Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "09/2016"

29 Set 2016 - 11:00h

Em nota publicada via internet, o Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro anunciou a deflagração de uma greve geral da categoria a partir desta quinta-feira (29). A greve por tempo indeterminado pode afetar drasticamente o abastecimento de gás de cozinha e os demais combustíveis. Em Brumado, as revendedoras do GLP estão sendo orientadas a armazenar o máximo possível de botijas cheias em seus estoques, pois já é previsto um caos no abastecimento durante o período de paralisação. Com o alerta, muitos consumidores também começaram a armazenar botijas de gás em suas residências. Os postos de combustíveis ainda não se manifestaram depois do comunicado.

29 Set 2016 - 10:00h

A APLB/Sindicato está convocando todos os profissionais e servidores da rede de educação do município de Brumado para participarem da Assembleia Geral da categoria, agendada para às 16h desta quinta-feira (29). O evento será realizado no Clube do Sindicato dos Mineradores. Na ocasião, os professores vão votar pelo fim da greve da categoria, além de debaterem a aprovação do plano de carreira, campanha salarial, e recursos oriundos do Fundef/Fundeb. “A assembleia terá ainda a palavra franqueada aos candidatos a prefeito do município para apresentarem as propostas de governo referente à área da educação. Por isso, conclamamos, além dos professores, todos os profissionais da educação a se fazerem presentes para também ouvirem essas propostas e tirarem suas dúvidas quanto ao direcionamento dos votos, o que fará a diferença para o setor da educação nos próximos quatro anos da nova administração”, convidou a diretora do núcleo regional da APLB/Sindicato, Vanuza Lobo.

29 Set 2016 - 09:30h

O candidato a prefeito da cidade de Itumbiara, José Gomes da Rocha (PTB), foi baleado e morreu na tarde desta quarta-feira (28). De acordo com informações do G1, o vice-governador de Goiás, José Eliton (PP) também foi atingido por disparo de arma de fogo. Um homem em um carro parou na frente do veículo onde estavam os políticos e disparou contra eles. Em seguida, seguranças do vice-governador revidaram o ataque e mataram o criminoso. Eliton foi encaminhado para um hospital local. Ainda não informado o estado de saúde do vice-governador.

29 Set 2016 - 09:00h

Moradores dos Bairros Dr. Juracy, São Jorge, Brisas I, II, III e IV enviaram nota à redação do site Brumado Notícias reclamando da falta de iluminação na ponte sobre o Rio do Antônio, a qual liga as comunidades. Os populares relatam que a falta de iluminação aumenta a insegurança e os riscos de acidente no local, uma vez que a maior parte da ponte não conta com corrimão e nem com a linha de passagem para pedestres. Segundo os moradores, na região, as lâmpadas foram queimadas e quebradas por vândalos. Nossa reportagem conversou com o setor de iluminação e fomos informados de que falta comunicação da comunidade com o departamento. “As pessoas não entram em contato conosco. Muitas vezes só ficamos sabendo que tal região está às escuras porque preferem primeiro levar o problema para a imprensa. O nosso setor funciona e estamos aqui para atender as demandas da comunidade, mas não temos bola de cristal”, comentou um dos encarregados do setor, apelando para que as pessoas liguem informando sobre o problema. 

Dados do setor de iluminação da Secretaria de Infraestrutura de Brumado apontam que há hoje mais de 22 mil lâmpadas instaladas nas vias públicas do município. Segundo o relatório apresentado, a cidade tem gastado bastante em manutenção no setor devido à ação de vândalos. Todos os meses o município é obrigado a substituir 200 lâmpadas quebradas, sem falar nas que são queimadas por conta do uso de luz de laser ou da perda da validade. O encarregado do setor informou ainda que há localidades em que os meliantes apedrejam e até praticam tiro ao alvo nos pratos de iluminação. “Teve um local onde fomos trocar os braços de lâmpadas e fomos recebidos com ameaças. Ao final do serviço, um dos vândalos ainda teve a ousadia de dizer que voltaria a quebrar as lâmpadas”, relatou o servidor público. O telefone do setor de iluminação é (77) 3441-2389.

29 Set 2016 - 08:30h

Agora você desintoxica seu organismo, emagrece de forma saudável e perde medida em menor tempo de tratamento. A alimentação balanceada da Praticook Brumado aliada aos tratamentos estéticos da Clínica Luiza Feres, você diminui a gordura localizada, celulite e a retenção de líquido. Ganhe mais qualidade de vida! Siga a Clínica Luiza Feres nas redes sociais e fique por dentro das promoções, serviços oferecidos e de todas as novidades. A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 / (77) 99962-3010 / (77) 99997-3200. Luiza Soares Feres é especialista em Método 5S de Emagrecimento, Terapia Ortomolecular, Dermato Funcional, Peelings e Criolipólise.

29 Set 2016 - 07:52h

Mesmo após a Justiça Eleitoral suspender atos de campanha em Lagoa Real, no sudoeste baiano, por conta da violência, os moradores ainda seguem assustados com as ameaças de seis homens que estavam circulando na cidade. Segundo apurou o site Brumado Notícias, simpatizantes e militantes do prefeito e candidato à reeleição, Francisco José Cardoso de Freitas (PSD), o Zezinho, sofreram ameaças, sendo obrigados a retirar os adesivos de casas, carros e motos. Na noite da última quarta-feira (28), o vice-prefeito Santo Batista (PSD), candidato à reeleição, teve seu veículo perseguido na comunidade Pancadão, onde realizava visitas. Quando percebeu a perseguição, o vice-prefeito tentou sair escondido em um carro de um morador da localidade, porém, ao chegar à sede do município, os homens desferiram disparos contra o veículo. O juiz eleitoral da 63ª Zona Eleitoral em Caetité, José Eduardo das Neves Brito, com o apoio da Polícia Militar, solicitou reforço policial e três viaturas foram até Lagoa Real e efetuaram a prisão dos acusados, sendo um sargento da PM. Todos são da cidade de Salvador. Na delegacia, um dos suspeitos confessou em depoimento que saiu da capital baiana para Lagoa Real para prestar serviço para o candidato a prefeito, Pedro Cardoso Castro (PMDB). Todos viajaram de ônibus e chegaram ao município no dia 24 de setembro. Os acusados estão presos na custódia de Guanambi.

29 Set 2016 - 07:00h

A chapa “Reconstrução Passa Por Renovação”, que conta com a coligação entre o PMDB, PV e Rede Sustentabilidade, encabeçada pelo empresário e radialista Emanoel Araújo Lima, o Manelão, e o pastor Clóvis Flagra, realizou o último comício de campanha na noite da última terça-feira (27), com palanque armado na Praça Armindo Azevedo. Dentre as representações políticas que subiram ao palanque esteve o deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB). Com muita convicção, o deputado disse que acredita na vitória de Manelão e acrescentou que as eleições municipais de Brumado trarão resultados surpreendentes para o eleitorado local. Já Manelão reforçou sua plataforma de governo direcionando que contará com o apoio direto do governo federal para alavancar recursos para o município.

29 Set 2016 - 00:00h

De acordo com levantamento da central de regulação do Samu 192, com base em Brumado, no primeiro semestre, 70% das ligações atendidas no setor foram trotes, ou seja, a cada 10 ligações, 07 são de pessoas atrapalhando o serviço de emergência e primeiros socorros. A central brumadense atende aos 21 municípios da microrregião, mas, segundo o levantamento, mais de 60% dos trotes são praticados em Brumado. Coincidentemente, os trotes acontecem, geralmente, nos horários de saída dos alunos das escolas. A coordenação relatou ao site Brumado Notícias que, na maioria das vezes, o praticante finge ser uma criança chorando e, em outros casos, são passadas informações sobre acidentes que não existem, em locais distantes. Há ainda aqueles que ligam para reclamar do setor e xingam as atendentes. “Já houve casos de uma única pessoa fazer dez ligações sequenciadas ficando apenas muda no telefone. Logo em seguida uma ligação de emergência cobrava atendimento a vítimas de um acidente e as pessoas reclamavam da demora no atendimento”, disse uma reguladora. Em outra ocasião, o rastreador identificou mais de 200 ligações que partiram de um mesmo aparelho celular, que estava dentro de um prédio escolar. “A fração de segundos ou até de poucos minutos que se perde atendendo a um trote pode ser a exata diferença entre a vida e a morte de quem realmente está precisando do socorro. Então, o nosso apelo é para a conscientização de quem pratica essa brincadeira de mau gosto: sua ligação pode ser o diferencial entre a vida e a morte de uma pessoa necessitada de nossos serviços”, alertou Regina Coqueiro, coordenadora da central de regulação regional do Samu 192.

28 Set 2016 - 18:00h

O atual prefeito de Ituaçu e candidato à reeleição, Albércio da Costa Brito Filho (PSB), o Albercinho, conseguiu no Tribunal Regional Federal (TRF) uma liminar suspendendo os efeitos da decisão que havia decretado a cassação dos direitos políticos do candidato. Com a decisão, Albercinho, que está apto a concorrer nas eleições deste ano, dá um importante passo no sentido de ter a sua candidatura deferida de forma definitiva pela Justiça Eleitoral. Na decisão liminar de terça-feira, diante dos argumentos apresentados, a justiça sustou os efeitos da decisão que cassava os direitos políticos de Albercinho até o julgamento final do recurso. 

28 Set 2016 - 17:30h

Há 10 anos, a Proativa Contabilidade atua no mercado brumadense e da região. A empresa é pautada em rígidos princípios e valores éticos, com foco total na satisfação dos clientes, que são a parte fundamental da vivência no mercado. A Proativa agradece a todos que escreveram e escrevem essa história, familiares, servidores públicos, fornecedores, clientes e a nossa competente equipe de funcionários. Não chegaríamos até aqui sem vocês. A Proativa Contabilidade está localizada na Avenida Coronel Santos, 67-A. Os telefones são: (77) 3441-1405 e (77) 3441-1214.

28 Set 2016 - 17:00h

O site Brumado Notícias obteve informações de que 12 baterias foram furtadas dos caminhões que prestam serviços para a empresa Cortez Engenharia no canteiro de obras do Parque Eólico, no distrito de Cristalândia, em Brumado. Nossa reportagem apurou que os meliantes ainda arrombaram a boleia de uma caçamba deixando os estilhaços de vidro no interior da cabine. A nossa reportagem tentou contato com representantes da empresa para tratar do assunto, mas não obteve êxito.

28 Set 2016 - 16:30h

O pedido formulado pelo deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM) para reclassificação da Comarca de Caculé, no sudoeste baiano, à condição de entrância intermediária foi aprovado pela comissão de reforma judiciária, administrativa e regimento interno do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, por maioria dos votos, em sessão realizada no dia 20 de julho de 2016. A decisão foi proferida nos autos do processo administrativo TJ-ADM-2016/21613 e foi publicada na edição nº 1756 do Diário Oficial do TJ-BA do dia 27 de setembro de 2016. Tal reclassificação beneficia todos os cidadãos que dependem dos serviços jurisdicionais prestados na Comarca de Caculé, que abrange os municípios de Caculé, Ibiassucê, Rio do Antônio e Guajeru, uma vez que permite a alocação maior de recursos e pessoal para a prestação de serviços jurisdicionais na comarca, otimizando a mesma.

28 Set 2016 - 16:00h

Já foram aprovados na câmara de vereadores o projeto e a indicação para que a prefeitura providencie a pavimentação asfáltica do trecho da estrada vicinal que liga o presídio de Brumado à BR-030, próximo à subestação II da Coelba. No entanto, em entrevista ao site Brumado Notícias, o secretário municipal de infraestrutura, André Cardoso, declarou que o custo da obra é alto para o município bancar sozinho, pois trata-se de um percurso de cerca de 2 km que precisará de alargamento até chegar aos 10 metros. Desta forma, o secretário adiantou que a administração municipal está aguardando o período de liberação de emendas parlamentares, que acontece a partir do mês de novembro, para tentar conseguir apoio para execução da obra.

28 Set 2016 - 15:30h

Os juros médios cobrados pelos bancos nas operações com cheque especial avançaram de 318,4% ao ano em julho para 321,1% ao ano, informou o Banco Central nesta quarta-feira (28). Com isso, a taxa atingiu o maior valor de toda a série histórica, que começa em julho de 1994, ou seja, em 22 anos. Os juros do cheque especial e do cartão de crédito rotativo estão entre os mais altos do mercado. Esses empréstimos só devem ser utilizados em momentos de emergência e por um prazo curto. Segundo o Banco Central, os juros médios cobrados pelos bancos nestas operações ficaram em 475,2% ao ano em agosto, contra 471,7% ao ano em julho. No acumulado dos oito primeiros meses deste ano, houve um aumento de 43,8 pontos percentuais nos juros do cartão de crédito rotativo e, em 12 meses até agosto, uma alta de expressivos 71,7 pontos percentuais.

28 Set 2016 - 15:00h

Além das obras em andamento, das visitas guiadas e das características divulgadas que tornam o Brumado Park Residence um empreendimento seguro, agradável e de excelente opção para moradia, a E2 Engenharia e Empreendimentos dá mais uma boa notícia como incentivo a quem se interessar pelo projeto. Em parceria com a Prefeitura Municipal de Brumado, o servidor público municipal que aderir ao programa Companhia do Desconto e apresentar a documentação necessária, ganhará uma TV 32” assim que adquirir uma unidade no condomínio. O sistema de premiação para os funcionários municipais tem o objetivo de facilitar ainda mais as negociações e oferecer créditos para quem deseja adquirir um apartamento próprio no primeiro condomínio fechado da cidade. Vale lembrar que o Brumado Park Residence faz parte do programa Minha Casa, Minha Vida, em que os clientes podem receber subsídios e financiamentos através da Caixa Econômica Federal. Além dos servidores públicos, professores e policiais militares também têm benefícios na hora de escolher a nova moradia. Os regulamentos estão disponíveis para consulta e o contato direto com a E2 pode ser feito através do número: (77) 3441-0877.

28 Set 2016 - 14:30h

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o perfil do candidato a vereador médio das eleições de 2016 é o de um homem branco, com média de idade de 44 anos, ensino médio completo e agricultor. Mais de 460 mil pessoas vão disputar vagas para vereadores de todo o país no próximo domingo (2). Do total de candidatos, 67,1%, ou 309,3 mil, são homens. Mais de 50% dos candidatos a vereador têm entre 30 e 49 anos. Apenas 0,6% têm 18 ou 19 anos, e 9,9% têm entre 20 e 29 anos. Já 1,5% tem mais de 70 anos. A idade mínima para se candidatar a vereador é de 18 anos. Quanto à etnia, 50,5% dos candidatos são brancos, 39,7% são pardos, 9% são pretos, 0,4% são amarelos e 0,4% são indígenas. Apenas 19,3% dos candidatos têm ensino superior completo. Já 39,1% têm o ensino médio completo, e 3% - ou 13.670 candidatos - apenas leem e escrevem. Quanto à ocupação cadastrada nos registros do TSE, a mais comum é a de agricultor - 7,2% dos candidatos. Ela é seguida por servidor público municipal (6,6%), comerciante (6,4%) e dona de casa (5,2%).

28 Set 2016 - 14:00h

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o perfil mais comum entre os candidatos a prefeito das eleições de 2016 é um homem branco, com média de idade de 49 anos, com ensino superior completo e empresário. Mais de 16,3 mil pessoas vão disputar vagas nas prefeituras de todo o país no próximo domingo (2). Do total de candidatos, 87,4%, ou 14,3 mil, são homens. Mais de 60% têm entre 40 e 59 anos. Apenas 3% têm entre 21 e 29 anos, e 3,3% têm mais de 70 anos. A idade mínima para se candidatar a prefeito é de 21 anos. Quanto à etnia, 66,4% dos candidatos a prefeito são brancos. Outros 29,6% se declaram pardos. Já 3,2% são pretos, 0,6%, amarelos, e 0,2%, indígenas. Mais da metade dos candidatos - 51,9% - têm ensino superior completo. Quase 1% - ou 154 candidatos - apenas lê e escreve. Quanto às ocupações dos concorrentes às vagas eletivas, a mais comum é a de empresário - 13,7%. Além disso, 12,4% já são prefeitos. Advogados (6,1%), agricultores (5,8%) e comerciantes (5,6%) aparecem em seguida.

28 Set 2016 - 13:30h

Neste sábado (1º), às 8h, no auditório da Semac (ao lado do Correios), será realizada a quinta edição do Aulão Solidário. O evento visa abordar alguns dos principais temas do Enem 2016 nas áreas de Linguagens, Matemática e Ciências da Natureza com a participação de experientes professores de Brumado e Vitória da Conquista. Para participar, basta doar 1 kg de alimento não perecível, que será destinado às instituições filantrópicas de Brumado. O Aulão Solidário é mais um projeto promovido pela Ordem DeMolay de Brumado.