Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
09/2013
Brumado: Polícia recupera moto que foi furtada por menores O veículo havia sido furtado enquanto o proprietário trabalhava em uma obra de esgotamento sanitário no Bairro São Félix. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Na tarde da última sexta-feira (27), uma guarnição do Pelotão Especial da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) apresentou na delegacia de Brumado uma motocicleta pertencente a um pedreiro. O veículo havia sido furtado enquanto o proprietário trabalhava em uma obra de esgotamento sanitário no Bairro São Félix. A motocicleta foi vista por populares no Loteamento Malhada Branca, onde estava sendo pilotada por um menor e outro comparsa. Em sua residência, o menor informou à polícia a localização da moto, que estava escondida em um matagal. Segundo os policiais, o parceiro do menor fugiu do local ao ver a aproximação da viatura. O adolescente foi levado à delegacia.

MPF pretende anular contrato milionário do Instituto da Visão da Bahia com a prefeitura de Brumado O Ministério Público Federal sustenta a existência de contratação milionária da empresa responsável pelo Projeto Glaucoma. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O Ministério Público Federal (MPF) de Vitória da Conquista ingressou com uma Ação Civil Pública na Justiça Federal contra o município de Brumado, o Fundo Municipal de Saúde de Brumado e o Instituto da Visão da Bahia, após acatar a denúncia da vereadora Liu Vasconcelos (PCdoB). O procurador Mário Alves Medeiros pretende decretar a nulidade do processo de inexigibilidade 036/2013 e todos os atos posteriores dele logicamente dependentes, inclusive o contrato de prestação de serviços 081/2013, empenhos e pagamentos já realizados, condenando-se o Instituto da Visão da Bahia a devolver aos cofres públicos todos os valores recebidos. Segundo o MPF, a denúncia apresentada pela vereadora comunista contém gravíssimas irregularidades na contratação direta da sociedade empresária Instituto da Visão da Bahia, pelo município de Brumado, para execução do assim denominado “Projeto Glaucoma”. 

MPF pretende anular contrato milionário do Instituto da Visão da Bahia com a prefeitura de Brumado A denúncia foi protocolada no MPF pela vereadora Liu Vasconcelos (PCdoB) em maio deste ano. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Sustenta o MPF a existência de contratação milionária, no montante de R$ 4.862.700,00, com direcionamento e sem devido e regular procedimento licitatório, uma vez que o fundamento alegado pelo município - a “inviabilidade de competição e notória especialização da empresa contratada” - não se aplica ao caso, em razão da existência de outras clínicas de Oftalmologia com igual aptidão, inclusive quanto aos equipamentos necessários. De acordo com o MPF, a Prefeitura de Brumado direcionou a execução do Projeto Glaucoma em favor do Instituto da Visão da Bahia, notadamente diante da ausência de publicidade conferida à pretendida contratação pelo município de clínicas/médicos oftalmologistas, bem como pela rapidez do trâmite administrativo da inexigibilidade, concentrando-se todos os atos administrativos em um único dia. A ação está sendo julgada pelo juiz João Batista de Castro Júnior, da 1ª Vara Federal de Vitória da Conquista. O município reafirma a legalidade do procedimento, pois, segundo a prefeitura, a contratação seguiu rigorosamente a Tabela SUS quanto aos valores especificados dos serviços. O município argumentou ainda a existência de perigo inverso em caso de suspensão do contrato, deixando ao desabrigo muitos portadores de glaucoma, doença com alto grau de incidência na região.

CONTINUE LENDO
BA-262: Acidente tira a vida de açougueiro de Aracatu Cícero Duarte, conhecido com Cícero do Açougue, morreu preso às ferragens. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Um grave acidente ocorrido na tarde deste sábado (28), na BA-262, próximo à cidade de Aracatu, no sudoeste baiano, tirou a vida do comerciante Cícero Duarte Oliveira, conhecido com Cícero do Açougue, que dirigia um veículo Parati, com placa BIJ-1392. Segundo informou a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) ao site Brumado Notícias, houve uma colisão frontal que pode ter sido ocasionada por uma ultrapassagem mal sucedida, realizada em um trecho de reta. Um dos veículos envolvidos no acidente, um Hyundai IX 35, tem placa NZD-0849, da cidade de Vitória da Conquista. O motorista foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e encaminhado para o Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado. O carro do comerciante, que é natural de Aracatu, ficou totalmente destruído e o mesmo morreu no local preso às ferragens. A morte de Cícero causou grande comoção em Aracatu, onde ele era bastante popular.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

CONTINUE LENDO

Dezessete presos fugiram da cadeia de Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia, na tarde desta sexta-feira (27). De acordo com o delegado José Ribeiro, a fuga aconteceu após um preso ter criado uma chave artesanal, que abriu as portas das celas. O grupo fugiu pela porta da frente da unidade depois de render o único carcereiro que trabalhava no local em horário de almoço. O delegado afirmou que o detento que fabricou a chave é ladrão, especialista em furto de carro. Entre os fugitivos, está o suspeito de participar de três homicídios. Conhecido como Coca, o acusado é de altíssima periculosidade, segundo o delegado. “Ele tentou resgatar o irmão que estava preso em Caetité e matou um policial civil. Ele tem comprovadamente participação em três homicídios. Um dos juris dele estava marcado para acontecer no dia 3 de outubro", declarou José Ribeiro ao G1. A cadeia da cidade tem capacidade para abrigar 12 detentos, mas tinha cerca de 80 no momento da fuga. O prédio é antigo e, de acordo com o delegado, não oferece condições de segurança para a população e para os servidores. “Nós não temos agentes penitenciários, quem faz a segurança são policiais civis e servidores da prefeitura. Na semana passada houve um princípio de rebelião”, reforçou José Ribeiro. Ainda na sexta-feira, um dos fugitivos se apresentou à delegacia acompanhado de um advogado. Os outros dezesseis permanecem sendo procurados.

Brumado: Ceep informa sobre início de aulas do Pronatec As aulas terão início na próxima segunda-feira (30), às 13h15.

O Ceep - Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Meio Ambiente informa aos alunos selecionados para o curso de Auxiliar Administrativo que as aulas terão início na próxima segunda-feira (30), às 13h15. O curso faz parte do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), tem duração de dois anos e meio e são ministradas pelo próprio Ceep. Para maiores informações, ligue (77) 3441-5066.

Caculé: Projovem revela talentos na terceira certificação de violão Show de vários ritmos inclusive música clássica enriquece a apresentação dos alunos certificados. (Foto: Divulgação).

Na última quinta-feira (26), foi realizada em Caculé a terceira certificação de violão, durante a qual 16 alunos foram certificados. O evento é realizado pelo Governo de Caculé, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e por meio do Projovem e do Espaço Jovem. A certificação aconteceu no Espaço Jovem e contou com um show musical dos alunos. “Estou orgulhosa do trabalho realizado, é muito gratificante acompanhar a evolução dos alunos”, disse Cynara Damasceno, coordenadora do Espaço Jovem e Projovem Adolescente. O professor de violão, Rafael Brito, também fez questão de parabenizar os alunos. Brito ainda lembrou a participação dos mesmos no Festival Anual da Canção Estudantil. Com apresentações musicais de autorias próprias, os jovens conquistaram as três primeiras colocações do festival. “A cada dia sentimos mais fortalecidos e sempre buscando novas conquistas, agradeço o Governo de Caculé, Secretaria Municipal de Assistência Social e CRAS pela acolhida”, concluiu Rafael.

Ibope aponta que 77% desaprovam saúde no país Os dados são de acordo com pesquisa CNI-Ibope divulgada nesta sexta-feira (27). (Foto: Reprodução).

De acordo com pesquisa CNI-Ibope divulgada nesta sexta-feira (27), das nove áreas analisadas, em oito o governo federal teve avaliações consideradas negativas. Os dados deste mês de setembro foram comparados com os números de junho. A saúde foi o setor com o pior índice de reprovação - 77% dos entrevistados desaprovam o setor e 21% aprovam. Em junho, 66% desaprovavam as políticas nesta área e 32% aprovavam. Apenas as políticas e ações na área de combate à fome e à pobreza foram aprovadas por mais da metade da população - 51% aprovam o governo nessa área e 47% desaprovam, ante aos 60% de aprovação registrados em junho. Com o segundo pior índice de reprovação, a segurança pública foi desaprovada por 74% da população e aprovada por 24%. Em junho, 67% desaprovavam e 31% aprovavam. Os impostos foi a terceira área pior avaliada - 73% da população desaprova e 22% aprova. A desaprovação do brasileiro em relação ao combate à inflação aumentou 9 pontos percentuais, mas a maior variação foi a desaprovação das políticas voltadas à taxa de juros, que subiu de 54% para 71% no mesmo período. O economista e gerente de Pesquisa da CNI, Renato da Fonseca, disse que a pesquisa não considerou as possíveis melhorias advindas do Programa Mais Médicos. Informações da Agência Brasil.

Durante a Operação Verruga, as Polícia Civil e Militar cumpriram neste sábado (28), em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, 49 mandados – 23 mandados de prisão preventiva, 01 mandado de busca e apreensão, 13 mandados de busca e apreensão de adolescentes e 12 mandados de prisão no Presídio Regional Nilton Gonçalves. Com a finalidade de repreender o tráfico de entorpecentes e os roubos a estabelecimentos comerciais, a operação terminou com a apreensão de dois menores e Teles Silva Alves. Além disso, foram apreendidas duas motocicletas roubadas no povoado do Capital, zona rural de Vitória da Conquista. Os veículos estavam em poder de Ademar Oliveira Rocha e Aelson de Jesus Brito. Em uma residência no Bairro Candeias, a polícia também localizou certa quantidade de maconha.

Brumado: MPT negocia com a Shalev o pagamento de salários atrasados Empresa se comprometeu a quitar os débitos com os funcionários na próxima semana. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Após os manifestos realizados pelos funcionários que prestam serviços para as empresas Contrate e Shalev, terceirizadas da Secretaria de Educação da Bahia providências vêm sendo tomadas no sentido de resguardar os direitos dos trabalhadores. Depois da oitava rodada de negociações, mais duas empresas assinaram acordos durante audiência realizada na última quinta-feira (26), no Ministério Público do Trabalho (MPT). Os acordos visam garantir os salários atrasados dos servidores. Por conta dos atrasos, parte dos servidores está paralisada em todo o estado, inclusive na cidade de Brumado, onde a greve deve durar até o pagamento dos salários. Segundo o MPT, durante a audiência, a empresa World apresentou documentos onde comprovou que as dívidas ultrapassam os valores que serão pagos pelo estado. O MPT estipulou que parte dos salários deve ser paga até a próxima semana. Na próxima audiência, marcada para o dia 8 de outubro, o Ministério irá estipular uma nova data para o restante dos pagamentos. Já a Shalev se comprometeu a quitar as dívidas até a próxima semana. Na audiência realizada na terça-feira (24), duas novas empresas assinaram os acordos. Na reunião, a LC informou que já havia quitados as dívidas. A partir disso, o Ministério solicitou que os comprovantes de pagamentos sejam apresentados. Já a Medial informou que irá quitar os atrasados até a próxima semana.

Anagé: Dois motoristas, um deles taxista, estão em estado grave após colisão na BA-262 Os veículos colidiram após um deles ter tentado ultrapassar perigosamente uma carreta. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Dois veículos de passeio, um Gol e um Fiesta, colidiram na manhã deste sábado (28), na BA-262, nas proximidades do município de Anagé, no sudoeste baiano. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, os veículos colidiram após um deles ter tentado ultrapassar perigosamente uma carreta. Sem tempo para completar a ultrapassagem, o veículo bateu de frente com o outro. O Fiesta, de propriedade de um taxista natural da cidade de Anagé, realizava o tráfego pela rodovia no sentido Vitória da Conquista/Anagé. Já o Gol da cidade de Barra da Estiva fazia o sentido inverso. Os dois motoristas foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e encaminhados para um hospital de Vitória da Conquista em estado grave. Os demais ocupantes de ambos os veículos tiveram apenas ferimentos leves e foram encaminhados para o Hospital de Anagé. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) esteve no local para registrar a ocorrência e controlar o trânsito na rodovia.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

Brumado: Populares se preocupam mais com vacinação de cães e gatos do que de crianças A campanha de vacinação antirrábica obteve mais adesão do que a mais recente contra a gripe e contra a H1N1. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Os números não negam, os brumadenses aderiram mais rapidamente à campanha de vacinação antirrábica que ocorreu no último sábado (21) do que às campanhas mais recentes de vacinação contra a gripe e contra a H1N1. Para se ter uma ideia, na última campanha contra a H1N1, demorou bastante para se alcançar pelo menos 50% das crianças a serem vacinadas no município. Já com relação à vacinação antirrábica esse percentual foi batido em apenas um dia de campanha, durante o qual mais de 60% da estimativa de cães e gatos foram vacinados nos 13 postos montados na cidade. De acordo com dados preliminares da vigilância epidemiológica, mais de 6,1 mil cães e mais de 1,1 mil gatos foram vacinados no dia D da campanha, que mobilizou 70 pessoas. Em entrevista ao site Brumado Notícias, a enfermeira Jozelma Cristiana informou que o lote de vacinas enviado para o município se esgotou rapidamente. Em breve, o setor de endemias irá receber um novo lote para que a campanha seja concluída na cidade. A meta é vacinar mais de 11 mil animais.

Brumado: Veículo derruba poste e capota em ribanceira na curva dos cinco na BA-262 O motorista declarou à polícia que ele sentiu sonolência ao volante, perdeu o controle da direção em uma curva e acabou colidindo contra o poste. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Na madrugada desta sexta-feira (27), um veículo colidiu contra um poste, capotou em uma ribanceira e só parou próximo à linha férrea, na famosa curva dos cinco, na BA-262, em Brumado. No carro, havia dois ocupantes. O motorista declarou à polícia que ele sentiu sonolência ao volante, perdeu o controle da direção em uma curva e acabou colidindo contra o poste. A reportagem do site Brumado Notícias esteve no local e acompanhou o veículo sendo guinchado. Embora apresentasse várias escoriações, o motorista declarou que ele e o colega estão bem e que ele mesmo acionou o socorro durante a madrugada. O veículo e o poste ficaram totalmente destruídos.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

Brumado: Em solenidade, Tiro de Guerra entrega certificado de dispensa Aproximadamente, 200 jovens participaram da solenidade, durante a qual firmaram compromisso com a bandeira nacional. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Na manhã desta sexta-feira (27), a solenidade de entrega de Certificado de Dispensa de Incorporação foi realizada pela 4ª Delegacia de Serviço Militar/18ª Junta do Serviço Militar, na sede do Tiro de Guerra, em Brumado. O evento contou com a presença do prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL), do delegado do serviço militar, Tenente Jorge Luiz de Cerqueira, do secretário da Junta do serviço militar, Aurelino Lima de Ataíde, do Subtenente Jean Carlo Takeyuki Kagawa, do chefe de instrução do Tiro de Guerra, vereadores e demais autoridades locais. Aproximadamente, 200 jovens participaram da solenidade, durante a qual firmaram compromisso com a bandeira nacional. Entre os 200 jovens, 10 foram escolhidos como representantes para receberem o certificado das mãos das autoridades. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o Subtenente Jean Carlo Takeyuki Kagawa falou sobre a importância do documento. “O documento recebido é de extrema importância para os jovens, pois comprova que eles estão em dia com o serviço militar. Sem ele, o cidadão fica impedido de obter passaporte, ingressar como funcionário público federal, estadual e municipal, além de não poder prestar exames ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino superior”, explicou. 

Brumado: Em solenidade, Tiro de Guerra entrega certificado de dispensa O evento contou com a presença do prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL). (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Segundo o delegado da junta militar, o Tenente Cerqueira, são alistados em média 600 jovens por ano no município, mas o TG 06/024 só pode formar 50 a cada turma. Por conta do excesso de contingente, há um grande número de dispensas do serviço militar. O delegado militar aproveitou para deixar um recado aos que foram dispensados e aos novos recrutas.  “Tenham honradez, respeito às autoridades e trilhem para serem homens dignos”, afirmou o Tenente. Orgulhoso, o prefeito Aguiberto declarou que os atiradores brumadenses são bem preparados para a defesa da nação. “Temos certeza de que esses novos que passarão pelos treinamentos de atirador sairão daqui prontos para defender a nossa pátria”, reforçou o gestor. Após a solenidade, Aguiberto participou de um café da manhã com os oficiais do TG.

Biblioteca Municipal de Brumado agora tem blog cultural O objetivo do blog é informar professores, alunos, artistas e intelectuais sobre o desenvolvimento das ações culturais no município. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Com o objetivo de informar professores, alunos, artistas e intelectuais sobre o desenvolvimento das ações culturais no município, a Secretaria Municipal de Educação – Semec criou o blog da Biblioteca Municipal de Brumado. À frente da ação estão os diretores da Biblioteca Municipal Paulo Freire, que visam ainda desenvolver maior entrosamento do público alvo. No blog há informações sobre obras universais e brasileiras, dados biográficos de seus autores a importância dessas obras na formação da população brasileira e universal. Clique aqui e acesse o blog.

“O poço do Burro Morto foi pleito da ex-vereadora Olindina”, afirma pedetista Segundo José Carlos do Reis, a vereadora Liu Vasconcelos não teve nenhuma participação no pleito. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Nesta sexta-feira (27), o vereador José Carlos dos Reis (PDT) garantiu que a obra de perfuração do poço artesiano da comunidade de Burro Morto saiu após o pleito da ex-vereadora Olindina Reis (PDT), quem encaminhou o pedido para o deputado estadual João Bonfim (PDT) e não por nenhuma intervenção da vereadora Liu Vasconcelos (PCdoB).  Segundo José Carlos, o parlamentar estadual viabilizou a perfuração por intermédio da Companhia de Engenharia e Recursos Hídricos da Bahia – Cerb. “A instalação do poço é fruto da continuidade das ações desenvolvidas por Olindina, agora por meio do seu mandato, em parceria com o Deputado João Bonfim”, declarou o vereador através de nota enviada ao site Brumado Notícias. José Carlos disse ainda que a essa conquista, somam-se ainda outras que já se concretizaram ou que estão em andamento. “Como exemplo tem a perfuração de poços nas localidades de Lagoa do Facão e Corredor, que em breve serão instalados, além da Comunidade de Mirante, onde já se realizou reunião para avaliação que dará início ao processo de instalação dos equipamentos”, contou.

Brumado: Vereadores propõem a criação de comissão para acompanhamento de limpeza de aguadas Zé Carlos de Jonas e Agno Meira vêm acompanhado as ações relativas à limpeza e desassoreamento de aguadas. (Foto: Divulgação).

Preocupados com as consequências advindas do longo período de estiagem, os vereadores Agno Meira (PCdoB) e José Carlos de Jonas (PT) têm acompanhado de perto as ações que estão sendo realizadas pela administração municipal nas localidades rurais no sentido de amenizar o sofrimento do homem do campo. Os parlamentares vêm acompanhando principalmente as ações relativas à limpeza e desassoreamento de aguadas, que irão possibilitar um maior armazenamento de água no período de chuvas. Em função disso, ambos propuseram a criação de uma comissão para acompanhamento deste trabalho, pois, segundo estimativas, serão necessárias, pelo menos, 6.000 mil horas de máquinas para que sejam efetivadas todas as demandas relativas à limpeza e desassoreamento das aguadas do município e para que todos sejam contemplados seguindo as prioridades de cada comunidade. Os vereadores afirmaram que a finalidade principal da preposição é colaborar para que serviço seja realizado no menor espaço de tempo possível e a uma parcela maior de beneficiários. Também frisaram a importância de promover uma gestão participativa do Poder Publico e o exercício da cidadania participativa.

Encruzilhada: Polícia Civil incinera mais 400 kg de drogas Segundo a polícia, mais de um milhão de reais em tabletes de maconha, crack, cocaína e pasta base foi destruído. (Foto: Divulgação).

A Polícia Civil de Encruzilhada, região da 10ª Coorpin, incinerou 400 Kg de drogas na tarde da última quinta-feira (26). Todo o entorpecente foi apreendido durante os meses de janeiro a agosto desse ano na região de Encruzilhada e Cândido Sales. Segundo a polícia, mais de um milhão de reais em tabletes de maconha, crack, cocaína e pasta base foi destruído. E para realizar a segurança e transporte da droga foi necessário o apoio de policiais do GAT – Grupo de Apoio Tático.

Presos fogem da delegacia de Barra da Estiva Dois dos três presos que estavam detidos na carceragem fugiram nesta sexta-feira (27).

Dois presos fugiram na manhã desta sexta-feira (27) da cadeia de Barra da Estiva, no sudoeste baiano. Por telefone, o delegado Fábio Lago informou ao site Brumado Notícias que um agente e uma escrivã, ao chegarem para trabalhar logo cedo, se depararam com uma enxada escorada no muro delegacia. Ao entrarem na cadeia encontraram a cela serrada, com três barras de ferro no interior da mesma e ao fundo do prédio lençóis amarrados formavam a famosa ‘tereza’ utilizada pelo fugitivos para fugir. O delegado disse que haviam três presos na cadeia, dois fugiram, mas um preferiu ficar e terminar de cumprir sua pena. Um dos foragidos é Wiliam Santos Alves - o mesmo que trocou tiros com a polícia no dia 11 de agosto numa praça pública de Ituaçu, ocasião em que uma mulher morreu após ser atingida por uma bala perdida. Wiliam foi detido na última terça-feira (24) pelo próprio delegado depois de ser flagrado com uma motocicleta roubada. O outro fugitivo é Lucimauro Silva Nunes, da cidade de Ibicoara. Guarnições da 20ª Coorpin e da 34ª CIPM fazem buscas na região a fim de recapturar os foragidos.

Brumado: Polícia apreende 3 kg de maconha na BA-262 em ônibus intermunicipal A droga estava guardada dentro de uma mochila pertencente a uma mulher e três menores. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em uma operação conjunta entre a 34ª CIPM e a 2ª CIPRV na manhã desta sexta-feira (27), no Posto da Polícia Rodoviária Estadual, na BA-262, em Brumado, foram apreendidos 3 quilos de maconha prensada e uma balança de precisão. A droga estava guardada dentro de uma mochila pertencente a uma mulher e três menores que estavam em um ônibus intermunicipal. O veículo tinha itinerário de Vitória da Conquista para a cidade de Livramento de Nossa Senhora. Em declaração ao site Brumado Notícias, policiais afirmaram que a maconha seria distribuída em Brumado. A polícia disse ainda que a mulher confessou a participação criminosa, da qual receberia mil reais no momento da entrega da mercadoria. Os três menores acompanhantes estavam cumprindo medida socioeducativa em Vitória da Conquista, pois haviam sido apreendidos durante a operação Malhada Branca em Brumado. Os policiais comentaram que só chegaram ao grupo por causa de uma denúncia anônima. Passageiros do ônibus ouviram o grupo mencionar que iriam causar o terror em Brumado e até matar policiais e denunciaram. O grupo e as drogas foram encaminhados à delegacia. Esta é a segunda grande apreensão de drogas realizada em Brumado nos últimos cinco dias. No meio da semana, uma mulher de 42 anos foi detida em um ponto de ônibus com 2,5 kg de maconha prensada, que seria levada para a cidade de Paramirim.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

Guanambi: Ivana Bastos busca melhorias para Uneb Deputada defende ensino superior de qualidade. (Foto: Divulgação).

A deputada estadual Ivana Bastos (PSD) se reuniu na manhã da última quinta-feira (26) com o reitor da Universidade Estadual da Bahia – Uneb, Lourisvaldo Valentim da Silva, para buscar melhorias para o campus XII da universidade, situado em Guanambi, no sudoeste baiano. No encontro também estavam presentes o líder político Paulo Costa e o vereador Latinha. Bastos debateu ao lado de seus acompanhantes sobre as dificuldades que o campus da Uneb em Guanambi vem enfrentando e cobrou do reitor o reconhecimento do curso de Administração, uma reivindicação dos estudantes. Lourisvaldo garantiu à deputada que os processos para o reconhecimento já foram iniciados. “Precisamos defender o conhecimento e buscar melhorias para a universidade para, assim, assegurar o funcionamento de uma instituição que ofereça um ensino público superior de qualidade e seja referência na região”, destacou a Bastos.

Igaporã: Deficiente mental é agredido por menor de idade O agressor é suspeito da prática de vários delitos na cidade.

Por volta das 10h30 do último dia 25, um deficiente mental foi agredido de forma violenta por um jovem menor de idade em Igaporã, no sudoeste baiano. Cristiano Neves, como é conhecido, recebeu a agressão quando o menor tentou roubar sua bicicleta. Como Neves resistiu ao crime, o agressor desferiu golpes em seu rosto. Cristiano praticamente não se separava da bicicleta, e andava por toda cidade com ela e sempre teve um bom relacionamento com a comunidade de Igaporã. A violência contra Cristiano foi tão grave que ele teve os ossos do nariz e da face quebrados e está em Vitória da Conquista, onde deve passar por uma cirurgia plástica. O agressor é suspeito da prática de vários delitos em Igaporã.

Brumado: Ex-prefeito e vereadores se reúnem com Lídice da Mata em Salvador Eduardo, Márcio e Castilho solicitaram à senadora uma solução, junto ao governo do estado, para o problema do esgotamento sanitário e a segunda etapa da Barragem de Cristalândia (Foto: Divulgação).

Logo após se filiar ao PSB, Eduardo Vasconcelos – ex-prefeito de Brumado, juntamente com os vereadores Márcio Moreira e Castilho Viana (ambos do PSB), se reuniu com a senadora do partido, Lídice da Mata. Vasconcelos, Moreira e Viana solicitaram à senadora uma solução, junto ao governo do estado, para o problema do esgotamento sanitário de Brumado e a realização da segunda etapa da Barragem de Cristalândia. “A senadora nos garantiu que vai conversar sobre isso nesta sexta-feira (27) com o governador, pois tem uma reunião agendada com ele”, falou o vereador Márcio Moreira.

Caculé: Filho de seis anos encontra pai morto dentro de casa O corpo do lavrador João Batista Soares Souza, 45 anos, foi encaminhado para o IML de Guanambi. (Foto: Aloísio Costa/Informe Cidade).

No final da tarde da última quinta-feira (26), o corpo do lavrador João Batista Soares Souza, 45 anos, foi encontrado sem vida dentro de sua residência, em Caculé, no sudoeste baiano. A casa fica próxima à Escola Municipal Padre Antônio Doná e de acordo com os vizinhos, o filho do lavrador, com apenas seis anos, chegou da escola e encontrou seu pai morto. Segundo i Informe Cidade, a criança achou o pai com um cordão amarrado ao pescoço e ao ferrolho da janela. Após a chegada da polícia, a casa foi isolada para ficar intacta até a perícia da Polícia Técnica do Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi. Mesmo com indícios de suicídio, a possibilidade de ter sido homicídio ainda não foi descartada. Os peritos levaram o corpo do lavrador para o IML para comprovar a causa da morte e devem liberá-lo ainda na manhã de hoje, sexta-feira (27).

Pesquisa do Ibope mostra Dilma com 22 pontos à frente de Marina A diferença entre as duas em julho era de 8 pontos, agora a petista tem 22 pontos na frente da ex-Partido Verde.

Divulgada essa semana, a pesquisa nacional do Ibope em parceria com o jornal O Estado de São Paulo apontou que a presidente Dilma Rousseff (PT) está abrindo vantagem em relação a Marina Silva (Rede). A diferença entre as duas em julho era de 8 pontos, agora a petista tem 22 pontos na frente da ex-Partido Verde. A pesquisa mostra que Dilma está aumentando seus pontos em todos os cenários de primeiro turno. Ao tempo em que a petista cresce, Marina fica mais ameaçada por outros possíveis candidatos na pesquisa. No cenário com o nome de Aécio Neves (PSDB), Dilma levaria a melhor, já que seus pontos aumentaram de 30 para 38% nesses dois meses, enquanto ele caiu de 13 para 11%. Marina tinha 22% em julho e agora tem 16% e Eduardo Campos (PSB) perdeu 1%, passou de 5 para 4%. Do total de entrevistados, 31% estavam sem candidato - 15% de nulos ou brancos e 16% que ainda não sabem responder. Se ao invés de Aécio, o candidato tucano fosse José Serra não haveria muita diferença. Nesse cenário, Dilma tem 37%, enquanto Marina tem 16%, Serra tem 12% e Campos tem 4%. Mesmo mudando os nomes dos candidatos do PSDB, Dilma continuaria tendo sua porcentagem maior do que a soma entre os outros três nomes. Considerando um possível segundo turno entre Marina e a presidente, a fundadora da Rede perderia por 43% a 26%. Na pesquisa de julho, feita logo após os protestos nacionais, as duas estavam tecnicamente empatadas, Dilma com 35% e Marina 34%. Agora é importante lembrar que as eleições ainda estão longe, faltando um ano, e daqui até lá ainda tem as fortes campanhas eleitorais que podem modificar o voto de muita gente.

Brumado: Homem é detido durante a madrugada após roubar fios A polícia militar encontrou o veículo próximo a uma fábrica de cimentos na margem da BR-030. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Centenas de metros de fios, que são utilizados em redes elétricas, foram roubadas de uma propriedade rural durante a madrugada desta sexta-feira (27). O imóvel fica situado próximo a uma fábrica de cimentos na margem da BR-030, sentido Brumado a Tanhaçu.  Mas o caso só veio à tona por que soldados de uma guarnição do Pelotão Especial da Polícia Militar, durante um patrulhamento de rotina pelo Bairro Baraúnas, se depararam com um veículo suspeito. Ao ser abordado pelos militares, o motorista deu várias versões acerca dos fios e equipamentos de segurança para manutenção de rede elétrica que se encontravam no interior do carro. O homem foi levado para delegacia, onde acabou confessando ter arrancado os fios da propriedade.

Brumado: Homem é detido durante a madrugada após roubar fios A polícia encontrou vários equipamentos de segurança com o homem. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A polícia acredita que o homem já tenha trabalhado em alguma empresa de eletrificação, tendo em vista que entre os equipamentos de segurança havia travas dos pés para subir em poste sem ajuda de escada, alicates, luvas e outros, além da habilidade que teve para enrolar e guardar em fios. Após ouvir a confissão do suspeito, o delegado plantonista lavrou o flagrante e manteve o homem detido por crime de dano a patrimônio. Os equipamentos roubados e o carro usado para o roubou foram encaminhados ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) para serem periciados.

Arquivo