Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
08/2018
fechar

Governo libera saque do PIS/Pasep para trabalhadores de todas as idades Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Os trabalhadores de todas as idades que tiverem direito a cotas dos fundos dos programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) já podem sacar o benefício. O governo federal liberou a retirada a partir desta terça-feira (14) até o dia 28 de setembro. Segundo informações da Agência Brasil, desde o dia 8 de agosto, o crédito está sendo feito automaticamente para correntistas da Caixa e do Banco do Brasil. Agora, todas as pessoas poderão sacar seus recursos corrigidos. Mas quem perder esse prazo, só poderá receber as quantias dos dois fundos nos casos previstos pela Lei 13.677/2018. Para ter direito ao saque, a pessoa deve ter trabalhado com carteira assinada antes da Constituição de 1988. Essas cotas são os rendimentos anuais depositados nas contas de trabalhadores que foram criadas entre 1971, ano de criação do PIS/Pasep, e 1998, quando foi promulgada a Constituição. Assim, para conferir o saldo e confirmar se tem direito ao benefício, o trabalhador deve consultar os sites do PIS e do Pasep. No primeiro caso, os cotistas que tiverem o Cartão Cidadão também podem contatar a Caixa Econômica Federal no telefone 0800-726-0207 ou nos caixas eletrônicos da instituição. Já no caso do Pasep, a outra opção de consulta deve ser feita através do Banco do Brasil, nos telefones 4004-0001 ou 0800-729-0001.

Guajeru: Homem foge após tentar matar a mulher e polícia apreende armas na residência do casal Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última segunda-feira (13), uma mulher acionou a polícia por conta de uma tentativa de homicídio no município de Malhada de Pedras, a 39 km de Brumado. De acordo com a vítima, o autor seria o próprio companheiro. Armado, ele teria fugido por um beco, atravessado a linha férrea e adentrado em um matagal após o crime. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, em busca do suspeito, as guarnições foram à Fazenda Bonfim, em Guajeru, onde encontraram cinco armas na residência do casal, além de seis frascos plásticos contendo pólvora, chumbo, espoleta e um saco de estopa. O indivíduo não foi capturado. As armas apreendidas foram apresentadas ao preposto da Polícia Civil na Delegacia de Rio do Antônio, onde o fato foi registrado.

Governo pretende facilitar renovação da CNH Foto: Reprodução

O governo deve editar nos próximos dias uma medida provisória que facilita a renovação da carteira de habilitação. Segundo a coluna Painel, do jornal “Folha de S.Paulo”, texto determinará que, a partir da expedição da CNH, motoristas façam apenas exames médicos a cada cinco anos, e não mais precisem passar pela burocracia para renovar o documento. A redução de exigências para renovação da CNH deve valer a motoristas que tiverem até 55 anos. Após essa idade, a atualização do documento seria obrigatória a cada cinco anos, e a realização de exames a cada dois anos e meio.

Brumado: Rochas no caminho obrigarão uso de expansivos nas obras do Parque da Cidade Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

As obras de construção do Parque da Cidade de Brumado, na região entre o Alto do Escalavrado e o Bairro Olhos D’água, sofreu uma pausa momentânea em uma das alas por causa de grandes rochas no terreno. A situação obrigou a empreiteira encarregada a utilizar massa expansiva para remover os rochedos do caminho. O site Achei Sudoeste foi informado pelo setor de infraestrutura da prefeitura que, por se tratar de uma região povoada, não serão usados explosivos para não afetar as estruturas dos imóveis vizinhos ao canteiro de obras.

Brumado: Rochas no caminho obrigarão uso de expansivos nas obras do Parque da Cidade Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Porém, a massa expansiva que provoca a dilatação e fragmentação das pedras sem causar explosões poderá ser aplicada a fim de dar continuidade aos trabalhos. A secretaria informou ainda que, mesmo com as rochas, a empreiteira mantém suas atividades dando atenção a outros setores do empreendimento, que promete ofertar um novo espaço de lazer e bem estar para a comunidade brumadense.

Risco de AVC e infarto são maiores com consumo excessivo de álcool em pouco tempo Foto: Agência Brasil

O consumo excessivo de bebidas alcoólicas em um curto período de tempo aumenta o risco de aumento nas taxas de pressão, colesterol e açúcar em pessoas mais jovens. Esses fatores levam a um maior risco de problemas cardiovasculares, como infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC). As informações fazem parte da conclusão de um estudo publicado na última sexta-feira (10), no Journal of American Heart Association. Foram analisados dados de 4.710 adultos com idades entre 18 e 45 anos, classificados como não-bebedores, bebedores compulsivos (muito consumo de bebida 12 vezes por ano) e bebedores compulsivos de alta frequência (mais de 12 vezes por ano). Segundo o G1, o consumo excessivo de álcool com alta frequência foi relatado por 25,1% dos homens e 11,8% das mulheres. Já o consumo 12 vezes por ano, foi relatado 29% dos homens e 25,1% das mulheres.

Maratonistas brumadenses continuam acumulando medalhas pela Bahia Foto: Divulgação

Estar no pódio nas maratonas realizadas em território baiano virou uma constante para os atletas brumadenses Tatiane (Tati) e Everton Brayn (Avatar). No último sábado (11), a história se repetiu na 29ª Corrida Rústica do Arraial D’Ajuda, em Porto Seguro. Tatiane desbancou grandes nomes da modalidade do extremo sul ao chegar em 1º lugar na prova feminina de 10 km, enquanto Avatar conquistou o segundo lugar no percurso de 5 km masculino. A prova, um circuito de rua, teve seus desafios com alternância entre asfalto e pedras de paralelepípedos, além de uma subida de quase meio quilômetro na reta final. Sem contar os fortes competidores que disputaram metro a metro do percurso em alto nível. “Muita resistência, adrenalina, suor e perseverança, assim tem sido as provas por onde passamos e temos colhido bons resultados devido a nossa dedicação aos treinos. Estamos focados em fechar o ano elevando o nome de Brumado a todos os pódios que estivermos disputando e acreditamos que estamos no caminho dessa conquista”, disse Avatar ao site Achei Sudoeste. O atleta lamenta a falta de incentivo do poder público e suplica apoio para os grandes eventos que a dupla participará no decorrer do ano, como a famosa Volta da Pampulha, no dia 08 de dezembro, em Belo Horizonte/MG, e a tradicional Corrida de São Silvestre, no dia 31 de dezembro, em São Paulo. Antes das duas grandes provas internacionais, Tati e Avatar estarão na I Meia Maratona do Terrão do Campo Seco, em Brumado, no dia 26 de agosto. A prova reunirá maratonistas de diversas partes da Bahia e do circuito nacional.

Natanael Santos da Silva foi condenado pelo Tribunal do Júri, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, a 14 anos de reclusão pelo homicídio de Rômulo Melo Pereira. A decisão, tomada no dia 8 pelo juiz Reno Viana Sores, deverá ser cumprida em regime inicialmente fechado. A denúncia sustentada pelo promotor de Justiça José Junseira Almeida de Oliveira dá conta de que, no dia 3 de abril deste ano, a vítima estava na rua no bairro de Nossa Senhora, em Vitória da Conquista, quando foi surpreendida por Natanael e um segundo homem que teriam efetuado “vários disparos de arma de fogo” contra Rômulo resultando na sua morte. De acordo com o promotor de Justiça, o crime, qualificado pela impossibilidade de defesa da vítima, teve sua motivação “diretamente ligada ao tráfico de drogas, pois tanto a vítima quanto o condenado têm envolvimento com o tráfico”. No momento do assassinato, Natanael estava acompanhado pelo também denunciado Jusimar Sales Reis. O julgamento dele está marcado para o dia 29 de agosto.

Projeto Escolas Culturais é implantado em Brumado com apresentações artísticas e culturais Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O projeto Escolas Culturais foi implantado pelo Estado da Bahia na sexta-feira (10), em Brumado, no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Gestão e Meio Ambiente. O lançamento do projeto no município mobilizou a comunidade e contou com apresentações de música, dança, poesia, capoeira, cordel, balé e outras manifestações culturais. A iniciativa vem sendo desenvolvida em 85 escolas em todo o estado. O Secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, disse que o CEEP não será a única unidade escolar em Brumado a participar da iniciativa. Cada escola onde o projeto é desenvolvido passa a contar com um coordenador cultural, em uma parceria com a IASPM-NEOJIBÁ, além de ações de requalificação e aquisição de novos equipamentos para projeção de audiovisual, apresentações artísticas e internet banda larga para o desenvolvimento de programas de rádio e ações de estímulo ao empreendedorismo.

Projeto Escolas Culturais é implantado em Brumado com apresentações artísticas e culturais Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A abertura da solenidade foi realizada com uma apresentação do Grupo de Capoeira Topázio e da Filarmônica Lira Ceciliana. No foyer da unidade escolar, os visitantes puderam apreciar as obras de arte do estudante Mateus Roseno e dos artistas Dill Rocha e Robson Trindade. O estudante Alexandre Rodrigues, 20 anos, que foi vencedor do projeto Dança Estudantil (Dance) por três anos consecutivos, fez uma apresentação coreográfica sobre a liberdade. O projeto Escolas Culturais é resultado de parceria entre as Secretarias da Educação (SEC), de Cultura (SECULT), de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e Casa Civil. O evento também contou com as presenças do superintendente de Cultura, Elissandro Magalhães, representando a secretária de Cultura do Estado, Arany Santana e autoridades locais.

Clínica Mais Vida inaugura filial, mais conforto e comodidade para Brumado e região

Acabou o tempo de ficar andando de lugar em lugar na busca de especialistas e procedimentos médicos, a Clínica Mais Vida, há quatro anos prestando serviços para Brumado e região, inova mais uma vez e como um exemplo de empreendedorismo e modernidade, inaugura sua filial em Brumado. Nas novas instalações, que estão localizadas na Rua Coronel Paulino Chaves, 160 - Centro, serão oferecidos mais de 40 especialistas e exames dos mais básicos aos de maior complexidade, sempre com profissionais da maior competência e responsabilidade, além de equipamentos de primeiríssima linha, garantindo a exatidão dos resultados.  A Clínica Mais Vida preza em ter uma equipe multiespecializada, garantindo um atendimento exclusivo e personalizado, desde o primeiro contato ao final do tratamento. Ressaltando que para se estar bem é necessário o equilíbrio da saúde do corpo e da mente. Para uma vida mais tranquila e harmoniosa, cuide-se! Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496.

Sem Sinal: Brumadenses podem não assistir jogo da seleção pelo Intermunicipal 2018 pela TVE Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No próximo dia 26 de agosto, o jogo da seleção de Brumado contra São Desidério, válido pelo Intermunicipal 2018, será transmitido pela TVE. O jogo será realizado no Estádio Municipal Gilberto Cardoso, às 15h. O fato foi confirmado na última semana e divulgado aqui no site Achei Sudoeste, após a partida ser contemplada através de sorteio interno promovido pela emissora. Apesar de os amantes do futebol terem comemorado a informação, muitos brumadenses reclamam que, há cerca de três meses, o sinal da emissora está fora do ar na cidade. “Aqui em Brumado sempre teve o sinal da TVE Bahia, mas, há uns três meses, estamos sem a programação da emissora. Eu sempre assisti a programação da emissora”, disse um profissional de educação física, apaixonado pelo futebol. A nossa reportagem não conseguiu contato com o setor técnico da Prefeitura Municipal de Brumado para saber quando o sinal será restabelecido na capital do minério.

Praticook Brumado: Alimentação saudável para você comer bem e viver bem

Com o objetivo de promover um estilo de vida leve, a Praticook possui um extenso catálogo de produtos saudáveis, com opções integrais, diet, light, low carb, detox, sem glúten e sem lactose. A loja trabalha com refeições congeladas, práticas e acessíveis, que têm todos os nutrientes necessários para uma alimentação equilibrada, além de lanches saudáveis para te ajudar a emagrecer sem sacrifícios. O conceito da marca Praticook busca incentivar o maior número de pessoas a seguir um estilo de vida saudável, com praticidade e sabor. Tudo para tornar o seu dia a dia e sua vida melhores. Nossos produtos são preparados com ingredientes selecionados e sem adição de conservantes. A ideia é comer bem para viver bem. Praticook, a sua loja de produtos saudáveis: vem ser saudável com a gente! A loja está localizada na Praça Dr. Nelson Lula, 146, centro de Brumado. Para maiores informações e disk-entrega ligue: (77) 3441-0687 / (77) 99961-0687.

Com unidade móvel, Sesab inicia ciclo de mamografias em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Carreta de Mamografia da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) iniciou nesta segunda-feira (13) o ciclo de exames preventivos ao câncer de mama em Brumado. A unidade móvel está instalada no pátio externo do Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro, onde serão atendidas mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos. No local, são disponibilizados dois mamógrafos e uma equipe de profissionais especializados para prestar cerca de 140 atendimentos diários. A ação conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde, que disponibiliza os agentes comunitários e as unidades básicas de saúde para monitorar e encaminhar o público alvo ao local dos exames. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a coordenadora de atenção básica do município, Julieta Sandes, explicou que, em casos de notificações de nódulos, será agendada uma segunda fase do programa, com a presença de profissionais utilizando aparelhos de ultrassonografia para o tratamento preventivo. A coordenadora ressaltou que as pacientes devem comparecer ao local dos exames com original e cópia do RG e do Cartão SUS. Embora tenha sido feito o agendamento dos exames, Julieta assegurou que as mulheres que não estiverem pré-agendadas poderão ser atendidas durante o período, caso haja vagas disponíveis.

Achei Tour dispõe de pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão

A Achei Tour preparou um pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão, com duração de quatro dias, de 23 a 26 de outubro de 2018. A viagem custa apenas R$ 980. O valor pode ser pago em até 10 vezes sem juros, para início em janeiro, ou parcelas ajustadas a partir do mês do contrato fechado. O pacote inclui: viagem em ônibus semi-leito, com ar-condicionado, TV e wi-fi; três diárias com café da manhã, almoço e jantar e meia diária com meia pensão; quartos com ventilados de teto e ar condicionado, TV e wi-fi; visita a Campos do Jordão; assistência viagem e camiseta padronizada. Não perca a chance de visitar um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027.

Prédio da primeira prefeitura de Brumado será restaurado para núcleo de apoio à educação Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O antigo prédio que foi o primeiro Paço Municipal de Brumado passará por uma restauração visando proteger o padrão histórico e abrigar um núcleo base para reforço especializado da Secretaria de Educação. A estrutura do prédio que fica localizado em frente à Igreja Matriz do Bom Jesus, no centro da cidade, é bastante antiga, ainda dos primórdios da municipalização, e está bastante comprometida, já com parte da parede da fachada caindo, o que muito preocupa os comerciantes e transeuntes na região. Por telefone ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de planejamento, André Cardoso, informou que a prefeitura abrirá uma licitação, na modalidade tomada de preços, para as empresas interessadas em realizar a obra de restauração do prédio, que é um patrimônio histórico local, onde recentemente funcionou a rede Farmácia Popular do Brasil. Cardoso acredita que o edital para a licitação da obra será lançado nos próximos trinta dias.

Vídeo: Moradores comemoram aniversário de 140 anos de Riacho de Santana com chuva Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Uma forte chuva pegou os moradores do município de Riacho de Santana, a 203 km de Brumado, de surpresa na tarde desta segunda-feira (13). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, na data em quem a cidade está comemorando 140 anos de emancipação política, a chuva chega para a alegria dos sertanejos. Os munícipes passaram por dias quentes nas últimas semanas com temperaturas acima dos 30°C. O forte vento derrubou árvores e telhados de residências. A nossa reportagem recebeu um vídeo em que um morador da cidade narra com alegria a forte chuva que caiu em Riacho de Santana.

Caetité: PM comemora aniversário de criança diagnosticada com câncer Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A pequena Alice Vitória, de apenas 7 anos, moradora da cidade de Caetité, a 100 km de Brumado, realizou um sonho nesta segunda-feira (13), na cidade de Salvador. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Alice que está na capital do estado, realizando um tratamento quimioterápico no Hospital Martagão Gesteira, comemorou seu aniversário acompanhado de oficiais da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), de Caetité. Os militares fizeram questão de visitar a garota no hospital para realizar o seu sonho, no momento em que ela mais precisa de ajuda e incentivo. Além dos militares que marcaram presença da unidade hospitalar, vários membros da corporação enviaram vídeos em apoio a garota. Alice deseja ser uma policial militar.

Psicóloga Roberta Assis fala sobre 'aquele aperto no peito'

Muitos pacientes chegam ao consultório se queixando de um certo “aperto no peito”. Na verdade, esse aperto muitas vezes recebe outras explicações, como “um gelo”, “um bolo” ou “um nó na garganta”. Enfim, são muitas as tentativas de nomear e localizar algo que não se sabe o que é, mas que incomoda, traz sofrimento, tira o sono e inviabiliza a vida. Da ordem da angústia, esse aperto no peito passa a ser ressignificado à medida em que o paciente fala. Não é nenhuma novidade dizer aqui que a fala tem um caráter terapêutico, entretanto, há uma diferença em onde se fala e para quem se fala, e, principalmente, de que lugar se fala, me refiro a uma posição de sujeito.

Psicóloga Roberta Assis fala sobre 'aquele aperto no peito'

O setting terapêutico (como também chamamos o consultório psicológico) é um lugar onde o paciente fala e encontra uma escuta livre de preconceitos, julgamentos e de verdades pré-estabelecidas, de modo que ali ele pode construir a sua verdade baseado na ética do seu desejo.

É no processo de análise ou psicoterapia que esse aperto no peito encontra alívio, vai se desfazendo, dando lugar a outros sentimentos. Podemos dizer que a angústia, que é um sentimento complexo e difícil de explicar, vai sendo nomeada e o paciente vai encontrando novos caminhos para ela. Levando-o a se apropriar de sua vida, de maneira a viver mais plenamente, agora, com a capacidade de se responsabilizar verdadeiramente por aquilo que sente e a possibilidade de modificar o que incomoda e faz sintoma.

Nesse sentido, ressignificar a angústia através de um processo terapêutico requer coragem e vontade de enfrentar o desconhecido, aquilo que habita em nós mesmos e muitas vezes tentamos localizar no outro.

Vale lembrar que esse percurso é subjetivo e é feito no tempo de cada um, mas, quando encarado com seriedade e consciência proporciona uma liberdade nunca sentida. E o papel da psicologia é ajudar na condução dessa busca. Cada vez mais acessíveis, os profissionais de psicologia dispõem de uma escuta ativa, acolhedora e capaz de possibilitar esse percurso.

Portanto, sempre que for necessário, não hesite em buscar ajuda psicológica. Como sabemos quando é necessário? Quando não sabemos o que fazer com o que estamos sentindo.

Roberta Assis

Psicóloga

CONTINUE LENDO
Brumado estreia com vitória e lidera o grupo 11 do Intermunicipal de Futebol 2018 Foto: Jair Araújo/Achei Sudoeste

Com gols de Zé Márcio aos 06 minutos do primeiro tempo e de Leozinho aos 48 da etapa final, a Seleção de Brumado venceu o selecionado de Paratinga por 2x0 na partida de estreia das duas equipes no grupo 11 do Campeonato Intermunicipal de Futebol 2018. A partida foi disputada na tarde deste domingo (12), no Estádio Municipal Gilberto Cardoso, em Brumado, com um público abaixo do esperado. Os dois times muito se respeitaram com o nervosismo da estreia na competição. O time brumadense foi o único a vencer no grupo 11 e, com isso, encerrou a primeira rodada como líder do grupo, que conta ainda com Luiz Eduardo Magalhães e São Desidério. Estes terminaram empatados em 0x0 em jogo disputado em São Desidério. Na classificação geral do grupo, Luiz Eduardo Magalhães está em segundo lugar por ter conseguido empatar fora de casa. O time do oeste do estado receberá a seleção de Brumado no próximo final de semana, enquanto Paratinga enfrenta São Desidério em seus domínios.

PT avalia que TSE pode definir caso Lula antes de horário eleitoral Foto: Reprodução/Globo News

Advogados do PT avaliam nos bastidores que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pode julgar o registro de candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, declarando-o inelegível, antes do início do horário eleitoral, previsto para 31 de agosto. O assunto foi tratado entre Lula, que está preso em Curitiba, e aliados, na semana passada. Lula foi condenado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) a 12 anos e 1 mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá (SP). A estratégia do PT é manter Lula como candidato à Presidência da República até a Justiça Eleitoral decidir, com base na Lei da Ficha Limpa, se o ex-presidente poderá ou não disputar as eleições de 2018. Na avaliação do partido, após o registro de Lula como candidato na próxima quarta-feira (15), o tribunal tem dado sinais – por declarações de ministros – de que o caso não deve se prolongar, e Lula, enquadrado na Lei da Ficha Limpa, não poderá ser candidato. De acordo com o G1, os advogados do PT tinham uma expectativa de que o TSE analisasse a questão na semana do dia 12 de setembro. O tribunal tem até o dia 17 – 20 dias antes das eleições – para julgar casos de inelegibilidade. O cenário que prolonga o julgamento do registro é o desejado pelo PT porque o partido quer incluir Lula como candidato à Presidência na propaganda na TV – que começa dia 31 de agosto.

Polícia prende acusados de matar guarda municipal em Barra da Estiva Foto: Divulgação/Cipe Sudoeste

Neste domingo (12), uma guarnição da Caesg deteve dois irmãos suspeitos de serem autores do homicídio que tirou a vida de um guarda municipal na cidade de Barra da Estiva. Ambos também são conhecidos por diversas práticas criminosas. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, após denúncia, a polícia localizou os elementos na Rua Sidelino Vieira, onde, ao avistarem a viatura, empreenderam fuga pulando muros de algumas residências. Após cerco e buscas nas proximidades, os mesmos foram localizados e detidos. A dupla negou as acusações de que teriam assassinado o guarda municipal, porém colaboraram com informações sobre o crime. À polícia, eles disseram que o homicídio foi executado a mando de um indivíduo conhecido como Pardal, que se encontra detido na delegacia de Brumado. Depois de diversas contradições nos depoimentos da dupla, a polícia se deslocou até a residência de um dos elementos, onde encontrou 19 petecas de substância análoga à maconha, um aparelho celular e um relógio. Os indivíduos e o material foram apresentados à Delegacia de Polícia de Brumado para a tomada de medidas cabíveis.

Empresários chineses sobrevoam mina de minério de ferro e trechos da Fiol em Caetité Foto: Divulgação

Neste domingo (12), representantes do Governo do Estado, da Bahia Mineração (Bamin), da ERG - acionista da Bamin - e empresários chineses sobrevoaram a mina de minério de ferro localizada na região de Caetité, bem como trechos da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol). As empresas vão trabalhar em conjunto para desenvolver os projetos da Fiol, mina de ferro e Porto Sul. Segundo o coordenador executivo da Casa Civil, José Carlos, o objetivo da visita é continuar fortalecendo a parceria dos projetos que vão contribuir para o desenvolvimento da Bahia. Nesta segunda-feira (13), o governador Rui Costa se reunirá com os executivos das companhias chinesas para discussão dos resultados dos projetos da mina, Porto Sul e Fiol. Além dos chineses, participam da reunião o presidente da Bahia Mineração (Bamin) e o chefe regional da ERG.

Brumado: Advogado Tiago Amorim confirma retirada de candidatura a deputado estadual Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em nota enviada ao site Achei Sudoeste, o brumadense Tiago Amorim confirmou que não sairá mais candidato a deputado estadual nas eleições deste ano. Na última semana, o site já havia publicado que o Partido Social Democrático (PSD) havia retirado a candidatura do advogado após uma reunião política com a base aliada do atual governador e candidato à reeleição, Rui Costa (PT). “Venho comunicar que, infelizmente, não sairei mais a Deputado Estadual este ano. Até a convenção realizada no último dia 03/08, minha candidatura já estava homologada. Ocorre que, após está convenção, houve o entendimento da base aliada do Governo Rui Costa, que todos os candidatos iriam para o “chapão” (todos os candidatos numa mesma coligação).  Em comum acordo com o Partido que sou filiado e Presidente aqui em Brumado, o PSD, achamos mais conveniente retirar minha candidatura para este ano”, disse Amorim. Na nota, o advogado ainda ressaltou que a retirada da sua candidatura também se deve aos altos custos, que, no momento, seriam inviáveis. “A política tem fatos interessantes e decepções, pois quem mais achamos que está do nosso, que nunca vai nos abandonar, vira as costas... E recebemos apoios de quem a gente nunca esperava! Juntamente com o nosso grupo, sigo firme e forte na militância política, nada acontece por acaso e com Fé em Deus, num futuro próximo, serei candidato a algum cargo nesta cidade que tanto amo. Em breve, anunciaremos o apoio aos candidatos que entendemos ser o melhor para a nossa Brumado”, finalizou.

Uso de cueca boxer é benéfico para produção de espermatozoides, aponta estudo Foto: iStock

O tipo de cueca usada pelos homens afeta diretamente a concentração de espermatozoides. Um estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Harvard, nos EUA, concluiu que o uso de cuecas tipo boxer aumenta significativamente as concentrações de espermatozoides. “Estes resultados apontam para uma mudança relativamente fácil que os homens podem fazer quando eles e suas parceiras estão tentando engravidar”, afirmou Lidia Mínguez-Alarcón, principal autora do estudo e pesquisador da Harvard Chan School. Segundo o G1, foram coletadas informações e amostras de sêmen de 656 homens, com idade entre 32 e 39 anos, em busca de tratamento de fertilidade. A pesquisa questionava o estilo de roupa íntima usada nos três últimos meses. Algumas das opções eram cuecas do tipo boxer, jóquei e sunga. Do total, 53% dos participantes relataram usar boxer na maior parte do tempo. A análise das amostras de sêmen mostrou que esse grupo apresentou número 25% de espermatozoides e 17% mais espermatozoides totais quando comparados com homens que não usavam cuecas do mesmo tipo. Também foi superior a porcentagem de espermatozoides móveis.

Prestes a ser inaugurada, UPA de Brumado homenageará personalidade local Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

As obras de readequação do prédio que receberá as instalações da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas de Brumado estão prestes a serem concluídas e, em breve, será inaugurada e entregue para prestação de serviços à comunidade local. Por telefone ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, adiantou que, com o aval do Governo Federal, a unidade, que será de responsabilidade do Município, homenageará uma personalidade local da área da saúde. O secretário reforçou que, devido à extinção do cargo de serviços gerais da administração, é certo que o setor será terceirizado na UPA brumadense, porém o mesmo deixou em aberto a possibilidade de o prefeito terceirizar todos os setores da nova unidade de saúde. Nossa reportagem registrou que todos os equipamentos já chegaram ao prédio e logo serão instalados, assim como é esperada a instalação da energia elétrica. No prédio, são notórias as melhorias estruturais executadas, a exemplo da ampliação da recepção e a instalação de portas mais largas nas alas e corredores. O secretário preferiu não citar uma possível data para inauguração do empreendimento, pois frisou que a ordem partirá de cima, do chefe do executivo municipal, mas garantiu que o próprio prefeito tem pressa em colocar a UPA em funcionamento para desafogar a demanda no Hospital Professor Magalhães Neto. “Vamos ser criteriosos no intuito de continuarmos ofertando uma boa prestação de serviços de saúde a nossa comunidade”, assegurou o secretário.

Conheça a MS Gestão Empresarial e Construção Civil

A empresa MS Gestão Empresarial e Construção Civil oferece para você uma solução completa de Sistema de Gestão Integrada à plataforma de e-commerce. Os serviços dispõem de alvará e legalização de obras, Habite-se, gerenciamento e gestão, orçamento, fiscalização e vistorias e projeto arquitetônico e estrutural - falar com a Engenheira Giselly Carvalho nos telefones (77) 9992-3348 ou (77) 99126-5783. Além disso, a MS Gestão Empresarial também oferece financeiro, estoque, Sped, Sintegra, NFC-e e NF-e - falar com Maicon Moreira nos telefones (77) 99113-7298 ou (77) 99830-2582.

Arquivo