Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
08/2018
Polícia Civil inicia investigação para elucidar envenenamento de animais em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

À frente do caso, o delegado Fábio Lago e alguns investigadores designados da Polícia Civil de Brumado, lotados na 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), iniciaram as investigações no intuito de elucidar o envenenamento de cães e gatos, bem como a morte de aves de rapina e pássaros silvestres da caatinga, que acabaram se alimentando dos restos mortais dos animais contaminados. A polícia trabalha com a hipótese de um ato criminoso, porém só haverá uma confirmação após a conclusão dos trabalhos de apuração. A suspeita é de que os animais possam ter sido intoxicados com o popular chumbinho, um poderoso tóxico que é comercializado ilegalmente. O chumbinho também é conhecido em algumas regiões como “raticida japan” ou “mil gatos”, por seu uso no combate aos roedores. O produto é clandestino no Brasil e utilizado de modo irregular sem registro na Anvisa ou em qualquer outro órgão do governo. As linhas de investigações seguem no intuito de identificar o suposto criminoso e serem aplicadas as medidas punitivas.

Venha conhecer o Plaza Super Hortifruti em Brumado

Em Brumado, o Plaza Super Hortifruti é um hortifruti, mercado e padaria que funciona na Rua Dr. Mário Meira, 266, ao lado do Bradesco, no coração da cidade. No local, são vendidos produtos orgânicos certificados, que significam mais saúde e qualidade nos seus alimentos. Faça uma visita e conheça o Plaza Super Hortifruti, onde tem preço baixo todo dia.

Brumado: Carne e leite clandestinos podem estar contaminados com raiva paralítica Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um alerta feito pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) pode assustar pessoas que costumam consumir carne e leite comercializados clandestinamente na região de Brumado: a contaminação pela raiva paralisante transmitida pelo morcego hematófago. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o veterinário Clemente Alves esclareceu que a carne animal abatida clandestinamente no meio do mato, sem a devida inspeção sanitária, pode estar contaminada com a larva da raiva paralisante, assim como o leite in natura, ainda vendido irregularmente de porta em porta na cidade. O veterinário explicou que os morcegos mordem os animais e transmitem a patologia, que, em alguns casos, se manifestam até um ano após o animal ter sido infectado. Dentro desse período de incubação da larva, tanto o leite poderá ser recolhido para comercialização humana, bem como a carne abatida clandestinamente poderá chegar ao prato do consumidor. A orientação do veterinário é para que os consumidores comprem a carne abatida no matadouro frigorífico, que conta com o carimbo de inspeção sanitária, assim como o leite, de saquinho, pasteurizado a choque térmico. O veterinário ressalta que, além das sequelas, a doença também pode levar o homem a óbito.

Ação no STF avalia se família pode optar por educação domiciliar Foto: Divulgação

Um julgamento marcado para o próximo dia 30 no Supremo Tribunal Federal (STF) está opondo pais de alunos e órgãos públicos. A controvérsia envolve a possibilidade de os pais tirarem os filhos da escola para ensiná-los em casa, prática chamada de educação domiciliar. Na Corte, os ministros vão decidir se essa forma de ensino, conhecida internacionalmente como “homeschooling” e mais comum nos Estados Unidos, passa pelo crivo da Constituição.  No artigo 205, a Carta trata a educação como um “direito de todos e dever do Estado e da família”, a ser “promovida e incentivada com a colaboração da sociedade”. De acordo com o G1, o objetivo, segundo a Constituição, é o “pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

Brumado: Adab faz alerta sobre prevenção à raiva transmitida por morcegos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) iniciou uma campanha de alerta contra a raiva transmitida por morcegos hematófagos, que podem afetar animais domésticos, como cães e gatos, bem como herbívoros, que são bovinos, equinos, suínos e caprinos. Muito comum nas pastagens da região, a patologia também pode afetar o homem, conforme explicou o veterinário da Adab, Clemente Fernando Alves, em entrevista ao site Achei Sudoeste. “Todo o cuidado com morcego é pouco, ele pode morder uma fruta e ali deixar a larva contaminada. Depois, nós podemos comer daquela fruta sem nos apercebermos que fomos contaminados. Por isso, alertamos para que nunca se consuma produtos de origem duvidosa, como carne e leite, e todo alimento do campo deve ser devidamente lavado com água sanitária antes do consumo”, alertou o veterinário, orientando os criadores de animais a manter a vacinação anual contra a raiva atualizada. Clemente detalhou que na maioria dos casos de raiva é necessário o sacrifício do animal contaminado, porém, atualmente, a maior sequela da doença, tanto em humanos quanto em animais, é a raiva paralítica.

Brumado: Adab faz alerta sobre prevenção à raiva transmitida por morcegos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O agrônomo Alexandro Monteiro, gerente do escritório Adab em Brumado, chamou a atenção dos criadores de animais para que saibam identificar possíveis focos do morcego em suas propriedades a fim de que a Adab designe técnicos ao local para realizar a captura dos alados e aplicar o vampiricida para controle do foco.

Comer bem, para viver bem: Vem ser saudável com a Praticook Brumado

Com o objetivo de promover um estilo de vida leve, a Praticook possui um extenso catálogo de produtos saudáveis, com opções integrais, diet, light, low carb, detox, sem glúten e sem lactose. A loja trabalha com refeições congeladas, práticas e acessíveis, que têm todos os nutrientes necessários para uma alimentação equilibrada, além de lanches saudáveis para te ajudar a emagrecer sem sacrifícios. O conceito da marca Praticook busca incentivar o maior número de pessoas a seguir um estilo de vida saudável, com praticidade e sabor. Tudo para tornar o seu dia a dia e sua vida melhores. Nossos produtos são preparados com ingredientes selecionados e sem adição de conservantes. A ideia é comer bem para viver bem. Praticook, a sua loja de produtos saudáveis: vem ser saudável com a gente! A loja está localizada na Praça Dr. Nelson Lula, 146, centro de Brumado. Para maiores informações e disk-entrega ligue: (77) 3441-0687 / (77) 99961-0687.

Brumado: Após 14 anos de espera, ruas são calçadas no Bairro Feliciano Pereira Santos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após 14 anos de espera, moradores da Rua Gildásio Souza Porto e da Avenida Jesuíno Francisco Lisboa, além de demais ruas do Bairro Feliciano Pereira Santos, em Brumado, finalmente podem comemorar a pavimentação das vias, que conviveram durante todo esse tempo com a poeira nos períodos de muito vento no verão e com a lama nas épocas de chuva. “Eram sempre os dois extremos, um período do ano de poeira e o outro de lama”, relatou o operário da mineração Lúcio Adriano ao site Achei Sudoeste. As obras continuam em andamento, mas já mudaram a paisagem da região em função da troca dos acessos de chão batido pela pavimentação com bloquetes de cimento. “Agora está dando gosto morar aqui. Levantou a nossa autoestima, nos dando prazer em poder arrumar as nossas casas”, comentou Rosa Maria, moradora do bairro.

Achei Tour dispõe de pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão

A Achei Tour preparou um pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão, com duração de quatro dias, de 23 a 26 de outubro de 2018. A viagem custa apenas R$ 980. O valor pode ser pago em até 10 vezes sem juros, para início em janeiro, ou parcelas ajustadas a partir do mês do contrato fechado. O pacote inclui: viagem em ônibus semi-leito, com ar-condicionado, TV e wi-fi; três diárias com café da manhã, almoço e jantar e meia diária com meia pensão; quartos com ventilados de teto e ar condicionado, TV e wi-fi; visita a Campos do Jordão; assistência viagem e camiseta padronizada. Não perca a chance de visitar um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027.

Em três anos, ocorrências relacionadas à Lei Maria da Penha mais que triplicaram em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O delegado da polícia civil, Cláudio Marques, atuante na delegacia de Brumado, lotado na 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), relatou em entrevista ao site Achei Sudoeste que as ocorrências relacionadas à Lei Maria da Penha mais que triplicaram nos últimos três anos na cidade. Marques detalhou que tem ocorrido uma mudança de comportamento, tanto das vítimas, cansadas de serem humilhadas e agredidas, bem como por parte de parentes, amigos e vizinhos, que passaram a delatar os agressores à polícia. O delegado não pode apresentar dados precisos dos números que apontam a gravidade da situação, uma vez que expressa apenas o que vivencia em seus plantões na delegacia, mas frisa que o histórico é alarmante. “Estamos ainda nos primeiros dias em que se celebra 12 anos da Lei Maria da Penha e só eu já atendi mais de 60 casos envolvendo agressões a mulheres aqui em Brumado”, disse o delegado, informando que há ainda muito casos que não chegam ao conhecimento da polícia. A autoridade policial lembra que existem vários tipos de agressões contra as mulheres, as quais vão desde xingamentos e humilhações até agressões físicas e feminicídios, como atualmente são chamados os homicídios cometidos contra mulheres. Maridos, companheiros, namoradores, pais, avós, netos, cunhados, genros, sogros, e ex-companheiros podem ser enquadrados na Lei Maria da Penha. Diante do índice de ocorrências registradas, o delegado Cláudio Marques defende que já passou da hora de Brumado receber uma delegacia especializada na defesa da mulher, o que, do seu ponto de vista, ajudaria as mulheres agredidas a buscarem mais seus direitos, assim como inibiria os agressores.

Vídeo mostra mulher furtando R$ 200 de idosa dentro de supermercado em Barra da Estiva Foto: Youtube/Achei Sudoeste

O site Achei Sudoeste recebeu na noite deste domingo (12) imagens do circuito de segurança de um supermercado na cidade de Barra da Estiva, a 134 km de Brumado, que flagraram um furto a uma idosa. De acordo com as imagens, uma mulher se aproximou da vítima para roubar o dinheiro que estava dentro de sua bolsa. Ao perceber que cerca de R$ 200,00 havia desaparecido de sua bolsa, a idosa procurou a gerência do supermercado, que prontamente analisou as imagens do circuito de segurança e identificou o furto. A polícia militar foi acionada e identificou a suspeita.  Ela foi presa e encaminhada para a Delegacia de Barra da Estiva. A mulher devolveu o dinheiro furtado da idosa e após pagar fiança foi liberada.

Eleições 2018: 'PT de Brumado sai rachado se aliança Waldenor e Vitor não for dissolvida', diz militante Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Diretório do Partido dos Trabalhadores (PT) em Brumado convocou para a próxima segunda-feira (13) uma Reunião Extraordinária para esclarecimentos sobre a aliança entre o deputado federal Waldenor Pereira (PT) e o deputado estadual Vitor Bonfim (PR) para as eleições 2018. A informação foi confirmada ao site Achei Sudoeste neste domingo (12) por militantes petistas. De acordo com o secretário de formação política do PT de Brumado, professor Jorge Valério Gomes, diversos membros da sigla são contra a aliança e não aceita nada “formado de cima para baixo”. “A divisão está ficando muito desigual, cada vez mais, companheiros e companheiras dizem que não marcharão com Vitor Bonfim ou desistem dessa aliança”, disse. Para ele, caso a aliança não seja dissolvida, o partido vai para o pleito eleitoral deste ano rachado. “Vitor não está inserido em movimentos dos trabalhadores. Nosso partido é classista, de massa, democrático e socialista. Dentro deste contexto, nós sabemos que ele é adversário de classe”, disparou.

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 ou (77) 99951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.

Aracatu: Família procura homem desaparecido na Chapada Diamantina Foto: Reprodução/Facebook

Uma família está a procura de por Sidnei de Jesus Silva, 30 anos, morador da Fazenda Serra Negra, em Aracatu, a 36 km de Brumado. Segundo informou familiares ao site Achei Sudoeste, Sidnei estava trabalhando em uma fazenda no Distrito de Cascavel, no município de Ibicoara, na região da Chapada Diamantina. Na última segunda-feira (06) ele deixou o seu local de trabalho para retornar para a sua terra natal, mas até o momento não chegou em sua residência. O jovem pode ter perdido no regresso ao seu município, pois os demais colegas de trabalho saíram antes e já chegaram. Familiares ainda suspeitam que ele esteja entre os municípios de Ibicoara e Barra da Estiva, sem dinheiro. Para maiores informações, sobre o paradeiro de Sidnei, entre contato com os telefones: (77) 99917-1924 e (77) 99838-9985.

Um homem morreu eletrocutado, no último sábado (11), em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, enquanto pintava a área externa de uma casa. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, Ednaldo Girardis Santos, de 43 anos, teria tocado a fiação elétrica com o rolo de pintura. O acidente ocorreu no bairro Bruno Bacelar. Segundo o G1, uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi encaminhada ao local e tentou reanimar a vitima, mas ela não resistiu. O corpo de Ednaldo foi removido para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Vitória da Conquista, onde passará por perícia.

Quadra poliesportiva coberta é entregue no Colégio Estadual Getúlio Vargas em Barra da Estiva Foto: Divulgação/SEC

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia entregou, no sábado (11), uma quadra poliesportiva coberta no Colégio Estadual Getúlio Vargas, localizado no município de Barra da Estiva, a 134 km de Brumado. A ação contou com a participação de gestores, professores, estudantes, funcionários e, também, do secretário da Educação, Walter Pinheiro. O estudante Samir Cordeiro, 16, 3º ano, comemorou a implantação do espaço. “Por ser coberta, podemos praticar diferentes modalidades esportivas em qualquer horário e isso é muito bom para a gente, pois treinamos melhor para os campeonatos, a exemplo do Jogos Estudantis da Rede Pública (JERP)”, revelou.  No mesmo município, a equipe técnica da secretaria visitou o Colégio Estadual Nercy Antônio Duarte, no qual foram recepcionados com uma apresentação da fanfarra do colégio, FANAD. No local, os gestores da Secretaria percorreram as instalações da escola, no sentido de propor melhorias. Uma delas é a implantação de uma quadra poliesportiva coberta, que funcionará num espaço ao lado do colégio.

Em quatro dias, polícia baiana apreende quase R$ 30 milhões em drogas Foto: Divulgação/SSP-BA

Durante quatro dias a polícia baiana apreendeu R$ 28,2 milhões em drogas, na Bahia. A maior apreensão ocorreu, na sexta-feira (10), no município de Abaré. Equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Caatinga e alunos do curso do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) erradicaram 2,5 toneladas de maconha. Entre terça e sexta desta última semana, cerca de 2,8 toneladas de maconha, cocaína e crack foram achados durante ações de inteligência e abordagens. Separando por tipo de entorpecente foram 2,7 toneladas de maconha, 80 kg de cocaína e 16 kg de crack. Na sexta, além do flagrante em Abaré, a Cipe Sudoeste e PRF localizaram 80 kg de drogas durante blitz em Vitória da Conquista e as Cipes Litoral Norte, Chapada e Central, integradas com a PF, após denúncia anônima, acharam 16 kg de crack, no tanque de combustível de um carro, no município de Milagres.

Em quatro dias, polícia baiana apreende quase R$ 30 milhões em drogas Foto: Divulgação/SSP-BA

Enterrados, no quintal de um imóvel, na cidade de Cruz das Almas, a 27 CIPM achou 80 kg de entorpecentes. Também, na quinta-feira, uma mulher foi capturada com 105 kg de maconha em Porto Seguro por equipes da DTE. Já, no dia anterior, a Rondesp Atlântico flagrou um homem com 2 mil pinos grandes de cocaína, em Salvador. O material foi avaliado em R$ 100 mil. Na terça-feira o destaque foi a apreensão de 50 kg de maconha, na localidade de Vila de Abrantes, município de Camaçari. Equipes da 26 DT encontraram as drogas em uma casa em construção. Outras cargas de drogas foram também localizadas, no mesmo período, nas cidades de Santo Antônio de Jesus (4,8 kg), Itambé (3,5 kg), Paulo Afonso (2,3 kg) e João Dourado (1,6 kg).

Escolas estaduais de Brumado foram vistoriadas pela secretaria de Educação Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Secretaria da Educação (SEC) do Estado da Bahia vistoriou, na sexta-feira (10), duas escolas no município de Brumado. A iniciativa visa propor melhorias nas estruturas físicas e pedagógicas. A atividade contou como a presença do secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro. A primeira unidade escolar visitada foi o Colégio Estadual Getúlio Vargas. Na unidade, o secretário e gestores da SEC percorreram toda a estrutura física da escola e dialogaram com o corpo docente. “O intuito dessas visitas que temos realizado nas escolas em cada município é de potencializar o que cada uma já pratica em sua estrutura pedagógica e, também, propor melhorias nas estruturas físicas para oferecer aos estudantes ambientes de aprendizagem mais adequados e confortáveis, sempre fazendo esta ausculta para poder compreender as reais necessidades das pessoas de cada lugar”, destacou. No Colégio Estadual de  Brumado, Pinheiro dialogou com gestores, professores e funcionários sobre questões relacionadas à unidade escolar.  A diretora Nagila Souza Martins afirmou que esta era uma agenda aguardada pela gestão escolar. “É de suma importância que os gestores do órgão central conheçam nossas escolas de perto e vejam o que cada uma necessita”, disse.

Barra da Estiva: Guarda Municipal é executado a tiros no Bairro Alto México Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um guarda municipal identificado como Agnaldo Novaes Mendes foi morto a tiros com por um homem encapuzado, ainda desconhecido, no Bairro Alto México, na cidade de Barra da Estiva, a 134 km de Brumado. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, o autor do homicídio, chegou encapuzado na casa da vítima, por volta das 20h, rendeu a sua filha e quando Mendes chegou à sala foi recebido a tiros. O assassino empreendeu fuga após o ter cometido o crime. Moquinha, como o guarda municipal era conhecido, foi socorrido e encaminhado para o Hospital Susy Zanfretta, mas devido a gravidade em seu estado de saúde, não resistiu e veio a óbito. A polícia militar foi acionada e isolou a residência de Agnaldo até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT) que realizou a perícia no local. O corpo do guarda municipal foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado para ser necropsiado. A polícia civil já iniciou a investigação para elucidar o crime.

 Brumado: Carcereiro que facilitou fuga de detento é preso Foto: Divulgação/SSP-BA

O ex-funcionário do Conjunto Penal de Vitória da Conquista foi preso na noite da última sexta-feira (10), durante uma ação policial. Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), André dos Santos Rocha facilitou a fuga de um detento em troca de dinheiro. O caso aconteceu em 2017. Além de auxiliar o detento a escapar, André também furtou uma quantia em dinheiro do cofre da unidade prisional, do qual só ele possuía a senha. Ele estava com um mandado de prisão em aberto e foi capturado na cidade de Brumado, em uma operação realizada pela Cipe Sudoeste e a 34ª CIPM. Os policiais militares chegaram até André após um levantamento de possíveis endereços onde ele poderia estar escondido. O ex-funcionário foi apresentado no Distrito Integrado de Segurança Pública de Vitória da Conquista e será encaminhado para o presídio. As informações são do jornal A Tarde. 

Brumado: Hospital Magalhães Neto realiza primeira captação de córneas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Hospital Professor Magalhães Neto realizou na última sexta-feira (10) a primeira captação de córneas em Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, uma parceria firmada entre Banco de Olhos da Bahia, Central de Transplantes da Bahia, Hospital de Olhos de Conquista e Hospital Municipal Professor Magalhães Neto oportunizou a cirurgia na unidade de saúde local. As instituições vêm se preparando há alguns anos com treinamento de profissionais, ajuste de fluxos e estruturação de serviços para viabilizar esse tipo de procedimento, alcançando agora a implementação desse avanço para a saúde.  A Bahia criou desde o ano passado a Campanha “Fila Zero de Córneas” com o objetivo de zerar as filas para espera de córneas até o final de 2019 e Brumado já participa dessa campanha. O procedimento foi autorizado pelos familiares do doador, com assinatura de documentação necessária ao procedimento. Foram coletadas as córneas pelos enfermeiros Daniela Queiroz e Luã Lima e enviadas ao Banco de Olhos da Bahia, em Salvador, que seguirá com o preparo das córneas para doação a duas pessoas da fila de espera.

Tanhaçu discute implantação de nova oferta de cursos técnicos em escolas estaduais Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Secretaria da Educação do Estado vistoriou, na noite da última sexta-feira (10), os colégios estaduais Costa e Silva e Antônio Carlos Magalhães, localizados na sede do município de Tanhaçu, e no distrito de Suçuarana, respectivamente. Na ocasião, foi discutida com a comunidade escolar a implantação da oferta de cursos da Educação Profissional e Tecnológica. A inciativa visa atender demandas existentes nas localidades. Segundo o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, esta oferta nos municípios baianos é indispensável para o desenvolvimento territorial. “É essencial que em cada escola tenha pelo menos uma oferta da Educação Profissional para garantir novas opções de formação para os estudantes”, destacou. Os gestores da secretaria também vistoriaram as instalações físicas das unidades, propuseram e colheram sugestões da comunidade escolar sobre as melhorias de infraestrutura. Para a diretora do Colégio Estadual Costa e Silva, Adeanne Britto, o diálogo foi importante para se pensar em cursos voltados para a realidade territorial. “Estamos na expectativa de poder contar aqui com a implantação de cursos da Educação Profissional que irão tornar a unidade escolar ainda mais dinâmica e atrativa para os jovens”, afirmou.

Homem é preso acusado de agredir esposa com chutes e socos na zona rural de Caetité Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem de 32 anos foi preso na madrugada deste sábado (11), na comunidade de Pajéu dos Ventos, na cidade de Caetité, a 100 km de Brumado, acusado de agredir sua esposa, uma mulher de 36 anos. Segundo informou a 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, a guarnição prendeu o suspeito no local, após denúncia de sua esposa para o 190. Os militares conduziu o homem para da Delegacia Territorial de Caetité. A polícia civil já instaurou inquérito e investiga o caso. A mulher realizará exames de corpo e delito no Departamento de Polícia Técnica (DPT) em Guanambi.

Brumado: PM apreende motocicleta utilizada para praticar assaltos no munícipio Foto: Divulgação/PM

O Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) da polícia militar de Brumado apreendeu na noite da última sexta-feira (10) uma motocicleta utilizada por bandidos para praticar crimes na cidade. De acordo com a PM, a guarnição Peto avistou dois indivíduos suspeitos em uma motocicleta, vermelha. Ao perceberem a aproximação dos policiais, os jovens tentaram empreender fuga, mas foram interceptados na Avenida Centenário. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, durante a abordagem, foi encontrado um aparelho celular Samsung Galaxy S7 (cor prata), com as mesmas características de um aparelho que foi roubado na última quinta-feira (09). Ao ser indagado sobre a procedência do aparelho, um dos indivíduos confessou ter de fato praticado o roubo anterior, confirmando a suspeita policial. Os militares constataram ainda, que a motocicleta abordada foi utilizada para praticar os assaltos que ocorreram no dia 09. Os dois acusados foram encaminhados para a Delegacia Territorial de Brumado. A motocicleta ficou apreendida.

Brumado: Subcomandante da 34ª CIPM conclui curso de Gestão de Excelência Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O subcomandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), capitão Valmari Santos Nogueira Júnior, concluiu o curso de Gestão de Excelência da Polícia Militar da Bahia. Segundo informou a 34ª CIPM ao site Achei Sudoeste, o objetivo do curso é preparar gestores para direcionar organizações com excelência em desempenho profissional, melhorando resultados por intermédio de processos gerenciais, práticas e padrões de qualidade. As atividades do curso foram realizadas nas instalações do 9º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (9° BEIC), em Vitória da Conquista, nos dias 09 e 10 de agosto, tendo exigido do oficial dedicação, empenho e alto grau de comprometimento profissional.

Conquista: Cão da Cipe Sudoeste localiza 80 kg de drogas e armas em ação integrada com a PRF Foto: Divulgação/Cipe Sudoeste

O cão Zeus, da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe Sudoeste), localizou, nesta sexta-feira (10), 80 kg de drogas, armas e munições em uma ação integrada com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Dois criminosos, Carlos Eduardo de Souza Figueredo e Antônio Carlos de Arruda, foram presos em flagrante durante a operação, na BR-116. Os materiais ilícitos saíram de Minas Gerais. Os policiais faziam abordagens de rotina em um posto da PRF, entre as cidades de Vitória da Conquista e Cândido Sales, quando abordaram um carro licenciado no estado do Mato Grosso do Sul. Zeus iniciou o processo de faro e detectou a presença de drogas. Com o indicativo, os militares e federais fizeram buscas no automóvel e encontraram 60 kg de maconha, 18 kg de cocaína, 1 kg de crack, uma pistola calibre 9 mm (uso restrito) com brasão da Argentina, um revólver calibre 357 e 1,4 mil munições dos calibres 9 mm, 357 e 38. A dupla foi apresentada na Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) de Vitória da Conquista.

Arquivo