Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "08/2018"

16 Ago 2018 - 11:55h

Vítima de disparo de arma de fogo durante roubo de sua motocicleta na quarta-feira (15), no distrito de Samambaia, Júlio César Andrade Silva, de 25 anos, morreu na madrugada desta quinta-feira (16), no Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Júlio César era motorista em uma empresa de perfuração de poços artesianos no município e sempre realizava o percurso até o trabalho de madrugada, pois tinha de percorrer a BR-030. No entanto, na quarta-feira, ele foi covardemente atingido nas costas por um disparo de espingarda do tipo chumbeira, vindo a desmaiar com vários fragmentos de chumbo alojados pelo corpo, os quais atingiram algumas áreas vitais. A vítima chegou inconsciente na unidade de saúde após receber os primeiros socorros do Samu 192 no local. No hospital, depois de constatada a gravidade do seu quadro clínico, o jovem foi encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde passou por procedimento para retirada dos projéteis. O seu quadro de saúde se agravou na madrugada de hoje (16) e Júlio César não resistiu. A polícia civil iniciou as investigações desde a manhã de ontem com o intuito de elucidar o crime.

16 Ago 2018 - 11:30h

Um menino de 2 anos morreu na terça-feira (14) no município de Conquista d'Oeste, a 571 km de Cuiabá, depois de cair em um copo e ter o tórax perfurado pelos cacos de vidro. A criança chegou a ser transferida para uma unidade hospitalar em Pontes e Lacerda, a 483 km da capital, mas morreu no caminho. Segundo o secretário de saúde de Conquista d'Oeste, a mãe da criança procurou um Posto de Saúde da Família (PSF) relatando o acidente doméstico. De acordo com o G1, à equipe de saúde, a mãe – que é manicure, contou que estava em casa com uma cliente quando o filho pediu água. Ela atendeu o pedido do filho e serviu água para ele em um copo de vidro. Depois disso, guardou o objeto na pia e voltou a trabalhar. Momento depois, ela escutou um barulho e, ao verificar, notou o filho ferido no chão. A suspeita é que a criança tenha subido em algum móvel e alcançado o copo. Com ajuda de vizinhos, ela levou a criança até o PSF, que prestou os primeiros socorros. Por causa da gravidade, o menino foi encaminhado para Pontes e Lacerda. A criança, entretanto, morreu antes de chegar na outra unidade. De acordo com a prefeitura, o menino teve uma perfuração no coração.

16 Ago 2018 - 11:00h

As cinquentenárias gameleiras plantadas pela Magnesita desde o lançamento da pedra fundamental de construção do Hospital Professor Magalhães Neto, no ano de 1968, em Brumado, estão sendo decepadas por prejudicarem o funcionamento da ala da antiga enfermaria da unidade de saúde. A direção do hospital informou ao site Achei Sudoeste que as raízes das gameleiras invadiram a tubulação de água e esgoto e já começaram a brotar dentro da enfermaria. Com a canalização comprometida, a ala está com o funcionamento prejudicado e, dessa forma, a unidade perde na prestação de serviços à comunidade. Ainda de acordo com a direção do hospital, o Ibama já realizou um levantamento da situação e autorizou a retiradas das árvores, que também invadiram a canalização de uma residência em frente à unidade. Parte dos galhos já foram cortados, mas a equipe de poda de uma empresa que presta serviços terceirizados para a prefeitura aguarda um guincho para retirada dos troncos sem causar danos e transtornos às instalações do prédio e às casas e comércio no entorno.

16 Ago 2018 - 10:30h

O ministro José Antônio Dias Toffoli se reuniu com o ex-governador da Bahia Jaques Wagner (PT) na tarde desta quarta (15) no Supremo Tribunal Federal.  De acordo com a Veja, dentro do Partido dos Trabalhadores, Wagner é um dos principais aliados de Lula. Toffoli também tem forte ligação com o PT. Já foi advogado da legenda e atuou na defesa de José Dirceu. Ele assume a cadeira de presidente do STF em 12 de setembro, um mês antes das eleições gerais, que acontecem em outubro.

16 Ago 2018 - 10:00h

Para atualizar o modelo e seguir o padrão nacional, a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) de Brumado apresentará as novas cores, em preto e amarelo, da viatura e uniformes dos agentes de trânsito. O órgão está se programando para apresentar o novo padrão de cores durante o desfile cívico do 07 de setembro, ocasião em que os agentes irão organizar o fluxo em toda a extensão do circuito, desde a Rua Dr. Antônio Mourão Guimarães até as praças Armindo Azevedo e Capitão Francisco de Souza Meira. A viatura modelo mini picape para transporte de placas e cones, além de outros itens utilizados na organização das vias e fiscalização, já está com a nova padronização, porém ainda não está pronta para circular. A Secretaria de Assuntos Administrativos informou ao site Achei Sudoeste que está aguardando a instalação do giro-flex para então liberar o veículo para os serviços de logística do departamento.

16 Ago 2018 - 09:30h

Em atendimento ao disposto no Decreto nº 8373, de 11 de dezembro de 2014, a Prefeitura Municipal de Brumado, através da Secretaria de Administração, está disponibilizando um link no site www.brumado.ba.gov.br para atualização do cadastro dos servidores. O cadastro precisa ser atualizado para que não haja problemas com o recebimento do pagamento a partir de janeiro de 2019, visto que, com a falta das informações, é impossível calcular a Folha de Pagamento e transmitir os dados do servidor à Receita Federal. O link vai ficar disponível até o dia 10 de outubro de 2018. Caso algum servidor tenha dificuldade de acessar o sistema, poderá procurar o setor de Recursos Humanos até o dia 1º de outubro de 2018.

16 Ago 2018 - 09:00h

Na última quarta-feira (15), faleceu o pastor evangélico Erivaldo Rodrigues da Silva, um dos mais antigos da cidade de Caetité, a 100 km de Brumado. Ele estava bastante debilitado e morreu de causas naturais. O pastor residia na comunidade de Cachoeirinha, zona rural da cidade, onde construiu uma igreja filiada à Assembleia de Deus - Ministério de Belém do Pará e exercia suas atividades pastorais. Erivaldo chegou em Caetité no final dos anos 60 e passou por diversas localidades rurais com o estandarte da denominação para a qual se converteu ainda jovem. Em 2001, juntamente com outros pastores, fundou a Associação Beneficente dos Evangélicos de Caetité (Abec) e a Ordem de Ministros e Líderes Evangélicos de Caetité (Omec). Das duas instituições resultou a extinta Caetité FM 107,1, uma rádio comunitária de cunho evangélica, onde apresentava, duas vezes por dia, o programa “Musical Evangélico”. Nos anos 80, construiu o templo da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em frente à rodoviária. No local, o corpo do pastor está sendo velado. O sepultado foi realizado no Cemitério Municipal.

16 Ago 2018 - 08:30h

Com o objetivo de promover um estilo de vida leve, a Praticook possui um extenso catálogo de produtos saudáveis, com opções integrais, diet, light, low carb, detox, sem glúten e sem lactose. A loja trabalha com refeições congeladas, práticas e acessíveis, que têm todos os nutrientes necessários para uma alimentação equilibrada, além de lanches saudáveis para te ajudar a emagrecer sem sacrifícios. O conceito da marca Praticook busca incentivar o maior número de pessoas a seguir um estilo de vida saudável, com praticidade e sabor. Tudo para tornar o seu dia a dia e sua vida melhores. Nossos produtos são preparados com ingredientes selecionados e sem adição de conservantes. A ideia é comer bem para viver bem. Praticook, a sua loja de produtos saudáveis: vem ser saudável com a gente! A loja está localizada na Praça Dr. Nelson Lula, 146, centro de Brumado. Para maiores informações e disk-entrega ligue: (77) 3441-0687 / (77) 99961-0687.

16 Ago 2018 - 08:00h

Na próxima segunda-feira (20), estreia o programa Achei Sudoeste no Ar na Rádio Alternativa FM 97,9. O projeto tem por objetivo levar o formato eletrônico do site Achei Sudoeste para as ondas do rádio, visando alcançar um novo público, além de oferecer mais um canal de veiculação de notícias. O Achei Sudoeste no Ar contará com reportagens e comando de Lay Amorim, tendo a edição de áudio e texto de Kauê Souza e Daniela Neves. O programa vai ao ar das 17h às 18h, com o apoio de parceiros comerciais como: Madeireira Real, Comfergil, Lava & Leva, Clínica Mais Vida, Supermercado Super Bom Preço e Praticook. O jornal via rádio será focado nas notícias da região sudoeste, abrangendo as microrregiões de Brumado, Vitória da Conquista, Guanambi, Caetité, Livramento de Nossa Senhora e o Sertão Produtivo da Bahia. As notícias irão retratar as áreas da política, saúde, educação, economia, segurança, esporte, cultura, lazer e o cotidiano regional. O programa também abrirá espaço para voz das comunidades, trazendo suas cobranças, sem cunho político-partidário, diante das carências nas diversas áreas sociais.

16 Ago 2018 - 07:30h

A Achei Tour preparou um pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão, com duração de quatro dias, de 23 a 26 de outubro de 2018. A viagem custa apenas R$ 980. O valor pode ser pago em até 10 vezes sem juros, para início em janeiro, ou parcelas ajustadas a partir do mês do contrato fechado. O pacote inclui: viagem em ônibus semi-leito, com ar-condicionado, TV e wi-fi; três diárias com café da manhã, almoço e jantar e meia diária com meia pensão; quartos com ventilados de teto e ar condicionado, TV e wi-fi; visita a Campos do Jordão; assistência viagem e camiseta padronizada. Não perca a chance de visitar um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027.

16 Ago 2018 - 00:00h

A Secretaria de Administração tem a meta de concluir todo processo licitatório para implantação da Zona Azul em Brumado até o final deste ano. Representantes técnicos de duas empresas estiveram nos últimos quinze dias vistoriando praças e ruas onde será iniciada a primeira etapa do zoneamento no município. Os técnicos fizeram um levantamento e mapearam todo o circuito para o projeto que objetiva melhor organizar o estacionamento nas vias públicas e praças da cidade, principalmente na extensão do centro comercial. Outras empresas interessadas na manutenção do zoneamento devem comparecer ao município nas próximas semanas. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) ainda está elaborando o edital para os serviços de empreitada às empresas interessadas.

15 Ago 2018 - 23:00h

Às 07h desta quinta-feira (16) será celebrada a missa de sétimo dia em memória a Iraci Ribeiro Neves, mãe do vereador José Ribeiro Neves (PT). Enlutado, o parlamentar e a família convidam parentes e amigos para se fazerem presentes ao memorial, que será realizado na Igreja Matriz do Bom Jesus, no centro de Brumado.

15 Ago 2018 - 22:45h

No final da tarde desta quarta-feira (15), uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) apreendeu um veículo dublê na cidade de Brumado. De acordo com a polícia, os militares suspeitaram dos dados e características de um veículo Corsa Wind e, por isso, realizaram uma vistoria minuciosa, utilizando das técnicas de identificação veicular. Foram constatados inúmeros indícios de adulteração ou falsificação de sinais de identificação do veículo. Após a comprovação da irregularidade, o condutor foi apresentado na Delegacia Territorial de Brumado. O veículo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) e será periciado.

15 Ago 2018 - 22:35h

Por volta de 19h desta quarta-feira (15), uma guarnição de Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) realizou diligências nas proximidades da quadra de esportes do conjunto habitacional Brisas I, onde estaria havendo uma movimentação de tráfico de drogas. No local, a polícia percebeu que um indivíduo se evadiu e abandonou substâncias semelhantes à droga. Foram encontradas 11 porções de substância semelhante à maconha e 03 porções de substância semelhante à cocaína. Os produtos apreendidos foram levados e apresentados ao preposto da Polícia Civil na sede da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), onde o fato foi registrado.

15 Ago 2018 - 22:00h

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, apresentou na noite desta quarta-feira (15) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a impugnação (questionamento) da candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência da República. De acordo com o G1, o questionamento será analisado pelo ministro Luís Roberto Barroso, vice-presidente do TSE e relator do pedido de registro. O PT registrou a candidatura de Lula nesta quarta, após uma marcha e um ato em frente ao TSE com a presença de políticos apoiadores da candidatura. Além da contestação apresentada pela PGR, o tribunal também recebeu outros questionamentos, apresentados por Kim Kataguiri, do Movimento Brasil Livre (MBL), e pelo ator Alexandre Frota. Estes questionamentos serão analisados pelo ministro Admar Gonzaga.

15 Ago 2018 - 20:00h

O PT registrou na tarde quarta-feira (15) a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República. O vice do petista será o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT). O pedido para homologação da candidatura foi feito junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. O registro foi precedido de uma marcha feita por militantes e figuras do partido, em frente à sede do TSE. A chapa Lula-Haddad foi nomeada de “O Povo Feliz de Novo”. Agora, cabe à Corte Eleitoral decidir se permite, ou não, a participação do ex-presidente na disputa. Condenado em segunda instância no caso do tríplex do Guarujá (SP), o petista pode ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa e, por isso, impedido de concorrer. A tendência é que o TSE indefira a candidatura de Lula até o início de setembro. Com isso, quem substitui o ex-presidente é Fernando Haddad, que terá como vice a deputada estadual Manuela D’Ávila (PCdoB).

15 Ago 2018 - 18:50h

Faleceu na tarde desta quarta-feira (15), no Hospital de Base, em Vitória da Conquista, a brumadense Indiara Raiane Barbosa, 26 anos. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, ela foi para a referida unidade há 15 dias para continuar a luta contra a pancreatite. Indiara deu entrada no Hospital Magalhães Neto (HMN), em Brumado, no mês de fevereiro e desde então iniciou o tratamento. Barbosa chegou a ser operada por duas vezes pelos médicos do HMN, na tentativa de buscar a cura pela doença. De fevereiro até a sua transferência para Vitória da Conquista, ela chegou a apresentar melhoras em seu estado de saúde e recebia alta médica, mas sempre retornava ao HMN com complicações da doença. Os funcionários do Hospital Magalhães Neto lamentaram a morte da jovem brumadense. “Passamos a amar um ser humano que antes não a conhecíamos. Que o soberano Deus nos conforte e nos dê sua paz nesta hora tão difícil”.

15 Ago 2018 - 15:30h

O novo levantamento do Paraná Pesquisas, divulgado nesta quarta-feira (15), mostra o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) na liderança da corrida presidencial, com 23,9% das intenções de voto em um cenário sem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na disputa. A outra vaga no segundo turno é disputada por Marina Silva (Rede) (13,2%), Ciro Gomes (PDT) (10,2%) e Geraldo Alckmin (PSDB) (8,5%) – empatados na margem de erro. Em um cenário com Lula na disputa, o petista lidera com 30,8% das intenções de voto, seguido por Bolsonaro, com 22%. A pesquisa foi realizada entre os dias 9 e 13 de agosto de 2018, com 2.002 eleitores de todo o Brasil. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o n.º BR-02891/2018 para o cargo de presidente.

15 Ago 2018 - 15:00h

Uma província mineral com cerca de 12 mil km², rica em minério de ferro, manganês, cobre, zinco, bauxita, grafeno e fosfato, foi encontrada na região do município de Brumado. A província se estende por 32 cidades; além de Brumado, a mesma abrange os municípios de Caetité, Paramirim, Igaporã, Ibipitanga, Macaúbas, Lagoa Real, Matina, Riacho de Santana, Tanque Novo, entre outros. A nova província mineral foi descoberta pelo geólogo João Carlos Cavalcanti, após mais de dez anos de estudos em municípios das regiões Sudoeste e Oeste da Bahia. Pesquisas apontam que a mesma é maior que a de Carajás, no Pará. A descoberta foi comunicada ao Presidente Michel Temer (MDB) durante audiência na segunda-feira (13). Temer determinou ao Ministério das Minas e Energia a análise imediata dos estudos para que sejam tomadas as providências necessárias ao início da exploração mineral na região.

15 Ago 2018 - 14:30h

Um taxista foi preso na terça-feira (14), na frente do Aeroporto de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, suspeito de estuprar uma cliente. A identidade da vítima não foi revelada. Segundo informações da delegada que investiga o caso, Iara Gardênia, o homem, de prenome Thiago, sedou a mulher e a levou para um motel da cidade, onde cometeu o abuso. O crime ocorreu há mais de uma semana. De acordo com a delegada, o taxista foi preso por volta das 11h30, durante o expediente dele. Após ser ouvido pela polícia, Thiago foi encaminhado para o Presídio Nilton Gonçalves, em Vitória da Conquista. Conforme a delegada Iara Gardênia, Thiago ofereceu água para a passageira, que estranhou a atitude e questionou o serviço. Segundo o G1, o taxista argumentou que ele queria melhorar o atendimento para competir com outros tipos de serviço por aplicativo. A vítima informou, em depoimento que a embalagem estava aparentemente intacta e aceitou. A delegada disse que as investigações apontam que Thiago teria colocado um sonífero na bebida e violentou a mulher no motel. A cliente alegou que estava sozinha quando acordou dentro do quarto de motel e não lembra de nada.