Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
08/2018
fechar

Em Belo Horizonte, cavalo que vale mais que Ferrari ganha três prêmios Foto: Aladim Zenith/Divulgação

Avaliado em R$ 5 milhões, Lúcido da Figueira faturou três títulos na 37ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, realizada em Belo Horizonte. O animal, mais valioso que o modelo 812 Superfast da Ferrari, foi o vencedor nas categorias Marchador Ideal, Convencional Cavalo Jovem e Campeão da Raça Cavalo Jovem Maior. De acordo com o G1, Lúcido já pasta tranquilo no Haras Figueira, que fica em Novo Hamburgo (RS), após a maratona de competições. Ele foi escoltado de volta para casa junto com sua equipe exclusiva, composta por tratadores e veterinários. “São oito pessoas no total”, disse o seu criado, Antônio Santos Silva.

Conselho rural cobra ações definitivas para o abastecimento no interior de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) de Brumado está cobrando das três esferas de governo, federal, estadual e municipal, projetos e ações definitivas que resolvam a questão da falta de abastecimento no interior de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente do conselho, Frederico Neves, enfatizou que a Operação Pipa cumpre o seu papel, que seria apenas emergencial, no município há dez anos, porém os poderes se acomodaram e mantiveram a operação como permanente na região. “Não era para estarmos aqui lamentando a falta do carro pipa, pois a operação não era nem pra estar mais em nossa região, pois os recursos investidos na operação já deveriam ter sido revestidos em projetos definitivos de convivência com a seca”, ponderou o conselheiro, alertando aos gestores públicos que a operação pipa é apenas um paliativo do governo federal que não deve ser encarado como a solução para a crise de abastecimento nas comunidades afetadas. Nos últimos doze anos, a Operação Pipa, coordenada pelo Exército Brasileiro, tem atendido aos decretos de emergência de seca, sempre atualizados pela prefeitura municipal. Atualmente, 16 caminhões estão cadastrados na operação para atender a demanda de mais de 250 comunidades com mais de 20 mil habitantes. Porém, acerca de 30 dias, os pipeiros não estão levando água às comunidades devido à suspensão por parte da Embasa, após ser descoberta uma falha mecânica, o que afetou e reduziu a produção no tratamento da água, obrigando a gerência a priorizar o abastecimento na sede de Brumado e Malhada de Pedras.

STF: Ação de improbidade pública prescreve após 5 anos Foto: Nelson Jr./STF

Seis dos onze ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votaram nesta quinta-feira para que ações de improbidade só possam ser apresentadas à Justiça em até cinco anos depois que o fato a ser investigado for descoberto. Portanto, se um processo for iniciado depois desse prazo, não haveria mais possibilidade de punição ao agente público. Como é uma ação civil, e não penal, os culpados são condenados a devolver ao erário o dinheiro desviado, além do pagamento de multa. De acordo com o Jornal O Globo, outros dois ministros votaram para que a punição para o mau uso do dinheiro público seja imprescritível – ou seja, mesmo que o pedido de ressarcimento fosse feito depois de cinco anos, haveria possibilidade de punir o culpado. Embora o placar já esteja definido, outros três ministros ainda vão votar. O julgamento deve ser concluído na próxima semana. O prazo de cinco anos está expresso na lei de improbidade pública. No entanto, segundo a Constituição Federal, a lei estabelecerá prazos de prescrição para ilícitos praticados por agentes públicos que causem prejuízo ao erário, “ressalvadas as respectivas ações de ressarcimento”. Ao interpretar esse trecho, o Ministério Público argumentou que uma ação pedindo ressarcimento aos cofres públicos seria imprescritível – ou seja, poderia ser ajuizada a qualquer momento.

Algodão colorido começa a ser cultivado em Brumado; primeira colheita anima produtor Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O produtor rural Camilo Emílio Morais, residente na Lagoa Dourada, na região da Lagoa do Mourão, é vice-presidente da associação comunitária da localidade. Ele se tornou pioneiro no plantio da semente de algodão colorido no interior do município de Brumado. No último mês, o produtor conseguiu realizar a primeira colheita local com 17 sacas produzidas em meio hectare irrigada de sua propriedade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o agricultor garantiu que o algodão colorido se adaptou bem ao clima local e a produção se mostrou até mais qualificada do que o tradicional algodão branco. O produtor está fornecendo sementes do algodão colorido para quem quiser cultivar em suas propriedades. O presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural de Brumado, Frederico Neves, esclareceu a nossa reportagem que as primeiras sementes plantadas na propriedade de Seu Camilo chegaram ao município após solicitação junto ao Centro Nacional de Pesquisa do Algodão (CNPA), da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa), na cidade de Campina Grande da Paraíba. Neves explicou que a coloração do algodão é feita naturalmente, o que tem despertado muito interesse, sendo bastante requisitado para fabricação de artesanatos pela agro-industria artesanal, o que faz do algodão colorido uma nova fonte de renda para a agricultura familiar brumadense.

Barreiras: PRF flagra motorista alcoolizado com veículo que havia sido roubado em Brasília Foto: Divulgação/PRF

Na última quarta-feira (1º), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou um motorista alcoolizado conduzindo um veículo que havia sido roubado em Brasília. O fato foi registrado por volta de 06h45, no KM 800 da BR-242, no município de Barreiras. Segundo informações da polícia, os PRFs deram sinal de parada ao veículo, que tentou fugir da fiscalização, efetuando diversas ultrapassagens proibidas e gerando perigo aos demais usuários da rodovia. Após alcançar o motorista, os policiais realizaram o teste de etilômetro e constataram a embriaguez ao volante. Além disso, foi constatado que o homem não possui Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e que o referido veículo possuía registro de roubo. À polícia, o homem disse que receberia uma quantia em dinheiro para transportar o automóvel. O condutor foi detido e encaminhado à delegacia de polícia judiciária local, onde responderá pelos crimes de receptação, embriaguez ao volante e por dirigir veículo automotor, em via pública, sem a devida permissão para dirigir.

Sessão do conselho rural debate crise hídrica nas comunidades de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A sessão mensal do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) de Brumado, realizada na manhã desta quarta-feira (1º), foi considerada produtiva com vários temas debatidos e a presença de representações dos setores públicos. Estes esclareceram os assuntos abordados com os conselheiros e líderes comunitários. O representante do IBGE falou sobre a conclusão do censo rural, quando foi realizado um levantamento minucioso da produção em cada comunidade e a geração de renda para as famílias produtoras, identificando as principais linhas de produção no interior do município. Já a BahiaTer levou mais detalhes sobre o novo período do Garantia Safra, enquanto o diretor municipal de agricultura e recursos hídricos foi mais sabatinado pelos presentes no que se refere à crise hídrica no meio rural, tendo como foco mais recente a ausência da Operação Pipa nas comunidades após a suspensão do abastecimento por parte da Embasa. Foi uma das sessões mais participativas com os conselheiros e líderes comunitários apresentando seus questionamentos e expondo as carências das comunidades representadas, principalmente pela falta de água que vem afetando mais severamente a criação animal. O conselho deliberou em convocar a Embasa no intuito de obter mais informações acerca do atual momento crítico de desabastecimento, bem como para discutir medidas permanentes para minimizar os efeitos da seca no meio rural. Dentre as propostas, foram apresentados projetos, como a abertura de poços artesianos, instalação de dessalinizadores, implantação de adutoras e, principalmente, a elevação da crista da Barragem de Cristalândia para ter maior acúmulo na lagoa e, dessa forma, estender e garantir a água encanada para o maior número possível de comunidades desassistidas.

Sinos das Igrejas Católicas de Brumado tocam contra o aborto Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Os sinos das paróquias católicas do município de Brumado tocaram pontualmente às 15h nesta quinta-feira (02) em apoio à manifestação nacional da Igreja Católica contra a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 442, que pretende descriminalizar o aborto até a 12ª semana de gestação. Nesta sexta-feira (03), haverá uma audiência no Supremo Tribunal Federal, durante a qual a ADPF 442 busca deslocar o debate do Congresso para o Tribunal. A Igreja defende a preservação da vida, desde a sua concepção até a sua morte natural, e vê no aborto a interrupção abrupta e violenta que tira do ser indefeso o direito à vida. “Os sinos dobram pelas vidas inocentes e indefesas da nação brasileira”, argumenta a comunidade católica brasileira. As badaladas dos sinos foram ouvidas em toda a sede do município, convocando a comunidade para se aliar ao movimento.

Comer bem, para viver bem: Vem ser saudável com a Praticook Brumado

Com o objetivo de promover um estilo de vida leve, a Praticook possui um extenso catálogo de produtos saudáveis, com opções integrais, diet, light, low carb, detox, sem glúten e sem lactose. A loja trabalha com refeições congeladas, práticas e acessíveis, que têm todos os nutrientes necessários para uma alimentação equilibrada, além de lanches saudáveis para te ajudar a emagrecer sem sacrifícios. O conceito da marca Praticook busca incentivar o maior número de pessoas a seguir um estilo de vida saudável, com praticidade e sabor. Tudo para tornar o seu dia a dia e sua vida melhores. Nossos produtos são preparados com ingredientes selecionados e sem adição de conservantes. A ideia é comer bem para viver bem. Praticook, a sua loja de produtos saudáveis: vem ser saudável com a gente! A loja está localizada na Praça Dr. Nelson Lula, 146, centro de Brumado. Para maiores informações e disk-entrega ligue: (77) 3441-0687 / (77) 99961-0687.

Guanambi: Polícia militar deflagra operação 2x2 em localidades de maior incidência de delitos

Sob o comando do Tenente Coronel Arthur Mascarenhas, o 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Guanambi, a 141 km de Brumado, deflagrou a Operação 2x2 em bairros da cidade onde há uma maior incidência de delitos, com a missão de abordar indivíduos em atitude suspeita. Segundo informou o 17º BPM ao site Achei Sudoeste, durante a operação, foram abordadas 96 motocicletas, sendo 12 apreendidas por desordem e direção perigosa, uma motocicleta apresentada a Delegacia Territorial de Guanambi com chassi adulterado, três pessoas apresentadas com cinco pinos de cocaína e por estarem conduzindo uma motocicleta sem placa policial e uma pessoa presa por agressão física.

Guanambi: Polícia militar deflagra operação 2x2 em localidades de maior incidência de delitos

Ainda de acordo com a polícia, operações sistemáticas continuarão sendo realizadas com o objetivo de proporcionar uma maior sensação de segurança à população e reduzir os índices de criminalidade.

Gamil Föppel lança pré-candidatura à presidência da OAB Bahia em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O movimento Renova OAB, encabeçado pelo advogado Gamil Föppel, pré-candidato à presidência da seccional da OAB Bahia, realizou uma reunião com advogados do município de Brumado, na noite desta quarta-feira (1º). Na oportunidade, foram apresentadas as plataformas da chapa que se opõe ao modelo da atual gestão em gerir os interesses da categoria no estado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Gamil declarou que o objetivo dos encontros nas regiões de subseções é expandir o movimento, ouvir dos profissionais do Direito que atuam na região quais as principais demandas e refletir sobre o que é necessário para a melhoria da advocacia nas cidades.

Gamil Föppel lança pré-candidatura à presidência da OAB Bahia em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Gamil considerou que a classe dos advogados, principalmente no interior do estado, não tem recebido o devido amparo da instituição e apontou ambições pessoais de um único grupo que vem se perpetuando à frente da Ordem nas duas últimas décadas. O pré-candidato disse ainda que não há transparência na atual gestão, que não atende aos apelos para criação de um calendário com cronograma de ações da Ordem e o movimento se apresenta como uma opção de renovação para a retomada da dignidade dos advogados na Bahia.

Achei Tour dispõe de pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão

A Achei Tour preparou um pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão, com duração de quatro dias, de 23 a 26 de outubro de 2018. A viagem custa apenas R$ 980. O valor pode ser pago em até 10 vezes sem juros, para início em janeiro, ou parcelas ajustadas a partir do mês do contrato fechado. O pacote inclui: viagem em ônibus semi-leito, com ar-condicionado, TV e wi-fi; três diárias com café da manhã, almoço e jantar e meia diária com meia pensão; quartos com ventilados de teto e ar condicionado, TV e wi-fi; visita a Campos do Jordão; assistência viagem e camiseta padronizada. Não perca a chance de visitar um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027.

Palmas de Monte Alto: Mãe pede ajuda para tratamento do filho diagnosticado com Adenoide Esponjosa Foto: Vilson Nunes

Residentes na zona rural da cidade de Palmas de Monte Alto, Aline Aparecida Montalvão e Marcos Roberto Ferreira Lopes pedem ajuda para conseguir realizar o tratamento do filho Ednaldo Montalvão Lopes, de 7 anos, diagnosticado com uma doença conhecida como Adenoide Esponjosa, que atinge o nariz, amígdalas e garganta. De acordo com o Vilson Nunes, a lavradora recebe apenas R$ 140 do Bolsa Família e o dinheiro é usado para comprar medicamentos. Já o esposo presta alguns serviços na área da construção. Aline, mãe de 5 filhos (três de sangue e dois adotivos), esclareceu que adotou o menino quando ele ainda tinha 1 ano. Segundo a mulher, três dias depois, ela percebeu o problema de saúde e o levou ao médico. Com 3 anos de idade, Ednaldo precisou fazer a primeira cirurgia, que custou R$ 4.800. Na época, em 2014, a prefeitura de Palmas de Monte Alto contribuiu com R$ 800 e o restante foi adquirido com rifas e feijoada beneficente. Agora, além de uma nova consulta, o menino precisa fazer urgentemente dois exames, pois nos últimos dias os sintomas apareceram novamente e o garoto está com dificuldades para se alimentar e dormir.

Operação Faro Fino visa coibir tráfico de entorpecentes na BA-262 em Caraíbas e Aracatu

Uma guarnição da Cipe Sudoeste, antiga Caesg, realizou a Operação Faro Fino na última quinta-feira (02), na BA-262, no Distrito de Vila Mariana, em Caraíbas e em Aracatu, no sudoeste baiano. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, com o objetivo de coibir e reprimir ações criminosas como o tráfico de entorpecentes, dois animais do Grupo de Operações com Cães (GOC), efetuaram abordagens à diversos ônibus intermunicipais e interestaduais, em pontos de bloqueios às margens da BA-262, no ditrito de Vila Mariana, em Caraíbas e no município de Aracatu. De acordo com a Caesg, nada de ilícito foi encontrado.

Operação Faro Fino visa coibir tráfico de entorpecentes na BA-262 em Caraíbas e Aracatu
Folha de Brumado: Empreendedor lança novo periódico impresso quinzenal Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O empreendedor José Juncal acaba de lançar um periódico impresso, quinzenal, em Brumado: a Folha de Brumado. O novo veículo de comunicação da capital do minério foi apresentado ao site Achei Sudoeste pelo próprio editor chefe, que objetiva resgatar o interesse pela informação impressa, tendo à frente o desafio de convencer os leitores a retomarem o hábito de ler o material impresso. A ferramenta vem de encontro ao atual momento em que impera o jornalismo online. Juncal declarou que o diferencial estará no conteúdo do periódico. “Tudo é uma questão de hábito e bom costume. Se eu tenho um bom produto ele será consumido, essa é a nossa proposta. Estamos recheando nosso jornal com boas informações, bons artigos, bons argumentos e bons escritores que temos na cidade. Nossa Folha oferta vários artigos com colunistas próprios, trazendo a matriz das informações”, disse o editor. Ele frisou que a Folha terá um perfil popular, primando pela verdade e transparência dos fatos. “Nosso jornal será a voz impressa do povo de Brumado”, pontuou. Nessa primeira tiragem, foram impressos 3 mil exemplares, os quais o empresário fez questão de distribuir pessoalmente no comércio, instituições e órgão públicos e privados espalhados pela cidade.

Unidades da PM em Vitória da Conquista e Guanambi terão pistas de atletismo ainda este ano Foto: João Ubaldo/Sudesb

Com um investimento de mais de R$ 5 milhões, o Governo do Estado autorizou nesta semana o início das obras de 12 pistas de atletismo em unidades da Polícia Militar de 12 municípios do interior da Bahia. A entrega dos equipamentos está prevista para acontecer até dezembro, oferecendo todas as condições para que atletas desenvolvam as várias atividades da modalidade. Os equipamentos serão construídos pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) nos municípios de Ilhéus, Juazeiro, Guanambi, Paulo Afonso, Vitória da Conquista, Feira de Santana, Alagoinhas, Itaberaba, Barreiras, Teixeira de Freitas, Santo Antônio de Jesus e Jequié, dentro dos batalhões de Ensino, Instrução e Capacitação (Beic), da Polícia Militar (BPM), e na Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM). Das 12 pistas, cinco terão 400m (tamanho oficial) e sete terão dimensões de 265 metros. A cerimônia de assinatura da Ordem de Serviço foi assinada nesta terça-feira (31), em Salvador, na sede do Comando Geral da PM.

Carreta da Mamografia estará em Brumado entre os dias 13 e 29 de agosto Foto: Divulgação/Sesab

A Carreta da Mamografia estará na cidade de Brumado entre os dias 13 e 29 de agosto para realização do exames de mamografia em mulheres de 50 a 69 anos. A ação é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). O objetivo é diagnosticar de forma precoce o câncer de mama. Os exames serão realizados de 07h à 19h,no Ginásio de Esportes Antônio Alves Ribeiro, onde a carreta ficará estacionada. As pacientes devem apresentar carteira de identidade e cartão do SUS. A carreta conta com dois mamógrafos e uma equipe de profissionais especializados. A expectativa é que cerca de 2.100 mamografias sejam feitas. Na última vez em que o serviço foi disponibilizado, 800 mamografias foram realizadas em Brumado e região.

45% dos eleitores se dizem pessimistas com eleição, diz Ibope

Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (2) mostra que quase metade do eleitorado (45% dos entrevistados) se diz “pessimista” ou “muito pessimista” com a eleição deste ano para presidente da República. De acordo com o instituto de pesquisa, o elevado pessimismo resulta em baixo interesse do eleitorado pelas eleições de outubro. O Ibope afirma que, em geral, as mulheres estão mais pessimistas com as eleições deste ano do que os homens. Entre os eleitores do sexo feminino, 47% se declararam “mais pessimistas” na pesquisa. Apenas 18% das mulheres entrevistadas se disseram “otimistas”. Entre os homens, informou o Ibope, 43% se dizem “mais pessimistas”, enquanto 28% afirmam estar “otimistas”. O levantamento do Ibope, encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), foi realizado entre os dias 21 e 24 de junho e ouviu 2 mil pessoas. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Já o nível de confiança da pesquisa divulgada nesta quinta-feira, segundo o Ibope, é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos percentuais, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.

Médico cubano morre durante transferência para unidade de saúde em Livramento de Nossa Senhora

Nesta quinta-feira (02), um médico cubano morreu durante transferência do Hospital Municipal de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, para uma unidade de saúde fora do município. Yanier Samón, de 32 anos, deu entrada na UPA 24 Horas de Livramento, na última terça-feira (25), apresentando dores abdominais. Ele foi medicado e liberado, porém voltou a passar mal e teve de ser internado no Hospital Municipal. O caso se agravou e, o médico foi transferido de UTI móvel. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, o paciente entrou em estado de choque e, apesar dos esforços da equipe médica, não resistiu e veio a óbito. O médico teria apresentado sintomas de inflamação no pâncreas. Yanier fazia parte do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, e trabalhava no Distrito de São Timóteo.

Fiscalização revela precariedade em postos de saúde do país Foto: Divulgação

Problemas de infraestrutura, condições de higiene precárias e falta de equipamentos básicos são algumas das fragilidades identificadas por conselhos regionais de medicina em estabelecimentos da rede pública de todo o país. O balanço inédito - feito pelos conselhos regionais de medicina e divulgado hoje (2),  em Brasília, pelo Conselho Federal de Medicina - corresponde a visitas que ocorreram entre 2014 e 2017 a 4.664 unidades de saúde, incluindo ambulatórios, centros de atenção psicossocial (CAPs) e, principalmente, postos de saúde, onde funcionam unidades básicas de saúde (UBSs) e equipes de saúde da família (ESFs). De acordo com a Agência Brasil, do total de estabelecimentos visitados durante o período, 24% apresentavam, na data da fiscalização, mais de 50 itens em desconformidade com o estabelecido pelas normas sanitárias. De acordo com o levantamento, em 81 unidades de saúde não havia consultório; em 268, não havia sala de procedimentos/curativos; e 551 não tinham recepção/sala de espera. Em relação à estrutura física de unidades básicas de saúde, 34% dos locais vistoriados não possuíam sanitário adaptado para deficiente; 18% não tinham sala de expurgo/esterilização; 16% não possuíam sala de atendimento de enfermagem; e 13% não dispunham de farmácia ou sala de distribuição de medicamentos.

Ilka Abreu faz indicações solicitando a pavimentação de diversas ruas em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na sessão de quarta-feira (1º), na Câmara de Vereadores de Brumado, a vereadora Ilka Abreu (PR) realizou indicações solicitando a pavimentação em diversas ruas da cidade. Em sua justificativa, a parlamentar destacou que são reivindicações dos moradores das localidades e que o benefício é de fundamental importância para valorização dos locais, bem como para melhoria da qualidade de vida dos moradores. As ruas indicadas estão localizadas nos bairros Malhada Branca, Baraúnas, Urbis I, Irmã Dulce, Vila Presidente Vargas, Dr. Juracy e Olhos D’água.

Fisioterapeuta Lidiane Viana começa a atender na Clínica Mais Vida em Brumado

A fisioterapia tem uma grande importância, pois é indispensável para a promoção da melhora do quadro clínico de pacientes, dentre das mais diversas áreas: das intervenções cirúrgicas às clinicas de estética, sempre buscando a melhoria da qualidade de vida. A Clínica Mais Vida, que acaba de inaugurar sua filial, amplia seu quadro de especialistas e firma parceria com a fisioterapeuta Lidiane Viana, que passará atender oferecendo sua experiência em fisioterapia convencional e também a sua especialização em terapia manual. Lidiane Viana destaca que a parceria com a Mais Vida irá proporcionar a oportunidade de junto com a clínica trabalhar em prol da melhoria da capacidade funcional das pessoas, sempre destacando a importância do cuidado com a saúde do corpo. “Estou muito feliz em estar fazendo parte do quadro da Clínica Mais Vida, desejando mostrar meu trabalho já realizado há sete anos. Atuamos com a fisioterapia convencional, com especialidade em terapia manual. Esperamos que a parceria perdure, pois temos objetivos em comum com a Mais Vida”, pontuou Lidiane. A falta de observação da postura ao executar simples ações do cotidiano, podem levar a ocorrência de lesões. Alongamentos, exercícios que podem ser realizados em casa, podem ajudar a fortalecer a musculatura. A ajuda de um fisioterapeuta é essencial para o seu bem-estar. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868.

Unidade do SAC tem funcionamento alterado em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na próxima segunda-feira (06), a unidade do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) não funcionará em Brumado devido ao feriado municipal do Bom Jesus. O funcionamento da Rede será alterado em mais quatro cidades: Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, Bom Jesus da Lapa e Inhambupe. Bom Jesus da Lapa, onde se comemora a Romaria do Padroeiro Senhor Bom Jesus da Lapa, é a cidade com maior alteração no atendimento do Ponto SAC: a unidade local estará fechada entre esta quinta (02) e a próxima terça (07), retomando ao funcionamento habitual na quarta-feira (08). Também no dia 02 estarão fechadas as unidades de Barreiras, que retoma o atendimento já na sexta (03), e de Luís Eduardo Magalhães, cujo funcionamento volta ao normal na segunda-feira (06). Inhambupe, assim como em Brumado, não funcionará na segunda (06). Em ambas as unidades, o atendimento retorna normalmente na terça-feira (07).

Venha conhecer o Plaza Super Hortifruti em Brumado

Em Brumado, o Plaza Super Hortifruti é um hortifruti, mercado e padaria que funciona na Rua Dr. Mário Meira, 266, ao lado do Bradesco, no coração da cidade. No local, são vendidos produtos orgânicos certificados, que significam mais saúde e qualidade nos seus alimentos. Faça uma visita e conheça o Plaza Super Hortifruti, onde tem preço baixo todo dia.

Caminhão carregado com manilhas tomba na BR-030 em Caetité Foto: Kauê Soua/Achei Sudoeste

Um caminhão carregado com manilhas tombou na BR-030, na cidade de Caetité, a 100 km de Brumado, na manhã desta quinta-feira (02). De acordo com informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, o motorista do caminhão teria perdido o controle da direção na rodovia, capotando em seguida. A polícia militar de Caetité esteve no local para registrar o acidente e controlar o trânsito. Um guincho foi utilizado para retirar o caminhão do local. Apesar do susto, o motorista não se feriu. Este foi o segundo acidente registrado na BR-030 hoje.

Arquivo