Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "08/2018"

29 Ago 2018 - 19:25h

O sinal de telefonia móvel chegou ao Povoado de Várzea Grande, na cidade de Caculé, a 100 km de Brumado, nesta quarta-feira (29). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a tecnologia de celular e internet móvel 3G já beneficia três mil moradores da localidade e adjacências. Todo o investimento para a instalação dos equipamentos foi realizado pela Prefeitura Municipal de Caculé. O prefeito José Roberto Neves (DEM), o Beto Maradona, atende a mais uma reivindicação dos moradores de Várzea Grande. “Vamos avançando, Caculé cada dia melhor”, garantiu.  Os moradores satisfeitos, já usufruem dos serviços que facilitam a comunicação.

29 Ago 2018 - 18:55h

Um incêndio na Serra das Almas, no município de Rio de Contas, a 78 km de Brumado, foi controlado por brigadistas no Mirante II. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, agricultores da região teriam ateado fogo no local, na tentativa de aproveitar a área para plantações. Para surpresa deles, o incêndio se alastrou pela Serra das Almas, sendo necessário o auxilio dos brigadistas para conter as chamas. De acordo com testemunhas, o fogo atingiu plantações e residências na localidade de Sítio Bonito. De acordo com a Rio de Contas FM,  secretaria de meio ambiente está realizando um levantamento para reflorestamento dos locais atingidos pelo incêndio.

29 Ago 2018 - 16:00h

Nesta quarta-feira (29), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou no Diário Oficial da União (DOU) as estimativas populacionais dos municípios brasileiros em 2018. Segundo os dados apresentados, a cidade de Brumado perdeu 2.629 habitantes em relação a 2017. No ano passado, a população era de 69.677, mas caiu para 67.048 no período de um ano. Os municípios vizinhos de Caetité e Guanambi também apresentaram queda populacional após anos de sucessivos aumentos. De acordo com as projeções, Guanambi perdeu 2.794 habitantes em relação a 2017, quando a população era de 86.808 habitantes, caindo para 84.014 habitantes em 2018. Já em Caetité, em 2017, a população era de 52.853, caindo para 50.861 em 2018, ou seja, houve uma diminuição de 1.992 habitantes. A população total brasileira estimada é de 208,5 milhões de habitantes, um crescimento de 0,82% em um ano. A estimativa de população para a Bahia, neste ano, foi ajustada para baixo e ficou em 14.812.617 pessoas. Esse total foi 3,5% menor que a estimativa de 2017, que havia sido de 15.344.447 habitantes (menos 531.830 pessoas).

29 Ago 2018 - 15:30h

Desde a última segunda-feira (27), está assegurado por lei o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) de famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade ou risco social, mesmo que eles não apresentem comprovante de residência. A Lei nº 13.714/2018 proíbe expressamente a recusa de atendimento pelo SUS nesses casos. Emenda apresentada pelo senador Eunício Oliveira (MDB-CE) determina o atendimento a moradores de rua, geralmente assistidos por instituições filantrópicas. O texto garante a essa camada da população “a atenção integral à saúde, inclusive com dispensação de medicamentos e produtos de interesse para a saúde”.

29 Ago 2018 - 15:00h

O professor brumadense e Diretor Geral do Projeto Teatrizzer, Joadson Mulkannizzer, foi selecionado, juntamente com outras 13 pessoas, para participar do Intercâmbio Artístico-Cultural, em Salvador. Foram mais de 100 inscritos e mais de 50 municípios baianos participantes. O intercâmbio é uma realização da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), em parceria com o Festival Internacional Latino-Americano de Teatro da Bahia (Filte Bahia 2018). O Filte é um dos maiores eventos de artes cênicas do país, reunindo artistas, grupos e espetáculos nacionais e internacionais em uma programação intensa que envolve, além de apresentações de espetáculos e performances, atividades formativas como colóquios e residências artísticas. Os contemplados ficarão hospedados na residência artística da Funceb, Pouso das Artes, localizada no Pelourinho, entre os dias 5 e 9 de setembro.

29 Ago 2018 - 14:30h

Dezessete pessoas foram presas e três homens morreram durante uma operação de combate ao tráfico de drogas, realizada desde a madrugada desta quarta-feira (29), em cidades do interior da Bahia e em São Paulo. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), o suspeito detido na cidade de Ibiúna, em São Paulo, foi identificado como Wagner José dos Santos, conhecido como “Dinda”. Ele é apontado como chefe de uma das quadrilhas que atuava na Bahia. As ações ocorreram em cidades do oeste do estado, como Barreiras, Santa Maria da Vitória e São Félix do Coribe, além de Irecê, que fica no norte do estado. A Polícia Civil detalhou que, após 10 meses de investigações, foram identificados sete grupos associados ao tráfico atuando nas cidades onde ocorreram a operação. Além das 17 prisões, sete investigados já estavam presos no Conjunto Penal de Barreiras. Na Bahia, além das prisões, a polícia também fez apreensões de veículos, armas, dinheiro, comprovantes de depósitos, entre outros itens que estão sendo catalogados. A quadrilha ainda é suspeita de realizar diversos crimes na região, como homicídios e roubos a bancos.

29 Ago 2018 - 14:00h

Operação prende dois indivíduos e apreende armas em Guanambi e Candiba  Durante operação deflagrada nesta terça-feira (28), nos municípios de Guanambi e Candiba, policiais civis da 22ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) apreenderam três armas de fogo e efetuaram duas prisões. Segundo informações obtidas pelo Achei Sudoeste, a Operação Continere cumpriu oito mandados de busca e apreensão e resultou na prisão de Cicero Ângelo Soares e Elmar Pinto Silva, no município de Candiba. Além das prisões, foram localizadas três armas de fogo, sendo dois revólveres e uma garrucha. Munições de diferentes calibres também foram apreendidas na operação. Os detidos e todo o material apreendido foram apresentados na sede da 22ª Coorpin.

29 Ago 2018 - 12:30h

Os problemas ligados ao pulmão e as vias respiratórias são muito frequentes na população e se faz importante chamar a atenção para que se obtenha a melhoria da qualidade de vida das pessoas que apresentam doenças respiratórios. Damile, pneumologista, que começa a atender na Clínica Mais Vida destaca que o tabagismo ainda é um dos grandes causadores de doenças respiratórias crônicas, sendo o pulmão um dos mais prejudicados com o tabagismo, que pode causar doenças como: câncer em diversos órgãos, doenças pulmonares, como bronquite e enfisema, doenças cardiovasculares, como pressão alta, infarto e AVC.  

A pneumologista salienta que um ex-fumante pode recuperar a saúde pulmonar se todos os cuidados forem tomados e se em primeiro lugar cessar permanentemente o tabagismo.  Damile, que passa a fazer parte do quadro de especialistas da Clínica Mais Vida, observa que a sua especialidade ainda apresenta algumas dificuldades para a população, pois ainda existe a carência de profissionais, sendo assim, a iniciativa da Clínica em ofertar aos brumadenses e moradores da região esse profissional é muito importante, pois atesta sua grande preocupação com a qualidade de vida da população. O pneumologista é o médico especialista em doenças respiratórias e pulmonares. Essas doenças afetam os pulmões, traqueia, brônquios e bronquíolos, dificultando assim o processo de respiração. E engana-se quem pensa que esses profissionais só tratam de pneumonia. Os pneumologistas são capacitados para fazer o diagnóstico de doenças nos pulmões e seus componentes, como asma, apneia do sono, doenças provenientes do tabagismo e outros.  É importante lembrar que algumas doenças podem ser provocadas pela poluição, pelo tempo seco e por temperaturas mais baixas decorrentes do outono e inverno, devendo se tomar cuidados essenciais para que não sejam acometidos, tais como: lavar corretamente as mãos, evitar aglomeração de pessoas, e, tomar as devidas vacinas. Previna-se, cuide da sua saúde. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496.

CONTINUE LENDO

29 Ago 2018 - 12:00h

Em Caculé, o novenário em comemoração ao Sagrado Coração de Jesus, padroeiro da cidade, terá início na próxima quinta-feira (30). As novenas serão realizadas até o dia 07 de setembro, na Igreja Matriz. A festa de encerramento, que será no dia 08, contará com a realização de alvorada, procissão e a missa solene, celebrada por Dom José Roberto Silva Carvalho. Neste ano, o tema do novenário é: “O testemunho dos leigos iniciados à vida cristã na família, na Igreja e na sociedade”.

29 Ago 2018 - 11:30h

Um funcionário da equipe de transportes do SBT foi demitido por tentar furar o bloqueio de segurança para falar com Silvio Santos nos corredores da emissora. O episódio ocorreu na quinta retrasada (16), no período da tarde. O apresentador andava pelos corredores com seu guarda-costas – já contratado para evitar assédio de funcionários – quando o agora ex-funcionário tentou interceptá-lo. De acordo com a Veja, o homem queria pedir que o Dono do Baú reativasse as motolinks paradas no estacionamento. Foi desligado na mesma tarde. A assessoria de imprensa do canal confirma o caso, e acrescenta: “Como (o homem) já tinha um histórico de problemas comportamentais, foi dispensado.”.

29 Ago 2018 - 11:00h

Neste mês de setembro, será realizada uma campanha especial para arrecadar fundos para manutenção da Associação Luísa de Marillac, o Lar dos Velhinhos de Brumado. O presidente da associação, Valfrido Carvalho, destacou que, há mais de 50 anos, a associação promove essa campanha em setembro, que é o mês do ancião, visando arrecadar alimentos, fraldas geriátricas e produtos de limpeza para manter a casa em funcionamento. “Nosso abrigo está com 54 anos de existência atendendo a esse público carente 100% com a ajuda da comunidade de Brumado. Recentemente, fomos contemplados com o projeto Bem Fazer e esse grupo fez um trabalho belíssimo no Lar dos Velhinhos através de uma série de melhorias estruturais. Agora, o que a gente precisa mesmo é o suprimento para o dia a dia”, declarou ao site Achei Sudoeste. Atualmente, a casa abriga 20 hóspedes, mas a capacidade é para acomodação de 30 idosos.

29 Ago 2018 - 10:30h

O preço médio da gasolina praticado pela Petrobras nas refinarias alcançou nesta terça-feira (28) o segundo maior nível da era de reajustes diários, a 2,0829 reais por litro, apenas ligeiramente abaixo do recorde de 2,0867 reais registrado em maio, durante os protestos dos caminhoneiros. A empresa informou em seu site que tal cotação será mantida também na quarta-feira (29). Em agosto, o valor da gasolina já acumula alta de quase 6% e reflete tanto a firmeza das referências do petróleo no mercado internacional quanto a disparada do dólar ante o real, parâmetros estes utilizados pela petroleira em sua política de formação de preços de combustíveis, em vigor há pouco mais de um ano. A valorização do derivado de petróleo também se segue a uma interrupção de produção na Replan, a maior refinaria da Petrobras, localizada em Paulínia (SP), que sofreu uma explosão no último dia 20.

29 Ago 2018 - 10:15h

O delegado-geral da Polícia Civil da Bahia, Bernardino Brito Filho, cessou a portaria que designava o delegado Leonardo Souza Soares para o município de Aracatu, a 36 km de Brumado, na área de atuação da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, no Diário Oficial do Estado (DOE), nesta quarta-feira (29), ficou designado o delegado Wilson Luiz da Silva, titular da Delegacia de Ituaçu, para responder cumulativamente, nos termos da Lei nº 12.600/2012, pelo expediente da Delegacia de Polícia Territorial de Aracatu.

29 Ago 2018 - 10:00h

A Portaria nº 46/2018, de 28 de agosto de 2018, publicada no Diário Oficial do Legislativo, dispõe sobre a redefinição de sessão ordinária da Câmara Municipal de Brumado. Segundo a portaria, considerando o feriado de 7 de setembro, o presidente da Casa Legislativa, Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT), resolveu antecipar a sessão ordinária que seria realizada na sexta-feira (07) para a quinta-feira (06), às 8h. 

29 Ago 2018 - 09:30h

Por 6 votos a 1, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou, na noite desta terça-feira, um pedido da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que queria que emissoras de televisão dessem ao petista o mesmo tratamento concedido aos demais candidatos à Presidência da República. Os canais de TV questionados pelo petista eram TV Globo, TV Ômega Ltda., Bandeirantes, Record e SBT. O petista está preso em Curitiba e já foi condenado em segunda instância. De acordo com o jornal o Globo, a Lei da Ficha Limpa não permite candidaturas nessas situações. Apesar disso, o PT insiste na candidatura do ex-presidente, que tem sido representado por Fernando Haddad, registrado no TSE como vice de Lula. Apenas o ministro Napoleão Nunes Maia divergiu do entendimento da maioria. Relator do pedido do petista, o ministro Sérgio Banhos disse ser “flagrantemente inviável” conceder ao petista um tratamento isonômico na programação das emissoras em relação aos demais candidatos já que, “por estar impossibilitado de fazer campanha, não tem agenda a ser divulgada”.

29 Ago 2018 - 09:00h

A vacinação do gado contra a Febre Aftosa feita de forma inadequada estaria gerando prejuízos na região de Brumado. Para falar sobre o assunto, o site Achei Sudoeste conversou com o veterinário da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Clemente Fernandes Alves, que informou que a vacinação precisa seguir alguns pormenores a fim de que seja bem sucedida. Segundo ele, o produtor precisa se atentar a higienização animal e instrumental e ao uso dos materiais adequados. Além disso, conforme explicou, as agulhas precisam ser esterilizadas, apropriadas e trocadas a cada dez animais vacinados. O veterinário observou ainda que, caso não seja aplicada no local e da maneira correta, a vacina se perde e não atende ao seu objetivo. Se não seguidos à risca, Clemente ressaltou que os prejuízos atingem não somente ao produtor, mas quem compra do produtor e ao consumidor. “Esse problema não é só em Brumado, esse problema é geral. Temos isso em Brumado e em outras regiões da Bahia. Nós temos que ter todo um cuidado”, afirmou.

29 Ago 2018 - 08:30h

Com o objetivo de promover um estilo de vida leve, a Praticook possui um extenso catálogo de produtos saudáveis, com opções integrais, diet, light, low carb, detox, sem glúten e sem lactose. A loja trabalha com refeições congeladas, práticas e acessíveis, que têm todos os nutrientes necessários para uma alimentação equilibrada, além de lanches saudáveis para te ajudar a emagrecer sem sacrifícios. O conceito da marca Praticook busca incentivar o maior número de pessoas a seguir um estilo de vida saudável, com praticidade e sabor. Tudo para tornar o seu dia a dia e sua vida melhores. Nossos produtos são preparados com ingredientes selecionados e sem adição de conservantes. A ideia é comer bem para viver bem. Praticook, a sua loja de produtos saudáveis: vem ser saudável com a gente! A loja está localizada na Praça Dr. Nelson Lula, 146, centro de Brumado. Para maiores informações e disk-entrega ligue: (77) 3441-0687 / (77) 99961-0687.

29 Ago 2018 - 08:00h

Nesta quarta-feira (29), será ministrado em Brumado, no Auditório do Semac, o curso e-Social - Principais novidades e aspectos práticos para implantação do e-Social. A capacitação é uma realização do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e do Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia (CRC-BA), com o apoio da Delegacia de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, José Meira de Almeida, delegado do Conselho Regional de Contabilidade em Brumado, ressaltou que o eSocial é um sistema de estruturação fiscal digital das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas. A capacitação, segundo ele, teve início em janeiro para empresas que têm um faturamento acima de R$ 78 milhões e, em julho, para as demais empresas. “Futuramente, o trabalhador não vai ter necessidade de procurar o INSS para requerer a sua aposentadoria. O próprio sistema (eSocial) vai comunicar o empregado do seu tempo de serviço. Então, as contabilidades têm de capacitar, tem que ter os seus programas de contabilidade atualizados, porque, a partir de novembro, todas serão obrigadas a passar essas informações para o governo”, afirmou.

29 Ago 2018 - 07:30h

A Achei Tour preparou um pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão, com duração de quatro dias, de 23 a 26 de outubro de 2018. A viagem custa apenas R$ 980. O valor pode ser pago em até 10 vezes sem juros, para início em janeiro, ou parcelas ajustadas a partir do mês do contrato fechado. O pacote inclui: viagem em ônibus semi-leito, com ar-condicionado, TV e wi-fi; três diárias com café da manhã, almoço e jantar e meia diária com meia pensão; quartos com ventilados de teto e ar condicionado, TV e wi-fi; visita a Campos do Jordão; assistência viagem e camiseta padronizada. Não perca a chance de visitar um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027.

29 Ago 2018 - 00:00h

Inaugurada em maio deste ano, através de uma parceira entre a Prefeitura Municipal e o Sebrae, a Sala do Empreendedor de Brumado é um espaço para orientar, agilizar e legalizar os pequenos negócios. Mesmo em meio à crise econômica que atinge todo país e o atual período de recessão, Petrônio Oliveira, agente de desenvolvimento na Sala do Empreendedor, destacou que a cidade de Brumado tem uma vocação empreendedora e que, a cada dia, mais pessoas têm procurado a sala a fim de obter informações para abrir novos negócios ou formalizar os já existentes, por meio do registro em Micro Empreendedor Individual (MEI). Segundo Oliveira, ainda é grande o número de profissionais informais no município. Diante disso, ele ressaltou a importância da formalização para garantia de uma série de direitos, como auxílio doença, licença maternidade, entre outros. “A partir do momento que você se formaliza, depois de 12 meses de contribuição, você é assegurado”, declarou ao site Achei Sudoeste. A Sala do Empreendedor funciona em horário comercial, de segunda a sexta, de 8h às 12h e de 14h às 18h15.