Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
09/2016
Proativa Contabilidade: Há 10 anos atuando no mercado de Brumado e região

Há 10 anos, a Proativa Contabilidade atua no mercado brumadense e da região. A empresa é pautada em rígidos princípios e valores éticos, com foco total na satisfação dos clientes, que são a parte fundamental da vivência no mercado. A Proativa agradece a todos que escreveram e escrevem essa história, familiares, servidores públicos, fornecedores, clientes e a nossa competente equipe de funcionários. Não chegaríamos até aqui sem vocês. A Proativa Contabilidade está localizada na Avenida Coronel Santos, 67-A. Os telefones são: (77) 3441-1405 e (77) 3441-1214.

Baterias são furtadas de caminhões no canteiro de obras do Parque Eólico de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O site Brumado Notícias obteve informações de que 12 baterias foram furtadas dos caminhões que prestam serviços para a empresa Cortez Engenharia no canteiro de obras do Parque Eólico, no distrito de Cristalândia, em Brumado. Nossa reportagem apurou que os meliantes ainda arrombaram a boleia de uma caçamba deixando os estilhaços de vidro no interior da cabine. A nossa reportagem tentou contato com representantes da empresa para tratar do assunto, mas não obteve êxito.

TJ-BA aprova reclassificação da Comarca de Caculé de entrância inicial para intermediária Foto: Gisele Quintão

O pedido formulado pelo deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM) para reclassificação da Comarca de Caculé, no sudoeste baiano, à condição de entrância intermediária foi aprovado pela comissão de reforma judiciária, administrativa e regimento interno do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, por maioria dos votos, em sessão realizada no dia 20 de julho de 2016. A decisão foi proferida nos autos do processo administrativo TJ-ADM-2016/21613 e foi publicada na edição nº 1756 do Diário Oficial do TJ-BA do dia 27 de setembro de 2016. Tal reclassificação beneficia todos os cidadãos que dependem dos serviços jurisdicionais prestados na Comarca de Caculé, que abrange os municípios de Caculé, Ibiassucê, Rio do Antônio e Guajeru, uma vez que permite a alocação maior de recursos e pessoal para a prestação de serviços jurisdicionais na comarca, otimizando a mesma.

Brumado: Prefeitura buscará parceria para pavimentar acesso ao presídio Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Já foram aprovados na câmara de vereadores o projeto e a indicação para que a prefeitura providencie a pavimentação asfáltica do trecho da estrada vicinal que liga o presídio de Brumado à BR-030, próximo à subestação II da Coelba. No entanto, em entrevista ao site Brumado Notícias, o secretário municipal de infraestrutura, André Cardoso, declarou que o custo da obra é alto para o município bancar sozinho, pois trata-se de um percurso de cerca de 2 km que precisará de alargamento até chegar aos 10 metros. Desta forma, o secretário adiantou que a administração municipal está aguardando o período de liberação de emendas parlamentares, que acontece a partir do mês de novembro, para tentar conseguir apoio para execução da obra.

Juro do cheque especial sobe e bate recorde

Os juros médios cobrados pelos bancos nas operações com cheque especial avançaram de 318,4% ao ano em julho para 321,1% ao ano, informou o Banco Central nesta quarta-feira (28). Com isso, a taxa atingiu o maior valor de toda a série histórica, que começa em julho de 1994, ou seja, em 22 anos. Os juros do cheque especial e do cartão de crédito rotativo estão entre os mais altos do mercado. Esses empréstimos só devem ser utilizados em momentos de emergência e por um prazo curto. Segundo o Banco Central, os juros médios cobrados pelos bancos nestas operações ficaram em 475,2% ao ano em agosto, contra 471,7% ao ano em julho. No acumulado dos oito primeiros meses deste ano, houve um aumento de 43,8 pontos percentuais nos juros do cartão de crédito rotativo e, em 12 meses até agosto, uma alta de expressivos 71,7 pontos percentuais.

 Futuros moradores do Brumado Park Residence são premiados com condições especiais

Além das obras em andamento, das visitas guiadas e das características divulgadas que tornam o Brumado Park Residence um empreendimento seguro, agradável e de excelente opção para moradia, a E2 Engenharia e Empreendimentos dá mais uma boa notícia como incentivo a quem se interessar pelo projeto. Em parceria com a Prefeitura Municipal de Brumado, o servidor público municipal que aderir ao programa Companhia do Desconto e apresentar a documentação necessária, ganhará uma TV 32” assim que adquirir uma unidade no condomínio. O sistema de premiação para os funcionários municipais tem o objetivo de facilitar ainda mais as negociações e oferecer créditos para quem deseja adquirir um apartamento próprio no primeiro condomínio fechado da cidade. Vale lembrar que o Brumado Park Residence faz parte do programa Minha Casa, Minha Vida, em que os clientes podem receber subsídios e financiamentos através da Caixa Econômica Federal. Além dos servidores públicos, professores e policiais militares também têm benefícios na hora de escolher a nova moradia. Os regulamentos estão disponíveis para consulta e o contato direto com a E2 pode ser feito através do número: (77) 3441-0877.

Eleições 2016: Maioria dos candidatos a vereador é homem e tem ensino médio

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o perfil do candidato a vereador médio das eleições de 2016 é o de um homem branco, com média de idade de 44 anos, ensino médio completo e agricultor. Mais de 460 mil pessoas vão disputar vagas para vereadores de todo o país no próximo domingo (2). Do total de candidatos, 67,1%, ou 309,3 mil, são homens. Mais de 50% dos candidatos a vereador têm entre 30 e 49 anos. Apenas 0,6% têm 18 ou 19 anos, e 9,9% têm entre 20 e 29 anos. Já 1,5% tem mais de 70 anos. A idade mínima para se candidatar a vereador é de 18 anos. Quanto à etnia, 50,5% dos candidatos são brancos, 39,7% são pardos, 9% são pretos, 0,4% são amarelos e 0,4% são indígenas. Apenas 19,3% dos candidatos têm ensino superior completo. Já 39,1% têm o ensino médio completo, e 3% - ou 13.670 candidatos - apenas leem e escrevem. Quanto à ocupação cadastrada nos registros do TSE, a mais comum é a de agricultor - 7,2% dos candidatos. Ela é seguida por servidor público municipal (6,6%), comerciante (6,4%) e dona de casa (5,2%).

Eleições 2016: Maioria dos candidatos a prefeito é homem, branco e com faculdade

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o perfil mais comum entre os candidatos a prefeito das eleições de 2016 é um homem branco, com média de idade de 49 anos, com ensino superior completo e empresário. Mais de 16,3 mil pessoas vão disputar vagas nas prefeituras de todo o país no próximo domingo (2). Do total de candidatos, 87,4%, ou 14,3 mil, são homens. Mais de 60% têm entre 40 e 59 anos. Apenas 3% têm entre 21 e 29 anos, e 3,3% têm mais de 70 anos. A idade mínima para se candidatar a prefeito é de 21 anos. Quanto à etnia, 66,4% dos candidatos a prefeito são brancos. Outros 29,6% se declaram pardos. Já 3,2% são pretos, 0,6%, amarelos, e 0,2%, indígenas. Mais da metade dos candidatos - 51,9% - têm ensino superior completo. Quase 1% - ou 154 candidatos - apenas lê e escreve. Quanto às ocupações dos concorrentes às vagas eletivas, a mais comum é a de empresário - 13,7%. Além disso, 12,4% já são prefeitos. Advogados (6,1%), agricultores (5,8%) e comerciantes (5,6%) aparecem em seguida.

5º Aulão Solidário acontece em Brumado neste sábado (1º)

Neste sábado (1º), às 8h, no auditório da Semac (ao lado do Correios), será realizada a quinta edição do Aulão Solidário. O evento visa abordar alguns dos principais temas do Enem 2016 nas áreas de Linguagens, Matemática e Ciências da Natureza com a participação de experientes professores de Brumado e Vitória da Conquista. Para participar, basta doar 1 kg de alimento não perecível, que será destinado às instituições filantrópicas de Brumado. O Aulão Solidário é mais um projeto promovido pela Ordem DeMolay de Brumado.

Polícia prende traficante de drogas em Paramirim Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Investigadores da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) prenderam nesta terça-feira (27), na cidade de Paramirim, no sudoeste baiano, o jovem Tales Silva Najar, de 20 anos, em cumprimento a mandado de prisão definitiva. O indivíduo foi condenado a 04 anos e 02 meses de reclusão, em regime semi-aberto, bem como ao pagamento de 280 dias-multa. Segundo informações da polícia, Tales foi flagrado por policiais na BA-152, no município de Livramento de Nossa Senhora, em dezembro de 2015, quando transportava com um comparsa cerca de 5 kg de maconha. O comparsa, Caio Vinícius Cruz Moraes, de 26 anos, também foi condenado pela prática do referido crime e encontra-se foragido. Tales permanecerá custodiado na carceragem de uma das delegacias da 20ª Coorpin, até sua remoção para uma unidade prisional da SEAP, onde passará a cumprir a pena.

Justiça Federal condena ex-prefeito e construtora por fraude em Caculé Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em Guanambi, a Justiça Federal condenou o ex-prefeito de Caculé, João Aliomar Pereira Malheiros, quatro servidores da comissão de licitação e a Construtora Vértice Ltda. por improbidade administrativa. De acordo com o MPF, as licitações eram voltadas para construção de casas do programa “Morar Melhor” e a construção de 44 unidades sanitárias com fossas e sumidouros individuais. Na sentença, o juiz assinalou que a proposta da Vértice, “além de ter sido menor, destoou somente por alguns reais das apresentadas pelos outros "concorrentes". Para ele, há provas de um prévio ajuste de propostas, com participação de agentes públicos, para fraudar a licitação. Os réus foram condenados a suspensão de direitos políticos por até oito anos, perda da função pública, multa de dez vezes o valor atualizado da última remuneração dos cargos de prefeito e servidores. A construtora foi condenada à proibição de contratar com o Poder Público por cinco anos e multa de dez vezes o valor atualizado da última remuneração do ex-prefeito.

Ibicoara: Polícia recupera encomendas roubadas dos Correios Foto: Divulgação/PC

Investigadores da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) recuperaram na terça-feira (27) várias encomendas subtraídas do bagageiro de um ônibus que fazia transporte intermunicipal de passageiros. Segundo a polícia, os objetos estavam sob a responsabilidade dos Correios e foram encontrados no Bairro Alto do Cemitério, em Ibicoara, em poder de Sandro de Oliveira Santana, de 19 anos. O indivíduo responderá ao Inquérito Policial em liberdade. Os bens serão devidamente devolvidos para as vítimas.

94% das brasileiras não combinam uso de anticoncepcional e camisinha, diz pesquisa Foto: Reprodução

Apesar do grande risco de contração de doenças sexualmente transmissíveis, as brasileiras se preocupam muito mais em evitar uma gravidez indesejada. De acordo com uma pesquisa desenvolvida pela Bayer em vários países, apenas 6% das jovens brasileiras utilizam preservativo quando adotam o uso da pílula. O estudo analisou como a memória das mulheres com idade entre 20 e 35 anos pode ser afetada pelo estresse. A ação mais esquecida pelas mulheres dessa geração é justamente o uso regular da pílula anticoncepcional. No total, 58% das brasileiras disseram ter esquecido pelo menos uma vez no último mês.

Câmara de Vereadores de Dom Basílio tem contas rejeitadas Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na sessão da última terça-feira (27), os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) votaram pela rejeição das contas da Câmara de Dom Basílio, da responsabilidade de Francisco Isaías dos Santos (SD), o Chico de Ana, relativas ao exercício de 2015, em razão da extrapolação do limite total para a despesa do Legislativo. O gestor foi multado em R$ 500 e terá de devolver aos cofres municipais recursos no montante de R$ 2.000, referente à aquisição indevida de refeições. De acordo com art. 29-A da Constituição Federal, o total de despesa da Câmara não poderia ultrapassar o montante de R$ 1.052.298,91, mas foram promovidos gastos no importe de R$ 1.053.052,68, em descumprimento ao limite estabelecido. Ainda cabe recurso da decisão. 

Atendendo um pedido da deputada estadual Ivana Bastos (PSD), a Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb) perfurou um poço artesiano na localidade de Rio Abaixo, em Lagoa Real. Segundo a deputada, aumentar o acesso à água e aos serviços básicos tem sido uma das prioridades no trabalho junto às comunidades. Na última sexta-feira (23), também foram perfurados dois poços artesianos nas localidades de Pageuzinho da Torta e Itapicuru, em Guanambi. As solicitações foram feitas durante audiência com o secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto, e com o diretor da CERB, Marcus Bulhões, em agosto. Segundo a deputada, o trabalho junto aos órgãos tem que ser constante. “Até a perfuração do poço passamos por diversas etapas, e para a sua instalação é necessário que sejam cumpridas algumas exigências. Todo o processo precisa ser acompanhado de perto. Às vezes é preciso fazer novas perfurações ou colocar um equipamento, seja o que for, é fundamental que estejamos observando cada passo para levar o benefício para a população o mais rápido possível”, afirmou Bastos.

Eleições 2016: Devido à violência, justiça eleitoral suspende atos de campanha em Lagoa Real Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O juiz José Eduardo das Neves Brito, da 63ª Zona Eleitoral em Caetité, decidiu em audiência com os representantes das coligações “Pela reconstrução de Lagoa Real” e “Lagoa Real com união e paz” que não haverá, a partir de agora, no município, qualquer ato de campanha, compreendendo comícios, caminhadas, reuniões, utilização de carros de som, divulgações através de alto falante, rádio e divulgação de pesquisas eleitorais. Só será permitida, segundo termo firmado entre as partes, campanha de contatos pessoais e diretos, com direito a visita as casas dos eleitores. De acordo com apurações do site Brumado Notícias, caso descumpram o acordo, os candidatos estarão cometendo crime eleitoral e crime de desobediência, ficando o eventual infrator sujeito a multa de R$ 100 mil, além da imediata intervenção da Justiça Eleitoral, inclusive com o uso de força policial.

'Não tenho nenhuma intenção de sair do PSB', garantiu senadora Lídice da Mata Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A senadora Lídice da Mata negou em nota enviada ao site Brumado Notícias que esteja de saída do Partido Socialista Brasileiro (PSB). “Não existe nenhuma discussão sobre isso. Só sairei se for expulsa ou se a direção do partido assim desejar. Estou no PSB há quase duas décadas e não tenho a intenção de sair”, reiterou a parlamentar. Lídice destacou ainda que está em intensa movimentação de campanha e que o objetivo é aumentar o número de prefeitos e vereadores eleitos para fortalecer o partido na Bahia. No último fim de semana, a senadora visitou seis cidades no interior: Vitória da Conquista, Guanambi, Caetité, São Felipe, Santo Antônio de Jesus, São Gonçalo dos Campos, Ilhéus, Ubaitaba e Barra do Rocha, além de ter participado de atividades em Salvador. Esta semana, a senadora visitará Catu e Alagoinhas. Também estão previstas incursões em cidades da Chapada Diamantina e Oeste da Bahia. 

Brumado: Vereadores em campanha deixam legislativo sem quórum para sessão Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Oito dos treze vereadores faltaram à sessão da Câmara de Vereadores que seria realizada na noite da última segunda-feira (26), em Brumado. Havia apenas dois projetos e duas indicações na pauta do dia, o que ficou em segundo plano devido aos parlamentares faltosos, que em reta final de campanha foram buscar votos para tentarem a reeleição ao parlamento. Sem número suficiente de vereadores, faltou quórum para votação da pauta e dos projetos e, dessa forma, não houve sessão. A próxima sessão legislativa será na segunda-feira (3), um dia após a eleição, e os vereadores já saberão quem assumirá as bancadas para a próxima legislatura.  

Brumado: Empresa refaz e começa a construir novas faixas elevadas de pedestre Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Seis meses já se passaram desde que a prefeitura de Brumado, através da superintendência municipal de trânsito e transportes e uma empresa terceirizada, construiu várias passagens elevadas de pedestres no centro da cidade. Na ocasião, sem a devida sinalização, os equipamentos acabaram provocando alguns acidentes, pois foram considerados irregulares. Comprovando a irregularidade, a empresa responsável pela obra está refazendo a faixa elevada construída em frente ao Colégio Estadual, na Rua Dr. Guilherme Dias, o que alterou o trânsito no percurso. 

Brumado: Empresa refaz e começa a construir novas faixas elevadas de pedestre Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em entrevista ao site Brumado Notícias, um dos encarregados da empresa afirmou que a obra está sendo custeada pela própria empresa que reconheceu e está reparando o erro, sem ônus para a prefeitura. Além disso, a empresa está construindo uma nova passagem elevada, desta vez na Rua Dr. Antônio Mourão Guimarães, uma das principais vias do centro comercial. Com está, já são nove das 40 faixas que fazem parte do projeto da superintendência para organização do trânsito local.

Caminhão tanque capota na BA-148 em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um caminhão tanque, utilizado para transporte de combustível, capotou na BA-148, próximo ao matadouro frigorífico, na região da comunidade da Lagoa Funda. O veículo havia saído do município de Dom Basílio com destinado a Brumado. Segundo apurou o site Brumado Notícias, a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) compareceu ao trecho, mas não encontrou o motorista e não tem informações concretas do que pode ter ocasionado o acidente. O proprietário do caminhão, que esteve no local, não soube informar sobre o paradeiro do condutor. O acidente só não foi mais grave porque o tanque estava vazio.

Brumado: Prefeitura aprova obras do presídio, mas estado ainda não fez licitação para manutenção Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Acompanhado de dois técnicos, o secretário de infraestrutura de Brumado, André Cardoso, realizou uma vistoria nas obras do presídio, na manhã de terça-feira (27). Em entrevista ao site Brumado Notícias, o secretário declarou que a equipe não encontrou irregularidades nas obras e, a depender da prefeitura, o empreendimento está apto para receber o alvará municipal. No entanto, o secretário disse que ainda restam alguns pequenos detalhes a serem concluídos para a empresa responsável fazer a entrega do complexo ao estado. Perguntado se já houve posicionamento da secretaria estadual de ressocialização quanto à licitação para a manutenção do prédio, o secretário respondeu que a administração local ainda não recebeu nenhum comunicado quanto à licitação e uma possível data para inauguração ou funcionamento do presídio, que terá capacidade para mais de 500 detentos. Em entrevista recente, o diretor regional de assuntos penitenciários, Alexandro Oliveira, declarou que, assim que a empresa executora entregar as obras, o estado abrirá a licitação para as empresas que desejarem concorrer pelos serviços de manutenção do prédio, o que envolverá cerca de 200 vagas de trabalho para serviços gerais e agentes penitenciários. Na ocasião, o diretor garantiu que até o final de 2016 o presídio de Brumado estará em pleno funcionamento.

Justiça impede divulgação de pesquisa do Jornal do Sudoeste em Brumado

O juiz Genivaldo Alves Guimarães, da 90ª Zona Eleitoral, em decisão liminar, publicada na noite desta terça-feira (27) determinou a empresa LM Sudoeste/Jornal do Sudoeste que se abstenha de divulgar a pesquisa registrada sob nº BA 09318/2016, sob pena de multa de R$ 50 mil. O pedido foi feito na justiça eleitoral pela coligação “Brumado Acima de Tudo”. Segundo apurou o site Brumado Notícias, o pedido de registro da pesquisa foi feito na última sexta-feira (23) e a divulgação da mesma seria na quinta-feira (29). De acordo com o despacho, o nome do candidato Genivaldo de Jesus Azevedo (PTdoB) consta das perguntas de números 5 e 6, mas não da de número 10. Observa-se, ainda, que da questão número 7 o questionário avança para a de número 10, e não houve qualquer explicação acerca da supressão das perguntas 8 e 9.  “Considerando que a pesquisa é instrumento da liberdade de informação, a suspensão da divulgação do resultado é medida excepcional. No presente caso, se for possível sanar a correção do vício antes da data prevista para divulgação, os autos devem retornar conclusos, para nova apreciação e deliberação”, sentenciou o magistrado. Guimarães ainda determinou a notificação da representada para que apresente defesa em 48 horas.

Brumado: PM, Promotoria e 90ª Zona Eleitoral definem ações para dia de votação Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na manhã desta terça-feira (27) foi realizada na sala do júri do Fórum Dr. Duarte Moniz, em Brumado, uma reunião de instrução e debates entre o juiz da 90ª Zona Eleitoral, Genivaldo Alves Guimarães, o promotor eleitoral Ruano Fernando, e a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar, sob o comando do Major Jocevã, para definir as ações referentes aos dias que antecedem e ao de votação, no domingo (2), na região que integra os municípios de Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras. O promotor eleitoral Ruano Fernando adiantou em entrevista ao site Brumado Notícias que a polícia atuará, juntamente com a promotoria e a justiça eleitoral, para inibir qualquer delito nas cidades. Na madrugada de domingo (2) serão realizadas rondas no intuito de inibir o despejo de santinhos nas portas dos locais de votação. Durante o dia de votação, por determinação da justiça eleitoral, para não se deturpar o pleito, não será tolerada qualquer ação de promoção dos candidatos, como a boca de urna e a entrega de santinhos nos locais de votação. Também não será permitida a circulação de carros que estiverem plotados, adesivados ou com bandeiras dos candidatos. Também não será permitida a circulação de carros com som alto ou carros de propaganda volante com divulgação dos postulantes. “Se houver atos ilícitos serão punidos com o necessário rigor da lei”, alertou o promotor.

Arquivo