Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
08/2019
Base Comunitária de Segurança de Vitória da Conquista promove curso de panificação Foto: Divulgação/SSP-BA

Com o intuito de profissionalizar moradores do Bairro Nova Cidade, no município de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, a Base Comunitária de Segurança (BCS) realizou na quarta-feira (21) uma oficina do projeto social ‘Na Cozinha com a Base’. O curso de panificação beneficiou 15 pessoas. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o curso foi ministrado pela professora e doutora em química da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Elenir Souza Santos Rocha. Os alunos aprenderam a fazer pães de queijo, delícia, doce, de sal, caseiro e natalino. “A oficina é mais uma ferramenta usada para mudar a vida das pessoas, pois, além de qualificar, desenvolve a aproximação da comunidade com a Polícia Militar e aumenta a chance de inserção no mercado de trabalho”, contou a comandante da BCS, capitã Valdomira Conceição.

Mulher é encontrada morta dentro de uma lagoa no Distrito de Ibitira em Rio do Antônio Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No final da tarde da última terça-feira (19), o corpo de Elena da Conceição Costa, de 42 anos, foi encontrado dentro de uma lagoa, às margens da BR-030, no Distrito de Ibitira, em Rio do Antônio, a 53 km de Brumado. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, a suspeita é de que ela tenha se afogado no local. A mulher estava desaparecida desde o último final de semana. O corpo foi encontrado por moradores, que acionaram a polícia. O corpo já estava em avançado estado de decomposição, sendo encaminhado por uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado para realização de necropsia. Em seguida, foi liberado para o sepultamento.

Brumado: 34ª CIPM realiza Parada Militar para debate de temas importantes às funções militares Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última quinta-feira (22), a Polícia Militar de Brumado realizou uma Parada Militar no Auditório da OAB-Brumado. Diversas autoridades marcaram presença no evento, entre as quais o Promotor de Justiça Marcos David, que ministrou uma palestra acerca de temas importantes ao exercício das funções militares. Além da palestra, foram tratadas questões administrativas da 34ª CIPM, procedimentos que serão implementados para a participação da unidade no desfile do próximo dia 07 de setembro. O Major Mário Cabral, comandante da unidade, agradeceu ao promotor e reafirmou a necessidade da continuidade do ciclo de palestras aos policiais militares, uma das premissas de sua gestão.

Sinal da operadora Vivo volta a apresentar instabilidade em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O sinal de telefonia móvel da operadora Vivo voltou a apresentar falhas na cidade de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, os clientes da principal operadora no município, estão com dificuldades em originar e receber ligações, além de falta de acesso aos dados móveis (4G). Nos últimos dias, a operadora tem sido alvo de muitas críticas de seus usuários. A população espera que a instabilidade seja resolvida com mais rapidez e que o sinal volte a operar normalmente na capital do minério.

Bahia notifica 56 mortes por dengue este ano

Devido ao aumento de 650,9%, de casos de dengue na Bahia, o Ministério da Saúde (MS) alerta que estados, municípios e toda a população devem reforçar os cuidados para combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença. De acordo com dados da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), 371 municípios realizaram notificações para esse agravo, sendo que um total de 56 indivíduos morreram por dengue no estado. Segundo informações da Sesab, 55.114 novas notificações foram registradas no período de janeiro a agosto deste ano. Enquanto no mesmo período ano passado, foram notificados 7.339 casos. Dos 56 óbitos relacionados,29 foram confirmados laboratorialmente. Feira de Santana lidera com 13 mortes, enquanto Salvador fica em segundo lugar com três vítimas fatais da doença. A Sesab informa, ainda, que outras cidades tiveram registros de mortes, por causa da doença. Entre elas estão; dois em Paulo Afonso, um em Candeias, um em Rafael Jambeiro, um em Saubara, um em Jacobina, um em Paripiranga, um em Presidente Dutra, um em Santo Antônio de Jesus, um em Simões Filho, um Candiba, um em Camaçari e um Mulungu do Morro. Treze óbitos foram descartados e 14 permanecem em investigação.

Brumado: 2ª Igreja Batista promoverá dia de ação social no Bairro Olhos D'água Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A 2ª Igreja Batista realizará na tarde do próximo sábado (24), na Praça Donatila Meira Lobo, no Bairro Olhos D'água, em Brumado, um dia de ação social. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o pastor Edivan Nunes explicou que a ação será concretizada através de membros da igreja e de profissionais liberais que se voluntariaram para atuar nas mais diversas áreas durante o dia de programação. Na praça, será montada uma estrutura para atendimento à comunidade. Entre os serviços, haverá: aferição de pressão, teste de glicemia, cabeleireiro, design de sobrancelha, cama elástica, atendimento odontológico e assessoria jurídica. Segundo o pastor, a ação visa aproximar a igreja da comunidade. “A igreja precisa ser relevante no local onde está inserida, não somente no âmbito espiritual, mas também social”, afirmou.

União pode bloquear repasses voluntários a estados e municípios, decide STF Foto: Nelson Jr/STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu na quarta-feira (21), por unanimidade, que é constitucional a União bloquear repasses voluntários a estados e municípios caso eles não cumpram seu dever de instituir e arrecadar tributos locais. A possibilidade do bloqueio está prevista no artigo 11 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000), cuja validade é julgada nesta quarta-feira pelo plenário do Supremo. Ao todo, são analisadas sete ações diretas de inconstitucionalidade (ADI) e uma de descumprimento de preceito fundamental (ADPF), nas quais são contestados mais de vinte dispositivos da LRF. Ainda resta mais de uma dezena de artigos da LRF a serem analisados.  O relator das ações, ministro Alexandre de Moraes, rejeitou o argumento de que o bloqueio dos repasses feriria a independência fiscal dos entes federativos, uma vez que os repasses obrigatórios não são abrangidos pela norma. “O que se quer é evitar que aqueles municípios e estados que ignoram a responsabilidade fiscal recebam um bônus, que seriam as transferências voluntárias. É evitar que se faça cortesia com chapéu alheio”, disse Moraes, que foi acompanhado por todos os demais ministros, sem qualquer ressalva.

Brumado: Obras de duplicação da ponte do São Jorge devem ser concluídas até o final do ano Foto: Divulgação

A duplicação e reestruturação da ponte do Bairro São Jorge é considerada uma das obras mais importantes para o futuro da mobilidade urbana em Brumado.  Em um sentido, as obras permitem a ligação com a BR-030 e, no outro, com o centro da cidade. Os trabalhos estão em ritmo acelerado. A previsão de conclusão é até o final do ano. Os moradores da região e a população em geral estão comemorando a realização da obra, que era uma das principais reivindicações da comunidade, tendo em vista que, o movimento de veículos, após a efetivação do Conjunto Residencial Brisas, aumentou muito na localidade.

Meditação pode impactar na redução do risco de Alzheimer, diz estudo Foto: Thinkstock/Veja

A técnica da atenção plena – ou mindfulness – já se tornou uma das formas de meditação mais populares dos últimos tempos. Isso porque, além de ser uma maneira simples de trabalhar o foco e a concentração, o método tem sido cada vez mais associado à melhora do bem-estar mental e físico. Agora, novo estudo indica que a atenção plena pode trazer outros benefícios para o praticante: a redução do risco de demência.  A pesquisa, publicada no periódico Journal of Alzheimer’s Disease, indica que essa modalidade meditativa pode prevenir o risco de Alzheimer e outras doenças neurodegenerativas em pessoas que apresentam comprometimento cognitivo leve (CCL), condição neurológica caracterizada pelo declínio em diversas funções cognitivas, como memória e pensamento. Especialistas indicam que 15% dos doentes diagnosticados com CCL desenvolvem demência, o que torna a condição um fator de risco para doenças neurodegenerativas. “Nosso estudo mostrou evidências promissoras de que os adultos com comprometimento cognitivo leve podem aprender a praticar a atenção plena e, ao fazer isso, aumentar sua reserva cognitiva”, explicou Rebecca Erwin Wells, principal autora do estudo, ao Daily Mail.

Termo de Colaboração celebra parceria entre o Município de Brumado e o IEL Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) assinou um Termo de Colaboração com o Instituto Osvaldo Lodi (IEL), o qual prevê a realização de contratos de estágio nos níveis médio e superior. Na terça-feira (20), os estagiários do ensino médio que serão monitores de alunos especiais foram recebidos na Secretaria Municipal de Educação. Na oportunidade, a secretaria divulgou que já tem a relação dos alunos que têm necessidade de monitores e que ainda não possuem esse serviço para a tomada das devidas providências no que se refere à contratação de novos monitores.

Sessão é interrompida após rato invadir plenário da Câmara de Vereadores de Barreiras Foto: Reprodução/TV Bahia

Uma sessão que ocorria na Câmara de Vereadores de Barreiras, no oeste da Bahia, precisou ser interrompida depois que um rato invadiu o plenário. No momento, houve muita gritaria e aplausos, depois que um homem retirou o animal do local com a mão. O caso ocorreu na noite de terça-feira (20). Nas imagens, é possível ver o animal invadindo o plenário. Um vereador, que aparece de terno preto, tenta tirar o rato com um "chute", mas ele sai correndo pela tribuna. De acordo com o G1, o animal só foi “capturado” depois que um outro homem consegue alcançar o rato e pegar ele com a mão. O público aplaude o rapaz em seguida. Por meio de nota, a Câmara de Vereadores informou que o animal saiu de uma fresta do ar condicionado, provavelmente vindo da caixa externa de esgoto. E, que, passado o alvoroço, a sessão foi retomada, com debate de todos os assuntos previstos para a noite.

Brumado: Prefeito assina ordem de serviços para construção da Barragem do Campo Seco II Foto: Divulgação

Na noite da última segunda-feira (19), em reunião na sede da Associação de Moradores da Comunidade do Campo Seco II, o prefeito da cidade de Brumado, Eduardo Vasconcelos (PSB), assinou a ordem de serviço para a construção de uma barragem que atenderá toda a comunidade. O presidente da associação, Ivanilson Silva, bem como diversos moradores, participaram da cerimônia de assinatura da ordem. Todos parabenizaram a gestão municipal por atender a reivindicação, que reduzirá o déficit hídrico na região. As obras serão iniciadas nesta quarta-feira (21).

Mais de 100 kg de maconha são apreendidos em matagal em Simões Filho Foto: Divulgação/SSP-BA

Cento e cinquenta quilos de maconha prensada foram encontrados em um matagal, na cidade de Simões Filho, na região metropolitana de Salvador, durante uma operação da Polícia Militar. O flagrante foi feito na terça-feira (20). De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), as guarnições começaram as buscas após receberem uma denúncia de homens armados na Rua Genuário Santana. Os policiais avistaram o grupo, que correu em direção a uma mata fechada. Os suspeitos fugiram, mas deixaram para trás os entorpecentes. Conforme a SSP, cada tablete de maconha tem cerca um quilo cada. O material foi levado para o Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco). Os suspeitos são procurados pela polícia. Participaram da operação equipes das Rondas Especiais Baía de Todos-os-Santos (Rondesp BTS) e Rondesp Região Metropolitana de Salvador.

Brumado: CDL não trabalha com politicagem, responde presidente diante de ofensas em rede social Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No mês de outubro, será realizada a II Feira do Empreendedor na cidade de Brumado. A iniciativa visa fomentar o empreendedorismo no município e na região, mas o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Manoel Messias, foi pego de surpresa com uma série de ofensas nas redes sociais. Algumas pessoas atribuíram à ação uma conotação política. “Pessoas que não sabem ou não querem se inteirar do assunto fazendo comentários que podem prejudicar uma ação. A feira do empreendedor é um projeto que existe há anos pelo Sebrae. No ano passado, a prefeitura trouxe para o município a Sala do Empreendedor, que vem ajudar esse setor. A prefeitura tem uma participação natural nesse evento, não tem nada a ver com a zona azul”, destacou ao site Achei Sudoeste, frisando o caráter de valorização do empreendedor do evento. Para o presidente da CDL, as ofensas têm cunho politiqueiro. “A pessoa vem e faz uma postagem dessa com má intenção, maliciosa, sem ter conhecimento nenhum do que vai acontecer nesse evento. Isso não tem nenhuma conotação política, a CDL é totalmente apolítica”, reiterou.

Life Print oferece os melhores serviços gráficos e de impressão em Brumado

Em Brumado, a gráfica Life Print trabalha com serviços gráficos, impressão digital, off set, além de toldos e placas. Tudo com excelência e qualidade. A melhor impressão pelo melhor custo benefício. Para conhecer os serviços prestados na gráfica e encomendar o seu material, dirija-se à Rua Dr. Gutemberg Leal, 192, no Bairro Das Flores. O telefone é: (77) 99969-3777.

Caculé: Menina de 12 anos corta cabelo para doar para instituição que apoia pacientes com câncer Foto: Aloísio Costa

Em Caculé, a 100 km de Brumado, a jovem Maria Luíza Afonso dos Santos, de 12 anos, estudante do Colégio Municipal Vespasiano Filho, decidiu cortar cerca de 30 cm dos cabelos para doar a uma instituição de caridade que dá apoio a pacientes em tratamento contra o câncer. A professora da garota, Hellen Teixeira, elogiou a nobre atitude e disse que a aluna quis seguir o exemplo de uma tia. “Vivemos numa sociedade onde as pessoas estão perdendo cada vez mais a sensibilidade e a empatia. Não tenho dúvidas de que as crianças e os adolescentes são o futuro do nosso país. É de ficar feliz com essa atitude, inclusive partindo de uma adolescente”, declarou. As madeixas serão doadas para a Casa do Amor, em Vitória da Conquista, que oferece abrigo, alimentação e cuidados para pessoas carentes em tratamento contra o câncer.

Conheça os vasos e pedras decorativas da loja de decoração Brumas

Quer dar um toque de elegância e sofisticação ao seu ambiente? Conheça os vasos e pedras decorativas da Brumas, loja localizada na Avenida Centenário, 317, no Bairro Novo Brumado. Além dos vasos e pedras, a loja trabalha com revestimento de parede para áreas internas e externas, gesso 3D, PVC 3D e pedra natural. Para agendar um horário para conhecer as peças, basta ligar para o telefone (77) 99828-8085. Na Brumas, você vai encontrar a inspiração que faltava para decorar os mais diversos ambientes.

PM prende indivíduo de Riacho de Santana suspeito de ser membro do PCC Foto: Divulgação/PM

Natural de Riacho de Santana, um homem identificado como Manoel Teodoro Dourado, mais conhecido como Manelinho, foi preso na terça-feira (20) por policiais militares do 1º Pelotão da 28ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), durante diligências realizadas em Ibotirama, no oeste da Bahia. De acordo com a polícia, o suspeito, foi encontrado um revólver calibre 32 com 6 munições intactas. Na residência do mesmo, durante buscas, também foram encontrados: grande quantidade de substância análoga à maconha e crack, dinheiro, armas e pinos vazios usados no embalo de cocaína. O homem e o todo o material apreendido foram apresentados na delegacia de Ibotirama para ser autuado em flagrante por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Por um longo período, Manelinho comandou o tráfico na região de Riacho de Santana. Em depoimento à polícia, ele confessou ser membro do Primeiro Comando da Capital (PCC).

Laboratório Exame: Especializado em análises clínicas em Brumado

O Laboratório Exame é especializado em análises clínicas em Brumado e região. No município, a unidade terá como bioquímico o experiente e competente Leonardo Borborema Neto. O laboratório oferece um atendimento humanizado e personalizado, proporcionando maior satisfação aos clientes e colaboradores. O laboratório dispõe de equipamentos de alta tecnologia para realização de exames de qualidade, com resultados confiáveis e seguros para um diagnóstico preciso e rápido a serviço da vida da população de Brumado e região. A missão é realizar exames laboratoriais com excelência e qualidade, atender com humanização, sustentabilidade e responsabilidade social, com uma visão de ser reconhecido como um laboratório de referência e manter a credibilidade junto à sociedade. O valor será em total compromisso com a vida; confiabilidade; melhoria contínua; ética e humanização. O laboratório Exame fica localizado na Avenida Cassemiro Pinheiro de Azevedo, 655, centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9286 / (77) 3441-5039 / (77) 99941-0068 (WhatsApp).

Brumado: Mercado deteriorado gera reclamações e cobranças ao poder público em Itaquaraí Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

São muitas as reclamações com relação ao Mercado Municipal do Distrito de Itaquaraí, que encontra-se deteriorado. Em entrevista Achei Sudoeste, o morador Neildo Almeida disse que o movimento da feira livre, aos sábados, caiu bastante devido às condições precárias do local. Para ele, o mercado precisa ser totalmente reestruturado para melhor comodidade dos feirantes e atendimento da população. “O mercado já viveu dias melhores. Agora, está deixando a desejar”, destacou. Os moradores Roberto Santos e Valdeci Ataíde reforçaram as cobranças relatando as péssimas condições estruturais do espaço do mercado. O local, segundo eles, está deteriorado há bastante tempo sem que o poder público tome nenhuma providência. O morador Valdevino Filho afirmou que as paredes estão esburacadas e correndo risco de cair. “Precisa de uma melhoria urgente”, apelou.

Brumado: Mercado deteriorado gera reclamações e cobranças ao poder público em Itaquaraí Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Seu Emanoel Lima frisou que, embora seja um dos distritos mais antigos da cidade, Itaquaraí sempre foi abandonado pelo poder público. “Não é por falta de cobrança”, reivindicou. Os feirantes Elisabete e Ivo disseram que, diante das atuais condições, o mercado não atrai a população para a feira. “A gente tira dinheiro do próprio bolso para arrumar o mercado. Isso é uma calamidade”, reiteraram. Mesmo passados onze anos desde a sua inauguração, o mercado nunca passou por uma manutenção. Vale ressaltar que o vereador Elias Piau (PV) está colhendo assinaturas em um abaixo assinado para atendimento da demanda.

Transforme o seu sorriso no Neo Odonto: Núcleo de Estética Oral em Brumado

Em Brumado, o Neo Odonto - Núcleo de Estética Oral trabalha com serviços de prótese dentária, limpeza, tratamento de canal, extração, clareamento dental, aparelho dental, lentes de contato e restauração. Faça a sua avaliação e tenha um sorriso lindo e saudável. O consultório fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro. O Neo Odonto conta com uma equipe especializada e pronta para fazer o seu diagnóstico e indicar o tratamento necessário. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).

Caetité: 2500 operários dos setores eólico, da construção civil e mineração estão desempregados Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em reunião na Câmara de Vereadores de Caetité, a 100 km de Brumado, o Movimento Popular de Operários Desempregados informou que cerca de 2500 operários dos setores de construção civil, empreendimentos eólicos e mineração estão desempregados atualmente. A frente foi criada para acompanhar de perto as ações das empresas dos setores, bem como para fiscalizar as contratações e se as mesmas estão beneficiando trabalhadores locais. A ações têm o apoio de uma comissão formada por vereadores. O quadro de desemprego também é crescente em outras cidades da região.

Brumado: Começam os preparativos para feira do empreendedor que acontecerá em outubro Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Estão em andamento os preparativos para realização da Feira do Empreendedor, que acontecerá nos dias 25 e 26 de outubro, no Ginásio de Esportes, em Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a coordenadora do Sebrae/Brumado, Jéssica Lopes, explicou que, neste ano, o evento está sendo muito mais estruturado do que na última edição e as expectativas são bastante positivas. “Esperamos um volume de negócios maior. Vamos envolver empresas de porte maior com o intuito de fomentar os pequenos. O evento é justamente para fomentar o empreendedorismo”, destacou. Cerca de 50 empresários de pequeno porte estarão presentes fechando negócios. Segundo a coordenadora, haverá ainda capacitações para o público rural e urbano. A Sala do Empreendedor do Município de Brumado também participará da feira. O secretário municipal de planejamento, Castilho Viana, declarou que o município enxerga com bons olhos a iniciativa, que já faz parte do calendário anual de eventos da cidade. “A ideia do município é, de fato, fomentar o comércio e que Brumado tenha cada vez mais desenvolvimento nesse aspecto”, frisou.

Brumado: Ação civil pública contra prefeitura e empresa que administra a área azul é ajuizada na justiça Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No último dia 13, a Auditoria Pública Cidadão Baiana (Aucib), propôs uma Ação Civil Pública em face do Município de Brumado apontando irregularidades na implantação e execução do serviço de estacionamento rotativo denominado Área Azul. A prefeitura implementou em julho deste ano o sistema rotativo pago para veículos em vias e logradouros públicos, através de contrato realizado com a Construtora Zadar Ltda. Segundo a Aucib, a área tem gerado inúmeras reclamações por parte da população, sobretudo pela cobrança da multa de R$ 20 (10 vezes o valor da hora) a cada vez que um veículo é estacionado na área sem realizar a alocação da vaga. De acordo com a entidade, a Área Azul é um mecanismo que possibilita a rotatividade de veículos, sendo louvável e importante a implantação para fluidez do trânsito, no entanto é inaceitável este tipo de tratamento dado ao consumidor. “Diante das reclamações e clamor da população e levando-se em conta que a implementação do estacionamento rotativo no município de Brumado, da forma que se encontra regulamentado e vem sendo exercido, afronta cabalmente direitos dos consumidores, outra medida de justiça não há qual não seja a presente Ação Civil Pública à devida apreciação do juízo local”, pontuou o advogado da Aucib.

Arquivo