Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
08/2019
fechar

Acusado de abuso sexual em São Paulo, homem é encontrado em Livramento de Nossa Senhora Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após denúncia veiculada em rede nacional, a Polícia Militar de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, passou a receber várias denúncias de que o acusado morava na Ladeira do Bonfim, na cidade. O homem é acusado de praticar violência sexual contra uma de suas filhas, a qual mora no estado de São Paulo. Os policiais se deslocaram ao endereço indicado e constataram que o acusado, além de uma filha menor de idade, se encontravam na localidade. Em contato com a Polícia Civil do de São Paulo e pesquisa no sistema da Polícia Civil, verificou-se que não existia nenhum mandado de prisão em desfavor do acusado. Ouvida na presença do Conselho tutelar, a menor negou as acusações de abuso e declarou que estava viajando com seu pai por livre e espontânea vontade.

PF acusa Rodrigo Maia de corrupção, lavagem e 'caixa 3' da Odebrecht Foto: Divulgação

Em relatório conclusivo, a Polícia Federal (PF) atribuiu ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), os crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro, e caixa dois, em investigações que envolvem a delação da Odebrecht, no âmbito da Operação Lava Jato. Na planilha de propinas da Odebrecht, Maia é identificado como “Botafogo”. Segundo a PF, ele teria recebido 350 mil reais nas eleições de 2010 e 2014. No dia 23, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin deu 15 dias para a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, decidir se oferece denúncia – ela também pode devolver com solicitação de novas investigações. O relatório, do dia 22, é assinado pelos delegados Bernardo Guidali Amaral e Orlando Cavalcanti Neves Neto. Maia é a peça-chave no jogo político que envolve na Câmara projetos de grande impacto e interesse do governo Bolsonaro e do ministro Sergio Moro, da Justiça e Segurança Pública, como o pacote anticrime e a lei do abuso de autoridade, que provoca desconforto entre promotores, juízes e delegados. A conclusão da PF que coloca Maia contra a parede ocorre em meio a um clima nervoso que paira entre delegados da corporação e o presidente Jair Bolsonaro. De acordo com o a Veja, nos últimos dias, o presidente tem declarado que é ele “quem manda” na instituição. Bolsonaro decidiu trocar, subitamente, o superintendente da PF no Rio, delegado Ricardo Saad.

Prefeito de Brumado participa de Encontro Nacional dos Municípios Mineradores Foto: Divulgação

Na sede do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), a Associação de Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (AMIG) está promovendo o III Encontro Nacional dos Municípios Mineradores com o tema “Uma nova mineração - desafios e caminhos para uma relação ética entre todos”. O prefeito da cidade de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), o procurador do Município, Acioli Viana, e o secretário de administração e finanças João Nolasco participam do evento, que acontece nesta terça-feira (27). “Vivemos um momento muito significativo para a mineração, então esse evento da AMIG fortalece ainda mais o desenvolvimento de atividades e o fomento de ações relacionadas à busca dos direitos dos municípios mineradores, como é o caso de Brumado”, observou. Para o prefeito, a discussão sobre o tema é muito salutar.

Sudoeste Baiano: Homem é morto após briga com cunhado; ele não aceitava namoro da irmã Foto: Divulgação/PM

Um homem foi morto a pauladas no domingo (25), durante uma festa em Brejões, cidade da região sudoeste da Bahia. Um dia depois, dois homens foram presos e, segundo a polícia, a motivação do crime seria que um dos suspeitos não aprovava o relacionamento da irmã com a vítima. Segundo o delegado Isaías Neto, responsável pelo caso, o suspeito Charles de Jesus Vieira brigava com frequência com Uelington Oliveira Xavier, por não aceitar o relacionamento dele com a irmã. Na noite de domingo, os dois tiveram uma discussão na casa da mulher. Ainda conforme o delegado, momentos depois, durante uma festa no povoado Pau de Ferro, Charles teria contado com ajuda de um amigo chamado Diego Temoteo dos Santos para espancar Uelington. Um outro homem que estava na festa também foi espancado pela dupla, mas ainda não se sabe a motivação. Ele foi levado para um hospital da cidade e liberado em seguida. Segundo o G1, já Uelington chegou a ser levado para o hospital da cidade e transferido para a Hospital Prado Valadares, em Jequié, na mesma região, mas não resistiu aos ferimentos. Os dois suspeitos, Charles e Diego, foram presos em flagrantes e estão na delegacia de Brejões. O caso é acompanhado pela Polícia Civil da cidade.

Brumado: II Meia Maratona do Terrão atinge expectativas com atletas de diversas partes do país Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Cerca de 270 participantes, entre caminhantes e atletas profissionais, correram a II Meia Maratona do Terrão, realizada na comunidade do Campo Seco, em Brumado, no último domingo (25). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o organizador do evento, Serginho Pinheiro, o Serginho Maratonista, disse que ficou bastante satisfeito com a logística da maratona. “Foi uma coisa muito bonita. Desde já, agradeço a todos”, destacou. Mais de 40 cidades estiveram representadas na competição esportiva, que ganhou repercussão nacional. “Toda a região do Recôncavo Baiano a Montes Claros esteve representada no evento. Uma alegria enorme, uma glória”, reiterou. Pinheiro adiantou que a terceira edição da Meia Maratona já está sendo preparada, tendo em vista os resultados positivos da segunda edição.

Homens são presos suspeitos de matar irmão e polícia apura briga por herança no sudoeste baiano Foto: Divulgação/PM

Dois irmãos de 40 e 43 anos foram presos na noite de segunda-feira (26), suspeitos de matar outro irmão deles, de 44 anos, na zona rural de Jitaúna, no sudoeste baiano. De acordo com a Polícia Civil da região, Ailton Oliveira Santos foi atacado a pauladas quando estava dormindo. As investigações apontam que os suspeitos aguardaram a vítima dormir para cometer o crime. A polícia inda falou que Ailton estava sob efeito de bebida alcoólica. A suspeita da polícia é que a motivação do crime tenha sido uma disputa por herança, já que os irmãos brigam há alguns anos por uma propriedade rural da família em Jitaúna. Ao ser informada do homicídio, na noite de segunda-feira, a Polícia Civil da região informou que, acompanhada pela Polícia Militar e Guarda Civil Municipal, foi ao local indicado pelas testemunhas e constatou a veracidade do caso. Depois da perícia no local do crime e levantamento cadavérico pela equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT), as equipes das Polícias Civil e Militar, além da guarda municipal, conseguiram localizar e capturar os suspeitos quando eles estavam escondidos no distrito do Japomirim, em Itagibá, município a cerca de 43 km de Jitaúna. Os suspeitos seguem presos à disposição da Justiça.

Conseg visita Escola Idalina Lobo para conhecer a metodologia militar em Brumado Foto: Divulgação/PM

A convite do comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Major Mário Cabral, integrantes do Conselho Municipal de Segurança (Conseg) visitaram a Escola Idalina Azevedo Lobo, onde conheceram a estrutura e a nova metodologia aplicada nos moldes do Colégio da Polícia Militar. Na ocasião, fizeram-se presentes o presidente do Conseg, Glauber Bacelar, o vice Alessandro Silva, e o conselheiro e representante da OAB, Alan Pitombo. Os mesmos agradeceram o convite e parabenizaram a PM pelo trabalho que vem sendo realizado no colégio, destacando o grau de disciplina e a satisfação dos educadores, além da organização do ambiente. O órgão se colocou à disposição dos educadores e do comando da unidade para iniciar projetos e palestras contra a prática de violência física e psicológica decorrente de bullying, bem como para desenvolver atividades motivacionais aos estudantes.

Movimento #VamosMudaraZonaAzul tem início em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, comerciantes e a sociedade civil organizada estão liderando o movimento #VamosMudaraZonaAzul para que as devidas adequações na área sejam efetivadas pelo poder público municipal. Para a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), é público e notório que, apesar de benéfica, da forma que foi implantada, a zona azul precisa de melhorias urgentes a fim de que a população pare de ter grandes prejuízos. 

Movimento #VamosMudaraZonaAzul tem início em Brumado

Como parte do movimento, na próxima sexta-feira (30), o comércio abrirá apenas após às 10h. “Convocamos toda a população a comparecer à sessão da Câmara de Vereadores, às 8h do mesmo dia, onde um dos nossos representantes fará uso da tribuna livre expondo a insatisfação e propondo as sugestões de mudança”, disse o presidente da CDL, Manoel Messias.

AL-BA deve votar nesta semana empréstimo de Rui Costa Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Os deputados estaduais devem votar, nesta semana, o pedido de autorização para o governo de Rui Costa (PT) obter um novo empréstimo. A expectativa é que seja apreciada ainda hoje a proposta que permite o governador tomar 40 milhões de dólares – aproximadamente R$ 150 milhões – com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Segundo o Tribuna da Bahia, a matéria estava prevista para ser votada na semana passada, mas foi adiada porque dois projetos de parlamentares estavam travando a pauta. Após acordo entre as bancadas do governo e da oposição, a pauta da Casa foi limpa.  Na manhã de hoje, uma comissão conjunta na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) vai debater o pedido de empréstimo. A reunião deve ter integrantes das comissões de Constituição e Justiça; Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle; Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público; e Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo. O recurso, segundo o governo, é para o financiamento do Programa de Modernização e Fortalecimento da Gestão Fiscal (Profisco II/BA). De acordo com os especialistas, o programa pode ajudar a administração estadual a melhorar a arrecadação. Ontem, a oposição criticou o projeto.

Promotoria de Justiça de Brumado é elevada à Entrância Final Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Duas leis que alteram o quadro do Ministério Público da Bahia (MP-BA), bem como reforçam o trabalho desenvolvido no interior do estado, foram sancionadas pelo governador Rui Costa (PT). De acordo com publicação no Diário Oficial do Estado, a lei 14.100/2019 extingue Promotorias de Justiça desativadas, transforma seus cargos e cria novas Promotorias de entrância intermediária e final. Já a lei 14.111/2019 altera cargos de promotor de Justiça vinculados a Promotorias de Justiça Especializada em Combate à Sonegação Fiscal, de âmbito regional, para seis novas Promotorias de Justiça de entrância final. Com as leis, a Promotoria de Justiça de Brumado foi elevada para Entrância Final. As mudanças permitirão que 36 comarcas passem a contar com mais uma Promotoria de Justiça. Em razão da desativação de comarcas pelo Tribunal de Justiça da Bahia, foram extintas as Promotorias de Justiça sediadas nas comarcas de Boquira e Rio de Contas.

Primeira morte ligada ao cigarro eletrônico é registrada nos EUA Foto: Christian Hartmann/Reuters

Um homem, cuja identidade não foi revelada, morreu após desenvolver uma grave doença respiratória associada ao uso de cigarro eletrônico. Esse foi o primeiro caso do tipo registrado nos Estados Unidos. De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, o CDC, 193 pessoas apresentaram sinais de uma doença pulmonar depois do uso do dispositivo. As autoridades de saúde ainda investigam o que levou ao surgimento da doença. Os pacientes relataram um início gradual dos sintomas respiratórios, como falta de ar e dor no peito. Além disso, alguns doentes também apresentaram vômitos, diarreia e fadiga. Muitos dos usuários contaram aos médicos que usaram os vapers para consumir produtos contendo tetra-hidrocanabinol (THC), o principal composto ativo da maconha. Até agora, nenhum produto específico foi identificado em todos os casos. “Embora os casos pareçam semelhantes, não está claro se esses casos têm uma causa comum ou se são doenças diferentes com apresentações semelhantes”, afirmou o CDC, em nota. De acordo com a Veja, os cigarros eletrônicos, também conhecidos como “vapers”, surgiram na última década como uma tentativa de substituir os cigarros convencionais. Os defensores dos aparelhos afirmam que o produto é menos nocivo que os bastões de tabaco, já que produzem vapor de água em vez de fumaça. A venda de dispositivos desse tipo foi proibida no Brasil em 2009. O uso pessoal não é vetado, de modo que o consumidor pode trazê-lo do exterior e consumi-lo no Brasil.

CDL e comerciantes brumadenses participam do 36ª Congresso Estadual do Comércio Lojista Foto: Divulgação

O 36º Congresso Estadual do Comércio Lojista aconteceu em Sauípe, entre os dias 22 e 25 deste mês, com a participação de diversas lideranças do Movimento Lojista Nacional e figuras importantes no cenário político estadual e nacional, como o Secretário da Previdência Rogério Marinho. Este ministrou uma palestra ressaltando os grandes avanços do Governo Federal e como estes devem impactar positivamente na economia. Bruno Dauster, Chefe da Casa Civil do Governo do Estado da Bahia, destacou importantes investimentos que serão realizados nos próximos anos, principalmente na produção de energias renováveis. O Presidente da Confederação Nacional do Movimento Lojista, José César da Costa, falou sobre a atuação do movimento na aprovação da MP da Liberdade Econômica, que busca a redução da burocracia e facilitará a abertura de novas empresas. O renomado palestrante Leandro Karnal foi responsável pela abertura do evento, que também contou com a presença do presidente da CDL de Brumado, Manoel Messias, bem como de comerciantes locais.

Aérea de baixo custo pede autorização para operar no Brasil Foto: Divulgação

A companhia aérea de baixo custo JetSmart, controlada pelo fundo americano Índigo Partners, pediu para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorização para atuar no mercado brasileiro. A empresa quer operar rotas partindo da Argentina e do Chile para o país. Segundo a agência, três empresas low cost (baixo custo) já tinham pedido autorização para voar no país. A chegada dessas companhias se deu após a desregulamentação da franquia de bagagens, que permitiu às empresas cobrar pelo despacho de malas, de acordo com a agência. As três empresas estrangeiras de baixo custo que já atuam no mercado local são: a europeia Norwegian, a chilena Sky Airlines e a argentina Flybondi. Pela regra atual, os passageiros podem levar até 10 quilos como bagagem de mão. A volta da franquia de bagagens chegou a ser aprovada pelo Congresso Nacional, mas foi vetada pelo presidente Jair Bolsonaro. De acordo com a Veja, nesta terça-feira, 27, o Congresso Nacional realiza sessão que deve analisar diversos vetos presidenciais, entre os quais o veto ao trecho que recriou a franquia de bagagens, determinando o limite de 23 quilos como despacho gratuito de bagagem para aviões com capacidade de mais de 31 lugares.

Superintendente de trânsito rebate críticas com relação à zona azul em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Superintendente Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) de Brumado, rebateu as críticas que estão sendo feitas contra a zona azul. Segundo ele, as mesmas são totalmente infundadas. “Estão tentando colocar na cabeça das pessoas dados e números sem um mínimo de comprovação científica, sem uma relação de impacto efetivamente relacionada ao estacionamento rotativo”, afirmou, acrescentando que a mudança é uma evolução. O superintendente ainda destacou que medidas de melhorias estão sendo elaboradas após contato com a sociedade, comerciantes e instituições. “O que não pode é o brumadense ser usado como instrumento de manobra para pessoas que já se declararam pré-candidatos a cargos políticos em 2020, os quais estariam usando este assunto para fazer um sensacionalismo barato, sem o mínimo de bom senso e conhecimento profundo dos fatos”, finalizou.

Vitória da Conquista: Duas pessoas são espancadas e esfaqueadas durante briga Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Duas pessoas ficaram feridas após serem atacadas com golpes de faca e espancadas no distrito de São João da Vitória, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. O caso ocorreu na noite de domingo (25). De acordo com a Polícia Militar da região, as vítimas foram identificadas como Darlan Caires de Oliveira e Jeslan Santos Silva. Conforme foi informado à polícia, por testemunhas, foi realizada uma partida de futebol, seguida de um bingo beneficente e, durante o evento, houve uma briga. Não há detalhes do que causou a confusão. Segundo o G1, Darlan e Jeslan foram socorridos para o Hospital de Base de Vitória da Conquista. Darlan está em estado grave e Jeslan está consciente. Ninguém foi preso. Autoria e a motivação do crime serão apuradas pela Polícia Civil.

Vereador Elias Piau busca novos investimos para Brumado em órgãos estaduais Foto: Divulgação

O vereador Elias Pereira (PV), o Piau, cumpriu agenda na última semana, em Salvador, em busca de novos investimentos para o município de Brumado. De acordo com o parlamentar, novas demandas foram protocoladas na Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), na Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) e na Superintendência de Transportes da Bahia (SIT). Na Conder, Elias reforçou o pedido para a construção de uma praça no Bairro Baraúnas, uma das principais demandas de seu mandato parlamentar, para atender a uma antiga reivindicação dos moradores.

Vereador Elias Piau busca novos investimos para Brumado em órgãos estaduais Foto: Divulgação

Na Embasa, Pereira busca a melhoria no sistema de abastecimento de água, bem como a ampliação da oferta de água para novas famílias do Distrito de Itaquaraí. Na SIT, uma nova demanda de Itaquaraí foi debatida, que é o recapeamento da estrada que dá acesso à localidade. “Estamos cobrando e reivindicando melhorias para a nossa população. Como vereador, estou fazendo a minha parte e continuarei em defesa dos interesses de Brumado. Não descansarei enquanto os nossos pleitos não forem atendidos”, disse.

Manobras políticas em Livramento de Nossa Senhora tentam exonerar veterinário e inspetor regional da Adab Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O trabalho de fiscalização que vem sendo feito pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) na região tem causado insatisfação em alguns segmentos. É o que disse o veterinário e fiscal da Adab, Clemente Fernandes, ao site Achei Sudoeste. Segundo ele, “a coisa é tão escandalosa” que chegaram a tentar transferi-lo a fim de barrar as ações de fiscalização da agência. “A coisa é tão horrível, tão feia, imunda e revoltante que chegamos ao ponto de sermos desafiados por vereadores e prefeitos que prefiro nem nomear porque isso é uma vergonha de todo tamanho”, disse. Ele se disse triste com o quadro, que se trata de uma questão de saúde pública.

Menor vereadora do Brasil é do município baiano de Irecê Foto: Divulgação/CMI

Se você precisa tirar dinheiro no caixa eletrônico, você vai lá, enfia o cartão na máquina e tira. Se quer sair do banheiro do shopping, baixa a maçaneta da porta e sai. Se quer subir a escada da repartição, sobe. Se quer falar com a atendente atrás do balcão da loja, fala. Mas, definitivamente, o mundo não foi feito para Meire Joyce Souza Figueiredo, 37 anos. Para realizar tarefas simples como essas, Meirinha tem dificuldades todos os dias. Tudo é alto demais para ela. Tudo é difícil de alcançar, exceto o seu sonho de mudar o mundo e ajudar as pessoas. No alto dos seus 98 centímetros “muito bem distribuídos em 24 kg”, a mulher que tem problemas até para alcançar o assento de uma cadeira se tornou vereadora. A menor vereadora do Brasil é mais do que uma pequena grande mulher. É um mulherão da porra!  Portadora da síndrome de nanismo, eleita em 2016 para a Câmara de Vereadores de Irecê, Centro-norte da Bahia, é considerada uma gigante na defesa dos direitos de quem, por algum motivo, é excluído do mundo dito “normal”. A história do caixa do banco é tão real que, em 2017, discursou em uma audiência no Congresso Nacional, na Câmara Federal, em Brasília, sobre o assunto. Durante reunião da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CPD), cobrou por políticas públicas de acessibilidade. Em Irecê, conseguiu transformar em lei municipal a adaptação dos caixas eletrônicos pelas agências bancárias, que são obrigadas a disponibilizar caixas alcançáveis para anãos, mas não o fazem. “Infelizmente, isso ainda não tem sido respeitado. Mesmo os caixas adaptados para cadeirantes eu não alcanço. Os bancos são instituições privadas que insistem em não cumprir a lei”, critica a vereadora, que, enquanto falava dos seus projetos e realizações, relatou diversos outros episódios constrangedores do dia a dia em que seu mandato de vereadora para nada serviu.  A luta de Meirinha contra um mundo que insiste em ser apenas grande, na verdade, vem desde 1995. Aos 12 anos, ela distribuiu ofícios junto aos órgãos públicos e instituições financeiras da cidade para que instalassem orelhões adaptados. As informações são do Correio.

Câmara de Vereadores de Guanambi aprova fim de reeleição para mesa diretora Foto: Divulgação/CMG

A Câmara Municipal de Guanambi, localizada a 141 km de Brumado, aprovou nesta segunda-feira (26) o projeto de lei, de autoria do vereador Belonizio Nunes Araujo (PSD), o Tião Nunes, que acaba com a reeleição para a mesa diretora do legislativo. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a emenda à Lei Orgânica excluiu o processo de reeleição na Câmara de Vereadores. A população de Guanambi aprovou a proposta, tendo em vista a necessidade de maior alternância de poder no parlamento local.

Desaprovação pessoal de Bolsonaro sobe de 28% para 53% Foto: Divulgação/PR

Mais da metade da população desaprova o desempenho pessoal do presidente Jair Bolsonaro. É o que mostra a pesquisa CNT/MDA divulgada nesta segunda-feira. O índice de desaprovação aumentou significativamente, chegando a 53,7%, ante 28,2% de fevereiro. No início do ano, 57,5% diziam aprovar o desempenho do presidente, mas esse índice caiu agora para 41%. Não quiseram ou não souberam responder 5,3% dos entrevistados. Com relação ao governo de Jair Bolsonaro, também aumentou a reprovação em 20 pontos percentuais. A avaliação negativa do governo passou de 19% em fevereiro para 39,5% em agosto. A avaliação positiva diminuiu, passando de 38,9% em fevereiro para 29,4% agora. A avaliação regular do governo é de 29,1% e 2% não souberam responder. Foram realizadas 2.002 entrevistas, entre os dias 22 e 25 de agosto, em 137 municípios de 25 Unidades da Federação. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

Brumado: Projeto foi aprovado com voto a troco de caixa, avalia diretora da APLB Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em sessão na última semana, a Câmara de Vereadores de Brumado aprovou o projeto de lei nº 026/2019, de autoria do Executivo, que revoga o direito de escolha dos diretores das escolas municipais por meio de votação, dando ao prefeito o poder da indicação. Para a professora e diretora da APLB/Brumado, Vanuzia Lobo, os vereadores sequer leram o material e estão agindo em razão de politicagens. Para a líder sindical, embora a comunidade esteja sinalizando para insatisfação com a atuação do Legislativo, ele insiste em se alinhar à vontade do gestor, até mesmo ignorando direitos. O projeto, segundo Lobo, não dá autonomia aos diretores, que têm de seguir um projeto único determinado pela secretaria de educação, sob ordem da administração. “O diretor não pode pensar diferente. Se ele ouvir os professores ou a comunidade escolar, está indo contra a vontade que a gestão atual determina”, afirmou ao site Achei Sudoeste.

Transações correntes têm pior desempenho para julho em 5 anos Foto: iStock/Getty Images

O Brasil registrou em julho déficit em transações correntes de 9 bilhões de dólares, pior dado para o mês em cinco anos, segundo divulgou nesta segunda-feira, 26, o Banco Central. De acordo com a instituição, o desempenho é fruto de uma balança comercial mais fraca e do aumento das remessas líquidas de lucros e dividendos para fora do país. Em julho de 2018, foi registrado 4,4 bilhões de dólares. Nos doze meses encerrados em julho, o déficit em transações correntes somou 24,4 bilhões de dólares, cerca de 1,31% do Produto Interno Bruto (PIB); até junho, o valor era de 19,8 bilhões de dólares (1,06% do PIB). Segundo a Veja, as chamadas transações correntes são compostas pela balança comercial (bens), serviços, renda primária e secundária. Basicamente, elas mostram a diferença entre o montante que entrou e saiu do país em determinado período.

Poder público omisso dificulta combate ao abate e comercialização irregular de carne em Livramento Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o veterinário e fiscal da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Clemente Fernandes, informou que o Mercado Municipal de Livramento de Nossa Senhora não oferece condições estruturais adequadas para comercialização de carne. Segundo Fernandes, o poder público já tentou fechar o mercado para realização de uma reforma, porém os feirantes não aceitam. “Não podemos aceitar de jeito nenhum o que estamos acompanhando”, afirmou, se referindo à apreensão de carne em condições de comercialização irregulares no local. Fernandes elogiou o trabalho de apoio da polícia militar e da vigilância sanitária nas ações da entidade na cidade, porém afirmou que o poder público tem sido omisso em sua atuação. “Infelizmente, o poder público fica castrado. Ele quer fazer, mas ao mesmo tempo tem medo”, destacou. Nesse aspecto, Fernandes chamou a atenção para o fato de que a problemática está saindo da esfera sanitária para a esfera corretiva, inclusive com a presença do Ministério Público.

Mercado financeiro volta a rebaixar previsão e espera PIB de 0,8% Foto: Ricardo Matsukawa/Veja

Na semana em que o IBGE divulga o resultado oficial do Produto Interno Bruto (PIB) do 2º trimestre, economistas consultados pelo Banco Central voltaram a rebaixar a previsão de crescimento da economia brasileira para este ano. O PIB, de acordo com a projeção, deve terminar o ano em 0,80%. Na semana passada, a projeção estava em 0,83%. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira, 26, no Boletim Focus. Os analistas do mercado também baixaram novamente a previsão para a inflação oficial: de 3,71% na semana anterior para 3,65%. De acordo com a Veja, caso se mantenha neste patamar, o PIB será menor que nos dois anos anteriores, quando a taxa de crescimento da economia foi de 1,1%. Os economistas começaram o ano otimistas com o desenvolvimento de investimentos e o setor produtivo, chegando a prever o PIB a 2,57%. Mas, sem a retomada esperada, a previsão virou de “pibinho” depois de cinco meses de reajuste para baixo da taxa. O PIB é soma de todos os bens e serviços produzidos no país. Na quinta-feira, o IBGE divulga o resultado oficial para o período. Caso venha negativo, como no primeiro trimestre (-0,2%), o país entra em recessão técnica. A previsão do PIB para 2020 também foi revista pelos economistas na edição do Focus. O crescimento da economia deve ser de 2,10%. Na semana passada, a projeção era de 2,20%. Para 2021 e 2022, a projeção se mantém em 2,5%. 

Arquivo