Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
07/2016
fechar

Em fase de conclusão, UTI de Brumado recebe instalação de ar-condicionado e gás medicinal Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

As obras da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do município de Brumado estão em sua última etapa. O convênio firmado para obra prevê a instalação do ar-condicionado central e do gás medicinal nos dez leitos. Os equipamentos começaram a ser instalados essa semana, conforme registrado pelo site Brumado Notícias. Por telefone, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, informou que os prazos para inauguração e funcionamento do complexo estão sendo negociados entre o prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT), o governador Rui Costa (PT), e as prefeituras que integram o consórcio regional de saúde. Vale lembrar que em recente entrevista à imprensa o governador declarou que vai inaugurar ainda neste semestre a UTI brumadense com os 20 leitos - adulto e infantil.

Três pessoas da mesma família morreram em trágico acidente na BR-030 em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um trágico acidente foi registrado no final da tarde deste domingo (24), na BR-030, próximo à Subestação II da Coelba, em Brumado. No local, um carro de passeio, de cor cinza e placa AAJ-6989, de Brumado, com cinco pessoas da mesma família, regressava de uma comunidade rural para o município quando colidiu de frente com um caminhão branco, com placa JHV-0053, de Brasília. O veículo, carregado com ração animal, seguia em sentido contrário. 

Três pessoas da mesma família morreram em trágico acidente na BR-030 em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o impacto foi tão grande que arrancou o conjunto dianteiro de rodas do caminhão, que saiu da pista e foi parar em uma ribanceira. O carro de passeio ficou completamente destruído e três pessoas morreram no local. O pai, identificado como Edilson Soares dos Santos, uma filha e um sobrinho, um de 6 e outro de 7 anos de idade. 

Três pessoas da mesma família morreram em trágico acidente na BR-030 em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A mãe e outro sobrinho de 4 anos foram encaminhados ao Hospital Professor Magalhães Neto. Em estado grave, a criança foi transferida para a cidade de Vitória da Conquista. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e a Polícia Técnica trabalharam rapidamente para liberar a pista, que ficou interditada nos dois sentidos, formando um engarrafamento quilométrico no trecho. A PRE não soube informar o que poderia ter ocasionado o acidente, mas aponta que um dos motoristas pode ter se distraído na direção, visto que o trecho é de reta e possui boa visibilidade. O motorista do caminhão não foi encontrado no local.

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 ou (77) 99951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.

Caminhão carregado de manga e maracujá tomba na praça da matriz em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um caminhão carregado de manga e maracujá que saiu do município de Dom Basílio com destino a capital federal teve a viagem interrompida ao capotar ao lado da Praça Capitão Francisco de Souza Meira, a Praça da Matriz em Brumado. Mesmo com a gravidade do acidente o motorista saiu ileso. Uma guarnição da polícia militar chegou rápido ao local e impediu um possível saque da carga. O condutor acredita que a carga elevada pode ter desestabilizado o veículo que acabou capotando na curva.

Brumado tem decreto de emergência devido à estiagem reconhecido pelo estado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A cidade de Brumado teve seu decreto de emergência por estiagem reconhecido pelo Estado. A condição é válida por 180 dias, sendo iniciada em 12 de julho passado. A população afetada chega a ser de 28,6% da população, ou 19,8 mil pessoas, dos 69,2 mil habitantes da cidade. As informações de população prejudicada são enviadas à Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec) pela própria prefeitura.

A Intercement realizará na próxima terça-feira (26) uma palestra sobre “Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, em comemoração ao Dia dos Motoristas e à IV Semana Na Mão Certa, que visa combater a exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas brasileiras. O evento acontece no CEEP - Centro Estadual de Educação Profissional, às 19h. O palestrante é o Dr. Leonardo Rabelo, delegado regional da Polícia Civil. Na oportunidade, também haverá uma apresentação teatral do grupo de teatro “Os Mensageiros”, a fim de ilustrar o tema. Todos estão convidados a participar.

Criança morre espancada por adolescentes durante assalto em Caravelas Foto: Arquivo Pessoal

Uma criança de oito anos morreu depois de ser espancada por dois homens durante um assalto em uma estrada que dá acesso a localidade de Volta Miúda, distrito de Caravelas, região sul da Bahia, na sexta-feira (22). A vítima estava na companhia do pai, de 49 anos, a bordo de uma motocicleta, quando foram surpreendidos por dois bandidos. Os assaltantes, de 15 e 16 anos, fugiram com a moto e documentos do pai da criança, mas foram localizados pela polícia na madrugada deste sábado (23). De acordo com o G1, pai e filho foram socorridos por um homem que passava de carro pelo local. As vítimas foram encaminhadas para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, mas a criança não resistiu aos ferimentos. Na manhã deste sábado, o homem de 49 anos segue internado na unidade.

Criança morre espancada por adolescentes durante assalto em Caravelas Foto: Tyago Ramos/Teixeira News

O hospital não divulgou informações sobre o paciente, mas de acordo com a polícia, o estado de saúde da vítima é grave. As investigações iniciais indicam que os assaltantes estavam encapuzados e escondidos em um matagal no momento que abordaram as vítimas. De acordo com a polícia, pai e filho teriam sido derrubados da moto e levados para uma estrada deserta, onde foram espancados e abandonados. A polícia realiza buscas para localizar os criminosos, que foram encontrados em Rancho Alegre, distrito de Caravelas, na madrugada deste sábado. A dupla foi apreendida e encaminhada pela delegacia de Teixeira de Freitas, onde o caso está sendo investigado.

Magnesita fecha acordo para venda da unidade de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

De acordo com informações do Jornal A Tarde, a Magnesita Refratários fechou acordo para vender a unidade de Brumado para a IMI Fabi Talc Company, produtora do setor com minas e fábricas ao redor do mundo, com sede em Postalesio, na Itália. O negócio teria sido fechado por US$ 55 milhões. Na unidade brumadense, são produzidos anualmente cerca de 40 mil toneladas, com receita de US$ 14 milhões em 2015. A conclusão da transação está sujeita a aprovações regulatórias e é esperada para o quarto trimestre de 2016 ou primeiro trimestre de 2017. Em nota, Octávio Lopes, membro do conselho de administração da Magnesita e CEO da Magnesita International, disse que está satisfeito com a celebração do acordo, que irá agregar valor aos acionistas e fortalecer  a estrutura de capital da mineradora.

Queda de energia atinge boa parte da cidade de Brumado no início da noite de sexta Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No início da noite de sexta-feira (22), uma queda de energia atingiu grande parte da cidade de Brumado. Segundo apurou o site Brumado Notícias, o comércio teve de ser fechado mais cedo, haja vista que serviços de telefonia e internet ficaram inoperantes. Além disso, os comerciantes baixaram as portas com medo de arrastões. Com a falta de energia, os semáforos também deixaram de funcionar. O sistema de energia só foi restabelecido por volta de 18h15. A Coelba ainda não se pronunciou a fim de informar quais teriam sido as causas da interrupção no fornecimento de energia.

Adolescente sofre tentativa de homicídio durante apagão em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No início da noite da última sexta-feira (22), dois homens encapuzados invadiram a residência de um adolescente no Bairro Dr. Juracy, em Brumado, e atiraram contra a vítima. Ele tentou fugir, mas foi baleado nas costas. No momento do ocorrido, parte da cidade ficou às escuras devido a um apagão. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o jovem foi encaminhado pelo Samu 192 para o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. Na unidade de saúde, ele passou por cirurgia para a retirada do projétil e não corre risco de morrer. O caso está sendo investigado pela polícia.

Artesãos falam em criar polo regional e cobram turismo ecológico em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Embora seja cidade eixo e polo regional, Brumado não conta com atração turística para atrair visitantes e essa é uma cobrança antiga dos agentes de cultura e lazer do município. A cobrança é reafirmada pelos artesãos no Mercado Municipal de Artes. Em nome da categoria, Jocimar de Souza Almeida, artesão há 20 anos, declarou que há uma grande carência cultural e turística no município. Segundo ele, uma comissão está sendo formada para provocar os poderes públicos a estimular mecanismos de incentivo e valorização dos produtos artesanais da cidade. “Queremos ter um foco mais preciso para termos mais reconhecimento. Podemos criar aqui um polo regional de artesanato”, sugeriu o artesão ao site Brumado Notícias. 

Artesãos falam em criar polo regional e cobram turismo ecológico em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Para ele, já passou da hora de o município explorar as belezas naturais da Serra das Éguas. “Precisamos explorar nosso turismo natural. Temos uma serra rica em belezas e diversidades naturais que podem ser exploradas para o turismo e conhecimento de suas riquezas. Tudo o que precisamos é um pouco de vontade política e parceria com as empresas de mineração que controlam a serra para termos esse avanço em criar o nosso parque ecológico. Com certeza, isso atrairia turistas de todos os cantos do país e o reflexo seria positivo para a o aquecimento da economia local”, pontuou o artesão.

Projeto de lei estabelece que tatuagens sejam feitas apenas por médicos Foto: Thinkstock/iStock

Um projeto de lei pode mudar a realidade de tatuadores no país. A proposta PLS 350/2014, da senadora Lúcia Vânia (PSB-GO) estabelece que apenas profissionais com formação em medicina realizem invasão da epiderme e derme com uso de produtos químicos ou abrasivos, por exemplo, tatuagens. “Por não haver lei que determinasse o campo de atuação do médico e, dentro desse campo, sua área de atuação privativa, alguns profissionais passaram a se aventurar em atividades que exigiam formação médica, porém sem a qualificação necessária. Além de colocar em risco a vida e a saúde dos pacientes, a ausência de definição legal sobre as competências privativas do médico possibilitava que esse profissional transferisse a terceiros suas responsabilidade”, diz o texto da matéria. De acordo com O Globo projeto tem gerado revolta entre os tatuadores profissionais, tanto que mais de 105 mil pessoas já se manifestaram contra o PLS no site e-cidadania - 75 mil são favoráveis. Algo semelhante já acontece na Coreia do Sul.

Ex-candidata a vereadora de Livramento de Nossa Senhora morre vítima de infarto

Em Livramento de Nossa Senhora, a ex-candidata vereadora Adore Maria Neves Santos de Resende, de 56 anos, morreu vítima de infarto na noite de quinta-feira (21). Em 2012, Adorê, como era mais conhecida, foi candidata a vereadora pelo PTB. Segundo informações do L12, ela chegou a ser socorrida, mas não resistiu. Atualmente, ela atuava no ramo de confeitaria e era bastante conhecida na cidade.

Vitória da Conquista: Procurado há 4 anos, suspeito de estuprar 15 mulheres é preso Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Um homem suspeito de estuprar, ao menos, 15 mulheres e que estava sendo procurado pela polícia desde o ano de 2012 foi preso nesta quinta-feira (21), em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. Armindo Pereira dos Santos foi preso quando saía da casa onde mora, no bairro Vila Eliza, durante uma operação que envolveu investigadores da Delegacia da Mulher da cidade, da 10ª Coordenadoria de Polícia Civil do Interior (Coorpin) e do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (DRACO). De acordo com o G1, o último estupro cometido pelo suspeito, segundo a polícia, ocorreu no dia 16 de julho, no bairro Vila América. Com o homem, a polícia disse ter apreendido vários CDs e DVDs piratas, chips, cartões de memória, carregadores de celular, um revólver de plástico e ferramentas, que eram utilizadas durante os crimes. De acordo com a delegada Decimária Cardoso, o suspeito agia nos bairros Panorama, Urbis 6, Nova Cidade, Primavera e Santa Cecília, além de localidades da zona rural do município. Armindo abordava as vítimas dentro de casa ou nas ruas, mesmo quando estavam acompanhadas.

Estudante se recusa a entregar celular e é baleado durante assalto em Itapetinga Foto: Itapetinga Agora

Em Itapetinga, um estudante de 18 anos morreu após ser baleado durante um assalto, na noite da última quarta-feira (20). Reinaldo Souza Filho voltava da escola e seguia para casa, quando foi abordado por dois homens armados. Segundo informações do Itapetinga Agora, o estudante se recusou a entregar o celular e teve início uma discussão. Em seguida, um dos suspeitos atirou contra a vítima, que morreu no local. A polícia já tem pistas de um dos suspeitos e está investigando o caso.

O Ministério Público Federal (MPF) em Vitória da Conquista condenou o ex-prefeito da cidade de Piripá, Luciano Ribeiro Rocha, além de outros sete réus, por 21 atos de improbidade administrativa, cometidos nos anos de 1998 a 2004. Os réus foram condenados por, durante a gestão do ex-prefeito, executarem despesas sem comprovação no valor de R$1.269.860,23, com verba do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb); desviarem recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE); sacarem ilegalmente valores do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate); simularem licitações com dinheiro do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae); além de outros atos de improbidade. Na sentença, a Justiça condenou todos os réus ao pagamento de multa civil, à proibição de contratar com o poder público, e à suspensão dos direitos políticos. Ao ex-prefeito também foram aplicadas as penas de perda de função pública (se houver) e dos valores acrescidos ilicitamente ao seu patrimônio. Ele teve seus bens bloqueados no valor de R$ 50 mil e foi condenado, ainda, por danos morais coletivos.

Brumado: Crianças de creche são presenteadas com baú de livros Foto: Divulgação

Em Brumado, crianças de uma creche municipal foram presenteadas na quinta-feira (21) com um baú cheio de livros e com uma apresentação que estimula a convivência segura com a ferrovia que corta a cidade. A iniciativa foi promovida pela VLI, empresa que controla a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). A ação contou com a presença de 92 crianças da creche Alisson Patrick Saraiva, do Conjunto Habitacional Brisa 4. Além dos livros, os alunos de 4 a 5 anos assistiram a uma apresentação feita pelos representantes da VLI e cantaram diversas músicas sobre o “trenzinho”. As mensagens passadas às crianças falavam sobre a segurança na linha férrea, como não andar ou brincar próximo à ferrovia, evitar jogar lixo ou qualquer outro objeto nos trilhos, e não atravessar passagens de nível sem observar as três principais recomendações: “Pare. Olhe. Escute”. A ação contou com a presença da secretária de Educação do município, Acácia Gondim Ribeiro.

Segundo casamento homoafetivo será realizado em Guanambi Foto: Bonny Silva

Na tarde desta sexta-feira (22), será realizado o segundo casamento homoafetivo na cidade de Guanambi, o primeiro entre dois homens. A cerimônia acontece no Fórum local, onde os jovens Daniel e Roberto vão trocar alianças. De acordo com o radialista Bonny Silva, o primeiro casamento homoafetivo da cidade foi realizado em junho do ano passado, entre duas mulheres. O casamento civil entre pessoas do mesmo sexo é assegurado por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) e pela Resolução n° 175, de 14 de maio de 2013, do Conselho Nacional de Justiça.

Polo Sedan acaba de chegar na Taisan Auto em Brumado

Está querendo comprar um carro? Então, passe agora mesmo na Taisan Auto e confira os modelos disponíveis na concessionária. No local, tem um Polo Sedan, 2007/2008. Esse e mais diversos outros modelos só na Taisan Auto, onde tem as melhores opções e as melhores condições de pagamento. A concessionária fica localizada na Avenida Centenário, 853, Novo Brumado. Ligue (77) 3441-5551.

Tanhaçu: Prefeito garante construção de barragem para abastecer comunidade do Limoeiro Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Depois de uma solicitação dos moradores do Limoeiro, o prefeito da cidade de Tanhaçu, João Francisco Santos (PT), garantiu a realização de uma barragem no Rio de Contas, que irá abastecer a comunidade rural. A obra é uma antiga reivindicação dos moradores, a qual dará todas as condições para os mesmos fazerem suas lavouras e irrigarem as plantações. Segundo o prefeito, a barragem vai melhorar a renda e a qualidade de vida da comunidade. “Através da barragem, os moradores poderão se tornar pequenos empreendedores e, consequentemente, trazer desenvolvimento para a comunidade e toda a cidade”, disse o gestor.

O Ministério do Trabalho da Itália lançou na terça-feira (19) um projeto chamado "Apoio para a Inclusão Ativa" (SIA, na sigla em italiano), que destinará até 400 euros (R$ 1,44 mil) mensais para famílias que vivem em situação de pobreza. De acordo com o Uol, o benefício será de 80 euros (R$ 288) por membro do núcleo familiar, respeitando o teto de 400 euros. Para ter acesso ao incentivo, os núcleos deverão ter Indicador da Situação Econômica Equivalente (ISEE) de até 3 mil euros (R$ 10,8 mil) e a presença de pelo menos um membro menor de idade, deficiente ou grávida. O ISEE é um instrumento criado para avaliar a situação financeira dos italianos, levando em conta renda, patrimônio e características da família. Além disso, precisarão aderir a um projeto personalizado de inserção social e trabalhista, uma espécie de acompanhamento para deixar a condição de pobreza. O governo acredita que o SIA cobrirá entre 180 mil e 220 mil núcleos e de 800 mil a 1 milhão de cidadãos, metade dos quais menores de idade. Atualmente, a pobreza absoluta na Itália atinge 4,598 milhões de pessoas, a cifra mais alta desde 2005.

Motorista brumadense da Novo Horizonte é baleado durante assalto; veículo seguia para Salvador

Bandidos armados assaltaram um ônibus da Viação Novo Horizonte, que fazia a linha Bom Jesus da Lapa/Salvador, na noite da última quinta-feira (21). Os bandidos abordaram o coletivo na região de Nova Itarana (BA) e obrigaram o motorista a parar. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, os passageiros tiveram vários bens roubados, a exemplo de dinheiro e celulares. O motorista do ônibus, um brumadense, foi baleado na mão durante o assalto, mesmo não tendo reagido. Ele foi socorrido e encaminhado para cidade de Vitória da Conquista. Os bandidos levaram a chave do ônibus. A polícia está investigando o caso na tentativa de localizar os criminosos.

Brumado: Unopar está sorteando bolsas de estudo com desconto

Em Brumado, a Unopar está lançando mais uma promoção imperdível: sorteio de bolsas de estudo com 30% de desconto para quem realizar a prova do vestibular nos dias 23 e 25 de julho. Ligue agora e faça a sua inscrição gratuita. Os contatos são: (77) 3441-7979 e (77) 99949-5503. Unopar: mais próxima para você ir mais longe.

Justiça Eleitoral suspende entrevista do prefeito de Guajeru na Rádio Alternativa FM em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O juiz Antônio Carlos do Espirito Santo Filho, da 93ª Zona Eleitoral, em Caculé, suspendeu a transmissão do pronunciamento do prefeito e pré-candidato à reeleição na cidade de Guajeru, Gil Rocha (PT), na Rádio Alternativa FM, situada no município de Brumado, com alcance em Guajeru. A ação foi movida por Ivan Krilov Ribeiro da Silva, presidente municipal do Democratas (DEM) de Guajeru que enviou a decisão ao site Brumado Notícias. O pronunciamento, que chegou a ser anunciado pelo gestor nas redes sociais, seria realizado na última quarta-feira (20), às 11h30. Segundo a decisão, “há provas suficientes de que a entrevista não é uma propaganda partidária permitida pela Lei 9504/1997, já que anuncia o prefeito como entrevistado para responder acusações infundadas e caluniosas”. Recentemente, o prefeito e pré-candidato já havia sido impedido, por ordem da Justiça Eleitoral, de participar de entrevista semelhante.

Arquivo