para reforma da praça, tendo a fonte como principal atração e equipamento mais caro a ser instalado no local. A expectativa é de que, após esta última manutenção, a fonte enfim sirva para desempenhar o seu papel, que é embelezar e ser um atrativo para os visitantes da praça.

29 Jul 2016 - 16:30h

Decidido a ficar fora dos palanques nas eleições de outubro para não comprometer a governabilidade, o presidente em exercício Michel Temer tem trabalhado nos bastidores e por meio de interlocutores para realizar um mapeamento das preferências e prioridades de cada partido em relação à disputa eleitoral. A ideia é tentar evitar que possíveis rivalidades municipais comprometam a base aliada no Congresso. Após mapear as prioridades dos aliados, o Palácio do Planalto pretende escalar ministros e interlocutores com perfil mais político para fazer uma espécie de coordenação e dar prioridade às candidaturas de acordo com o interesse dos partidos. A meta do Planalto é eleger o maior número possível de prefeitos e vereadores de partidos aliados, reduzindo, assim, a área de atuação do PT e da oposição. Apesar de ainda ser presidente licenciado do PMDB, aliados dizem que Temer tem adotado um discurso “acima do partido” e deve trabalhar pelas legendas da base. Na avaliação de pessoas próximas ao presidente em exercício, uma eventual vitória eleitoral sobre a oposição poderia ajudar o governo na medida em que deixaria o PT ainda mais fragilizado. Em suas agendas recentes no Planalto, Temer tem dito que não subirá em palanque no primeiro turno. No segundo turno, no entanto, caso não tenha mais de um candidato da base na disputa, pode considerar a importância de sua participação para derrotar a oposição. As informações são do Estadão.

29 Jul 2016 - 16:00h

No próximo dia 5 de agosto, o Sac Móvel estará na Praça da Bandeira, na cidade de Malhada de Pedras, no sudoeste baiano. Na unidade são oferecidos os serviços de retirada de carteira de identidade (RG), CPF, certidão negativa de antecedentes criminais, recadastramento de pensionistas do estado, registro de críticas, denúncias, elogios, orientações, reclamações, solicitações e sugestões sobre os serviços públicos prestados pelo Governo do Estado. A carreta do SAC é equipada para emissão de 250 documentos por dia. Para atendimento da população, são distribuídas senhas conforme a ordem de chegada dos usuários. O horário de atendimento é de 8h às 18h.

29 Jul 2016 - 15:31h

O médico Marlúcio Abreu (PR) e sua esposa Ilka Abreu (PR) declararam apoio a pré-candidatura de Eduardo Vasconcelos nas eleições 2016. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Dr. Marlúcio confirmou o acordo com o ex-prefeito da capital do minério. “Já está tudo certo e fechamos o apoio”, garantiu. De acordo com Abreu, o único grupo formalizado na cidade é o de Vasconcelos. “Eduardo me fez o convite para se juntar a sua pré-campanha e vamos militar politicamente novamente”. Em 2008, Ilka foi vice-prefeita na chapa de Eduardo Vasconcelos. Este ano, ela vai disputar uma das treze vagas na Câmara Municipal.

29 Jul 2016 - 15:30h

Uma menina indígena de três anos morreu após ser estuprada na aldeia Bororo, em Dourados, a 210 quilômetros de Campo Grande. De acordo com informações do boletim de ocorrência, a suspeita de violência sexual foi levantada enquanto a menina era atendida no hospital da reserva indígena. Ela havia sido levada para a unidade de saúde, porque, segundo os tios, havia sofrido um acidente com bicicleta. No hospital, os médicos constataram que ela tinha fratura no maxilar e em uma das pernas, hematomas no rosto e vestígios de violência sexual. De acordo com o G1, o Conselho Tutelar foi acionado e avisou a polícia. A criança foi transferida para o Hospital da Vida devido à gravidade dos ferimentos, mas não resistiu e morreu. Os suspeitos, que são tios da criança, foram presos na mesma noite, em casa. O casal tem a guarda da pequena desde 2 de dezembro de 2015 porque a mãe dela está presa. O caso foi registrado como estupro de vulnerável.

29 Jul 2016 - 15:00h

Através do seu perfil pessoal no Facebook, o vereador Édio Pereira (PCdoB) confirmou a aliança com o pré-candidato a prefeito, Eduardo Vasconcelos (PSB), para disputa do pleito eleitoral deste ano. No comunicado, Pereira disse que, após intensos diálogos e várias reuniões, ficou definido que ele será o candidato a vice-prefeito da chapa encabeçada por Vasconcelos. “O slogan “Brumado Acima de Tudo” representa bem essa aliança que tem como principal bandeira apresentar propostas que contemplem elevados investimentos para alavancar os setores estruturantes do nosso município, os quais resultarão na melhoria da qualidade de vida da população”, escreveu o parlamentar. O pré-candidato ainda ressaltou, através do comunicado, que ambos estão, neste momento, debruçados sobre os mais urgentes desafios e necessidades da cidade e obstinados em criar as bases para a construção de uma nova realidade em Brumado. “Sinto que estamos muito mais preparados para enfrentarmos os desafios e superá-los, com soma de esforços e trabalho coletivo iremos buscar elevados investimentos para que Brumado possa continuar trilhando o caminho do progresso e do desenvolvimento”, concluiu Pereira.

29 Jul 2016 - 14:30h

O pré-candidato a prefeito de Brumado, vereador Alessandro Lôbo (PRB), vai realizar nesta sexta-feira (29), às 19h, no Espaço Lavoisier, um evento para discussão sobre a construção de seu plano de governo para a cidade. Segundo a assessoria do pré-candidato, o objetivo é debater com toda a sociedade as principais reivindicações nos diversos setores. O ato será aberto ao púbico e contará com lideranças de movimentos sociais, representantes de entidades de classe, além dos pré-candidatos a vereadores.

29 Jul 2016 - 14:00h

Na manhã da última quinta-feira (28), investigadores da Polícia Civil conseguiram prender em flagrante Douglas Luz Moura, de 26 anos, que desmontava um veículo em uma localidade conhecida como Curtume, no município de Livramento de Nossa Senhora. Segundo o delegado da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Cooprpin), o indivíduo foi autuado na Delegacia de Brumado em razão da prática do crime de receptação qualificada. O inquérito policial deve ser encaminhado à justiça no prazo de dez dias. 

29 Jul 2016 - 13:30h

A van da banda conquistense ‘Rei da Cacimbinha’ capotou quando os músicos seguiram para um show no Rio Grande do Norte. Segundo informações do Blog do Rodrigo Ferraz, o veículo colidiu em um animal, fazendo com que o motorista perdesse o controle da direção. O vocalista da banda, Jon Falcão, reclama de fortes dores no corpo. Outros integrantes também ficaram feridos. A banda Rei da Cacimbinha ficou conhecida em todo o país com o hit da Muriçoca.

29 Jul 2016 - 13:00h

Já estão abertas as inscrições para o processo seletivo dos cursos de aprendizagem industrial de nível básico oferecidos pelo Senai Bahia. No total, são 1280 vagas. Em Brumado, há vagas para o curso de Assistente Administrativo, que é totalmente gratuito. As inscrições se encerram no dia 28 de agosto e não há taxa de inscrição para o processo seletivo. O resultado será divulgado no dia 30 de agosto. As matrículas deverão se feitas nos dias 5, 6 e 8 de setembro. Para a inscrição no nível básico, os candidatos serão selecionados respeitando, nessa ordem, a ordem cronológica de inscrição e de idade (o que for mais velho). Os candidatos devem atender aos requisitos de cada curso e não podem participar caso estejam matriculados em algum curso de gratuidade regimental do SENAI-BA, na data de início das aulas. Os cursos de aprendizagem industrial são oferecidos pelo SENAI, conforme a demanda do setor industrial, para atender à legislação que regulamenta a contratação de aprendizes. Com exceção de micro e pequenas empresas, todos os estabelecimentos, de qualquer natureza, são obrigados a empregar e matricular um número de aprendizes equivalente a 5% no mínimo e 15% no máximo dos seus empregados, cujas funções demandam formação profissional.