Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
08/2017
fechar

Polícia procura membros de facções que trocaram tiros durante o final de semana em Guanambi Foto: 96 FM

Guanambi viveu momentos de terror neste final de semana por conta da rivalidade entre facções criminosas, que trocaram tiros em bairros populosos da cidade. Na madrugada da última sexta-feira (18), no Bairro Tabuinha, homens a bordo de uma motocicleta deflagraram diversos tiros em uma residência. Já no sábado (19), homens armados subiram o Monte Pascoal e deflagraram diversos tiros em pontos específicos. A facção rival revidou e houve uma intensa troca de tiros que durou mais de 20 minutos. A troca de tiros se estendeu até a Avenida Tiradentes. Não há informações sobre feridos ou presos. De acordo com a 96 FM, a Polícia Militar intensificou as blitz e buscas na cidade no intuito de prender os envolvidos nas ações.

Desembargador Lourival Trindade lança o livro Julgados Criminais Garantistas Foto: Nei Pinto/TJ-BA

Natural do município de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano, o desembargador Lourival Trindade autografou exemplares do livro Julgados Criminais Garantistas durante o seu lançamento no auditório do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). A presidente do TJ-BA, desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, colegas desembargadores, familiares e amigos estiveram presentes. A obra reúne um conjunto de teses de direito penal e processual penal julgados pelo desembargador em sua atuação no órgão. São mais de 300 páginas com posicionamentos do magistrado em processos da Primeira Câmara Criminal da Corte. Graduado pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia em 1973, o desembargador Lourival Trindade é professor de Direito Processual Penal da Universidade Estadual do Sudoeste Baiano e também autor do livro A Ressocialização - Uma (dis)função da Pena de Prisão.

Lavrador é esfaqueado durante partida de futebol em Iuiu Foto: Reprodução

No último domingo (20), um homem identificado como Sérgio da Silva Santos foi esfaqueado durante um torneio de futebol realizado no Distrito de Pindorama, zona rural de Iuiu, no sudoeste da Bahia. A vítima foi atingida com dois golpes de faca na barriga, sendo encaminhada às pressas para o Hospital Regional de Guanambi. De aordo com a 96 FM, uma guarnição da Polícia Militar prendeu o agressor, Devanir Neves da Silva, em flagrante. Ele foi apresentado na delegacia e está à disposição da Justiça. A arma usada no crime ainda não foi encontrada. Agressor e vítima residem no Distrito de Pindorama. As causas da tentativa de homicídio estão sendo investigadas.

Estão abertas as inscrições para o Curso de Aprendizagem Industrial Básica, oferecido gratuitamente pela prefeitura de Caetité, em parceria com o Senai. Os interessados devem comparecer à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social para realizar a inscrição. O público alvo é composto por jovens com idade entre 14 e 21 anos - Essa idade máxima não se aplica às pessoas com deficiência, nos termos do Decreto nº 5.598/05. Para se matricular, os jovens devem estar cursando ensino regular ou ter ensino médio concluído. Os cursos de aprendizagem industrial são oferecidos pelo Senai, conforme a demanda do setor industrial, para atender à legislação que regulamenta a contratação de aprendizes. Com exceção de micro e pequenas empresas, todos os estabelecimentos, de qualquer natureza, são obrigados a empregar e matricular um número de aprendizes equivalente a 5% no mínimo e 15% no máximo.

Magnesita bate o Vitória e vai em busca do 13º título do Campeonato Brumadense de Futebol Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em jogo bastante corrido com bons lances de ataque e belas defesas do goleiro Raí, boas atuações do veterano Pí e do atacante Kaká, o Magnesita bateu o Vitória por 2x0, em partida válida pelas semifinais do Campeonato Brumadense de Futebol 2017. Com o resultado, o time garantiu uma vaga na grande final contra o Umburanas. O time dos operários é o maior vencedor em todas as edições da competição, com 12 títulos. No histórico do jogo, o que se viu foi uma equipe arrumada e com grande evolução em seu posicionamento técnico e tático. O técnico Guimarino foi eficiente em posicionar o time, principalmente sem a bola nos pés, o que acabou neutralizando muitas jogadas perigosas do adversário. 

Magnesita bate o Vitória e vai em busca do 13º título do Campeonato Brumadense de Futebol Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Embora o time azul-alvo tenha conseguido um bom resultado e tenha criado as melhores chances, o Vitória, mesmo sem alguns de seus principais reforços, vendeu caro a derrota, pois também promoveu muitos lances de perigo e desperdiçou uma cobrança de pênalti que poderia ter incendiando a partida na metade do segundo tempo. A princípio, os dois jogos das finais da competição foram adiados para os próximos sábados por conta do calendário paralelo com o Campeonato Intermunicipal de Futebol, uma vez que o selecionado local fará dois jogos na sequência dentro do seu domínio, no Estádio Municipal Gilberto Cardoso. Há rumores de que os times podem solicitar uma reunião com a diretoria da Liga Brumadense de Futebol a fim de dar uma pausa na competição local durante os dois próximos finais de semana, visando garantir um público maior para as finais. A decisão será dada no decorrer da semana.

Festa da Luz 2017 será realizada no dia 23 de setembro em Brumado

Promovida pela de Adoradores e Resgate da Paz (CARP), a festa da Luz será realizada no dia 23 de setembro, a partir de 18, no Centro de Evangelização Jesus, Eu Confio em Vós, situado ao lado da garagem da Novo Horizonte. Um dos objetivos do evento é proporcionar, através da arte, o encontro pessoal com Cristo. Nesta edição, a festa contará com a presença do Ministério Filhos da Paz, do Padre Edson e Banda e do cantor, compositor e apresentador de TV Diego Fernandes, atração principal do evento. Ousado e dono de um carisma único que tem arrebanhado milhares de jovens que se identificam com sua linguagem e com a sua maneira de louvar a Deus, Diego Fernandes trás 19 canções em seu novo DVD. Duas são inéditas: “Gálatas 5,1”, que já é muito cantada pelo público em seus shows e “Pelo Poder da Tua Palavra”, uma linda canção que reconhece o senhorio de Jesus. Vale lembrar que no local não será comercializada bebida alcoólica. 

Cortez Engenharia celebra conclusão do Parque Eólico de Brumado sem acidentes Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em solenidade simbólica, a Cortez Engenharia celebrou na última sexta-feira (18) o marco de 500 dias de operação na instalação do Parque Eólico de Brumado sem registro de acidentes. O evento solene aconteceu no local do empreendimento com a presença do gestor de contratos da empresa, Álverson Rodrigo Negromente de Oliveira, do representante da Enel Green Power Brasil, Jader Perone, e do coordenador de educação no trânsito, da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes, Jansen Ricardo, que falou sobre a disciplina na condução dos veículos dentro do complexo e nas comunidades adjacentes. 

Cortez Engenharia celebra conclusão do Parque Eólico de Brumado sem acidentes Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O gestor da Cortez Engenharia destacou em entrevista ao site Achei Sudoeste a harmonia, o comprometimento, a atenção e a responsabilidade entre os colaboradores, que muito contribuíram para o feito que colocou o empreendimento brumadense em um excelente patamar no que se refere à segurança no trabalho. “Muito importante alcançar esse marco satisfatório. Todos os colaboradores voltam para suas casas saudáveis e qualificados para atuarem na área de energia renovável”, afirmou Negromonte. Ao final, os participantes fizeram um círculo de oração e agradecimentos e os presentes ainda receberam chaveiros comemorativos e participaram de um café da manhã coletivo. 

Iuiu: Ivana Bastos solicita demandas e prefeito assina convênio de limpeza de aguadas Foto: Camila Queiroz

A deputada estadual Ivana Bastos (PSD) e uma comitiva do município de Iuiu estiveram em diversos órgãos do Estado para tratar de importantes demandas, entre as quais a assinatura do convênio de limpeza de aguadas do município. Participaram da comitiva, além da deputada, o prefeito de Iuiu, Reinaldo Goés, o vice-prefeito, o secretário municipal de Infraestrutura, Iranildo Ramos, e demais lideranças. Na Bahiatursa, a parlamentar e a comitiva se reuniram com o diretor Diogo Medrado para solicitar a inclusão da festa de São Pedro no calendário oficial de festejos do estado. Os presentes entregaram o projeto da festa e destacaram a importância de preservar a cultura do povo. O diretor autorizou o pedido e se comprometeu a atender a solicitação. Já na Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), foi assinado o convênio de cooperação técnica e financeira para limpeza e requalificação de aguadas em diversas comunidades do município. Ainda na audiência, foram tratados diversos assuntos relacionados à agricultura familiar, dentre eles a aquisição de kits de irrigação, bem como o desenvolvimento de culturas. Ao final do dia, o grupo seguiu para o gabinete do senador Otto Alencar, onde foi solicitado apoio para importantes obras na área de infraestrutura em localidades do município.  

Intermunicipal 2017: Brumado vence Palmas de Monte Alto Foto: Edmílson Leite/Achei Sudoeste

Jogando no Estádio 02 de Julho, na cidade de Guanambi, a seleção de Brumado venceu o selecionado de Palmas de Monte por 1x0 na tarde deste domingo (20), em partida válida pela terceira rodada do Campeonato Intermunicipal de Futebol 2017. O time brumadense volta pra casa com resultados positivos: conseguiu 04 pontos dos seis disputados fora do seu domínio e está em terceiro lugar no grupo 14, com 04 pontos. Foi a primeira vitória do selecionado na competição deste ano e, embora o time tenha evoluído desde a estreia, o técnico Marcondi André, o Bua, avaliou que a equipe poderia ter saído de campo com um placar mais elástico, já que dominou a partida e teve muitas chances de ampliar o marcador desperdiçadas, além de perder um pênalti já no final do jogo. “Em uma competição como essa não podemos desperdiçar essas oportunidades. Vamos trabalhar um pouco mais as nossas finalizações e acertos de passes. O time é outro, mas ainda temos que aprimorar”, destacou o treinador ao site Achei Sudoeste. No outro jogo do grupo, Vitória da Conquista e Guanambi empataram em 1x1 jogando no Edvaldo Flores. Com os resultados, Conquista continua na liderança do grupo com 07 pontos, seguido de Guanambi com 05, e Brumado com 04. Palmas de Monte Alto ainda não pontuou no campeonato e está na lanterna. No próximo domingo (26), Brumado receberá o Palmas de Monte Alto no Estádio Gilberto Cardoso, enquanto Guanambi enfrenta o Vitória da Conquista no 02 de Julho.

Atletas do Jiu Jitsu brumadense participam de campeonato na cidade de Guanambi Foto: Divulgação

Neste domingo (20), a equipe brumadense Team Ribeiro participou de mais um Campeonato de Jiu Jitsu, desta vez realizado na cidade de Guanambi. A competição foi promovida pela Liga Sudoeste de Jiu Jitsu. Os atletas do CT Team Ribeiro, liderados pelo professor Everaldo F. Santos, que também representa o CT Lucas Carvalho de Vitória da Conquista, competiram com equipes da região e alcançaram resultados satisfatórios e, principalmente, mais experiência para os próximos campeonatos. A equipe foi representada nas categorias Adulto Masculino, Adulto Feminino, Infanto Juvenil e Infantil, com os atletas Everaldo F. (1º lugar), Leandro Queiroz (2º lugar), Nilene Sena (1º lugar), Romário Henrique (1º lugar), Luciano Santos (2º lugar) e Camile Guimarães (1º lugar).

Ação judicial ameaça mandato do presidente e vice da Câmara Municipal de Livramento de Nossa Senhora Foto: Mandacaru da Serra

Uma ação movida pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) pode cassar o mandato do vereador Aparecido Lima da Silva (DEM), o Cidão Aracatu, presidente da Câmara Municipal de Livramento de Nossa Senhora, na região sudoeste da Bahia. Durante encontro da União dos Vereadores, que ocorreu na cidade na última semana, o parlamentar criticou a ação judicial e o promotor Millen Castro por “tirar parentes de vereador” do serviço público ao aplicar a lei contra o nepotismo. De acordo com o Mandacaru da Serra, ele, o vice José Araújo Santos (DEM) e o suplente de vereador Josemar Miranda Silva são acusados de infringir a Lei Eleitoral, omitindo gastos com combustíveis na campanha de 2016. Na oportunidade, foi declarada apenas a locação do veículo. Segundo o promotor Millen Castro, houve os gastos, pois o carro não andaria sem o suprimento, mas o montante e a origem são ignorados. Os vereadores e o suplente reconhecem o fato, mas se defendem dizendo que a omissão na prestação de contas à Justiça Eleitoral é questão meramente contábil, sem relevância jurídica.

Câmara analisa PEC que cria distritão e financiamento público Foto: Agência Brasil

Amanhã (22), o plenário da Câmara dos Deputados deverá analisar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 77/03, que trata da reforma política e prevê um novo sistema para eleição de vereadores, deputados e senadores, o chamado “distritão”, e também a criação de um fundo com dinheiro público para financiar campanhas eleitorais. A PEC 77/03 será discutida como pauta única do plenário, em sessão marcada para começar às 13h. Estarão em votação o texto-base, que ainda não tem consenso da maioria dos parlamentares. Na última tentativa de votação, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), encerrou ao considerar o quórum de parlamentares presentes baixo. Além do texto-base, 14 destaques também serão analisados. Pelo sistema “distritão”, serão eleitos os vereadores e deputados (estaduais e federais) mais votados, como ocorre atualmente na escolha de prefeitos, governadores e presidente da República. Não será considerada a proporcionalidade do total de votos recebidos pelos partidos e coligações. A ideia divide opiniões dentro do Congresso. Várias propostas alternativas têm sido levantadas, como outro modelo, apelidado de “distritão misto”, que seria uma combinação de voto majoritário no candidato e voto em legenda, ou seja, os eleitores poderiam votar em candidatos ou no partido nas eleições para deputados estadual e federal. As informações são da Agência Brasil.

Líder do tráfico é morto em confronto com a Cipe-Sudoeste em Barra da Estiva Foto: Informe Barra

No último sábado (19), policiais militares da Cipe-Sudoeste investigavam um assalto ocorrido em uma beneficiadora de café em Barra da Estiva, no sudoeste baiano, quando foram recebidos a tiros aos chegar na casa de José Carlos, mais conhecido como Bó. Os policiais revidaram e o indivíduo acabou baleado e morto. Ele chegou a ser socorrido e levado a um hospital, mas não resistiu. Segundo o Informe Barra, no local, a polícia encontrou um revólver calibre 38 com a numeração raspada e seis munições, estando duas deflagradas. Bó já vinha sendo investigado por crimes de roubos e tráfico de drogas, sendo considerado um dos líderes de uma quadrilha que atuava na cidade de Barra da Estiva e região. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Brumado.

Prefeitura de Livramento de Nossa Senhora nomeia candidatos aprovados em concurso público

Após ser pressionada pelo Ministério Público Estadual, a prefeitura municipal de Livramento de Nossa Senhora, por meio das Secretarias de Educação, Administração, Saúde e Assistência Social, nomeou novos servidores, os quais haviam sido aprovados no último concurso público realizado.  Foram nomeados candidatos nos seguintes cargos: Assistente Administrativo, Assistente Social, Auditor de Controle Interno, Auxiliar de Serviços Gerais, Copeiro, Cozinheiro, Endodontista, Enfermeiro, Fonoaudiólogo, Médico Cardiologista, Médico Neurologista, Oftalmologista, Odontólogo, Porteiro, Psicólogo e Técnico de Enfermagem. As nomeações foram publicadas no Diário Oficial do Município.

Guanambi: Família pede ajuda para tratamento da filha contra leucemia Foto: Divulgação/Caetité Notícias

Morador da cidade de Guanambi, Hélio Antônio Fausto de Oliveira teve de largar o emprego para acompanhar a filha Agta Elisa, de apenas 4 anos, que está em tratamento contra uma Leucemia Linfóide Aguda. A esposa, que está grávida de oito meses, teve de ficar em casa cuidando dos outros três filhos. Por conta da situação difícil, ele decidiu abandonar o emprego de motorista de caminhão para acompanhar a filha, que recebeu o diagnóstico e já está internada na Santa Casa Manoel Novais, na cidade de Itabuna. Na unidade, Agta realizou vários exames e segue as sessões de quimioterapia com o apoio do Grupo de Apoio de Crianças com Câncer. Hélio disse que a filha está recebendo o tratamento adequado, mas o problema é a sua família, que ficou em Guanambi. Ele era a única fonte de renda da casa e a família precisa de ajuda para pagar o aluguel e demais despesas. Para contribuir, você pode fazer uma doação. Os dados seguem: Camilla Feliz S. Oliveira - Caixa Econômica Federal - Agência: 0779; Operação 013; Conta Corrente: 134589-1.

Menino de 6 anos cai em cisterna e sobrevive ao segurar em cano em Santo Antônio de Jesus Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Um menino de 6 anos foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros após cair em uma cisterna de 25 metros de profundidade, na tarde de domingo (20), na cidade de Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano. Segundo o Corpo de Bombeiros, a cisterna estava com água mas, por sorte, o garoto estava segurando em um cano de PVC para não se afogar. De acordo com o G1, a criança caiu no poço na 1° Travessa da Joeirana, no bairro São Paulo, por volta das 16h. Segundo os Bombeiros, uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atendeu a criança e a encaminhou a um hospital.

Homem é preso em Palmas de Monte Alto acusado de agredir a própria mãe Foto: Vilson Nunes/Sudoeste Bahia

Depois de agredir a própria mãe, uma idosa de 88 anos, Jovino Rodrigues Gonçalves, 50 anos, foi preso e encaminhado à Delegacia de Palmas de Monte Alto, no sudoeste baiano. O caso aconteceu na Fazenda Ladeira, zona rural do município. A Polícia Militar foi acionada por volta de 23h50 de quinta-feira (17) por Aparecida Rodrigues Gonçalves, irmã do agressor. Segundo ela, o irmão estava alcoolizado quando as agressões aconteceram. De acordo com o Sudoeste Bahia, o acusado deverá ser autuado em flagrante com base na Lei Maria da Penha.

Grupo invade cidade e explode banco em Utinga Foto: Bahia 10

Uma agência do Banco do Brasil foi explodida por volta das 2h da madrugada de sábado (19) no município de Utinga, na região da Chapada Diamantina. De acordo com a Polícia Civil da cidade, não há detalhes se os criminosos conseguiram violar o cofre da unidade e a quantia levada. Com o impacto da explosão, a agência ficou destruída. Moradores da cidade relataram ter ouvido tiros e depois, a explosão. Os bandidos fugiram após o crime. Ninguém ficou ferido e nenhum suspeito ainda foi preso. Não há detalhes do número de criminosos que participaram da ação. Segundo o G1, em fevereiro de 2015, o mesmo banco foi alvo de assaltantes que explodiram o local, mas não conseguiram concretizar o roubo. Na época, a agência também foi danificada.

Polícia recupera motocicleta roubada por menores de idade em Brumado Foto: Divulgação/PC

Atuando em conjunto, a Polícia Civil e a Polícia Militar recuperaram, em menos de duas horas, uma motocicleta que havia sido roubada no início da tarde desta sexta-feira (18), em frente ao SAC, em Brumado. Os policiais localizaram o veículo em um matagal no Bairro Urbis II. A placa da moto já havia sido retirada pelos meliantes. Dois menores de idade, de 15 e 17 anos, foram apreendidos e apresentados na delegacia para a lavratura do ato infracional. Eles confessaram o crime e disseram que simularam estar armados para intimidar a vítima.

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 ou (77) 99951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.

Beterraba gigante é encontrada em quintal de casa em Livramento de Nossa Senhora Foto: Jornal da 88 FM

Dois irmãos colheram uma beterraba gigante no quintal de casa, no Povoado de Veredinha, na zona rural de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano. Segundo informações do Jornal da 88 FM, a família cultiva uma horta com uma grande variedade de hortaliças e raízes em casa. Para o cultivo, é utilizado apenas adubo orgânico. Segundo Adailton, há dois meses, ele começou a observar o crescimento exagerado da raiz. Segundo especialistas, uma beterraba normal pesa 170 g e a encontrada na zona rural de Livramento pesa cerca de 5 kg.

Caetité conta com plantão da Polícia Civil nos finais de semana Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O coordenador regional da Polícia Civil, o delegado Clécio Magalhães, anunciou que Caetité contará com plantões nos finais de semana. Atualmente, a delegacia da cidade ficava fechada e não recebia ocorrências policiais nos sábados e domingos. Com a implantação do plantão, 01 delegado, 02 investigadores e 01 escrivão se revezarão entre 20h e 8h nos finais de semana. Com o serviço, outros municípios da região, como Tanque Novo, Igaporã, Lagoal Real, Ibiassucê, Caculé e Licínio de Almeida, serão beneficiados. Outro serviço que será oferecido é o envio do boletim de ocorrência via e-mail.

Vitória vence e tira invencibilidade do Corinthians no Campeonato Brasileiro Foto: Daniel Augusto Jr./Corinthians

Caiu o último invicto do Campeonato Brasileiro. Em duelo disputado neste sábado (19), o Vitória venceu o Corinthians por 1 a 0, em Itaquerão, e tirou a invencibilidade da equipe paulista no certame. O gol foi marcado por Santiago Tréllez. Clique aqui e confira todos os detalhes da partida. O Rubro-negro baiano ainda quebrou um tabu. Essa foi a primeira vez que o time venceu o Corinthians fora dos seus domínios.  Com o resultado, o Vitória chegou aos 22 pontos e agora ocupa provisoriamente a 18ª posição no certame. Já o Corinthians permanece na liderança com 47. O próximo compromisso do time comandado pelo técnico Vagner Mancini é contra o Coritiba, segunda-feira (28), às 20h, no Couto Pereira.

Ex-vereador Zé de Enedina enfarta e morre ao dar entrada no Hospital Municipal de Macaúbas

O ex-vereador José Messias de Sousa , o Zé de Enedina sofreu uma parada cardíaca e morreu ao dar entrada no Hospital Municipal de Macaúbas, no sudoeste baiano. Considerado um dos homens mais conhecidos da região, a notícia abalou a cidade. Zé de Enedina foi vereador no município por várias vezes. Ele sofreu a parada cardíaca quando saiu de casa, no Povoado dos Cristais, para transportar alunos com seu ônibus. Ao chegar na sede do município, ele teve o infarto. Zé de Enedina chegou a ser socorrido, mas veio a óbito no hospital.

Arquivo