Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
07/2018
Brumadense vence Corrida do Fogo e garante passagem para a São Silvestre Foto: Divulgação

O maratonista brumadense Everton Bryan, o Avatar, venceu a tradicional Corrida do Fogo, promovida pelo Corpo de Bombeiros de Vitória da Conquista, e garantiu passagem para competir na Corrida de São Silvestre, que há mais de 90 anos encerra os eventos esportivos de cada período, sempre no dia 31 de janeiro, na cidade de São Paulo. O atleta brumadense correu o percurso de 5 km e garantiu o primeiro lugar na prova, que reuniu mais de 300 competidores de toda a região. Avatar e uma nova geração de corredores de Brumado estão ganhando notoriedade com os bons resultados acumulados nas competições que têm participado desde o início do ano. Recentemente, o atleta conseguiu outros bons resultados em maratonas curtas realizadas nas cidades de Ilhéus e Belo Campo. Até a São Silvestre, Everton continuará a sua maratona intensa de treinos, além das participações nas corridas realizadas na região, já focado na mais tradicional e famosa maratona do país. “Estava só planejando ir para a São Silvestre, mas não sabia como pela falta de recurso, mas, agora, com as passagens já asseguradas, vou me empenhar ainda mais nos treinos com o objetivo de melhorar meu tempo e resistência para chegar bastante competitivo na corrida e poder representar bem a nossa cidade”, disse o atleta ao site Achei Sudoeste.

Idoso de 72 anos é morto por mulher de 74 dentro de quarto de motel em Salvador Foto: Reprodução/Facebook

Corpos de um casal de idosos foram encontrados no último domingo (8), no motel Hastag, no bairro do Costa Azul, em Salvador. De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Sônia Souza Soares, de 74 anos, matou a facadas o seu marido, Alfons Ludwig Boness, de 72 anos, e depois se matou. Os corpos vão passar por necropsia.

Bandidos armados invadem e roubam banca de jogo de bicho em Guanambi

No último domingo (08), dois indivíduos armados invadiram uma banca de jogo do bicho e roubaram mais de R$ 5 mil em dinheiro, na cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado. A vítima, uma mulher cuja identidade não foi revelada, relatou à polícia que estava no interior do estabelecimento quando foi surpreendida com a chegada dos meliantes armados e encapuzados. De acordo com a Guanambi FM, um deles apontou a arma para sua cabeça e o outro foi direto para os fundos da banca, onde roubou uma bolsa com a quantia de R$ 5.800 em espécie. Em seguida, a dupla fugiu tomando rumo ignorado. O caso foi registrado na delegacia e a polícia está investigando o crime.

Moradores denunciam crime ambiental na Gruta da Boca da Lapa em Feira da Mata Foto: Blog do Latinha

O presidente da ONG Prisma, José Carlos Latinha, visitou o Distrito do Ramalho, no município de Feira da Mata, a 311 km de Brumado, com o objetivo de verificar a denúncia dos moradores de um crime ambiental que provocou a morte de diversas espécies de peixes na Gruta da Boca da Lapa. Latinha percorreu a área acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Cristiano Pereira da Cunha, o ambientalista Cléber de Oliveira e de vários moradores. A gruta, localizada na Serra do Ramalho, tem uma nascente de água que percorre todo o vale, garantindo o abastecimento humano e animal, além da irrigação dos pequenos produtores da agricultura familiar. A comitiva percorreu mais de 700 metros da gruta e identificou a mortandade de diversas espécies de peixe, cobra e ave. Os moradores exigem uma investigação urgente do crime ambiental, bem como reivindicam a preservação do manancial de água. Os moradores colheram amostras da água, pois a mesma tem apresentado uma coloração esverdeada, indicando uma possível contaminação. A denúncia será encaminhada para ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia, à Comissão do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa da Bahia e à Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

Ônibus da frota escolar de Livramento de Nossa Senhora é depredado por estudantes Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um ônibus escolar da cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, foi depredado por estudantes. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, o veículo, que transporta alunos da comunidade de Barrinha e adjacências para a sede do município, teria menos de seis meses de uso. A assessoria de comunicação da prefeitura municipal informou que, nos próximos dias, providências serão tomadas a fim de inibir esse tipo de prática.

Ônibus da frota escolar de Livramento de Nossa Senhora é depredado por estudantes Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste
Comitê do Contas realiza plenária em Caculé Foto: Divulgação/Modera

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Contas realizou a sua XXVII Plenária na Cidade de Caculé, a 100 km de Brumado, no Cine Teatro Engenheiro Dórea, no último dia 05. O ponto alto do evento foi a apresentação do Diagnóstico da Bacia do Rio das Contas pelo Coordenador do Plano de Bacia, Luís Gustavo de Moura Reis. O diagnóstico faz parte do Plano Diretor de Recursos Hídricos da Bacia, ainda em elaboração. Durante a apresentação, pode-se constatar o que o Modera vem informando há algum tempo: a grande quantidade de irrigações ao longo do curso principal da Sub-Bacia do Alto Contas pode comprometer a quantidade e a qualidade da água da Sub-Bacia, mostrando que o caso das barragens do agronegócio em Piatã não é isolado. Dentre outros assuntos, foram abordados: o novo cronograma para retomada da elaboração do Plano de Bacia, alteração na composição das Câmaras Técnicas do Comitê, relatos das reuniões de alocação de água nos Açudes do Truvisco, Riacho do Paulo e Champrão e informes sobre demandas apresentadas ao comitê. Presentes à plenária, os Coordenadores do Modera, Capitão Henrique Rocha e o Professor Jorge Valério Gomes fizeram um relato sobre a reunião da alocação de água do Truvisco, ocorrida no dia 11 de maio, em Rio do Antônio. 

Brumadense se envolve em briga e é esfaqueado na festa de São Pedro em Aracatu Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um brumadense de 23 anos, que teve a identidade preservada, se envolveu em uma briga e acabou sendo esfaqueado na noite do último sábado (07), durante a festa de São Pedro, no município de Aracatu, a 36 km de Brumado. O site Achei Sudoeste colheu informações junto à polícia de que o morador do Bairro São Félix teria se desentendido com um homem, por motivo ainda não relevado, e ambos entraram em luta corporal. Testemunhas narraram que outros homens ajudaram o agressor, que, com uma faca, desferiu três golpes contra o brumadense. Mesmo já caída ao chão, a vítima ainda foi pisoteada pelos agressores. Com perfurações na região do abdômen, costas e mão, o rapaz foi socorrido e encaminhado ao Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado, onde permanece internado após passar por cirurgia. Ainda não há informações sobre seu estado de saúde. A polícia utiliza as imagens do monitoramento de segurança instalado no circuito da festa no intuito de identificar os autores do crime, os quais podem ser enquadrados por tentativa de homicídio.

Clínica Mais Vida reforça quadro de  especialista com parceria do endocrinologista  Lauro Viana

Sempre pensando em oferecer uma gama cada vez mais ampla de profissionais, que possam atender as necessidades da população brumadense e da região a Clínica Mais Vida acaba de efetivar a parceria com o endocrinologista Lauro José Ribeiro Viana. Graduado em medicina pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e Residência Médica na área de Endocrinologia e Metabologia no Centro de Referência Estadual para Assistência ao Diabetes e Endocrinologia (CEDEBA) ele destaca que é uma grande satisfação iniciar esta parceria com a Clínica, que tem como um de seus objetivos principais a oferta de atendimento com excelência de qualidade a comunidade.

Lauro salienta que na busca constante pela sensação de bem-estar e realização pessoal característica da boa saúde, é fundamental se garantir o equilíbrio e a harmonia do organismo. Neste sentido, deve-se: aumentar e variar o consumo de frutas, legumes e verduras; reduzir o consumo de alimentos gordurosos, retirando antes do cozimento a pele do frango, a gordura visível da carne e o couro do peixe; preferir os alimentos cozidos ou assados e evitar temperos prontos, alimentos enlatados, carnes salgadas e embutidos; reduzir o consumo de sal e tirar o saleiro da mesa; manter o peso dentro de limites saudáveis, reduzindo o consumo de doces, bolos, biscoitos e outros alimentos ricos em açúcar, comendo devagar e não se alimentando assistindo TV; reduzir o consumo de álcool e refrigerantes (A melhor bebida é a água!).  Deve-se realizar ao menos 30 minutos de atividade física todos os dias, como caminhar pelo seu bairro e subir as escadas. Infelizmente, mesmo buscando seguir todas estas recomendações para uma vida saudável, algumas pessoas podem apresentar alterações no equilíbrio e harmonia do organismo. Nesse caso o endocrinologista pode diagnosticar e indicar o tratamento mais adequado para cada situação. Lauro estará atendo na Clínica Mais Vida no dia 16 de Julho. Agende sua consulta. Prevenir é o melhor remédio. Clínica Mais Vida, consultas e exames, tudo em um só lugar para sua maior comodidade. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496.

CONTINUE LENDO
Brumado: Motorista perde controle da direção e veículo cai em obra no Riacho do Bufão Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na noite do último sábado (07), foi registrado um acidente próximo à rótula da Rua Israel Dias, aos fundos da Fadesb, em Brumado. O site Achei Sudoeste apurou junto à polícia que o condutor perdeu o controle da direção e acabou descendo a ribanceira na obra de canalização do Riacho do Bufão, capotando e escorando no barranco. Só havia o condutor no veículo e o mesmo sofreu apenas algumas escoriações. Ele recebeu os primeiros socorros do Samu 192 no local. O carro sofreu muitas avarias e foi retirado do barranco por um guincho já na manhã do domingo (08). Ainda não há informações do que poderia ter ocasionado o acidente.

Rio de Janeiro é a primeira cidade brasileira a banir canudos plásticos Foto: iStock/iStock

O Rio de Janeiro tornou-se a primeira cidade brasileira a banir o uso de canudos de plástico em quiosques, bares e restaurantes. O projeto de lei foi sancionado nesta quinta 5 pelo prefeito Marcelo Crivella (PRB). De acordo com a Veja, os estabelecimentos que descumprirem a lei estão sujeitos a multa de 3.000 reais – valor que pode chegar a 6.000 reais em caso de reincidência. De acordo com o texto, canudos de papel biodegradável ou reciclável devem ser oferecidos como alternativa. A medida, de autoria do vereador Jorge Felippe (MDB), foi publicada no Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro ontem. Ainda não há data para que a lei entre em vigor.

TCM denuncia prefeito de Poções ao Ministério Público Estadual Foto: Divulgação

O Tribunal de Contas dos Municípios julgou procedente a denúncia formulada pelo vereador do município de Poções, Laudelino Palmeira (PT), contra o prefeito Leandro Mascarenhas (PTB), por irregularidades nas contratações da Cooperativa de Trabalho e Serviços do Oeste da Bahia e da Cooperativa de Trabalho e Prestação de Serviços Gerais e Específicos, que custaram R$ 10,9 milhões. As contratações, que ocorreram em 2017, tinham o objetivo de terceirizar mão de obra para evitar o necessário e indispensável concurso público para a contratação de servidores. O relator, conselheiro Fernando Vita, determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual (MPE) para que seja apurada a prática de improbidade administrativa e outros crimes por parte do gestor e imputou multa no valor de R$ 40 mil. Ele concluiu que a cooperativa foi contratada para atuar como mera intermediadora de mão de obra “para o exercício de funções em que se exige o trabalho de servidores públicos, portanto atividades finalísticas da entidade, o que viola a exigência do concurso público”. Ainda cabe recurso da decisão.

Dietas, câncer e diabetes são os maiores alvos de fake news Foto: Sendi Moraes/Reprodução/Veja

Emagrecimento, câncer e diabetes são os temas mais frequentes em notícias falsas sobre saúde no Brasil. A conclusão é de um levantamento inédito de Veja, que avaliou quase 1000 posts campeões de compartilhamentos do Facebook publicados entre fevereiro e junho em seis páginas que são notórias divulgadoras de enganações sobre o tema. Cerca de 35% versavam sobre fake news médicas. Cerca de 26,4% dos posts traziam notícias sobre obesidade e emagrecimento; 12% a respeito de câncer; 8%, diabetes; 4,5%, gordura no fígado; 3,6% infecção urinária; 2,7% artrite ou dores nas articulações. O texto mostra como a curandeirice digital representa uma ameaça à saúde pública, prejudica pacientes, preocupa governos e enche de dúvidas os consultórios médicos.

Jequié: Traficante é flagrada enterrando 14 kg de maconha Foto: Divulgação/SSP-BA

Uma traficante de drogas foi flagrada pelo 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM/Jequié), enterrando 14 kg de maconha. Laiana Eduardo Pereira cavou um buraco em um terreno baldio, na Rua Senhor do Bonfim. Militares do Grupamento de Ações de Buscas Tático Repressivas (Abutres) faziam rondas no Bairro Jequiezinho, quando receberam uma denúncia anônima de que uma mulher estaria enterrando drogas. No local, encontraram Laiana com uma pá cavando um buraco. Em sacos plásticos, os PMs apreenderam 14 kg de maconha prensada, uma porção de cocaína e uma balança. O caso foi registrado na Delegacia Territorial de Jequié.

Estudantes de escola pública reciclam materiais nocivos às plantações no sudoeste baiano Foto: Reprodução/TV Bahia

Alunos de uma escola pública na zona rural de Iguá, distrito de Vitória da Conquista, a 131 km de Brumado, utilizaram materiais reciclados retirados das plantações da região para fazer artesanato. Na natureza, os materiais usados nas peças são nocivos às áreas agrícolas. Uma das estudantes transformou óleo de cozinha usado em sabão em barra, a partir das aulas de reciclagem. As peças foram expostas em uma feira estudantil na escola. De acordo com o G1, além da responsabilidade com o meio ambiente, o projeto abordou conteúdos escolares, como a evolução da humanidade, até a chegada dos meios de comunicação. “A ideia é trabalhar com os alunos a questão da reciclagem, mas voltando para os conteúdos que são trabalhados em sala de aula”, explica a professora Tânia Souza. Diferentes tipo de materiais foram encontrado e utilizados nas maquetes, como conta a estudante Nicolli Silva: “Nós usamos palito de dente, de picolé, caixas de palito, papelão, rolo de papel higiênico, e várias outras coisas como papel crepom”, pontua. Durante todo o projeto de montagem da feira, os estudantes tiveram aulas interdisciplinares sobre reciclagem. Foi em uma dessas aulas que a aluna Bruna Marques aprendeu a reciclar o óleo de cozinha. “Não imaginaria que o óleo poderia se transformar em sabão. Até mesmo na minha casa a gente jogava o óleo fora. Depois que a gente começou a estudar aqui na escola sobre reciclagem, a gente está juntando e produzindo sabão”, conta.

Prefeito de Brumado não deve declarar apoio específico a nenhum candidato a deputado federal Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Ao que tudo indica, o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), não deve declarar apoio pessoal a nenhum candidato a deputado federal nas eleições 2018. Isso porque, até o prezado momento, Vasconcelos vem articulando apenas a pré-candidatura do ex-vereador Márcio Moreira da Silva (Patriota) a uma das vagas na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, quatro nomes seguem em busca do apoio do gestor brumadense, mas não estão obtendo êxito. Historicamente, Eduardo nunca deixou de fazer uma dobradinha e declarar apoios para candidatos a estadual e federal. Ele, inclusive, sempre fazia questão de dizer que apoiaria quem mais destinasse recursos, através de emendas parlamentares, para o município. Eduardo já chegou a fazer eventos no passado entregando medalhas de ouro para seus candidatos. Agora, é esperar para ver se o prefeito de Brumado terá um nome a deputado federal que irá defender e pedir votos durante o pleito eleitoral em 2018.

Homem é condenado a 10 anos de prisão por homicídio em Vitória da Conquista Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Tribunal do Júri condenou Fernando Joel Pedroso de Castro a 10 anos de prisão, em regime fechado, pelo assassinato de Lara Silva de Oliveira. De acordo com denúncia oferecida pelo Ministério Público Estadual (MPE), por meio do promotor de Justiça José Junseira Almeida de Oliveira, o crime aconteceu na noite do dia 29 de outubro de 2017, na Avenida Brumado, no Bairro Brasil, em Vitória da Conquista, a 131 km de Brumado. A sentença foi proferida pelo juiz Reno Viana Soares. O crime aconteceu por motivos torpe, após a vítima se recusar a manter relações sexuais com o condenado, que atingiu de surpresa Lara Silva com golpes de faca.

Venha conferir a seleção de produtos saudáveis na Praticook em Brumado

A Copa do Mundo da Rússia está em andamento e a seleção de produtos saudáveis da Praticook segue escalada. Tem produtos para todos os gostos e necessidades: diet, light, low carb, integral, sem glúten, sem lactose e detox. O maior showroom de produtos saudáveis da região está abastecido, esperando a sua visita. A loja fica localizada na Praça Doutor Nelson Lula, 146, Centro, em Brumado. Os telefones são: (77) 3441-0687 ou (77) 99961-0687. Agora ficou mais fácil e saboroso emagrecer com saúde!

Polícia Militar inicia Ronda Maria da Penha em Guanambi Foto: Divulgação/PMG

A cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado, começou a contar com o serviço da Ronda Maria da Penha. As atividades iniciaram na última sexta-feira (06) após a inauguração da sala de atendimento e um núcleo de apoio às mulheres vítimas de violência, a Operação de Ronda Maria da Penha Presente (OPRMP), sob o comando do 17º Batalhão de Policia Militar. 

Polícia Militar inicia Ronda Maria da Penha em Guanambi Foto: Divulgação/PMG

A sede está localizada na Avenida Joaquim Chaves, nº 404, no bairro Santo Antônio, com horário de expediente das 8 às 18 horas de segunda a sexta-feira. A OPRMP está sob o comando da Tenente Jacimara Ornelas.

Achei Tour dispõe de pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão

A Achei Tour preparou um pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão, com duração de quatro dias, de 23 a 26 de outubro de 2018. A viagem custa apenas R$ 980. O valor pode ser pago em até 10 vezes sem juros, para início em janeiro, ou parcelas ajustadas a partir do mês do contrato fechado. O pacote inclui: viagem em ônibus semi-leito, com ar-condicionado, TV e wi-fi; três diárias com café da manhã, almoço e jantar e meia diária com meia pensão; quartos com ventilados de teto e ar condicionado, TV e wi-fi; visita a Campos do Jordão; assistência viagem e camiseta padronizada. Não perca a chance de visitar um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027.

Saúde, educação e infraestrutura projetam crescimento imobiliário em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Os agentes do mercado imobiliário estão se adiantando nos investimentos vislumbrando um retorno a longo prazo, a partir de 2020, em Brumado, diante das promissoras perspectivas de crescimento da cidade com projetos voltados para saúde, educação e mobilidade urbana. Na visão de alguns investidores do ramo, Brumado está dando um passo à frente e já desponta entre as cidades com maior potencial de crescimento imobiliário nos próximos dez anos. A maior barreira do ponto de vista dos agentes imobiliários pode ser o cenário da política nacional, o que será sentido com os resultados das eleições de outubro. No município, os atores do mercado imobiliário acreditam que, além das UTI’s, os prometidos projetos de estruturação da saúde, a implantação da escola de medicina, a sede própria da Uneb, os novos cursos universitários e as novas especializações técnicas e de graduação do Ifba devem atrair mais público, fomentando novas moradias em Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, os investimentos na mobilidade urbana também são vistos como atrativo para a projeção de crescimento da cidade, facilitando os acessos aos projetos na área da saúde e educação. Já é notória uma tendência de surgimento da moradia vertical, ou seja, os prédios de condomínios, que estão mudando o cenário paisagístico da cidade, além dos muitos bairros planejados, que também tem atraído a atenção para um novo conceito de moradia de uma boa parcela da classe mais abastada da cidade. “Saúde, educação e infraestrutura sempre são atrativos para novos investimentos que geram o progresso em qualquer sociedade. Brumado está lendo a cartilha e fazendo bem seu dever de casa, o que poderá ser avaliado nos próximos anos entre os maiores municípios do interior da Bahia. Esperamos que com bom retrospecto de qualidade de vida”, comentou o corretor Adonato Moreira.

Visita de reitor pode selar parceria para instalação do campus do Ifba em Caculé Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Está agendada para o próximo dia 03 de agosto, a visita de Aécio José Araújo Passos Duarte, reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA), na Bahia, no município de Caculé, a 100 km de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o objetivo é analisar a possibilidade de parcerias, no sentido da instalação de uma extensão do campus de Guanambi na cidade. A articulação política para a concretização deste importante avanço no setor educacional está sendo conduzida pelo deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM), deputado federal Paulo Azi (DEM) e o prefeito José Roberto Neves (DEM), o Beto Maradona. O gestor municipal já deixou à disposição para implantação, um prédio para a construção da sede, equipamentos, transporte, além de arcar despesas básicas de manutenção. O campus de Caculé beneficiaria diretamente os municípios de Ibiassucê, Licínio de Almeida, Jacaraci, Mortugaba, Guajeru, Lagoa Real e Condeúba. “Será um grande avanço para Caculé e estamos trabalhando com muita eficácia para a concretização deste projeto”, disse Maradona.

Presidente do TRF-4 mantém Lula preso Foto: Divulgação/TRF-4

O presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) decidiu que o ex-presidente Lula deve continuar preso. O desembargador Thompson Flores afirmou que o caso compete mesmo ao relator do processo, Gebran Neto, e não ao plantonista Rogério Favreto. De acordo com o Jornal O Globo, Flores alega que a pré-candidatura de Lula não é um fato novo, como argumentou Favreto. “Os fundamentos que embasam o pedido de Habeas Corpus n. 5025614-40.2018.4.04.0000/PR não diferem daqueles já submetidos e efetivamente analisados pelo Órgão Jurisdicional Natural da lide. Rigorosamente, a notícia da pré-candidatura eleitoral do paciente é fato público/notório do qual já se tinha notícia por ocasião do julgamento da lide pela 8ª Turma desta Corte. Nesse sentido, bem andou a decisão do Des. Federal Relator João Pedro Gebran Neto”.

TRF-4: Advogados pedem prisão do juiz Sérgio Moro por descumprir alvará de soltura de Lula Foto: Sylvio Sirangelo/TRF-4

Uma entidade de advogados pediu ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região a prisão do juiz federal Sérgio Moro e do diretor-executivo da PF no Paraná. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, eles alegam que ambos teriam descumprido alvará de soltura emitido pelo desembargador plantonista Rogério Favreto em face do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Conforme consta do despacho da autoridade coatora, e Magistrado – notoriamente gozando férias em Portugal, e, portanto, sem jurisdição em sua própria vara, o juiz de primeiro grau ordenou que a Polícia Federal descumpra a ordem emanada por este Tribunal Regional Federal, nos termos abaixo transcritos”, afirmam.

Desembargador de plantão manda soltar Lula em uma hora Foto: Divulgação/TRF-4

O desembargador Rogério Favreto voltou a determinar a soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva dentro de uma hora, em terceiro despacho publicado neste domingo (08). De acordo com o Jornal O Globo, ele afirmou que sua decisão não desafia decisões anteriores do colegiado do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) ou qualquer outra instância superior, “muito menos decisão do magistrado da 13ª Vara Federal de Curitiba”, que não tem competência jurisdicional no recurso em julgamento. Favreto reiterou a decisão e afirmou que apenas “esgotadas as responsabilidades de plantão” o recurso será encaminhado automaticamente ao relator da 8ª Turma dessa Corte, João Gebran Neto.

Arquivo