Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "07/2016"

01 Jul 2016 - 13:00h

Filiado ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), o radialista Marquito Gomes interrompeu sua programação na Rádio Alternativa a fim de consolidar a sua pré-candidatura a uma cadeira na casa legislativa. Muito popular com seu programa sertanejo nos finais de semana e locução esportiva, o radialista ponderou que poderá de alguma colaborar com o desenvolvimento municipal se conseguir a vereança. Marquito irá marchar ao lado do patrão e pré-candidato ao executivo, Emanuel Araújo Lima, o Manelão, que também interrompeu sua participação como ancora no programa jornalístico para atender as exigências da lei eleitoral.

01 Jul 2016 - 12:30h

O presidente em exercício Michel Temer sancionou nesta quinta-feira (30) a lei aprovada na semana passada pelo Congresso Nacional que prevê regras para a gestão das empresas estatais. A sanção foi publicada na madrugada desta sexta, na edição de 1º de julho do “Diário Oficial da União’ com dez vetos. Apesar dos vetos, Temer manteve pontos considerados polêmicos, como o que proíbe que pessoas com atuação partidária ou que estejam em cargos políticos ocupem postos de direção das estatais. A restrição limita indicações políticas para o comando das estatais e foi alvo de impasse durante a tramitação da proposta no Congresso. Conhecido como Lei das Estatais, o projeto define, entre outros pontos, critérios para a nomeação dos dirigentes dessas empresas; adoção de medidas como as previstas na Lei de Responsabilidade Fiscal para dar maior transparência às contas; e prazo de dez anos para que todas as estatais de economia mista mantenham pelo menos 25% do capital no mercado de ações. Com o objetivo de “despolitizar” as indicações para essas empresas, Temer chegou a determinar, no início do mês, que as nomeações no governo fossem suspensas até que o projeto fosse aprovado pelo Congresso e sancionado pela Presidência. Na ocasião, o presidente em exercício argumentou que é preciso garantir a nomeação de pessoas “com alta qualificação técnica”. As informações são do G1.

01 Jul 2016 - 12:00h

Para o Presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) de Brumado, Luiz Frederico Rêgo, o Fredinho, o ex-prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB) é um dos maiores inimigos de seu partido na Bahia. “Desconheço que nas 100 maiores cidades da Bahia, algum prefeito ou alguma liderança política foi pra rua pedir pelo impeachment de Dilma e dar sustentação a esse golpe que está envergonhando o Brasil, mas em Brumado esse ex-prefeito foi, com meia dúzia de gatos pingados, atacar a honra de uma mulher honesta e tratar de forma pejorativa o Partido dos Trabalhadores, que ele considera uma organização criminosa, como é típico do discurso da direita mais reacionária e conservadora do país”, disse ele em entrevista ao site Brumado Notícias. 

O dirigente destacou que Vasconcelos tem um grande histórico de agressões ao partido e as suas principais lideranças. “Disse que o PT venceria em 2014 com ‘o voto da barriga’, considerando o Bolsa Família um programa eleitoreiro, o que é muita hipocrisia de quem inventou um ‘Avante Sertanejo’ só pra fins eleitorais”, criticou o petista. Rêgo ainda estranhou o fato de a senadora Lídice da Mata (PSB) ter afinidade política com o ex-prefeito. “A senadora é uma mulher que, como a Presidenta Dilma, lutou pela democracia em nosso país, portanto é estranho vê-la ao lado de quem não tem apreço pela democracia e tem o autoritarismo como prática política”, asseverou.

01 Jul 2016 - 11:30h

A mulher suspeita de matar um homem com quem mantinha um relacionamento amoroso confessou o crime à família da vítima logo após o homicídio, que aconteceu em Itanhaém, no litoral de São Paulo, na última terça-feira (28). Segundo a Polícia Civil, Vancleves da Silva Lima, de 40 anos, foi até a casa de Joelina Nascimento Lima, de 42 anos, para terminar o relacionamento entre os dois. No entanto, na quarta-feira (29), Vancleves não voltou para casa e sua família entrou em contato com a Polícia Militar. Chegando na residência da suspeita, na Rua José Manoel Lorenzo Leiro, no bairro Nova Itanhaém, os policiais encontraram o corpo da vítima. Nas mensagens enviadas por meio do aplicativo de celular WhatsApp, e que foram obtidas com exclusividade pelo G1, a suspeita conta para um sobrinho de Vancleves que matou o rapaz. “Discutimos e nos agredimos. Tínhamos bebido. Sempre tinha uma faca ao lado da cama, no caso de alguém tentar entrar em casa. Perdi a cabeça. Chamei a polícia, mas ela não tinha chegado. Então, saí sem rumo”, escreveu Joelina.

01 Jul 2016 - 11:00h

Acusado de aterrorizar a região conhecida como Fazenda São Sebastião (Bastião), no município de Brumado, Daniel Costa Lima, de 37 anos, foi morto em confronto com a polícia na última quinta-feira (30). Segundo informou a polícia ao site Brumado Notícias, uma equipe de investigadores se deslocou até a região a fim de apurar a ocorrência de vários roubos que haviam ocorrido na localidade. Após demorada busca na área rural, os investigadores encontraram o acusado, que estava armado com uma espingarda. Ele efetuou um disparo na direção dos policiais e os mesmos revidaram. Daniel foi atingido e levado ao hospital, onde foi constatado o óbito. Com ele, foi encontrado um RG falso, três motocicletas com chassis adulterados e um tablete de maconha. De acordo com o delegado Leonardo Rabelo, Daniel já respondeu a treze procedimentos criminais pela prática dos crimes de homicídio, roubo a mão armada, receptação, porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas. Além disso, possuía em seu desfavor quatro mandados de prisão em aberto.

01 Jul 2016 - 10:30h

Polícia Federal deflagrou uma nova operação na manhã desta sexta-feira e cumpre mandados em São Paulo, Rio, Pernambuco e Distrito Federal. Um dos alvos da nova fase da Lava-Jato é o doleiro Lucio Bolonha Funaro, ligado ao presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Os agentes da PF cumprem também mandados de busca e apreensão em uma empresa do grupo J&F, em São Paulo, a Eldorado, do ramo de celulose. Segundo o colunista Lauro Jardim, Funaro foi preso em sua casa, no bairro dos Jardins, na capital paulista. Funaro é acusado de corrupção, evasão de divisas e lavagem de dinheiro. Os crimes estariam entre os fundamentos que levaram o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, a decretar a prisão dele. O lobista Milton Lira, supostamente ligado ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), também é um dos alvos da investigação. Agentes da PF estão em sua casa, no Lago Sul, de Brasília, com mandados de busca e apreensão. Ontem, às vésperas da prisão, Funaro decidiu trocar de advogado. A defesa dele, que estava a cargo do advogado Antônio Mariz, foi transferida para Antonio Figueiredo Bastos. Este seria um sinal de que está mesmo disposto a fazer acordo de delação premiada. Basto é o advogado com maior número de acordo de delação na Lava-Jato. A operação faz parte de investigações abertas após delação premiada do ex-vice-presidente da Caixa Econômica Fábio Cleto, que havia sido indicado para o cargo por Cunha.

01 Jul 2016 - 10:00h

Faltou espaço no local onde o Partido Socialista Brasileiro (PSB) realizou o evento de apresentação da pré-candidatura de Eduardo Lima Vasconcelos à prefeitura de Brumado. Antes de o lançamento ter início, o clima era tenso, pois, por ordem do juiz da 90ª Zona eleitoral, o evento havia sido suspenso. Porém, com as ações dos advogados no município e na capital, a justiça eleitoral concedeu liminar garantindo a realização da solenidade. No lançamento, o PSB reuniu muitas lideranças locais, dentre as quais antigos desafetos políticos de Vasconcelos, a senadora Lídice da Mata, os secretários Domingos Leonelli e Vitor Bonfim, o deputado estadual Marquinhos Viana, e os deputados federais Arthur Maia e José Rocha. Jussara Bonfim, Ilka Abreu e Édio Pereira, pretensos postulantes a vice na chapa do pré-candidato, também reforçaram a mesa, assim como o ex-prefeito Geraldo Azevedo (PDT) e o atual prefeito, Aguiberto Lima Dias (PDT). 

Na plateia, também foi registrada a presença de várias lideranças políticas da região, como uma comitiva de vereadores da cidade de Malhada de Pedras, o Dr. Eupídio, que por duas vezes administrou o município de Jussiape, e o médico Marlúcio Abreu, diversas vezes vice-prefeito de Brumado. O discurso do ex-prefeito Geraldo Azevedo acendeu a plateia. Ele exaltou o pré-candidato e o pretenso a vice, Édio Pereira. “Feliz o prefeito que tiver Édio como seu aliado”, exclamou o médico. 

A senadora Lídice da Mata também cuidou de exaltar o pré-candidato, destacando o mesmo como referência no cenário atual da política baiana. Antes do seu pronunciamento, Eduardo Vasconcelos foi aplaudido de pé por toda a assistência. O ex-prefeito apontou um pequeno gráfico do que será a plataforma de governo e as prioridades a serem alcançadas. Na companhia da esposa e do filho, o pré-candidato encerrou sua fala com agradecimentos e promessa de muita luta no período de campanha.

01 Jul 2016 - 09:30h

Em entrevista feita em Brasília para a revista francesa semanal L'Express divulgada nesta quarta-feira, 29, Dilma Rousseff a(PT) firmou que Lula será candidato à Presidência em 2018. A informação é, inclusive, uma das chamadas da capa da publicação. “É a razão principal do golpe de Estado: prevenir que o Lula se apresente à Presidência. Hoje em dia, apesar de todas as tentativas de destruir a sua imagem, Lula continua entre as pessoas mais amadas. Eu posso te dizer que ele vai se apresentar na próxima eleição”, disse. Questionada sobre como ela vê e espera a possível confirmação do afastamento no Senado, Dilma se disse profundamente injustiçada quanto à forma como “foi tirada do poder”. Na entrevista, ela ainda disse que não cometeu crime de responsabilidade, mas que apenas aprovou quatro decretos para créditos suplementares a fim de financiar, principalmente, hospitais. “Não sou o primeiro presidente a agir assim. O Fernando Henrique Cardoso aprovou 23 decretos similares. Na verdade, [a acusação] é apenas um pretexto”. No decorrer da entrevista, Dilma voltou a defender o PT, a falar que não sabia do esquema de corrupção na Petrobras e a criticar os grampos divulgados pelo juiz federal Sérgio Moro. “Não importa o país do mundo, divulgar o registro de uma conversa do chefe de Estado seria um crime”. Dilma ainda citou a queda de três ministros do governo interino por corrupção e que o momento político no Brasil “é grave”.

01 Jul 2016 - 09:00h

Formado aspirante PM pela Academia da Polícia Militar Bomfim em Salvador e promovido a primeiro tenente em julho de 2009, Cláudio José Delmondes Danda, o então Tenente Delmondes, mudou de patente nesta quinta-feira (30) ao ser promovido capitão. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado. Desde 2008, o oficial atua na 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Brumado, onde vem colaborando em grandes atuações operacionais e administrativas na promoção da segurança pública local. Com a promoção do oficial, a companhia brumadense passa a contar com dois capitães, tendo o Major Jocevã Oliveira como comandante e o Capitão Valmari Jr. como subcomandante. “Estou feliz com essa promoção e espero poder honrar com essa nova designação. Só tenho a agradecer a população brumadense por está estadia desde então. Compartilho esse momento de muita alegria com minha família, com os oficiais e a tropa da 34ª CIPM, que sempre me deram apoio nas minhas ações. Meus agradecimentos ao Pai por me permitir alcançar essa patente”, declarou o novo capitão ao site Brumado Notícias.

01 Jul 2016 - 08:30h

Em parceria com o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) promove entre os dias 11 e 13 de julho a XI Campanha de Devolução de Embalagens Vazias de Agrotóxicos, no Vale do Rio Brumado, contemplado os municípios de Livramento de Nossa Senhora, Dom Basílio, Rio de Contas e Jussiape. A ação consiste no recebimento temporário de embalagens vazias em locais próximos às propriedades rurais como forma de estimular a devolução destes resíduos ao Sistema Campo Limpo, beneficiando o meio ambiente e os produtores da região. As coletas acontecem na segunda-feira (11), na Praça Central de Dom Basílio; na terça-feira (12), simultaneamente em Rio de Contas (Horto e Galpão de Jânio), Jussiape (Garagem da Prefeitura), e em Livramento (Adib), este segue até a quarta-feira (13). O horário de recebimento do material é das 9h às 17h. O diretor de Defesa Sanitária Vegetal da ADAB, Armando Sá, destacou que o intuito também é conscientizar o agricultor sobre a necessidade de retirada das embalagens usadas de agrotóxicos e de insumos agrícolas das propriedades rurais, devido aos riscos de contaminação do solo, água, animais e do meio ambiente. A campanha, realizada periodicamente pelos órgãos, conta com o apoio da Associação dos Revendedores de Agrotóxicos do Sudoeste Baiano (Aras).

01 Jul 2016 - 08:00h

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) expediu a Recomendação 05/2016 ao município de Brumado a fim de inibir atividades que emitam sons e ruídos abusivos. O objetivo é prevenir e reprimir a poluição sonora na cidade. A recomendação, expedida pelo promotor de Justiça Ruano Fernando da Silva Leite, proíbe o município de conceder alvarás de funcionamento aos estabelecimentos comerciais que não atendam as disposições legais. No documento, o MP recomenda à população, aos proprietários de instrumentos sonoros, principalmente os de sons automotivos, entidades recreativas e de alto falantes que evitem utilizar os aparelhos a partir das 22h, em áreas urbanas e rurais, exceto se houver isolamento acústico. Além disso, que se abstenham de utilizar os referidos equipamentos antes das 8h e a partir de meia noite, em qualquer dia da semana, em qualquer volume, salvo em áreas permitidas pelas autoridades competentes. Aos proprietários de estabelecimentos comerciais, o promotor de Justiça recomenda que impeçam o uso de sons automotivos em suas dependências. A Recomendação ainda orienta que o comandante da Polícia Militar de Brumado adote as medidas administrativas necessárias para combater o abuso de instrumentos sonoros na localidade. Segundo o promotor Ruano Fernando, a medida foi tomada considerando Termos de Ajustamento de Conduta firmados anteriormente.

01 Jul 2016 - 07:30h

Sabendo dos gastos extras durante o período junino, a Unopar de Brumado lançou para o segundo semestre uma super promoção. Os alunos aprovados no vestibular da instituição que efetivarem a matrícula até o dia 04 de julho receberão desconto na primeira mensalidade e pagarão apenas R$ 59. As opções de cursos disponíveis na unidade são: Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Artes Visuais, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Educação Física, Engenharia da Produção, Engenharia da Computação, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Serviço Social, Sociologia, Gestão Ambiental, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Hospitalar, Gestão Financeira, Gestão Pública, Logística, Marketing, e Processos Gerenciais. Além disso, há ainda os novos cursos: Gestão de Produção Industrial, Marketing Digital e Empreendedorismo. Para mais informações, ligue (77) 3441-7979 ou (77) 99949-5503.

01 Jul 2016 - 07:00h

O ex-trabalhador rural Jonas Lopes da Silva, de 30 anos, cortou cana dos 7 aos 15 anos e, na noite de quarta-feira (29), colou grau em Medicina pela Universidade de Pernambuco (UPE). “Não sou melhor nem pior que ninguém. Apenas corri atrás do que sonhava”, revelou Jonas ao Jornal do Comércio. A trajetória mereceu o reconhecimento dos colegas de turma, que o aplaudiram de pé durante a cerimônia de formatura. Ele trabalhava com a mãe cortando e limpando cana-de-açúcar nos engenhos da cidade de Joaquim Nabuco, na Zona da Mata pernambucana.

01 Jul 2016 - 00:00h

Em Brumado, o tradicional São Pedro do Bairro Olhos D’água está cada vez mais cobiçado pelos forrozeiros da região. A festa terá início nesta sexta-feira (1º) e irá coincidir com as celebrações do 2 de Julho, dia da Independência da Bahia. Para este ano, a prefeitura recheou o evento com várias atrações valorizando a prata da casa. O site Brumado Notícias registrou a conclusão dos preparativos para a festa na Praça Donatila Meira Lobo, onde foram instalados o palanque e as barracas de bebidas e alimentação. Coube a associação de moradores do bairro realizar a ornamentação com a temática junina. O evento promete bater recorde de público nesta edição.