Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
07/2018
Guarda Civil de Brumado inicia capacitação para criação de grupamento especializado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Neste final de semana, foi iniciada a capacitação da Guarda Civil Municipal (GCM) de Brumado para a criação de um grupamento especializado de operações de pronta resposta em situações críticas fora do cotidiano. A capacitação, realizada no Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro, ocorreu mediante um termo de cooperação técnica firmado entre a prefeitura, a GCM de Ilhéus e a GCM Brumado, com a colaboração da Secretária de Educação de Brumado, Edneia Ataíde. A primeira etapa trouxe para Brumado cinco instrutores sob a coordenação do comandante Bandeira, da GCM de Ilhéus. Neste primeiro momento, 31 guardas da GCM Brumado participaram da capacitação, que envolveu várias modalidades de atuação, seja no controle de crise em meio à multidão, bem como na abordagem e desarme de elementos suspeitos, escolta de autoridades, técnicas de operações em eventos e patrulhas ostensivas de apoio aos demais braços da segurança. O comandante Bandeira detalhou em entrevista ao site Achei Sudoeste que, seguindo o modelo das próprias polícias militar e civil, o objetivo é criar dentro da GCM um grupamento especializado ostensivo, que dará mais respaldo à instituição e maior segurança para a comunidade local.

Guarda Civil de Brumado inicia capacitação para criação de grupamento especializado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Já o comandante da GCM de Brumado, Jussimar Santos, declarou que o treinamento foi de alto nível, no modelo rígido militar que serviu para os próprios guardas locais reavaliarem as suas condutas diárias de saúde do corpo, o que envolve saírem da ociosidade e buscarem mais aptidão física através de uma rotina de atividades físicas para maior agilidade diante das ações de promoção à segurança. “Não adianta sustentarmos o discurso de que queremos a regulamentação da nossa guarda se não estivermos preparados para isso. Essa primeira etapa de capacitação nos mostrou isso, precisamos dar um pouco mais de nós para nós mesmos, senão não vamos conseguir êxito no que estamos intencionando, uma guarda mais forte e atuante. Creio que todos entenderam o que está envolvido”, pontuou o comandante da GCM brumadense.

Mesmo durante a Copa, seleção de Brumado manteve os treinos para o Intermunicipal Foto: Edmilson Leite/Achei Sudoeste

Comprometidos com a seleção brumadense de futebol, comissão técnica e jogadores não perderam o ritmo e mantiveram os treinos durante a Copa do Mundo da Rússia, visando uma boa participação no Campeonato Intermunicipal 2018. O período de folga na tabela de competições do futebol local tem servido para o técnico Fernando Santos, o Fezinho, e seus comandados buscarem mais entrosamento da equipe que pretende chegar mais longe na competição desde ano. Para tanto, os treinos, que antes eram realizados apenas nas noites de quinta-feira por causa do Campeonato Brumadense de Futebol, agora também estão sendo realizados às terças-feiras, o que tem agradado aos atletas, que podem manter o condicionamento físico, além de ganharem mais conhecimento de estilo de jogo dos companheiros de seleção. O Intermunicipal terá inicio no mês de agosto, logo após o arbitral, congresso que anualmente é realizado na capital entre a Federação Baiana de Futebol e as ligas esportivas das seleções representadas. Este ano, diferente dos anos anteriores, a seleção local será representada por uma comissão da prefeitura encabeçada pelo vice-prefeito Édio Pereira (Continha), Edneia Ataíde (secretária de educação) e João Nolasco (secretário administrativo).

Brumado: Trem atinge carroceria de carreta em cruzamento de ferrovia com a BR-030 Foto WhatsApp/Achei Sudoeste

Nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (17), ocorreu uma colisão entre um trem e uma carreta modelo Scânia no cruzamento da linha férrea com a BR-030, logo após a Vila Presidente Vargas, sentido Brumado/Caetité. Com vários acidentes já registrados no local, o trecho recebeu bastante sinalização por parte do DNIT informando sobre a necessidade de redução da velocidade por conta dos quebra-molas e da passagem da linha férrea. O site Achei Sudoeste colheu informações junto à Polícia Rodoviária Estadual (PRE), que compareceu ao local e realizou os procedimentos de praxe. A PRE não descarta uma possível distração e consequente falha humana. A locomotiva atingiu a parte final da carroceria da carreta, que estava vazia e, dessa forma, não houve vítimas. O maior transtorno acabou sendo a interrupção do fluxo na rodovia, causando um grande engarrafamento. O fluxo só foi normalizado após a retirada da carreta e a locomotiva seguir seu itinerário.

Pré-candidato à presidência da OAB Bahia vê intervenção militar como maldição para o Brasil Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Pré-candidato à presidência da OAB/Bahia, Fabrício Castro, conselheiro federal da OAB Bahia, classificou, em entrevista ao site Achei Sudoeste, como “força maligna” uma possível intervenção militar no Brasil diante do enfraquecimento da democracia. Para ele, os principais poderes de sustentabilidade da democracia nacional estão 'capengando'. O conselheiro foi incisivo ao dizer que a mistura entre o judiciário e a política está fazendo mal à nação, que está observando os cidadãos perderem seus direitos, assim como os próprios advogados estão perdendo as suas prerrogativas de atuação. Do ponto de vista do conselheiro federal da OAB, a militarização tem ganhado forças no atual momento de embate político em que o executivo, o legislativo e o judiciário se encontram entrelaçados em interesses partidaristas.

Pré-candidato à presidência da OAB Bahia vê intervenção militar como maldição para o Brasil Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

“No momento em que o estado policial se fortalece, perde a democracia, perde a cidadania e perde a advocacia. O pior no momento é que estamos vivendo a judicialização da política e a politização da justiça, combinação perigosa para a liberdade da nação”, refletiu o advogado. Em seguida, Castro reforçou o seu temor e apelou para a não militarização do país. “Na minha concepção, as forças malignas, ou seja, a intervenção ou golpe militar poderá sim vencer no Brasil, por isso necessitamos de um judiciário fora da atual política. Os juízes, principalmente do supremo, afastados da política, sem julgarem nos microfones baseados em interesses partidaristas. Precisamos de um judiciário que dê segurança jurídica à nação”, pontuou.

STF proíbe plano de repassar até 40% por consulta Foto: Carlos Moura/STF

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, ordenou nesta segunda-feira (16) a suspensão de uma resolução da Agência Nacional de Saúde (ANS) que estabeleceu que os beneficiários de planos de saúde devem pagar até 40% do valor dos atendimentos. As novas regras para cobrança de coparticipação e franquia em planos de saúde foram publicadas no fim de julho, por meio da resolução normativa nº 433. A decisão da ministra, tomada em plantão do Judiciário, atendeu a um pedido de decisão liminar (provisória) da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Segundo a entidade, a norma da ANS “desfigurou o marco legal de proteção do consumidor” e só poderia ser editada com aprovação do Congresso. A determinação da presidente, no entanto, ainda vai ser analisada pelo relator da ação, ministro Celso de Mello, e depois passar pelo plenário do STF.  Segundo a OAB, a resolução poderia ainda levar o consumidor a pagar até 40% do valor de consultas e exames, na forma de coparticipação, reajuste que considera “abusivo” em relação à média atual de 30% cobrada pelos planos de saúde.

OAB Brumado debate violações constitucionais em operações policiais Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A 21ª Subseção da OAB/Brumado promoveu em seu auditório sede um debate com o tema: “Violação às garantias constitucionais do cidadão e prerrogativas da advocacia nas grandes operações policiais do país e seus reflexos no ordenamento jurídico”. Os principais oradores foram: Rômulo Moreira - Procurador de Justiça do Ministério Público da Bahia; e Fabrício Castro - Conselheiro Federal da OAB Bahia. Na plateia, advogados regionais e estudantes de Direito participaram dos debates que focaram nas violações policiais frente às atividades dos advogados, como ocorreu recentemente em Livramento de Nossa Senhora. Na cidade, o advogado Adailton Ferreira Sobrinho foi agredido física e verbalmente por um policial militar, o que moveu a OAB/Bahia a gerar um desagravo diante dos fatos.

OAB Brumado debate violações constitucionais em operações policiais Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o conselheiro Fabrício Castro classificou que o Brasil vive um momento delicado com o envolvimento do judiciário na política, o que está encaminhando o país para uma possível militarização. Para ele, a situação acabaria com a democracia, tendo como principal consequência o fim da liberdade do cidadão e o enfraquecimento da advocacia. O procurador do Ministério Público Baiano reforçou a tese do conselheiro, argumentando que o atual momento é de criminalização da política e enfraquecimento da democracia.

A Secretaria da Educação do Estado entregou, dois novos pavilhões no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Saúde e Gestão, no município de Guanambi, a 141 km de Brumado, com laboratórios para os cursos de Informática, Análises Clínicas, Nutrição e Enfermagem, além de espaço para a implantação da Fábrica-Escola de Tecelagem. Na oportunidade, o Secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, realizou vistoria na estrutura física da unidade e dialogou com a comunidade escolar e também com gestores do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães de Guanambi. O objetivo foi avaliar a estrutura física do local para implementação de melhorias, além de analisar novas ofertas de ensino para a comunidade escolar. Também foi autorizada a licitação para implantação da quadra poliesportiva coberta nas duas unidades.

Brumado: Aucib cobra terço de férias a servidores comissionados da câmara de vereadores Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Auditoria Pública Cidadã da Bahia (Aucib) apresentou texto de ofício à mesa diretora da Câmara de Vereadores de Brumado cobrando o pagamento do terço de férias aos servidores comissionados, que são pouco mais de 50, também apontados pela auditoria como servidores públicos do legislativo local. De acordo com cálculos da Aucib, a Câmara Municipal teria uma despesa anual de R$ 28.588,94 com o terço de férias dos comissionados, apenas 10% do valor que o legislativo restituiu ao Município em 2017, que foi de R$ 300 mil.

Comer bem, para viver bem: Vem ser saudável com a Praticook Brumado

Com o objetivo de promover um estilo de vida leve, a Praticook possui um extenso catálogo de produtos saudáveis, com opções integrais, diet, light, low carb, detox, sem glúten e sem lactose. A loja trabalha com refeições congeladas, práticas e acessíveis, que têm todos os nutrientes necessários para uma alimentação equilibrada, além de lanches saudáveis para te ajudar a emagrecer sem sacrifícios. O conceito da marca Praticook busca incentivar o maior número de pessoas a seguir um estilo de vida saudável, com praticidade e sabor. Tudo para tornar o seu dia a dia e sua vida melhores. Nossos produtos são preparados com ingredientes selecionados e sem adição de conservantes. A ideia é comer bem para viver bem. Praticook, a sua loja de produtos saudáveis: vem ser saudável com a gente! A loja está localizada na Praça Dr. Nelson Lula, 146, centro de Brumado. Para maiores informações e disk-entrega ligue: (77) 3441-0687 / (77) 99961-0687.

Gasolina é reajustada a R$ 4,959 em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O litro da gasolina foi reajustado para R$ 4,959 neste final de semana, nos postos de revenda do município de Brumado. Esse já é o segundo reajuste desde o final da paralisação dos caminhoneiros, que ocorreu no mês de maio. Logo após as manifestações, o litro da gasolina era vendido a R$ 4,799; com o primeiro reajuste pós-paralisação, em junho, os consumidores passaram a pagar R$ 4,899. Agora, o valor foi elevado a R$ 4,959, porém repassado aos consumidores, que continuaram pagando o valor reajustado em junho desde então.

Achei Tour dispõe de pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão

A Achei Tour preparou um pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão, com duração de quatro dias, de 23 a 26 de outubro de 2018. A viagem custa apenas R$ 980. O valor pode ser pago em até 10 vezes sem juros, para início em janeiro, ou parcelas ajustadas a partir do mês do contrato fechado. O pacote inclui: viagem em ônibus semi-leito, com ar-condicionado, TV e wi-fi; três diárias com café da manhã, almoço e jantar e meia diária com meia pensão; quartos com ventilados de teto e ar condicionado, TV e wi-fi; visita a Campos do Jordão; assistência viagem e camiseta padronizada. Não perca a chance de visitar um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027.

Criança de 4 meses morre ao cair de bebê conforto e ser atropelada por carreta Foto: Divulgação/PRF

Um bebê, de aproximadamente quatro meses, morreu após ser atropelado por uma carreta, na manhã deste sábado (14), na BR-163, no km 750, em Sorriso, Mato Grosso. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o menino teria caído do bebê conforto quando trafegavam em uma motocicleta pela rodovia e foi esmagado pelo veículo pesado. Segundo a PRF, viajavam na motocicleta, o pai da criança, a mãe e o menino.

Renomado advogado criminalista brasileiro enaltece talento de brumadense Foto: Reprodução/Instagram

O renomado advogado criminalista Gamil Föppel fez uma postagem em sua rede social enaltecendo o trabalho desempenhado pelo brumadense João Rafael Amorim. Gamil, que detém diversas premiações, tem escritórios em Salvador, Recife, Aracaju e Rio de Janeiro, sendo reconhecido nos últimos anos pelo Anuário da Revista Análise Advocacia. Ele atua em diversos casos de repercussão nacional, a exemplo da Operação Lava Jato, na qual é o titular da defesa de Geddel Vieira Lima. “A foto é antiga. A Amizade, antiga e valiosa. Um Advogado jovem, talentoso, dedicado”, postou Föppel no Instagram. 

Renomado advogado criminalista brasileiro enaltece talento de brumadense Foto: Reprodução/Instagram

Surpreso com a postagem, o brumadense agradeceu as palavras de um dos maiores advogados criminalistas do país. “Muito obrigado, meu amigo! Grande honra contar com sua amizade. Você é um norte como ser humano e inspiração como profissional! Fraternal abraço”. Amorim, que atua em Brumado, também defende clientes em crimes como o de lavagem de dinheiro no Rio de Janeiro.

Filho de vereador tem celular roubado durante assalto em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O município de Brumado vive uma onda de roubos e furtos de aparelhos celulares. Na maioria das ocorrências, os bandidos fazem de vítimas menores de idade e mulheres. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, na noite desta segunda-feira (16), o filho de um vereador de Brumado, teve seu celular, modelo Iphone, roubado durante um assalto nas proximidades da Igreja Matriz.  Dois bandidos armados em uma motocicleta, abordaram e ameaçaram a vítima que teve o seu aparelho subtraído. Em seguida, os meliantes imprimiram fuga. O alerta fica para todos os transeuntes que costumam ficar com o celular nas mãos, o que facilita a ação dos bandidos na capital do minério.

A Secretaria da Educação do Estado realizou no sábado (14) a entrega de reformas e ampliação do Colégio Estadual Noberto Fernandes, em Caculé, e do Instituto de Educação Anísio Teixeira, em Caetité. As unidades escolares contam agora com nova quadra poliesportiva coberta e reestruturação física. Também localizado em Caetité, o Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo teve a quadra reformada entregue. O Secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, participou dos atos de entrega e falou da importância do trabalho de valorização das escolas. “Esse trabalho tem o objetivo de ampliar as condições de estruturas no aprendizado dos estudantes. A ideia também é ampliar as ofertas de ensino, promovendo alternativas para o estudante que queira buscar um curso técnico nas diversas áreas da Educação Profissional”, disse.

Motoristas cobram providências com animais soltos nas BA´s 148 e 262 em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Motoristas estão indignados com a grande quantidade de animais soltos nos últimos dias nas rodovias que cortam o município de Brumado. Segundo relatou um motorista ao site Achei Sudoeste, a cada dia que passa, a população de animais nas BA´s 148 e 262 está crescente. Os trechos ligam a capital do minério aos municípios de Livramento de Nossa Senhora e Vitória da Conquista, respectivamente. Ele chama a atenção das autoridades competentes e da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) para resolver a questão. “Toda vez que trafego por essas rodovias tenho uma surpresa. Esses dias mesmo estava dirigindo uma van a 80 km/h quando bati em um animal na pista e quase capotei o veículo. Graças a Deus tive apenas danos materiais no veículo, pois estava com passageiros a bordo”, denunciou. Indignado,  o motorista indagou: “pagamos tantos impostos porque ainda temos que correr esse risco?!”.

Abertas inscrições para curso técnico pelo Pronatec em Guanambi

A Secretaria da Educação do Estado abriu, nesta segunda-feira (16), as inscrições para o processo seletivo do curso técnico de nível médio em Administração ofertado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em Centros de Educação Profissional. São 300 vagas no total, sendo 60 para Guanambi, 60 para Jequié, 60 para Juazeiro e 120 para Salvador. As inscrições deverão ser feitas, até 31 de julho. A oferta é para a forma de articulação subsequente ao Ensino Médio, ou seja, para quem já concluiu o Ensino Médio de forma gratuita, seja em estabelecimentos de ensino da Rede Pública de Educação, no âmbito federal, estadual ou municipal ou tenha, comprovadamente, cursado o Ensino Médio em instituição filantrópica ou em instituição privada na condição de bolsista integral. Preferencialmente, os candidatos deverão ter entre 16 e 29 anos. Os candidatos classificados no sorteio eletrônico deverão comparecer no Centro de Educação Profissional para o qual se inscreveram para a realização da prova escrita, no dia 11 de agosto, com início às 13h30min e término às 17h30min, munidos de documento de identidade com foto. Os alunos aprovados neste processo seletivo para o curso técnico em Administração receberão bolsa-auxílio no valor de R$ 15,00 por dia frequentado, para despesas de transporte e alimentação, além de todo material didático, gratuitamente.

Foragido acusado de estupro em Macaúbas é recapturado na cidade de Rio de Contas Foto: Divulgação

Policiais militares lotados na 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) recapturaram um foragido no último sábado (14), na cidade de Rio de Contas, a 78 km de Brumado. Durante a abordagem, os policiais constataram que o homem possuía um mandado de prisão em seu desfavor. Segundo informações da polícia, o foragido apresentou um nome falso, porém a guarnição constatou que se tratava de José Santos Fernandes, foragido da cadeia de Macaúbas desde 2017. Ele responde pelo crime de estupro de vulnerável, ocorrência registrada na cidade de Paramirim. José Fernandes foi apresentado na delegacia de Livramento de Nossa Senhora para adoção das medidas cabíveis.

Caetité: Catadores encontram feto dentro de caixa em lixão Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Catadores de lixo encontraram um feto dentro de uma caixa no lixão da cidade de Caetité, a 100 km de Brumado, nesta segunda-feira (16), na BR-122. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o bebê de aproximadamente cinco meses, ainda estava com a placenta, foi localizando durante a intervenção de catadores que buscavam por materiais recicláveis. A Polícia Militar foi acionada pelos catadores de lixo e isolaram o local para a realização da perícia. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Guanambi encaminhou o bebê para o Instituto Médico Legal (IML), onde será necropsiado. Os peritos também vão coletar o material genético para realizar o exame de DNA. Investigadores da 22ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) já está investigando o caso. O caso chocou a população de Caetité.

Luta contra o diabetes: A insulina em cápsula está próxima Foto: Shutterstock/Harvard University

Um trabalho desenvolvido por pesquisadores da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, pode estar prestes a revolucionar o estilo de vida dos 425 milhões de diabéticos no mundo: a insulina em cápsula. Para quem tem o tipo 1 da doença — autoimune, em que o pâncreas não produz insulina, o hormônio crucial para regular os níveis de açúcar no sangue —, a única opção é injetar a substância em sua forma sintética sob a pele até quatro vezes por dia. De acordo com a Veja, para os cerca de 90% da população com o tipo 2 — em que o corpo não produz insulina suficiente ou não responde ao hormônio como deveria —, as injeções também podem ser necessárias.

Guanambi: Professores da rede municipal deflagram greve por tempo indeterminado

Em Guanambi, a 141 km de Brumado, professores municipais decretaram greve durante assembleia geral extraordinária realizada na sexta-feira (13), na Câmara de Vereadores. A paralisação por tempo indeterminado começará oficialmente no dia 23 de julho, posterior ao cumprimento do prazo legal de 72h depois da comunicação oficial da decisão da categoria à Prefeitura Municipal. A greve foi deflagrada após as negociações com a Administração não avançarem na definição do principal ponto da pauta: o pagamento da atualização do percentual (6,81%) de atualização do Piso Salarial definido em todo o Brasil por meio do Ministério da Educação. Segundo os professores, a data-base da categoria, que é o mês de janeiro, está sendo descumprida e os mesmos já se encontram há seis meses sem a atualização dos seus vencimentos. O Município também não estaria cumprindo o Plano de Carreira da categoria no que se refere ao pagamento do incentivo à titulação, às licenças-prêmio, à gratificação, ao incentivo de produção científica e à falta de assistência à saúde. Os demais servidores também estão sem reajuste salarial desde janeiro (8%). O sindicato disse que está aberto às negociações.

Preso há de 100 dias, Lula mantém PT imobilizado para a disputa eleitoral Foto: Instituto Lula

Condenado na Operação Lava Jato, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) completa hoje (16) 100 dias preso na sede da Polícia Federal, em Curitiba. Mais magro do que estava quando chegou de helicóptero, na noite de 7 de abril, o petista ainda dita as estratégias e os passos do partido e de seus principais aliados na campanha presidencial. E mantém o PT imobilizado na definição de uma alternativa eleitoral. As vésperas da convenção partidária e a um mês do prazo final para o registro das candidaturas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – o prazo é 15 de agosto –, o mais importante preso da Lava Jato transformou sua “cela” em comitê político e eleitoral, numa espécie de campanha via porta-vozes. Desde que foram autorizadas as visitas especiais de amigos, o ex-presidente já esteve com dezesseis pessoas em onze datas distintas. A intenção do grupo diretamente ligado a Lula é arrastar até o momento final a definição da candidatura e tentar reverter a situação em benefício eleitoral para o nome que for escolhido como candidato do partido, já que Lula está potencialmente impedido de concorrer com base na Lei da Ficha Limpa. O PT avalia que o bom desempenho do ex-presidente nas pesquisas, mesmo depois de preso, é um trunfo eleitoral importante para as composições estaduais. E assim, busca manter Lula candidato durante o máximo de tempo possível e fazer a troca só depois que a Justiça decidir se aceita o registro da candidatura. De acordo com a Veja, Lula acompanha o cenário eleitoral e político do país pelos canais da TV aberta – que assiste boa parte dos dias – e pelos relatos de amigos, familiares e advogados.

Brumado: Creas relata alto índice de violência contra crianças na semana dos 28 anos do ECA Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) está completando 28 anos de existência, porém sem muito a comemorar diante da falta de estrutura e políticas públicas para combater o alto índice de agressões contra o público alvo em todo o país. Em Brumado, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Chico Xavier está promovendo um mês de atividades fazendo uma retrospectiva dos avanços e retrocessos do ECA no município. “Muita gente critica dizendo que o estatuto pra nade serve e só atrapalha, porém o que esses críticos não levam em consideração é que, antes do estatuto, não havia direitos direcionados às crianças e adolescentes, o que deixava as vítimas ainda mais vulneráveis”, afirmou Janine Caldeira, assistente social e coordenadora do Creas. Durante o período de ações, as assistentes do Creas utilizaram a tribuna livre da Câmara de Vereadores para expor ao parlamento as carências pelas quais o município passa, relatando um lamentável índice de agressões e explorações contra crianças e adolescentes.

Brumado: Creas relata alto índice de violência contra crianças na semana dos 28 anos do ECA Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Janine relatou ao site Achei Sudoeste que, mesmo os números sendo elevados, ainda estão aquém da realidade de agressões contra o público alvo na cidade por conta das subnotificações, casos não denunciados. O Creas tem realizado acompanhamentos em Brumado desde 2009 e, desde então, já foram computados 1589 acompanhamentos dos mais diversos grupos de todas as faixas etárias. O que chama a atenção das assistentes sociais é que, nesse período, cerca de 50,22% dos acompanhamentos são de agressões contra crianças e adolescentes, o equivalente a 798 registros. A maioria das agressões acontece dentro do seio familiar, em casa. “Se o estatuto tivesse um verdadeiro suporte para atender as suas prerrogativas, com certeza, teríamos menos agressões contra as crianças e adolescentes, assim como também teríamos menos relatos de crianças e adolescentes infratores da lei”, pontuou a assistente social.

Justiça determina que menina de 3 anos com tumor seja transferida em Vitória da Conquista Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Uma decisão judicial dá 72 horas, desde a última sexta-feira (13), para a transferência de uma menina de 3 anos, internada em um hospital de Vitória da Conquista, no sudoeste. Os pais da criança precisaram acionar a Justiça para que a filha, que tem um tumor no cérebro, possa fazer uma cirurgia. Segundo o G1, o procedimento foi indicado por médicos para que ela possa sobreviver. A criança e os pais são de Itapetinga, também no sudoeste. Em relato, os familiares disseram que os sintomas começaram a aparecer há alguns meses. A menina caía e sentia muitas dores no braço, além de se queixar de dor também no pescoço. Após levar a filha para vários médicos, o pai dela, Wagner Lima, disse que só no Hospital Geral de Vitória pôde saber da gravidade do caso, através de uma tomografia do crânio. Wagner contou que a família não tem condições de se manter em Conquista e apela para que a filha seja logo transferida. Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) informou que a Central de Regulação está em busca de uma vaga que atenda ao perfil da paciente.

Vereadores criam União Regional das Câmaras Municipais na Bacia do Paramirim

Com o objetivo de fortalecer o legislativo municipal e reivindicar melhorias regionais, vereadores de diversos municípios da Bacia do Paramirim, se reuniram, na Câmara Municipal de Macaúbas, a 199 km de Brumado, para formar a União Regional das Câmaras Municipais (UNIRCAM). A União dos Vereadores da Bahia (UVB-BA) foi convidada para participar do evento e foi representada pelo Diretor de Relações Institucionais, Vinicius Costa, que falou da importância dos vereadores se organizarem e se unirem a instituições que lutam pelos seus direitos. Segundo ele, a UVB-BA tem muito a contribuir para que os vereadores tenham melhor atuação. Estiveram presentes na reunião vereadores de Paramirim, Érico Cardoso, Caturama, Botuporã, Tanque Novo, Rio do Pires, Ibipitanga, Macaúbas, Boquira, Oliveira dos Brejinhos, Rio de Contas e Ibitiara.

Arquivo