Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
09/2017
Brumado: Carro descontrolado derruba poste e causa apagão no Bairro Olhos D'água Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um grave acidente registrado na noite desta segunda-feira (4) por pouco não terminou em tragédia no município de Brumado. Um veículo Gol, de cor preta, que trafegava em alta velocidade pela Rua José de Souza Lima, acabou colidindo contra um poste, derrubando o mesmo e uma árvore. Moradores da via narraram ao site Achei Sudoeste que, antes da colisão, o veículo quase atingiu dois rapazes que estavam em uma calçada. O carro também chegou a resvalar em uma motocicleta. Houve pânico na via por conta de um curto circuito generalizado, o qual deixou a fiação elétrica exposta no chão, ocasionando um início de incêndio em uma árvore. Ainda segundo os residentes, com a colisão, o poste desabou e arrastou toda a rede elétrica, de telefonia e internet, causando blecaute e deixando a localidade sem comunicação. Uma equipe de manutenção da empresa que presta serviços à Coelba trabalhou durante toda madrugada no intuito de substituir o poste danificado e restabelecer o fornecimento de energia na região, o que só aconteceu no início da manhã de hoje (5). A Polícia Militar foi acionada, mas o condutor abandonou o veículo e evadiu-se do local. Na ocorrência registrada na delegacia, consta que foi encontrada uma pequena quantidade de maconha no interior do veículo, que possui placa da cidade de Itabuna. O mesmo foi encaminhado para a delegacia e, em seguida, ao departamento de polícia técnica para ser periciado. O Samu 192 também foi acionado para dar assistência há alguns moradores que ficaram em choque com o ocorrido.

Zika pode ser útil no combate a câncer no cérebro, diz estudo

A preferência do vírus zika por neurônios pode ter um “lado bom”, sugere estudo publicado no “The Journal of Experimental Medicine” nesta terça-feira (5). Isso porque, ao mesmo tempo em que essa predileção pode provocar anomalias em crianças, ela também pode destruir um grave tumor cerebral em adultos: o glioblastoma, câncer em que pacientes vivem em média um ano após o diagnóstico. Hoje, o tratamento para o glioblastoma envolve radioterapia e quimioterapia, mas sem efeitos prolongados. Mesmo com o tratamento, células-troncos associadas ao tumor sobrevivem e “driblam” o sistema imunológico. Resultado: o tumor volta cerca de seis meses depois. Assim, ao ver a ação do vírus da zika no cérebro de crianças, cientistas se perguntaram se o zika não poderia ser utilizado para matar células-tronco de tumores cerebrais. A ideia é que, como adultos não são atingidos pelo vírus zika com a mesma letalidade que fetos, a ação do vírus no cérebro poderia ser utilizada no câncer como uma espécie de terapia-alvo. De acordo com o G1, nessa estratégia, a preferência do zika por células-tronco neuronais poderia ser utilizada “em nosso favor” para atacar somente o tumor cerebral.

Vitória da Conquista: Obras do aeroporto estão paralisadas devido a impasse sindical Foto: Blog do Anderson

Em Vitória da Conquista, as obras do Aeroporto Glauber Andrade Rocha, previsto para ser concluído em março de 2018, estão paralisadas há duas semanas. A interrupção nos trabalhos se deve a uma mobilização do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada e Montagem Industrial do Estado da Bahia (Sintepav), que impede a entrada dos operários que trabalham no local. Segundo informações da Sial Engenharia, uma liminar da Justiça determinou que as atividades sejam retomadas, porém o sindicato não estaria cumprindo a decisão. De acordo com o Blog do Anderson, o Sintepav ainda não se manifestou sobre o assunto, que está sendo acompanhado de perto pela Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra).

A produção da indústria brasileira cresceu 2,5% em julho ante mesmo mês do ano passado e 0,8% em relação a junho, informou nesta terça-feira (5) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É o quarto resultado positivo seguido do setor. É o melhor mês de julho desde 2014, quando a taxa foi de 1,3%. Nos primeiros sete meses do ano, o crescimento foi de 0,8%. Já no acumulado de 12 meses, houve queda de 1,1%. De acordo com o G1, na comparação anual (sem ajuste sazonal), foi o maior avanço para julho em 4 anos - desde 2013, quando o setor cresceu 3,4% frente a julho de 2012. Já frente a junho (com ajuste sazonal), o resultado foi o melhor para o mês em 8 anos - desde 2009, quando o setor avançou 1,4%.

Acidente envolvendo vários ciclistas marca a 19ª Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas Foto: Reprodução/WhatsApp/Achei Sudoeste

Um grave acidente envolvendo vários ciclistas marcou a 19ª Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas, realizada no último domingo (03). O site Achei Sudoeste recebeu imagens impressionantes do momento do acidente, ocorrido no famoso trecho dos 18 da BA-148, próximo à entrada do distrito de Itaquaraí. No local, os ciclistas foram registrados no chão. Nossa reportagem foi informada que os segregadores de pista, as populares tartaruguinhas de sinalização horizontal, teriam sido a causa do desequilíbrio de alguns atletas. Este ano, o forte da corrida foi exatamente o seguro aos atletas em caso de acidentes. A organização do evento ainda não se pronunciou sobre o ocorrido. Na sua maioria, os atletas tiveram apenas escoriações, sem lesões graves; alguns ainda retornaram à corrida e completaram a prova.

PPS convoca para Congresso Municipal em Brumado

Todos os filiados ao Partido Popular Socialista (PPS) que tiveram suas filiações deferidas até o dia 29 de agosto estão convocados para o Congresso Municipal, que será realizado no dia 23 de setembro, às 14h, na Câmara de Vereadores de Brumado, localizada na Praça Abias Azevedo, 145, Bairro Monsenhor Fagundes. Na oportunidade, serão discutidos: a proposta de Resolução Política ao XIX Congresso e as contribuições oferecidas pela Tribuna de Debates, eleição, por voto direto e aberto do Diretório Municipal, que será constituído por quatro membros e quatro suplentes, eleição por voto direto e aberto de delegados e respectivos suplentes ao Congresso Estadual e, por fim, eleição por voto direto e secreto da comissão executiva e seus suplentes pelo diretório eleito.

Polícia Civil de Guanambi apreende quase 10 kg de drogas em matagal Foto: Divulgação/PC

No final da tarde de ontem (4), a Polícia Civil de Guanambi apreendeu em um matagal nos fundos do Bairro Beija Flor II nove quilos de maconha prensada. A ação fez parte da Operação Independência, deflagrada na última sexta-feira (1º). De acordo com a polícia, o responsável por guardar a droga era Dário Pereira da Silva, que foi preso e conduzido para a delegacia. Os entorpecentes pertenciam a organização criminosa liderada pelo traficante "Baú". Durante a operação, também foram apreendidos um veículo de cor prata, a quantia de R$ 2 mil e várias anotações. O material deve ser incinerado após autorização da Justiça.

Mais de 300 competidores participam da 19ª Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Mais de 300 ciclistas de várias partes do Brasil se encontraram neste domingo (03), durante a 19ª Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas. A prova teve a largada simbólica realizada na Avenida Centenário, na presença do vice-prefeito de Brumado, Édio Pereira, da Secretária Municipal de Esportes, Acácia Gondim, e do Diretor Municipal de Esportes, Jobson Cruz. Umm passeio de apresentação foi promovido pelas principais vias do centro comercial. A largada oficial por categoria foi dada na Avenida Lindolpho Azevedo de Brito, via de acesso à BA-148, com o acompanhamento de batedores da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) e da Polícia Rodoviária Estadual, além de vários carros de apoio e ambulância. A corrida, que conta com o apoio a Federação Baiana de Ciclismo (FBC) e se tornou parte do calendário esportivo da Bahia, soma pontos para os atletas que participam do Campeonato Baiano de Ciclismo. Alguns atletas de Brumado tiveram boas colocações e alcançaram o pódio. Como se trata de muitos resultados, a organização do evento ainda não divulgou os resultados finais da competição, o que deverá acontecer até a próxima quarta-feira (06). O conquistense Renato Evangelista, que corre por uma equipe da cidade de Eunápolis, venceu a principal categoria, a elite, e levou a maior fatia da premiação.

Apenas 28% dos eleitores baianos fizeram o recadastramento biométrico Foto: Bruno Concha/Secom Salvador

Um balanço divulgado na última segunda-feira (4), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) informou que apenas 28,66% dos eleitores baianos realizaram o recadastramento biométrico, que é obrigatório, e deve ser feito até 31 de janeiro de 2018. Em números brutos, isso significa que, dos 10.561.490 eleitores da Bahia, somente 3.026.807 fizeram o recadastramento. Segundo o TRE, por ser o recadastramento biométrico uma revisão do eleitorado, todos os eleitores - inclusive aqueles cujo voto é facultativo (analfabetos, eleitores com idade entre 16 e 18 anos e os maiores de 70 anos de idade) – estão obrigados a realizar o procedimento. O cidadão que não fizer o recadastramento dentro do prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral terá o título cancelado. Com o cancelamento do título, o eleitor cujo voto não seja facultativo poderá ter restrições no CPF, dificuldades para realizar cadastro em benefícios federais, emitir passaporte, receber aposentadoria ou pensão paga pelo governo federal, fazer matrícula em instituição de ensino superior, tomar posse em cargo público, além de outros impedimentos. De acordo com o G1, o recadastramento é dividido em cinco etapas: coleta das digitais de todos os dedos das mãos, registro fotográfico, assinatura digital, revisão dos dados cadastrais e reimpressão de novo título.

Encontro ecumênico na Câmara de Vereadores de Brumado abordará a Paz Mundial Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Líderes religiosos, de entidades e organizações não governamentais e de instituições sociais se encontrarão na noite desta terça-feira (05), na Câmara de Vereadores de Brumado, onde acontecerá um evento ecumênico em prol da paz mundial. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Odair Lima de Almeida, diretor da associação das famílias para unificação e paz mundial, declarou que o evento é também promovido pela Federação Pela Paz Universal, com ramificação em vários países. Durante o encontro, o diretor estadual da federação pela paz, Anísio de Souza, ministrará uma palestra, abordando temas ligados aos esforços para a promoção da paz. Odair Lima estendeu o convite a toda a comunidade brumadense no intuito de que cada individuo presente possa se tornar um agente multiplicador da paz.

Bandidos explodem agências e fogem atirando na cidade de Tremedal Foto: Blog do Anderson

Um grupo de criminosos explodiu as agências do Banco do Brasil e dos Correios da cidade de Tremedal, no sudoeste da Bahia, na madrugada desta terça-feira (5), de acordo com a Polícia Civil. Os bandidos ainda dispararam várias vezes para cima, em ruas da cidade. Apesar do susto aos moradores, ninguém ficou ferido. Segundo a polícia, as agências ficam a cerca de 60 metros de distância uma da outra. Por conta da explosão, a parede do fundo da unidade dos Correios foi derrubada. A agência bancária teve as portas da frente e a lateral destruída. O grupo também invadiu uma casa e roubou um carro do dono do imóvel durante a ação. De acordo com o G1, uma perícia deve ser feita nas agências para avaliar o que foi levado. Equipes da 80ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) e da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT)/Rondesp Sudoeste fazem buscas na região após o crime, mas até a manhã desta terça ninguém foi preso.

IBGE: Abaíra tem a maior população de idosos de todo interior da Bahia Foto: Divulgação/UPB

De acordo com dados do último censo feito pelo IBGE, em 2010, o município de Abaíra, localizado na Chapada Diamantina, é o que tem o maior número de idosos no interior da Bahia: 19,8% da população tem 60 anos ou mais. Na cidade, dos mais de 8 mil moradores, cerca de 1.650 mil são idosos. Seu Ramiro está entre eles. Adaptado à rotina de uma cidade pequena, ele mantém uma vida simples. Mais velho de nove irmãos, viúvo, o agricultor mora com o filho e a nora em uma casa localizada acerca de meio quilômetro da roça onde trabalha e mantém hábitos saudáveis. Ele dorme e acorda cedo, se alimenta bem, não tem problemas de saúde, parou de beber e fumar há 40 anos, tem uma boa convivência com a família e toma como exemplo o pai, que viveu até os 102 anos e 4 meses. Para seu Ramiro, envelhecer bem tem a ver com fazer o que gosta, com independência. O abairense tem 10 filhos (sete estão vivos) e inúmeros netos e bisnetos.

Deputados Waldenor Pereira e Zé Raimundo realizam plenárias no sudoeste baiano Foto: Vinícius Brito

Os deputados Waldenor Pereira (PT) e Zé Raimundo (PT) reuniram dezenas de lideranças políticas de vários municípios em plenárias regionais realizadas no último fim de semana. Com o tema “Mandato que é popular presta contas”, as plenárias contaram com a participação de assessores políticos dos mandatos dos parlamentares. Os coordenadores Lucas Batista, que atenderá os municípios da região da Serra Geral, e Alana Matos, responsável pelos municípios da região da Bacia do Paramirim, apresentaram a nova estrutura organizacional interna para uma melhor aproximação com as lideranças regionais. O objetivo é viabilizar maior intermediação dos deputados nas ações, obras, serviços e destinação de emendas parlamentares nos municípios onde atuam. As plenárias foram momento também para discussão da conjuntura política nacional. A primeira plenária foi realizada na sexta-feira (1), em Caetité, com participação de lideranças do município e de outras 16 cidades da região da Serra Geral. A segunda plenária foi realizada em Livramento de Nossa Senhora, no sábado (2), com a participação de diversos municípios da região da Bacia do Paramirim. Durante as plenárias, os deputados reforçaram a destinação de emendas parlamentares previstas para os municípios, que devem beneficiar as localidades com investimentos em agricultura familiar, saúde, saneamento básico, pavimentação, esporte, dentre outros.

Homicida de alta periculosidade morre em confronto com a Polícia Civil de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Leones Ferreira dos Santos, de 22 anos, natural de cidade de Vitória da Conquista, morreu na tarde desta segunda-feira (04), no Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado, após confronto com a Polícia Civil. Leones era foragido do Presídio de Mata Escura, em Salvador, e sob ele recaia a suspeita de também ter participado do assassinado de Marcos Antônio da Silva Santos, o Marquinhos Berruguinha, ocorrido no dia 21 de agosto, na Rua Miguel Araújo Moura, no Bairro Dr. Juracy, em Brumado. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, Leones foi encontrado em uma residência na Travessa Marques dos Santos, no Bairro Mercado, à margem do Rio do Antônio. No momento da abordagem, o acusado estava tomando conta de uma criança, filha de uma mulher com quem vivia. Ele teria resistido à voz de prisão, abandonado a criança e corrido para os fundos de uma casa, de onde efetuou dois disparos contra os investigadores, que revidaram. O mesmo foi alvejado no tórax, perna e braço. Ainda com vida, o foragido foi encaminhado à unidade hospitalar na viatura da polícia. 

Homicida de alta periculosidade morre em confronto com a Polícia Civil de Brumado Foto: Divulgação/PC

No local, ele passou por procedimento médico, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. Na ficha criminal, Leones é apontado pela polícia como homicida de alta periculosidade, tendo na sua ficha criminal passagens por latrocínio, vários roubos e outros homicídios, todos praticados com requintes de crueldade. Sobre Leones ainda recaía a morte da própria advogada, com quatro disparos de arma de fogo. O crime ocorreu em 2010, na cidade de Vitoria da Conquista. Em maio de 2015, Leones e mais quatro presos fugiram da cadeia de Brumado, tendo sido capturado depois na cidade de Itabaiana, no Sergipe. A arma calibre 38, utilizada por Leones, foi encaminhada ao departamento de polícia técnica para ser periciada e passará por analise de balística para se confirmar se ele teve ou não participação no assassinato de Berruguinha. A criança encontrada com o homicida foi levada à delegacia para receber atenção do Conselho Tutelar.

Desestruturado, Brumado é goleado por Guanambi no intermunicipal de futebol Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Jogando dentro de seus domínios, no Estádio Municipal Gilberto Cardoso, na tarde deste domingo (03,) a Seleção de Brumado sofreu a goleada de 0x4 para o selecionado de Guanambi, em jogo válido pela 5ª Rodada do Campeonato Intermunicipal de Futebol. O time da casa foi para a partida desestruturado. Restando apenas 10 minutos para o início do jogo, o time ainda estava incompleto: o técnico Marconi Adriano, o Bua, só tinha dez jogadores do elenco à sua disposição. A equipe só foi completada durante a preleção, dentro do vestiário, com jogadores da base que durante a manhã haviam atuado na decisão do Campeonato Brumadense Sub-20. Outro fator foi a falta de material para o jogo: os novos uniformes cedidos pela Federação Baiana de Futebol (FBF) só foram entregues minutos antes da partida, o que provocou um atraso no início da mesma. Com menos de cinco minutos de bola rolando, o time visitante abriu o marcador em uma cobrança de pênalti e, já na metade da primeira etapa, veio o segundo gol em uma cobrança de escanteio que contou com a colaboração do goleiro Debilora. Desnorteada em campo, a seleção de Brumado corria sem uma formação tática padrão, enquanto o time de Guanambi mostrou organização e soube aproveitar as oportunidades criadas para ampliar o resultado na segunda etapa. Os poucos torcedores que foram ao estádio vaiaram a atuação do time da casa e pediram mudanças no elenco e na comissão técnica. Mesmo com o resultado negativo, o selecionado brumadense está classificado para próxima fase da competição, ficando com o terceiro lugar do grupo 14, com 07 pontos ganhos. O Vitória da Conquista se mantém líder do grupo, agora com 11 pontos, após aplicar o chocolate de 8x0 contra Palmas de Monte Alto, na casa do adversário, que ainda não pontuou na competição. Já o Guanambi reassumiu a segunda colocação, com 09 pontos conquistados. No próximo final de semana, Brumado viaja para Vitória da Conquista para enfrentar o líder do grupo no Estádio Edvaldo Flores. No outro confronto que fecha a fase de grupos, Guanambi receberá o selecionado de Palmas de Monte Alto, no Estádio 02 de Julho.

Praticook: O maior showroom saudável em Brumado

Quer se alimentar bem, perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox, Kit Semanal Light, Kit Low Carb e Kit de Lanches. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten e sem lactose. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Coronel Zeca Leite, 08-A. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

Confira a pauta da sessão legislativa desta segunda-feira (04) em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na sessão legislativa desta segunda-feira (4), serão apresentados o projeto de Lei 028/2017, que institui o sistema de estacionamento rotativo em vias e logradouros públicos; bem como o Projeto de Lei 029/2017, ambos de origem do Executivo, que institui o Plano Plurianual da Administração Pública Municipal de Brumado para o período de 2018/2021. Em primeira discussão e votação, estão: os Projetos de Decreto Legislativo 003/2017 e 004/2017, que dispõe sobre a concessão de Título de Cidadão Brumadense ao Sr. Daniel Machado e ao Sr. Lourival Almeida Trindade; e o Projeto de Lei 027/2017, que institui o Programa de Acesso Estudantil ao Ensino Superior - PAEES. Já em segunda discussão e votação estarão na pauta: o Projeto de Lei 025/2017, que institui o Dia Municipal do Maçom na cidade, e o Projeto de Lei 026/2017, que autoriza o prefeito a celebrar Termo de Concessão de Uso de Imóvel, de domínio municipal, com a Associação Comunitária dos Produtores Rurais de Arrecife - Beira do Rio. Por fim, em primeira e única votação, estarão na pauta várias indicações dos parlamentares da casa, as quais versam sobre diversos assuntos de interesse da comunidade.

Achei Tour oferece pacote de viagem de quatro dias para Aparecida e Canção Nova

A Achei Tour preparou um pacote especial para os interessados em visitar a Aparecida e Canção Nova entre os dias 3 e 6 de outubro deste ano. O pacote inclui transporte em ônibus leito com ar-condicionado, 03 (três) diárias com café da manhã, almoço e jantar; quartos com ventilador de teto ou ar-condicionado, telefone e wi-fi, 02 (dois) dias em Aparecida com direito a city tour, 01 (um) dia de Canção Nova em Cachoeira Paulista, assistência viagem e uma camisa padronizada. O pacote completo de viagem custa apenas R$ 880,00, sendo à vista, no boleto ou parcelado em 07x sem juros no cartão de crédito. Não perca a chance de conhecer um dos pontos de turismo religioso mais visitado do país pelo melhor preço. A Achei Tour pensou em todos os detalhes para que você tenha a experiência mais completa e marcante. A Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil, em Brumado. Em Vitória da Conquista, estamos no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e feche a sua viagem. Acesse o site www.acheitour.com.br e confira os nossos pacotes de viagens.

Executivo, Legislativo e OAB se unem na busca da elevação da Comarca de Brumado Foto: Divulgação

Uma comitiva composta pelo prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Léo Vasconcelos (PDT), o presidente da OAB-Subsecção Brumado, Osvaldo Laranjeiras, o Procurador Geral do Município, Acioli Viana, o advogado da administração municipal, Igor Marinho, a assessora jurídica da Câmara de Vereadores, Abiara Meira Dias, e o secretário estadual de Agricultura, Vitor Bonfim, esteve em audiência com a Assessora Especial da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia - TJ-BA, Rosana Cristina Modesto. O objetivo da reunião foi requerer junto ao órgão a elevação da Comarca de Brumado à entrância final, visto que hoje se encontra classificada como de entrância intermediária e também a nomeação de um juiz para a 2ª Vara Cível. A conquista dos pleitos representará um grande avanço para Brumado, visto que trará benefícios importantes, como maiores investimentos para celeridade dos processos e a possibilidade de novas varas. O presidente da Câmara destacou a importância da audiência, tendo em vista que a elevação da Comarca e a nomeação de um novo juiz beneficiarão diretamente a todos que necessitam dos serviços prestados pelo Judiciário.

Remédio para microcefalia é incluído no SUS Foto: Divulgação

O Sistema Único de Saúde incorporou o medicamento levetiracetam para o tratamento de convulsões em pacientes com microcefalia. A informação foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (4). De acordo com o G1, o medicamento, também conhecido pelo nome comercial Keppra, contém convulsões em pacientes com anomalias decorrentes de infecção pelo vírus da zika. O prazo máximo para a incorporação do SUS é de 180 dias a partir da data de publicação da incorporação. O Keppra também foi adotado para o tratamento coadjuvante (associado a outras terapias) em pacientes com epilepsia mioclônica juvenil (EMJ), tipo de epilepsia crônica comum na adolescência.

Decreto do prefeito de Livramento de Nossa Senhora é copiado de município de Minas Gerais Foto: Reprodução/Youtube

O prefeito da cidade de Livramento de Nossa Senhora, José Ricardo Assunção Ribeiro (Rede), o Ricardinho, publicou um decreto proibindo o acesso às redes sociais e jogos eletrônicos nas dependências da Administração Municipal, ou fora dela, durante o horário de expediente. O problema é que o Decreto nº 533/2017, publicado no Diário Oficial do Município, teria sido copiado, quase na íntegra, do município mineiro de Periquito. Esse tipo de prática tem se tornado cada vez mais comum, principalmente entre prefeituras. Para se ter uma ideia da gravidade, mesmo possuindo vários assessores jurídicos, o ato, ao prever penalidade para o servidor desobediente, reporta-se à lei do município de outro Estado. O ato assinado pelo prefeito desrespeita a lógica jurídica, pois regulamenta algo sem previsão legal, além de ser cópia.

O edital do V Concurso Público para Servidores do Ministério Público Estadual foi publicado no Diário de Justiça Eletrônico. São onze vagas para o cargo de Analista Técnico e 50 para Assistente Técnico-Administrativo. As inscrições poderão ser realizadas a partir das 14h desta segunda-feira (4) até as 16h do dia 21 de setembro, por meio do site da Fundação Getúlio Vargas, responsável pela realização do certame. As remunerações iniciais são de R$ 3.284,83 para nível técnico e R$ 5.917,44 para nível superior, para jornada semanal de 40 horas de trabalho, além de auxílio-alimentação. A realização das provas está prevista para o dia 22 de outubro. Serão classificados candidatos até dez vezes o número de vagas ofertadas. A taxa é de R$ 80 para Assistente e R$ 120 para Analista. As onze vagas para Analista estão distribuídas entre as especialidades de Pedagogia (2), Psicologia (2), Serviço Social (2), Tecnologia (1), Estatística (1), Letras (1), Engenharia Sanitária (1) e Engenharia Florestal (1). O concurso tem prazo de validade de 18 meses, prorrogável uma única vez por igual período.

Umburanas vence o Magnesita por 4x2 e conquista o bicampeonato brumadense de futebol Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O duelo entre Umburanas e Magnesita, que deu o título de campeão do Campeonato Brumadense 2017 ao Umburanas, teve todos os ingredientes de uma grande final: suspiros das torcidas, drama, nervosismo, belos gols, bola na trave, duas penalidades, incríveis defesas, lances polêmicos envolvendo a arbitragem, cartões amarelos, expulsão, bate-boca, provocações, despedida de maestro e de dirigente, lamentações de quem perdeu e comemoração de quem ganhou. A partida começou quente, com as duas equipes se estudando, e o Magnesita, que venceu o primeiro jogo por 1x0, por pouco não abriu o marcador nos primeiros minutos. Porém, com a vantagem do empate, o time dos mineradores tentou repetir a estratégia do primeiro confronto e recuou para se defender e explorar os contra-ataques, o que deu munição para o Umburanas, que aumentou seu volume de jogo e sabatinou a área adversária até conseguir resvalar uma bola na trave em uma cobrança de falta. Nesta altura do jogo, o gol era só uma questão de tempo, até o juiz marcar um pênalti cobrado por Danilo e defendido por Raí. O goleiro deu rebote e a bola voltou para o cobrador, que só teve trabalho de empurrar para dentro do gol. Com o placar que levaria a decisão aos pênaltis, o jogo ficou mais aberto, o que favoreceu ainda mais as investidas do Umburanas. Em um lance de bate rebate, a bola sobrou livre para o meia Badu, que ampliou a vantagem para 2x0, terminando assim a primeira etapa - a torcida na arquibancada já gritava bicampeão. Na volta para o segundo tempo, o Magnesita partiu para o tudo ou nada e, em uma arrancada de contra ataque, o atacante Jojô acertou um belo chute de fora da área para vencer o goleiro Debilora e diminuir o placar. 

Umburanas vence o Magnesita por 4x2 e conquista o bicampeonato brumadense de futebol Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O gol colocava o time de volta na disputa das penalidades, porém, momentos depois, veio a maior polêmica da partida: em um lance que a bola cobriu o goleiro Raí, bateu no travessão e quicou no chão, o auxiliar número um, Marcelo Carvalho, viu o gol e se dirigiu lentamente para o centro do campo. No entanto, o juiz ainda continuava em dúvida na marcação, o que gerou todo um tumulto na partida, com xingamentos e ofensas da equipe do Magnesita, que não aceitou a marcação do gol. Ainda mais lamentável foi a atitude de alguns torcedores, que atiraram latinhas de cerveja no campo com a intenção de atingir o trio de arbitragem, entre eles uma mulher. A polícia entrou no gramado para conter os ânimos e, após 14 minutos de paralisação, a partida foi reiniciada. Instantes depois, o maestro do Umburanas, o veterano Ney, foi substituído aos prantos, pois estava se despedindo dos gramados como jogador. “Chegou a idade e o corpo já não responde mais”, disse o atleta, justificando o encerramento da carreira. Ele logo viu suas lágrimas se transformarem em alegria com mais um belo gol assinalado pelo artilheiro Zé Márcio, que de fora da área cobriu o goleiro Raí e ampliou o resultado para 4x1. Perto dos 40 minutos, uma baixa no Umburanas, o atacante Boca foi expulso por falta acintosa no meio de campo. Momentos depois, pênalti para o Magnesita cobrado pelo goleiro Raí, sem chance de defesa para Debilora, fechando o placar em 4x2. A partida estava por um gol, se o Magnesita conseguisse mais um a decisão iria para os pênaltis, porém, mesmo com o jogo terminando com 63 minutos de duração no segundo tempo e o Umburanas com um jogador a menos, o Magnesita não conseguiu seu terceiro gol e perdeu a chance de conquistar o 13º título da competição. O árbitro entregou o apito ao presidente da Liga Brumadense de Futebol (LBF), Emanoel Araújo Lima, o Manelão, que em sua despedida como dirigente da entidade deu fim ao espetáculo, confirmando o bicampeonato do Umburanas. Ainda insatisfeitos, alguns jogadores do Magnesita tentaram tirar satisfações com o trio de arbitragem e mais uma vez a polícia entrou em campo. Desportistas, autoridades, o médico Marlúcio Abreu e a vereadora Ilka Abreu foram convidados a passar as medalhas e os troféus de campão e vice aos clubes.

Vitória goleia o Magnesita por 5x1 e conquista o campeonato brumadense de futebol sub 20 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O final de semana não foi nada bom para o Magnesita que, após ser derrotado pelo Umburanas na decisão do Campeonato Brumadense de Futebol adulto, também amargou o vice-campeonato na decisão da categoria sub-20, ao ser goleado por 5x1 pelo Vitória. O duelo aconteceu na manhã de domingo (03), no Estádio Municipal Gilberto Cardoso. A pequena torcida que compareceu ajudou a fazer a final solidária, que arrecadou 300 kg de alimentos a serem doados a uma instituição de caridade local. O roteiro foi parecido com a disputa principal: o Magnesita entrou em campo com a vantagem do empate depois de ter vencido a primeira partida por 4x3 e deu as primeiras investidas no início do jogo. Porém, o Vitória se impôs em campo e, após muita pressão, conseguiu arrancar um pênalti, que foi desperdiçado pelo atacante Vicente. O atleta cobrou a penalidade displicentemente, facilitando a defesa do goleiro Valmir. O primeiro tempo terminou favorável ao Magnesita, que manteve uma mão na taça. 

Vitória goleia o Magnesita por 5x1 e conquista o campeonato brumadense de futebol sub 20 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No entanto, o puxão de orelha aplicado pelo técnico Vá no intervalo da partida serviu para acordar o time rubro negro, que com apenas um minuto da segunda etapa abriu o marcador. Em uma sequência devastadora, o time ampliou o marcador em poucos minutos, com o artilheiro Vicente se redimindo e marcando três vezes. O Magnesita fez seu gol de honra com o meia atacante Leozinho em uma cobrança de pênalti quase defendida pelo goleiro. O resultado final de 5x1 poderia ter sido ainda mais elástico, já que o goleiro Valmir operou muitas defesas difíceis e os atacantes do Vitória desperdiçaram outras jogadas de ataque. Os atletas receberam as premiações das mãos de desportistas, patrocinadores, dirigentes da Liga Brumadense de Futebol (LBF) e da família Abreu, que apoiaram a competição.

Arquivo