Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
08/2016
Eleições 2016: Município de Tanhaçu têm o mesmo número de eleitores e eleitoras Foto: Reprodução

Levantamento realizado pelo portal G1 junto aos dados do eleitorado divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as eleições 2016 mostra as cidades que possuem o mesmo número de eleitores homens e mulheres. Dois desses municípios ficam na Bahia. Em Tanhaçu, no sudoeste baiano, são 8.535 eleitores. Já em Itagimirim, são 3.236. Segundo dados do TSE, o eleitorado feminino é maior, representando 52,2% do total de eleitores, contra 47,7% de eleitores do sexo masculino.

Rui Costa entrega maior UPA do interior em Vitória da Conquista Foto: Carol Garcia/GOVBA

Uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a maior do interior da Bahia até então, foi inaugurada nesta segunda-feira (22), pelo governador Rui Costa (PT), em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. A unidade funcionará em tempo integral e terá capacidade de até 450 atendimentos diários. Somadas a obra e os equipamentos, a UPA teve um investimento de R$ 5,6 milhões e deve contribuir significativamente para descentralizar a assistência de baixa complexidade e descongestionar o Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), concentrando os atendimentos de urgência e emergência. 

Rui Costa entrega maior UPA do interior em Vitória da Conquista Foto: Carol Garcia/GOVBA

As instalações no Bairro Jardim Alvorada foram visitadas pelo governador, que elogiou a estrutura e reforçou a importância dessa entrega. A unidade de saúde fez parte de uma série de ações realizada pelo Governo do Estado no município, como a autorização de convênio para produção de medicamento para tipos de câncer, a entrega de viaturas para a polícia e a liberação de funcionamento para o conjunto penal da cidade.

Ação Cidadã Sou Pai Responsável será realizada em Brumado

No dia 29 de agosto, de 8h às 17h, Brumado será o próximo município a se beneficiar da Ação Cidadã Sou Pai Responsável. A campanha, que realiza gratuitamente exames de DNA para reconhecimento de paternidade, é desenvolvida durante o ano em todas as comarcas onde a Defensoria Pública do Estado da Bahia - DPE/BA está presente. Os interessados deverão comparecer à sede da Defensoria em Brumado, localizada na Rua Rio de Contas, 459, Monsenhor Fagundes. Os documentos necessários são: comprovantes de residência (mãe, filho e provável pai), RG e CPF (mãe e provável pai), certidão de nascimento do filho ou declaração de nascido vivo. Após a coleta do material, mães e supostos pais são convidados a comparecerem à Defensoria para, juntos, presenciarem a abertura do resultado do exame. Se confirmada a paternidade, os responsáveis são orientados a entrarem em um acordo quanto à inclusão do nome do pai no registro civil e quanto às demais ações. O investigante (filho) deverá ter residência nos municípios de Brumado, Aracatu ou Malhada de Pedras.

Bandidos invadem casa e roubam coelhas na Vila Presidente Vargas em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um fato inusitado foi registrado na madrugada desta segunda-feira (22), na Vila Presidente Vargas, em Brumado. Bandidos invadiram o quintal da residência de uma idosa e roubaram duas coelhas de estimação. A família pede que os animais, que são companheiros da aposentada há anos, sejam devolvidos. “Por favor, viemos a público pedir encarecidamente a quem furtou essas coelhas que as devolvam, pois elas são como membros da família. São companheiras dessa vovó que ficou muito triste com o desaparecimento das mesmas. Por favor, essa senhora está em profunda tristeza com o sumiço de suas companheiras”, apelaram os familiares, em nota enviada ao site Brumado Notícias.

Bebê tem princípio de afogamento após cair em balde com água em Vitória da Conquista Foto: Reprodução

Em Vitória da Conquista, um bebê de oito meses caiu dentro de um balde com água e quase se afogou. O caso ocorreu no condomínio Lagoa Azul, no Bairro de Campinhos, no domingo (21). Segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que foi acionado pela família após o incidente, o bebê foi socorrido com quadro de sonolência e apresentando secreções. A criança foi encaminhada para o Hospital Municipal Esaú Matos. De acordo com o G1, ela permanece internada em estado estável e não houve alteração do quadro clínico. Não há informações sobre as circunstâncias que levaram o bebê a cair no balde.

Em jogo de cinco gols, Brumado vence Caetité na estreia do intermunicipal de futebol Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Jogando fora de casa, no Estádio Paulo Souto, em Caetité, na partida de estreia no Intermunicipal de Futebol 2016, a seleção de Brumado venceu a seleção local por 3x2, na tarde do último domingo (21). O selecionado brumadense chegou a fazer 2x0 em dois lances de bola parada, sendo o primeiro um pênalti e o segundo uma cobrança de falta. Porém, permitiu que o time adversário reagisse e empatasse a partida. No último minuto da etapa complementar, Brumado fez o terceiro gol e fechou o marcador em 2x3. O próximo jogo do time da capital do minério será em casa, no Estádio Gilberto Cardoso, no domingo (28), às 15h, contra a seleção de Dom Basílio. Este perdeu por 1x0 para o time de Vitória da Conquista, em partida realizada neste fim de semana. Com a combinação dos resultados, Brumado fechou a primeira rodada como líder do grupo. Embora tenha o mesmo número de pontos que o Vitória da Conquista, marcou mais vezes na competição até agora.

Os analistas do mercado financeiro baixaram sua estimativa de inflação para o ano que vem e também passaram a esperar uma expansão maior do Produto Interno Bruto (PIB) em 2017. Para este ano, as previsões não se alteraram. As expectativas foram coletadas pelo Banco Central na semana passada e divulgadas nesta segunda-feira (22), por meio do relatório de mercado, também conhecido como Focus. Mais de 100 instituições financeiras foram ouvidas. De acordo com o G1, a estimativa do mercado para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deste ano permaneceu estável em 7,31% na semana passada. Assim, permanece acima do teto de 6,5% do sistema de metas e bem distante do objetivo central de 4,5% fixado para 2016. Recentemente, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o IPCA - considerado a inflação oficial do país - atingiu 0,52% em julho, ganhando força. Considerando os últimos 12 meses, o índice é de 8,74%. Para 2017, a estimativa do mercado financeiro para a inflação recuou de 5,14% para 5,12%, informou o BC. Deste modo, permanece abaixo do teto de 6% - fixado para 2017 - mas ainda longe do objetivo central de 4,5% para o IPCA no período.

Eleições 2016: Alessandro Lôbo inicia campanha com inauguração de comitê em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O candidato a prefeito de Brumado, Alessandro Lôbo e Silva (PRB), e o seu vice Carlinhos Moura (PTC) iniciaram a campanha eleitoral com a inauguração do comitê central, que fica localizado na Praça Armindo Azevedo. O evento aconteceu na noite da última sexta-feira (19). Os discursos começaram com o ex-prefeito Edmundo Pereira Santos (PT) e contou ainda com a presença dos candidatos a vereador da coligação. No sábado (20), a caravana de campanha esteve no distrito de Ubiraçaba, onde foi realizada a apresentação de plataforma de governo para a comunidade.

Tite faz sua primeira convocação no comando da seleção brasileira Foto: Pedro Martins/MoWA Press

Em coletiva realizada na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nesta segunda-feira (22), o técnico Tite anunciou o nome dos atletas de sua primeira convocação no comando da Seleção Brasileira de Futebol. Para os jogos contra Equador e Colômbia, válidos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo 2018, o treinador selecionou os 23 jogadores para os dois confrontos, com seis atletas do futebol nacional.  O grande destaque ficou por conta dos campeões dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016. Além do atacante Neymar, foram selecionados o goleiro Weverton, o zagueiro Rodrigo Caio e os atacantes Gabigol e Gabriel Jesus. O escrete canarinho joga contra os equatorianos no dia 1º de setembro, em Quito, e recebem os colombianos no dia 9 do mesmo mês, na Arena Amazônia. Confira abaixo os selecionados para as próximas partidas do Brasil: Goleiros: Alisson (Roma), Marcelo Grohe (Grêmio) e Weverton (Atlético-PR); Zagueiros: Gil (Shandong Luneng), Marquinhos (PSG), Miranda (Inter de Milão) e Rodrigo Caio (São Paulo);  Laterais: Daniel Alves (Juventus), Fagner (Corinthians), Filipe Luís (Atlético de Madrid) e Marcelo (Real Madrid); Meio-campistas: Casemiro (Real Madrid), Giuliano (Zenit São Petersburgo), Lucas Lima (Santos), Paulinho (Guangzhou Evergrande), Philippe Coutinho (Liverpool), Rafael Carioca (Atlético-MG), Renato Augusto (Beijing Guoan) e Willian (Chelsea); Atacantes: Gabigol (Santos), Gabriel Jesus (Palmeiras), Neymar (Barcelona) e Taison (Shakhtar Donetsk).

Eleições 2016: Eduardo Vasconcelos faz caminhada em primeiro dia de campanha em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O candidato a prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), e seu vice Édio Pereira (PCdoB) iniciaram a campanha eleitoral com uma caminhada e comício entre os Bairros São Félix e Malhada Branca, na noite da última sexta-feira (19). O palanque de campanha contou com a presença de vários candidatos a vereador da chapa, do secretário de agricultura da Bahia, deputado estadual licenciado, Vitor Bonfim (PDT) e demais apoiadores. No sábado (20), a comitiva seguiu para o distrito de Ubiraçaba, onde também foram realizados encontros com lideranças.

Rio se despede dos Jogos Olímpicos com chuva e samba Foto: Leonhard Foeger/Reuters

Ao elegante e sofisticado Santos Dumont da abertura, só rápida menção. Na cerimônia de encerramento, Carmen Miranda e Tico Tico no Fubá deram o tom: descontraído, informal, alegre, até um tiquinho escrachado. No interminável desfile dos atletas, a expressão era de que todo mundo cumpriu seu papel, com ou sem medalha. Entre muitas cadeias vazias, os que ficaram riam, dançavam e tiravam selfies debaixo de chuva. A cerimônia foi dirigida por Rosa Magalhães, merecidamente celebrada carnavalesca do Rio de Janeiro. A comparação com o Carnaval é inevitável e verdadeira, haja visto o baticundum no final. As rendeiras tinham ginga de ala das baianas. Aqueles figurinos já foram vistos na Sapucaí. Afinal, que manifestação do folclore ainda não teve seu dia de enredo de escola de samba? Vencidos os tais “momentos protocolares”, ressaltem-se as curiosidades: o atleta besuntado de Tonga em rapidíssima aparição, o prefeito carioca Eduardo Paes engravatado (um feito olímpico), o super Shinzo Abe. Foi uma celebração molhada, simpática, comprida demais, sem um décimo do que se viu na abertura. Mas ok, é do jogo. Nada que comprometa o sentimento geral da Olimpíada do Rio: ufa, deu certo. As informações são da Veja.

Idosa morre em acidente na BA-156 entre Livramento de Nossa Senhora e Paramirim Foto: Reprodução/WhatsApp/Brumado Notícias

Um acidente registrado no último sábado (20), na BA-156, entre as cidades de Livramento de Nossa Senhora e Paramirim, no sudoeste baiano, tirou a cidade de Elizina Silva Lima, de 80 anos, que estava no banco do passageiro. Segundo informou a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) ao site Brumado Notícias, um veículo com placa de Teixeira de Freitas seguia sentido a cidade de Barreiras quando a condutora do veículo, identificada como Lucinágela dos Santos Sousa, de 41 anos, perdeu o controle da direção próximo ao povoado de Caraíbas. Os outros integrantes do veículo - Ivanilson Lima Amaral, de 46 anos, Marciela Lima Amaral, de 29 anos, e Geovana Amaral Cabral, de 2 anos - foram socorridos pelo Samu e encaminhados ao Hospital Municipal de Paramirim. O Departamento de Polícia Técnica esteve no local para realizar o levantamento cadavérico e encaminhou o corpo para o Instituto Médico legal de Brumado.

Presidente afastada Dilma Rousseff garante que não renunciará ao mandato Foto: Reprodução

A três dias do início do julgamento final de seu processo de impeachment no Senado, a presidente afastada Dilma Rousseff (PT) afirmou na madrugada desta segunda-feira (23), em entrevista ao Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), que não tem a menor intenção de renunciar ao mandato. “Não tenho a menor intenção de, em nenhum momento, renunciar. Não dou esse presente para eles”, afirmou a petista, em referência ao grupo do presidente em exercício Michel Temer (PMDB), a quem chamou de “usurpador golpista”. A presidente afastada declarou que lutará “até o fim” para se manter no cargo. Dilma afirmou que tem conversado com senadores e vê a possibilidade de conseguir os 28 votos para se salvar. Para ela, o grupo de Temer trabalhou para antecipar a votação final do impeachment, porque tem “medo” de alguma delação premiada que mostre o “grau de comprometimento” do governo interino. O julgamento final do impeachment está previsto para começar na próxima quarta-feira (24).

Eleições 2016: Braulina Lima pede impugnação da candidatura de Sérgio Maia em Aracatu Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A coligação “A força da mudança”, encabeçada pela candidata Braulina Lima Silva (PRB), protocolou na 90ª Zona Eleitoral, em Brumado, uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) contra o atual prefeito de Aracatu, Sérgio Silveira Maia (PSD). Segundo apurou o site Brumado Notícias, a coligação de Braulina acusa Sérgio de abuso de poder econômico, político e captação ilícita de sufrágio. A ação será julgada pelo juiz eleitoral Genivaldo Alves Guimarães. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), ainda foi solicitada a cassação do diploma do atual prefeito de Aracatu. Já no processo de registro de candidatura solicitado por Sérgio Maia, os seus adversários protocolaram uma petição solicitando a impugnação da mesma.

O congelamento dos juros básicos da economia não tem chegado ao consumidor final. Enquanto a taxa Selic está em 14,25% ao ano desde julho do ano passado, os juros para os tomadores de crédito não pararam de subir no período. As taxas foram encarecidas pela inadimplência, que impulsionou o spread bancário - diferença entre as taxas que os bancos pagam para captar recursos e as que cobram dos consumidores. De acordo com a Agência Brasil, somente em um intervalo de 12 meses, o spread médio subiu 9,2 pontos percentuais. Em junho, segundo os dados mais recentes divulgados pelo Banco Central (BC), o spread atingiu 39,7% ao ano. Esse é o nível mais alto registrado desde que a autoridade monetária mudou a metodologia de apuração das taxas de juros do sistema de crédito, em 2011. Depois de atingir o recorde de 15,2% ao ano em janeiro, a taxa média de captação para o crédito com recursos livres caiu para 9,9% ao ano em junho. Mesmo assim, as taxas finais médias para os consumidores não pararam de subir e totalizaram 52,2% ao ano em junho, também no maior nível desde o início da nova série histórica do Banco Central.

Definidos os planos de mídia para propaganda eleitoral gratuita via rádio em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na sexta-feira (19), foi realizado o sorteio da ordem para as coligações partidárias utilizarem material de mídia para propaganda eleitoral gratuita no município de Brumado. O sorteio aconteceu no Fórum Dr. Duarte Muniz e foi presidido pelo juiz da 90ª Zona Eleitoral, Genivaldo Alves Guimarães, com o apoio do promotor público eleitoral, Ruano Fernando. Estiveram presentes no sorteio os representantes das chapas que disputam o pleito no município. Os programas começam a partir da sexta-feira (26). No sorteio do primeiro dia, ficou definida a abertura com os candidatos da majoritária na seguinte ordem: Partido Trabalhista do Brasil, Para Cuidar de Brumado, Reconstrução Passa Por Renovação e Brumado Acima de Tudo. Já os programas das proporcionais seguiram a seguinte ordem de sorteio: Avançando com a Força do Povo, A Força da União, Reconstrução Para Renovação, Partido Trabalhista do Brasil e Partido do Social Democrático Brasileiro. O tempo de geração de mídia será proporcional ao tamanho das chapas.

Contendas do Sincorá: PM recupera caminhão roubado com carga avaliada em R$ 1,5 milhão Foto: Divulgação/PM

Na noite da última sexta-feira (19), a Polícia Militar da Bahia foi acionada por uma empresa de monitoramento veicular via satélite, pois um caminhão monitorado havia sido roubado no município de Salinas (Minas Gerais) e estaria em território baiano. A 93ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foi acionada e montou um bloqueio na BA-026, no município de Contendas do Sincorá, no sudoeste baiano, onde o veículo foi abordado e apreendido. No caminhão roubado foram encontradas placas frias, um bloqueador de sinal para tentar impedir o rastreamento do veículo, e uma carga de produtos eletrônicos, brinquedos e peças de automóveis avaliada em cerda de R$ 1,5 milhão. Os ocupantes do veículo foram presos em flagrante e o procedimento lavrado na Delegacia Territorial de Maracás.

Homem morre após cair de moto na BR-030 em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Eromi da Silva Geanbastiani, de 37 anos, morreu no início da tarde do último domingo (21), após cair com a motocicleta à margem da BR-030, no trecho conhecido como curva do cinco, em Brumado. O homem pilotava uma motocicleta Honda CG 125, de cor preta e placa NYV 148. A primeira suspeita é de que o mesmo tenha se desequilibrado e tombado com o veículo. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) esteve no local fazendo o levantamento da ocorrência, mas não soube precisar o que pode ter causado o acidente. O Samu 192 prestou os primeiros socorros, mas a vítima veio a óbito a caminho do hospital. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal para ser necropciado. A motocicleta foi levada ao pátio da polícia, na BA-262, onde passará por perícia.

Tiro de Guerra de Brumado abre comemorações da Semana do Soldado com uma corrida Foto: Divulgação/TG

No último (20), o Tiro de Guerra de Brumado realizou uma corrida de 5 km abrindo as comemorações da semana do soldado. O evento contou com a participação dos atiradores e esportistas. A participação e integração dos atiradores e convidados enalteceram o nome do Exército Brasileiro junto à comunidade brumadense. O Subtenente Paulo Souza, Chefe de Instrução do Tiro de Guerra, agradeceu a participação de todos os que prestigiaram o evento e o apoio dado pelos ex-atiradores e pela Guarda Municipal.

Luiz Eduardo, o Dudu, será sepultado nesta terça-feira (23) em Brumado Foto: Divulgação

Depois de quase dois anos lutando contra um câncer, o menino Luiz Eduardo Santos Silva, o Dudu, de 4 anos, faleceu no último sábado, em Campinas (SP), onde fazia tratamento. O corpo chegará no município por volta de 4h da madrugada. O velório será realizado na sede da Igreja Assembleia de Deus, na Rua Antônio Mourão Guimarães, e o sepultamento ocorrerá às 11h, no Cemitério Santa Inês.

Farmácia Economize +: Medicamentos com até 70% de desconto

Você pode encontrar medicamentos com até 70% de desconto na Farmácia Economize +. Isso mesmo, 70%. Passe na farmácia agora mesmo e pesquise se o remédio que você precisa está com esse mega desconto. A Farmácia Economize + fica localizada na Rua Rio de Contas, 311, em frente ao Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado. Os telefones são (77) 3441-0587 e (77) 99917-6106.

Brumado: Polícia prende homem em residência com munição e dinheiro Foto: Divulgação/PC

Em cumprimento a mandado de busca domiciliar, investigadores da polícia civil prenderam em flagrante um homem de 25 anos. Segundo informou a polícia ao site Brumado Notícias, na residência do indivíduo, localizada no Bairro Santa Tereza, foram encontrados seis cartuchos calibre 38 e certa quantia em dinheiro, que pode ter sido produto de desvios no caixa de uma empresa situada na cidade de Brumado.

Conheça os tratamentos disponíveis na Clínica Luiza Feres em Brumado

A Clínica Luiza Feres oferece tratamentos de ponta com os melhores aparelhos do mercado. Os pacotes são montados individualmente, de acordo com o objetivo do paciente. Todos os tratamentos são acompanhados de fórmulas e produtos ortomoleculares que aceleram o resultado e desintoxicam o organismo. Agora você também associa os tratamentos aos kits hipocalóricos e detox disponíveis na Praticook. Você perde peso e medidas! A Praticook e a Clínica Luiza Feres te ajudam a recuperar o seu peso ideal. A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 / (77) 99962-3010 / (77) 99997-3200. Luiza Soares Feres é especialista em Método 5S de Emagrecimento, Terapia Ortomolecular, Dermato Funcional, Peelings e Criolipólise.

Justiça eleitoral e polícias debatem ações durante as eleições no município de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O Juiz da 90ª Zona Eleitoral, Genivaldo Alves Guimarães, e o promotor eleitoral Ruano Fernando estiveram em audiência na última sexta-feira (19) com os representantes das polícias civil e militar dos municípios de Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras. No Fórum Dr. Duarte Moniz, em Brumado, eles debateram as ações de segurança que serão tomadas no período de campanha, nos três municípios que compõem a comarca. O juiz falou sobre a importância das ações conjuntas entre o judiciário e as polícias no que se refere à promoção da segurança e à ordem nos municípios no período. O magistrado disse ainda que a população tem colaborado com a promoção da paz nos últimos anos de eleições. Ele acredita que neste ano não será diferente, pois há uma atmosfera maior de respeito, o que corrobora com os trabalhos das instituições.

Após Proerd, pais anseiam por escolar militar em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Para a maioria dos pais que mascaram presença na solenidade de formatura dos filhos no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), da Polícia Militar, ficou a sensação da necessidade de um colégio militar no município de Brumado. Em entrevista ao site Brumado Notícias, eles disseram que são favoráveis à implantação da unidade de ensino militar na cidade. “Esse período que meu filho passou pelo Proerd serviu para confirmar o pensamento que eu já tinha, a escola militar transforma o cidadão. Gosto das escolas convencionais no que tange ao modelo de ensino, mas, nos tempos em que vivemos, com os bandidos se infiltrando nas nossas escolas, vejo que precisamos de ações mais enérgicas para dar um basta nesse avanço das drogas nos nossos lares e a escola militar tem esse respaldo mais funcional”, comentou Florisvaldo Alves. 

Após Proerd, pais anseiam por escolar militar em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

“Penso que precisamos de medidas mais firmes para combatermos as influências das drogas nas vidas dos nossos filhos. Por mais que as escolas convencionais tentem, há barreiras que impedem a aceitação de algumas medidas adotadas na atual geração. Bastaram dez aulas no padrão da escola militar para percebermos mudanças no comportamento de nossos filhos. Não podemos negar o diferencial nesse padrão de ensino. Seria bom se tivéssemos um colégio militar por aqui”, disse a atendente comercial Célia Nunes. Nossa reportagem apurou que o município precisaria cumprir alguns requisitos para receber uma unidade de ensino militar, dentre os quais está atender primeiro os filhos dos próprios policiais militares. No caso de Brumado, há pouco policiais com residências fixas no município. Há também o critério do número de habitantes para atender a demanda do programa. Porém, o que pesaria mais no momento é a representatividade política. O município não conta com um deputado, seja estadual ou federal, que represente a cidade e vive das “migalhas” dos deputados regionais de outros municípios. Sem um representante legítimo, a cidade fica sem expressão para conquistar seus reais interesses.

Arquivo