Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "07/2017"

31 Jul 2017 - 14:30h

Nesta segunda-feira (31), último dia para o saque do FGTS inativo, longas filas se formaram na agência da Caixa Econômica Federal, em Brumado. Mesmo com o tempo frio e os termômetros registrando 17°C de temperatura, as filas começaram a se formar no final da madrugada, quando o céu ainda estava escuro. Em contato com o site Achei Sudoeste, a gerência do banco informou que nos últimos dias vem atendendo até às 18h com a finalidade de suprir a demanda dos saques. Ainda segundo o informado, 95% dos beneficiários já sacaram o pagamento do FGTS na agência local, porém a procura vem sendo maior devido a falsas notícias espalhadas nas redes sociais dando conta de que ainda há mais saques a serem realizados. “A maioria da procura nos últimos dias tem sido de pessoas que já sacaram o benefício, porém, iludidas por falsas mensagens nas redes sociais, voltam à agência e acabam provocando esse tumulto que atrapalha os que ainda não sacaram o benefício”, alertou o gerente. Esta semana, a Caixa deverá anunciar o montante sacado no município.

31 Jul 2017 - 14:25h

Ainda é incerta a participação da Seleção Brumadense de Futebol no Campeonato Intermunicipal 2017. A Liga Brumadense de Futebol (LBF) inscreveu o time no maior torneio amador de seleções municipais do país e a tabela da competição lançada no congresso em Salvador, no último sábado (29), registra a equipe no grupo 14, ao lado de Vitória da Conquista, Guanambi e Palmas de Monte Alto. O primeiro jogo do selecionado brumadense está agendado para o dia 13, contra a seleção de Guanambi. Porém, as indefinições entre a secretaria de esportes do município e a diretoria da LBF podem deixar o time de fora do campeonato. Por telefone ao site Achei Sudoeste, o presidente da LBF, Emanoel Araújo Lima, confirmou que espera uma resposta da prefeitura quanto ao apoio ao time. Segundo o dirigente, a resposta deve ser dada até esta terça-feira (1º). A tabela do intermunicipal coincide com a reta do final do Campeonato Brumadense, que vai até o mês de setembro. A base do time inscrito para o intermunicipal é composta por jogadores dos clubes que estão nas semifinais do campeonato local e, devido às indefinições entre a LBF e a prefeitura, boa parte dos atletas também foi inscrita em outras seleções da região. Araújo afirmou que irá priorizar o encerramento do campeonato local e adequará o time com as pratas da casa. O dirigente disse ainda que, em conversa com a secretária municipal de esportes, Acácia Gondim, tentou convencer a mesma a buscar o apoio do chefe do executivo visando não atrapalhar a participação da seleção nas edições futuras do intermunicipal, pois, caso o selecionado brumadense fique de fora desta edição, poderá sofrer punição da Federação Baiana de Futebol, podendo ficar 4 anos afastado do campeonato.

31 Jul 2017 - 13:15h

Segundo comunicado da Embasa, o fornecimento de água a partir da estação de Tratamento de Lagoa Funda estará afetado ao longo desta segunda-feira (31). A interrupção é necessária para possibilitar realização de serviços emergenciais visando à correção de vazamento na adutora de água bruta. A previsão é de que o serviço seja concluído no final do dia, quando o abastecimento começará a ser retomado gradativamente, com previsão de regularização em até 24h. Neste período, a Embasa recomenda que os moradores mantenham a economia, consumindo de forma racional a água armazenada nos reservatórios domiciliares. As localidades afetadas são: Lagoa Funda, Itaquaraí, Lagoa do Arroz, Pedra Preta, Itaquerê, Km 18, Curralinho, Cachoeira, Fazenda Nova, Barreiro, Furado dos Veados, Limoeiro, Bernardo José, Coqueiro, André, Retiro, Jacaré, Povoado Lagoa dos Algodões, Três Lagoas e Campo de Dentro.

31 Jul 2017 - 12:30h

Em Vitória da Conquista, um homem conseguiu a anulação do seu casamento através de uma ação administrativa junto à Igreja. Após ter traído a esposa, ele pediu a anulação do casamento e o pedido foi acatado. Na busca por rever a sentença administrativa por meio de um recurso, a mulher buscou a documentação e teve seu acesso negado pela Igreja, sob o argumento de que o processo corre em segredo de justiça eclesiástico. De acordo com o Blog do Rodrigo Ferraz, eles estavam casados desde 1982, mas haviam se “separado” em 1997. Em 2013, ou seja, 16 anos depois, o marido entrou com o pedido administrativo na arquidiocese de Vitória da Conquista para anular o casamento. Não obstante ao pedido, a Igreja notificou a mulher para responder ao processo de anulação, entregando-lhe somente a petição inicial com os relatos do marido, que inclusive assume ter agredido a esposa. Na ação, o homem alega que foi induzido a casar, pois teria sofrido pressão psicológica.

31 Jul 2017 - 12:00h

A 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) tem intensificado as buscas por Antônio Júnior de Jesus, de 34 anos, apontado como um dos autores do assassinato do lavrador Regimalco dos Santos Mirante, de 37 anos. O crime ocorreu no último dia 22, na região de Umburanas, comunidade rural do município de Brumado, onde o corpo do homem foi encontrado apedrejado e parcialmente queimado. O crime foi encomendado pela mulher da vítima, Marta Dias de Barro, que já está presa. Antônio, por sua vez, encontra-se foragido e a polícia pede a ajuda da população para localizá-lo. Quem tiver informações sobre o paradeiro do acusado pode entrar em contato com a Polícia Civil através dos números 181, 197, 190 ou (77) 3441-8442. O anonimato é garantido.

31 Jul 2017 - 11:30h

Após a notícia do início do abate de jegues para consumo humano na cidade de Amargosa, o deputado estadual Marcell Moraes (PV) repudiou a prática que conta com incentivo do Governo do Estado e prometeu entrar com uma ação no Ministério Público. O parlamentar já agendou visita ao município para protestar pessoalmente contra o que chama de “extermínio de animais indefesos”. A produção, que tem como alvo a exportação para China, pode gerar a extinção do animal símbolo da região Nordeste. "Iniciaram a matança desses animais sem apresentação de nenhum estudo de impacto ambiental. Nos últimos 10 anos, sem intervenção para o abate, essa população de jumentos está caindo. Imagina se simplesmente começarmos a abatê-los? Espero que o governador Rui Costa seja coerente e sensível à causa animal e reverta essa situação em toda a Bahia", enfatizou o ambientalista. O parlamentar se ainda se mostrou preocupado com a falta de controle adequado de doenças em jumentos. "Esses animais possuem a capacidade de ter algumas doenças que muitas vezes nem apresentam sintomas. Não há comprovação alguma sobre os riscos sanitários do consumo dessa carne e muito me admira o início da produção sem um amplo estudo que descarte todos os riscos de contaminação e transmissão de zoonoses", explicou.

31 Jul 2017 - 11:00h

Na edição do Diário Oficial do Município da última sexta-feira (28), foi publicado o Estatuto do Consórcio Público de Saúde da Região de Brumado. Participam do consórcio, além do Governo do Estado da Bahia, os municípios de Aracatu, Barra da Estiva, Brumado, Contendás de Sincorá, Dom Basílio, Guajeru, Ibicoara, Ituaçu, Jussiape, Maetinga, Malhada de Pedras, Presidente Jânio Quadros, Rio de Contas e Tanhaçu. São finalidades do consórcio: a cooperação técnica e financeira na área da saúde entre os entes federados, visando à promoção de ações de saúde pública assistenciais, prestação de serviços especializados de média e alta complexidade ambulatorial e hospitalar, serviços de urgência e de emergência hospitalar e extra-hospitalar, Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), assistência farmacêutica, entre outros.

31 Jul 2017 - 10:30h

O mandato da deputada estadual Ivana Bastos (PSD) segue na luta para levar melhores condições de vida para os moradores de comunidades rurais. Com esse objetivo, o chefe de gabinete da parlamentar, Marcílio Seixas, e uma comitiva de Tanque Novo estiveram com o superintendente de Energia e Telecomunicações, Celso Rodrigues, para solicitar a ligação energia elétrica em diversas localidades. Também participaram da reunião o presidente da Câmara de Vereadores de Tanque Novo, Guedes dos Santos, os vereadores Nilton Lima e Clemilton Rodrigues e o advogado Deusdete Oliveira. A comitiva solicitou autorização para execução das obras de eletrificação das comunidades de Jacaré, Fazenda Beltrão e Lagoa do Mato/ Varzéa. Os pedidos para Fazenda Tanquinho, Fazenda Baraúna, São Domingos e Piçarrão também foram acompanhados. Estas últimas já foram autorizadas para execução.

31 Jul 2017 - 10:00h

Um acidente ocorrido na noite deste domingo (30), na estrada vicinal que liga Jacaraci ao Distrito de Irundiara, causou a morte de Cláudio Carvalho, de 31 anos. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, o motorista seguia de Irundiara para Jacaraci quando perdeu o controle do veículo e capotou. Cláudio não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Ele era casado e tinha um filho. Sua esposa e uma sobrinha também estavam no veículo no momento do acidente, mas o estado de saúde delas não foi divulgado. Conhecido na cidade como Topete, Cláudio trabalhava como motorista na Prefeitura Municipal de Jacaraci. Em 2016, chegou a ser candidato a vereador pelo Partido da República (PR).

31 Jul 2017 - 09:30h

Há quase 350 anos, a Romaria de Bom Jesus da Lapa é comemorada e o Governador Rui Costa (PT) vai reconhecer os festejos que atraem mais de um milhão de pessoas como Patrimônio Imaterial da Bahia. Segundo a Assessoria de Comunicação do Governo do Estado, o ato de reconhecimento acontecerá no dia 6 de agosto, às 07h, durante a Missa Solene em Louvor ao Padroeiro. O santuário foi eleito a primeira das sete maravilhas do Brasil em uma pesquisa feita pelo sítio da internet 7 Maravilhas Brasil. Descoberta em 1691, a Gruta do Bom Jesus, a mais conhecida do Morro de Bom Jesus da Lapa, serve como Igreja do Bom Jesus da Lapa.

31 Jul 2017 - 09:00h

Após instaurar Procedimento Preparatório para apurar a legalidade da concessão de vantagens individuais a servidores municipais, a 1ª Promotoria de Justiça de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano, expediu recomendação para que, no prazo de 30 dias, o Controlador Geral do Município proceda ao levantamento de todos os servidores públicos municipais a quem foram pagas horas extras no primeiro semestre de 2017 e averigue se efetivamente houve a prestação de serviços extraordinários, especialmente para os ocupantes de cargos comissionados. Além disso, o órgão recomendou ao prefeito a suspensão do pagamento indiscriminado de horas extras, somente permitindo que isso ocorra em casos excepcionais, bem como sejam tomadas providências para conter gastos com a folha de pessoal. A Prefeitura Municipal deve ainda encaminhar um relatório ao Ministério Público sobre as conclusões das diligências, comunicando as providências para sanar as irregularidades.

31 Jul 2017 - 08:30h

Na Clínica Luiza Feres você pode aderir ao Programa Na Medida Certa, um tratamento 100% ortomolecular para redução de medidas e emagrecimento de ate 10 kg no mês. O pacote inclui tratamento estético, acompanhamento nutricional, bioimpedância semanal e nutracêuticos ortomoleculares. A Clínica Luiza Feres fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 / (77) 99962-3010 / (77) 99997-3200. Ligue agora mesmo e marque uma avaliação. Luiza Soares Feres é especialista em Método 5S de Emagrecimento, Terapia Ortomolecular, Dermato Funcional, Peelings e Criolipólise. Vem construir o seu corpo para o verão.

31 Jul 2017 - 08:00h

A alimentação natural e sem conservantes está se popularizando no município de Brumado, onde é grande o número de adeptos da cultura orgânica. A informação foi confirmada ao site Achei Sudoeste pelos permacultores Caio Correia e Fabrício, que fazem parte do Grupo Pipa Cósmica, um núcleo de Permacultura que faz parceria com agricultores familiares e demais produtores que utilizam técnicas de compostagem, adubação natural e hortas urbanas. Caio declarou que com a adesão maior de pessoas à cultura foi criada uma rede de permacultores e vem aumentando a produção desse tipo de alimento apontado como mais saudável, sem a interferência de agrotóxicos ou demais produtos que contaminam a vegetação. O grupo mantém um espaço alternativo no Bairro Santa Tereza, onde, além da produção saudável de alimentos, também são ministradas aulas de ioga e ainda cursos de bioconstrução, oficina de reciclagem, e o preparo da terra vegetal composta com cascas, frutas e restos de alimento. No local, sai uma grande variedade de produtos, como o feijão de porco, tido como adubo natural rico em vitaminas que enriquecem a produção dos demais vegetais, além de muitos itens que já começam a se tornar comum na mesa de muitos munícipes. Também são produzidas tortas e outros acompanhamentos apenas com a produção crua dos alimentos vegetais que saem do plantio próprio dos permacultores. 

O grupo está se expandido e em breve deverá abrir uma nova área para o plantio e operar as oficinas ao público. Recentemente, o núcleo de Permacultura esteve na feira de agricultura familiar com um stand que foi bastante visitado pelos consumidores e por alunos que aproveitaram o momento para conhecer a cultura.  Na sexta-feira (28), o grupo lançou os produtos pela primeira vez na feira livre do mercado municipal. A iniciativa foi considerada um sucesso, pois despertou o interesse de muitos consumidores. “Nossa proposta não é ditar regras quanto ao que pessoas devem comer, mas é apresentar uma alimentação consciente que colabora tanto para o nosso organismo quanto para a linha de produção natural das nossas terras”, finalizou Caio Correia.

31 Jul 2017 - 05:10h

Em uma solenidade ecumênica realizada na última sexta-feira (28), no auditório do Instituto Federal da Bahia (Ifba), marcou o início das celebrações da formação da primeira turma do curso de Direito do Campus XX, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), do município de Brumado. A celebração foi comandada pelo Padre Eutrópio, juntamente com os Pastores Heron Neves e Maxuel Dante. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Jade Ferraz, que faz parte da comissão de formação da turma, classificou a formação como positiva para o campus brumadense, uma vez que se formaram 38 alunos com índice de aprovação em 88% pela OAB. Jade exaltou a formação da classe levando ainda em consideração as barreiras enfrentadas no início da implantação do curso no município, que passou até um período sem professores. “Lutamos e conseguimos e é agora que vamos começar nossa verdadeira batalha e missão, pois o mercado é muito competitivo. Estamos preparados para alcançar o nosso espaço, em meio à competitividade. Só queremos agradecer aos nossos familiares e ao corpo diretor e docente que nos possibilitou alcançar essa formação e habilitação para exercemos a nossa profissão”, destacou a bacharel em direito. Dentro da programação, ocorreu ainda a colação de grau na Câmara de Vereadores e o baile de formatura no sábado (29).

30 Jul 2017 - 10:30h

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 ou (77) 99951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.

30 Jul 2017 - 09:10h

Uma guanambiense de 32 anos, foi presa por tráfico interestadual e porte ilegal de arma de uso restrito na rodovia Fernão Dias em Atibaia, no estado de São Paulo. Ela transportava as drogas e a arma em um ônibus que seguia para a Bahia. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) fazia uma fiscalização de rotina quando parou o ônibus que seguia no km 47 da rodovia. O ônibus havia saído de São Paulo com destino a Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia. Durante a abordagem, uma das passageiras disse não portar malas, mesmo tendo registro de bagagem com o motorista. Ao abrirem a bagagem em nome dela encontrarem três pacotes com 3,6 kg de pasta base de cocaína e uma pistola nove milímetros. Após a apreensão, a mulher de 32 anos contou à polícia que havia sido contratada por R$ 4 mil para entregar a mala em Vitória da Conquista na Bahia. Ela foi presa em flagrante e encaminhada à Polícia Civil de Atibaia, onde permanece presa.

30 Jul 2017 - 08:00h

Os presos da cadeia pública na cidade de Carinhanha, no sudoeste baiano, usavam drogas, acessavam a internet e ainda faziam festas dentro da carceragem. Diversas fotos dos custodiados circularam nas redes sociais na última semana. A polícia civil da cidade acabou com a farra dos detentos após uma minuciosa revista realizada na última quinta-feira (27). De acordo com a Guanambi FM, a operação foi coordenada pelo delegado Clécio Magalhães e vários objetos foram encontrados na detenção, entre eles: celulares, chip´s, drogas, carregadores e cartão de memória.  Após a revista, quatro detentos acusados de participarem dos atos ilícitos foram transferidos para a cadeia de Guanambi. 

29 Jul 2017 - 23:30h

Uma menina de 4 anos e um homem, que ainda não foi identificado, morreram neste sábado (29) durante um tiroteio no setor Vera Cruz II, em Goiânia. Segundo testemunhas, criminosos invadiram uma casa para matar dois homens. Um foi assassinado e o outro fugiu, entrando na residência de Júlia Martins Rodrigues, que foi baleada e morreu no local. O avô de Júlia, José dos Santos, contou que estava do lado de fora da casa com um amigo, o filho e a neta quando ouviu um tiroteio em uma residência que fica na mesma rua. “Escutamos os tiros e corremos para dentro. O cara que estava sendo baleado veio correndo e entrou no portão aberto. Meu filho ia na frente e recebeu o tiro primeiro no braço. Depois a o cara acertou outro na menina”, relatou. De acordo com o G1, o pai da menina, Luiz Martins de Paiva, foi atingido no braço. Ele foi socorrido, recebeu os cuidados necessários e foi liberado. Ele residia no local há dois meses, enquanto a casa em que mora era reformada. "Eu estava assando frango aqui na porta de casa, minha filha estava comendo aqui quando tudo isso aconteceu. Ainda não acredito no que aconteceu", lamentou.

29 Jul 2017 - 22:05h

O prefeito da cidade de Barra da Estiva, João Machado Ribeiro (PSD), o João de Didi, decretou desde a última quinta-feira (26) a redução do próprio salário em 20%, bem como do vice-prefeito, Eronilson Martins de Souza (PSL), o Son Martins, e dos secretários municipais. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o decreto do gestor, ainda reduz em 10%, os vencimentos de todos os cargos comissionados no âmbito da prefeitura de Barra da Estiva. A determinação já está em vigor, sendo com efeito retroativo para o dia 1º de julho de 2017. De acordo com a assessoria de imprensa, os motivos essenciais que levaram o prefeito a tomar essa decisão, foram as exigências legais para cumprir os limites de gastos, especialmente o da despesa com pessoal, além da crise econômico-financeira que o país atravessa, com a consequente redução da arrecadação de imposto e diminuição no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).