Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
08/2018
Brumado: Alunos da Uneb protestam após suspensão do curso de Pedagogia Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

No último dia 15, o juiz José Eduardo das Neves Brito, da Vara da Fazenda Pública de Caetité, determinou a suspensão do curso de Pedagogia, no Campus XX, na Uneb, em Brumado, apenas dois dias após o início das aulas. Após a decisão, os alunos iniciaram uma série de manifestações. Eles disseram que vão lutar pelos seus direitos e pela continuidade do curso no campus. “Se tivermos que correr atrás de um direito que é nosso, assim o faremos, não vamos deixar que tirem essa conquista da nossa Brumado”, declararam. A decisão judicial partiu de uma ação popular impetrada pela advogada Magda Souza David, que alega que o curso foi criado sem a anuência e aprovação do Conselho Superior da Uneb, bem como sem um amplo debate com a sociedade. Em nota, a Uneb ressaltou que o curso de licenciatura em Pedagogia na Uneb/Brumado foi implantando em regime de colaboração interdepartamental com o campus de Guanambi e todo trâmite seguiu o regimento.

Brumado: Polícia Civil elucida 80% dos homicídios e latrocínios em 2018 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Neste ano, a Polícia Civil de Brumado, chefiada pelo delegado Samuel Bruno Paz, conseguiu elucidar 80% dos homicídios e latrocínios que ocorreram no município. Comparados à média nacional, que fica em torno de 8% de elucidação, os números conquistados pelo trabalho da polícia em Brumado são excelentes. A Polícia Civil ressaltou que o índice se deve ao compromisso dos policiais civis e à priorização da investigação dos crimes que atingem a vida.

Quase a metade das pessoas que têm contas em atraso (46%) acredita que não conseguirá pagar as dívidas pelos próximos três meses. Foi o que mostrou a pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). O levantamento mostrou também que 49% dos inadimplentes confiam que vão conseguir regularizar a situação, sendo que 36% já planejam quitar todo o valor e 13% apenas parte dele. A sondagem entrevistou 609 consumidores com dívidas em atraso por mais de noventa dias em todas as capitais brasileiras. O valor médio das dívidas do brasileiro chega a 2.615,98 reais. Entre as pessoas com renda familiar de até cinco salários mínimos, a dívida média é de 2.530,96 reais, e as classes A e B devem em média 3.718,48 reais, de acordo com a pesquisa. Há ainda 14% de inadimplentes que nem sabem quanto devem. De acordo com a sondagem, os fatores que dificultam o pagamento das dívidas é a renda insuficiente (para 36% dos entrevistados), o desemprego (para 27% das pessoas) e as pendências serem muito superiores aos ganhos (15%). Há ainda 9% de inadimplentes que não conseguem abrir mão de gastos com os quais estão acostumados.

Brumado: Um ano após acidente, vítima faz campanha contra uso de linha de pipa com cerol Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Há cerca de um ano, no dia 16 de setembro, o servido público Marcelo Pereira Meira quase perdeu a vida depois de ter o pescoço cortado por uma linha de pipa com cerol enquanto trafegava de moto em Brumado. Ele levou 18 pontos e teve de ficar afastado das funções por cinco meses, correndo risco de perder a fala. Ao site Achei Sudoeste, Marcelo fez um apelo e pediu aos pais de crianças e adolescentes que fiquem atentos e impeçam seus filhos de soltarem pipa com cerol a fim de evitar outros acidentes ou uma tragédia maior. O servidor ainda ressaltou que o ideal seria soltar pipa em um local aberto e mais afastado, longe de fios de energia e de aglomerações. “Não gostaria que ninguém passasse pelo que eu passei”, disse.

Michel Temer acerta reajuste de 16,3% nos salários dos ministros do STF Foto: Beto Barata/PR

O presidente Michel Temer (MDB) acertou, em reunião com o futuro presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, e o ministro Luiz Fux, acatar a sugestão para incluir no Orçamento de 2019 um reajuste de 16,38% nos salários dos magistrados da mais alta Corte do país. Em troca, Toffoli e Fux se comprometeram a acabar com o pagamento do auxílio-moradia, que, em média, tem o valor de R$ 4,7 mil mensais. O pagamento do benefício, que é contestado em ações que tramitam no próprio STF, só está sendo feita graças a uma liminar concedida por Fux. A informação do acordo foi revelada pelo próprio Temer em entrevista ao Broadcast Político, do jornal O Estado de S. Paulo. Segundo ele, relatórios apresentados pelos magistrados mostram que a concessão do reajuste e a extinção do benefício se equivalem em valores. “Não será preciso fazer nenhuma alteração no orçamento do Judiciário. As coisas se encaixam perfeitamente”, disse o presidente. O Palácio do Planalto confirmou que a inclusão do reajuste está sendo feita por técnicos do Ministério do Planejamento, responsável pelo envio do Orçamento federal ao Congresso até esta sexta-feira, 31.

SMTT busca padronização da base semafórica em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Atendendo a uma solicitação da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), a empresa JSM Soluções Para o Trânsito esteve em Brumado oferecendo uma capacitação sobre a implantação de melhorias na base semafórica do município. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Engenheiro Márcio da Silva destacou que se trata de um treinamento dos técnicos que prestam a manutenção periódica dos semáforos da cidade a fim de melhorar o trânsito municipal através de soluções modernas. “O ideal é trabalhar com a padronização dos controladores dos semáforos de forma que facilite essa manutenção e se evitem custos desnecessários para o Município”, destacou. O coordenador da SMTT, Jansen Ricardo, ressaltou que o departamento tem trabalhado em busca da modernização dos serviços prestados na cidade e que a capacitação visa atender a uma demanda presente na base semafórica municipal. “A nossa Coordenação de Estatística averiguou a possibilidade de um melhor desempenho nas bases semafóricas do município e a gente está tentando padronizar, uniformizar e modernizar as bases implantadas dentro da sede através desse treinamento. Hoje, temos um avanço diante do número de bases semafóricas implementadas no município e, com esse avanço, eu preciso de uma tecnologia atual e moderna”, informou.

População brasileira chega a 208,5 milhões Foto: Marcos Serra Lima/G1

A população brasileira foi estimada em 208,5 milhões de habitantes, conforme divulgado nesta quarta-feira (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As estimativas da população para estados e municípios, com data de referência em 1º de julho de 2018, foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU). Na comparação com 2001, quando havia pouco mais de 172,3 milhões de habitantes, a população brasileira cresceu 21%. A taxa de crescimento em relação a 2017, quando a população somava 207,6 milhões, foi de 0,82%.

Vandalismo custa caro aos cofres públicos em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, o vandalismo atinge diversas áreas e uma das que mais sofre com a depredação pública é o setor de iluminação. Roni Bezerra, coordenador de iluminação do município, destacou que os vândalos atuam especialmente nas periferias. Todos os dias, segundo Bezerra, é registrada a destruição de lâmpadas e luminárias na cidade. “Em média, pela ação do vandalismo, temos em torno de 50 lâmpadas quebradas por semana e, de luminárias, em torno de 25 a 30. É um custo em torno de R$ 30 por lâmpada e quem paga é o próprio cidadão”, informou. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele fez um apelo à comunidade.

Vandalismo custa caro aos cofres públicos em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

“A gente pede encarecidamente para que as pessoas preservem o bem público, principalmente a iluminação, porque a iluminação tem um fator preponderante no que se refere à segurança pública”, disse. Além da iluminação, há ainda a depredação de praças, banheiros, telefones públicos e placas de sinalização. Para se ter uma ideia da gravidade da situação, de todas as pracinhas da ciência instaladas em diversos municípios no interior do estado, apenas a unidade brumadense encontra-se destruída pelo vandalismo. No local, os brinquedos lúdicos que seriam utilizados pelas escolas para atividades extraclasse foram quebrados e inutilizados pela ação de vândalos. A população pode entrar em contato com o setor de obras através do número (77) 3441-2339 a fim de fazer a sua solicitação por novos pontos de iluminação ou a substituição daqueles que foram destruídos.

Praticook Brumado: Alimentação saudável para você comer bem e viver bem

Com o objetivo de promover um estilo de vida leve, a Praticook possui um extenso catálogo de produtos saudáveis, com opções integrais, diet, light, low carb, detox, sem glúten e sem lactose. A loja trabalha com refeições congeladas, práticas e acessíveis, que têm todos os nutrientes necessários para uma alimentação equilibrada, além de lanches saudáveis para te ajudar a emagrecer sem sacrifícios. O conceito da marca Praticook busca incentivar o maior número de pessoas a seguir um estilo de vida saudável, com praticidade e sabor. Tudo para tornar o seu dia a dia e sua vida melhores. Nossos produtos são preparados com ingredientes selecionados e sem adição de conservantes. A ideia é comer bem para viver bem. Praticook, a sua loja de produtos saudáveis: vem ser saudável com a gente! A loja está localizada na Praça Dr. Nelson Lula, 146, centro de Brumado. Para maiores informações e disk-entrega ligue: (77) 3441-0687 / (77) 99961-0687.

Vereador de Vitória da Conquista é alvo de operação contra crime eleitoral Foto: Divulgação/PF

Uma operação para combater crimes eleitorais cometidos em 2016 foi deflagrada, nesta quinta-feira (30), pela Polícia Federal, em cidades da Bahia, Rio de Janeiro e Mato Grosso. Segundo a PF, os crimes teriam sido cometidos por um então candidato, eleito vereador, da cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. A PF não divulgou o nome do vereador, que é o principal alvo da operação. De acordo com a PF, a operação, intitulada Condotieri, conta com mais de 100 policiais federais que cumprem 29 mandados de busca e apreensão, 23 mandados de medidas cautelares e 61 mandados de intimação. Os mandados são cumpridos em Salvador, Vitória da Conquista, Itabuna, Wenceslau Guimarães, e Lauro de Freitas, na Bahia, além do Rio de Janeiro (RJ) e Cuiabá (MT).

CFC promove capacitação para implantação do e-Social em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta quarta-feira (29), foi ministrado em Brumado, no Auditório do Semac, o curso e-Social - Principais Novidades e aspectos práticos para implantação do e-Social, promovido pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), com o apoio do Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia (CRC-BA) e da Delegacia de Brumado. Palestrante no evento, o vice-presidente de fiscalização do CRC-BA, Sérvio Túlio, informou que o e-Social é uma forma de centralizar as informações das áreas trabalhista e previdenciária por meio de um sistema. A capacitação, segundo ele, serve para orientar o profissional contábil, principalmente o de Recursos Humanos, sobre como executar o que já é feito no papel para o formato digital dentro do sistema do e-Social.

CFC promove capacitação para implantação do e-Social em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A maioria da classe empresarial e alguns contadores não aprovaram a implantação do sistema, porém, conforme explicou o vice-presidente, o e-Social é o cumprimento da lei e não há o que ser discutido. “O e-Social traz para a área trabalhista e previdenciária a regularização do que está acontecendo de errado, então não teria motivo pra haver esse questionamento”, destacou. O curso está sendo ministrado em toda a Bahia. Em Brumado, os participantes doaram fraldas geriátricas para o Lar dos Idosos.

Achei Tour dispõe de pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão

A Achei Tour preparou um pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão, com duração de quatro dias, de 23 a 26 de outubro de 2018. A viagem custa apenas R$ 980. O valor pode ser pago em até 10 vezes sem juros, para início em janeiro, ou parcelas ajustadas a partir do mês do contrato fechado. O pacote inclui: viagem em ônibus semi-leito, com ar-condicionado, TV e wi-fi; três diárias com café da manhã, almoço e jantar e meia diária com meia pensão; quartos com ventilados de teto e ar condicionado, TV e wi-fi; visita a Campos do Jordão; assistência viagem e camiseta padronizada. Não perca a chance de visitar um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027.

Inauguração do Cicom em Brumado terá presença do Secretário de Segurança Pública da Bahia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Tenente Coronel Moisés Brito de Oliveira, da Polícia Militar, está em Brumado para a cerimônia de inauguração da unidade do Centro Integrado de Comunicação (Cicom), que acontece nesta quinta-feira (30), às 14h. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o oficial resumiu que o Cicom representa a integração das telecomunicações operacionais das instituições de segurança pública. “Na prática, o que acontecia é que cada unidade policial, no seu respectivo município, fazia uma comunicação local e isso tinha uma vertente perigosa, porque, quando ocorria o fato em uma cidade que compõe a nossa região, demorava muito para que essa informação e esse pedido de ajuda e apoio chegasse nos demais municípios. O Cicom veio para integrar todos os municípios, pois, a partir de um chamado, todas as viaturas vão ouvir e um município pode apoiar o outro com mais prontidão”, disse. O Secretário de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Maurício Barbosa, estará presente na solenidade, além de todos os chefes das instituições que compõem o sistema de defesa associado, prefeitos de municípios da microrregião e demais autoridades.

Robô cadeirante desenvolvido em Caetité ganha repercussão em todo país Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o professor Emílio Aurélio falou sobre o primeiro robô cadeirante desenvolvido por alunos do Centro Técnico de Educação Profissional (Cetep), em Caetité, a 100 km de Brumado. O projeto piloto tem ganhado repercussão em todo país, já tendo sido, inclusive, apresentado na Feira de Ciências da Bahia, na capital do estado. No evento, o projeto ficou em segundo lugar na categoria “Empreendedorismo”. Segundo o professor, a ideia surgiu a partir de um estudo sobre a acessibilidade desenvolvido em sala de aula.

Robô cadeirante desenvolvido em Caetité ganha repercussão em todo país Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A intenção, conforme explicou, era chamar a atenção dos alunos para o problema da falta de acessibilidade na cidade e no país. Acoplado ao robô, um computador gera imagens de pontos onde o deficiente físico encontra problemas para se locomover. A proposta é ajudar a melhorar a realidade dessas pessoas. Do protótipo ao formato atual, o projeto tem três anos e, segundo o professor, novas parcerias foram firmadas a fim de buscar agregar valor à iniciativa, entre eletricistas, engenheiros e técnicos em informáticas. “O projeto já está cumprindo o seu papel e ajudando a modificar os espaços para cadeirantes”, destacou. Vale ressaltar que o robô é feito de PVC, 100% ecologicamente correto.

Operação Chronos: TRF-1 determina retorno do prefeito Sérgio Maia em Aracatu Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A desembargadora Mônica Jacqueline Sifuentes Pacheco de Medeiros, do Tribunal Regional Federal (1ª Região), em Brasília, determinou na tarde desta quarta-feira (29) o retorno de Sérgio Silveira Maia (PSD), ao cargo de prefeito do município de Aracatu, a 36 km de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Maia estava afastado do cargo desde o dia 19 de setembro de 2017, durante a Operação Chronos realizada pela Polícia Federal (PF), Ministério Público Federal (MPF) e a Controladoria Geral da União (CGU) por fraudes nos processos licitatórios e na execução de contratos de prestação de serviços de limpeza, asseio e conservação diária nas dependências de prédios pertencentes ao município. Até então, a cidade estava sendo administrada pela vice-prefeita Lêda Matias (PSB).

Caculé: Sinal de telefonia móvel chega a Várzea Grande e beneficia 3 mil pessoas Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

O sinal de telefonia móvel chegou ao Povoado de Várzea Grande, na cidade de Caculé, a 100 km de Brumado, nesta quarta-feira (29). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a tecnologia de celular e internet móvel 3G já beneficia três mil moradores da localidade e adjacências. Todo o investimento para a instalação dos equipamentos foi realizado pela Prefeitura Municipal de Caculé. O prefeito José Roberto Neves (DEM), o Beto Maradona, atende a mais uma reivindicação dos moradores de Várzea Grande. “Vamos avançando, Caculé cada dia melhor”, garantiu.  Os moradores satisfeitos, já usufruem dos serviços que facilitam a comunicação.

Brigadistas combatem incêndio na Serra das Almas em Rio de Contas Foto: Cléria Vanuzia

Um incêndio na Serra das Almas, no município de Rio de Contas, a 78 km de Brumado, foi controlado por brigadistas no Mirante II. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, agricultores da região teriam ateado fogo no local, na tentativa de aproveitar a área para plantações. Para surpresa deles, o incêndio se alastrou pela Serra das Almas, sendo necessário o auxilio dos brigadistas para conter as chamas. De acordo com testemunhas, o fogo atingiu plantações e residências na localidade de Sítio Bonito. De acordo com a Rio de Contas FM,  secretaria de meio ambiente está realizando um levantamento para reflorestamento dos locais atingidos pelo incêndio.

Número de habitantes de Brumado, Caetité e Guanambi diminuem em relação a 2017 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta quarta-feira (29), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou no Diário Oficial da União (DOU) as estimativas populacionais dos municípios brasileiros em 2018. Segundo os dados apresentados, a cidade de Brumado perdeu 2.629 habitantes em relação a 2017. No ano passado, a população era de 69.677, mas caiu para 67.048 no período de um ano. Os municípios vizinhos de Caetité e Guanambi também apresentaram queda populacional após anos de sucessivos aumentos. De acordo com as projeções, Guanambi perdeu 2.794 habitantes em relação a 2017, quando a população era de 86.808 habitantes, caindo para 84.014 habitantes em 2018. Já em Caetité, em 2017, a população era de 52.853, caindo para 50.861 em 2018, ou seja, houve uma diminuição de 1.992 habitantes. A população total brasileira estimada é de 208,5 milhões de habitantes, um crescimento de 0,82% em um ano. A estimativa de população para a Bahia, neste ano, foi ajustada para baixo e ficou em 14.812.617 pessoas. Esse total foi 3,5% menor que a estimativa de 2017, que havia sido de 15.344.447 habitantes (menos 531.830 pessoas).

Lei determina que morador de rua deve ser atendido pelo SUS Foto: Reprodução

Desde a última segunda-feira (27), está assegurado por lei o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) de famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade ou risco social, mesmo que eles não apresentem comprovante de residência. A Lei nº 13.714/2018 proíbe expressamente a recusa de atendimento pelo SUS nesses casos. Emenda apresentada pelo senador Eunício Oliveira (MDB-CE) determina o atendimento a moradores de rua, geralmente assistidos por instituições filantrópicas. O texto garante a essa camada da população “a atenção integral à saúde, inclusive com dispensação de medicamentos e produtos de interesse para a saúde”.

Brumadense é selecionado para Festival Internacional Latino Americano de Teatro da Bahia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O professor brumadense e Diretor Geral do Projeto Teatrizzer, Joadson Mulkannizzer, foi selecionado, juntamente com outras 13 pessoas, para participar do Intercâmbio Artístico-Cultural, em Salvador. Foram mais de 100 inscritos e mais de 50 municípios baianos participantes. O intercâmbio é uma realização da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), em parceria com o Festival Internacional Latino-Americano de Teatro da Bahia (Filte Bahia 2018). O Filte é um dos maiores eventos de artes cênicas do país, reunindo artistas, grupos e espetáculos nacionais e internacionais em uma programação intensa que envolve, além de apresentações de espetáculos e performances, atividades formativas como colóquios e residências artísticas. Os contemplados ficarão hospedados na residência artística da Funceb, Pouso das Artes, localizada no Pelourinho, entre os dias 5 e 9 de setembro.

Três morrem e 17 são presos em operação contra o tráfico de drogas no oeste da Bahia Foto: Divulgação/SSP-BA

Dezessete pessoas foram presas e três homens morreram durante uma operação de combate ao tráfico de drogas, realizada desde a madrugada desta quarta-feira (29), em cidades do interior da Bahia e em São Paulo. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), o suspeito detido na cidade de Ibiúna, em São Paulo, foi identificado como Wagner José dos Santos, conhecido como “Dinda”. Ele é apontado como chefe de uma das quadrilhas que atuava na Bahia. As ações ocorreram em cidades do oeste do estado, como Barreiras, Santa Maria da Vitória e São Félix do Coribe, além de Irecê, que fica no norte do estado. A Polícia Civil detalhou que, após 10 meses de investigações, foram identificados sete grupos associados ao tráfico atuando nas cidades onde ocorreram a operação. Além das 17 prisões, sete investigados já estavam presos no Conjunto Penal de Barreiras. Na Bahia, além das prisões, a polícia também fez apreensões de veículos, armas, dinheiro, comprovantes de depósitos, entre outros itens que estão sendo catalogados. A quadrilha ainda é suspeita de realizar diversos crimes na região, como homicídios e roubos a bancos.

Operação prende dois indivíduos e apreende armas em Guanambi e Candiba Foto: Divulgação/PC

Operação prende dois indivíduos e apreende armas em Guanambi e Candiba  Durante operação deflagrada nesta terça-feira (28), nos municípios de Guanambi e Candiba, policiais civis da 22ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) apreenderam três armas de fogo e efetuaram duas prisões. Segundo informações obtidas pelo Achei Sudoeste, a Operação Continere cumpriu oito mandados de busca e apreensão e resultou na prisão de Cicero Ângelo Soares e Elmar Pinto Silva, no município de Candiba. Além das prisões, foram localizadas três armas de fogo, sendo dois revólveres e uma garrucha. Munições de diferentes calibres também foram apreendidas na operação. Os detidos e todo o material apreendido foram apresentados na sede da 22ª Coorpin.

Pneumologista Damille Sandes passa a fazer parte do quadro de especialistas da Clínica Mais Vida

Os problemas ligados ao pulmão e as vias respiratórias são muito frequentes na população e se faz importante chamar a atenção para que se obtenha a melhoria da qualidade de vida das pessoas que apresentam doenças respiratórios. Damile, pneumologista, que começa a atender na Clínica Mais Vida destaca que o tabagismo ainda é um dos grandes causadores de doenças respiratórias crônicas, sendo o pulmão um dos mais prejudicados com o tabagismo, que pode causar doenças como: câncer em diversos órgãos, doenças pulmonares, como bronquite e enfisema, doenças cardiovasculares, como pressão alta, infarto e AVC.  

A pneumologista salienta que um ex-fumante pode recuperar a saúde pulmonar se todos os cuidados forem tomados e se em primeiro lugar cessar permanentemente o tabagismo.  Damile, que passa a fazer parte do quadro de especialistas da Clínica Mais Vida, observa que a sua especialidade ainda apresenta algumas dificuldades para a população, pois ainda existe a carência de profissionais, sendo assim, a iniciativa da Clínica em ofertar aos brumadenses e moradores da região esse profissional é muito importante, pois atesta sua grande preocupação com a qualidade de vida da população. O pneumologista é o médico especialista em doenças respiratórias e pulmonares. Essas doenças afetam os pulmões, traqueia, brônquios e bronquíolos, dificultando assim o processo de respiração. E engana-se quem pensa que esses profissionais só tratam de pneumonia. Os pneumologistas são capacitados para fazer o diagnóstico de doenças nos pulmões e seus componentes, como asma, apneia do sono, doenças provenientes do tabagismo e outros.  É importante lembrar que algumas doenças podem ser provocadas pela poluição, pelo tempo seco e por temperaturas mais baixas decorrentes do outono e inverno, devendo se tomar cuidados essenciais para que não sejam acometidos, tais como: lavar corretamente as mãos, evitar aglomeração de pessoas, e, tomar as devidas vacinas. Previna-se, cuide da sua saúde. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496.

CONTINUE LENDO
Caculé: Igreja Católica inicia festa do padroeiro nesta quinta-feira (30) Foto: Aloísio Costa

Em Caculé, o novenário em comemoração ao Sagrado Coração de Jesus, padroeiro da cidade, terá início na próxima quinta-feira (30). As novenas serão realizadas até o dia 07 de setembro, na Igreja Matriz. A festa de encerramento, que será no dia 08, contará com a realização de alvorada, procissão e a missa solene, celebrada por Dom José Roberto Silva Carvalho. Neste ano, o tema do novenário é: “O testemunho dos leigos iniciados à vida cristã na família, na Igreja e na sociedade”.

Funcionário é demitido por tentar abordar Silvio Santos no SBT Foto: Reprodução/SBT

Um funcionário da equipe de transportes do SBT foi demitido por tentar furar o bloqueio de segurança para falar com Silvio Santos nos corredores da emissora. O episódio ocorreu na quinta retrasada (16), no período da tarde. O apresentador andava pelos corredores com seu guarda-costas – já contratado para evitar assédio de funcionários – quando o agora ex-funcionário tentou interceptá-lo. De acordo com a Veja, o homem queria pedir que o Dono do Baú reativasse as motolinks paradas no estacionamento. Foi desligado na mesma tarde. A assessoria de imprensa do canal confirma o caso, e acrescenta: “Como (o homem) já tinha um histórico de problemas comportamentais, foi dispensado.”.

Arquivo