Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
08/2018
fechar

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 ou (77) 99951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.

Engenheiro civil morre em acidente na BA-612 no Distrito de Pilões em Candiba Foto: Portal Alô Pilões

Um grave acidente ocorrido no sábado (4) deixou uma pessoa morta e outras três com ferimentos, na BA-612, trecho que interliga a cidade de Candiba ao distrito de Pilões. De acordo com o Portal Alô Pilões, a vítima fatal identificada como Bruno Carpinetti Ribeiro, de 36 anos, conduzia um veículo Volkswagen Fox de cor prata, licenciado em Belo Horizonte (MG), quando perdeu o controle da direção do automóvel, saiu da pista e capotou o carro por diversas vezes. No acidente, o corpo de Bruno foi arremessado para fora do veículo e ele teve morte instantânea. Três adolescentes, residentes em Vila Neves ficaram feridos e foram levados ao Hospital Municipal de Candiba. Agentes do Departamento de Polícia Técnica estiveram no local e após perícia, o corpo foi removido por um carro funerário ao Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi.

Intermunicipal 2018: No grupo 11, Brumado enfrentará Luís Eduardo Magalhães, Paratinga e São Desidério Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Prepare o seu coração, torcedor. Chegou o momento mais esperado pelos baianos do interior. É hora de vibrar com as emoções da 61ª edição da maior competição de futebol amador do país. O Intermunicipal 2018 foi oficialmente lançado no sábado (4). O tradicional Congresso Técnico reuniu presidentes e representantes de Ligas participantes e convidadas, treinadores, atletas, autoridades políticas e do esporte e profissionais de imprensa no Wish Hotel da Bahia, no Campo Grande, em Salvador. Diante de uma plateia lotada, o que mais uma vez comprova a grandeza e importância do campeonato, a Federação Bahiana de Futebol (FBF) anunciou os grupos regionalizados da primeira fase, a tabela completa de jogos e detalhes do certame. Na oportunidade, também foram realizadas palestras para o público. O presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues, discorreu sobre os aspectos técnicos da competição. O vice-presidente, Ricardo Lima, ministrou a palestra sobre registro de atletas e mecanismo de solidariedade. A seleção de Brumado que está no grupo 11 da competição, terá como adversários Luís Eduardo Magalhães, Paratinga e São Desidério. A estreia de Brumado será em casa, no dia 12 de agosto, contra Paratinga, no Estádio Gilberto Cardoso.

Polícia apreende arma branca após homem ameaçar populares no Bairro São Félix em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma arma branca foi apreendida na noite deste sábado (04) pela polícia militar em Brumado. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, um homem estava de posse de uma faca tipo peixeira, ameaçando populares na Rua Itapetininga, no Bairro São Félix. A 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) identificou o homem como Silvano Gonçalves de Oliveira. Ele foi conduzido para a Delegacia Territorial de Brumado. Uma vítima também compareceu na unidade policial para registrar um boletim de ocorrência.

Brumado: Polícia Militar aborda homem na Avenida João Paulo I e apreende arma em sua residência Foto: Divulgação/PM

O Pelotão Especial Tático Operacional (Peto) da Polícia Militar de Brumado dando sequência a “Operação Bom Jesus”, em rondas ostensivas pela Avenida João Paulo I, no Bairro Olhos D’água, avistou um suspeito de prática de roubos e tráfico de entorpecentes. Durante a abordagem, Jonathan Henrique Oliveira, confirmou a polícia que possuía uma arma de fogo em sua residência, localizada na mesma via pública em que foi abordado. Ao realizar buscas no local, a guarnição do Peto encontrou um revólver calibre 32 da marca Taurus. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, Oliveira foi conduzido para a 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin). A arma foi apreendida e apresentada ao delegado plantonista.

Eleições 2018: Filiado ao DEM, prefeito de Rio de Contas declara apoio à reeleição do petista Rui Costa Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Filiado ao partido Democratas, que tem como pré-candidato ao governo da Bahia, José Ronaldo, o prefeito da cidade de Rio Contas, a 78 km de Brumado, Cristiano Cardoso de Azevedo, o Dr. Cristiano, declarou apoio a reeleição do governador Rui Costa (PT) ao palácio de Ondina. Azevedo esteve na convenção partidária do Partido dos Trabalhadores neste sábado (04), em Salvador, que homologou a candidatura de Rui. O prefeito rio-contense estava acompanhada da esposa, Mariana Cotrim e de seu irmão, Érico Cardoso de Azevedo (PSD), prefeito do município de Érico Cardoso. Os membros da família Cardoso também vão apoiar as pré-candidaturas de Jaques Wagner (PT) e Ângelo Coronel (PSD) ao senado federal.

PT confirma Rui como candidato à reeleição ao governo da Bahia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Rui Costa foi confirmado pelo PT, em convenção do partido realizada neste sábado (4), em Salvador, como candidato à reeleição ao governo da Bahia nas eleições 2018. Ele foi aclamado por correligionários no encontro estadual da legenda, que ocorreu no Parque de Exposições. Rui assumiu o governo do estado em 2015 e busca ficar no posto por mais quatro anos, até 2022. O candidato a vice-governador na chapa permanece sendo João Leão.

DEM confirma José Ronaldo como candidato ao governo da Bahia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

José Ronaldo foi confirmado pelo DEM, em convenção do partido realizada na sexta-feira (3), em Salvador, como candidato ao governo da Bahia nas eleições 2018. O ex-prefeito de Feira de Santana, segunda maior cidade do estado, foi aclamado por correligionários no encontro estadual da legenda, que ocorreu em um hotel no bairro do Itaigara. É a primeira vez que ele disputa o posto de chefe do executivo estadual. A candidata a vice-governadora na chapa, anunciada de última hora durante a convenção, é a médica e integrante do movimento “Vem Pra Rua” Mônica Bahia.

Eleições 2018: Podemos homologa Álvaro Dias para a Presidência Foto: Reprodução/Facebook

O Podemos confirmou, em convenção nacional neste sábado (4), em Curitiba, a escolha de Álvaro Dias, 73 anos, como candidato à Presidência da República. Ele está no quarto mandato de senador e é o atual líder do partido. O vice da chapa de Álvaro Dias é o economista Paulo Rabello de Castro, do Partido Social Cristão (PSC). O PSC desistiu de ter candidato próprio e indicou o nome de Rabello na quarta-feira (1º). Além do PSC, o Podemos fechou coligação com o PRP e o PTC. No primeiro discurso como candidato, Álvaro fez críticas ao atual sistema político e voltou a repetir o discurso de “refundar a República”, que defendeu nas entrevistas da pré-campanha eleitoral. O candidato disse, ainda, que vai combater a corrupção e apoiar a continuidade da Operação Lava Jato, que, de acordo com ele, prendeu “os barões que assaltaram a República". "A limpeza não terminou, a limpeza tem que continuar”, afirmou. Álvaro Dias também revelou que pretende convidar o juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato na primeira instância, para assumir o Ministério da Justiça.

Eleições 2018: Rede confirma Marina Silva para disputar o Palácio do Planalto Foto: Reprodução/TV Globo

Rede Sustentabilidade aprovou por aclamação neste sábado (4) a candidatura de Marina Silva à Presidência da República. O partido confirmou o nome da ex-ministra do Meio Ambiente em convenção nacional em Brasília. A Rede também confirmou Eduardo Jorge (PV) como candidato a vice na chapa. A aliança entre as legendas foi acertada na última quinta-feira (2). Esta será a terceira vez que Marina Silva concorrerá ao Palácio do Planalto. Nas outras duas ocasiões, em 2010 e 2014, ficou em terceiro lugar. De acordo com o G1, a candidata foi uma das fundadoras da Rede Sustentabilidade, legenda que obteve o registro junto ao TSE em 2015. Em discurso na convenção, Marina afirmou que a aliança com o PV é “programática, não pragmática”. “A aliança é um encontro programático, não é de convencionais, não é de tempo de TV, não é para pagar marqueteiro. É uma aliança para ajudar a transformar o Brasil”, afirmou.

Geraldo Alckmin é nome do PSDB para a Presidência da República Foto: Divulgação/PSDB

O PSDB confirmou neste sábado (4), em convenção nacional realizada em Brasília, a escolha de Geraldo Alckmin, 65 anos, como candidato na disputa à Presidência da República. Atual presidente nacional do partido, o ex-governador de São Paulo foi escolhido pelos filiados que participaram do evento. Dos 290 votantes, 288 aprovaram o nome de Alckmin. Um filiado não votou a favor do ex-governador e outro se absteve. De acordo com o G1, a candidata a vice na chapa, senadora Ana Amélia (PP-RS), participou do evento ao lado de Alckmin. A expectativa do PSDB é que ela possa melhorar o desempenho do candidato na região Sul e no setor do agronegócio, no qual ela tem bom trânsito. A escolha de uma mulher para vice representa ainda um aceno ao eleitorado feminino.

Lula é oficializado candidato à Presidência pelo PT Foto: Reprodução Globo News

O Partido dos Trabalhadores confirmou na tarde deste sábado (4) a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República. O anúncio foi feito pela presidente da legenda, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), durante a convenção nacional do PT, na Liberdade, no Centro de São Paulo. O candidato a vice ainda não foi definido. Em carta lida pelo ator Sérgio Mamberti, Lula diz que é a primeira vez em 38 anos que não participa de uma convenção nacional do partido. “Mas sei que estou presente em cada um de vocês”, disse. “Nós tratamos a nossa gente como solução e por isso o Brasil mudou. Hoje a nossa democracia está ameaçada. Agora querem fazer uma eleição de cartas marcadas. Querem inventar uma democracia sem povo”, disse em carta. De acordo com o G1, Lula não participou da convenção porque está preso desde o começo de abril, condenado em segunda instância no caso do triplex em Guarujá, a doze anos e um mês de prisão, o que, de acordo com a Lei da Ficha Limpa, o torna inelegível. A questão precisa ser decidida pelo TSE e só pode ser julgada depois do registro oficial.

Prefeitura de Caculé firma parceria e Cipe Sudoeste fará ações sistemáticas na cidade Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

O prefeito de Caculé, José Roberto Neves (DEM), o Beto Maradona, firmou parceria com a Companhia Independente de Policiamento Especializado Sudoeste (Cipe-Sudoeste), a antiga Caesg, para a realização de operações sistemáticas no município. O major Edson Ramos Mascarenhas Júnior, comandante da Cipe, esteve visitando o município e teve um encontro com membros da administração pública municipal. O governo de Caculé anunciou apoio à  logística, alimentação e hospedagem dos policiais da Caesg. Segundo informou o gestor ao site Achei Sudoeste, a medida visa garantir mais segurança e tranquilidade para a população local. “Com o fortalecimento dessa parceria, junto a PM, Guarda Municipal e Cipe, possamos juntos trabalhar, inibindo e coibindo práticas delituosas”, disse.

Empresário é feito refém e tem veículo roubado na cidade de Ibiassucê Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um roubo de um veículo modelo Hilux foi registrado na madrugada deste sábado (04), no município de Ibiassucê, a 79 km de Brumado. De acordo com informações da polícia, um empresário do ramo de eventos e entretenimentos seguia viagem de Lagoa Real para a cidade de Licínio de Almeida, quando ao passar por Ibiassucê, outro veículo Hilux com quatro criminosos, interrompeu seu trajeto e anunciou o assalto. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o empresário e os ocupantes do carro foram feitos reféns pelos bandidos. Em depoimento a policia, as vítimas disseram que os bandidos seguiram viagem com os dois veículos, passaram pela cidade de Caculé e depois foram para Guajeru, quando foram libertados dos meliantes. A polícia está realizando diversas ações em municípios da região sudoeste, na tentativa de localizar os bandidos e recuperar o veículo roubado.

Eleições 2018: PSD homologa candidatura do brumadense Tiago Amorim a deputado estadual Foto: Divulgação

O Partido Social Democrático (PSD) homologou na manhã deste sábado (04) a candidatura do advogado brumadense Tiago Amorim para deputado estadual. O pré-candidato teve a confirmação da escolha de seu nome do senador Otto Alencar, presidente do PSD na Bahia. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Amorim disse que está em busca de seu espaço na política brumadense e espera representar o município na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). “Vamos construir as nossas ações em volta do município de Brumado, o qual ainda não tem um verdadeiro representante na Assembleia”, disse. Para ele, é importante que a cidade tenha mais visibilidade em ações do governo estadual, com um parlamentar que seja filho da terra na AL-BA.

Polícia apreende onze celulares furtados com três indivíduos durante o aniversário de Candiba

Uma ação rápida do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e da Cipe Sudoeste, na cidade de Candiba, a 166 km de Brumado, prendeu três homens com onze celulares furtados. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, a prisão dos acusados foi realizada durante as comemorações do aniversário de emancipação política de Candiba, após quatro pessoas se deslocaram até o posto de comando da Polícia Militar informando os furtos de seus aparelhos celulares no Parque de Exposições, local do evento. Os elementos que são da cidade de Feira de Santana, foram identificados como Itamaelson da Paixão Andrade e Luís Carlos Silva Brito, foram localizados no estacionamento do Parque de Exposições. Já Jonas da Gama Nogueira, foi capturado no interior do parque.  De posse dos indivíduos os policiais se deslocaram até o veículo dos mesmos e no seu interior, em um fundo falso, foram localizados onze celulares furtados. Eles e os aparelhos recuperados foram levados para a delegacia. Ambos foram atuados em flagrante por furto qualificado. Os aparelhos estão à disposição da polícia civil para fins de devolução às vítimas.

Operação Bom Jesus: Adolescente é apreendido com droga e balança precisão em Brumado

Um adolescente foi apreendido na noite da última sexta-feira (03) durante a operação Bom Jesus , deflagrada pela polícia militar de Brumado. De acordo com a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), uma guarnição do Pelotão Especial Tático Operacional (Peto) realizava rondas ostensivas no bairro São Félix, quando suspeitou de um adolescente. Durante a abordagem, o jovem informou espontaneamente que possuía uma porção de maconha no interior de sua residência, situada na Rua Piloto Marques. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, ao chegar ao local informado, após autorização da proprietária do imóvel e genitora do conduzido, os militares fizeram uma busca minuciosa no interior da residência, onde encontraram uma pequena porção de substância semelhante a maconha, uma balança de precisão e sacos plásticos. Diante dos fatos, o adolescente e o material apreendido foram encaminhados para 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), onde o fato foi registrado.

Bandido morre em confronto com a Cipe Sudoeste em Encruzilhada

Um bandido morreu em confronto com a Companhia Independente de Policiamento Especializado Sudoeste (Cipe-Sudoeste), a antiga Caesg, na cidade de Encruzilhada, a 244 km de Brumado. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, por volta das 18h da última ta sexta-feira (03), em rondas pelo Distrito de Vila Bahia, ao averiguar informação que homens armados estavam em uma área de cafezal traficando entorpecentes, imediatamente a guarnição da Cipe Sudoeste se deslocou ao local e de maneira furtiva, em modalidade de patrulhamento rural, adentrou ao cafezal, onde se deparou com alguns indivíduos, que ao avistarem a patrulha, efetuaram disparos contra os policiais. Diante da injusta agressão, os policiais revidaram a fim de salvaguarda suas vidas. Em seguida, após  cessados os disparos, foi realizada varredura no local, onde foi encontrado, alvejado, ao solo, um indivíduo em posse de um revólver calibre 38, municiado. A polícia imediatamente prestou socorro, conduzindo-o ao Hospital Luís Eduardo Magalhães, em Encruzilhada, onde o mesmo, identificado como V. H. S. L, não resistiu, sendo constatado seu óbito, pelo médico plantonista. No hospital, foram encontrados em posse do individuo, 40 petecas de substância análoga à crack, acondicionadas para comercialização. O revólver, bem como seis munições calibre 38, sendo quatro deflagradas e as quarentas petecas de substância análoga à crack foram apreendidas e apresentadas na Delegacia Territorial de Vitória da Conquista.

Foragido da delegacia de Caculé é acusado de estuprar filha de 04 anos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O homem identificado como Edivaldo Dutra Farias que fugiu da delegacia da cidade de Caculé, a 100 km de Brumado, nesta sexta-feira (03), é acusado de estuprar a própria filha de quatro anos.  Segundo apurou o site Achei Sudoeste, ele estava detido na carceragem local há dois meses. A fuga do de Farias contou com o auxilio de dois homens que entraram na delegacia pela área de sol e serraram as grades da cela em que ele estava custodiado. Nenhum policial percebeu a ação dos comparsas e a fuga do preso. Policiais civis e militares estão em diligências em todo o município de Caculé, inclusive na zona rural, na tentativa de recapturar Edivaldo.

9º Agosto Gospel será realizado neste sábado em Brumado

Começa neste sábado (04), o 9º Agosto Gospel, evento realizado pelo Ministério de Jovem da Igreja Missões do Evangelho Pleno (IMEP) em Brumado. O evento terá início às 19h, e acontecerá durante os quatro sábados do mês de agosto. A abertura contará com Ministério Plenitude, Ministério de Coreografia e preletor Pastor João Paulo. Venha e traga sua família. Rua Coronel Tibério Meira, nº 447, no centro de Brumado.

Bens da família Vieira Lima são desbloqueados pelo STF Foto: Reprodução/Teixeira News

De acordo com informação veiculada no jornal O Globo pelo colunista Lauro Jardim, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, aceitou o pedido da matriarca dos Vieira Lima, Marluce Quadros Vieira Lima, que pediu na Justiça a restituição dos bens da família. Segundo a publicação, Fachin havia bloqueado os bens, atendendo ao pedido dos investigadores, ao concordar que há indícios de que os denunciados aplicaram em investimentos no mercado imobiliário e que as empresas envolvidas nessas relações comerciais pertenciam a Geddel, a Lúcio Vieira Lima e a Marluce.

Júri condena homem por matar namorada de 13 anos grávida em Vitória da Conquista Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, um júri popular condenou nesta quinta-feira (2) um homem a 16 anos e oito meses de prisão pelo homicídio de Maricélia Santos Oliveira, de 13 anos, com um tiro na testa. A vítima estava grávida. O crime aconteceu no dia 9 de fevereiro de 2017, por volta de 13h30. Na época, o autor do homicídio tinha 19 anos e foi armado para casa de Maricélia. Eles eram namorados. Os dois começaram a discutir por conta da gravidez, que ele não aceitava, e, durante a discussão, Carlos deu um tiro na testa da vítima, que não resistiu e morreu. O réu já está em prisão cautelar há mais de um ano e cumprirá a pena em regime fechado. O crime foi qualificado por motivo torpe. A decisão do juiz Reno Viana Soares acata a denúncia do promotor de Justiça José Junseira Almeida de Oliveira. Ainda cabe recurso.

Dois homens armados serram grades e libertam preso na delegacia de Caculé Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste/PC

Dois homens armados pularam o pátio que dá acesso a custódia da delegacia de Caculé, a 100 de km Brumado, serraram as grades de uma das celas e deram fuga a um detento nesta sexta-feira (03). Segundo informou a polícia civil ao site Achei Sudoeste, os custodiados disseram que os homens, de identidade desconhecidas, chegaram ao local pelo teto da área de sol e após serrarem as grades deram fuga ao detento identificado como Edivaldo Dutra Farias. As policias civil e militar de Caculé já montaram uma operação de emergência, no intuito de deter novamente o foragido da justiça.

Defesa de Geddel pede quebra de sigilo telefônico da Polícia Federal da Bahia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A defesa da família do ex-ministro Geddel Vieira Lima pediu ao ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), a quebra do sigilo telefônico do Núcleo de Inteligência Policial da Superintendência da Polícia Federal da Bahia com o objetivo de saber quais números ligaram para a autoridade policial para denunciar os R$ 51 milhões encontrados em um apartamento no Bairro da Graça, em Salvador, em setembro do ano passado. Em maio, a Segunda Turma do Supremo tornou o ex-ministro e seu irmão réus no caso do bunker. Também pelos crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa se tornaram réus a mãe dos políticos, Marluce Vieira Lima, o ex-assessor parlamentar Job Ribeiro Brandão e o empresário Luiz Fernando Machado da Costa Filho.

MEC autoriza implantação de novo curso de medicina em Guanambi

Nesta sexta-feira (03), foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) a Portaria nº 541, que autoriza o curso de Medicina na cidade de Guanambi, onde será ministrado pela Faculdades Integradas Padrão - FIP. No total, serão 60 vagas totais anuais e prazo mínimo para integralização de 6 anos. Na mesma publicação, através da Portaria nº 744, o Ministro da Educação Rossieli Soares da Silva assinou o credenciamento da FIP Guanambi, em cumprimento a decisão judicial. O Secretário de Saúde de Guanambi, André Moitinho, disse em uma rede social que a autorização é um importante passo para melhoria da saúde em toda região, bem como para atendimento de uma imensa carência de profissionais na área. A expectativa é de que o vestibular seja divulgado na próxima semana.

Arquivo