Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "07/2017"

26 Jul 2017 - 10:30h

O presidente Michel Temer (PMDB) assinou na última terça-feira (25) três medidas provisórias sobre a exploração mineral. As medidas mudam pontos das regras de mineração, alteram alíquotas de impostos e criam uma agência regulatória para o setor. A primeira MP determina 23 ajustes no Código de Mineração, com as quais o governo espera estimular a atividade do setor, projetando elevar sua participação dos atuais 4% do Produto Interno Bruto (PIB) para 6%. De acordo com a Veja, entre as medidas previstas está a ampliação do prazo a realização de pesquisas, que atualmente é de um a três anos, e passará a ser de dois a quatro anos. Com o intuito de acabar com as filas para a obtenção de direitos de prioridade para pesquisas, o governo afirma que “qualquer fase ou exigência” não cumprida pode tornar as áreas disponíveis para leilão eletrônico. Segundo Temer, o novo marco da mineração dá um passo decisivo para modernizar leis do setor mineral e com isso vai atrair novos investimentos. “A atividade mineradora transforma recursos minerais em riqueza e bem-estar”, disse. “É um setor que emprega 180 mil pessoas diretamente e outras centenas de indiretos”.

26 Jul 2017 - 10:15h

Na noite da última terça-feira (25), Petronilio Martins da Silva, de 21 anos, foi assassinado em frente a sua residência no Distrito de Morrinhos, zona rural de Guanambi, no sudoeste baiano. Conhecida como Thiago de Lió da Padaria, a vítima foi abordada por dois assaltantes que queriam roubar a sua motocicleta. De acordo com a Guanambi FM, o jovem reagiu e entrou em luta corporal com os indivíduos. Na confusão, um dos comparsas atirou duas vezes contra a cabeça da vítima. Em seguida, a dupla fugiu. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Guanambi. A população ficou chocada com a crueldade do crime.

26 Jul 2017 - 10:00h

Em uma residência situada na comunidade Farinha Molhada, em Barra da Estiva, no sudoeste baiano, policiais  militares da Cipe-Sudoeste, prenderam dois indivíduos e apreenderam duas menores de idade acusados de tráfico de drogas na localidade. Foram apreendidos ainda dois invólucros contendo sustância similar à maconha, um estojo deflagrado de calibre 38 e uma motocicleta, de cor preta e placa JRV-0638. Segundo a polícia, os dois indivíduos pertencem a uma quadrilha que vem cometendo diversos crimes na cidade, como tráfico de drogas, furtos e roubos. Todo o material foi encaminhado à delegacia.

26 Jul 2017 - 09:30h

O Conselho Municipal de Assistência Social e a Secretaria Municipal de Assistência Social de Caculé realizaram na última semana a VII Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”. O objetivo do evento é traçar metas e discutir diretrizes para atuação dos Governos Federal, Estadual e Municipal. Uma linda apresentação do Grupo de Capoeira Alessandra Guerreira deu início ao evento, que contou com as presenças da primeira-dama Maria Neves, Secretários, Conselheiros de Assistência Social do Município, Vereadores, Trabalhadores, Representantes de Entidades e Associações e Setores Municipais. As Assistentes Sociais Gladys Dias e Celina Silva falaram da importância do SUAS para toda sociedade. Após discussão, foram apresentadas as propostas que serão encaminhadas para Conferência Estadual de Assistência Social, que será realizada entre os dias 18 e 20 de outubro, em Salvador.

26 Jul 2017 - 09:00h

O presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT), recepcionou presidentes de várias câmaras regionais na manhã desta terça-feira (25), quando foi lançada a proposta de criação da União Regional dos Vereadores. Também participou do encontro o diretor de relações institucionais da União dos Vereadores da Bahia (UVB), Vinícius Costa de Souza (PSDB), que ainda representou a Câmara Municipal de Rio de Contas. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o diretor da UVB explicou que com a união dos vereadores as câmaras da região serão fortalecidas no intuito de melhor debater o exercício parlamentar em seus respectivos municípios. Para o presidente do legislativo brumadense, a entidade é um antigo anseio dos vereadores da região, levando em consideração que a entidade já existe em regiões vizinhas, como Vitória da Conquista e Guanambi. Leonardo Vasconcelos destacou ainda que a criação da entidade será o primeiro passo para que os parlamentares da região sejam também inseridos e as câmaras assistidas pela União dos Vereadores da Bahia (UVB). O próximo encontro está agendando para o dia 18 de agosto, na cidade de Livramento de Nossa Senhora, onde se espera a presença de vereadores de 25 câmaras da microrregião.

26 Jul 2017 - 08:30h

Após um trabalho conjunto entre o mandato da deputada estadual Ivana Bastos (PSD), do ex-prefeito de Lagoa Real, Francisco José Cardos de Freiras (PSD), o Zezinho, e o presidente da cooperativa, José Anselmo, junto à Secretária de Desenvolvimento Rural (SRD) e à Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (Car), foi inaugurada a ampliação da capacidade de produção, assistência técnica e modernização de equipamentos da Cooperativa de Produtores de Leite e Cereais de Lagoa Real (Coopllar). O investimento de R$ 500 mil beneficiará diretamente 120 famílias do município. 

Com a ampliação, o número de produtores de leite no município passará de 70 para 300. Ao todo, foram doados 18 equipamentos que garantirão a produção de 15.000 litros de leite por dia. Presente no evento, o diretor da Car, Wilson Dias, se comprometeu a liberar um trator com implementos agrícolas para facilitar o desenvolvimento das atividades da cooperativa. Para a deputada, a concretização do projeto só foi possível através do esforço coletivo e da luta dos cooperados. “Sabíamos o quanto essa ampliação mudaria a vida dos produtores e das suas famílias. O nosso mandato acreditou e, com todo apoio do governo, estamos aqui para comemorar mais uma grande vitória”, frisou Bastos.

26 Jul 2017 - 08:15h

Com uma capacidade total de 90 MW, o Parque Eólico de Cristalândia, localizado nos municípios de Brumado, Rio de Contas e Dom Basílio, começou a operar. A Enel, por meio de sua subsidiária brasileira de energia renovável Enel Green Power Brasil Participações (EGPB), investiu aproximadamente US$ 190 milhões na construção do parque, que é capaz de gerar cerca de 350 GWh por ano. A demanda é suficiente para atender às necessidades anuais de consumo de energia de mais de 170 mil lares brasileiros, evitando a emissão de cerca de 118 mil toneladas de gás carbônico na atmosfera. “Estamos muito felizes em anunciar que a Enel está colocando em operação mais uma planta de energia renovável concedida em leilão público”, afirmou Carlo Zorzoli, gerente da Enel no Brasil.

26 Jul 2017 - 08:00h

A cidade de Dom Basílio, no sudoeste da Bahia, foi incluída na lista dos municípios que sofrem com a falta de chuva e estão com decretos de emergência decretados pelo Estado. Com o reconhecimento do decreto, é esperado que a cidade receba auxílio de carro pipa, entre outros apoios. Dados da prefeitura enviados à Defesa Civil do Estado apontam que toda a população local, estimada em 12,5 mil habitantes, sofre com os efeitos da seca. A cidade teve o decreto prorrogado por 90 dias, valendo a partir do dia 29 de junho.  Segundo a Sudec, em toda a Bahia, 212 municípios estão com decreto de emergência reconhecido pelo Estado. São 4,1 milhões, ou seja, 26,8% da população baiana de 15,2 milhões.

26 Jul 2017 - 06:10h

Do ponto de vista do prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), várias grandes obras oriundas do estado já estão atrasadas e ele espera que as mesmas sejam inauguradas no mês de agosto pelo governador Rui Costa (PT). A mais aguardada é a inauguração dos vinte leitos de UTI - adulto e neonatal, anexos ao Hospital Professor Magalhães Neto. Para a concretização do feito, o prefeito relembrou que foram realizadas várias reuniões entre os municípios que formam o Consórcio Regional de Saúde. Foi criado, inclusive, o CNPJ da instituição para que seja regulamentada a licitação da empresa que dará manutenção ao empreendimento. 

O prefeito disse ao site Achei Sudoeste que o governador deverá realizar um pacote de inaugurações envolvendo outros municípios, o que obrigará o mesmo a mudar a base do governo para a região no intuito de cobrir a sua agenda administrativa. Só em solo brumadense há mais de quatro grandes obras na fila de espera para serem oficialmente entregues à comunidade: o Ifba com o acesso urbanizado, o prédio da 18ª Ciretran, o Sistema Integrado de Comunicação (Sicom) e o presídio. No que diz respeito à unidade prisional, as instalações elétricas e a iluminação já foram concluídas. Além disso, está prevista para esta semana a conclusão da canalização de água, restando apenas a conclusão das obras de alargamento da estrada que liga o complexo à BR-030.

25 Jul 2017 - 17:30h

Os artistas brumadenses Chiquinho Amorim e Bruno Leone conquistaram o público que prestigiou o 31º Festival de Música em Itanhandu, Minas Gerais, nos dias 21 e 22 de julho. A canção “Alma Poeta”, do compositor conquistense Igor Murilo, foi uma das catorze selecionadas para a grande final. A canção, interpretada pelo cantor Bruno Leone, que foi acompanhado pelo violão do músico Chiquinho Amorim, encantou não só os jurados, mas a todos os presentes na Praça Prefeito Amador Guedes e acabou conquistando a premiação. Leone também conquistou a premiação por cantor revelação.

25 Jul 2017 - 17:00h

O site Achei Sudoeste questionou o vereador Elias Pereira (PV), o Piau, sobre rumores de sua possível migração da oposição para a base do prefeito na Câmara de Vereadores de Brumado. Rumores esses que surgiram após o parlamentar aprovar o projeto de lei nº 023/2017, de origem do executivo, que trata da aplicação de psicotestes nos processos seletivos de cargos efetivos na prefeitura. “Sou independente, livre para votar como bem julgar as propostas. Se o projeto do prefeito não for bom para nossa sociedade darei meu posicionamento contrário, porém não posso deixar de aprovar os projetos que trazem benefícios. Sou oposição quando tenho de ser oposição e sou favorável quando se tratar do bem comum da nossa sociedade. Isso é liberdade de escolha e não voto de cabresto”, defendeu o parlamentar.

25 Jul 2017 - 16:30h

A ação que sete agentes municipais de trânsito haviam movido contra o ex-vereador Weliton Lopes (DEM) foi julgada improcedente pelo juiz Rodrigo Souza Britto. Na época, durante discurso na tribuna livre da Câmara de Vereadores de Brumado, o parlamentar fez severas críticas à Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT). “Brumado não pode ter a sua cultura de mais de 100 anos modificada do dia para a noite só pelos caprichos do superintendente, que, por ter um péssimo domingo, acorda na segunda-feira mal humorado modificando o sentido das ruas sem avisar nada a ninguém. Isso é um absurdo, uma afronta aos cidadãos brumadenses, pois o Código Nacional de Trânsito prima pela educação e não pelo autoritarismo. É um setor que vive na idade da pedra, prova disso é que os seus membros estão saindo no tapa para resolver questões internas. Não vamos permitir que isso continue, essa brincadeira de mau gosto vai ter que acabar”, disse o vereador, na ocasião. Os agentes se sentiram atacados e ingressaram na justiça com uma ação por danos morais. Na sentença, o magistrado considerou que o vereador estava exercendo a sua função de fiscalizar e de buscar melhorias no atendimento ao público em geral, inerentes ao exercício do próprio cargo eletivo.

25 Jul 2017 - 16:00h

Questionado sobre sua posição nas bancadas que formam a Câmara de Vereadores de Brumado, o vereador Gluadison Dias (PDT) foi taxativo na resposta. “Nunca fui oposição, apenas não concordei com alguns dos projetos do prefeito e assim continuarei atuando. Se observar que a natureza do projeto é improcedente, estarei em posição contrária ao mesmo, mas não sou oposição, apenas tenho liberdade de escolher como direcionar meu voto”, asseverou o parlamentar ao site Achei Sudoeste. Segundo ele, há vários projetos do executivo que ele aprovou por ter entendido que os mesmos trariam benefícios para a comunidade. “Não tenho que aceitar tudo que o prefeito encaminha para câmara como sendo bom para a comunidade, mas também não posso me furtar em apoiar o que é de benefício para nossa sociedade. Apenas exerço minha autonomia de decisão”, pontuou o parlamentar.

25 Jul 2017 - 15:30h

Mesmo após as turbulências políticas, a taxa Selic deve voltar a ser de um dígito após quase quatro anos. A aposta dos analistas de mercado é que o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central deve fazer uma redução de 1 ponto porcentual após a reunião de quarta-feira (26), reduzindo a taxa básica de juros de 10,25% para 9,25%. A avaliação é de que a inflação continuará em queda, mesmo com turbulências políticas e o aumento de impostos anunciado na última semana.  A estimativa do mercado financeiro é que a Selic encerre este ano e o próximo em 8%, segundo dados do último Boletim Focus.

25 Jul 2017 - 15:00h

O vereador Edmilson Aguiar Silva (PV), o Lek Cabeleireiro, saiu do plenário legislativo de Brumado desapontado com os vereadores da base do governo no município devido à rejeição a sua emenda, a qual propunha ao executivo maior clareza quanto à natureza do projeto de lei nº 023/2017. A proposta visa à implantação de psicotestes nas avaliações de provimentos de vagas de cargos efetivos na prefeitura. A indicação foi rejeitada pela bancada governista, que teve como justificativa, apresentada pelo líder do prefeito na Câmara, Reinaldo Brito, o Rey de Domingão, a ordem do prefeito para reprovar a mesma. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o vereador Edmilson Aguiar expressou sua decepção ao apontar a falta de autonomia da bancada governista, disparando que o prefeito é quem decide o modo de votar dos vereadores da base. “O prefeito está empurrando seus projetos goela abaixo dos colegas vereadores que não se dispõem a debater a natureza de tais projetos e isso é prejudicial para nossa comunidade, que fica sem voz na casa da cidadania. O que temos observado aqui é que é o prefeito quem está decidindo o modo de votar dos colegas, que apenas batem continência para o seu comandante”, disse. Lek disparou ainda que fica evidente uma espécie de jogo de interesses entre os vereadores da base e o prefeito, no qual os parlamentares apenas aprovam os projetos sem uma justificava plausível, apenas argumentando que “o prefeito sabe o que é melhor para o município”, tal como se ouviu durante a sessão legislativa.

25 Jul 2017 - 14:30h

A segunda fase da Operação Glasnost da Polícia Federal, que investiga exploração sexual de crianças e o compartilhamento de pornografia infantil na internet, em 14 estados, cumpre três mandados de busca e apreensão na Bahia nesta terça-feira (25). Os mandados expedidos são para os municípios de Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus e Jitaúna. Em todo o país, a ação cumpre mandados em 51 cidades de 14 estados brasileiros. Foram expedidos três mandados de prisão preventiva, 72 de busca e apreensão e dois de condução coercitiva, que é quando a pessoa é levada para prestar depoimento. Segundo a PF, a investigação teve como base o monitoramento de um site russo utilizado como uma espécie de “ponto de encontro” de pedófilos do mundo todo. De acordo com o G1, os investigados produziam e armazenavam fotos e vídeos de crianças, adolescentes e até mesmo de bebês com poucos meses de vida, muitos deles sendo abusados sexualmente por adultos, e as enviavam para contatos no Brasil e no exterior.

25 Jul 2017 - 14:00h

Em sessão extraordinária realizada na noite desta segunda-feira (24), a Câmara de Vereadores de Brumado aprovou o projeto de lei nº 023/2017, de autoria do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), que trata da obrigatoriedade de aplicação de psicoteste dentre os critérios que complementam o provimento de cargos efetivos no município. Antes de votar o projeto, os parlamentares debateram uma emenda indicada pelo vereador Edmilson Aguiar Silva, o Lek Cabeleireiro, que solicitava ao executivo mais clareza quanto à natureza da proposta. Assim que a sessão foi iniciada, o líder do prefeito no legislativo, Reinaldo Brito (PSB), o Rey de Domingão, declarou que a emenda não seria aprovada. “Nossa bancada foi orientada a não aprovar a emenda”, pontuou o representante do prefeito, que alegou ainda que a emenda não foi apresentada em tempo hábil para discussões entre os parlamentares e o projeto necessitava ser votado o quanto antes pelo caráter de urgência apresentado. Desta forma, a emenda foi rejeitada por 08 votos contrários e apenas 02 favoráveis. Com o projeto do executivo em votação, os vereadores José Ribeiro Neves (PT) e Edmilson Aguiar (PV) se abstiveram do voto e os demais parlamentares presentes, além do presidente, aprovaram o mesmo com 09 votos. Não estiveram presentes os vereadores José Santos, que justificou ausência, e Eduardo Cunha Vasconcelos, que ainda está de atestado médico. O projeto foi encaminhado de volta ao executivo e logo deverá ser sancionado pelo prefeito.

25 Jul 2017 - 13:30h

O juiz substituto Renato Borelli, da 20ª Vara Federal de Brasília, determinou nesta terça-feira (25) a suspensão imediata do decreto publicada na semana passada pelo governo e que elevou a alíquota de PIS/Cofins que incide sobre a gasolina, o diesel e o etanol. Segundo o governo, a tributação sobre a gasolina subirá R$ 0,41 por litro. Com isso, a tributação mais que dobrou e deve passar a custar aos motoristas R$ 0,89 para cada litro de gasolina, se levada em consideração também a incidência da Cide, que é de R$ 0,10 por litro. De acordo com o G1, a tributação sobre o diesel subirá em R$ 0,21 e ficará em R$ 0,46 por litro do combustível. Já a tributação sobre o etanol subirá R$ 0,20 por litro.

25 Jul 2017 - 13:00h

Na última sexta-feira (21), foi realizada a I Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Região, na Praça da Igreja São Cristóvão, em Brumado. O evento, promovido pela Cáritas Diocesana de Caetité e organizado pela Associação Divina Providência de Amparo Social e Cristão de Brumado e pelo Centro Comunitário da Paróquia São Pedro de Aracatu, reuniu diversos agricultores da região. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Padre Osvaldino Barbosa, presidente da Cáritas Diocesana, disse que a feira objetivou a comercialização de produtos orgânicos e plantas medicinais. No local, os produtores familiares expuseram artesanatos e participaram de rodas de conversas e apresentações culturais. O pároco destacou ainda o intercâmbio de experiências entre os feirantes e o conhecimento da produção de seus produtos, bem como a presença de um bom público e escolas que promoveram estágios pedagógicos com alunos de diversas faixas etárias. 

Os produtores participantes foram beneficiados com água potável e cursos de capacitação que viabilizaram a produção de alimentos livre de agrotóxicos. Um dos organizadores da Feira, Robério Virgens Aires, destacou que o objetivo é proporcionar o fortalecimento dos agricultores familiares da região, facilitar a comercialização dos produtos orgânicos, além da troca de saberes. Na programação oficial também houve apresentações de Terno de Reis, shows musicais e Celebração Eucarística presidida pelo Padre Osvaldino Barbosa, da Paróquia de Nossa Senhora Imaculada Conceição, de Macaúbas.