Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "07/2018"

15 Jul 2018 - 11:35h

O delegado da polícia civil José Ribeiro Lopes morreu neste domingo (15), na cidade de Salvador, vítima de um câncer no intestino. Lotado na 22ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), em Guanambi, a 141 km de Brumado, Lopes, estava internado em um hospital na capital baiana, em tratamento contra a doença que descobriu há cerca de dois meses. De acordo com o programa Radar Guanambi, nas redes sociais, colegas e amigos das policias civil e militar lamentaram a morte de Lopes.

15 Jul 2018 - 08:00h

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 ou (77) 99951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.

14 Jul 2018 - 19:15h

O empreiteiro da prefeitura municipal de Brumado, Ramon de Souza Moreira, morreu neste sábado (14), no Hospital Professor Magalhães Neto. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com quadro suspeito de H1N1. O empreiteiro reside na comunidade Lagoa Funda, à margem da BA-148, saída para Livramento de Nossa Senhora.  Em nota enviada ao site Achei Sudoeste, a prefeitura municipal decretou luto oficial de três dias. 

“É com enorme tristeza que, neste momento, o prefeito de Brumado, juntamente com todo o secretariado e demais colaboradores da administração municipal, representando o Município, manifesta condolências à família de Ramon de Souza Moreira, por seu passamento no dia de hoje.  Homem conhecido por sua humildade, honestidade e dedicação ao trabalho, o empreiteiro Ramon Moreira deixa um legado do bem a ser seguido. O município decreta luto de três dias oficiais, em respeito e homenagem ao saudoso Ramon”.

14 Jul 2018 - 17:00h

O jovem Adalberto de Almeida Júnior, 28 anos, morreu em um grave acidente ocorrido na madrugada deste sábado (14), por volta das 03h30, na Avenida Tiradentes, em Riacho de Santana, a 203 km de Brumado. De acordo com o Folha do Vale, a Polícia Militar informou que Júnior conduzia uma motocicleta Honda CG 125 pela avenida, quando perdeu controle da direção e bateu contra um poste de iluminação. Na colisão, Adalberto teve graves ferimentos e morreu no local. Uma jovem de 17 anos estava na garupa da moto e sofreu graves ferimentos. Ela foi socorrida e levada ao Hospital Municipal e Maternidade Amália Coutinho, em Riacho de Santana.

14 Jul 2018 - 15:25h

O pescador José Semeão de Oliveira, 61 anos, morreu afogado na Lagoa do Forno, na zona rural do município de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Oliveira estava desaparecido desde a última sexta-feira (13) e familiares já estavam à procura. Na manhã deste sábado (14), o pescador foi encontrado morto na lagoa da comunidade onde morava. A polícia foi acionada e isolou o local. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado realizou a perícia e encaminhou o corpo do homem ao Instituto Médico Legal (IML) para ser necropsiado.

14 Jul 2018 - 12:50h

A Bélgica confirmou neste sábado (14) a melhor campanha de sua história em Copas do Mundo ao vencer a Inglaterra por 2 a 0, em São Petersburgo, e ficar com o terceiro lugar da competição. O resultado, que supera a quarta posição de 1986, consolida a atual geração como a mais bem-sucedida do país, em uma trajetória que teve como ponto alto o triunfo sobre o Brasil nas quartas de final. Meunier e Hazard fizeram os gols. De acordo com o Uol Esporte, já a Inglaterra não conseguiu superar a campanha de 1990, quando também ficou em quarto lugar. O sonho dos ingleses de repetir o título de 1966 parou na semifinal com a derrota na prorrogação para a Croácia. O "prêmio de consolação" pode ser a artilharia da Copa para Harry Kane, que passou em branco, mas terminou com seis gols e dificilmente será alcançado. O jogo foi bastante aberto e teve etapas diferentes: a Bélgica fez o gol cedo, dominou o primeiro tempo e poderia ter feito mais, mas a Inglaterra reagiu no segundo e passou perto de empatar com sua tradicional pressão nas bolas aéreas. No fim, em contra-ataque, Hazard fechou a vitória.

14 Jul 2018 - 10:00h

O presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) de Brumado, José Luiz Alves Ataíde, concedeu entrevista ao site Achei Sudoeste, na manhã deste sábado (14) e falou sobre as pretensões de sua sigla partidária no pleito eleitoral deste ano. De acordo com ele, existe uma grande possibilidade da sigla fechar apoio a pré-candidatura de reeleição do deputado estadual Vitor Bonfim (PR). “Falta apenas uma reunião final com todas as nossas lideranças para bater o martelo”, garantiu. Segundo Ataíde, independente da insatisfação de alguns militantes do PT, que são contrários à aliança com Bonfim, o partido e os deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual), já apoiam a causa em busca de um projeto político para Brumado. “Em 2014 quando lançamos a candidatura local de Zé Ribeiro, alguns companheiros também foram contrários e apoiaram outros nomes. Isso faz parte do processo democrático que vivemos”, disse Zé Luiz argumentando que Vitor Bonfim é da base aliada do governo estadual, administrada pelo petista Rui Costa. Ele ainda assegurou que as conversas ultrapassam as barreiras das eleições 2018, em busca de um mesmo ideal para construir um governo participativo em Brumado em 2020. “Estamos empenhados para o desenvolvimento de nossa cidade, através de políticas públicas e sociais em benefício dos mais necessitados, com um gestor humano e sensível com os anseios da população”.

14 Jul 2018 - 09:00h

O Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto), da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), apreendeu na última sexta-feira (13), uma motocicleta utilizada por bandido em ações delituosas em Brumado. De acordo com a polícia, na quinta-feira (12), a guarnição do Peto recebeu informação sobre a ocorrência de roubo praticado por indivíduo armado, que conduzindo motocicleta teria subtraído, com emprego de grave ameaça, um aparelho celular de uma transeunte, nas proximidades do Clube Social de Brumado. A PM conseguiu através de câmeras de segurança, as características da moto utilizada pelo bandido e em seguida iniciou as diligências no município. Na Fazenda Lagoa do Juliano, os policiais visualizaram o indivíduo suspeito que, ao avistar a viatura, empreendeu fuga. . Entretanto, os policiais localizaram a motocicleta utilizada nessa prática delituosa, peças de roupas idênticas às que foram utilizadas pelo bandido flagrado pelas câmeras de segurança, aparelhos celulares antigos e seus respectivos carregadores. Todo o material apreendido foi apresentado na Delegacia Territorial de Brumado.

14 Jul 2018 - 08:05h

Militantes do Partido dos Trabalhadores (PT) de Brumado enviaram nota ao site Achei Sudoeste, contrários a dobradinha do deputado federal Waldenor Pereira (PT) e do deputado estadual Vitor Bonfim (PR), em Brumado. De acordo com o comunicado, “agricultores familiares, professores, ferroviários, catadores de material reciclável e demais trabalhadores de outras categorias, do Coletivo Esquerda do PT Brumado, defensores de um PT classista, democrático, de massas e socialista, considerando matérias veiculadas na mídia e declarações de filiados do Partido, informando que haverá uma coligação proporcional entre o deputado federal Waldenor Pereira (PT) e o estadual Vitor Bonfim (PR) nestas Eleições de 2018, vimos fazer objeção a essa aliança, uma vez que fere a razão de ser do PT”. Ainda segundo os militantes, a aliança rompe com a fidelidade partidária, uma vez que o PT têm quadros vindos das lutas dos trabalhadores e do povo e que serão candidatos às vagas da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia. “O deputado estadual Vitor Bonfim não está vinculado às causas e lutas dos trabalhadores”, disseram na nota. Os petistas ainda questionaram a atuação de Bonfim durante sua gestão na Secretaria de Agricultura da Bahia (Seagri). “Não se tem conhecimento da sua atuação pela agricultura familiar enquanto Secretário de Agricultura”. Para eles, a referida dobradinha visa também as Eleições Municipais em 2020, na qual, de acordo com a nota, “levará o PT a ficar a reboque de forças conservadoras, o que é humilhante para o partido”. Ao elogiar a atuação de Pereira no município, eles rechaçaram, mais uma vez, a aliança com Bonfim, e prometeram apresentar candidatos a deputado federal e estadual, vinculados ao partido e com identidade e compromisso com a vida partidária da sigla, com a classe trabalhadora e os movimentos sociais.

14 Jul 2018 - 07:30h

A cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, presenciou na última sexta-feira (13) um importante momento na luta pela valorização da advocacia. O advogado Adailton Ferreira Porto Sobrinho recebeu o desagravo após ter sido agredido verbal e fisicamente por policiais militares enquanto exercia o seu valoroso papel de operador do Direito. O voto do desagravo foi escrito pelo conselheiro seccional Acioli Viana Silva e a cerimônia, que ocorreu na Câmara de Vereadores da cidade e registrou a indignação da OAB-BA com as agressões e violações de prerrogativas sofridas pelo colega de classe, contou com as presenças do conselheiro federal Fabrício Castro, do presidente do CCJA, Hermes Hilarião, do presidente da subseção de Brumado, Osvaldo Luiz Laranjeira Bastos Júnior, e outros representantes da advocacia do nosso estado. “A seccional vem buscando o fortalecimento da advocacia e dando prova que está combatendo as violações das prerrogativas. Hoje ficou claro que as prerrogativas são direitos e não privilégios, e, como diz o presidente Luzi Viana, são inegociáveis”, disse o presidente da OAB-Brumado.

13 Jul 2018 - 20:00h

A Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba) anunciou, na noite desta sexta-feira (13), que fechou um acordo com a Caixa Econômica Federal (CEF) e restabeleceu contrato com o banco para que pagamentos de conta de luz voltem a ser feitos nas casas lotéricas de todo o estado. De acordo com o G1, conforme a Coelba, os consumidores já poderão fazer o pagamento nas lotéricas a partir de sábado (14). Os detalhes do acordo entre a empresa e o banco não foram divulgados.

13 Jul 2018 - 16:30h

A Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba) informou, nesta sexta-feira (13), que suspendeu os cortes de energia por cinco dias, exclusivamente para os clientes que estejam com as faturas em atraso em decorrência específica do descredenciamento das lotéricas. A informação foi divulgada aos consumidores durante o Bahia Meio Dia, da TV Bahia. A decisão ocorreu após reunião da concessionária com o Ministério Pública da Bahia (MP-BA), realizada na quinta-feira (12). A suspensão do corte de energia é válida até a próxima terça-feira (17). As dificuldades e imensas filas para pagar a fatura de luz começaram a partir de 1º de julho, quando as casas lotéricas foram descredenciadas e pararam de receber o pagamento da conta de luz. O MP, inclusive, detalhou que recebeu denúncias de associações de moradores e demais pessoas que relataram problemas para pagar a conta de energia. O MP disse ainda que no dia 31 de julho haverá uma audiência pública, com o objetivo de encontrar uma solução para que os consumidores não encontrem imensas filas no momento de quitar a fatura de energia.

13 Jul 2018 - 16:00h

Por volta de 12h30 desta sexta-feira (13), uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional - Peto, em patrulhamento na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, suspeitou de dois indivíduos. Após abordagem e busca pessoal, os policiais constataram que um deles tinha em seu desfavor um mandado de prisão expedido pelo Juiz da Vara Criminal da Comarca de Brumado, em virtude de condenação por crime de furto qualificado. Diante das circunstâncias, Fábio Júnior Pereira da Silva, foi conduzido à sede da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), onde foram tomadas as medidas cabíveis.

13 Jul 2018 - 15:30h

O plenário do Senado aprovou a criação da Política Nacional para Doenças Raras no Sistema Único de Saúde (SUS). Por ter sido alterado, o texto volta para apreciação da Câmara dos Deputados.  Segundo a Agência Brasil, a medida prevê o fornecimento de medicamentos pelo SUS para tratamento de doenças raras, negligenciadas ou sem alternativas terapêuticas e reconhece o direito de acesso dos pacientes diagnosticados com essas doenças aos cuidados adequados, o que inclui a entrega de “medicamentos órfãos” (destinado ao diagnóstico, prevenção e tratamento de doença rara). A política deve ser implementada tanto na atenção básica à saúde quanto na atenção especializada. O objetivo é que os portadores de doenças raras sejam identificados precocemente, no pré-natal ou ainda recém-nascidos, e que recebam o tratamento adequado desde a primeira infância. A política prevê, ainda, o suporte às famílias dos pacientes. O relator da proposta, senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), afirmou que os medicamentos são um dos principais instrumentos para enfrentar as doenças e, portanto, “é fundamental para garantir o acesso a todos os produtos considerados necessários, mesmo àqueles que não fazem parte das listas utilizadas nas unidades de saúde vinculadas ao SUS”. Pelo texto, também se estabelece a criação de um mecanismo de avaliação de preços, para equilibrar o impacto financeiro incidente sobre o Ministério da Saúde.

13 Jul 2018 - 15:00h

Na última quarta-feira (11), uma mãe foi flagrada usando sua filha de apenas um ano e oito meses para pedir esmola no centro de Guanambi, a 141 km de Brumado. A jovem tem 18 anos e disse que precisa mendigar para sobreviver. Ela afirmou ainda que nunca recebeu uma cesta ou qualquer outra ajuda por parte do Município. Em nota enviada ao site Achei Sudoeste, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Guanambi e o Conselho Tutelar se manifestaram a fim de esclarecer a denúncia de falta de providências dos órgãos municipais. A secretaria esclareceu que acompanha o caso há anos e já tomou todas as providências legais que estavam ao seu alcance, encaminhando o caso para o Ministério Público, onde o processo tramita na Vara da Infância e Juventude de Guanambi. Segundo a nota, a mãe das crianças, quando menor, foi encaminhada para o Abrigo Institucional Municipal, através do Conselho Tutelar, onde permaneceu por vários meses, sendo autorizada a voltar ao convívio familiar pelo Judiciário. Os órgãos municipais agilizaram a matrícula em escola e creche para as crianças, expedição de documentos, além de ter prestado toda assistência social para a família. “Lamentavelmente, a mãe das crianças descumpriu as determinações judiciais, vindo a colocar os menores em situação de vulnerabilidade, expondo em via pública para causar comoção na população para obtenção de dividendos financeiros. Assim que tomou conhecimento deste fato, os órgãos sociais encaminharam a questão para conhecimento e providências do Poder Judiciário”, afirmou a secretaria. O caso pode resultar na retirada da guarda dos menores e encaminhamento para o Abrigo Institucional Municipal.

13 Jul 2018 - 14:30h

Por que dormimos? Essa pergunta não encontra uma resposta muito clara na ciência pois, em termos evolutivos, parece um contrassenso um animal ficar em repouso por tanto tempo, à mercê de predadores. Além disso, quando dorme, um ser humano obviamente não obtém comida e acaba praticamente não interagindo com o meio ambiente. Mas um novo estudo, desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Columbia, de Nova York, e publicado nesta quinta-feira (12) pela revista “PLOS Biology”, traz uma conclusão pertinente sobre a função do sono: dormir tem um efeito antioxidante no organismo. Para chegar aos resultados, os cientistas utilizaram uma variedade mutante da drosófila, inseto mais conhecido como mosca-da-fruta, adaptada justamente para ter sono mais curto do que o normal – mantendo de modo intacto seus ritmos circadianos, no entanto. E encontraram novas evidências de como a falta de sono traz efeitos negativos para a saúde. A conclusão principal foi que a privação do sono faz com que os animais tenham uma sensibilidade maior ao estresse oxidativo agudo – ou seja, uma noite bem dormida tem propriedades antioxidantes. Para os pesquisadores, o entendimento da relação entre dormir e o estresse oxidativo pode ser um passo importante na compreensão de doenças humanas modernas – de distúrbios do sono a doenças neurodegenerativas.

13 Jul 2018 - 14:00h

Com os novos acertos de subvenção com a prefeitura, a sociedade musical Lira Ceciliana Brumadense estará de volta ao desfile cívico do 07 de Setembro no município de Brumado em 2018. Com mais de meio século de existência, a filarmônica, apontada entre os patrimônios culturais da cidade, acabou ficando de fora da celebração em 2017 por conta de um desacerto que gerou o corte da subvenção paga pela prefeitura para ajudar a manter o regente e cobrir as despesas de manutenção do espaço físico da sociedade musical. Diante do novo cenário, mesmo com o repertório já definido para a ocasião, a Lira Ceciliana iniciou os ensaios para as apresentações diante do mastro central da bandeira, onde tradicionalmente entoa o Hino Nacional Brasileiro perante às principais autoridades, cívicas e militares, durante o hasteamento da Bandeira Nacional.

13 Jul 2018 - 12:30h

Um novo estudo acaba de mostrar que contrariar as recomendações de idade mínima para a introdução de comidas sólidas na alimentação do bebê pode ser uma boa ideia. Atualmente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que crianças de até seis meses de idade recebam exclusivamente leite materno. No entanto, uma pesquisa publicada na segunda-feira (09), no periódico científico JAMA Pediatrics, mostrou que crianças de apenas três meses de idade que recebem alimentos sólidos – além do leite materno – dormem melhor. De acordo com a Veja, o estudo, conduzido por pesquisadores das universidades King’s College e Saint George, ambas na Inglaterra, mostrou que houve uma redução de 50% na incidência de problemas de sono dessas crianças, incluindo choro e irritabilidade. As diferenças nos padrões de sono se tornaram ainda mais evidentes a partir dos seis meses de idade.  Lembrando que essa mudança se reflete em uma melhora na qualidade de sono de toda a família.

13 Jul 2018 - 12:00h

O desacerto entre a Caixa Econômica Federal (CEF) e a Coelba, o qual interrompeu o recebimento de pagamentos de contas de energia nas casas lotéricas, tem causado transtornos aos consumidores em todo o estado da Bahia. Estes estão sendo obrigados a enfrentar longas filas nos expressos e correspondentes bancários de cada localidade. Nesta quarta-feira (11), após inúmeras reclamações por parte dos consumidores em todo o estado, o Ministério Público da Bahia publicou uma recomendação de urgência direcionada à Coelba, com vistas a restabelecer o contrato com a Caixa para que as contas de energia voltem a ser pagas nas casas lotéricas. Enquanto ainda não há um posicionamento entre as partes, os consumidores, que são obrigados a enfrentar longas filas, por horas e debaixo de sol, se queixam dos transtornos e da falta de comprometimento entre a instituição financeira e a estatal. Em Brumado, são inúmeras as reclamações nas filas, conforme registrado pelo site Achei Sudoeste. “As duas partes só estão pensando nos próprios lucros. Nós clientes e consumidores é que estamos pagando as consequências. Se fosse um país mais sério, com cumprimento mais rígido das leis, as duas instituições já teriam sido penalizadas com reparação de danos e os problemas sanados, mas, nesse nosso ‘brasilsão’, eles brincam as nossas custas”, ponderou o autônomo Rogério Alves. “Tempo é o bem mais valioso para o ser humano, porém a perda de tempo gera transtornos e muitos prejuízos. Eu não tenho tempo para perder tempo em fila por causa dos caprichos da Coelba e da Caixa. Toda a comunidade baiana deveria ser ressarcida pelas duas instituições, mas, ao invés disso, além das grandes e demoradas filas, ainda fomos presenteados com a bandeira vermelha que elevou nossas contas de energia”, reclamou o aposentado Antônio Pereira.

13 Jul 2018 - 11:30h

Em sessão extraordinária na quinta-feira (12), a Câmara de Vereadores rejeitou levar adiante os pedidos de impeachment contra o prefeito do Rio Marcelo Crivella (PRB). Na votação, os parlamentares que apoiam a permanência do prefeito no cargo conseguiram a maioria simples dos votos, com 29 votos contra 16. Quarenta e cinco vereadores participaram da sessão. De acordo com o G1, dois pedidos de impeachment haviam sido protocolados na Casa. Em uma reunião antes da votação, os parlamentares acordaram que, se a primeira fosse rejeitada pela Câmara, a segunda seria julgada prejudicada antes mesmo de ser votada. Assim foi feito. O público ficou dividido em duas galerias: uma pró-Crivella, que chegou cedo e surpreendeu a oposição, e outra com ativistas favoráveis ao impeachment. Do lado de fora, houve empurra-empurra entre os dois grupos, com os manifestantes que não conseguiram senhas para entrar. Dentro, os debates também foram acirrados: houve muitas vaias em vários momentos.