Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
07/2018
Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 ou (77) 99951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.

Prefeito é encontrado morto em pátio de prefeitura gaúcha Foto: Francieli Alonso/RBS TV

O advogado Evandro Carlos Diehl, 44 anos, prefeito de Nicolau Vergueiro, na Região Norte do Rio Grande do Sul, foi encontrado morto no pátio da prefeitura no sábado (30). Segundo o delegado Norberto Rodrigues, da Polícia Civil de Marau, um funcionário encontrou o corpo do prefeito enforcado na garagem onde ficam guardados os carros e máquinas da prefeitura. Um inquérito será aberto para apurar mais detalhes, mas a polícia trata o caso como suicídio, pois não havia sinais de violência. O corpo foi encaminhado para necropsia. De acordo com o G1, em nota de pesar, a prefeitura decretou luto oficial de três dias úteis na cidade, suspendendo as atividades nas repartições públicas municipais nesta segunda-feira (2). O velório foi realizado na Câmara de Vereadores. O corpo do prefeito foi cremado no domingo (1), em Passo Fundo.

A partir deste domingo (1), o trabalhador poderá transferir seu salário automaticamente para uma conta não bancária. Antes, a operação só era permitida de banco para banco. A transferência não terá custo para o cliente. Pela regra anterior, o empregado precisava procurar o banco de sua conta salário (onde o patrão deposita os vencimentos do empregado) para pedir a transferência do dinheiro para uma conta em outro banco. Agora, ele poderá fazer esse pedido na própria instituição para onde quer transferir o salário, inclusive para contas fora de bancos. Portanto, a partir de agora, a conta de destino dos depósitos poderá ser não apenas uma conta corrente de bancos, mas também uma conta de pagamento, que pode ser oferecida por instituições não financeiras, fintechs ou emissores de cartões. Em maio, existiam 112 instituições de pagamentos (chamadas de IP) não reguladas pelo Banco Central, chamadas de “não autorizadas”. Sem um banco parceiro por trás, elas não podem fazer a portabilidade dos recursos da conta salário. Somente as IPs reguladas podem receber os salários, como por exemplo, Nu Pagamentos (Nubank) e a Brasil Pré Pagos.

Livramento de Nossa Senhora: Embasa opera sem contrato de concessão Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa) está operando em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, de forma ilegal, desde o dia 21 maio deste ano, quando expirou a concessão municipal, que não foi renovada. O contrato vencido previa prorrogação automática caso as partes não se manifestassem em contrário. Mas o que vale é a Lei Municipal nº 919/1998, alterada pela Lei nº 922/1998, que condiciona a prorrogação à prévia autorização da Câmara, o que ainda não foi solicitado pelo prefeito José Ricardo Assunção Ribeiro (Rede), o Ricardinho. Segundo a Controladoria do Município, a Embasa disse que só renova o contrato se a Prefeitura apresentar o Plano Municipal de Saneamento Básico, que deveria estar pronto desde 2014. O plano definirá o que será obrigação da empresa e o que caberá ao município na execução das diretrizes nacionais para o saneamento básico, estabelecidas na Lei Federal nº 11.445/2007. A atual gestão informa que já tem licitação prevista e deverá ser custeado com recursos da Fundação Nacional da Saúde (Funasa).

Notebooks furtados do TRE são achados com funcionário terceirizado em Vitória da Conquista Foto: Divulgação/PF

Uma operação feita pela Polícia Federal ocorrida na manhã desta sexta-feira (29), recuperou notebooks furtados de um posto de atendimento do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) de Vitória da Conquista. De acordo com a PF, os equipamentos foram encontrados com um técnico de informática que atua em uma empresa terceirizadas que presta serviços ao órgão. Em maio deste ano, o funcionário trabalhou com a desmontagem de postos de atendimento do TRE. Depois da investigação, a polícia cumpriu mandado de busca e apreensão na casa do técnico de informática, onde encontrou também outros cinco computadores desaparecidos. De acordo com a polícia, o investigado já estava anunciando pelo menos um dos equipamentos pela internet na página de uma rede social. A polícia acredita que os demais equipamentos, que não foram localizados pela operação tenham sido vendidos e alerta que as pessoas que possam ter comprado aparelhos que possuem a etiqueta de tombo “TRE” ou com o adesivo “CBTEC”, faça a entrega dos materiais na sede da Polícia Federal de Vitória da Conquista. Se a devolução for espontânea, não haverá responsabilização pelo crime de recepção qualificada. De acordo com o G1, o técnico de informática não foi preso, mas foi indiciado por peculato e receptação qualificada.

Mulher pega jiboia de dois metros para não ser atropelada na BA-148 em Rio de Contas Foto: L12

A artesã Noelia Santos, de 30 anos, moradora da Várzea de Pupú, zona rural de Rio de Contas, a 78 km de Brumado, pegou uma jiboia de aproximadamente dois metros de comprimento que perambulava no meio da rodovia BA-148, no trecho entre seu município a Jussiape. Enquanto alguns motoristas apenas observavam com muita paciência a cobra que parecia confusa, a mulher resolveu tirá-la do meio do asfalto, para evitar que a serpente fosse atropelada. De acordo com o L12, Noelia demonstrou ser muita técnica, conseguiu segurar a víbora com as próprias mãos, devolvendo-a para a natureza em seguida. Ao site, ela informou que estava indo à Livramento de Nossa Senhora, quando se e deparou com a situação. “Deparamos com um carro e uma moto no meio da estrada, pensamos que fosse um acidente e nem olhamos para a pista, só vimos quando já estávamos próximo da cobra. Paramos o veículo e fomos tirá-la de lá, com um pedaço de madeira, como ela era muito grande, pesada e insistia em voltar para pista, eu tive que pegá-la e retirar de lá e colocar na mata”, relatou. As jiboias não são cobras venenosas e só atacam quando se sentem ameaçadas.

Presidente da Câmara de Vereadores de Barra do Choça morre vítima de infarto Foto: Divulgação

Morreu na manhã deste domingo (01), o presidente da Câmara de Vereadores do município de Barra do Choça, Paulo de Jesus Rocha (PT), 63 anos, mais conhecido como Paulo Bateria, vítima de um infarto fulminante. Ele veio a óbito às 06h30 em sua residência. Paulo era um defensor do esporte na “Terra do Café”, que apoiava diversos campeonatos no município. Único petista eleito na cidade, ele conquistou 720 votos nas eleições 2016 e comandava pela primeira vez o legislativo da cidade.

Por ciúmes, homem leva 13 facadas de amigo em churrasco Foto: Reprodução/Facebook

Um homem de 44 anos foi assassinado com 13 facadas na madrugada deste sábado (30) durante um churrasco, em São Carlos, no interior de São Paulo. O autor do homicídio era amigo da vítima e foi preso em flagrante. Segundo a Polícia Militar, o assassinato foi motivado por ciúmes. O crime aconteceu no Residencial Parque Fher. De acordo com informações do boletim de ocorrência, Leandro Pereira, de 35 anos, discutia com sua companheira e alegou que se irritou após ser insultado pelo amigo Marco Antônio Félix da Silva. O motivo da discussão do casal não foi informado. Segundo o G1, Silva teria dado um tapa na cara de Pereira e o chamou para “resolver as coisas” fora da casa onde estavam fazendo um churrasco. Pereira então se armou de uma faca e desferiu as facadas na vítima, que morreu no local. O suspeito foi preso pela Polícia Militar e levado ao Plantão Policial, onde foi preso e permanece à disposição da Justiça. Ele responderá pelo crime de homicídio.

Dengue: Dom Basílio registra 34 casos de pacientes com suspeita da doença Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Secretaria Municipal de Saúde de Bom Basílio, a 54 km de Brumado, divulgou no sábado (30) os dados sobre a dengue no município. De acordo com o Blog Regional, foram apresentados um aumento significativo dos casos suspeitos, passando de 23 casos para 34. A Secretaria alerta que não houve confirmação de novos casos desde a última atualização realizada no dia 21 de junho, onde os dados apresentavam apenas três casos de dengue comprovados através de exames laboratoriais. Para a secretaria de saúde não existe a possibilidade de pânico na cidade, porém, pede a colaboração de toda população contra o acúmulo de água parada em possíveis viveiros, uma vez que esse trabalho de prevenção deve ser realizado constantemente.

Homem mata o próprio irmão na zona rural da cidade de Guanambi Foto: Vilson Nunes

A violência continua crescendo no município de Guanambi, a 141 km de Brumado. Desta vez, Adão Pereira Pinto, o Dãozinho, matou o próprio irmão na zona rural da cidade. Adevaldo Pereira Pinto, 36 anos, foi esfaqueado pelo irmão após uma discussão. Ele morreu no local. A motivação do crime ainda é desconhecida. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado e o corpo da vítima encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML), em Guanambi. De acordo com o repórter Vilson Nunes, Dãozinho foi preso em flagrante pela polícia militar e foi conduzido para a Delegacia Territorial. A arma utilizada no crime foi apreendida. A 22ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) já está investigando o caso.

Arquivo