Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "08/2018"

07 Ago 2018 - 12:00h

Uma obra colossal que culminará no surgimento de uma gigantesca galeria de drenagem pluvial, iniciada à margem da BA-148, ao lado do Parque de Exposições Gilson Brito, está mudando o cenário paisagístico da entrada de Brumado. A obra gerida com recursos do Município propõe resolver o problema de escoamento das chuvas.

O trecho, que se inicia com a Avenida Dr. Lindolpho Azevedo de Brito, sofre com as enxurradas nos períodos chuvosos, as quais deixam enormes crateras na via, chegando a impossibilitar a trafegabilidade. A obra também beneficiará o terreno destinado à implantação da Policlínica Regional de Saúde e da Escola de Medicina. 

O site Achei Sudoeste registrou a dinâmica de homens e máquinas empenhadas em cumprir as metas diárias de serviços, já se antecipando ao período de chuvas entre os meses de outubro e janeiro. Com as obras no trecho, é cobrada mais atenção dos motoristas que utilizam a rodovia, uma vez que aumentou a movimentação de veículos, máquinas e homens na região.

07 Ago 2018 - 11:55h

Uma recém-nascida foi abandonada pela mãe dentro de um guarda-roupa, momentos após a jovem, de 22 anos, ter dado à luz no bairro de Nova Cidade, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. De acordo com a Polícia Militar, a criança foi encontrada no início da noite de segunda-feira (6), horas depois do parto, que teria sido feito pela própria jovem de 22 anos. De acordo com o G1, a criança estava na casa da bisavó da jovem. A PM informou que foi acionada depois que a idosa ouviu o choro do recém-nascido, abafado pelo guarda-roupa. Os militares estiveram na residência junto com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Conselho Tutelar. O bebê foi levado para o Hospital Municipal Esaú Matos. A mãe da recém-nascida foi localizada pela polícia na casa de um vizinho momentos depois que os militares foram acionados. Segundo a polícia, ela estava nervosa e inicialmente negou que o bebê fosse dela. A jovem também foi levada para o hospital. Só na unidade, ela confirmou que é mãe da menina. Lá, ela passou por procedimentos pós-parto. Aos médicos, ela contou que fez o parto da criança sozinha. A jovem e a filha seguem internadas nesta terça-feira (7) e não têm previsão de alta. A polícia não soube informar se a família sabia que ela estava grávida. Por meio de nota, o Hospital Municipal Esaú Matos disse que o bebê é prematuro e estima-se que tenha 34 semanas. O estado de saúde dela é estável, assim como o da mãe. A jovem está sendo acompanhada pelo Serviço Social da unidade. Testemunhas, incluindo a bisavó e o pai da jovem, foram conduzidas para a delegacia, onde prestaram depoimento. A polícia ainda não sabe o que motivou o abandono da criança no guarda-roupa.

07 Ago 2018 - 11:30h

Três em cada dez jovens e adultos de 15 a 64 anos no país (29% do total, o equivalente a cerca de 38 milhões de pessoas) são considerados analfabetos funcionais. Esse grupo tem muita dificuldade de entender e se expressar por meio de letras e números em situações cotidianas, como identificar as principais informações em um cartaz de vacinação ou fazer contas de uma pequena compra. Há dez anos, a taxa de brasileiros nessa situação está estagnada, como mostram os dados de 2018 do Indicador do Alfabetismo Funcional (Inaf). O estudo, feito pelo Ibope Inteligência, é uma parceria entre a ONG Ação Educativa e o Instituto Paulo Montenegro. Dos 29% de brasileiros classificados nos níveis mais baixos de proficiência em leitura e escrita, 8% são analfabetos absolutos (quem não consegue ler palavras e frases). Os outros 21% estão no nível considerado rudimentar (não localizam informações em um calendário, por exemplo).

07 Ago 2018 - 11:00h

A Gestão em Meio Ambiente do CEEP promoveu a I Mostra de Dança no município de Brumado, nesta sexta-feira (03). O evento, coordenado pelas professoras Ana Rota Pereira, Iacy Georgether Santos e Edneide Barreto, reuniu apresentações de dança contemporânea, carimbó com a terceira idade, dança de matrizes africanas, maculelê, balé clássico, jazz, funk, pagode baiano, arrocha, hip-hop, zumba e danças populares, além de uma roda de samba e capoeira. Ao site Achei Sudoeste, as professoras disseram que o evento objetiva apreciar as diferentes expressões rítmicas, artísticas e expressivas presentes no município e estimular os alunos a participarem do Dance, projeto estrutural do Governo do Estado da Bahia que incentiva a dança nas escolas estaduais. A proposta cumpriu o seu objetivo, pois despertou o interesse dos alunos, que lotaram as dependências do auditório e participaram com entusiasmo, gerando uma atmosfera ainda mais animada a cada apresentação.

De acordo com a coordenação, o evento superou as expectativas, não apenas pelas belas e bem ensaiadas apresentações, mas, principalmente, pelo envolvimento dos alunos; muitos, inclusive, já se prontificaram a ingressar nos grupos de dança que se apresentaram no evento. “A dança é a expressão corporal que, de acordo com especialistas, é o sorriso do corpo. A dança é completa em tudo. Faz bem para saúde, alegra a alma e eleva a autoestima, além de aumentar o poder de concentração, reflexos, sendo apontada como o melhor remédio para o stress e o tédio. Nos tira da ociosidade e nos faz enxergar a vida com mais alegria. Então, vamos dançar”, destacou a professora Iacy Santos. Ao final, dançarinos de todos os grupos se encontraram no palco e dançaram ao som do atabaque com a roda de capoeira, reforçando o sentido do evento de se respeitar, valorizar e apreciar as diferenças culturais através da dança.

07 Ago 2018 - 10:30h

Com o fim do prazo das convenções partidárias no domingo, 5, treze partidos decidiram lançar candidatos à Presidência da República nas eleições de 2018. É o maior número de postulantes à chefia do Executivo do Brasil desde 1989, quando 23 nomes foram submetidos ao registro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no primeiro pleito nacional após o fim da ditadura militar. As legendas têm até o dia 15 de agosto para solicitarem o registro no TSE. Até a votação, dia 7 de outubro, o total de postulantes que estará nas urnas poderá ser diferente, já que a corte eleitoral pode negar o pedido. Veja quem são os candidatos após as convenções: Alvaro Dias (Podemos); Cabo Daciolo (Patriota); Ciro Gomes (PDT); Geraldo Alckmin (PSDB); Guilherme Boulos (Psol); Henrique Meirelles (MDB); Jair Bolsonaro (PSL); João Amoêdo (Novo); João Goulart Filho (PPL); José Maria Eymael (DC); Luiz Inácio Lula da Silva (PT); Marina Silva (Rede) e Vera Lúcia (PSTU).

07 Ago 2018 - 10:00h

Moradores da Rua João de Souza Neves, no Bairro Olhos D’água, em Brumado, cobram atenção do poder público para duas grades de bocas de lobo, ou sistema de drenagem pluvial, que estão danificadas e gerando transtornos na localidade. Os moradores disseram ao site Achei Sudoeste que têm aumentado as ocorrências de acidentes na via por causa das grades soltas que acabam se deslocando com a passagem de veículos, deixando verdadeiras armadilhas para ciclistas e motociclistas. Alguns populares narram que, na última semana, uma van escolar acabou levantando a grade de proteção da galeria, que acabou atingindo uma motociclista que vinha logo atrás, perfurando o tanque da moto e, por pouco, não culminando em tragédia. Com o perigo anunciado, os próprios moradores sinalizaram o trecho para alertar os riscos aos condutores e, ao mesmo tempo, chamar a atenção do setor responsável da prefeitura no intuito de tomar as devidas providências para sanar o problema.

07 Ago 2018 - 09:30h

Eles são responsáveis em filtrar o sangue, isso todos sabem. Mas o que muitos desconhecem é que esse órgão exerce funções, que são vitais ao nosso organismo. Portanto, merece uma atenção especial de nossa parte. A principal doença tratada pelo nefrologista é a Insuficiência Renal, que ocorre quando o paciente tem as funções básicas realizadas pelos rins comprometidas. A insuficiência pode ser aguda ou crônica. Insuficiência Renal Aguda é a perda súbita da capacidade de seus rins filtrarem resíduos, sais e líquidos do sangue e a crônica é quando a perda das funções ocorre de maneira gradual e permanente. O nefrologista cuida do paciente portador de : Hipertensão Arterial, Diabético, Cálculo Renal, Glomerulopatias, Infecção Urinária e todas as doenças sistêmicas que podem lesas os rins. Em muitos casos, as doenças dos rins apresentam poucos ou nenhum sintoma nas suas fases iniciais, o que dificulta o diagnóstico e o início precoce do tratamento, fatores fundamentais para a cura ou a ampliação da qualidade de vida do paciente. Por isso, quando o trabalho do nefrologista é realizado logo no início do aparecimento das doenças renais, isso é revertido em resultados primordiais para a saúde e o bem-estar do paciente, evitando assim que curse para Insuficiência Renal Crônica com necessidade de Hemodiálise ou Transplante. Marcelo Santana destaca que a relação de funções dos rins é grande, assim como o número de complicações que pode apresentar, e o mais grave é que a grande maioria não percebe. Desta forma, previna-se, faça uma consulta com o especialista para saber como anda a saúde desse importante órgão. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496.

07 Ago 2018 - 09:00h

Criado em Brumado, o Grupo Oju Orúm vem ganhando a atenção e admiração por onde se apresenta com a proposta de divulgar e preservar as culturas afro na região. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o idealizador e coreógrafo André Gouveia esclareceu que “o grupo nasceu em um terreiro de candomblé, com o intuito de inserir os jovens em um projeto cultural, não religioso, de divulgação e preservação das expressões de matrizes africanas, tendo como foco resgatar nos jovens o interesse pelo conhecimento das nossas origens de raízes afro, utilizando a dança como principal ferramenta de fomentação”. O coreógrafo reforçou que o intuito é otimizar e ampliar o espaço afro na sociedade regional. “Para tanto, tivemos longos debates em grupo para então chegarmos a um denominador comum sobre a melhor maneira de sermos vistos em nossas comunidades em toda a região e pelas nossas autoridades em geral”. Gouveia destacou ainda que o grupo busca também a valorização dos jovens, dando-lhes a oportunidade de serem vistos por seus talentos através da dança afro. Realista, o idealizador ponderou que há pela frente muitos desafios, tabus e preconceitos a serem quebrados, uma vez que a sociedade moderna ainda resiste às expressões afro, pois, devido à intolerância religiosa, ainda tratam com preconceito, não apenas as exposições de fé, mas também as expressões de culturas de raízes africanas. O Grupo Oju Orúm conta com 25 membros, dentre os quais coreógrafos, estilistas, dançarinos, costureiras, sonoplastas e mixadores, e Gouveia assegura que o intuito é agregar mais participantes.

07 Ago 2018 - 08:30h

Com o objetivo de promover um estilo de vida leve, a Praticook possui um extenso catálogo de produtos saudáveis, com opções integrais, diet, light, low carb, detox, sem glúten e sem lactose. A loja trabalha com refeições congeladas, práticas e acessíveis, que têm todos os nutrientes necessários para uma alimentação equilibrada, além de lanches saudáveis para te ajudar a emagrecer sem sacrifícios. O conceito da marca Praticook busca incentivar o maior número de pessoas a seguir um estilo de vida saudável, com praticidade e sabor. Tudo para tornar o seu dia a dia e sua vida melhores. Nossos produtos são preparados com ingredientes selecionados e sem adição de conservantes. A ideia é comer bem para viver bem. Praticook, a sua loja de produtos saudáveis: vem ser saudável com a gente! A loja está localizada na Praça Dr. Nelson Lula, 146, centro de Brumado. Para maiores informações e disk-entrega ligue: (77) 3441-0687 / (77) 99961-0687.

07 Ago 2018 - 08:00h

A campanha de vacinação de cães e gatos ainda não atingiu nem 50% da sua meta no município de Brumado. De acordo com dados estatísticos da Vigilância Epidemiológica (Vigep) cedidos ao site Achei Sudoeste, o município conta atualmente com uma população canina aproximada de pouco mais de 7 mil cachorros na sede e pouco mais de 3 mil nas comunidades rurais. Os cálculos são do Ministério da Saúde, que estima um cão a cada duas pessoas nas cidades baianas. Os números, porém, não fazem referência aos chamados cães vadios, ou cachorros de rua, o que faz os cálculos estimados serem bem defasados diante da realidade encontrada nas ruas de Brumado. Ainda de acordo com a Vigep, houve uma procura no dia D de vacinação, mas, no cotidiano, tem sido pequena a movimentação dos proprietários no setor em busca da vacinação para seus animais de estimação. Na sede do município, só foram vacinados pouco mais de 3 mil cães e a mesma quantidade de gatos. A Vigep também já iniciou o ciclo de vacinações no canil municipal, bem como nas casas voluntárias de acolhimento de cães e gatos de rua. Os números são melhores nas comunidades rurais, onde se contabiliza mais de 2 mil cachorros vacinados, proporcionalmente maior que na sede. Vale lembrar aos proprietários que a vacinação é antirrábica e continua em horário comercial até o dia 15 deste mês.

07 Ago 2018 - 07:30h

A Achei Tour preparou um pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão, com duração de quatro dias, de 23 a 26 de outubro de 2018. A viagem custa apenas R$ 980. O valor pode ser pago em até 10 vezes sem juros, para início em janeiro, ou parcelas ajustadas a partir do mês do contrato fechado. O pacote inclui: viagem em ônibus semi-leito, com ar-condicionado, TV e wi-fi; três diárias com café da manhã, almoço e jantar e meia diária com meia pensão; quartos com ventilados de teto e ar condicionado, TV e wi-fi; visita a Campos do Jordão; assistência viagem e camiseta padronizada. Não perca a chance de visitar um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027.

07 Ago 2018 - 05:00h

Um homem sofreu um mal súbito e colidiu seu veículo contra um muro na Avenida Olimar Oliveira, Bairro Buenos Aires, na cidade de Caetité, a 100 km de Brumado. De acordo com a polícia militar, o motorista do veículo com placas da cidade de Guanambi, perdeu o controle da direção e colidiu contra o muro de uma marmoraria. O automóvel ficou pendurado ao muro. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) prestou socorro à vítima. Apesar do susto, o motorista passa bem.

07 Ago 2018 - 04:30h

Morreu na noite da última segunda feira (06), vítima de acidente automobilístico, Adalberto Borges Cerqueira, primo do jovem Mateus Ferreira Leão, 18 anos, que foi encontrado morto em Pindaí, a 174 km de Brumado, com uma perfuração próximo ao pescoço, possivelmente vítima de arma branca. De acordo com o Radar Guanambi, Adalberto estaria voltando do local onde o corpo de Mateus foi encontrado e teria se chocado com um cavalo na BR-122, próximo à entrada de Paus Preto. A vítima de 38 anos estava acompanhando a remoção do corpo de Leão e na volta aconteceu o acidente fatal. Adalberto era primo de Mateus. A polícia Militar foi acionada e esteve no local preservando o local do acidente. A polícia técnica também no local realizando o levantamento cadavérico. O corpo de Adalberto Borges foi removido do local pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) e trazido para o Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi.

07 Ago 2018 - 00:00h

De acordo com informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, os moradores da Vila Presidente Vargas, em Brumado, esperam há 18 anos pela instalação do prometido sistema de esgotamento sanitário da localidade. No final do século 20, foi construída uma estação de tratamento de esgoto dentro de uma mata fechada de difícil acesso para os caminhões de limpeza dos tanques coletores, o que, segundo apurado pela nossa reportagem, teria sido a justificativa para a descontinuidade do funcionamento da referida estação à margem do Rio do Antônio. De lá pra cá, não houve mais mobilizações do poder público para sanar o problema e melhorar a qualidade de vida na Vila, uma das comunidades mais antigas de Brumado, primeira referência urbana do município para quem chega pela BR-030, no sentido Caetité/Guanambi.

Sem o sistema sanitário em muitas ruas, o convívio com o mau cheiro dos esgotos gera desconforto aos moradores, além de atrair animais peçonhentos para as residências e ocasionar problemas à saúde pública local. “Tudo o que temos aqui é renovação de promessas a cada dois anos de eleições, pois, seja nas eleições municipais ou estaduais, os políticos gostam de vir aqui gastar saliva para molhar as palavras, engabelando os eleitores com as promessas de realização da tão sonhada obra, mas é só terem os resultados das urnas que as palavras se secam e voltamos ao campo do esquecimento”, refletiu o radialista Jair Araújo.

06 Ago 2018 - 18:35h

Um recém-nascido foi encontrado no sábado (4) em um saco plástico em meio ao lixo, em uma das praças na cidade de Brejões, na região sudoeste da Bahia. A criança tinha nascido há poucos minutos e foi encontrado por um feirante, que achou que o embrulho se tratava de um gato. Ao abrir o saco, o homem ficou assustado ao perceber que era um bebê. A criança foi socorrida por uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e depois foi encaminhada para o Hospital Municipal de Brejões. Segundo o G1, a mãe da criança, Anatália Almeida Cerqueira, foi localizada na mesma unidade de saúde, com uma hemorragia pós-parto. Ela reconheceu a criança e contou que escondeu a gravidez da família. Anatália afirmou que o parto foi realizado em casa, depois ela abandonou a criança na praça, mas teve uma hemorragia e precisou ser internada. O recém-nascido teve já recebeu alta e está sob os cuidados da avó materna. De acordo com a polícia, a mãe da criança irá responder por abandono de incapaz.

06 Ago 2018 - 18:18h

O jovem Mateus Ferreira Leão, 18 anos de idade, que estava desaparecido desde a manhã do último domingo (05), foi encontrado morto no início da tarde desta segunda-feira (06), nas proximidades de um motel, na cidade de Pindaí, a 174 km de Brumado. De acordo com Vilson Nunes, o corpo do garoto foi localizado por populares com um corte no pescoço. Familiares disseram que a vítima saiu de casa afirmando que ia receber um dinheiro de uma dívida com uma pessoa que não teve o nome divulgado. Ele morava na fazenda Batateira, zona rural do município de Pindaí. O carro, modelo Fiat Pálio, de cor branca, que estava com Mateus, fora encontrado pela manhã em outro local. Nas redes sociais, parentes da vítima confirmaram a informação e agradeceram pelas orações destinadas à família. A população da cidade está abalada com a tragédia. A Polícia Civil já instaurou inquérito para investigar o caso. A principal suspeita é que Mateus tenha sido assassinado. O corpo dele foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi para ser necropsiado.

06 Ago 2018 - 13:30h

Policiais da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) efetuou a prisão de um homem suspeito de violência sexual contra a mulher, na cidade de Caetité, a 100 km de Brumado. O homem, que ainda não teve a identidade divulgada, foi conduzido à Delegacia Territorial de Caetité, após ter sido acusado de abusar sexualmente de uma mulher de 46 anos de idade, no referido município, no último domingo (05). De acordo com Vilson Nunes, a mulher já foi encaminhada ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Guanambi para fazer exame de corpo delito. Caso seja comprovado o crime, o acusado responderá por violência sexual. Ele continua detido à disposição da justiça.

06 Ago 2018 - 13:00h

Um homem agrediu a própria irmã, na cidade de Guajeru, a 63 km de Brumado, no último domingo (05). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a vítima identificada como Joana Rosa dos Santos Lima denunciou o irmão a Polícia Militar que rapidamente foi até a casa da vítima e prendeu o suspeito. De acordo com a polícia, no local foram apreendidas: uma espingarda tipo chumbeira artesanal; uma faca do tipo peixeira e um facão. O homem e as armas apreendidas foram apresentados na Delegacia Territorial de Brumado. A vítima também se dirigiu a unidade policial e registrou a ocorrência.

06 Ago 2018 - 12:30h

A Nutricionista Magda Viana, da cidade de Guajeru, a 63 km de Brumado, foi convidada pelo Scientific Tree Grup/Dementia para apresentar o trabalho “Laserterapia de baixa potência aplicada no tratamento de mucosite oral em pacientes com câncer acometidos por Alzheimer: Relato de Caso Clínico” na Conferência Internacional de Alzheimer e Demência que será realizada em Paris, capital da França, entre os dias 17 e 19 de setembro. A nutricionista, natural de Guajeru, é formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e está fazendo o mestrado em Biociências, também pela UFBA. Magda ainda é membro do Grupo de Pesquisa Biofotônica Aplicada à Saúde, especialista em Modulação Intestinal, recentemente premiada, na Jornada de Educação Alimentar e Nutricional, promovida pelo Governo Federal através do Fundo Nacional de Desenvolvimento à Educação (Fundeb). Ele atua no município desde o ano de 2015, sempre teve uma atenção especial com as questões voltadas para a alimentação escolar. Magda está à frente da realização de capacitações continuadas para as merendeiras, realizou atividades de prevenção e redução de perdas e desperdícios de alimentos, desenvolveu ações de incentivo à construção de horta escolar pedagógica, promoveu atividades lúdicas para o desenvolvimento social e sua relação com o ato de comer, além de outras atividades que refletiram na melhoria da merenda escolar servida aos alunos da rede pública municipal de educação.  

06 Ago 2018 - 12:00h

Bom Jesus da Lapa, a 243 km de Brumado, no oeste baiano, espera receber cerca de 550 mil pessoas até esta segunda-feira (6), último dia da tradicional romaria. Tida como a capital da fé da Bahia, a cidade tem a expectativa de aumento de 10% no número de romeiros em relação ao ano passado, segundo dados da Secretaria de Turismo do Estado (Setur). A romaria começou no dia 28 de julho. Ainda segundo a pasta de turismo, hotéis e restaurantes da cidade estão entre os setores econômicos mais beneficiados com a chegada dos visitantes nos dez dias da romaria do Bom Jesus, realizada há 327 anos. Por ano, o município recebe 2,5 milhões de visitantes atraídos pelo turismo religioso.