Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "07/2016"

28 Jul 2016 - 16:00h

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o Major Jocevã Oliveira, comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), disse que parte da população está patrocinando o tráfico de drogas na cidade. Isso porque muitas pessoas se tornam receptadores de produtos roubados, na sua maioria aparelhos celulares. O Major relatou que a maioria dos aparelhos roubados em Brumado vai parar nas mãos dos receptadores. “São pessoas que acham que vão tirar vantagem comprando o produto no mercado negro, mas acabam alimentado a criminalidade e o tráfico de drogas, que transformam o dinheiro desses aparelhos em armas e drogas”, afirmou o comandante. Segundo ele, o roubo de celular se tornou um ciclo na cidade. “Tem o que rouba aqui, porque há o que compra lá. A demanda de compradores de celulares no mercado negro em Brumado é muito grande, por isso há tantos aparelhos sendo roubados todos os dias”. 

Além da comercialização direta, as investigações do núcleo de inteligência da companhia local apontam que boa parte dos aparelhos vira moeda de troca por drogas nas bocas de fumo. O relatório mostra que outra fatia dos roubos vai parar nas mãos dos presos na cadeia local, o que foi comprovado com a retirada de 27 aparelhos de dentro da custódia no dia 12 de junho, durante uma tentativa de fuga. O comandante deu algumas dicas de segurança quanto ao uso do aparelho celular nas vias e em locais públicos. Neste aspecto, foi observado pela polícia militar que os transeuntes chegam a colocar suas vidas em risco por utilizarem os aparelhos enquanto atravessam as faixas de pedestre. O Major chama a atenção de que na maioria dos roubos há uma exposição exacerbada por parte do usuário. Outra falha apontada são bolsos pequenos, nos quais os aparelhos ficam bastante expostos, o que atrai a atenção dos meliantes. 

O Major lamentou não possuir um relatório preciso dos números de roubos de celulares, uma vez que a maioria das pessoas não procura a polícia para registrar os roubos. “Na maioria das vezes ficamos sabendo do roubo de celular pelos blogs”, disse o comandante. No levantamento parcial da polícia, as principais vítimas dos roubos e furtos de celulares em Brumado são adolescentes, estudantes a caminho ou saindo das escolas, e na maioria do sexo feminino. “Nosso apelo é para que a população seja parceira da polícia, não alimente o crime e a violência comprando esses aparelhos de procedência duvidosa. Receptação também é crime. Sejam mais atentos ao utilizarem seus aparelhos, evitem tanta exposição em lugares públicos. Se não conseguimos zerar esse saldo de assaltos, vamos ao menos inibir ou dificultar essa ações criminosas em nossa cidade”, concluiu o Major Jocevã Oliveira.

28 Jul 2016 - 15:30h

Em decisão publicada na quarta-feira (27), o juiz da 93º Zona Eleitoral de Caculé concedeu direito de resposta ao prefeito do município de Guajeru, Gil Rocha (PDT), em virtude de declarações ofensivas feitas no último dia 19 de julho, em programa da Rádio Alternativa FM 97,9, de Brumado. A decisão ressalta que o prefeito e pré-candidato à reeleição municipal sofreu ofensa por parte da referida emissora em decorrência de “mero processo judicial em trâmite, sem que houvesse qualquer decisão judicial”. Com base na decisão, a Rádio Alternativa FM 97,9 deverá conceder o mesmo espaço e tempo em sua programação para que o prefeito se defenda das acusações de suposto desvio de dinheiro público. A defesa do gestor aponta que as acusações, apresentadas por Ivan Krilov Ribeiro da Silva, presidente do DEM (Democratas) em Guajeru, partido de oposição que terá pré-candidato à sucessão municipal, teve “a evidente intenção de provocar danos à imagem a à honra do atual gestor, iniciando uma campanha caluniosa com disseminação de matérias falsas na internet, além de postagens em seu próprio perfil nas redes sociais, transparecendo a conotação eleitoral e evidenciando a intenção de se deturpar a realidade processual da ação, que ainda se encontra em fase de citação para que se apresente a defesa”.

28 Jul 2016 - 15:00h

Vândalos destruíram e arrancaram as letras com os dizeres “Amo Caetité”, colocadas na Praça da Catedral, ao lado de uma imagem de Nossa Senhora Santana. O letreiro havia sido instalado há menos de uma semana, no início dos festejos da padroeira da cidade. De acordo com o Caetité Notícias, as letras em aço inox estavam chumbadas com concreto, o que não impediu o ato criminoso. A prefeitura deve registrar um boletim de ocorrência e o caso será investigado pela polícia.

28 Jul 2016 - 14:30h

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) expediu recomendação à Prefeitura Municipal de Guanambi para que seja suspensa a Licença Ambiental do Consórcio Pavotec Trial para extração de granito na Fazenda Corredor, zona rural do município, em área próxima à zona urbana, até posterior deliberação do procedimento preparatório de Inquérito Civil Público que aguarda a realização de perícias ambientais. A recomendação foi expedida após denúncia de que a atividade estaria causando danos ao meio ambiente, além de poluição sonora e rachaduras em vários imóveis. Além disso, documentos apresentados na Promotoria deixam transparecer irregularidades insanáveis no Processo de Licença Ambiental realizado pela Secretaria de Meio Ambiente. A recomendação solicita ainda que a prefeitura interdite as atividades que estejam sendo desenvolvidas pelo Consórcio Pavotec na referida localidade e que a empresa se abstenha de realizar qualquer atividade que possa impactar, de qualquer forma, as moradias, casas, prédios e a população do entorno, sob pena de responsabilidade Cível e Criminal.

28 Jul 2016 - 14:00h

Cinco julgamentos serão realizados no Fórum Duarte Moniz, em Brumado, no mês de agosto. O juiz Genivaldo Alves Guimarães presidirá as sessões. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, Joab Teixeira de Souza será julgado por tentativa de homicídio qualificado por dissimulação; Gildete Brito da Silva é acusado pela prática, em tese, de homicídio qualificado por motivo torpe; Carlos Aguiar Junior e João Henrique Aguiar de Oliveira são acusados de tentativa de homicídio qualificado por motivo fútil; e Bruno Luz da Silva será julgado por tentativa de homicídio qualificado por motivo fútil.

28 Jul 2016 - 13:30h

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encontrou novos indícios de irregularidades nas contas de uma empresa que prestou serviço para a campanha à reeleição da presidente afastada Dilma Rousseff. O presidente da Corte, ministro Gilmar Mendes, enviou as informações para compor a ação que trata da prestação de contas da petista no Supremo Tribunal Federal (STF). Os novos detalhes envolvem a empresa DCO Informática, contratada para disparar mensagens para celulares via WhatsApp durante a campanha. A empresa tem sede na cidade mineira de Uberlândia e recebeu 4,8 milhões de reais pelo serviço, em quatro repasses feitos ao longo de uma semana em outubro de 2014. “O estabelecimento não possui identificação na fachada, aparentemente também funciona como residência e não tivemos acesso ao interior do mesmo”, aponta o relatório da Secretaria Municipal de Finanças de Uberlândia feito a pedido do ministro. Além disso, a empresa possui apenas um servidor, um notebook e três funcionários que trabalham sem carteira assinada. Um dos funcionários da DCO relatou que a campanha de Dilma contratou a empresa por 0,06 centavos a 0,16 centavos para cada disparo, e que o preço variava de acordo com o porte e solicitação. Ele também disse que a empresa desenvolveu o programa para fazer os disparos de mensagens e subcontratou a 2K Comunicações para fazer os relatórios das atividades. Em fevereiro, Mendes já havia pedido que órgãos de controle fiscalizassem a DCO e outras seis empresas por suspeitas de irregularidades. Os indícios foram apontados pelo PSDB, que alegou possível ilegalidade na contratação e pagamento efetuado às empresas supostamente sem capacidade operacional para prestar os serviços à campanha petista. As informações são da Veja.

28 Jul 2016 - 13:00h

Até a manhã da última terça-feira (27), mais de 150 ocorrências foram registradas na delegacia de Caetité, no sudoeste baiano, durante os festejos em celebração a Senhora Santana, padroeira da cidade. Os bandidos abordavam as pessoas em ruas paralelas à Praça da Catedral, onde a festa foi realizada, ou conseguiam subtrair os celulares sem que as vítimas percebessem. Até mesmo em frente à igreja da Matriz foram registradas ações criminosas. Segundo a Polícia Civil, um novo levantamento será feito no final desta semana. O número de perdas de documentos também foi alto ao longo dos dias de festa. Até agora, ninguém foi preso. A polícia investiga os casos e acredita que uma quadrilha especializada pode ter agido na cidade.

28 Jul 2016 - 12:30h

O Brasil perdeu 91.032 vagas formais de emprego em junho deste ano, informou nesta quarta-feira o Ministério do Trabalho. O resultado do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) é fruto de 1.204.763 de contratações e 1.295.795 de demissões no período. O resultado foi pior que o esperado por analistas do mercado financeiro consultados pela Agência Estado, que previam fechamento de 25.000 a 84.600 postos. A mediana das previsões era de 60.000 vagas encerradas. O número de postos fechados em junho deste ano foi menor intenso que o de junho do ano passado, quando foram extintas 111.199 vagas. Ele superou, porém, as 72.615 demissões líquidas de maio de 2016. No acumulado do primeiro semestre, o saldo de postos fechados é de 531.765 vagas pela série com ajuste, ou seja, incluindo informações passadas pelas empresas fora do prazo. Este é o pior resultado para o período desde o início da série, em 2002. De acordo com a Veja, no acumulado dos últimos doze meses, o país encerrou junho com 1.765.024 vagas a menos, também considerando dados com ajuste.

28 Jul 2016 - 12:00h

Diante da proximidade do pleito eleitoral, as definições das alianças começam a ser divulgadas. Na manhã de quarta-feira (27), a primeira aliança selada é entre os partidos PMDB, PV e Rede Sustentabilidade. As conversas entre o grupo estavam bem adiantadas, faltando apenas alguns pontos que foram resolvidos por meio de um consenso das lideranças partidárias. O presidente do PMDB, Emanoel Araújo Lima, o Manelão, o presidente do Partido Verde, Gilson Dias, e o presidente da comissão provisória da Rede de Sustentabilidade, Paulo Esdras, selaram a aliança de forma definitiva e irão marchar juntos nas eleições 2016. “A aliança já estava praticamente definida, pois todos falamos a mesma língua. Temos um projeto político definido, o qual é bem complexo e abrange as mais diversas áreas, dando, é claro, atenção especial para setores prioritários. A junção do PMDB com o PV e a Rede é bem sólida e irá mostrar aos brumadenses um diferencial. Estamos trazendo o novo, pois cremos que Brumado está na hora de tomar novos rumos”, destacou Manelão. O presidente do PV também expressou que o grupo está coeso e sustentado por um projeto muito dinâmico e participativo. Por fim, Paulo Esdras, porta-voz da Rede, acrescentou que a aliança é sólida e substanciada em um ideal inovador. As legendas irão fazer uma convenção conjunta, cuja data será divulgada em um comunicado oficial nos próximos dias.

28 Jul 2016 - 11:30h

Se você quer ser educador, conheça o curso de Pedagogia da Unopar, o qual capacita o pedagogo para atuar, analisar e interferir em diferentes contextos educacionais. O currículo reúne disciplinas como Psicologia da Educação, Currículo Escolar e Tecnologias da Educação, Alfabetização e Letramento, Ensino de Artes e Música, entre outras. Ao concluir o curso, o pedagogo poderá atuar na docência da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, nas diversas áreas da educação formal e não formal, bem como na gestão desses espaços educativos. Não perca a chance e se inscreva para realizar a prova nos dias 29 ou 30 de julho e concorra a uma bolsa de 30% de descontos na sua mensalidade até o final do curso. A Unopar fica localizada na Rua Eugenia Dantas Araújo, 55. Os telefones são: (77) 3441-7979 e (77) 99949-5503.

28 Jul 2016 - 11:00h

Organizado pelo Clube do Fusca, o 3º Encontro de Carros Antigos aconteceu no último final de semana, no Parque de Exposições Gilson Brito, em Brumado. Caravanas de vários municípios da região marcaram presença no evento. Nesta edição, 17 clubes participaram do encontro, que contou com cerca de 100 veículos em exposição. O prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) prestigiou o evento, pois é um amante de carros usados, tanto que chegou conduzindo o seu Fusca 1977. Acompanhado do secretário municipal de Cultura, Miguel Lima Dias, Aguiberto discursou, entregou troféus e medalhas e também foi condecorado pelo Clube do Fusca, já que a prefeitura apoiou o encontro que vem crescendo a cada ano. “Me sinto honrado em receber o reconhecimento desse grupo que valoriza tanto a cultura dos carros antigos. Essa é uma forma muito interessante de preservar a nossa memória. Eu faço questão de parabenizar os organizadores deste evento, pois é um acontecimento diferenciado que foi muito bem organizado”, destacou o gestor.

28 Jul 2016 - 10:00h

O ex-prefeito da cidade de Livramento de Nossa Senhora, o médico Carlos Roberto Souto Batista (PSD), o Carlão, foi nomeado para o cargo de coordenador da Policlínica Manoel Fernandes em Brumado. A Portaria 087 foi publicada no Diário Oficial do Município na última quarta-feira (27). De acordo com a publicação, Carlão teve a sua nomeação retroativa de 1º de julho do corrente ano. Segundo apurou o site Brumado Notícias, o médico ainda vai receber 100% de Condições Especiais de Trabalho (CET). A Portaria foi assinada pelo prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias (PDT), e pelo secretário municipal de Administração, Raimundo Lima Dias.

28 Jul 2016 - 09:30h

De acordo com o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, Eduardo Cunha promoveu na última quarta-feira (27) um churrasco na residência oficial da presidência da Câmara. A festa, que tem o notório deputado (que garante ter ele mesmo quitado a fatura, apesar dos seus bens bloqueados) e Claudia Cruz como anfitriões, é para homenagear os seguranças da Polícia Legislativa e funcionários que atendem ao casal. Embora não seja mais presidente da Câmara há 20 dias, Cunha ainda tem usado a segurança destinada a quem ocupa este cargo. Na segunda-feira, por exemplo, Cunha, ao chegar a Brasília, foi escoltado até a residência oficial por quatro seguranças: Renan, Eduardo, Leandro e Paul. O evento é animado por música sertaneja ao vivo. Claudia Cruz tirou fotos do grupo, que era servido por um buffet contratado para o evento. De certo modo, a vida continua uma festa para o casal.

28 Jul 2016 - 09:00h

Durante entrevista concedida à imprensa de Vitória da Conquista, o secretário de saúde da Bahia, Fábio Villas Boas, garantiu a inauguração dos 20 leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Brumado, conforme prometido pelo governador Rui Costa (PT). Serão 10 leitos para adultos e 10 leitos para crianças. “Vamos inaugurar UTIs de adulto e neo em Brumado”, garantiu Villas Boas. De acordo com o secretário, um trabalho de rede realizado pela Sesab deixará a saúde mais próxima do cidadão, tendo em vista que um conceito de rede visa estruturar as cidades pólo com serviços de alta complexidade. A inauguração da UTI é uma das obras mais aguardadas pela população brumadense, que com freqüência pede por melhorias na saúde público do município.

28 Jul 2016 - 08:30h

Agora você desintoxica seu organismo, emagrece de forma saudável e perde medida em menor tempo de tratamento. A alimentação balanceada da Praticook Brumado aliada aos tratamentos estéticos da Clínica Luiza Feres, você diminui a gordura localizada, celulite e a retenção de líquido. Ganhe mais qualidade de vida! Siga a Clínica Luiza Feres nas redes sociais e fique por dentro das promoções, serviços oferecidos e de todas as novidades. A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 / (77) 99962-3010 / (77) 99997-3200. Luiza Soares Feres é especialista em Método 5S de Emagrecimento, Terapia Ortomolecular, Dermato Funcional, Peelings e Criolipólise.

28 Jul 2016 - 08:00h

Com o início as atividades da nova sede da 18ª Ciretran, a rotina e o cenário da Praça Wenceslau Araújo, no Bairro Santa Tereza, foram totalmente alterados. A chegada do órgão ao local fez aumentar a circulação de veículos e transeuntes na região e despertou a atenção de ambulantes. No segundo dia de funcionamento do órgão na nova sede, nove ambulantes com lanches, sucos e água de coco se instalaram no local. Os comerciantes na região também já começaram a se adaptar a nova realidade e estão investindo em prestações de serviços para atender a demanda e manter a economia no perímetro aquecida. Alguns já instalaram máquinas para xérox e até vislumbram outros investimentos com o promissor público. 

Também se comenta que os proprietários de emplacadoras e autoescolas estudam a possibilidade de mudar seus estabelecimentos comerciais para a região a fim de facilitar o acesso do público ao Detran. As previsões são as mais otimistas para comerciantes e moradores nas proximidades. A região conta ainda com o Fórum Trabalhista e é eixo de acesso ao Ifba e outros órgão públicos. A estimativa é de que o cenário da economia local mude de endereço ou pelo menos seja mais distribuído, já que as mudanças promoveram uma descentralização da prestação de serviços na cidade. Apesar dos avanços, comerciantes, moradores e usuários dos serviços públicos pedem reforço da segurança pública na região, pois a aglomeração também chama a atenção de meliantes.

28 Jul 2016 - 07:00h

Conversas de bastidores dão conta de que com o possível retorno de Márcio Moreira (PSB) ao páreo das disputas para as próximas eleições municipais, seu colega de bancada e de legenda, José Carlos dos Reis (PSB), poderia sair das disputas. Ele lançaria sua esposa, a ex-vereadora Olindina Raimundo de Brito Reis (DEM). Por telefone ao site Brumado Notícias, o parlamentar sustentou sua pré-candidatura à reeleição. “Não existe essa possibilidade. Márcio voltar ao páreo não muda em nada o meu posicionamento. Essas conversas são factoides no momento da ferveção da política, estão querendo colocar uma pimenta no processo e dessa formar causar mais alvoroço nos bastidores da nossa tão popularizada política. Essas conjecturas não têm nenhum procedimento”, reiterou Reis. O vereador garantiu que também está no páreo para encabeçar a chapa como vice de Eduardo Vasconcelos. “Como posso abrir mão se até fui cogitado a vice na chapa. Meu nome foi citado entre os possíveis vices, então posso garantir que continuo firme, forte, robusto e sadio na minha caminhada”, finalizou.

28 Jul 2016 - 00:00h

O site Brumado Notícias apurou que pelo menos R$ 30 milhões foram empenhados para as obras do Lote 3, da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), entre os municípios de Tanhaçu e Manoel Vitorino, no sudoeste baiano. No trecho foi dada atenção a contratação de mão de obra local. Nossa reportagem também apurou que foram empenhados R$ 30 milhões para os mais de 160 km do trecho do empreendimento no Lote 7, entre Santa Maria da Vitória e Barreiras, mas as obras ainda não foram retomadas. Já o trecho do Lote 4, em Guanambi, não sofreu paralisação. No local, o ritmo de trabalho ainda é considerado intenso em comparação ao período de pico, antes da recessão econômica do país. Há uma grande expectativa de retomada das obras na região do município de Brumado, uma vez que nos últimos trinta dias foram entregues novos materiais vindos do estado do Rio de Janeiro, que podem ser das novas empresas que vão assumir o controle da obra no lote local. A Andrade Gutierres e as demais terceirizadas não retornarão às atividades, pois estão sob investigação federal. Segundo informações obtidas pela nossa reportagem, as negociações entre os governos estadual e federal com o grupo asiático interessado no empreendimento estão em andamento.